Page 1

Tem coca na geladeira?

Letra T

1


Letra T

2


Tem coca na geladeira?

Letra T


4


Agradecemos Aos ilustres professores Bárbara Necyk, Fabiana Prado, Flávia Nizia, Guilherme Xavier, Joy Till e Leo Lacarino pela orientação. Ao Instituto Cultural Cravo Albin pelo suporte e disponibilidade de seu material de estudo.


6


iNTrodUÇÃO A cerveja gelada em contraste com o escaldante sol de sábado fizeram com que 3 amigos despertassem sua curiosidade em conhecer o movimento cultural do samba por uma nova ótica. Nascida numa mesa de um bar tradicional da Cinelândia após uma visita à biblioteca nacional, a ideia de traduzir a história do Samba de Partido-Alto em imagens deu origem ao projeto Bê-Ah-Ba. Com o principal objetivo de ser um material único e reverente ao grande movimento cultural que foi o Samba de Partido-Alto, este livro busca traduzir ao pé da letra músicas, expressões, artistas e conceitos tão importantes para esse cenário. A imersão realizada e toda a construção visual dessa identidade faz com que essa peça seja ao mesmo tempo leve e informal ao passo que traz um olhar diferenciado sobre esse gênero musical tão singular.


Letra T

8


Tem coca na geladeira?

Letra T

9


10

AlMiraNTE “A mais alta patente do Rádio” era o codinome de Henrique Foréis Domingues. Cantor, compositor e radialista brasileiro, popularmente conhecido por Almirante. Pioneiro da música popular no país, começou sua carreira musical em 1928. Uma ano depois foi convidado a gravar um disco na Parlophon, admitindo um violonista, do bairro vizinho de Vila Isabel, um jovem talento chamado Noel Rosa, assim nascendo o Bando de Tangarás.

Letra A T

O “bando” se desfez em 1933, mas Almirante continuou sua carreira como cantor, interpretando sambas e músicas de carnaval, muitas de grande sucesso e hoje clássicos da música popular brasileira.


Tem coca na geladeira? Almirante

Almirante significa chefe de um conjunto de navios, “comandante do mar”. É a designação genérica da mais alta patente de oficial general nas forças navais de muitos países.

Letra A T

11 11


12

aNiCeto dO IMPéRio Aniceto de Menezes e Silva Júnior ou Aniceto do Império foi um dos fundadores da escola de samba Império Serrano.

Letra A T

Filho de lustrador e dona-de-casa, Aniceto nasceu no bairro do Estácio. Devido a suas intervenções acima da média das de seus colegas, seus professores consideravam que ele prejudicava as aulas. Deixou os estudos em 1926, antes mesmo de completar o primário. Aniceto dividia sua vida entre o samba e o Cais do Porto, onde era estivador e o líder do Sindicato dos Arrumadores. O Cais do Porto era uma área de malandragem, onde vários sambistas trabalhavam, por serem de origem negra ou pobre. Sempre se reunia com os outros sambistas, depois do horário do trabalho, para cantar sambas batucadas ou duros, sempre terminando num gostoso partido alto, com o destaque do próprio, que mandava seus versos de improviso.


“Ele (Deus) sabe o que faz e eu não sei o que quero.”

Letra A T

13 13

Tem cocadonaImpério Aniceto geladeira?

Aniceto de Menezes e Silva Júnior


Letra T

14


Tem coca na geladeira?

Letra T

15


16

bARraCÃO No ambiente das escolas de samba, denominação da edificação, geralmente fora do espaço da sede da agremiação, em cujo interior é confeccionado alegorias, aviamentos, adereços e fantasias para os desfiles. No passado, os barracões ocupavam galpões abandonados da região degradada do porto do Rio de Janeiro. Eram locais insalubres que apresentavam vários riscos às atividades. A inauguração da Cidade do samba no ano de 2005 foi o pontapé inicial para a revitalização da área.

Letra B T

Uma barraca é um abrigo, constituido de paredes de tecido ou outro material f lexível disposto sobre ou amarrado a uma armação de tubos e/ou cordas.


17

“Quem quiser ver é só subir no morro, o samba mora no meu barracão.”

Barracão Tem coca na geladeira?

Letra B T

Pergunte Ao João - Clementina de Jesus


18

bEZERRa da SilVa

Letra B

Bezerra da Silva nasceu na cidade de Recife e foi para o Rio de Janeiro aos 15 anos, escondido num navio, e lá ficou trabalhando na construção civil. Em 28 de outubro de 2004, aos 77 anos, foi internado no CTI da Casa de Saúde Pinheiro Machado, em Laranjeira, Zona Sul do Rio de Janeiro com pneumonia e efisema pulmonar, sendo induzido ao coma, como parte do tratamento. Posteriormente foi transferido para o Hospital dos Servidores do Estado, onde faleceu no dia 17 de janeiro de 2005 em decorrência de uma parada cardíaca.

