Page 1

Pr茅-Hist贸ria 1


A história antes da História A pré-história é o período que antecede ao aparecimento da escrita, invenção esta que marca o começo dos tempos históricos registrados. O termo pré-história mostra a importância da escrita para a civilização ocidental. O desenvolvimento da escrita ocorreu por volta de 4000 a.C, com os sumérios que desenvolveram a chamada escrita cuneiforme. O estudo do Homem pré-histórico dependeu, portanto, da análise de documentos não-escritos, como restos de armas, utensílios, pinturas, desenhos e ossos.


Corpo/mente em co-evolução A postura ereta dos Cro-Magnon permitiu a liberdade de suas mãos para habilidades de manipulação até então desconhecidas pelo seu antecessor e também a liberdade para se locomover. Tanto a postura ereta quanto os movimentos livres das mãos contribuíram, de forma colaborativa, para o desenvolvimento do cérebro, da inteligência e da imaginação, levando o homem à potencialidade de criar imagens pintadas e esculpidas e realização de rituais, como os de favorecimento da caça.

http://4.bp.blogspot.com/_xhCXIJrESNU/SXOZQJHCiC I/AAAAAAAAABg/-HlTkkjFaLE/s320/homosapiens.jpg

A partir disso, o homem pré-histórico foi capaz de produzir além de ferramentas e armas, pinturas, esculturas, e as primeiras manifestações de arquitetura.


Habilidades do homem das cavernas

O Homem do Paleolítico morava em cavernas e eram caçadores nômades, ou seja, tinham que mudar do local onde habitavam, em busca da caça. Viviam também da pesca e da coleta de frutos e raízes.

Representação de um homem da pré-história fabricando ferramentas com pedra http://2.bp.blogspot.com/_8NtXoooU3Hg/R816nGdDoI/AAAAAAAAABc/f1PIcMDb4oo/s320/homem.jpg

O homem do Período Paleolítico, o Cro-Magnon, produziu instrumentos e armas com o sílex, uma pedra duríssima, e também com ossos dos animais caçados. Com peles de animais produziu vestimentas para se proteger das intempéries. É possível que já demonstrassem os primeiros sinais de uma linguage articulada. O domínio sobre o fogo e as demais habilidades, foram gradualmente permitindo ao homem pré-histórico um maior controle sobre a natureza.

Flechas feitas em silex http://www.fcastelo.net/cemal/setasSilex.jpg


A matemática é tão antiga quanto a espécie humana

“Na hora em que o homem pré-histórico escolheu e lascou um pedaço de pedra, com o objetivo de descarnar um osso, a sua mente matemática se revelou”.

Ubiratan D’Ambrosio, 2002

www.resurrectisis.org


O nascimento da Arte As primeiras manifestações artísticas remontam ao Período Paleolítico (idade da pedra antiga), cerca de 25 000 anos a. C., quando o homem de Neanderthal evoluiu para nosso ancestral, o homem de Cro-Magnon.

Pintura parietal - bizonte http://1.bp.blogspot.com/_QTCoKatw6KY/SZr4h8aNapI/AAAAAAAABBE/ sMpuPg9CwEg/s320/pre_historia.jpg

As pinturas rupestres ou parietais – aquelas feitas nas paredes das cavernas - são as testemunhas fascinantes e significativas da arte dessa época. São inúmeras as cavernas na Europa assim como as espalhadas por outras regiões do mundo, inclusive Brasil, onde estão conservadas pinturas pré-históricas representando vários animais, como mamutes, bizontes, touros, veados, cavalos, renas, e mais raramente, figuras humanas.

Representação do homem da pré-história desenhando na parede de uma caverna


Arte com significado mágico-simbólico Pelos desenhos encontrados nas paredes das cavernas os pesquisadores intuíram que a caça foi a principal atividade do homem paleolítico. Os animais foram representados, na pintura parietal, de forma bastante realista, e em movimento, enquanto correm dos caçadores ou do ataque de outros animais. Em contraste, a figura humana foi representada de forma esquemática. A pintura nessa época tinha um significado mágicoreligioso, usada em cerimônias em prol de uma caça bem sucedida.

