Issuu on Google+

N° 315 21Mai. / 27Mai. 2009

BOLETIM INTERNO - BULLETIN INTERNE – INTERNAL NEWSLETTER

Destaques/ AA LLAA UUNNEE

Homenagem/ Hommage

> “Vamos jantar com…” o Dr. Luís Bernardino (26, Chá de Caxinde)

> Lançamento do livro “Jogos africanos”, de Jaime Nogueira Pinto” (28, Chá de Caxinde)

> Expo “ETHNIC CHIC DESIGNS”, de Nha Luany (27, Sala Cultural Impala)

> Final da Liga dos Campeões (27, Roma+TV)

> Lev’Arte conquista Brasil

Pepetela

(Extra)

ƒ Canditato a mais um prémio O escritor angolano Artur Pestana "Pepetela" encontra-se entre os primeiros 50 finalistas do Prémio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa, com a obra “Predadores”. Em Setembro, serão conhecidas as 10 obras finalistas. O Tantã Cultural torce para que o nosso “Pepe” traga para Angola mais este cobiçado troféu literário.

O escritor Uanhenga Xitu foi, na passada sexta-feira, homenageado pela União dos Escritores Angolanos (UEA), de que é membro fundador. Ao ilustre contista angolano, celebrado autor dos “Discursos do Mestre Tamoda” aqui tiramos, também, o (nosso) chapéu.

Registo: Road show cultural *****

Simão Souindoula

No âmbito do Dia de África, o americanista Simão Souindoula, historiador angolano, cumpre um intenso périplo internacional, resgatando a memória do “holocausto” angolano.

Uanhenga Xitu

Dikando Š TOP TEN MUNDIAL DE VOCALISTAS

MUKANDANDO NOTRE PETIT MOT “Kafé Kultura” – iniciativa que veio para permanecer Lançado no dia 22 de Fevereiro de 2009, com um concerto do guitarrista Pierre Laniau, então em tournée por Angola, o “Kafé Kultura” prosseguiu, no dia 30 de Abril, com a apresentação do livro “Arte Rupestre em Angola”, pelo seu Autor, o professor universitário e investigador francês Manuel Gutierrez. Na terceira edição do KK, que terá lugar na próxima sexta-feira, dia 29, no local e horário habitual (Auditório da Torre Total Angola, entre as 13h30 e as 14h30), vamos ter a actuação do Coral das ACSS, que, sob a batuta de Bruno Pagnoux, está a registar um sucesso digno de se ver (e de se ouvir). A audição do “Requiem”, de Gabriel Fauré é a proposta deste novo “set” do “Kafé Kultura”, que, além da música, lhe dará a saboerar um aromático cafezinho de Angola (um chazinho, se preferir) e os tradicionais bolinhos secos. _____________________________________________________________________________________________

Na galeria SOSO-GLOBO

EM FOCO

KILUANJI kia Henda in "ESTÓRIAS E DILIGÊNCIAS"

No Museu de Antropologia

Música reggae

“Pastorícia”

REAL NOITE JAMAICANA

Expo da vida no SO angolano

Elinga Teatro

1. Freddie Mercury (Queen) 2. Kurt Cobain (Nirvana) 3. Eddie Vedder (Pearl Jam) 4. Jeff Buckley 5. Jim Morrison (Doors) 6. Robert Plant (Led Zeppelin) 7. Thom Yorke (Radiohead) 8. Matt Bellamy (Muse) 9. Axl Rose (Guns N' Roses) 10. John Lennon (Beatles)

# Revista Blitz (escolha dos leitores)

Š AOS JAZZÓFILOS “É imprescindível conhecer esta aventura musical.”

# Jerónimo Belo (Falando, no JazzLAC desta segunda-feira, sobre o CD "Red Earth", de Dee Dee Bridgewater)


Agenda Semanal

Cinema

A decorrer: Museu Nacional de Antropologia (Bairro dos Coqueiros): Até Novembro, exposição temporária “PASTORÍCIA” mostra as riquezas e os segredos dos pastores e criadores dos grupos etnolinguísticos Nyaneka Humbi, Helelo e Ovambo (comunidades do Sudoeste do país), que fazem da caça e da agricultura as principais vias de subsistência.

