Issuu on Google+

ano 10 · R$ 11,00

guardiã memória de Brasília

A da

Anna Christina Kubitschek Pereira, neta de JK.

Moda

Confira as tendências de Outono-Inverno.

Black Tie 108

As Bodas de Prata do vice-presidente da Globo foi noite de poderosos e muito glamour.


Gente MAI O 2012


Gente MAI O 2012


expediente

Carta ao leitor

DIRETOR EXECUTIVO Edson Crisóstomo crisostomo@planobrasilia.com.br DIRETORA DE PROJETOS ESPECIAIS Nubia Paula nubiapaula@planobrasilia.com.br

Gente

Editora Chefe Marlene Galeazzi marlenegaleazzi@gmail.com DESIGN GRÁFICO Zelito Rodrigues PROJETO GRÁFICO Líbio Matni CRIAÇÃO Paula Alvim FOTOGRAFIA Fábio Pinheiro EQUIPE DE REPORTAGEM Redação REVISÃO Lígia Dib Carneiro Colaboradores Graci Franco, Marcos Koenigkan, Fernanda Duarte, Oswaldo Rocha e Matheus Camelier IMPRESSÃO D´ ARTHY Editora e Gráfica Ltda. REDAÇÃO Comentários sobre o conteúdo editorial, sugestões e críticas às matérias redacao@planobrasilia.com.br AVISO AO LEITOR Acesse o site da editora Plano Brasília para conferir na íntegra o conteúdo de todas as revistas da editora www.planobrasilia.com.br PLANO BRASÍLIA EDITORA LTDA. SCLN 413 Bl. D Sl. 201 CEP: 70876-540, Brasília-DF Comercial: 61 3041.3313 - 3034.0011 Redação: 61 3202.1357 Administração: 61 3039.4003 revista@planobrasilia.com.br Brasília, 31 março de 2012 Não é permitida a reprodução parcial ou total das matérias sem a prévia autorização dos editores. A Plano Brasília Editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos assinados.

Caros leitores, Personagens de Brasília, capital dos brasileiros e cidade amada por todos nós, continua sendo a  prioridade da revista Plano Brasília Gente. Neste número, como nos anteriores, pessoas que nasceram, vivem e são destaque na capital ganham espaço. Tudo dentro do espírito da revista, que veio preencher uma lacuna no mercado editorial, até então mais preocupado com temas além nossas fronteiras. Assuntos que, para nós, apesar de não passarem despercebidos, ganham registros mais modestos. Somos a corte, e a revista para ela foi criada. Nesta cidade moderna, vivem e trabalham pessoas criativas, herdeiras ou não, que tocam a economia da cidade com a mesma facilidade com que circulam pelos salões festivos da capital. Casamentos, aniversários e lançamentos são comemorados em grande estilo e de um jeito muito brasiliense, muito especial. Eventos  importantes, de repercussão nacional, como a Feira do Livro, também mobilizam a cidade, com a participação dos moradores e de empresários. Com 52 anos de idade, a história da nova capital, uma saga de coragem e determinação que virou notícia no mundo inteiro, tem uma guardiã: Anna Christina Kubitschek Pereira, neta de Juscelino Kubitschek, esposa de Paulo Octávio, ex-vice-governador, filho de pioneiros e um dos maiores empresários da cidade. Presidente do Conselho do Memorial JK, ela é a personagem da capa e da grande matéria da revista. Fiel ao passado, mas com os olhos voltados para o futuro, ela entra na área da tecnologia, revoluciona a administração e cria facilidades para que as novas gerações entendam, exatamente, como tudo aconteceu em relação à criação de Brasília e à vida de seu avô, o presidente símbolo da democracia plena. Perfil, festas, moda, culinária e turismo, entre outros temas, nossos leitores vão encontrar aqui. E, como mais uma homenagem à nossa capital, mostramos a trajetória da professora pioneira Maria Teresa de Medeiros Falcão, que aqui chegou antes da inauguração. Aproveitem bem este lado colorido da vida. Tudo com as bênçãos de Deus, de Nossa Senhora  a proteção dos espíritos de luz. Boa leitura!


Gente MAI O 2012

flashes F O T O S

C ร‰ L I O

CO S TA ,

F l รก v io

S a n d o v al / D U O

F oto g r afia

E

A R Q U I VO

P E S S OA L

Ellen Rocha


Vanessa Guimar達es

Maria Tereza Falc達o e Alda Correa

flashes

Gian Pietro Poveglian e Piera Martellozzo

Juliane Moi, Jean Bergerot e Alessandra Fatureto

Jaqueline Vecki e Roberto Carril

Jaqueline Oliveira e Rosane Mokdisse

Celso Martins, Elvira e Cesar Barney

Gente MAI O 2012


Sheila Machado, Fernanda Farah, Karina Curi e Áurea Farah

Tereza Neves Laura Neves

flashes

Neusa França

Catarina Gamboa, Márcia Camelier e Valeria Denegri

Maria Pia e Hildegard Angel

Adriana Colela e Marcelo Chaves

Márcia Rodrigues, Patrícia Villela e Christina Praddo.

Gente MAI O 2012

Yara Curi

Luciana Nóbrega (esq.) e Tatiana Guerra


Gente MAI O 2012


PA U LO TONET E V ALE S C A

Bodas de

Prata

PA U L O T O N E T E VA L E S K A F otos d e O s w al d o Roc h a e M a r le n e Galea z z i

P

aulo Tonet Camargo, vice-presidente da Rede Globo, e sua charmosa Valeska foram os protagonistas de uma das mais elegantes festas realizadas no Lago Sul nestes últimos anos. Com convidados de Brasília, de outros estados e, especialmente, do Rio Grande do Sul, eles receberam em noite Black-tie para comemorar os 25 anos de uma feliz união. Mulheres lindas, com seus longos deslumbrantes, e homens poderosos circularam pelos salões repaginados por Valéria Leão Bittar. As incontáveis delícias do jantar, o champagne  Perrier Joüet geladíssimo, servido durante todo o tempo, a música da cantora Thais Uessugui e do  Grupo Bossa Nova completaram a beleza  requintada da noite.

A mãe de Valeska , Ayde Bedin Sperandio, entre suas irmãs Antonieta Bedin Nara e Aneris Bedin Viola, que vieram do Sul para a grande festa.

Paulo e Valeska Tonet Camargo com seus filhos, Caetano e Carmella

Isabel Flecha de Lima, Adrienne Jobim, Ministra Ellen Grace e Ministro Nelson Jobim.

Paulo Tonet e Nelson Sirotsky, o poderoso do grupo RBS.

