Page 1

FPSO da TOTAL atracado em Angola entra em produção em 2014 - Política - O País... Page 1 sur 2

Quinta-feira, 5 de Dezembro de 2013 | info@opais.net

10:45

Luanda

Ú LT I M A

0

H O R A

Buda nasceu há mais_

Newsletter

FPSO da TOTAL atracado em Angola entra em produção em 2014

Nome: Email:

Subscreva tambem a newsletter da Exame A empresa efectuou um investimento acima de 2 mil milhões de dólares para a construção de uma Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Descarga (FPSO), cujos custos gerais se situam na ordem dos 8 mil milhões de dólares.

Subscrever newsletter

Capas da edição nº 263

Cerca de 20% deste valor foi investido em Angola, com a construção do último módulo que terá a capacidade de produzir mais de 160 mil baris de petróleo por dia e que entrará em funcionamento em 2014. É a primeira vez que um barco deste tipo é parcialmente construído em Angola, onde foi feita a instalação do último módulo no estaleiro da Paenal, no Porto Amboím, resultante da junção entre a SONANGOL, SBM e a DSME. A construção do barco foi feita na Koreia do Sul, segundo o director geral da Total, Jean-Michel Lavergne. A plataforma flutuante “CLOV”( que são as iniciais de Cravo, Lírio, Orquídea e Violeta), vai ser explorada no Bloco 17 e ajudará no desenvolvimento desta companhia petrolífera no referido bloco. “Desta forma, estamos a montar uma nova fase para a empresa. O CLOV vai explorar uma área com mais de 38 quilómetros, interligando vários poços do bloco”, precisou. Com o funcionamento deste barco, Angola vai produzir diariamente mais de 1,8 milhões de barris por dia e dois tipos de petróleo, de reservatórios do Oligoceno (Cravo – Lírio) e de reservatório do Mioceno (Orquídea-Violeta). Para este projecto, foram mobilizados, em simultâneo, até 5 mil 800 pessoas em quatro continentes, o que representa 15 milhões e 720 horas de trabalho.

+ Recentes

CLOV em números O barco tem 305 metros de cumprimentos, 61 de largura, pesa 119 mil toneladas, 1.78 MBLS de capacidade de armazenamento em barris de petróleo, 38 quilómetros de linhas de produção, 57 de linhas de injecção de água e 240 é o número que corresponde ao alojamento de pessoas no barco.

     

Petróleo representa 45% do PIB 

O petróleo tem um peso importante na economia angolana, representando, actualmente, cerca de 45% do PIB. Os recursos financeiros vindos do sector petrolífero são utilizados para financiar a diversificação da economia, com a criação de indústrias para o sector produtivo.

Apesar de ser um país produtor de petróleo, Angola possui apenas uma pequena refinaria em Luanda e não tem capacidade de atender à demanda do mercado, fazendo que, segundo dados da SONANGOL, o país gaste mais de 250 milhões de dólares na importação de produtos derivados do petróleo.

  

Bacia do Kwanza

+ Comentados

+ Visualizados

Boeing alerta para risco de formação de gelo em motores O vestido rosa de Jackie Kennedy Murray: “Michael Jackson sofria de incontinência” Buda nasceu há mais de 2500 anos Jóia Rara Além do Hrizonte Zapatero revela que foi pressionado para pedir o resgate França coloca mão na RCA José Dirceu pede autorização para trabalhar fora da cadeia como gerente de hotel Reino unido quer limitar benefícios dos imigrantes europeus Papa Francisco: ‘Esta economia mata’ Raça permanece uma medida legítima de desvantagem na África Do Sul Angola, Constituição e a tutela repressiva em Direito Processual Civil Até os preservativos (grátis) desaparecem O Jogo da Vida

A exploração da bacia do Kwanza é um dos principais desafios da Total, a perfuração dos poços com mais de 6 mil metros abaixo do nível de água, cada perfuração está orçada em mais de 120 milhões de dólares, com duração de cerca de 6 meses. Maura Gueve

Access Denied (policy_denied) Your system policy has denied access to the requested URL. For assistance, contact your network support team.

http://www.opais.net/pt/opais/?id=1929&det=35150

05/12/2013


FPSO da TOTAL atracado em Angola entra em produção em 2014 - Política - O País... Page 2 sur 2

POLÍTICA DE PRIVACIDADE - TERMOS DE UTILIZAÇÃO - SOBRE A MEDIA NOVA - COMO ANUNCIAR - ASSINATURAS - FICHA TÉCNICA E CONTACTOS

http://www.opais.net/pt/opais/?id=1929&det=35150

05/12/2013

FPSO da TOTAL atracado em Angola entra em produção em 2014  
Advertisement