Page 1

²

N° 327 20Ago. / 26Ago. 2009 BOLETIM INTERNO - BULLETIN INTERNE – INTERNAL NEWSLETTER

Destaques

Aplausos > Expo de pintura naif (até 19/09, Universidade Lusíada)

> Festa dos 08 (22, Salão Champion)

> “Festa do Sarrabulho” (23, Centro Maxinde)

> Paulo Flores autografa “Ex Combatentes” (23, Belas Shopping)

> TORNEIO INTERNACIONAL ZÉ DU, EM HÓQUEI EM PATINS (24 a 28, Cidadela)

> Kafé Kultura totaliano

Óscar Ribas

(24, Auditório da TTA)

> Bantu Voices em concerto (27, Cine Nacional)

ƒ RReeccoonnhheecciim meennttoo Se vivesse, o etnólogo e escritor angolano Óscar Ribas teria completado cem anos de idade no passado dia 17. Em alusão à data, o Ministério da Cultura de Angola, durante vários dias, pôs o reconhecimento da obra e do homem na ordem do dia. Valeu!

“Que fique bem claro que a conquista do décimo campeonato africano de basquetebol não é obra do acaso, mas o resultado de um trabalho de casa bem feito, de muita persistência, organização, rigor, disciplina, privações e de um alto sentido de responsabilidade, por parte da equipa técnica e dos nossos atletas.”

y Gonçalves Muandumba (Ministro angolano da Juventude e Desportos, quando falava na primeira cerimónia oficial de recepção dos deca-campeões africanos de Basquetebol sénior masculino, no aeroporto de Luanda)

Registo: OOssDDiirreeiittoossddooHHoommeemm

Dikando

No dia 26 de Agosto de 1789, durante a Revolução Francesa, a Assembleia Constituinte aprova a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. O documento defende a propriedade privada, institui a igualdade jurídica e a liberdade pessoal, ou seja, os direitos naturais e sagrados do homem.

Š Blog “Arte Angola”

MUKANDANDO Impressões sobre os passeios ao mar

É

com bastante alegria que escrevo para, mais uma vez, elogiar o nível de organização na realização deste tipo de actividades. Falo pelos meus filhos, que deliravam de alegria, mesmo antes de avistar as baleias. Desta vez, vimos só duas, uma grande e outra pequenota, esta a ser protegida pela mamãe, ao longo de todo o tempo em que estiveram à vista. Este tipo de passeio dá a oportunidade de juntar muitas coisas: passeio em família, andar de barco com colegas e amigos e ver baleias, cuja existência na costa angolana é, para muitos, inacreditável; e, então, vê-las assim ao vivo é outra categoria!… Há um outro bom aspecto, que é a interculturalidade que estes passeios favorecem. Parabéns à COM e que descubra mais iniciativas destas.

# Mário Vasconcelos

EM FOCO

by Bernard Farret

Artes ao Vivo apresenta Ângelo Reis

Quem representa o Design? Quem representa a Escultura? Quem representa a Moda? Quem representa a Música? Quem representa a Arquitectura? Quem representa o Cinema? E muito, muito mais a explorar neste espaço: http://arteangola.blogspot.c om/

# Sónia DIKE TAMBÉM!

OO PPOOEETTAA DDOOSS PPÉÉSS DDEESSCCAALLÇÇOOSS Terça, 25, 20h30, Espaço Bahia

3ª Feira Internacional

Brasil-Angola em

DA MÚSICA E DA LEITURA

TERTÚLIA ABERTA A TODOS

24 a 30, Cefojor

22, Casa de Cultura A-B

3ª Ronda DD sábado, 29/08 AGRISUD Inscreva-se até quarta, 26


Cinema

Agenda Semanal

Cine Place

A decorrer:

(Belas Shopping)

3º Concurso “Literatura para Todos” (do MED do Brasil): Até ao dia 25 de Agosto, decorre a 3ª edição deste concurso literário, extensivo aos Palopeses, que premiará (R$10 mil) obras literárias voltadas para neoleitores, jovens, adultos e idosos iniciados na leitura e na escrita. Para o download do Regulamento do Concurso, clique aqui: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=680&Itemid= Entregar na Embaixada do Brasil (Av. Presidente Houari Bouedienne, 132, Miramar).

