Issuu on Google+

Nº 400 14Abr / 21Abr 2011 Boletim interno semanal de informação cultural e lúdica

Destaques

Aplausos para... As amigáveis «hostilidades » da 7ª edição da Taça das Petrolíferas começam neste fim-de-semana, sábado e domingo, e decorrerão ao longo de todos os outros, até ao dia 14 de Maio, sábado. FAIR PLAY FIRST!!!

Bem-vindos – Bienvenus – Wellcome confrades da empresas petrolíferas e parapetrolíferas BP, CEGELEC, CHEVRON, ESSO, FMC, FRIEDLANDER, HALLIBURTON, MI SWACO, MS TELCOM, OPS, PANALPINA, PETROMAR, SCHLUMBERGER, SLB WESTERNGECO, SONANGOL DISTRIBUIDORA, SONANGOL PP, SONANGOL, REFINARIA, SONAREF, SONILS, SPIE e SUBSEA 7.

Em foco

RRiiccaarrddoo TTeeiixxeeiirraa Este jovem angolano, de 26 anos de idade, piloto da Fórmula 2, inicia, na equipa de Fórmula 1 Team Lotus, uma nova etapa que poderá vir a guindá-lo à categoria rainha da competição automóvel; desde sábado passado, tornou-se no segundo piloto de testes da Lotus, o que é meio caminho andado para a Fórmula 1.

SSóónniiaa GGoom meess

CONTOS DO MAR SEM FIM Antologia de 15 autores de

lança um livro e relança outro

União dos Escritores Angolanos terça-feira, dia 19, 17h30

Angola, Brasil

No Cine Atlântico

e Guiné-Bissau

AAFFRROO HHOOUUSSEE CCEELLEEBBRRAATTIIOONN

é lançada hoje, às 18h00 na Verde Caxinde.

com Black Coffee e outros astros Sábado 16, 23h00

MUKANDANDO “Erros que matam” - o livro relançado por Sónia Gomes Já na sua 4ª edição, e com 134 páginas, o livro é um romance que retrata a relação entre pacientes e profissionais de saúde permeadas pela negligência e maus-tratos que os primeiros recebem. Na trama narrada pela autora, Maria Jesus é uma jovem que vai dar à luz um bebé e contrai o vírus da SIDA, quando a enfermeira realiza procedimentos com material cirúrgico contaminado por outra paciente infectada. De forma educativa, Sónia Gomes, cuja formação original é enfermagem, toca no tema do VIH-SIDA sob o ponto de vista das consequências atribuídas às vítimas pelos descuidos cometidos pelos profissionais de saúde e pelo preconceito por parte da sociedade.  Fundação Arte e Cultura

«A equipa tem-me ajudado no meu crescimento; desta forma, sou um activo para o engrandecimento da equipa nos próximos anos.”

Dikando Cafés + lindos do Mundo

No TOP TEN dos cafés mais bonitos do Mundo, numa classificação do site Ucityguides, destacamos o parisiense e o portuense, em 5º e 6º lugares, respectivamente. São todos para incluir num roteiro de viagens pela “Belle Epoque”...

1 - Café New York, Budapeste 2 - Café Florian, Veneza 3 - Café Central, Viena 4 - Café Imperial, Praga 5 - Café de la Paix, Paris 6 - Café Majestic, Porto (foto) 7 - Café Confeitaria Colombo, Rio de Janeiro 8 - Caffé Gambrinus, Nápoles 9 - Café Tortoni, Buenos Aires 10 - Caffé Greco, Roma

O Tantã também é seu. Colabore, enviando informações e tudo o mais que se enquadre na nossa linha editorial.


Interregno nas Rondas Culturais 2011

Agenda Semanal

Em virtude de toda a equipa ACSS estar envolvida na realização da Taça das Petrolíferas, de 16 de Abril a 14 de Maio, o programa de rondas culturais é interrompido, sendo retomado no dia 21 de Maio. As fotos das rondas anteriores estão no disco da COM (CI-CE).

“Mostra bi-disciplinar” na Galeria da UNAP

A DECORRER

Até ao dia 20 de Abril, de segunda-feira a sábado, entre às 10h00 e as 17/18h00, está patente ao público, na Galeria Internacional (quarteirão da Lello), uma exposição conjunta de Filomena Coquenão (pintura) e MPambukidi (escultura em bronze).