Cena de caça http://www.fashionbubbles2.com/wpcontent/uploads/2008/12/cena-de-cacapre-historica.jpg

Esta interpretação é confirmada pelo fato de que ao redor dos animais pintados, são encontradas não só imagens de armas pintadas, como também outros sinais sobre a rocha (furos, manchas, mãos) que sugerem rituais realizados em torno das pinturas dos animais.


Música e dança na Pré-História A música surgiu com os sons da natureza, já que seus elementos formais - som e ritmo - fazem parte do Universo e, particularmente , da estrutura humana.

Figuras de dançarinos da´Pré-História

O homem pré-histórico deve ter percebido os sons que o cercavam no ambiente, e aprendeu a distinguir os timbres característicos das ondas do mar, de pedras rolando, do fogo queimando gravetos, da tempestade se aproximando, dos cantos e ruídos dos animais e os gritos dos outros homens. Deve ter se encantado com os sons feitos com o próprio corpo, principalmente a voz. Mas a música pré-histórica não se configurou como arte: foi apenas uma extensão impulsiva e instintiva do movimento sonoro ou um meio de comunicação. Somente através do estudo dos sítios arqueológicos foi possível ter uma idéia do desenvolvimento da música nos primeiros grupos humanos. A arte rupestre encontrada em cavernas dá uma vaga idéia desse desenvolvimento ao apresentar figuras que parecem cantar, dançar ou tocar instrumentos.

Dança de mulheres na Pré-História


Mãos pintadas nas cavernas Outro detalhe que prova ser a arte pré-histórica também uma manifestação mágico-simbólica são as pinturas de mãos encontradas nas cavernas. Realizadas em negativo, com a técnica do estêncil ou do soprado, as cores principais encontradas nessas mãos são o vermelho (óxido de ferro), o negro (óxido de manganês, carvão vegetal) e o branco (talco). O tamanho das mãos sugerem que as mesmas pertenceram a indivíduos de ambos os sexos e a todas as faixas etárias, desde crianças a adultos.

Mãos pintadas em Cueva de las manos / AR http://4.bp.blogspot.com/_R7NarXrdx7U/R0frF01vUPI/AAAAAAAAAF

Y/KGHqQbvQgTw/s1600-h/m%C3%A3os+pinturas+rupestres.JPG

Pesquisas minuciosas mostram que as paredes e lugares onde se representaram mãos, foram eleitos e preparados cuidadosamente, e que essas mãos seriam registros de rituais realizados pelo grupo no interior das cavernas. Acredita-se que essas mãos possam ser manifestações de posse do que desenhou na parede da caverna, de identidade ou deregistro de pertencimento a um determinado grupo?


Tintas feitas com materiais da natureza As tintas usadas na pré-história eram feitas de corantes naturais: terra, carvão vegetal, óxido de ferro, cal branco e ossos queimados de animais.

Cavalos da Gruta de Lascaux

Apanhados do chão em sua forma natural, os diferentes tipos de terra forneciam os tons amarelo-ocres, característicos das pinturas rupestres, nas quais predominavam também pretos e vermelhos. Os tons de vermelho, assim como o amarelo e o lilás, eram obtidos a partir do aquecimento do óxido de ferro, encontrado nas próprias cavernas. Os artistas pré-históricos não demoraram muito para descobrir que toda tinta se compõe de uma mistura entre um pigmento e um aglutinante - algo capaz de unir as moléculas do pigmento e de dar liga e consistência. E assim foram usados, nessa época, vários tipos de aglutinantes que estavam disponíveis: sangue, gordura de animais, urina e resinas de árvores.


Talismãs de fertilidade Os mais antigos objetos pré-históricos que chegaram até hoje, foram feitos em ossos, marfim, pedra ou chifre.

