Page 1

MIDIA KIT

2015


- Como o Torta de Climão surgiu - Quem é o seu criador - Como o quadrinho se tornou um projeto profissional

MIDIA KIT

2015

O Torta de Climão surgiu como uma ideia vaga e sem muita forma em 2012. Kris Barz, criador do Torta, sempre gostou muito de quadrinhos e sempre achou que no Brasil não haviam personagens de HQ gays e sentia falta de quadrinhos que abordassem a realidade LGBT do ponto de vista de alguém pertencente a esse grupo. Decidiu então criar uma história em quadrinhos que falasse disso de forma informativa, mas que também falasse de forma desencanada do dia a dia desse grupo de amigos, das gírias, situações específicas que acontecem com LGBTs e também das situações que são comuns a todo tipo de pessoa, como relacionamentos, amizades, etc. O projeto levou 2 anos para ser lapidado e escrito. Foram meses de rabiscos soltos, testes de traço, cor, criação de personagens, personalidades, suas histórias, relacionamentos e muito papel amassado no processo. Em setembro de 2014 as primeiras tirinhas foram publicadas no facebook e em 2 meses a página repercutiu de forma rápida pela internet, alcançando mais de 10mil curtidas até o fim do mesmo ano.

30 anos e vivendo de forma nômade desde que nasceu, o ilustrador e designer gráfico é um shuffle de ilustração, comics, samba, viagens, astronomia, caipirinha e pão de queijo. Quatro anos trabalhando de forma tradicional em agências foram suficientes para resolver tentar a vida de freelancer de forma integral. Desde 2011 trabalhando por conta própria como ilustrador, resolveu seguir um dos muitos sonhos de criança e tentar a sorte com quadrinhos. Tem mil projetos, mas o Torta é certamente o que lhe deu mais orgulho até hoje.


O Torta de Climão está presente na internet por meio de diversas redes sociais e seções próprias no site do artista.

MIDIA KIT

2015

Lançamento do site Torta de Climão: setembro 2015

SITES/SEGUIDORES/FÃS

20.513 1106 580 322

ACESSOS TOTAIS

120.312 Pageviews

10%

orgânico

17187

média mensal

64049 Visitas únicas site 9149

78%

12% direto

redes sociais

média mensal

158

* Informações atualizadas em março de 2016.


- Quem são os leitores - De onde são - Qual sua relação com o Torta de Climão

MIDIA KIT

2015

O Torta de Climão é uma história em quadrinhos que aborda temas variados como muitas HQs, mas por seus personagens serem da comunidade LGBT, o projeto atinge fortemente este nicho de leitores que se identifica muito com as situações e opiniões dos personagens. Pela escassez de projetos e HQs com personagens gays, lésbicas, bissexuais e transexuais no Brasil, o Torta de Climão é um quadrinho que tem na representatividade e na visibilidade de minorias um de seus grandes alicerces. PRESENÇA PAÍSES

feminino

39% 61% 4%

22%

13-17 anos

BRA

92%

masculino

2% 1%

35-44

16%

anos

+45

anos

3% 1%

* Informações atualizadas em novembro de 2015.

GER

1.5% .5%

ITA

.5%

57%

37%

anos

1.5%

UK

SUDESTE

anos

25-34

4%

POR

PRESENÇA ESTADOS

5%

18-24

9%

USA

NORDESTE

16% SUL

15% CENTRO-OESTE

7%

TOTAL: 760 cidades no país

NORTE

4%

SP RJ MG PR RS BA 34% 13% 11% 6% 5% 3%


- Orientação sexual de leitores - Avaliação do projeto

De acordo com pesquisa online realizada em março de 2014 com 683 leitores do Torta de Climão:

MIDIA KIT

2015

Os leitores também avaliaram o Torta de Climão de acordo com: A INICIATIVA DO PROJETO

70% homossexual

9.36

14% bisexual bisexual

8%

O CONTEÚDO E TEMAS ABORDADOS heterossexual

3% pan 3% sexu al 2% não

as d se efini xu do al

8.91


- Apoio de leitores em redes sociais - Representatividade faz a diferença

MIDIA KIT

2015

O Torta tem o apoio de muitos leitores nas redes sociais e eles fazem questão de sugerir, opinar e criticar. Muitos deles verbalizaram com muito carinho o que acham do Torta de Climão na pesquisa realizada em março 2015:

“Sempre vejo se tem tirinhas novas! Entender a comunidade LGBT fica fácil com esses quadrinhos.” “Parabéns pelo trabalho de vocês, acho que não existe nas mídias alguém como vocês, ainda mais dando espaço para todos os tipos de gays. Me orgulha muito saber que ursos tem espaço nas tirinhas.”

“Adoro as tirinhas, em se tratando de humor gay é única página que faz jus ao meio. Muito bom!”

“Adorei os quadrinhos, li todos de uma vez assim que descobri a pagina. Ótima iniciativa, pois é difícil encontrar algo assim, direcionado a nós. Demais mesmo!”