§nfoline 921050693 (escultor); 923035070 (pintora)

14/04 Quinta

Inscrições em cursos de artes cénicas O Horizonte Njinga Mbande tem abertas, até ao dia 12 de Maio, as inscrições para cursos de formação de actores de cinema, televisão e teatro, que começam na primeira quinzena de Maio. Os cursos, com a duração de três meses, incluem aulas de actuação, música, dança e história do cinema e do teatro, sendo ministrados por actores angolanos, norte-americanos, franceses e brasileiros.  500 USD (3 módulos, com possibilidade de pagamento a prestações) §nfoline 914 257 404 (Mendes)

18h00, Espaço Verde Caxinde (ao lado do Nacional Cine-teatro): Lançamento de uma antologia de contos de escritores angolanos, brasileiros e guineenses sob o título “CONTOS DO MAR SEM FIM”. Angola é nela representada pelos escritores Dario de Melo, Fragata de Morais, João Melo, Jorge Arrimar e Luandino Vieira. O livro traz a chancela da Editora e Livraria Chá de Caxinde. ENTRADA LIVRE. 18h50, Espaço Elinga (por trás da sede do Banco BPC): A Embaixada de Itália, em colaboração com a Fundação Italiana Angola Onlus e a União Nacional dos Artistas Plásticos, organiza um CONCURSO DE PINTURA E ESCULTURA para jovens artistas angolanos. ) O público será chamado a votar para a escolha das melhores obras. ENTRADA LIVRE

Dois grandes nomes da Literatura lusófona – Luandino Vieira e Machado de Assis figuram entre os 15 autores do livro. Embaixada da Itália promove atelier artístico, no âmbito do 150° aniversário da Unidade da Itália.

15/04 Sexta

19h00, King’s Club (Vila Alice): Lembramos que, às quintas-feiras, o Movimento Lev´Arte faz a voz dos poetas falar alto e bom som. §nfoline: 917 05 15 50 e 927 00 17 80 22h30 /> 3h00, Elinga Bar (atrás do edifício sede do BPC): Nesta e nas próximas quintas-feiras, os DJ Djeff e Silivy, aka reis do AfroHouse em Angola, proporcionam uma noite bem passada, com o seu CONTAGIANTE SOM. 1.000 AKZ (mulheres não pagam) Efemérides:   1968 - Morre, em combate, no Leste do país, Hoji-ya-Henda, considerado o patrono da juventude angolana. / 1917 - Morre Luis Lazarro Zamenfof, criador da linguagem universal conhecida por “esperanto”. / 1759 - Morre, em Londres (Inglaterra), o compositor Friedrich Haendel.

19h30, Galeria Celamar (Ilha de Luanda): ACTIVIDADE CULTURAL MULTIDISCIPLINAR: inauguração de uma exposição de pintura do artista Matondo Alberto, que será seguida de um show músico-cultural e da apresentação oficial de dois DVD, que em breve serão lançados no mercado: “Ele atirou pedra”, do Grupo de Percussão Celamar, e “Sexta-feira”, do Grupo de Percussão Originais. L A exposição de Matondo Alberto fica patente ao público até ao dia 25 de Abril, de terça a domingo, das 9h00 às 19h00.

Malef prepara fãs para CD "Galaxie 3", que integrará o tema “African Hustler”, gravado com Fat Joe. ♦♦♦ Kueno Aionda dá, no Espaço Baía, uma ideia do que será o seu CD de estreia, que está a gravar na produtora Kriativa Recordes, de Ruca Fançony.