Centro Cultural Português Até 28 de Agosto, VI edição do projecto cultural «LUANDA CARTOON», numa iniciativa da agremiação Olindomar Estúdios. Exposição de BD, cartoons e outros atractivos. §nfoline: 923 504 498

VI Coopearte na forja Até 31 de Agosto, decorrem as inscrições para a sexta edição da COOPEARTE – cooperação pela Arte – evento que tem lugar na galeria Celamar, na Ilha de Luanda, e reúne artistas plásticos de todas as disciplinas e nações. Contactos: mc_costa2003@yahoo.com.br / 923 33 80 92 (Marcela)

Universidade Lusíada Uma exposição denominada “MUJER EMOCIONAL”, composta por 18 quadros de pintura em estilo naif, do artista plástico cubano Alexandro Meruelo Turino, está patente, até ao dia 19 de Setembro próximo.

“Concurso Caxinde do Conto Infantil” Até 30 de Setembro, prosseguem inscrições para este concurso, lançado em Maio, no âmbito dos 20 anos da Associação Chá de Caxinde. Prémio de 5000 USD, oferecido pela ESCOM. Extensivo a estrangeiros-residentes. Para receber o regulamento, contacte: chacaxinde@netcabo.co.ao.

Filmes em exibição

(21 a 27/08/2009) ● UP Altamente 3D, livre, animação ● Inimigos Públicos, 16 anos, drama /policial ● A Era do Gelo 3 (3 D), livre, animação ● G.I. Joe - A Origem de Cobra, 10 anos, aventura ● Red line: Velocidade sem Limite, 12 anos, acção ● Bella, livre, drama ● A Ressaca, 12 anos, comédia ● Bruno, 18 anos, drama ) Sublinhados = estreias

+ infos, no site: http://www.belasshopping.com/. §nfoline 222-67 84 70

Sinopse Inimigos Públicos (Michael Mann, EUA, 2008)

Banco Espírito Santo Angola (BESA) Até 22 de Outubro, o Banco BESA aceita trabalhos concorrentes à segunda edição do seu concurso de fotografia intitulado BESAfoto2009. O concurso é reservado a angolanos residentes em Angola e no estrangeiro. Regulamento: http://www.besa.ao/Download/REGULAMENTO_FINAL_FOTOS2009.pdf

Prémio Jardim do Livro Infantil, do INALD Até Fevereiro de 2010, este prémio literário, que é organizado pelo Instituto Nacional do Livro e do Disco e tem o patrocínio da Total E&P Angola, recebe originais de autores angolanos com ou sem obra publicada. Regulamento: Caixa postal 1248; rua Cirilo da Conceição Silva nº7, 2º andar, Luanda.

Quinta-feira, 20 de Agosto Efemérides: 1969 - Os quatro Beatles reúnem-se, pela última vez no estúdio, para finalizarem o álbum Abbey Road.

Sexta-feira, 21 de Agosto 20h00, Cine Karl Marx: LS & Republicano apresentam o 2° de dois SHOWS DE D’BLACK ao vivo. Participações: Anselmo Ralph, Heavy C e Kelly Silva. ‚à venda nos locais habituais §nfoline: 923 509 724 Efemérides: 1911 - O quadro Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, é roubado do Museu do Louvre, em Paris. A pintura seria recuperada dois anos depois.

Sábado, 22 de Agosto 10h00, Casa de Cultura Brasil-Angola (Rua Fernão Lopes, 67 A, no bairro Valódia): A Casa de Cultura Brasil-Angola e o Movimento de Arte Lev’ Arte Angola organizam um ENCONTRO DE ARTE E CULTURA entre Brasil e Angola.

)

O evento envolverá poesias, músicas, humor, informação e entretenimento relacionados com os países.

16h30, Salão Champion (Largo da LAC): Grande “FESTA DOS 08”, aberta aos jovens de todas as idades. Animação ao som dos DJ Cléssio e Nino. ) Bar aberto + grelhados + boi no espeto.