Venus de Willendorf

Esses objetos, como as vênus (ao lado) não foram criados para adornar o corpo ou decorar as cavernas, mas eram usados como talismãs pelos primeiros homens, na tentativa de aplacar ou agradar as forças da natureza.

http://galeriadearte.vila.bol.com.br/HistoriadaArte/ 01/03.jpg

O homem pré-histórico acreditava que essas vênus tinham significação sobrenatural e poderes mágicos. Com dimensões reduzidas, apresentavam, entretanto os detalhes femininos exagerados - grandes seios, ancas e ventres avantajados - mas nenhum detalhe nas cabeças e os braços, minúsculos, quase inexistentes. Elas representavam a “Grande Mãe” e eram talismãs de fertilidade, para serem usados pelas mulheres do grupo. Venus de Laussel http://2.bp.blogspot.com/_0DPgu8XWc4E/SJHMjW9JCkI/AAAAAAA AAZs/UdhvJkpUIiw/S254/Venus%2Bde%2BLaussel%2B2%2Bjpeg. JPG


Primeiras manifestações em arquitetura No período Neolítico (Nova Pedra) 10 000 a 3 500 a.C – a agricultura e a criação de animais substituiu a caça e a coleta de produtos vegetais. O homem deixa então de ser nômade e, esse seu novo modo de vida, o leva à criação de casas e à formação das primeiras vilas com perfil de pequenas cidades.

Detalhe de Stonehenge dohttp://commons.wikimedia.org/wiki/File:Stonehenge_Cl oseup.jpg

No Neolítico aparecem também as primeiras manifestações de arquitetura: suas moradias (feitas de tronco de árvores e palha) e a Arquitetura Megalítica (grande pedra). São exemplos de Arquitetura Megalítica: os Menires (tipo de um obelisco de pedra), os túmulos feitos com 3 pedras (Dolmens) e os Santuários, destinados ao culto de alguma divindade (dentre estes últimos, é um bom exemplo as construções em círculo de Stonehenge, na Inglaterra. Essas construções mostram uma grande transformação na mentalidade, usos e costumes do homem do Neolítico, que já estaria, nesse momento, inclusive em busca de sua espiritualidade, com suas crenças e realizando novos rituais.

Formações circulares em Stonehenge http://www.bodymemories.com/images/stonehengewallpaper-3_eeqm.jpg


Evolução Antero de Quental

(1842 - 1891)

Fui rocha, e fui, no mundo antigo, Tronco ou ramo na incógnita floresta... Onda, espumei, quebrando-me na aresta Do granito, antiquíssimo inimigo... Rugi, fera talvez, buscando abrigo Na caverna que ensombra urze e giesta; Ou, monstro primitivo, ergui a testa No limoso paul, glauco pascigo... Hoje sou homem – e na sombra enorme Vejo, a meus pés, a escada multiforme, Que desce, em espirais, na imensidade...

Espiral dinâmica da evolução

Interrogo o infinito e às vezes choro... Mas, estendendo as mãos no vácuo, adoro E aspiro unicamente à liberdade.

http://pt.wikisource.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o_(Antero_de_Quental)


Vídeos sugestivos

Evolução do Homem – Rob Gonsalves

A origem do Homem http://www.youtube.com/watch?v=5UYGXHps2bY Arte Pré-Histórica http://www.youtube.com/watch?v=JHzMnMihIMM Le secret de la Pedra Furada (serra da Capivara – PI/ BR) – Pré-História brasileira http://www.youtube.com/watch?v=rorkwLdBvDA (em Francês) Parque Nacional da Serra da Capivara – PI/ BR - Pré-História brasileira http://www.youtube.com/watch?v=PHG5bTX6HBM Cueva de las manos (AR) http://www.youtube.com/watch?v=96kujtZKquc


Pr茅-Hist贸ria


A Arte na Pré-História PDF  

A Arte na Pré-História PDF.pdf

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you