20h00, Restaurante Pôr-do-sol (Bairro Benfica, à frente do BFA): NOITE DOS 2 EM 1, com apresentação oficial do single “African Hustler”, de Malef, e comemoração do 9º aniversário da Eterninho Produções. Participação de Pedro N'Zagi, C4 Pedro, Vui Vui, Extremo Signo, Tio Martins dos Tunezas, MR K, MAD, Lawilca, Mónica Nickastro, Os K'Baila e os Originais. Animação disco com os Dj Aldas Mix, Explosão e Wall G.  3.000 akz (♀) / 5.000 akz (♂). §nfoline: 933 179 204 / 925 345 442 22h00 Espaço Bahia (Av. 4 de Fevereiro, 183): Projecto Bahia dos Sons apresenta, no âmbito do programa SEXTA ACÚSTICA, a temporada do artista angolano KUENO AIONDA, que sobe ao palco em todas as sextas-feiras de Abril, acompanhado pela banda Made in Angola, com o show “Instantes da Caminhada”, em que reinarão os estilos Soul Music e World Music. 1.000 AKZ §nfoline 924 20 58 22 / 222 370 610 23h00 /> 04h00, Lookal São Jorge (Ilha de Luanda):

2

Filmes em exibição no

(15 a 21/04/2011) ◘ A Rapariga do Capuz Vermelho, 14 anos, triller ◘ Crime e Redenção, 12 anos, suspense ◘ Rio (3D), livre, animação ◘ Tropa de Elite 2,16 anos, drama ◘ Hop, livre, animação ◘ Engana-me que eu Gosto, 10 anos, comédia ◘ E A Noite a Cair, 16 anos, terror ◘ O Agente Disfarçado - Tal Pai, Tal Filho, 12 anos, comédia ◘ O Profissional, 12 anos, acção ◘ Época das Bruxas, 14 anos, aventura ◘ Filmes novos

§nfoline: 222 67 7543

Sinopse

Engana-me que Eu Gosto Danny é um cirurgião plástico bastante mulherengo, mas que a dada altura se apaixona por uma rapariga mais nova do que ele. No entanto, diz-lhe que é casado, mas que se está a divorciar-se, e Palmer insiste em conhecer a futura exmulher de Danny. Para se safar desta mentira, ele tem de pedir à sua assistente, Katherine, que faça de conta que é a sua mulher. Mas, inesperadamente, vão surgindo vários acontecimentos e as mentiras continuam a aumentar, ao ponto em que os filhos de Katherine são envolvidos. É então que toda a gente parte para o Hawaii, para um fim-de-semana que lhes irá mudar a vida.

 Info Cine Place


O MELHOR DA MUSICA AFRICANA, sob a batuta dos Dj NY; coreografias das Lookal Dancers, numa noite recheada de animação e glamour. Consumíveis: 2.000 akz (♀) / 3.000 akz (♂). As Lookal Dancers dão o seu show de estreia, depois da sua apresentação oficial na semana passada.

16/04 Sábado

Black Coffee é figura de cartaz na mega celebração do Afro-House promovida pela dupla de Dj do Mix FM – Paulo e Ricardo Alves.

17/04 Domingo

Gersy Pegado regista em livro a vida e a obra das Gingas do Maculusso.

23h30 /> 04h00, Mega Bingo Club (Rua Major Kanhangulo, 155): Ladies Night, em que a mulher é rainha, numa noite animada pelos Dj Deejayleo e Vadomix.  Gratuito, c/d a shots e espumante (♀) / 3.000 akz (♂). Efemérides: Dia Mundial do Desenhista  1990 – Morre Greta Garbo, atriz sueca (n. 1905). / 1986 – MorreJean Genet, escritor francês (n. 1910). / 1966 – Nasce Samantha Fox, cantora e modelo inglesa. / 1894 – Nasce Bessie Smith, cantora norte-americana de blues (m. 1937). / 1452 – Nasce Leonardo da Vinci, artista e cientista italiano (m. 1519).

19h00, Praça da Família: Para Saudar os 9 anos de paz efectiva e o Dia da Juventude, a Termolink e a JMPLA organizam MEGA SHOW DA JUVENTUDE M2011, sob o lema "Juventude unida na consolidação da paz e na reconstrução nacional". Espectáculo com Puto Português, Edy Tussa, Anselmo Ralph Ary, C-4 Pedro, Génesis, Bruno M, Puto Lilas, Tunezas e Calado Show. E, depois e até o sol raiar, farra rija ao som do Dj João Lopes. 23h00/>06h00, hall do Cine Atlântico (Praça do Soweto): Concerto “AFRO HOUSE CELEBRATION”, com Black Coffee – maior produtor africano de house e melhor Dj sul-africano – como convidado especial. Participação de dois integrantes do seu grupo Shana e da cantora sulafricana Bucie. Angola será representada pelo grupo African Groove, de que fazem parte os Dj e promotores do evento, Paulo e Ricardo Alves, e ainda o percussionista Dalu Roger. 10.000 Akz (c/d a bar aberto), à venda na RMS (Vila Alice e Belas), Stromp, Sony Music, Bazar da Lac. §nfoline: http://www.mixfmangola.com/reservas.html Efemérides: Dia Mundial da Voz  1978: É inaugurada, em Luanda, a Empresa Nacional de Seguros e Resseguros de Angola. 1924 – Nasce Henry Mancini, compositor norte-americano (m. 1994). / 1921 – Nasce Peter Ustinov, escritor, actor e cineasta inglês (m. 2004). / 1889 – Nasce Charlie Chaplin, actor e cineasta inglês (m. 1977). / 1828 – Nasce Francisco Goya, pintor espanhol (n. 1746)