‚3000 Kz (Homem) / grátis (Mulher), à venda no Bazar da LAC

§nfoline: 923 438 536 / 923 541 056 / 923 010 377 Efemérides: 1762 - Ann Franklin é a primeira mulher a ocupar cargo de editora num jornal. Refira-se, a propósito, que, em Angola, Suzana Mendes é a primeira e, até agora, a única mulher a ocupar idêntico posto (no Jornal Angolense).

2

Ninguém conseguia deter John Dillinger (Johnny Deep) e sua gangue, pelo que o carismático ladrão de bancos, cujos assaltos relâmpagos fizeram dele o principal alvo do recém-formado FBI de J. Edgar Hoover e de seu agente número um, Melvin Purvis (Christian Bale) vivia o seu sonho americano. Nenhuma cadeia o segurava. O seu charme e as suas audaciosas fugas da prisão faziam com que quase todos o adorassem – desde a sua namorada Billie Frechette (Marion Cotillard), até ao público americano que não tinha nenhuma simpatia pelos bancos, os quais tinham mergulhado o país na depressão…

# Doc. Cine Place ______________________________ <<<<< do Leitor Opine aqui sobre os filmes em exibição no Cine Place. Seja um cinéfilo interactivo!


Teatro

Domingo, 23 de Agosto EFEMÉRIDE: Assinala-se, nesta data, o DIA INTERNACIONAL DA COMEMORAÇÃO DO TRÁFICO NEGREIRO E DA SUA ABOLIÇÃO. O Tantã saúda os esforços que o historiador angolano Simão Souindoula, Vice-Presidente do Comité Cientifico Internacional para o emblemático Projecto “Rota do Escravo”, vem desenvolvendo no sentido de se resgatar a memória desse hediondo “crime contra a humanidade” e de se abolirem conceitos e preconceitos anacrónicos atinentes à raça.

12h00 / 20h00, Centro Recreativo Maxinde (ex-Avenida Brasil, a seguir à Igreja Betel, no sentido Baixa /Nelito Soares, à frente das torres da Cidadela): O conjunto musical Os Kiezos e os cantores Calabeto e Tony Caetano abrilhantam a 6ª edição do projecto “FESTA DO SARRABULHO”, com grelhados, bar aberto e farra.

) A actividade tem frequência quinzenal.  4 000 Kz (damas) e 5 000 (cavalheiros) 14h00, Belas Shopping (loja RMS): O músico PAULO FLORES brinda os seus fãs com uma sessão de autógrafos associada à venda da trilogia “EX-COMBATENTES”, o seu mais recente trabalho discográfico. Efemérides: 1962 – Casamento do beatle John Lennon com Cynthia Powell.

Segunda-feira, 24 de Agosto 13h00 / 14h00, Auditório da Torre Total Angola: O VI Kafé Kultura terá um sabor totaliano: os nossos colegas músicos Jean-Michel GAULIER (canto) e Romain RICHEMOND (piano) protagonizarão um CONCERTO DE MÚSICA CLÁSSICA, em que interpretarão melodias clássicas europeias, da época do romantismo aos nossos dias. 17h00, Jardins do Cefojor (ao lado das rádios FM Estéreo e Escola): Abertura, sob o signo "Criar novos factos culturais", da terceira edição da FEIRA INTERNACIONAL DA MÚSICA E DA LEITURA, organizada pela Editora Arte Viva, Edições e Eventos Culturais, de Jomo Fortunato. ) O evento prolonga-se até 30 de Agosto, abrindo, diariamente, das 10h00 às 20 horas.

L

Serão realizados debates e palestras sobre temas de actualidade, concertos, representações teatrais, recitais de poesia e projecção de DVD.

