Issuu on Google+

Informativo Edição: XII - Abril/2012 - Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego de Minas Gerais

SINE MÓVEL EMITE CARTEIRAS DE TRABALHO NO NORTE DE MINAS A unidade móvel de atendimento ao trabalhador do Sistema Nacional de Emprego (Sine Móvel) vai emitir, de 10 a 17 de abril, Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em três municípios norte- mineiros. Riacho dos Machados recebeu a unidade nos dias 10 e 11. Já os trabalhadores de Catuti serão atendidos nos dias 13 e 14 e os de Nanuque em 16 e 17. O documento é gratuito e será entregue na hora.

Fonte: bsbdefrente.com.br

O Sine Móvel é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (SETE), que visa prestar atendimento aos trabalhadores dos municípios que não possuem unidades do Sine ou em casos emergenciais. Sine Atualmente existem 131 Unidades de Atendimento ao Trabalhador que prestam serviços totalmente gratuitos de intermediação de mão de obra (cadastro de empresas para oferta de vagas e cadastro e encaminhamento de trabalhadores para oportunidades de trabalho); habilitação e postagem do seguro-desemprego; cadastro e encaminhamento do trabalhador para programas de qualificação profissional e também de competências básicas para o trabalho; emissão das Carteiras de Trabalho e Previdência Social.

MINEIROS APRENDEM SOBRE COMPORTAMENTO E RELACIONAMENTO NO TRABALHO A SETE, por meio da Superintendência de Formação e Qualificação para o Trabalho, ministra, em todo o Estado, Cursos de Competências Básicas para o Trabalho. Os alunos participam de palestras sobre comunicação, cidadania, relacionamento interpessoal, autoestima e trabalho em equipe, além de dicas e modelos de elaboração do currículo. Sessenta estudantes do ensino médio da Escola Estadual Coração Eucarístico, em Belo Horizonte, recebem o curso de 9 a 13 de abril. Do dia 16 a 20 do mesmo mês, é a vez de 50 jovens de Itabira receber as atividades, como palestras, dinâmicas, filmes e discussões.

Fonte: colherdechaonline.com

Em 2012, o curso já foi ministrado a trabalhadores de baixa renda de Japaraíba, região CentroOeste do Estado, e a agentes

penitenciários e funcionários do setor de educação do Centro de Internação Provisória (Ceip) Dom Bosco, em Belo Horizonte.

1


PESQUISAS APONTAM BAIXAS TAXAS DE DESEMPREGO NA RMBH

D

A Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada em março, pelo IBGE, aponta taxa de desocupados na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) de 4,7%, no mês de fevereiro de 2012. Realizada no mesmo período, a Pesquisa Mensal de Emprego e Desemprego (PED), divulgada pela SETE, Fundação João Pinheiro (FJP), Dieese e Fundação Seade apontou E S taxa de desemprego total de 5,1% na RMBH.

E

M

P

R

E

G

O

Também divulgado no último mês, um estudo realizado pela consultoria de recursos humanos Manpower Group aponta o Estado de Minas Gerais em segundo lugar no ranking nacional quando o assunto é expectativa de aumento de emprego, ficando atrás apenas do Paraná.

Para o coordenador do Observatório do Trabalho da SETE, Igor Coura, pesquisas com metodologias tão distintas como a PED e RMBH PME nunca apresentaram dados tão próximos. “Isso significa que nossas taxas estão bastante estáveis e com valores muito baixos, o que parece ser uma tendência para os próximos meses. Os dados são referendados pela pesquisa da Manpower Group que nos coloca em posição de destaque no cenário nacional”.

Foto: Fademor

Arte: Thiago Mollica

O município de Janaúba, no Norte de Minas, recebeu dia 3 de abril, a Reunião Gerencial de Planejamento e Acompanhamento das Ações do Programa Travessia Renda - Usina do Trabalho. Na ocasião, a SETE apresentou os vértices do programa aos 40 municípios participantes em 2012: qualificação profissional, retorno à escolarização e Mutirão da Cidadania (emissão de documentos).

SETE AMPLIA NÚMERO DE UNIDADES DO SINE E RENOVA CONVÊNIOS O secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Carlos Pimenta, recebeu dia 11 de abril, os prefeitos de Ibirité, Matozinhos, Pará de Minas, Pompéu e Sabará para renovação dos Convênios de Cooperação Técnica para o funcionamento das unidades de atendimento do Sine. Na oportunidade, o prefeito de Piumhi também assinou convênio com a SETE para instalação de uma unidade no município. Para o secretário Carlos Pimenta, as parcerias entre o Governo de Minas e as prefeituras são de suma importância para o funcionamento das 131 unidades do Sine no Estado. “Além dos espaços físicos das unidades, 95% dos nossos funcionários são cedidos pelas prefeituras. A colaboração e apoio dos municípios é que nos ajudam a alcançar grandes resultados na geração de emprego e renda no Estado e inserir tantos mineiros no mercado de trabalho”, afirma. Na quinta-feira, 12, outros convênios serão renovados para duas unidades do Sine em Belo Horizonte; um com a Câmara de Dirigentes Lojistas e também com a Câmara Municipal de Vereadores. Ainda em 2012, a SETE vai firmar parceria com outras 13 prefeituras para instalação de unidades de atendimento ao trabalhador do Sine.

Assessoria de Comunicação da SETE - Rod. Pref. Américo Gianetti, s/n, Edifício Minas, 8º andar, bairro Serra Verde, Belo Horizonte - MG. Telefone (31) 3916-9061

2


Informativo SETE - Abril