08h/17h00, Praça da Independência: Cantora Gersy Pegado, integrante do grupo As Gingas do Maculusso, estreiase nas lides plumitivas com o livro “GINGAS NA MINHA RETINA”, que lança, vende e autografa. A obra traz a chancela da Aviluppa Kuimbila. 09h/12h30, Largo do Baleizão / Luanda antiga / Baleizão: A Associação Kalu e o NEAAUD organizam, em saudação ao Dia Mundial de Monumentos e sítios, que hoje se assinala, VISITAS GUIADAS À LUANDA ANTIGA, para dar a conhecer a história dos monumentos e sítios do Centro Histórico em Luanda. Haverá duas modalidades: a pé e de autocarro. ) Os participantes deverão estar no local às 8h00. §nfoline: 935 149 437 / comunicacao.reviver@gmail.com Efemérides:   1790 – Morre Benjamin Franklin, político, inventor e diplomata norte-americano (n. 1706)

18/04 Segunda

Associação Kalu continua na senda de valorizar o património histórico luandense.

Hoje, estreia em 3 D (dicas), lol!

17h30, Anfiteatro da Universidade Lusíadas (95.5 FM): Palestra subordinada ao título “PARTICIPAÇÃO DOS MUNÍCIPES NA VIDA E NA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA DA CIDADE”, com a Arquitecta Maria João Teles Grilo. O grupo 5R/Abadá Capoeira e a Orquestra Sinfónica Kaposoka apresentarão um número cada, antes do início da Palestra, cuja entrada é livre. 18h / 19h00, Rádio LAC (95.5 FM): Programa JAZZLAC, de Jerónimo Belo, propõe, a abrir, a voz de Norma Winstone com o Trio de Stan Tracey. Depois, um quarteto de excelência: Joris Roelofs (sax alto e clarinete), Aaron Goldberg (piano), Matt Penman (contrabaixo) e Ari Hoenig (bateria). A terminar, um tema com a saxofonista americana Tia Fuller, que estará virá a Luanda em Maio, para um concerto em que actuarão outras grandes mulheres do Jazz americano. Efemérides: Dia Mundial dos Monumentos e Sítios 1982 - Criação do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. / 1955 – Morre Albert Einstein, cientista alemão (n. 1879). / 1949 – Nasce Antônio Fagundes, actor brasileiro. / 1882 – Nasce Monteiro Lobato, escritor brasileiro, especialista em livros infantis (m. 1948). / 1506 - O Papa Júlio II coloca a primeira pedra da Basílica de São Pedro em Roma.

3

Haverá Sangue Paul Thomas Anderson 2007 – EUA – Drama – M12 Um épico sobre a família, a febre do petróleo, a ambição e a vingança, na fronteira da Califórnia. Daniel DayLewis, numa interpretação que lhe valeu um segundo Óscar e que tem sido descrita como a mais memorável interpretação de um actor neste século.

 Cinecartaz (Público)

Enorme interpretação

Não há muito a dizer deste filme; o filme sem dúvida que é bom, muito bom! Adorei a forma como é retratada a "caça" ao petróleo há 100 anos atrás e pelo meio a crítica aberta à igreja; gostei, depois, de Daneil Day Lewis, que é simplesmente brilhante, uma interpretação arrasadora, sem palavras! Não parece ter 2h30 de duração...

# Fernando Pinto

8 Óscares?