Os convidados animados na agitada pista de dança.

Gente MAI O 2012

Joana e Palmira Drumond


O casal recebendo as bênçãos do padre Mirom, que também celebrou o casamento.

Amigos queridos do casal, Ada Correia, José Celso e Ana Maria Gontijo.

Valeska, elegante, com o modelo assinado por João Santaela Junior, ao lado do marido Paulo Tonet.

As glamourosas, Abadia Teixeira, Ana Maria Gontijo e Maristela Bastos.

A decoração foi um dos pontos altos da noite em Black tié.

Norma Naoun, Denise Zuba, Soraya Debs e Rosalia Peixoto.

Entre os presentes, Celso Kaufman, Gilberto Amaral e Flavio Cavalcante Junior

Candice, usando modelito indiano, com a sogra Teca Galvão.

Para o álbum pessoal: Valeska e suas parentes e amigas do Sul. Gente MAI O 2012


LA ร‡ O S M ATRI M ONIAI S

P O R

C A R O L

T R I ND A D E

F O T O S

Unidos pelo

amor

Carolina Trindade e Flรกvio Gaspar

Gente MAI O 2012


A noiva e o pai a caminho do altar.

P O R

N

M A R L E N E

Rita Trindade e a filha Carolina.

G A L E A ZZ I

um clima romântico em final da tarde, tendo como cenário a natureza, à beira de um pequeno lago, no ParkWay,  onde foi celebrada  a cerimônia religiosa,  Carolina Trindade e Flávio Gaspar selaram o amor que nasceu na época

da faculdade de Odontologia, onde ambos se formaram. Linda, usando um modelo assinado por Maria Virgínia, a noiva era só alegria, e Flávio não continha a emoção do momento. Depois

Os noivos com os familiares dele, o irmão, Marcelo Gaspar, a mãe e o pai, Sueli e General Ilídio, e a irmã, Cristiane.

Num cenário mágico os noivos realizaram um sonho de amor.

Ilda Ferreira com pai Antonio de Paula, pai de carol, o casal, Rita Trindade, mãe da noiva, e seu marido Armando Pires

Os tios do noivo, Antonieta e Alcides Bella Cruz e, entre eles, Flavio e Carolina

A noiva e seu esplendoroso vestido assinado por Maria Virginia.

Gente MAI O 2012


LA Ç O S M ATRI M ONIAI S

das bençãos do pastor Joseir Garrido, aconteceu a grande festa que se estendeu até a madrugada. Perfeita, impecável nos mínimos detalhes, reuniu familiares e amigos dos noivos que também vieram de vários estados. No dia seguinte, o jovem casal seguiu para a lua de

André Maltos, Maria Cristina Pires e os recémcasados.

mel em Cancun. Carolina é filha dos odontólogos Antônio de Pádua e Rita Trindade. O noivo, por sua vez, é filho do general Elídio Gaspar, comandante da 4 a Região Militar em Minas Gerais, e de Sueli.

Luana e Andréa Melo, com Carolina, Flávio e Emília Vasconcelos.

O belíssimo céu Brasiliense e o cenário estupendo abrilhantaram mais ainda a cerimônia de casamento.

Damas e Pajens

Cantora Rosemary, os noivos Flavio Gaspar e Carolina Trindade, e Ana Loureiro.

O casal com os padrinhos, Vanja Ribeiro e Frederico Trindade.

O feliz casal com o hair stylist Rafael Ramaldes.

Gente MAI O 2012

Os noivos Carolina e Flávio entre os padrinhos, Lilian Trindade e Daniel Trindade.


Gente JANEIRO Gente MAI2012 O 2012


Alda Bressan com a amiga Simone Goulart em noite festiva na cantina da Massa

COLUNA DA

M ARLENE G ALEA Z Z I O

brasiliense Fernando Hugo Pinheiro, graduado pela UnB, e que deixou recentemente a vice-presidência do Yahoo! na America Latina, acaba de assumir a vice presidência executiva da Louise Blouin Media, e traz para o Brasil o portal de Arte, cultura e estilo BlouinArtinfo. Radicado em Miami, onde vive com a esposa Irany e os filhos Fernando e Daniela, o jovem e bem sucedido executivo, estará, a partir de agora, no eixo New York, Miami, Brasília, São Paulo e Rio divulgando o site, contratando e comercializando. Segundo ele, a Artinfo é a plataforma de ressonância da arte, cultura e estilo brasileiros para o mundo.

S

andra e Rodrigo Falcão Jordão Ramos estão esperando o primeiro filho para julho. O bebê chegará com muita responsabilidade, pois terá o nome do pai, do avô, do bisavô, sendo seu tataravô o saudoso general Rodrigo Otávio Jordão Ramos, que exerceu importante papel na consolidação da democracia brasileira. Com isso, o bebê completará a quinta geração do tradicional nome. Do lado da avó materna, Jussara Falcão, que também aqui nasceu antes da inauguração da capital, o pequeno terá como bisavó a professora pioneira Maria Teresa Falcão.

Romanticamente, Marcelo França e Silvana Monte Rosa em mais um de suas viagens internacionais.

Gente MAI O 2012

A

cirurgiã dentista Maria Luiza Paiva, a Malu, já retomou as atividades depois de um longo tratamento médico. Recuperada fisicamente, ela tem muito presente o dia em que perdeu sua grande e inesquecível amiga Margareth Naoum, vítima fatal de um acidente em Las Vegas. Maria Luiza estava com ela, no carro acidentado.


Lúcia Carrara, que retorna ao Rio de janeiro, ergue um brinde para Márcia Mathias, que acaba de chegar acompanhando o marido, Almirante Mathias, novo comandante do 7 º Distrito Naval.

Luiz e Georgia de Luca, perfeitos anfitriões do Lago Sul. Eles dão lição na arte do bem receber.

O empresário Roberto Curi e sua Iara nos preparativos finais do casamento da neta Iarinha com Felipe Matias, que vai acontecer em Nova Iorque. Iara, a grande dama de Brasília, sem dúvida, será a mulher mais elegante da festa.

O

empresário Geraldo Vasconcelos tem muito o que comemorar. Sua empresa em Miami, ligada ao ramo imobiliário, vai indo muito. São muitos brasilienses adquirindo imóveis naquela cidade. Segundo Geraldo, o que atrai são os preços, bem abaixo dos de Brasília

P V

ela primeira vez, uma mulher assume a gerência de uma sucursal em Brasília do Banrisul, o quinto banco mais importante do Brasil. Sorea Araujo chegou de Porto Alegre para comandar a agência brasiliense.

