Page 4

Junho de 2014

Vale emDebate

Jornal Regional

Cidades

402

Ilha Comprida

Mais de 200 famílias serão beneficiadas pelo PNHR

Reunião com representações dos poderes Executivo e Legislativo, juntamente com o Instituto Madre Terra, discutiu sobre o evento de assinatura do convênio para a construção de casas do PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural). Ao todo, o projeto prevê a construção de aproximadamente 200 casas, assentadas nas comunidades quilombolas de Eldorado e Iporanga. O evento está agendado para o dia 18 deste mês e acontecerá na Praça Nossa Senhora da Guia, em Eldorado.

TEM O NOSSO APOIO.

Vale em Debate

Ilha inicia implantação da Aquaponia Urbana que consorcia produção de verduras e peixes

Ilha Comprida- O Departamento Municipal de Desenvolvimento Local iniciou nesta semana a implantação do sistema de Aquaponia Urbana em área anexa à Horta Municipal Educacional. Com tecnologia de ponta, saudável porque é 100% orgânica e sustentável, a aquaponia urbana consiste na produção consorciada de alimentos em viveiros de verduras e tanques com peixes. A tecnologia permite que os dejetos dos peixes sejam usados como nutrientes na produção de verduras e, consequentemente, subprodutos das plantas sejam utilizados na alimentação dos peixes. O técnico Rogério Zambarda Bouchet, do Departamento de Desenvolvimento Local, que pesquisa o sistema desde 2011, acredita que ele se encaixa com perfeição à vocação ambiental do município.” A produção de alimentos utiliza 1/10 da agricultura tradicional, elimina pelo menos 30% dos custos na alimentação dos peixes; apresenta rendimento duas vezes superior ao convencional e é orgânica”, explica. O diretor do Departamento, Nezinho Lisboa, afirma que trata-se do desenvolvimento da

agricultura familiar na Ilha e no investimento em novas tecnologias sustentáveis de produção de alimentos. Em sistema experimental, objetivo é repassar futuramente a tecnologia para a população, em especial, aos pescadores que podem agregar valor à produção pesqueira. Tal sistema pode ser feito em pequena, média ou larga escala. “Com o sistema, o município está fomentando iniciativas de promoção da autonomia e solidariedade, por intermédio de tecnologias inovadoras e acessíveis”, afirma Bouchet. A escolha do local para a Aquaponia Urbana levou em consideração o sucesso da horta municipal educacional, programa de p r o d u ç ã o d e a l i m e n t o s o rg â n i c o s coordenado por Jociane de Oliveira e profissionais do Departamento Municipal de Econegócios. Os tanques e jangadas serão instalados na próxima semana na área de produção anexa à horta localizada na Rua Maceió, travessa da Av. São Paulo, no balneário Adriana.

Oficina de Teatro Faça Preparação de Ator/Atriz Laboratório Teatral com técnicas Profissionais - Custo R$1.200,00 (10xCartão)

Vagas limitadas 12 alunos por turma.

Local: Escola Prepara Cursos Profissionalizantes

1º CURTAS VIDEOS MIRIM Inscrições e Informações - e-mail : Apoio curtasvideos@gmail.com cel> 99654-4954

Vale em Debate

Valeemdebate 08  

Noticiais da hora. toda semana aqui.