Cria da vaca enquanto mama, geralmente até um ano de idade.


19

Tocava percussão desde criança e logo entrou em um bloco carnavalesco, onde um dos componentes o levou para a Rádio Clube do Brasil, em 1950. A partir daí passou a atuar como compositor, instrumentista e cantor, gravando seu primeiro compacto e 1969 e o primeiro LP seis anos depois.

"Malandro é malandro e mané é mané!"

Tem coca na geladeira?

Letra B

Inicialmente gravou cocos sem sucesso. Mas a partir da série Partido Alto Nota 10 começou a encontrar seu público. O repertório de seus discos passou a ser abastecido por autores anônimos (alguns usando codinomes para preservar a clandestinidade) e Bezerra notabilizou-se por um estilo “sambandido”, precursor mesmo do “gangsta rap” norte-americano.


Letra T

20


Tem coca na geladeira?

Letra T

21


22 22

candongueiro Nome popular dado aos veículos de transporte de passageiros em Angola. Geralmente são vans pintadas de branco e azul.

Letra C

Também é um tradicional instrumento de percussão das rodas de jongo e, posteriormente, de samba. Candongueiro também é o nome de uma tradicional casa de samba, localizada na Estrada Velha de Maricá, no bairro de Pendotiba, Niterói, RJ. Por lá já tocaram grandes nomes do samba, como Zé Kéti, Gallotti, Wilson Moreira, Nei Lopes, Ivone Lara, Guilherme de Brito, Délcio Carvalho, Monarco, Nelson Sargento, Walter Alfaiate, Ratinho, João Nogueira, Elton Medeiros, Aldir Blanc, Rildo Hora, Marquinhos de Oswaldo Cruz, Dudu Nobre, a Velha Guarda da Portela, entre outros, que continuam a agitar noites de sábado nos dias de hoje.


“Eu vou me embora pra Minas Gerais agora E vou pela estrada afora Tocando meu candongueiro Eu sou de Angola, bisneto de quilombola Não tive e não tenho escola Mas tenho o meu candongueiro...”

Letra C

23

Candongueiro

Wilson Moreira e Ney Lopes


Letra T

24


Tem coca na geladeira?

Letra T

25


26

DUdu NOBrE João Eduardo de Salles Nobre, o Dudu Nobre é um famoso compositor e cantor brasileiro.

Letra D T

Filho do engenheiro João Nobre e Anita Nobre. Aos seis anos de idade, começou a estudar piano clássico, e aos nove ganhou o instrumento que se tornaria inseparável, o cavaquinho. Dudu foi casado com a modelo e repórter Adriana Bombom e tem duas filhas com ela. É ainda irmão da porta-bandeira Lucinha Nobre, primo do cantor e ator Seu Jorge e afilhado do sambista Zeca Pagodinho.

“Essa família é muito unida e também muito ouriçada!” Tema de “A Grande Família”


Dudu Tem coca Nobre na geladeira?

Letra D T

27 27


Letra T

28


Tem coca na geladeira?

Letra T

29


30

EsCriTÓRio No cotidiano dos sambistas, os bares se tornam verdadeiros escritórios. As mesas são como escrivaninhas que abrem espaço para as rimas se tornarem grandes composições e posteriormente grandes histórias. É um fato de que boa parte das músicas clássicas do samba de partido-alto nasceram de conversas e encontros nos bares do subúrbio.

Letra E T

Todo mundo sabe que escritório de malandro é no bar. Mesas de plástico ou metal, cerveja gelada e uma boa roda de samba é o cenário preferido desses heróis da periferia carioca. A analogia com o escritório é só mais um indicativo da irreverência dos sambistas, denotando bom humor e criatividade no momento da descontração.

“Meu escritório é no bar, é lá que a magia acontece.” Zeca Pagodinho


Um escritório costuma ser a divisão das empresas dedicada à escrita e papéis onde as pessoas se compenetram para colocação do correio em ordem, das obrigações fiscais.

Escritório Tem coca na geladeira?

Letra E T

31 31


Letra T

32


Tem coca na geladeira?

Letra T

33


34

F A Z Er a C AbE Ça As primeiras notícias que se tem da expressão fazer a cabeça no folclore brasileiro datam da época da colonização, quando da chegada dos negros no país. A expressão definiu um ritual das religiões afro-brasileiras, em que a cabeça do filho de um determinado santo era feita. Dentre outras coisas, ela era raspada e um pequeno corte era feito no ponto central de sua cabeça. Este ritual representava o reconhecimento de um novo estado evolutivo espiritual do filho-de-santo que ali estava.

Letra T F

Presente em uma das músicas mais icônicas de Bezerra da Silva, “fazer a cabeça” é usado de forma subversiva, usando a expressão para fazer menção ao ato de fumar cannabis.

“Se segura malandro, pra fazer a cabeça tem hora.” Bezerra da Silva


35 35

Fulano fez a cabeça de Beltrano, significando que o primeiro convenceu o segundo.