ânia Serra lançou seu livro de crônicas e contos Disco de Dois Lados, em concorrida noite de autógrafos no Carpe Diem do Brasília Shopping. Com fortes raízes em Brasília, onde se formou em Direito e ingressou no serviço exterior brasileiro, atualmente Vânia divide seu tempo entre a Alemanha e o Brasil. Ela também é autora de dois livros de poesias e do livro de prosa Cheiro de Café, este em edição bilingue.

G

loria e Miguel Cardell chegaram de Madri, onde passaram vinte dias. Foram visitar os netos Gabriela e Andres e a filha, a atriz Clarice Cardell, radicada na Espanha há muitos anos, onde mantém a Companhia teatral La Casa Incierta, ao lado do marido, o renomado diretor de teatro Carlos Laredo.

R

osário Tessier, feliz da vida com mais um prêmio Veja dado a sua Trattoria, prepara viagem para a Itália. Na companhia da Mulher Aida e dos bambinos vai matar saudades da terra e dos parentes.

Com a marca do glamour e um estilo muito especial, Maria José Santana é sempre destaque na corte brasiliense.

Gente MAI O 2012


A G ENDA B S B

CHAMPANHERIA

LE ROUGE

C

om uma vasta carta de champanhes de diversas nacionalidades e cavas, que é o espumante espanhol, a champanheria Le Rouge foi apresentada à sociedade em noite de

muito estilo. A nova casa, com uma belíssima decoração, é um ambiente diferenciado, voltado para o público que aprecia o bom gosto e a sofisticação e é o resultado de uma parceria do Brasil 21 com a Top Wines Importadora. A ideia de criar o espaço foi atrair o público que frequenta o complexo diariamente, em especial os três Gustavo Santos, Felipe Matos, Fabiano Cunha e Carlos Eduardo França

hotéis, que recebem diversas pessoas do mundo inteiro.

Novo restaurante Crédito: Sérgio Alberto

C Os sócios, Daniel Araújo, Sérgio Araújo e Cristiane Castro com os franqueadores do Grupo Couvert, Fernando Torres, diretor presidente, e Maurício Carvalho, diretor administrativo-financeiro. Gente MAI O 2012

ristiane Castro e os irmãos Daniel e Sérgio Araújo apresentaram o mais novo restaurante da cidade: o Couvert. Durante almoço, em que foram servidos alguns pratos do menu, os jornalistas puderam conhecer a casa e conversar com os sócios, que vieram direto de Recife para a ocasião. O Couvert segue linha francesa contemporânea mesclada com ingredientes tipicamente brasileiros. O restaurante funciona ao lado do Mercado 153, no Terraço Shopping, também dos três empresários.

Chef geral das franquias do Grupo Couvert, Alberto Liberato

Chef das casas em Brasília, Carlos Manoel Silva, e o subchef, Francisco Rodrigues.


Sociedade na passarela

I

racema Torres abriu as portas de sua bela casa do Lago Sul pra receber as sócias do Clube Internacional, na ocasião, mulheres da sociedade subiram à passarela para mostrar as tendências da moda outono-inverno 2012. Havia todas as grifes da Maison da anfitriã. O happy hour foi um momento de extrema elegância.

Modelo da casa

Tâmara Almeida

Crédito: Sérgio Alberto

Natalia Mesquita

Crédito: Sérgio Alberto

Modelo da casa

Eliane Pimentel

Jane Godoy

Gente MAI O 2012


A G ENDA B S B

ALMOÇO PARA O

J

BARÃO

osé Antônio Itapary, mais conhecido como Barão de Itapary, que passa longa temporada no Rio de Janeiro, por ocasião de seu aniversário, recebeu carinhosa homenagem dos amigos de Brasília. Foi um almoço na tradicional Casa de Cultura Julieta Serpa, ao qual também compareceram amigos cariocas. Sempre ao lado de sua querida baronesa Lucinha, ele não escondeu a emoção do momento. Principalmente na hora em que recebeu uma placa em que, entre outras coisas, se lia: “Nós não viemos aqui apenas

José Antonio Itapary e Lucia

para cumprimentá-lo, mas para dizer que o amamos no amor de Jesus”. O grupo,

constituído de 27 pessoas que viajaram até o Rio de Janeiro, foi organizado por Palmerinda Donato.

Lucia Itapary, embaixadora do Panamá, Gabriela Garcia e Auxiliadora Itapary

Lilibeth Nobre e Auxiliadora Itapary

Jacira Abrantes, Serra Azul, Raimunda e José Antônio Itapary

Luiz Carlos Ballok, Sr. de Serpa, Serra Azul, Luiz Coimbra, Alex Rangel, José Antonio Itapary Cosete Gebrim, Clotilde Chaparro, Lucia Itapary, Wanzenir Edler e Aparecida Chaparro Spischel

Cupcake feito pela nora Lilibeth Nobre para presentear cada convidado

Gente MAI O 2012

Auxiliadora Itapary, Clotilde Chaparro, Aparecida Chaparro Spischel e Lilibeth Nobre


niver de

Odaisa

F O T O S

E

N E I D I NH A

Fabíola Rodrigues com a mãe Odaísa

C AVA L C A N T E

ste ano, o restaurante escolhido para comemo-

Laís do Amaral, Odaísa e Jane Carol

rar o aniversário de Odaísa Rodrigues foi o La Tambouille, no ParkShopping. Foi lá que as amigas da aniversariante se reuniram para festejá-la

durante prestigiado almoço.Em torno de 40 mulheres do primeiro time da sociedade compareceram à alegre tarde que teminou com direito a bolo, velinhas e tradicional parabéns. Muito feliz, Odaísa, das pessoas mais queridas da cidade, agradeceu a presença de todas com as quais já marcou enconstro para o próximo ano.

A

festa de bodas de Gabriella Bueno e Leonardo Ibiapina teve a marca da elegância, luxo e o bom gosto, característica da família dos noivos. Realizada no Espaço Patú Anú do ParkWay, um lugar privilegiado, cercado por um belo jardim tropical e decorado com lustres de cristal, muitas flores, velas e candelabros, reuniu 350 convidados, que ficaram encantados com a cerimônia e a recepção regada a champanhe francês. A noiva, que estava belíssima usando um modelo de Maria Virgínia, é filha de Cláudio Gonçalves de Oliveira e Edna Laurinda Bueno de Oliveira, e Leonardo, por sua vez de José Portela Ibiapina e de  Maria Helena Guimarães Ibiapina. Depois da festa, o casal embarcou para uma romântica lua de mel entre França e Itália.