18h / 19h00, Rádio LAC (95.5): Programa JAZZLAC, de Jerónimo

LAASP – ex-Liga ● Dia 21, sex., 19h00: Grupo UMA,  “NETO, PAI, AMIGO E CAMARADA”,  em homenagem a Agostinho Neto.    ‚ 1000 Kz  §nfoline: 923 333 586

● Dias 22 e 23, sáb./dom., 20h00:  Colectivo de Artes EDD, Cobra e  Talibam, leva à cena a peça  “GRAVIDADES E GRAVIDEZ”.    ● Dia 26, qua., 19h30: Grupo  Peniel , “CASAMENTO NA PANELA”.    ‚ 1000 Kz  §nfoline: 923 333 586

Auditório Njinga Mbande ● Dia 22, sáb., 20h00: Grupo teatral  Balumuka, “O ROMPIMENTO”, a história  dum casal com dificuldades.  ‚ 1000 Kz  §nfoline: 912 115932 

Centro Kilamba ● Dia 23, dom., 20h00: Grupo  Tetembwa, “O CANTO DOCE”.    

Vá ao teatro!

VIDEO-CLUBE

Belo, que propõe: A abrir, uma incursão pelas glórias do Montrey Jazz Festival: Louis Armstrong & All Stars, Miles Davis Quintet, Diana Kralle e Pat Metheny Trio. Na segunda parte: o poder do saxofone, com o saxofonista Charles Lloyd, para alguns temas do seu belíssimo CD “Rabo de Nube”. 1 ZOOM sobre o “Montrey Jazz Festival”. Efemérides: 79 - As cidades de Pompeia e Herculano são destruídas pela erupção do vulcão Vesúvio.

A Garota Ideal (Craig Gillespie, EUA, 2007)

Terça-feira, 25 de Agosto 20h30, Espaço Baía: O Artes ao Vivo apresenta Ângelo Reis – O POETA DOS PÉS DESCALÇOS – num casamento entre o Semba e a Poesia. Participações especiais: Kizua Gourgel, Paulo Matomina, Malu (voz feminina da Banda Maravilha), Constantino e Vladimiro Conga. Entrada livre. Efemérides: 1978 - Vaticano expõe pela primeira vez o Santo Sudário, mortalha que teria coberto o corpo de Jesus Cristo.

Quarta-feira, 26 de Agosto Efemérides: 1498 - A Pietà é encomendada a Michelangelo.

Quinta-feira, 27 de Agosto 20h00, Cine-Teatro Nacional (Chá de Caxinde): O grupo musical lírico BANTU VOICES apresenta o seu 1° CONCERTO DE MÚSICA LÍRICA, com a participação de estudantes angolanos de canto lírico em Cuba e de Marília Alberto e Cláudia Pedro. 1500 Kz, à venda no local e na Alliance Française §nfoline: 923 299700 Efemérides: 1859 - O primeiro poço de petróleo é perfurado nos EUA

3

Mesmo com um tema arriscado, não trata o espectador de maneira simplista, fugindo da decisão fácil de partir para a comédia idiota, que anda na moda, e evitando ao mesmo tempo outro lugar comum do cinema indie, um certo namoro com o grotesco, tentando vender o filme pelo esquisito, como faz boa parte da produção independente. Gillespie conduz A Garota Ideal de maneira diferente. Ele transforma a história nonsense num pequeno melodrama sobre um homem solitário e sabe trabalhar esse género com uma delicadeza raramente vista. Sem nunca ser pesado ou ter pretensões de profundidade, o filme de Gillespie, ao mesmo tempo dá credibilidade e camadas a sua história estranha, como nos deixa encantados por seu protagonista. Ryan Gosling é tão subtil na sua interpretação, que é difícil pensar num actor novo tão bom quanto ele, nos dias de hoje.

# Chico Fireman


Brevemente 22 a 10

-

Bamberg, Bavaria, Alemanha

24 a 28

?

Pavilhão anexo à Cidadela

28, 29 e 30

18h30

Atelier do artista (rua Matoso da Câmara, 12/14, Ingombota)

29

21h00

Elinga Teatro

Exposição de sete quadros do artista plástico angolano Hildebrando de Melo, numa mostra colectiva de arte contemporânea internacional. No evento, promovido pela Associação Alemã "Focus Europa", participam artistas plásticos da Itália, República Checa e Alemanha, entre outros. Oitava edição do “TORNEIO INTERNACIONAL ZÉ DU, EM HÓQUEI EM PATINS”, em saudação ao 67º aniversário do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, efeméride que se assinala a 28 de Agosto. Participantes: Angola, Sport Lisboa e Benfica (Portugal), Andes Talleres (Argentina), Juventude de Viana de Castelo (Portugal), Liceu de La Coruna e Réus (ambos da Espanha).