) O Museu Nacional de Antropologia é um destino a incluir, mais do que uma vez,

nas “Rondas

culturais” sabatinas da Total E&P Angola.

18h00 / 22h00, Galeria SOSO (Hotel Globo, R. Rainha Ginga): A exposição de foto e vídeo que Luanda aplaude de pé: "ESTÓRIAS E DILIGÊNCIAS", de Kiluanji kia Henda. A mostra, que fica patente até ao dia 19 de Junho, de terça a sábado, das 11h00 às 19h00, é assim definida pelo Artista: “Confronto entre o conhecimento histórico e o estado actual da sociedade”.

) É uma das expos que 30 Totalianos poderão visitar, no próximo sábado, dia 30, no âmbito da nossa “Ronda” pelas galerias de arte de Luanda.

Quinta-feira, 30 de Abril Efemérides: 1904 – Fundação da FIFA. / 1471 – Nasce Albrecht Dürer, pintor alemão (m. 1528).

Sexta-feira, 22 de Maio - Dia Internacional da Biodiversidade Efemérides: 1970 – Nasce Naomi Campbell, modelo e actriz inglesa. / 1924 – Nasce Charles Aznavour, cantor, actor e compositor. / 1907 – Nasce Hergé, criador da série de história em quadrinhos As Aventuras de Tintim. / 1907 – Nasce Sir Laurence Olivier, actor e realizador de cinema (m. 1989). / 1885 – Morre Victor Hugo, escritor francês. / 1859 – Nasce Sir Arthur Conan Doyle, médico e escritor (m. 1930). / 1813 – Nasce Richard Wagner, compositor (m. 1883).

Cine Place

(Belas Shopping)

Filmes em exibição

(22 a 28/05/2009) ● Uma Noite no Museu 2, livre, com/avent ● Homens do Sul, 12 anos, com/mus ● Gran Torino, 14 anos, drama ● Anjos e Demônios, 16 anos, suspense ● Namorada do meu melhor Amigo,10 anos, comédia ● Sexta-Feira 13, 18 anos, terror ● Anjos da Noite - A Revolta, 16 anos, acção ● Se eu fosse Você 2, 10 anos, comédia ● X-Men - A Origem Wolverine, 12 anos, acção

+ infos, no site: http://www.belasshopping.com/. §nfoline 222-67 84 70

Sinopse Anjos e Demónios (Ron Howard, 2009)

Sábado, 23 de Maio Efemérides: 2008 – Morre Roberto Freire, psiquiatra e escritor brasileiro, criador da somaterapia (n.1927). / 1969 - A banda The Who lança Tommy, a primeira ópera rock.

Domingo, 24 de Maio Efemérides: 1974 – Morre Duke Ellington, jazzista estadunidense (n. 1899). / 1945 – Nasce Priscilla Presley, actriz norte-americana. / 1543 – Morre Nicolau Copérnico, astrónomo polaco (n. 1473).

Segunda-feira, 25 de Maio Efemérides: 1977 - Estreia “Star Wars”, série criada por George Lucas. / 1963 - A Organização da Unidade Africana é formada em Adis Abeba, capital da Etiópia. / 1935 - Jesse Owens bate 5 recordes mundiais, num espaço de 45 minutos. / 1803 – Nasce Ralph Waldo Emerson, escritor, filósofo e poeta estadunidense (m. 1882).

Terça-feira, 26 de Maio 20h00, Esplanada Verde Caxinde: No âmbito dos festejos dos seus 20 anos, a Associação Chá de Caxinde homenageia o Dr. Luís Bernardino, na 1ª edição do programa “VAMOS JANTAR COM...”. Na ocasião, o ilustre clínico dissertará sobre “A saúde em Angola”.