Véu e Grinalda

Créditos fotos Lincoln iff

Gabriela Buena com o seu lindo vestido de noiva

José Portela, Maria helena Ibigina e os filhos Leonardo e Tarcila Créditos fotos Lincoln iff

Créditos fotos Lincoln iff

Aniversariante entre Lenir Fonseca e Grácia Cantanhede

Os noivos e seus familiares Gente MAI O 2012


C APA

No

COMANDO , com pulso FIRME

Gente MAI O 2012


Paulo Octávio e Anna Christina na companhia dos filhos, André e Felipe, subindo a rampa do Planalto.

P O R : M A R L E N E G A L E A ZZ I F O T O S : A C E RV O P E S S O A L

R

odeada por documentos, reportagens, fotos e documentários que, a cada mo-

O então presidente Lula entregando a Felipe Octavio, bisneto de JK, uma placa homenagem ao saudoso presidente

mento, revelam mais detalhes da saga que foi a construção da nova capital e a história de um dos políticos mais importante da América Latina, Anna Christina  Kubitschek Pereira se transfor-

mou  na guardiã da memória de Brasília. Presidente reeleita do Memorial JK, ela não tem apenas consciência do papel que ocupa, mas, nestes doze anos, também vem provando que herdou a determinação e a coragem do presidente Juscelino Kubitschek, o amado avô que ela viu pela última vez quando tinha apenas 10 anos de idade. Considerando o trabalho que faz como uma espécie de missão que Deus lhe deu, e ao qual foi levada pelas mãos de sua mãe, a saudosa ex-vice-governadora Márcia Kubitschek, ela se declara uma pessoa que não tem vaidade pelo cargo que ocupa e nem

Anna Christina, no auditório do Memorial JK, na companhia do embaixador Flecha de Lima e da embaixatriz Lúcia.

sede de poder. “Quero apenas fazer o meu trabalho bem feito, resgatar todo o acervo, colocar o Memorial na era da modernidade, usando de toda a tecnologia possível para que a história de JK e de Brasília não se percam no tempo. Ele tem que gerar interesse nas novas gerações.” diz ela.

Gente MAI O 2012


C APA

Anna e Paulo Octávio com o Diretor, Global Denis Carvalho.

Com os olhos sempre voltados para o futuro Neta de JK entregando a Ordem do Mérito Empreendedor Juscelino Kubistchek a Raul Cortez.

e, no coração, sentimentos ligados ao passado de Brasília, o mais belo e importante capítulo da história de sua família, Anna Christina não perde tempo. Deixa para amanhã só o que não pode ser feito hoje. Tudo tem que ser rápido, em ritmo acelerado, bem no estilo que marcou o governo JK. Nem que para isso ela tenha que bater o pé, impor sua opinião e quebrar certas normas pré-estabelecidas. Como foi o caso do elevador que não estava no projeto original do Memorial criado por Oscar Niemayer. “Não fazia sentido. Eu via a dificuldade de certas pessoas ao subirem a escada e também via muitas delas desistirem de visitar a parte de cima do monumento por questão de locomoção”, conta Anna Christina que, depois de muitas conversas com o arquiteto, conseguiu o que queria. Quando decidiu inaugurar o auditório, disse que o faria no dia 21 de abril. Com prazo curto, até o marido, o empresário Paulo Octávio Pereira, do ramo de construção civil, duvidou. O mesmo aconteceu com a belíssima iluminação externa que deu uma nova visão ao monumento. “Se me comprometo a fazer, vou, faço e mostro”, afirma ela, guerreira determinada. Quem visita o Memorial pode constatar o que ela tem feito. Os pioneiros ou moradores mais antigos de Brasília, notam e aplaudem as mudanças. Os turistas ficam encantados com o que vêm, e os jovens conseguem entender com mais facilidade a história da capital. Para ela, as crianças, formadoras de opinião no futuro, merecem atenção especial. Num convênio com o GDF, Anna Christina criou o Projeto

Se me comprometo fazer, vou, faço e mostro” Gente MAI O 2012

Anna Christina recebendo Condoleezza Rice, quando era a poderosa Secretária de Estado Americano, em sua visita à Brasília.


Sempre presente e participativa nas comemorações em torno do aniversário de Brasília.

Gente MAI O 2012


C APA

Tudo na vida é missão de Deus. Se for vontade Dele, tenho que obedecer.” Museu Escola. Por intermédio dele, centenas de alunos por lá passam com o objetivo de aprender a história de Brasília e também a do Brasil. No centenário de nascimento do presidente Juscelino Kubitschek, foi lançado, em cerimônia do memorial JK, um livro infantil sobre a vida do fundador de Brasília. Os pequenos adoraram e muito apreenderam sobre a vida de cidade em que nasceram ou vivem. Carioca de nascimento, batizada na igreja católica em Portugal, país onde seu avô estava exilado, Anna Christina virou evangélica. “Converti-me quando estudava nos Estados Unidos, por influência de uma colega. Foi tudo muito rápido”. Ela frequenta a Igreja Pentecostal Nova Aliança no Guará I, “Igreja pequena, mas de muitas orações”. Mãe amorosa de Felipe e André, companheira de todos os momentos do marido Paulo Otávio, Anna Cristina, formada em Publici-

Anna Christina chegando ao Memorial JK na companhia de Laura Bush.

dade e Propaganda, é figura obrigatória nos eventos mais importantes da cidade. E ela faz questão de estar presente sempre que o tempo permite. Espírito solidário, preocupada com o futuro das pessoas, principalmen-

A presidente do Conselho do Memorial rodeada pelas crianças que participam de projetos educativos.

te com as que com ela trabalham, fez uma fantástica parceria com o CETEB para que os funcionários do Memorial que não tinham o segundo grau voltassem às aulas. “Depois de concluírem, vão fazer faculdade”, diz ela, cheia de orgulho. Quando perguntada sobre a possibilidade de ela entrar na política, sem hesitar, responde. “Tudo na vida é missão de Deus. Se for vontade Dele, tenho que obedecer.” E quanto aos filhos, os únicos homens da família Kubitschek? “Não posso responder por eles, mas  acho que o André é que tem esta tendência”.