“Adorei a iniciativa. Me identifico em várias situações. Espero que continue assim !”

“Parabéns pelo trabalho de vocês, acho que não existe nas mídias alguém como vocês, ainda mais dando espaço para todos os tipos de gays. Me orgulha muito saber que ursos tem espaço nas tirinhas.”

“Amo o jeito de vocês tratarem nosso mundo. ”


- Nicho mercadológico não explorado - Posicionamento de marca LGBT-friendly - Retorno

MIDIA KIT

2015

Como mostrado anteriormente, o público do Torta de Climão é formado por todas as siglas da comunidade LGBT. A maioria, no entanto, é de homens homossexuais, seguidos por mulheres homossexuais. Este nicho específico ainda não é bem aproveitado, apesar de:

1.

a população gay no Brasil ultrapassar 18 milhões;

2.

movimentar cerca de R$ 150 bilhões por ano só no Brasil;

3. a renda média dos homossexuais estar acima de R$3.247,00 e 47% estar na classe AB; 4. o público gay consumir, em média, 30% mais que consumidor hétero; ideiademarketing.com.br/2012/11/07/oito-razoes-para-valorizar-o-mercado-lgbt-lesbicas-gays-bissexuais-e-transgeneros/ correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2013/06/01/internas_economia,369065/publico-gay-consome-em-media-30-mais-que-consumidor-hetero.shtml www.administradores.com.br/noticias/marketing/mercado-e-cego-para-potencial-de-consumo-do-publico-lgbt/58290/


- Formatos disponíveis - Inserção de marca - Patrocínio Para anunciar no Torta de Climão, disponibilizamos diversas maneiras de acordo com a sua necessidade e interesse. Para anúncios na barra lateral do site (www.tortadeclimao.com.br): os formatos são:

- Retângulo médio - Meia página - Retrato

300x300px 300x600px 300x1050px

MIDIA KIT

2015

EXEMPLOS:


- Formatos disponíveis - Inserção de marca - Patrocínio Publiposts no site são posts patrocinados pela sua marca em que faremos um post apenas escrito ou postaremos um desenho de personagens do Torta interagindo com sua marca, produto ou serviço, mas com ênfase na sua marca e não no personagem. Este tipo de post será discutido com você para que você possa explicar qual seu objetivo com a ação, para que então seja decidido qual dos personagens seria o mais apropriado para a ilustração a ser criada. Neste caso, o Torta de Climão se considera no direito de não firmar contrato caso perceba que a marca não possui boas intenções perante o público LGBT ou caso não haja a intenção de uma mudança de posicionamento neste sentido. Somos um ótimo nicho mercadológico sim, mas a ação deve ter intenções legítimas.

- Publipost

700x500px

MIDIA KIT

2015

EXEMPLO:


- Formatos disponíveis - Inserção de marca - Patrocínio Inserção de marca é um tipo diferenciado e customizado de anúncio. É feito de forma sutil e menos invasiva, mas igualmente eficaz. É menos evidente como propaganda, portanto é visto de forma mais natural por leitores. Após análise e discussões com o cliente, será criada uma tirinha como outra qualquer do Torta, falando de algum assunto como outros abordados pelo projeto, de forma cômica, didática ou mais sóbria. A inserção se dá de forma escrita no balão do personagem (nome da marca, lugar a ser anunciado ou produto) ou em forma de logotipo ou produto em si ilustrado e personagens interagindo, vestindo, frequentando ou comendo. Neste caso, o Torta de Climão também se considera no direito de não firmar contrato caso perceba que a marca não possui boas intenções perante o público LGBT ou caso não haja a intenção de uma mudança de posicionamento neste sentido.

MIDIA KIT

2015

EXEMPLO:


- Outras formas de parcerias/anúncio

MIDIA KIT

2015

POST PATROCIONADO

Matéria escrita pelo Torta de Climão baseando-se em release enviado pelo anunciante. Divulgação no site e em todas as redes sociais.

PRESS TRIP

Viagem, passeios ou visita patrocinados pela empresa anunciante para que o Torta crie uma matéria baseado na experiência oferecida pelo anunciante. Divulgação no site e em todas as redes sociais.

PUBLIEDITORIAL

Matéria escrita previamente pelo anunciante com revisão do Torta de Climão. Divulgação no site e em todas as redes sociais.

YOUTUBE

Vídeo de criação de ilustração ou tirinha do Torta de Climão pelo autor/ilustrador Kris Barz em vídeo de até 5 minutos em Full HD. Exibição de produtos, materiais de desenho, objetos de decoração e vestuário do anunciante. Divulgação no site e em todas as redes sociais.


MIDIA KIT

2015

Interessado? Entre em contato com o Torta de ClimĂŁo para falarmos da sua marca e saber dos valores doa anĂşncios. Estamos abertos a outras formas de parceria! Envie um email para:

tortadeclimaohq@gmail.com

Torta de Climão - Media Kit  

Media Kit da HQ Torta de Climão (2015)

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you