‚ 2000 Kz (com direito a buffet). Efemérides: 1986 - A União Europeia adopta a bandeira europeia. / 1930 – Nasce Sivuca, músico brasileiro. (m. 2006). / 1926 – Nasce Miles Davis, compositor e trompetista estadunidense (m. 1991). / 1907 – Nasce John Wayne, actor americano (m. 1979).

Que aterradora descoberta terá feito o Vaticano para ter de pedir ajuda a Robert Langdon, o homem que descodificou o código mais controverso da História? Quando o perito descobre indícios do ressurgimento de uma antiga irmandade secreta conhecida como os Illuminati (a mais poderosa organização secreta da História), ele percebe que o maior inimigo dessa organização - a Igreja Católica pode estar em grande perigo. Langdon viaja para Roma, onde forma uma equipa com Vittoria Vetra, uma bela e enigmática cientista italiana, e os dois embarcam numa perigos aventura por criptas, catacumbas e catedrais desertas... Eles são a única esperança do Vaticano.

Quarta-feira, 27 de Maio - Dia Mundial das Comunicações Sociais 14 / 18h00, jardins do Prédio Impala (95.5): Nha Luany, de seu nome Henda Mendoza Traça, apresenta “ETHNIC CHIC DESIGNS” – exposição-venda de arte contemporânea.

§nfoline 922 778 864 ou 4388 (Brigitte) / 921 271 650 ou 4677 (Peggy). L O artista tem um atelier de vidro artístico (entre outras artes, técnicas), podendo ser contactado através do telemõvel 923665362 ou do e-mail nhaluany@gmail.com.

19h45, TV (a partir do Estádio Olímpico de Roma): BARCELONA X MANCHESTER UNITED disputam a final da Liga dos Campeões Europeus. Estarão em campo as duas melhores equipas do mundo e os dois melhores jogadores do mundo (Ronaldo e Messi). Qual dos gigantes levantará o cobiçado troféu?

Efemérides: 1972 – Nasce Ivete Sangalo, cantora brasileira. / 1877 – Nasce Isadora Duncan,

2

# Doc. Cine Place

Teatro LAASP (ex-Liga Africana) ● Dia 29, sex, 20h00: Grupo teatral Ndinga Mandombe apresenta “CRIAR FAZENDO”. ‚ 1000 Kz §nfoline 925 69 60 36 / 921 40 35 42

Vá ao teatro!


dançarina norte-americana, precursora da dança moderna (m. 1927). / 1703 - O Czar Pedro, o Grande, funda a cidade de São Petersburgo.

ESPECIAL O Dia de África

Quinta-feira, 28 de Maio 17h30, Espaço Verde Caxinde: Lançamento do livro "Jogos Africanos", de Jaime Nogueira Pinto. Com a chancela da editora lusa A Esfera dos Livros, a obra terá apresentação do General António dos Santos França “Ndalu”. ENTRADA LIVRE Efemérides: 2008 - O Nepal torna-se na mais nova república do mundo, colocando fim a 240 anos de monarquia. / 1977 - Joseph Ratzinger era Ordenado Bispo (Futuro Papa Bento XVI). / 1908 – Nasce Sir Ian Lancaster Fleming, escritor inglês, autor dos livros de James Bond, o agente 007 (m. 1964).