Gente MAI O 2012


Gente MAI O 2012


B RA S ILIEN S E DE S U C E S S O

E

Raquel Pacini,

Uma mulher especial

Gente MAI O 2012

m Brasília ou em Paris, onde costuma passar as férias em seu agradável apartamento à beira do rio Sena, as opiniões são unânimes: Raquel Pacini não é apenas uma linda mulher, mas também um ícone de elegância e glamour. Dona de um estilo próprio e de personalidade marcante ela é uma executiva exemplar e administradora do Hospital Pacini, uma empresa familiar. Com suas ideias e muita criatividade, tem conseguido revolucionar o conceito de uma casa de saúde. A ordem dada por ela é que os pacientes se sintam em casa. Na sala de recuperação, eles ganham café da manhã junto a um cartão com estimas de sucesso, assinado por ela, e muitos mimos que vão de óculos para a recuperação a camisetas, todos personalizados. Mesmo sem ter cursado faculdade de administração, ela dá aulas sobre o assunto quando é consultada. Ensinamentos esses que aprendeu pela necessidade que a vida lhe impôs. Uma história que começou quando ainda era muito jovem e se casou com o namorado de adolescência, Leopoldo Pacini, na época médico recém-formado, decidiu fazer especialização em oftalmologia na França. Com ele, ainda em lua de mel, seguiu para Paris. Longe das mordomias familiares, ela teve que cuidar dos afazeres domésticos e dar o suporte de que o marido precisava. A inteligência, aliada ao feeling nato, lhes abriram as portas para a profissão que hoje exerce. Mãe de Mário e Thiago, oftalmologistas como o pai, e de Natália, tão bela quanto ela, Raquel, quando assunto é mulher elegante, sempre está incluída entre as primeiras do ranking da corte brasiliense. Suas aparições nas festas não são tão comuns, mas quando aparece, causa frisson. Sempre está na moda, mas só usando o que realmente lhe agrade e combina com seu estilo. Entre suas grifes prediletas estão Valentino, Dior, Dolce & Gabbana e Cavalli. ”Mas não dispenso as camisas de Anne Fotaine, para trabalhar. São lindas e próprias para mulher executiva moderna” disse ela, referindo-se à famosa estilista brasileira que mora em Paris. Esposa companheira de todos os momentos e mãe amorosa, considera a família a coisa mais importante de sua vida. “Cuido de todos eles e inclusive da minha casa, adoro fazer isto”, comenta. Apaixonada por arte, tem quadros e esculturas espalhados pela bela mansão do Lago, no apartamento parisiense e no hospital. Mulher internacional, mas apaixonada por Brasília, onde vive há muitos anos, Raquel Pacini, sempre que pode, viaja ”De preferência na companhia do marido e dos filhos. É muito bom. A gente se diverte e aprende muito”, afirma a administradora que, como poucas, sabe dividir com sabedoria o tempo entre trabalho, vida social e lazer.


Ela pioneira comanda uma empresa

Saulo Campos na companhia Patrícia Viçosa

Q

uem encontra Patrícia Viçosa nos eventos sociais da cidade, sempre bela, charmosa e de bom humor, não tem ideia do quanto é puxado o dia desta executiva. Independentemente da hora em que vai dormir, ela acorda bem cedo para comandar a equipe de centenas de profissionais que tocam uma das mais tradicionais e famosas empresas pioneiras da cidade: A pastelaria Viçosa. Com mãos de ferro e palavras doces, ela está à frente do negócio que seu pai, Sebastião Gomes da Silva, mais conhecido como “Tião Padeiro”, fundou na época em que a capital ainda estava mergulhada na poeira vermelha, e a Rodoviária era o principal ponto de encontro dos que Estamos comprometidos com as causas sociais, ecológicas e com o  treinamento de equipes aqui aportavam à  procura de sonhos e dias melhores. Brasiliense de nascimento e de coração, até a adolescência, estudou na cidade e, nas horas vagas, costumava frequentar, na companhia da mãe Ivanilde, a pastelaria e sempre com o olhar atento ia se interando de como o negócio funcionava. Depois foi morar e estudar nos Estados Unidos. Foram anos distantes, com rápidas vindas a Brasília,  mas com o pensamento sempre ligado nos negócios da família. Formada em Administração de Empresas e pósgraduada em Marketing pela FGC, hoje ela administra a empresa pioneira que tem lugar cativo na história da nova capital. Um verdadeiro império do pastel, ao qual foram acrescidas pizzas variadas, e o qual, direta ou indiretamente, gera a em torno de 500 empregos. “Além de mantermos a mesma qualidade do pastel, criado por meu pai, e que hoje é vendido em todo o Distrito Federal, nós também estamos comprometidos com as causas sociais, ecológicas e com o  treinamento de equipes”, diz a executiva, mãe de Oliver, que mora em Miami onde tem empresa no ramo imobiliário, e Saulo Campos, que já está trabalhando com ela, dando novas ideias e continuidade à empresa criada pelo avô.

Gente MAI O 2012


B RA S ILIEN S E DE S U C E S S O

Gente MAI O 2012


& Um mundo de

decoraçãoe antiguidade

E

la nasceu em Tiradentes, Minas Gerais, e, desde os 16 anos, já trabalhava com antiguidade e decoração. Uma paixão herdada de sua família que há muitas décadas se dedica a este setor. A primeira loja de Maria Barbosa foi na sua terra natal, depois vieram muitas outras no Rio de Janeiro. Resultado do sucesso da profissional competente, dinâmica e de muito bom gosto que, entre seus clientes já pode acrescentar famosos, como a apresentadora Xuxa. Com duas lojas na cidade: uma no Gilberto Salomão e outra no Polo de Artesanato, ao lado da escola Fazendária, nelas põe em prática a experiência de 30 anos de sua família. Quando o assunto é decoração e aluguel de objetos para festa, tudo lá pode ser encontrado. Entre os principais trabalhos de suas lojas estão: móveis rústicos, estátuas, fontes e peças em granito, ferro e madeiras. Com um leque muito grande de atividades, Maria comanda uma equipe que também realiza e executa projetos de decoração de fazendas e jardins. Beleza e criatividade que estão ao alcance de todos.

Gente JANEIRO Gente MAI2012 O 2012


M E M Ó RIA S

A

ÚSICA que nos

M

úsica, divina música, que torna a vida mais bela, que eleva alma e transforma em sinfonia certos momentos inesquecíveis. São as lembranças que, como joias raras, preservamos no lugar mais seguro do coração. Intocáveis, elas afloram junto com notas musicais e letras que nos reportam a um certo lugar do passado e a momentos que nos fizeram sentir mais perto do céu e das estrelas. É o instante, em forma de canção, eternizado na vida daqueles que se uniram pelo amor, conforme revelam alguns personagens da sociedade brasiliense.