Fazer a cabeça pode indicar que uma decisão será tomada, que uma posição está sendo tomada sobre um determinado assunto ou ainda que alguém ou um grupo de pessoas está inf luenciando alguém ou um outro grupo de pessoas.

Tem Fazercoca a Cabeça na geladeira?

Letra T F

Pode-se ainda utilizar a expressão para indicar que uma determinada pessoa é uma pessoa legal, confiável, neste caso diz-se esta pessoa é cabeça feita.


Letra T

36


Tem coca na geladeira?

Letra T

37


38

gaTUNO Gatuno é um adjetivo quase não usado nos dias de hoje. Significa aquele que rouba, ou seja, ladrão, larápio, aquele que colhe lucros ilegitimamente, geralmente prejudicando alguém . Como sabemos, a violência é inerente ao subúrbio carioca e é fonte de inspiração muitos clássicos da música popular.

Letra G T

Aviso aos desavisados de plantão: A palavra gatuno não tem nenhum tipo de relação com o animal gato. Portanto, não encare essa palavra como elogio!

“Aí, eu cheguei a conclusão, que o gatuno também tem seu lado bom.” Aos Donos da Nação - Bezerra da Silva


Um escritório costuma ser a divisão das empresas dedicada à escrita e papéis onde as pessoas se compenetram para colocação do correio em ordem, das obrigações fiscais.

Tem coca na geladeira? Gatuno

Letra G T

39 39


Letra T

40


Tem coca na geladeira?

Letra T

41


42

HiLárIO JoViNo Hilário Jovino Ferreira foi um compositor, letrista, violonista brasileiro, tenente da Guarda Nacional e pioneiro do samba.

Letra Letra H T

Presente em várias manifestações de cultura popular da cidade do Rio de Janeiro, Hilário Jovino seria nos dias atuais chamado de “carnavalesco” ou “agitador cultural”. Chegou ao Rio e foi morar no Morro da Conceição. Lá encontrou um rancho chamado “Dois de Ouros” que saía no Dia de Reis. Hilário passou a integrar este rancho, mas logo fundou o seu, o “Rei de Ouros”, que foi o primeiro, no Rio de Janeiro, a sair no Carnaval, hábito que já existia em Salvador. Este fato mudou o carnaval carioca, dando origem a uma “febre” de ranchos carnavalescos. Segundo Donga, Oscar do 24 e seus companheiros Hilário Jovino, Dudu e João Câncio eram considerados “reis-do-partido-alto”, “raiadores afamados, isto é, cantadores de chula.”


Tem coca Hilรกrio Jovino na geladeira?

Letra Letra H T

43 43


Letra T

44


Tem coca na geladeira?

Letra T

45


46

impÉriO SErRano

Letra TI

Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Serrano é uma das mais tradicionais escolas de samba da cidade do Rio de Janeiro. Mesmo estando hoje na Série A, o Império ainda tem uma das maiores torcidas do carnaval carioca. A escola tem como padroeiro o santo São Jorge. Sua origem é a Serrinha, embora sua sede atualmente se localize na Avenida Ministro Edgar Romero, ao lado da Estação Mercadão de Madureira. Nasceu a 23 de março de 1947, a partir de uma dissidência da antiga escola de samba Prazer da Serrinha. Sua Ala de Compositores é uma das mais respeitadas, tendo em sua história nomes como Silas de Oliveira, Mano Décio, Aniceto do Império, Molequinho, Dona Ivone Lara (A primeira mulher a compor um Samba Enredo, e hoje chamada de A Rainha do Samba), Beto sem Braço, Aluísio Machado, Arlindo Cruz, só para citar alguns dentre tantos.


47 47

Sua história é coroada por sambas considerados clássicos do samba enredo como Aquarela Brasileira (1964) e (2004), Exaltação a Tiradentes (1949), Os Cinco Bailes da História do Rio (1965), Heróis da Liberdade (1969), Bumbum paticumbum Prugurundum (1982),O Império do Divino(2006) e de ser a primeira escola a implementar destaques.

Tem cocaSerrano Império na geladeira?

Letra TI

Entendem-se por serra os terrenos acidentados com fortes desníveis e muitos picos, assemelhando-se, portanto, a uma serra.


Letra T

48


Tem coca na geladeira?