EXTRA! Brasil e Angola Unidos pela Arte Reduzir o Oceano Atlântico, que separa o Brasil de Angola, a um pequeno riacho e atravessá-lo de jangada. Esse é o objetivo de um grupo de estudantes da sétima série da Escola Estadual Carlos Alberto Galhiego, em Campinas, interior de São Paulo, no Brasil. Eles terão como jangada a Internet e como ferramentas a criatividade e a Arte. Tudo começou quando a professora Adriana Maria Paiola da Silva, que leciona Arte nesta Escola, conheceu e se identificou com os objetivos e a forma de atuação do Movimento Lev´Arte Angola. “A humanização através da Arte traz grandes benefícios para os jovens e adolescentes, que descobrem um mundo novo, ampliam seus horizontes e melhoram a autoestima. É exatamente o que precisamos em nossa escola”, declara a professora. Os contatos foram feitos com o coordenador do Lev´Arte Angola, Kardo Bestilo e a ótima receptividade foi essencial para a criação do Lev´Arte Brasil. “Fomos muito bem recebidos e aceitos, o que deixou todos os alunos com grande motivação e expectativas. Agora vamos fazer acontecer no Brasil”, comemora Adriana Silva. As atividades começarão oficialmente no dia 25 de maio, em homenagem ao Dia da África, quando serão lidos a mensagem de boas-vindas do Lev´Arte Angola, os poemas dos alunos, apresentação de dança entre outros eventos. Mesmo marcado para o dia 25 de maio, as atividades do Lev´Arte Brasil começaram no dia 15, com a visita dos alunos a exposição Verso e Reverso, do artista plástico Julio Villani. Para muitos alunos esta visita foi a primeira vez que entrarão em uma galeria de arte. “O início no Dia da África é muito significativo para todos nós. O Brasil possui muitas semelhanças com o povo africano. E também será nossa forma de homenagear o povo de Angola e de todo o continente africano”, explica a professora. Depois da abertura oficial, o Lev´Arte Brasil pretende criar eventos semelhantes ao do parceiro em Angola, como A tarde da Poesia e ainda, participar ativamente do blogue Fazemos Acontecer com noticias atualizadas do Brasil e executar projetos em conjunto, como lançamento de livro, transmissão em tempo real do eventos e tudo o mais que for possível. “A Arte é a grande unificadora desta iniciativa, que pretendemos que seja duradoura e traga bons frutos para os jovens de Campinas e Luanda”, finaliza Adriana Maria Paiola da Silva.

No dia 25 de Maio de 1963, há exactamente 46 anos, era criada, em Adis Abeba, a Organização de Unidade Africana, hoje União Africana, cuja Carta foi assinada pelos 32 Chefes de Estado e de Governo de países africanos já independentes. Os objectivos eram claros: independência, soberania e solidariedade incondicional com a causa da emancipação total dos territórios africanos então colonizados. Dada a importância dessa data para a dignidade do Continente Africano, o 25 de Maio foi instituído pela ONU, em 1972, Dia de África. O Dia de África é meta comemorada para lembrar o ponto de partida, o muito caminho percorrido e o que falta para chegar a uma África unida e forte, capaz de concretizar os sonhos de “liberdade, igualdade, justiça e dignidade”, dos seus fundadores. Por isto o Dia de África é um dia de festa e reflexão; em África e em todas as instituições internacionais onde os africanos têm agora um lugar e uma voz, por

mérito próprio.

# Jerónimo Belo

Decorre o 1º Concurso “Caxinde” do Conto Infantil Para receber o regulamento, escreva a chacaxinde@netcabo.co.ao.

VIDEO-CLUBE

José Carlos da Silva Campinas - Brasil Informações adicionais A Escola Estadual Carlos Alberto Galhiego, de Campinas, está situada no bairro Campo Grande, região Oeste e distante cerca de 20 quilometros do centro da cidade. Parte dos bairros da Região Oeste, principalmente os localizados na região do Campo Grande e do Itajaí, são conhecidos pela grande autonomia, uma vez que se situam afastados do centro. Nessa região existem famílias de renda média e baixa. Os bairros da Zona Oeste não possuem Centros Culturais, Teatros, Galerias ou Casa de Espetáculos.

Parabéns ao “nosso” Movimento Lev’Arte!

"Good Will Hunting" - uma obra amazing Aos amantes do cinema, o meu conselho: vejam esta obra... amazing. Facilmente encontram o filme. Em português, o título foi traduzido para “O Bom Rebelde”.

# Nuno Santos

Brevemente 29

?

?