Sara Lustosa Gustavo Henrique Arruda La Vie en Rose por Édith Piaf

A bonita psicóloga Sara Lustosa e o jovem empresário Gustavo Henrique Arruda estão casados há 13 anos. Conheceram-se na adolescência, frequentavam os mesmos lugares e as mesmas rodas de amizade. Eram apenas amigos quando Sara foi morar durante um ano e meio em Paris com sua família e depois seguiu para a Carolina do Norte para um intercâmbio. Quando voltou, reencontrou Gustavo, começaram a namorar, casaram e da união nasceu Arthur Henrique. Como Sara é completamente apaixonada por Paris, transmitiu para o marido a mesma paixão. Sempre que podem, os dois viajam para lá e Sara revive a mesma sensação que teve quando foi pela primeira vez, em 1994. E é por isso que a música mais marcante para os dois é La Vie en Rose, interpretada pela insuperável Édith Piaf. Ouviram pela primeira vez numa noite romântica, na belíssima capital francesa, durante um jantar a dois num lugar à beira do rio Sena.

Gente MAI O 2012

niu


FÁTIMA FREITAS REGINALDO DE CASTRO What a Difference a Day Made por Dinah Washington

What a Difference a Day Made, cantada  por Dinah Washington, tranformou-se na música de Fátima e Reginaldo de Castro. O encontro dos dois aconteceu exatamente no dia em que, juntos, ouviram a canção que passou a ter um grande seginificado na vida dos dois. Exatamente como diz a letra “...Oh, Que Diferença um dia faz. Há um arco-íris diante de mim . E você é a diferença”.  Desde que casaram, há muitos anos, sempre que eles ouvem a música, no Brasil ou no exterior, para onde viajam seguidamente, eles não escondem a emoção e renovam as declarações do amor que um sente pelo outro.

Gracia Getúlio Cantanhede All my longing dos Beatles

Era uma vez dois jovens sonhadores. Ele, vindo de Manaus, ela, de Minas. Uma história que se confunde com a de muitos casais que habitam Brasília. Aqui se conheceram em 1972 e o gosto pelos livros, pela música e pela arte os aproximou, e o namoro durou quatro anos. Ambos advogados, cheios de entusiasmo, costumavam sair do trabalho e ir ao cinema, uma das suas paixões. A música também unia o casal nas fitas tocadas no carro. Beatlemaníacos assumidos, casaram-se em 1976, ao som de All my longing. Mas, todas as múicas dos Beatles fazem parte da história de Gracia e Getúlio Cantanhede. Ainda hoje, gostam de ouvir os álbuns do conjunto, e, ao som de Across Tehe Universe, Yesterday, And I Love her e Let it Be, costumam dançar em casa, como antigamente, certos de que vida é uma música e os corações, intrumentos de amor eterno.

Gente MAI O 2012


M E M Ó RIA S

MÁRCIA GEORGE ZARDO Como é Grande o Meu Amor Por Você por Roberto Carlos

Se para eles não existe a música que marque um determinado momento, tem uma que é o retrato fiel do que um sente pelo outro. Por isso, Márcia e George Zardo quando ouvem Como é Grande o Meu Amor Por Você, interpretado por Roberto Carlos, têm  a sensação de que ela foi feita  exatamente para eles. Eleita como a canção dos dois, eles colecionam várias de suas versões e  várias interpretações. Mas a preferida é a cantada pelo Rei, pela emoção que ela transmite e pela força do sentimento que tem. Exatamente como o amor que os une.

Iara Virgílio Castro Love is a many Splendored Thing por The Four Aces

Iara e Virgínio Castro têm um carinho especial pela belíssima música Love is a many Splendored Thing, que foi tema do filme Suplício de uma Saudade. Eles a escutaram pela primeira vez, quando foram assistir ao filme, campeão de bilheteria, no Rio de Janeiro, na época em que namoravam. Jovens e apaixonados, sempre comentam com os amigos que a música tocou seus corações. Passados 48 anos, os dois, que continuam apaixonados como na época da adolescência, já adquiriram várias interpretações da música, que chamam de “ nossa canção inesquecível”, e, sempre que podem, a escutam durante os incontáveis momentos românticos que fazem questão de cultivar.

GLÁUCIA BEN ESTEVES The Way you Look tonight por Frank Sinatra

A música que marcou o primeiro encontro de Gláucia Benevides  e Esteves Colnago  foi The Way you Look tonight, interpretada por Frank Sinatra. Eles estavam no badalado restaurante Leopoldo’s, em São Paulo, na companhia de uma grande amiga, Silvana Curió. Após o jantar, os dois foram para o espaço  dancing e lá Esteves pediu para que  essa música fosse  executada e fez dele as palavras doces e lindas da  letra. Para Gláucia, aquele momento mágico e muito romântico, que selou um grande amor, foi inesquecível. O casal, quando o assunto é música, também costuma mencionar New York, New York . Para eles, a famosa canção tem iluminado as inúmeras viagens  que costumam fazer àquela cidade  que acalentou os  sonhos iniciais de união das duas grandes famílias. Gente MAI O 2012


Ana Maria Valadão Sevan Naves The closer I get you de Roberta Flack

Foi em uma festa que a fotógrafa Ana Maria Valadão conheceu o marido, o geólogo e empresário do setor energético, construtor de hidrelétricas, Sevan Naves. O início da conversa foi exatamente sobre a música que embalava os convidados do evento. The closer I get you de Roberta Flack. O encontro foi tão marcante que a canção virou tema do romance que já dura 27 anos. Eles são casados há 13 e são pais de Sevana. “Todas as vezes que escuto esta música lembro do dia que nos conhecemos”, diz Ana que adora descansar com a família em seu rancho, localizado no interior do estado de Goiás. Além de fotografar, ela tem paixões por orquídeas. É ela quem cuida pessoalmente do orquidário, seu hobby, que anteriormente era a fotografia, e agora virou profissão. Ela é, atualmente, umas das profissionais mais requisitadas na arte de fotografar bebês”.

ENEVIDES ES COLNAGO

Mônica João cruz

New York, New York de Frank Sinatra

Para os engenheiros Mônica e João Cruz todas as músicas cantadas por Frank Sinatra têm um significado especial. Isso porque em 1980, os dois, recém-casados , assistiram ao show do imortal cantor no Maracanã. Até hoje eles lembram da emoção que sentiram naquele momento, principalmente quando escutaram New York, New York, que é a sua canção preferida. Mônica, que também é formada em piano, sempre viveu cercada por música, influência de sua mãe, a saudosa médica pioneira Helena Cortopassi Salles. Esse amor pela música Mônica também passou para as três filhas Cristina, Patrícia e Danielle. O casal de engeheiros, que reside em uma belíssima casa no Lago Sul, frequentemente recebe os amigos em torno de alegres serestas, comandadas por Leila Chagas e seu conjunto.