Letra T

49


50

jogando Com O capeta

Letra J

Jogando baralho, no terreiro grande No meio de homens fortes - eu estava jogando com a sorte Um desconhecido chegou, bem vestido E me pediu o corte - eu disse-lhe “jogo até com a morte. Mas se acaso ganhar, não vá sorrir e nem zombar, Que hoje é meu companheiro - não vá levar o meu dinheiro Não sou brigador, mas se perder e não pagar, Eu vou bater no senhor” - ele me disse ‘és um terror’ Fiz um macete de valete e dama - o vargo perde e não reclama E diz ‘que lama’ Puxou de uma bolada e me desacatou, - depois a sorte me deixou. Ele tomou do lesco, e desfolhou Fiquei sozinho, sem um companheiro - porque perderam o seu dinheiro Depois ele sorrindo me disse: ‘desista porque eu sou trigueiro. Eu sou o chico tintureiro, o zé carneiro’. Fiz umas paradas mais eu tinha um peso - eu já estava quase pronto, Acabei teso. puxei minha solinje e fiz o “pelo-sinal”


51

Jogando com o Capeta

Letra J

Ele me disse: ‘isto é que é mal’ “deus me defenda do senhor”, falei em deus mas sem má intenção. Mas para mim foi muito bom, porque deu um estouro e sumiu, Era o capeta, mete cabelão - mas que cheirinho de alcatrão.


Letra T

52


Tem coca na geladeira?

Letra T

53


54

kizomba Kizomba é originalmente um gênero musical e um estilo de dança originários da Angola. O termo também representa festa e resistência cultural de um povo, exaltação da e vida e da liberdade.

Letra K T

Não confundir com Zouk, ritmo de dança musical semelhante. Muitos angolanos e cabo-verdianos não apreciam o fato de qualquer música baseda no Zouk seja chamada de “kizomba”. Termo relevante também no universo do samba quando em 1988 a Escola de Samba Vila ISabel conquistou seu primeiro título no carnaval carioca com o samba-enredo Kizomba, Festa da Raça composto por Rodolpho, Jonas e Luiz Carlos da Vila e desenvolvido pelo carnavelsco Milton Siqueira, Paulo César Cardoso e Ilvamar Magalhães.

“Vem a Lua de Luanda Para iluminar a rua Nossa sede e nossa sede De que o aparthaid se destrua”


Um fato interessante sobre esse ritmo, foi que ele se tornou mais conhecido no Brasil quando a cantora Kelly Key gravou o álbum No Controle, lançado em 3 de fevereiro de 2015, focando na sonoridade e deixando de lado seu tradicional R&B e dance-pop. Segundo Kelly a intenção era buscar exatamente em um estilo desconhecido no Brasil:

Letra K

55

Kizomba

“Estou fugindo dessa responsabilidade de ser clichê. Já queria gravar kizomba há 13 anos! Hoje me sinto mais madura, e tenho mais conhecimento do movimento como um todo”


Letra T

56


Tem coca na geladeira?

Letra T

57


58

LaTariA

Letra L

Como é, pessoal, Vamos fazer uma batucada? Vambora. Mas cadê o pandeiro?

Pandeiro nada! Lata veia ta aí à beça.

VAMBORA! Música colaborativa entre Noel Rosa, Almirante e João de Barro.


Já que não temos pandeiro Pra fazer nossa batucada, Todo mundo vai batendo Na lata velha todo enferrujada

Sai do meio do brinquedo Não se meta, dona Irene Porque fiz o meu pandeiro De lata de querosene,

Letra L

Pra poder formar no samba Para entrar na batucada Fabriquei o meu pandeiro Com lata de goiabada.

Ando bem desinfetado Só porque, minha menina, O meu tamborim foi feito De lata de creolina. Escuta bem, minha gente, Repara bem pelo som E depois vocês me digam Se meu instrumento é bom.

Lataria

59


Letra T

60


Tem coca na geladeira?

Letra T

61


62

Letra M

MaNgUeiRa Mangueira é uma árvore da família das anacardiáceas, originária do sul e do sudeste da Ásia, tendo sido introduzida em várias regiões tropicais do mundo. No Brasil foi trazida pelos colonizadores portugueses no século XVI aclimatando-se muito bem. É considerada a maior árvore frutífera do mundo, podendo atingir até 40 metros de altura. Seu fruto, a manga, existe em muitas variedades e é apreciada em todo o mundo, sendo uma das culturas mais desenvolvidas no Brasil, inclusive para exportação. Também é um bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, originário primeiramente de alguns barracos nas terras de Visconde de Niterói. Desde de 1852 quando nas proximidades da Quinta da Boa Vista o primeiro telégrafo aéreo do Brasil foi inaugurado,e


63

Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira (ou simplesmente Mangueira) é uma das escolas de samba brasileira mais relevantes da cidade do Rio de Janeiro. Fundada em 28 de abril de 1928, no Morro da Mangueira, próximo à região do Maracanã, pelos sambistas Carlos Cachaça,

Letra M

pouco depois, instalada ali perto uma indústria com o nome de Fábrica de Fernandes Braga, que produzia chapéus e que, em pouco tempo, passou a ser conhecida como “fábrica das mangueiras”, já que a região era uma das principais produtoras de mangas do Rio de Janeiro. Não demorou muito para que a Fábrica de Fernandes Braga mudasse para Fábrica de Chapéus Mangueira.

Por último mas não menos importante, Mangueira também é uma espécie de cano maleável, normalmente de borracha, utilizado para ser acoplado a torneiras para assim conduzir água a distâncias maiores e ter maior mobilidade na hora de molhar-se algo.