Artista plástico Paulo Amaral apresenta exposição “TINTANDO”, composta por 40 obras, em diferentes técnicas. Música ao vivo: Banda The Kings, Marito Guarnacho, Quinito Trindade, Virgílio Moura, Bigó e João Oliveira, entre outros. §nfoline: 923 637 123 NOITE DE REGGAE, num tributo ao fundador da comunidade rasta de Angola, JAH ISAAC. Música ao vivo, com Os Power, Os Difíceis, a Banda Contrastes, os Empty Head e o Trio Jah Live. Dança, com o grupo Joji Angola, Os Bismas de Benguela. Convidados especiais: Legalize, Sukumuna e Jeff Brown.

1500 Kz, à venda na Casa Rasta (junto ao mercado Beato Salu, no BO) §nfoline: 923 951155 (Rasta RASSASSA) 29 e 30

20h00

Cine-teatro Nacional

5 Setmbro

?

Canal BBC2

3ª, 4ª e 5ª semanas de Setembro

?

Cine Nacional

24 Setembro

21h00

Cine Atlântico

25 Setembro

20h00

Cine Atlântico

Mona Mwazanga apresenta duas sessões do 2° SHOW COMÉDIA “Rir até a boca sair do lugar”

1000 Kz, à venda nos locais habituais §nfoline: 925 62 44 28 O canal britânico BBC2 vai exibir o documentário “THE BEATLES ON RECORD”, centrado em conversas e situações dentro do estúdio. A narrativa traça o percurso dos FABFOUR de Liverpool, desde “Please, please me”, o seu primeiro trabalho, de 1963, até ao último – Abbey Road –, em 1969.

OITO anos depois, a Companhia de Dança Contemporânea de Angola (CDC) volta à ribalta, com a mesma determinação com que começou, para presentear o público de Luanda com 9 espectáculos.

§nfoline: http://cdcangola.com/ /// anagmarques@hotmail.com O grupo musical belga Vaya Con Dios é o convidado de honra que vai aquecer, no Cine Atlântico, o espectáculo de consagração do Festival da Canção de Luanda, da Rádio LAC, que cumprirá a sua 12ª edição, reunirá os vencedores das edições anteriores e homenageará a rumba angolana. Concerto do grupo belga “Vaya Com Dios”, liderado por Dani Klein, vocalista e alma do grupo. §nfoline: 927 753 727 / 22 444 899

Breves Poeta do Semba no País do Samba

UEA lança antologia de contos

O cantor Paulo Flores (foto) é uma das atracções do festival “Black to Black”, a decorrer de 28 a 30 de Agosto, no Rio de Janeiro. Na sua actuação, o autor de “Xê Povo” vai apresentar ao público as novidades do seu mais recente trabalho discográfico “Ex-Combatentes” e fazer uma incursão musical pelos seus dez discos já lançados no mercado.

A União dos Escritores Angolanos (UEA) coloca esta quinta-feira no mercado uma antologia de 17 contos de escritores nacionais. Na obra, constam contos de Arnaldo Santos, Pepetela, Manuel Rui, Dario de Melo, entre outros criadores angolanos que têm dado o seu contributo à literatura do país. A colectânea está também disponível no site da UEA: http://www.uea-angola.org/index.cfm.

Escritor angolano lança filme no FestLuso 2009 De 23 a 29 de Agosto, Teresina (cidade brasileira), será palco, pela segunda vez, do Festival de Teatro Lusófono – FestLuso. No evento, realizado pelo Grupo Harém de Teatro, participam grandes nomes do teatro de língua portuguesa, desde criadores, produtores, práticos a investigadores da área. São profissionais de Moçambique, de Angola, do Brasil, de Portugal e de Cabo Verde. Um deles é o autor e cineasta angolano Ondjaki (foto), que proferirá uma palestra sobre seu primeiro trabalho adaptado para o teatro: “O morto, os vivos e o peixe frito”.