Gente MAI O 2012


od

el

o

ve

st

ec

al

ça

pr et

ac

om

ca

m

isa

de

se

da

co

m

ap

lic

õe

sd

er en

da

nu

de

.

IN

M

M od el o ve st

o

oi

es

g

co

in

da

gg

pa

, le

m

al

ta

lR oy

da

zu

se

sa

de

am

isa

ch

am

de

ec

ta

st

ue

ve

m

ou

óg

ec

ol

id

ec

id

ur o

ia

co

sa

de

m

Av anzzo

aq

el

ej

od

NO

ro

ec

ol

óg

i co

em

al

ha

,t

-s

i co

O

hi

rt

T

M

sic

ab

ra

nc

ae

le

o

U

Gente MAI O 2012

de

se

O

E S TILO / M ODA da

.


O

N

R

E

M

od

el

o

ve

st

ev

es

tid

o

lo

ng

o

de se da ,c om fe n da ee st am pa

I NV

Gente MAI O 2012

de

an

im

al

pr

in

t

M od el

o

ve

st

es

ai

al

on

ga

de

pa

o

m

st o

da

tid

se

es

de

ev

isa

ve

ca

el

ĂŞe

od

et

M

es

o

m

rt

ta

cu

pa

tu

.

ue

da

rq sa co m

es

ta

m

pa

de

an

im

al

pr

in

t.

or tig a


PIN G PON G

A bareMinerals está chegando ao Brasil

P o r fe r n a n da d ua rte b log d a f e r n a n d a d u a rt e . com

fotos d i v ul g a ç ã o

Essa é a primeira marca a lançar cosméticos minerais, que levam essa demoninação por terem menos compostos sintéticos e alergênicos, como fragrâncias, óleos e corantes, que agridem a pele. A norte-americana bareMinerals desembarcará no Brasil ainda neste primeiro semestre! A responsável por estar trazendo essa e outras grandes marcas aos poucos para o País é a gigante Sephora, que está expandindo seus negócios por aqui! A seguir, alguns produtos da linha de maquiagem, cuidado com a pele e pincéis.

Batom

Prime para olhos

Pó solto

loção de limpeza facial purificante

Gente MAI O 2012

Pincel kabuki

Pó com pincel

Pó bronzeador

Tratamento para área dos olhos

Gloss

creme firmador para o pescoço


Gente FEVEREIRO Gente MAI O2012 2012


G ENTE Q U E F A Z NOT Í C IA

Mérito candango Danielle Moreira, presidente da Associação Comercial do DF, continua colecionando homenagens. Brasiliense de nascimento, filha de pioneiros, primeira mulher a assumir o comando da importante associação, foi condecorada com a medalha de Mérito de Cidadão Candango 2012. A premiação, organizada pela administração de Brasília, visa valorizar os cidadãos que contribuem com o desenvolvimento social, cultural e econômico da cidade. O evento foi realizado no Parque Sarah Kubitschek. “É muito gratificante ter o reconhecimento pelo trabalho realizado. Quando se trata do trabalho que desempenhamos por uma Brasília melhor, é uma gratificação ainda mais especial”, disse Danielle.

Noite de

autógrafos José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o popular Boni, da Globo, em noite de autógrafos na Saraiva MegaStore do Pátio Brasil Shopping, lançou seu livro biografia. Foi um sucesso com a presença recorde de pessoas que queriam ver de perto o homem que inventou a televisão brasileira tal qual a conhecemos hoje. O livro conta a história de um menino nascido no interior de São Paulo que se apaixona pelo rádio, inicia aí a carreira precocemente, migra para a publicidade, e o caminho natural da comunicação o leva a trabalhar na televisão, quando ainda era uma atividade experimental e desafiadora no País.

Segura essa Taffarel O ex-goleiro Taffarel é um homem privilegiado. Segurou todas as bolas e ajudou o Brasil a ser tetracampeão de futebol. Casou-se com Andrea de Angelis, uma bela mulher, e tem uma filha que é uma espécie de princesa dos tempos modernos. Menininha do papai, Catherine Taffarel arrasa por onde passa. Linda, causa frisson e nem o pai consegue segurar o sucesso da moça. Apaixonada pela família, pai, mãe e os dois irmãos, Cathi, como é chamada, por enquanto não pensa em carreira internacional e só pensa em continuar morando em Porto Alegre. O que não a impede de fazer viagens internacionais, principalmente à Turquia, onde o pai trabalha no Galatasaray, exercendo a função de preparador de goleiros. De passagem por Brasília, em festa no Lago Sul, ela foi o alvo de atenções, arrancou suspiros e foi a estrela da noite.

Gente MAI O 2012


Sob o signo do sucesso Camila Nunes surpreendeu a família e os amigos quando decidiu ser empresária do ramo de produtos de beleza. Sem experiência no setor, mas com garra e determinação, a bela,em pouco tempo, se tornou das maiores empresárias do ramo na capital do País. Em apenas quatro anos, ela inaugurou a 5a loja da Contém 1G Make Up, marca que trouxe para Brasília. Contando sempre com o apoio do marido, o empresário Nelson do Valle Araujo, ela quer mais e já planeja para este ano novos pontos, sempre em Shoppings. Católica praticante, feliz com o que faz, mãe de família exemplar, ela tem a fórmula do sucesso: "Fé em Deus e Nossa Senhora, muito trabalho e pensamento positivo".

Estilo especial Novos Sabores O chef Marco Espinoza, do restaurante Taypá, não para de criar. Ele acaba de acrescentar 22 novas criações ao cardápio. Frutos do mar ganharam ainda mais destaque, assim como o cordeiro, que aparece em dois novos pratos. Algumas receitas apresentam elementos encontrados na gastronomia brasileira, como a rapadura, que adoça um molho. Mas, nas combinações, em sua maioria, prevalecem os ingredientes utilizados pelas cozinhas Nikkei e Novoandina. O Taypá foi escolhido, em fevereiro de 2011, o melhor restaurante peruano no Brasil pelo Governo do Peru, e de melhor Cozinha Contemporânea e Restaurante Revelação pela edição 2011 da revista Comer & Beber da Veja.

A ministra Ellen Gracie, desde que se aposentou no STF, mudou de endereço. Trocou Brasília pelo Rio de Janeiro, onde pode ser vista fazendo longas caminhadas pela praia. Nos anos em que viveu na capital, fez muitas amizades e frequentou a sociedade local. Por isso, sempre que recebe convites para eventos importantes, ela desembarca por aqui. Como fez nas Bodas de Prata do casal Paulo e Valesca Tonet, em noite black & tie. Elegante como sempre, ela inovou no modelito. Substituiu o tradicional longo para este tipo de ocasião, por um traje típico do Paquistão. Uma espécie de tûnica, conhecida como Kurta, sobre uma calça-pijama. Muito cumprimentada e festejada, eram só gentilezas e sorriso. Ao ser perguntada se existia um novo amor em sua vida, disse que está aproveitando bem o tempo livre, mas também ocupada com eventos e novos projetos.