Um dos piores filmes que já vi. A história é completamente desinteressante, são duas horas e meia de sofrimento à espera que o filme acabe. A interpretação do Daniel Day-Lewis é muito boa, mas só isso não compensa o dinheiro do bilhete. Como é possível que o filme esteja nomeado para 8 Óscares?

# José Silva

 http://cinecartaz.publico.pt/

O Tantã também é seu. Colabore, enviando informações e outras matérias enquadradas na linha editorial do nosso e seu boletim de informação sobre a vida cultural e lúdica de Luanda (e não só)!


19/04 Terça Sónia Gomes, enfermeira de profissão e boa conhecedora da natureza humana, tem vindo a afirmar-se como escritora. Nos seus livros, aborda temas que “mexem” com a sociedade angolana. Daí o seu sucesso de vendas.

20/04 Quarta

O Elinga Teatro será palco de mais uma incontornável noite de quarta ao ritmo que Bob Marley celebrizou. A organização é da Associação dos Amigos do Reggae.

17h30, UEA – União dos escritores Angolanos (Largo das Escolas): Escritora angolana Sónia Gomes relança um livro e lança outro. O primeiro – “Erros que matam” – aborda o tema HIV-SIDA e vai já na sua 4ª edição, o que traduz o interesse do público por este romance, de 134 páginas, que retrata a relação entre pacientes e profissionais de saúde permeadas pela negligência e maus tratos que os primeiros recebem. A obra conta com o apoio da Fundação Arte e Cultura e traz a chancela da UEA. O outro intitula-se "A Filha do General", é também um romance, de 304 páginas, em que é retratado o dia a dia de jovens do país em movimento rumo à esperança de dias melhores que é Angola. Este traz igualmente a chancela da UEA e integra-se na colecção Sete Egos. )A apresentação estará a cargo do secretário-geral da UEA, Carmo Neto. Efemérides:   1998 – Morre Octavio Paz, escritor e diplomata mexicano (n. 1914). / 1941 – Nasce Roberto Carlos, cantor e compositor brasileiro. / 1886 – Nasce Manuel Bandeira, poeta brasileiro (m. 1968). 1824 – Morre Lord Byron, poeta britânico (n. 1788).

18h00, UEA – União dos escritores Angolanos (Largo das Escolas): O Triângulo Turístico e Histórico-Cultural Kanawa Mussulo e a União dos Escritores Angolanos organizam uma palestra subordinada ao tema "HAY MUCHOS ANGOLAS EN BOLÍVIA OU A HERANÇA BANTU NA AMÉRICA DO SUL”, que será proferida pelo historiador e perito da UNESCO Simão Souindoula. Na ocasião, será feita a apresentação da obra “CONOCIMIENTO DESDE ADENTRO. LOS AFROSUDAMERICANOS HABLAN DE SUS PUEBLOS Y SUS HISTORIAS”, livro que acaba de ser publicado em La Paz. A actividade inscreve-se no programa “2011, Ano Internacional das Populações Afro Descendentes”. 1 ZOOM 2 21h00, W CLUB (ao lado da Chevron): QUARTA-QUENTE, com dança, animação e muito humor com o Calado Show. 22h00/>03h00, Elinga Bar (por trás da sede do Banco BPC): QUARTA REGGAE, com os selecta Ras Sassa e Billy Pitó Particpaçao do MC Ras Kamuatu (Angola/Holanda) JAH LIVE. Efemérides:  

1978: É criado, em Luanda, o Instituto Nacional de Línguas. 1993 – Morre Mário Moreno”Cantinflas”, comediante mexicano (n.1911). / 1969 – Morre Ataulfo Alves de Souza, compositor e cantor brasileiro (n.1909). / 1949 – Nasce Jessica Lange, actriz estadunidense. / 1893 – Nasce Joan Miró, pintor espanhol (m. 1983).

21/04 Quinta

Efemérides: Dia Mundial do Bombeiro  2003 – Morre Nina Simone, cantora de Jazz (n.1933). / 1960 – É fundada a nova e actual capital do Brasil, Brasília. / 1914 – Nasce Anthony Quinn, actor estadunidense de origem mexicana (m. 2001). / 1910 – Morre Mark Twain, escritor e humorista estadunidense (n.1835). / 1699 – Morre Jean Racine, dramaturgo francês (n. 1639). / 753 A.C. – Data tradicional da fundação de Roma por Rómulo.