Tantanzize-se e tantanzize-nos! O Tantã também é seu. 4


Zoom I – Sobre o Montrey Jazz Festival As glórias desse que é um dos mais importantes festivais de Jazz do mundo continuam a surgir em disco. No primeiro compasso do programa JazzLAC da próxima segunda, 24, Jerónimo Belo brinda os jazzófilos com intervenções, nesse magno evento, de Louis Armstrong & All Stars, Miles Davis Quintet, Diana Krall e Pat Metheny Trio, protagonizadas, respectivamente, em 1958, 1963, 1999 e 1998.

F undado em 1958, por Ralph Gleason e Jimmy Lyons, o Montrey Jazz é um dos maiores festivais americanos. Anualmente, em Setembro, os Californianos que amam o Jazz rumam até Montrey County Fairgrounds, para encherem o

enorme auditório ao ar livre que, desde sempre, abriga o evento. Para financiar a sua missão de “destacar o legado artístico e potenciar os objectivos educacionais”, o Festival fundou uma marca discográfica que edita as gravações dos momentos especiais ali ocorridos. Desse modo, os sons ouvidos em

Montrey saem da memória de alguns e ficam acessíveis ao mundo inteiro, nomeadamente aos ouvintes da LAC, que, às segundas-feiras, à hora morna do entardecer, ficam sintonizados com o Jazz.

# Jerónimo Belo

II – Sobre o Encontro de Arte e Cultura Brasil–Angola A Casa de Cultura Brasil-Angola e o Movimento de Arte Lev’ Arte Angola promoverão, no dia 22 de agosto, às 10h00, no pátio da Casa de Cultura Brasil-Angola, sita na Rua Fernão Lopes, 67 A, no bairro Valódia, um encontro de arte e cultura entre Brasil e Angola. O evento envolverá poesias, músicas, humor, informação e entretenimento relacionados com os países. O programa incluirá homenagens aos poetas brasileiros Augusto dos Anjos, Castro Alves, Vinicius de Moraes e Carlos Drumond de Andrade e aos poetas angolanos Agostiho Neto, Alda Lara e Kardo Bastilo. O tema da “Mesa Bicuda” (espaço para debates e diálogos) será a Bossa Nova, um dos géneros musicais brasileiros mais conhecidos no mundo, que completou 50 anos de existência no ano passado. A actividade é fruto da assinatura de um memorando de entendimento cultural entre a Casa de Cultra Brasil-Angola e o Movimento angolano de Arte Lev’Arte Angola. “A iniciativa além de contribuir para a difusão da cultura brasileira ente os jovens angolanos, contribuirá para o adensamento das relações culturais entre os dois países” salientou Tessa Pisconti Diretora da Casa de Cultura Brasil - Angola. Milton Fernandes, coordenador de eventos do Lev’Arte Angola, considera “louvável esse entendimento para a cooperação cultural, na medida em que marca o início de uma profícua parceria”.

Documentação dos Organizadores

II – Sobre a lista de vencedores da primeira edição dos “Prémios Monumental” Artes Plásticas

Mendes Ribeiro (pintor), Paulino Damião “Cinquenta” (Fotógrafo), Marcela Costa (tecelã e pintora) e Atelier Transumâncias, do pintor e escultor António Gonga (prémio revelação este ano reservado às artes plásticas)

Teatro

Colectivo Miragens Teatro

Dança

Ballet Nacional e Tony Amado

Literatura

Escritores Cremilda de Lima, Uanhenga Xitu e Manuel Rui

Música

Bonga, Massano Júnior e à parceria Filipe Mukenga e Filipe Zau

L Para saber mais sobre o Atelier Monumental e sobre as razões que presidiram à escolha dos galardoados, escreva a Emílio Casimiro noknogueira@hotmail.com.  

Frases d’Ases

X Factos não deixam de existir, porque são ignorados. # William Burroughs (1914-1997, romancista americano)

Y On ne naît pas femme: on le devient.