30

08h00 / 17h00

Praça da Independência

Sugira, tb! O escritor, historiador e crítico de arte Adriano Mixinge apresenta “MADE IN ANGOLA: ARTE CONTEMPORÂNEA, ARTISTAS E DEBATES”, o seu mais recente livro editado pela “L’Harmatan”, com o apoio da Fundação Príncipe Claus. Trata-se de um livro de ensaios que, refere a nota da editora francesa, “pretende ser uma contribuição à história e à crítica de arte moderna e contemporânea, que se vem fazendo em Angola, mostrando como se insere no contexto africano e internacional”. Venda e sessão de autógrafos do álbum SÓ...(NÃO SOZINHO), de Megga - Ex Megga Fofo.

3


30

20h30

Cine Karl Marx

30

21h00

Elinga Teatro

30

23h00

Piscina Alvalade (Swin Bar)

30 e 31

8h/17h e 19h00

31

8h00 / 17h00

Praça da Independência e Estádio dos Coqueiros Parque da Independência

31

08h00 / 17h00

2

18h00

01

14h00

4e5

19h00

9, 10 e 11

19h30

12 13

20h00 ?

A LP produções apresenta “1º SHOW DE CALÓ PASCOAL”, que terá Grace Évora como convidado especial e em que participarão Karina Santos, Konde e o Grupo Tuneza. ‚5000 Kz (camarote) e 2000 Kz (plateia), à venda nos locais habituais. Grupo NARA (Núcleo dos Amigos do Reggae) organiza “NOITE DE REGGAE”, com feira de artesanato, quitutes, música ao vivo e DJ. Convidado especial: Legalize Participações: Contrastes, Bezizulo, Difíceis, Sam Jambela, Sukumula. DJ: Dili Pitó, Toy Selecta, Bob Smith, Country Man Suporte: Roots Vibration Sound System ‚1000 Kz; §nfoline: 923 33 74 62 (Ricardo Alves) “HI5 PARTY 2009”, em adeus às férias escolares. Animação pelos DJ H. Fashion e DJ Evan. §nfoline 924 231 144 – 923 209 523 ‚ à venda na Discoteca Valódia e Stromp. Sábado, entre as 8 e as 17 horas, Puto Prata lança, vende e autografa “PROCURA-SE”, o seu novo disco, em que o kuduro é ritmo-rei; no domingo, às 19h00 (a confirmar), o Estádio dos Coqueiros será palco do seu “SHOW DE KUDURO”, em que participarão Dama Fairy e Carliteira. Big Nelo, ex-SSP, lança, vende e autografa o seu segundo disco a solo, denominado "KARGA". Destaque para a inclusão do ritmo kuduro, que BN considera ser uma das grandes invenções, nos últimos tempos, a nível de estilos musicais, em Angola. Venda e sessão de autógrafos do álbum ASTROS DA MINHA VIDA, de Kristo – o intérprete de.Ngaxi. Total ACSS Choir presents « REQUIEM », by Gabriel Fauré (piano version). All proceeds will go to the Mama Muxima orphanage in Luanda. ‚ can be purchased at the door : 1000 Kz (adults) and 500 Kz (Children). Refresment will be provided. Concerto do Coral da Total-ACSS, cujas receitas reverterão a favor do orfanato « Mamã Muxima », em Luanda. §nfoline: 222- 443416

Praça da Independência E.S.C.O.L.A. (English School Community of Luanda Angola) Rua de Cambambe, 21-23 Bairro Patrice Lumumba LAASP

New Song apresenta SHOW DE GOSPEL, com Dodó Miranda, Os Magmas, Banda Pentescostal, jograis, grupos de dança, ... ‚: 100 Kz, com direito a T-Shirt. Companhia Dadaísmo apresentará a peça “O MALEFÍCIO”, uma história extraída do livro “Uma bóia na tormenta”, da autoria do escritor angolano Roderick Nehone. Jantares seguidos de concertos do cantor português Paulo Carvalho. Um dos temas incontornáveis é “Os meninos do Huambo”, de Rui Mingas e Manuel Rui Monteiro, com que Paulo arrebatou o primeiro disco de Ouro da sua carreira. “1º SHOW” de Lina Alexandre, que terá Hugo Massekela como convidado especial. Treinador Manuel José estreia-se no comando dos Palancas Negras num desafio frente à Guiné Conacry.