Infoline: 912 300 977 Gerson Leitão

Teatro Dia / Hora

Local

14,15, 21, 22, 28 e 29/05 e 01/06 14h00

LAASP (ex Liga Africana)

Grupo teatral Semente Lírica PORQUE SOU TÃO FEIO?

Grupo / Peça

14/Abr (qui) 20h00 15/Abr (sex) 19h20 16, 17/Abr (sáb / dom), 20h00 22 e 23/Abr 15h00

LAASP (ex Liga Africana) LAASP (ex Liga Africana) LAASP (ex Liga Africana) Auditório Njinga Mbande

Grupo Teatral Ana-Manda SIDA – UMA INCÓGNITA Colectivo d’Artes17 de Dezembro 24 HORAS DENTRO DE UMA CASA Colectivo de Artes Julu A OUTRA Cª Horizonte Njinga Mbande O CAÇADOR E O PÁSSARO MÁGICO

Sinopse Em saudação ao mês da criança, 1ª temporada de teatro e música infantil. Participações especiais: Grupo Coral Infantil New Song e Grupo de Dança Infantil JC. Obra vencedora da 2ºEdição do festival de teatro do Cazenga. Não disponível

Peça baseada numa fábula tradicional

4

/ 1.000 Kz 914 29 30 01

1.000 Kz 923 719 163 / 926 110 431 1.000 Kz 934 297 613 / 927 410 306 2.000kz 912 961 771 / 923 852 865 1.5000 Kz 924 568 206


Brevemente (™: entradas novas) 23/Abr (sáb) 18h00

Estádio da Cidadela

™ No âmbito das comemorações do 9º Aniversário da Paz efectiva em Angola, e na perspectiva do mês consagrado à juventude, as Produtoras Associadas promovem “SHOW DA SAUDADE”, um espectáculo músico-cultural que envolverá artistas nacionais e internacionais que marcaram as décadas de 80 e 90. Eduardo Paim, Tropical Band, Irmãos Almeida, Jacinto Tchipa, Proletário, Mamborro, Livity, Tabanca Djaz, África Negra, Koffi Olomide e Kassav figuram o elenco. Dj Malvado, Dj João Lopes, Dj Kapiro e Dj Darcy vão agitar a plateia.

26/Abr (ter) 20h30 / 22h00

Nacional Cine-teatro (Chá de Caxinde)

"I BELIEVE" – RECITAL DE JACQUES-GREG BELOBO, um gigante da ópera que, acompanhado pelo pianista Simon Pierre Ndoyé, apresentará um repertório misto: temas de ópera, lieder alemães, melodias francesas e modern classic.

29/Abr (sex) 20h30

Nacional Cine-teatro (Chá de Caxinde)

™ Neste Dia Mundial da Dança, a peça "O HOMEM QUE CHORAVA SUMO DE TOMATES" – em estreia – inicia nova temporada da Companhia de Dança Contemporânea de Angola. Na sequência, será apresentada às sextas e sábados, às 20h30, e aos domingos, às 18h30, até 22/05. Teatro, dança e humor são artes que a CDC ANGOLA mostra nesta criação. 1 ZOOM TC 401

21/Mai (sáb) ??h00

Estádio dos Coqueiros

9 a 12/Jun ??h / ??h00

FILDA

™ 1º Festival "LUANDA BLUE FEST", promovido pela empresa angolana Refriango, com a participação de quatro músicos nacionais e um estrangeiro. O evento contará com o concurso dos músicos angolanos Puto Português, Cabo Snoop, Buraka Som Sistema (grupo residente em Portugal) e do Dj Malvado, tendo como artista estrangeiro convidado o rapper norte-americano Snoop Dogg. ™ Angola alberga a II MOSTRA DE JOVENS CRIADORES DA CPLP, sob o lema "Juventude, a forma inovadora da CPLP!" §nfoline: 925 13 51 65 (Victor Capolo)

Breves Prof. Souindoula no Canadá

O historiador angolano e vicepresidente do Comité Científico Internacional do projecto da UNESCO “A Rota do Escravo”, Simão Souindoula, participará, de 5 a 7 de Maio próximo, em Toronto (Canadá), num colóquio internacional sobre a África. Organizado pela Associação Canadiana de Estudos Africanos da Universidade de Nova Iorque, sob o

lema “África Aqui, África Ali”, o colóquio visa, principalmente, debater assuntos relacionados com o continente “Berço da Humanidade”. Saiba mais aqui: http://www.opais.net/pt/opais/?det=20 319&id=1787&mid=.