# Simone de Beauvoir

Z A música é uma força que cura. Tem a capacidade de transcender barreiras, vai directa ao coração, pode falar à profundidade do espírito, onde as palavras não são necessárias. É uma das formas mais poderosas de comunicação e expressão da beleza.

# Charles Lloyd

(1908-1986, filósofa, romancista e ensaísta francesa)

(1938, saxofonista e flautista americano)

X Arnaldo Santos / Y Xima Kiambe / Z Jerónimo Belo

5


Curio… Curioso Duas luas no céu! No dia 27 de Agosto, sexta-feira, à meia-noite e meia, olhe para o céu e admirará um espectáculo surpreendente: o planeta Marte será a estrela mais brilhante do firmamento e será tão grande quanto a Lua cheia, embora esteja a 55,75 milhões de quilómetros da Terra. Será, pois, como se o nosso planeta tivesse duas luas, acontecimento esse que só se reproduzirá em 2287, altura em que nenhum de nós estará por cá… Por isso, não perca!

ÚLTIMA HORA A notícia acima circula por e-mail e é manchete em muitos sites e blogs web, razão pela qual já a tínhamos fisgado. PORÉM, fonte digna de crédito garante ao Tantã que tudo não passa de uma peta. É, pois nisto, que reside a curio… curiosidade: há gente que quer mais do que um UM DE ABRIL por ano!

Galeri’Arte – 3 da Coopearte 2008 Coopearte 2008, extraímos as três Do catálogo da

obras hoje apresentadas. Na incerteza de termos identificado bem os seus autores pelas assinaturas, optámos por não os enunciar. Contacto da galeria Celamar: mc_costa2003@yahoo.com.br

Na próxima edição, volta a expor aqui o artista Paulo Amaral. É artista plástico, galerista ou coleccionador? Envie-nos a sua proposta!

Fórum Recordando “BEAUTIFUL ME”, de Gregory Maqoma O espectáculo foi simplesmente uma lufada de ar fresco. O resultado de uma reflexão sobre um tema que é intriseco a todos - a mudança, apresentado de uma forma revigorante sem esquecer as raizes. E o movimento, simplesmente estonteante, um saber e delicadeza em comunhão perfeita. # Cármen Carvalho

Xavarotti: um espaço que recomendo Foi em 1997 que, pela primeira vez, entrei no Xavarotti. Desde então, tenho-o como um ponto de referência, um lugar onde há sempre a certeza de ter boa música e um óptimo ambiente. É como ir visitar amigos: um lugar não muito grande, sem confusão, onde é possível falar e perceber que as pessoas à sua volta estão ali, em princípio pela mesma razão: a procura de qualidade. É isso que se precisa sempre incentivar em Luanda, lugares onde é possível ir, com a certeza de que sempre algo de bom se vai encontrar. E, para mim, o Xavarotti foi sempre uma confirmação.

# Ketty Tirzi _________________________________________________________________________________________________________________________

3▪

Antes de imprimir, pense no Ambiente. Avant d'imprimer, pensez à l'environnement. Before printing, consider the environment. _________________________________________________________________________________________________________________________

Ficha técnica Direcção e Coordenação: Editor: Assistente de edição: Colaboração especial: Fontes da edição: Colaboraram neste número, para além dos indicados:

Amélia Santana (amelia.santana@total.com) e Angélica Guarda (angelica.guarda@total.com) António Pinto (antonio-kituxi.pinto@total.com) Tel. 222 67 23 17 / 912 – 521 506 Leia. Nzinga Pires (Nzinga.Pires@total.com) Tel. 222 67 20 33 Desfrute. Jerónimo Belo (jazzbelo@googlemail.com) Colabore. Angop, Jornal de Angola, Rádio LAC, Rádio Escola, Wikipedia Dionísio Rocha, Lourença de Almeida, Miriam Lopes e Victor Martin _____________________________________________________________

O TC também é seu. Envie informações! 6


Tantã Cultural Nº 327  

Tantã Cultural Nº 327

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you