Auditório Pepetela (Instituto Camões) Casa 70

Cine Atlântico TV (e estádio do Algarve)

Breves Álvaro Macieira e Horst Poppe saúdam Dia de África

Cinema angolano em exibição na Cóte D'Ivoire

Uma amostra de pintura contemporânea, que reúne 21 dípticos produzidos pelo angolano Álvaro Macieira (foto) e pelo africanista alemão Horst Poppe, foi inaugurada domingo, 24, na cidade de Dorum, Norte da Alemanha, em saudação ao Dia de África (25 de Maio).

Angola participa na III quinzena do Cinema do Mundo, que se realiza em Abidjan, capital da Côte D’Ivoire, de 19 a 27 de Maio, sob o lema “Cinema: Factor de Paz, Coesão Social e de integração dos Povos”.

Frases d’Ases X Todas as viagens têm de acabar e nunca há o tempo que

Y Somos mais pais do nosso futuro do que filhos do nosso

ao tempo pedimos e que do tempo esperamos. Bénard da Costa

passado. Miguel de Unamuno

Zoom sobre o “FÓRUM ÁFRICA / SEMANA DE ÁFRICA 2009”, em S. Paulo (Brasil) A África tem uma relação umbilical com o Brasil, um dos mais africanos dos países não-africanos. Por isso, o Dia de África não poderia ali passar em branco. A um dos eventos, esteve ligado o historiador angolano Simão Souindoula.

Segue-se o resumo da sua conferência «África, sua história e os desafios actuais da sua evolução politica, económica e social», organizada, no dia 25 de Maio, pela Câmara Municipal de S. Paulo: “Continente da génese, a África registou, na Antiguidade, sobretudo na sua parte norte-oriental, um

4

relativo desenvolvimento histórico, que influenciou, em vários domínios, as civilizações mediterrâneas e médio-orientais. Apesar da notável evolução, posterior, proto-histórica, que permitiu a emergência de numerosas e sólidas formações políticas, a Afrikiya enfrentara, durante vários séculos, uma extraordinária punção de seus


recursos humanos pela conjugação, tríptica, de tratos e suportara todos os constrangimentos da ocupação colonial. Meio século após as primeiras independências, o continente niger, terra de imensas potencialidades humanas, naturais e económicas, deve enfrentar, herança da história

dos últimos séculos, particularmente pesada, vários desafios, estando os mais cruciais ligados à manutenção da paz, à prevenção de conflitos, à construção da União Africana, à luta contra a pobreza, às doenças, à promoção do género, à expansão das suas infra-estruturas, etc.

A passagem, a médio prazo, desses obstáculos constitui uma das condições da profética Renascença Africana.

# Simão SOUINDOULA (Vice-presidente do Comité Cientifico Internacional / Projecto da UNESCO «A Rota de Escravo»)

... e sobre os Premiados no 62º Festival de Cannes

CANNES, França (AFP) -

MELHOR ACTRIZ: Charlotte Gainsbourg, por "Anticristo" de Lars von Trier. MELHOR ACTOR: Christoph Waltz, por "Inglourious basterds" ("Bastardos inglórios"), de Quentin Tarantino. MELHOR DIRECÇÃO: "Kinatay" (Matança), de Brillante Mendoza. PRÉMIO DO JÚRI: "Fish tank", de Andrea Arnold e "Thirst" de Park Chan-wook.

Esta é a relação dos vencedores do 62º Festival de Cannes, cuja Palma de Ouro foi entregue, neste domingo, ao filme "A fita branca", do austríaco Michael Haneke. PALMA DE OURO: "Das weisse Band" ("A fita branca"), de Michael Haneke GRANDE PRÉMIO: "Un prophète" ("Um profeta"), de Jacques Audiard

MELHOR ROTEIRO: Feng Mei, por "Spring Fever" de Lou Ye. PALMA DE OURO DE CURTA-METRAGEM: "Arena" de João Salaviza CÂMERA DE OURO: "Samson and Delilah", de Warwick Thornton. PRÉMIO EXCEPCIONAL DO JÚRI: Alain Resnais, pelo conjunto da obra.