Zoom 1 sobre a antologia Contos do Mar sem Fim

Capa do livro

“Contos do Mar sem Fim” é o título da antologia de escritores de 3 países de Língua Oficial Portuguesa (Angola, Guiné-Bissau e Brasil) que, nesta quinta-feira, 14 de Abril é lançada no espaço Verde Caxinde, com a chancela da Livraria e Editora Chá de Caxinde. A representar Angola, figuram nela textos de Dario de Melo, Fragata de Morais, Luandino Vieira, Jorge Arrimar e João Melo. “O passado colonial nos legou o laço da língua, que liga Angola,Guiné-Bissau e Brasil sob um mesmo horizonte espiritual: além das estruturas gramaticais, a lusofonia carrega consigo uma visão particular do mundo, cuja expressão sentimental assume um carácter aparente de familiaridade. Neste Contos do Mar sem Fim, o contacto entre cada uma dessas sensibilidades consegue criar um interessante diálogo entre cada forma de expressão, construindo-se uma trama sutil de semelhanças e especificidades, familiaridade e estranheza. Os contos aqui reunidos apresentam uma visão de realidade distantes, que no entanto, sob o signo da lusofonia, aparecem como possíves, palpáveis e conhecidas, ligando-nos pela ascendência histórica e pela força literária. Este livro combina textos de diferentes épocas e diferentes contextos históricos, fazendo com que o leitor entreveja o jogo entre passado histórico e língua, identidade e literatura".  Chá de Caxinde

5


Zoom 2 sobre a Maka da próxima quarta-feira, na UEA 1 – Resumo da conferência Territórios quase paralelos, a América do Sul, a Colónia de Angola, o Reino do Kongo e as outras entidades históricas adjacentes forneceram centenas de milhares de escravos para esta região do Novo Mundo.

Desembarcados nas costas do Brasil meridional, ou no estuário de Rio de la Plata, estes cativos serão instalados nas antigas colónias espanholas que são, hoje,

Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Os “angola-congolenos” deixarão, aí, definitivamente, várias estacas da sua evolução histórica, das suas expressões linguísticas, antropológicas e artísticas. Assim, legarão, neste espaço ameríndiohispânico, entre outros factos civilizacionais, como terceira raiz, a particularização, de cunho bantu, do castelhano falado e escrito na região, os seus dinâmicos ritmos musicais e lascivas marcas coreográficas na milonga e no tango iniciais, na marinera e na zamacueca. “Los negros que vienen de Angola” provocarão, igualmente, numa irreversível

inculturação animista, a singularização do cristianismo aí praticado.

2 – Um livro relacionado com o tema Proceder-se-á, ao mesmo tempo, com a colaboração de Jesus Alberto Garcia, Chefe da Missão Diplomática da Republica Bolivariana de Venezuela em Angola, a apresentação de “CONOCIMIENTO DESDE ADENTRO. LOS AFROSUDAMERICANOS HABLAN DE SUS PUEBLOS Y SUS HISTORIAS”, livro que acaba de ser publicado em La Paz, e do qual o diplomata de Caracas é um dos coautores.

 Simão Souindoula

Frases d’Ases 

Info ACSS

n Aquele que procura o Céu na Terra certamente adormeceu na aula de geografia. (Joel Barker, escritor americano)

Conquistar, mais uma vez, o Troféu do Fair Play é o objectivo principal da equipa da Total.

o Um homem derrubado por um adversário pode levantar-se; um homem derrubado pela conformidade fica para sempre no chão. (Thomas Watson, fundador da IBM)

A Taça será… “la cerise sur le gâteau” !

p Pior do que você querer fazer e não poder é você poder fazer e não querer. (Gilclér Regina, filósofa brasileira)