Madureira

Cartola, Zé Espinguela, entre outros. Sua quadra está sediada na Rua Visconde de Niterói, no bairro do mesmo nome.


Letra T

64


Tem coca na geladeira?

Letra T

65


66

Letra N

noel rosa Noel Rosa é um sambista, cantor, compositor, bandolinista e um dos maiores e mais importantes artistas da música no Brasil. Teve contribuição fundamental na legitimação do samba de morro e no “asfalto”, ou seja, entre a classe média e o rádio, principal meio de comunicação em sua época - fato de grande importância, não só para o samba, mas para a história da música popular brasileira. Nascido na Rua Teodoro da Silva número 130, no bairro carioca de Vila Isabel, foi primeiro filho do comerciante Manuel Garcia de Medeiros Rosa e da professora Martha de Medeiros Rosa, Noel era de família de classe média, tendo estudado no tradicional Colégio de São Bento, onde apesar da inteligência notável, não era aplicado nos estudos. Adolescente, aprendeu a tocar bandolim de ouvido e tomou gosto pela música — e pela atenção que ela lhe proporciona. Logo, passou ao violão e cedo tornou-se figura conhecida) da boemia carioca. Em 1931 entrou para a Faculdade de Medicina, mas logo o projeto de estudar mostrou-se pouco atraente diante da vida de artista, em meio ao samba e noitadas regadas à cerveja. Noel foi integrante de vários grupos musicais, entre eles o Bando de Tangarás desde 1929, ao lado de João de Barro (o Braguinha), Almirante, Alvinho e Henrique Brito.


67

Noel, termo também famoso no cenário brasileiro relacionado ao Natal (originário do frânces Noël que significa Natal em francês) pela figura simbólica do Papai Noel.

Letra N

Em 1929, Noel arriscou as suas primeiras composições, Minha Viola e Festa no Céu, ambas gravadas por ele mesmo. Mas foi em 1930 que o sucesso chegou, com o lançamento de Com que roupa?, um samba bem-humorado que sobreviveu décadas e hoje é um clássico do cancioneiro brasileiro. Essa música ele se inspirou quando ia sair com os amigos, a mãe não deixou e escondeu suas roupas, ele, com pressa perguntou: “Com que roupa eu vou?” Noel revelou-se um talentoso cronista do cotidiano, com uma sequência de canções que primam pelo humor e pela veia crítica. Orestes Barbosa, exímio poeta da canção, seu parceiro em Positivismo, o considerava o “rei das letras”.

Noel Rosa

Estátua do Noel, em Vila Isabel na Boulevard 28 de Setembro


Letra T

68


Tem coca na geladeira?

Letra T

69


70

Os Originais do Samba

Letra O

O grupo Os Originais do Samba começou a se apresentar em teatros e show, fixando-se em São Paulo depois de excursionar pelo México, e em 1968 acompanharam Elis Regina na música vencedora da I Bienal do Samba, Lapinha, de Baden Powell e P.C. Pinheiro. Participaram de festivais e ganharam discos de ouro pela vendas de suas gravações, principalmente nos anos 1970, combinando o canto uníssono, a roupa padronizada e boa dose de humor. Um dos integrantes do grupo, Mussum, sairia para formar Os Trapalhões ao lado de Renato Aragão, Mauro Gonçalves e Dedé Santana. Completaram a formaçao com Coimbra (reco-reco) Zinho (da Cuica) e Claudio(surdo), em 1980,gravaram um compacto simples (mulher mulher de Jorge Ben),em 1981 um LP Eu me Rendo(Fabio Junior)e em 1983 o LP Canta meu povo Canta.


71

Falador passa mal rapaz, Falador passa mal!

Os Originais do Samba

Letra O

Suco de cevadiss deixa as pessoas mais interessantis


Letra T

72


Tem coca na geladeira?

Letra T

73


74

paTrão

Letra P

O termo patrão tem como objetivo caracterizar o proprietário ou chefe de um estabelecimento privado comercial, industrial, agrícola ou de serviços, em relação aos seus subordinados; significado semelhante a empregador. No âmbito náutico,patrão é um piloto de pequenas embarcações (seja marinheiro profissional ou amador) encarregado do governo de uma pequena embarcação de até 20 metros (escaler). Porém, a palavra também é utilizada como gíria, denotando a quem lhe é atribuido como poderoso, o cara que manda e quem está na melhor situação. No contexto geral, ser patrão está relacionado com o alto poder aquisitivo, sendo aquele que faz o que quer na hora que quer e está sempre bem acompanhado de belas mulheres, em lugares bacanas, com carros luxuosos e jóias de ouro.

“Ô patrão, prenda seu gado Na lavra tem um ditado Quem mata gado é jurado”


PatrĂŁo Letra P

75


Letra T

76


Tem coca na geladeira?