# Yahoo Brasil

Curio… Curioso Dia Nacional da Cachaça No Brasil, a 21 de Maio, celebra-se o Dia Nacional da Cachaça. A efeméride foi estabelecida por Itamar Franco, que foi 33º Presidente do Brasil, entre 2 de Outubro de 1992 e 1 de Janeiro de 1995. “A bebida, que hoje é sofisticada e aparece como o terceiro destilado mais consumido em todo o mundo (superado apenas pela vodca e pelo soju coreano), faz parte da História do Brasil, desde os anos 1500.” – lê-se no blog http://historysymbol.blogspot.com/, em que Vanessa Rodrigues escreve sobre história e símbolos.

& TC

Galeri’Arte – obras de Kiluanji kia Henda Kiluanji, nascido em Luanda há 30 anos, mostra, até ao dia 19, na galeria SOSOGlobo, por que razão a sua arte, em foto e vídeo, lhe grangeou o reconhecimento internacional. Ao lado, três fotos suas “ripadas” da Net. Tel.: 923348457

Escritos_rev.

Ngola Bar

À prova de bala

É artista plástico, galerista ou coleccionador? Envie-nos a sua proposta!

Fórum Posicionamento de escritor

Viragem musical aprovada

Eu sempre vivi com o povo, lutei por ele e esse mesmo povo foi a inspiração para as minhas obras. Foi também para ele que Escrevi.

Pensei que alguns fãs iam ficar desapontados comigo por ter fugido ao estilo a que os habituei, mas o disco teve uma boa receptividade do público.

# Uanhenga Xitu

y Totó (Comentando o Disco de Ouro que a Editora lusa MPO lhe atribuiu por

(Em declarações à Angop, após a homenagem que a União dos

5


Escritores Angolanos lhe rendeu, na passada sexta-feira)

“Batata Quente”, o seu segundo CD)

Efemérides especiais

Site útil: http://manual-de-instrucoes.com/

A 26 de Maio de 1907, nascia Marion Morrison, aliás, John Wayne, um ícone de filmes Western. Creio que John Wayne representa, para algumas gerações, o primeiro herói do cinema western. No mesmo dia, a 26 de Maio 1926, nascia outro ícone ou monstro, desta feita da musica Jazz, Miles Davis, compositor e executor do género "Kind of blue".

Perdeu o manual do seu aparelho? Olhe aí a solução! Um site com milhares de manuais. De máquinas fotográficas a máquinas de lavar louça, de GPS a aparelhos de TV, equipamentos de som, celulares e muito mais.

# Sérgio Piçarra

# Izequiel COSTA

_________________________________________________________________________________________________________________________

3▪

Antes de imprimir, pense no Ambiente. Avant d'imprimer, pensez à l'environnement. Before printing, consider the environment. _________________________________________________________________________________________________________________________

Ficha técnica Direcção e Coordenação: Editor: Assistente de edição:

Amélia Santana (amelia.santana@total.com) e Angélica Guarda (angelica.guarda@total.com) António Pinto (antonio-kituxi.pinto@total.com) Leia. Tel. 222 67 23 17 / 912 – 521 506 Nzinga Pires (Nzinga.Pires@total.com) Desfrute. Tel. 222 67 20 33 Jerónimo Belo (jazzbelo@googlemail.com) Colabore. Angop, Blitzz, Jornal de Angola, noticias.terra.com, Rádio LAC Carlos ferreira Lima, Jacques dos Santos, Joan Joffres e Leonel Borba

Colaboração especial: Fontes da edição: Colaboraram neste número, para além dos indicados: _____________________________________________________________

O TC também é seu. Envie informações!

6


Tantã Cultural Nº 315