Alzira Simões

Algumas pics – de Justino Jerónimo - do encerramento do Troféu ACSS 2010

Curiosidades Monstro do lago Ness

Escultura junto ao Museu do Nessie

O monstro do lago Ness, monstro de Loch Ness, ou também conhecido simplesmente por Nessie, é uma suposta criatura aquática que alegadamente foi vista no Loch Ness (Lago Ness), nas Terras Altas da Escócia. A sua existência, ou não, continua a suscitar debate entre os cépticos e os crentes, e é um dos mistérios da criptozoologia. O monstro de Loch Ness é descrito como uma espécie de serpente ou réptil marinho, semelhante ao plesiossauro, um sauropterígeo pré-histórico. Mas, no dia 29 de Maio de 2003, o governo da Escócia declarou que o monstro não existe e as ideias de que ele existe não passam de fruto da imaginação. ) Saiba mais sobre registos visuais, teorias e cultura popular, clicando no link abaixo (fonte desta matéria).

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Monstro_de_Loch_Ness

6


Galeri’Arte

É artista plástico, coleccionador ou amante das artes plásticas? Exponha aqui!

Ele é um dos muitos artistas angolanos que enriquecem o património cultural da Total E&P Angola. Está representado em várias colecções por esse mundo fora e é participante habituais do projecto Coopearte, magno evento anual que a nossa empresa apoia desde o seu lançamento, há 7 anos. Don Sebas Cassule é o seu nome e é o artista que escolhemos para expor nesta mini-galeria. Para conhecer melhor o artista e a sua obra, clique aqui: http://www.opais.net/pt/revista/?id=1631&det=2681&mid=

Chamar e atrair sempre o  amor. 

  Mulheres amáveis, fontes   de todas as virtudes 

  Mensageiras da paz e do  amor 

Seja bem‐vindo! 

 

  O agradável olhar da mulher amada

Fórum Mensagem de fã de Yola Araújo

Parceria cultural orientada

Yola Araújo, há muito que alegras os nossos momentos com músicas que ficam no ouvido, como Panca, Tarrachinha, Luanda e muitas outras. És simplesmente fenomenal, admiro-te hoje e sempre. Amo o teu sorriso, pois transmites alegria e espontaneidade. Não mudes nunca! Um beijo de uma fã.

Estamos ao lado de artistas que ajudam a consciencializar a sociedade para temas de relevância como a SIDA, encorajamos novas iniciativas.

y Michal Goren

NE: Directora da Fundação LR Arte e Cultura, que se dedica a apoiar projectos culturais e educativos, citada num press release sobre o apoio ao livro “Erros que matam”, da escritora angolana Sónia Gomes.

#Tanusa

~ Leitores que escreveram para o TC:

Aqui deixamos os nossos agradecimentos e cumprimentos a: Ana Clara Guerra Marques, Flávio Neto, Magui Belo, José de Almeida e Silva e Paula Silva

Ficha técnica Direcção: Coordenação: Editor: Fontes da edição: Colaboradores especiais:

Isabel de Carvalho (Isabel.de-carvalho@total.com) Ângelo Cambundo (angelo.cambundo@total.com) António Pinto (antonio.pinto@total.com) /// 222 67 23 79 ª914 398 976 Angop, Facebook, Jornal de Angola, Sapo Angola, TPA 2

Alice Cruz, George de Almeida, Jerónimo Belo, Lev’Arte, Guilherme Pedro, Selma Orient e Simão Souindoula Colaboraram neste número, Amélia Santana, Analtino Santos, Associação Kalu, Cássia Ayres, CDC para além dos indicados: Angola, Chá de Caxinde, Gerson Leitão, Martine Cerdan, Nzinga Pires e Rui Pinto _____________________________________________________________

Leia Desfrute Colabore

O TC também é seu. Envie informações! NOTA  1:  A  equipa  do  Tantã  Cultural  não  tem  qualquer  responsabilidade  pelas  actividades  externas  divulgadas  neste  boletim,  nem  por  qualquer  alteração que possa ocorrer a nível da sua realização.  NOTA 2: Os textos não assinados são da responsabilidade do editor.  _______________________________________________________________________________________________________________________

3 ▪ Antes de imprimir, pense no Ambiente. ▪ Avant d'imprimer, pensez à l'environnement. ▪ Before printing, consider the environment.

7


Tantã Cultural Nº 400