Letra T

77


78

quadra Local de treinamento de Escolas de Samba para os desfiles dos samba-enredos de Carnaval. No Rio de Janeiro, a grande parte desses espaços fica localizada na região do Centro da cidade.

Letra Q

Em relação a espaço, uma quadra é sinônimo de quarteirão, que é a menor área de espaço urbano delimitada por ruas, rios ou avenidas, caracterizando a unidade básica de formação destes espaços. O tamanho pode variar muito, mas frequentemente em cidades brasileiras podem ser vistos quarteirões de 10.000 metros quadrados (100 metros em cada lado). Neste último caso a área delimitada corresponde a um hectare.


No mundo dos jogos, quadra é a segunda melhor sequência de cartas na mão do Poker, conjunto de quatro números na loteria, naipe de dominó equivalente a quatro pontos e assim em diante. Espaços e arenas poliesportivas também são chamadas de quadras.

Letra Q

79

Vides ut alta stet nive candidum Soracte nec iam sustineant onus silvae laborantes geluque flumina constiterint acuto? Quintus Horatius Flaccus, Carmina I, 9

Quadra

Na poesia, Quarteto ou Quadra é um formato de estrofe no qual as rimas e composição dos quatro versos é feita na esquema AABC:


Letra T

80


Tem coca na geladeira?

Letra T

81


82

Raiador

Letra R

Designação aplicada ao cantador de chula-raiada e, outrora, por extensão, ao improvisador na roda do samba de partido-alto. Hilário Jovino, famoso compositor, letrista, violonista brasileiro, tenente da Guarda Nacional e pioneiro do samba e seus companheiros Dudu, João Câncio e Oscar eram “raiadores afamados” no ambiente da Pequena África. O termo é consignado na acepção de “dançarino do partido-alto”, talvez dentro da ideia de “riscar” o chão. De “raiar”, traçar riscos, riscar; provavelmente dentro da ideia de que os versos interpostos são “riscos, raias” no todo da letra cantada.


Raiador

Letra R

83


Letra T

84


Tem coca na geladeira?

Letra T

85


86

SaMBa

Letra S

Existem duas teorias principais sobre como a palavra samba surgiu no Brasil. A primeira delas diz que vem do quimbundo semba, que significa “umbigada”. Mesmo a maioria dos etimologistas concordando que o termo “samba” surgiu a partir do quimbundo, ainda existem muitas controvérsias e incertezas sobre a sua origem. O semba era uma dança religiosa para os angolanos que, levava este nome (umbigada) devido a forma como era dançado. O quimbundo é um dos vários idiomas bantos da África, falado principalmente na região do noroeste da Angola. A segunda teoria diz que esta palavra é oriunda do umbumdo (outra língua banta) samba, que significaria “estar animado” ou “estar excitado”. Este termo chegou ao Brasil através dos grupos africanos que vieram para o país trabalhar como escravos durante o período colonial. De acordo com registros históricos, a primeira vez que a palavra “samba” surgiu no Brasil foi em 1838, na revista O Carapuceiro. No Brasil, o termo “samba” só começou a ser reconhecido entre os brasileiros como um estilo de dança no começo do século XX.


87

Esse estilo musical é proveniente do morro e foi com a entrada de Noel Rosa nesse cenário que o jogo muda. O samba passa a ser disseminado amplamente pelo território carioca. Com o passar do tempo, esse movimento artístico passou a criar suas próprias variações e se reinventar de acordo com temas e regiões, gerando diversos tipos de samba, dentro deles o samba de partido alto, enredo, pagode, samba-canção, carnavalesco, exaltação, de breque, gafieira e sambalanço.

O samba é algo tão forte na nossa cultura que além de estilo musical se tornou autor de diversas expressões, boa parte delas apresentadas neste livro. É engraçado como o próprio samba também virou uma expressão quase técnica dentro do design gráfico para falar sobre alguma informação - foto ou texto, por exemplo - que mudou de lugar inexplicavelmente.

Letra S

O samba surge no Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX, provavelmente na zona portuária, onde se expandia uma população vinda de diversas partes do Brasil. A maior parte das pessoas que constituíam esses primeiro sambistas eram provenientes da Bahia e ex-soldados da guerra de Canudos. Um dos maiores marcos dentro da história moderna do samba é a gravação em disco de “Pelo Telefone” em 1917, considerado o primeiro samba a ser gravado no Brasil.


88

SEMEnTE Ih meu irmão sujou... Grampearam o vizinho O que que houve Bezerra? O que que houve?

Letra S

Meu vizinho jogou, uma semente no seu quintal De repente brotou um tremendo matagal. Quando alguém lhe perguntava que mato é esse que eu nunca vi. Ele só respondia não sei não conheço isso nasceu aí. Mas foi pintando sujeira o Patamo estava sempre na jogada, Porque o cheiro era bom e ali sempre estava uma rapaziada Os homens desconfiaram ao ver todo dia uma aglomeração E deram o bote perfeito e levaram todos eles para averiguação e daí Na hora do sapeca-ai-ai-ai o safado gritou Não precisa me bater que eu dou de bandeja tudo pro senhor Olha aí eu conheço aquele mato chefia, e também sei quem plantou Quando os federais grampearam e levaram o vizinho inocente Na delegacia ele disse doutor não sou agricultor desconheço a semente. Meu vizinho jogou, uma semente no seu quintal De repente brotou um tremendo matagal. Quando alguém lhe perguntava que mato é esse que eu nunca vi. Ele só respondia não sei não conheço isso nasceu aí. Mas foi pintando sujeira o Patamo estava sempre na jogada, Porque o cheiro era bom e ali sempre estava uma rapaziada Os homens desconfiaram ao ver todo dia uma aglomeração E deram o bote perfeito e levaram todos eles para averiguação e daí Na hora do sapeca-ai-ai-ai o safado gritou Não precisa me bater que eu dou de bandeja tudo pro senhor Olha aí eu conheço aquele mato chefia, e também sei quem plantou Quando os federais grampearam e levaram o vizinho inocente Na delegacia ele disse doutor não sou agricultor desconheço a semente.


Semente

Letra S

89


Letra T

90


Tem coca na geladeira?

Letra T

91


92

TEM COca aí Na GEladEiRa

Letra T

Aí meu irmão cagueta é a imagem do cão Só porque o samba era no morro ele caguetou os irmãos Fui num samba lá no morro Nunca vi tanta limpeza Era proibido cafungar, fumar bagulho e beber cerveja O responsável assim dizia: Na minha festa não tem bebedeira Porque aqui no meu barraco só tem Coca aí na geladeira Tem coca aí na geladeira A polícia foi informada que o dono da festa era vapor Que o bagulho estava entocado dentro do congelador Aí o delegado partiu pra lá pra dar um flagoroso perfeito Dizendo Isto não está direito, vou acabar com a bandalheira Mas qdo abriu a geladeira o doutor gritou muito injuriado: Esse caguete caguetou errado pq aqui não tem sujeira. Parece até festa de bíblia porque só tem Coca aí na geladeira. Tem coca aí na geladeira


Tem Coca aĂ­ na Geladeira?

Letra T

93


94


Umbigada

96

Pancada de umbigo contra umbigo, ou na região do umbigo.

Letra U

Umbigada é uma dança afrobrasileira praticada nos quilombos, criada em meados do século XIX. [1] Seu nome apresenta a dança, os escravos que possuíam roupas curtas, geralmente os mais adultos (com as roupas mais apertadas) eram os que mais sabiam dançar, logo os que dançavam estavam sempre de umbigo de fora.

Atualmente, no Estado de São Paulo nomeia-se umbigada à dança comemorativa ou tributo de terreiro, praticada pelos remanescentes das "Assombrosas" Senzalas Paulistas. Organizados em duas fileiras, dispostas frente à frente, inicialmente bem separadas por até 10 metros, os dançadores de ambos os sexos evoluem em reverência, até um ligeiro contato físico dos quadris.


Umbigada

Letra U

Segundo a descrição de Alfredo Sarmento, em Luanda e outros distritos de Angola, "o batuque consiste também num círculo formado pelos dançadores, indo para o meio um homem ou uma mulher, que, depois de executar vários passos, vão dar uma umbigada, a que chamam de "semba", na pessoa que escolhe, a qual vai para o meio do círculo, substituindo-o".


98


100

Letra V

Vou BotarTeu Nome Na Macumba Eu vou botar! Eu vou botar Teu nome na macumba Vou procurar uma feiticeira Fazer uma quizumba Pra te derrubar Oi, Iaiá! Você me jogou um feitiço Quase que eu morri Só eu sei o que eu sofri Deus me perdoe Mas vou me vingar Eu vou botar! Eu vou botar Teu nome na macumba Vou procurar uma feiticeira Fazer uma quizumba Prá te derrubar (Oi, Iaiá!) Você me jogou um feitiço Quase que eu morri Só eu sei o que sofri Que Deus me perdoe Mas vou me vingar Eu vou botar teu retrato Num prato com pimenta Quero ver se você 'guenta

A mandinga que eu vou te jogar Eh! Raspa de chifre de bode Pedaço de rabo de jumenta Tu vai botar fogo pela venta Comigo não vai mais brincar Eu vou botar! Eu vou botar Teu nome na macumba Vou procurar uma feiticeira Fazer uma quizumba Prá te derrubar Você me jogou um feitiço Quase que eu morri Só eu sei o que sofri Que Deus me perdoe Mas vou me vingar Asa de morcego Corcova de camelo Prá te derrubar Uma cabeça de burro Prá quebrar o encanto Do teu patuá Olha, tu podes ser forte Mas tens que ter sorte


101

Eu vou botar teu retrato Num prato com pimenta Quero ver se você 'guenta A mandinga que eu vou te jogar Raspa de chifre de bode Pedaço de rabo de jumenta Tu vai botar fogo pela venta E comigo não vai mais brincar

Vou Colocar Teu Nome na Macumba

Eu vou botar! Eu vou botar Teu nome na macumba Vou procurar uma feiticeira Fazer uma quizumba Prá te derrubar Você me jogou um feitiço Quase que eu morri Só eu sei o que sofri Que Deus me perdoe Mas eu vou me vingar Eu vou botar! Eu vou botar Teu nome na macumba Vou procurar uma feiticeira Fazer uma quizumba Prá te derrubar (Oi, Iaiá!) Você me jogou um feitiço Quase que eu morri Só eu sei o que sofri Que Deus me perdoe Mas vou me vingar

Letra V

Prá te salvar Toma cuidado comadre Com a mandinga Que eu vou te jogar


102


104 104

Wilson Moreira

Letra W

Nasceu em 12 de dezembro de 1936 e foi criado no bairro de Realengo. Herdou de sua família a cultura musical. Seus pais e avós adoravam se divertir ao som de ritmos africanos como o jongo, caxambú e o calango. Sua mãe, como o seu pai, era grande defensora das tradições musicais africanas.


105

Wilson Moreira foi criado no bairro de Realenngo e herdou de sua família a cultura musical. Aos vinte e nove anos gravou seu primeiro compacto e em 1968 se transferiu para a Portela, onde encontrou grandes parceiros como Paulinho da Viola e Candeia.

Wilson Moreira

Letra W

Foi um grande partideiro, integrante de conjuntos como Cinco Só, Turma do Ganzá e Partido em Cinco. Dois de seus maiores sucessos foram gravados com parceria de Nei Lopes e foi uma das mais bem sucedidas da história do samba, rendendo dois discos.


106


108 108

a ir e u g n a M a d ô g n Xa

Letra X

Dentro do universo do Samba, muitas referências culturais são provenientes de religiões Africanas, como é o caso do Xangô, que é o orixá da justiça, dos raios, do trovão e do fogo. Foi rei da cidade de Oyo e representado no candomblé através do assentamento sagrado denominado Igba Xango.


109

Na Mangueira, Xangô permaneceu o resto da vida, sendo um notável diretor de harmonia e também o intérprete oficial do samba da escola até 1951.

Xangô da Mangueira

A mangueira foi 7 vezes campeã do carnaval carioca sob sua direção.

Letra T

Além disso, Xangô da Mangueira, ou Olivério Ferreira, foi um sambista, nascido no Estácio no ano de 1923, iniciou-se no samba na escola União de Rocha Miranda. Posteriormente transferiu-se para a Portela, onde foi aprendiz de Paulo da Portela. Com o passar do tempo, Olivério pediu permissão para seu mestre para transferir-se para a Mangueira e foi indicado para a diretoria mangueirense, onde Paulo da Portela possuía grandes amigos.


110


112 112

Yaô

Letra T

Aqui có no terreiro Pelú adié Faz inveja pra gente Que não tem mulher (Bis) No jacutá de preto velho Há uma festa de yaô (Bis) Ôi tem nêga de Ogum De Oxalá, de Iemanjá Mucama de Oxossi é caçador Ora viva Nanã Nanã buruku (Bis) Yô yôo Yô yôoo No terreiro de preto velho iaiá Vamos saravá (a quem meu pai?) Xangô!


YaĂ´

Letra X

113


114


116

ZEca PagodiNho Nascido em 1959, foi criado em Del Castilho e foi lá que começou sua carreira como sambista nas rodas de seu bairro natal e Irajáe. Durantes os anos 80, ele começa a se estabelecer como um versador, em parceria com o partideiro Cláudio Camunguelo, que teve sua primeira música gravada: “Amargura. Após essa dupla, juntou-se com Beth Carvalho, Arlindo Cruz e depois com Alcione.

Letra Z

Em meados dos anos 80, o pagode estava prestes a se tornar bastante popular e foi quando o disco solo “Zeca Pagodinho” foi lançado. Com isso, gravou mais de 20 discos e é considerado um grande nome dos gêneros samba e pagode.


117

Zeca Pagodinho

Pagode é um termo em português que se refere a um tipo de torre com múltiplas beiradas, comum na China, no Japão, nas Coreias, no Nepal e em outras partes da Ásia. Em muitos contextos, é usado como sinônimo de estupa. Muitos dos pagodes foram construídos para fins religiosos, geralmente budistas, por isso localizavam-se dentro ou próximo a templos.

Letra Z

"Digo que na vida a coisa mais feia, é gente que vive chorando de barriga cheia."


118

Este livro foi composto nas tipografias Barrio e Alegreya, em corpos 36 e 11 respectivamente, e impresso em papel pรณlen bold 90g.


Tem coca na geladeira?

Letra T

119


Letra T

120

Bê-Ah-Ba  

Samba de Partido Alto ao Pé da Letra

Bê-Ah-Ba  

Samba de Partido Alto ao Pé da Letra

Advertisement