Gente MAI O 2012


Maria Teresa, Clovis e a filha Jussara no ano da inauguração de Brasília.

M IN H A V IDA

Teresa no dia do casamento com Clovis Falcão em João Pessoa, 1957

Uma história

pioneira Teresa e Clóvis com os filhos, Jussara e Adauto, em 1969

Visita da Rainha Elizabeth em 1968 ao Jardim de Infância SQS 308 Gente MAI O 2012


O hotel onde Teresa morou no Núcleo Bandeirantes

P o r : F otos :

M

G r aci

Teresa no Jardim de Infância da SQS 308

F r a n co

A r qui v o

pessoal

aria Teresa de Medeiros Falcão foi a primeira diretora e professora de Jardim de Infância de Brasília. Até se aposentar dedicou-se de corpo e alma à educação pré-escolar. Uma história que começou A professora com Victor, o neto mais novo em junho de 1957, quando deixou a Paraíba e aportou por aqui, três dias depois de seu casamento com o advogado Clóvis Falcão, que veio trabalhar na Novacap, junto ao escritório da firma Saturnino Brito, responsável pela construção da Barragem do Torto. No início, o casal ficou hospedado no pequeno hotel Jurema, no Núcleo Bandeirante e, em seguida, foi residir na Fazenda do Torto. Jovem, bonita, acostumada com todo o conforto em João Pessoa, Teresa viu-se, de repente, morando em um pequeno quarto, onde só cabiam a cama e as malas. Essa situação, porém, não interferiu no seu entusiasmo e na sua fé por começar um futuro promissor ao lado do marido. Depois de 4 meses, foi morar numa casa de madeira, nas imediações da barragem, e foi nessa casa que ficou grávida de sua  filha, Jussara, a terceira criança nascida no primeiro hospital de Brasília, o Juscelino Kubitscheck, em 1958. No final do ano, passaram por uma nova mudança e a família se instalou em uma das 500 primeiras casas construídas na capital, na Avenida W3. E foi nessa época que Teresa foi convidada para organizar, dirigir e ser a única professora do primeiro Jardim da Infância da futura capital, que foi erguido em um acampamento instalado junto às obras do Congresso. Apesar da grande distância de sua casa, Teresa se animou com o novo trabalho. E assim, lá ia a  professorinha, engolindo poeira, ora de caminhão ou jipe, ora de carro e até de basculante, para a escolinha onde dava aula aos 45 alunos. Em 12 de setembro de 1959, o Presidente Juscelino inaugurou o primeiro Jardim de Infância oficial da cidade, chamado 21 de Abril, na W3 Sul, e, mais uma vez, Teresa foi convidada para a direção, acumulando, nos Teresa e Clovis Falcão com a filha Jussara primeiros anos, a função de professora, ao lado de outras colegas. Depois de um belo trabalho lá realizado, em 1968 ela passou a dirigir o Jardim da Infância da 308 Sul “com o mesmo ideal, entusiasmo e espírito de luta”,  diz ela. Este Jardim, pela sua beleza arquitetônica e que contava com a ajuda de pais de alunos e do Banco do Brasil, passou a ser uma referência, tendo recebido várias visitas ilustres. A mais importante delas e que causou sensação na época foi a da Rainha Elizabeth da Inglaterra, no dia 7 de novembro de 1968. Ao lado de Maria Helena Gomide, na época primeira dama de Brasília, Teresa teve a honra de recepcionar a Rainha. Como ela Em evento internacional Ivonete Silva e Teresa mesma relata “foi uma das minhas maiores emoções”. A partir desse episódio, o Jardim da 308, sempre foi muito bem cuidado e passou a ser atração turística da cidade. A pioneira, agora viúva, mantém até hoje amizade com professoras e alunos de várias gerações que passaram pelo seus jardins. E ela faz questão de destacar que sua tarefa só foi possível com a ajuda das equipes que com ela trabalharam, seguindo os mesmos ideais e objetivos, em prol da educação pré-escolar do DF. Hoje ela se diz realizada e feliz com tudo o que conseguiu na vida “quando aqui cheguei, vislumbrei só cerrado e poeira. Aí fui vendo os prédios crescerem, dando forma aos proTeresa com a ex-primeira dama jetos de Niemeyer e fui me apegando, cada vez mais, a esta extraordinária cidade, onde nasceram Maria Letícia Lula da Silva meus filhos, Jussara e Adauto, e meus 4 netos e duas netas”. Gente MAI O 2012


C U LT U RA / M U S I C A

Cor

Gente MAI O 2012


P

P O R GR A C I   F R A N C O

ara o cantor pernambucano Josemir Barbosa, radicado em Brasília há mais de 20 anos, “seresta é um estado de espírito”. E, a partir dessa convicção, ele pautou sua vida profissional procurando manter viva essa modalidade, que vem embalando muitas gerações. Com sua bela e possante voz, seu jeito simples e seu doce olhar, Josemir se tornou um ícone entre os seresteiros, tendo já cantado para presidentes, entre eles JK, para príncipes, políticos e plateias, que sempre se emocionam com seu romantismo. Ainda criança, começou a cantar em Garanhuns, sua terra natal. Aprendeu sozinho a tocar o violão que ganhou do seu pai, partiu para Recife, cantou em programas de auditório, bares, festas, e integrou um trio. Nos anos 60, foi para o Rio de Janeiro e lá, através de uma amiga vedete, chegou ao Barman Clubs, que era frequentado pela alta roda carioca. Passou a se apresentar na casa, época em que conheceu Ataulfo Alves, com quem sempre manteve amizade. Conforme seu estilo de seresteiro ia se firmando, novas oportunidades surgiam, até chegar ao famoso Scotch Bar, onde foi grande atração. De lá, a convite da cantora Waleska, com quem iria se revezar no palco, passou para o Pub, uma pequena casa no Leme, ponto de encontro de artistas, intelectuais e jornalistas. Foi então que, sob a orientação de Sérgio Bittencourt, frequentador do local, Josemir e Waleska fizeram, como produção independente, o elogiado disco Uma noite na Fossa. Entre apresentações em outras casas noturnas,em rádios e TV’s,

ação de seresteiro Josemir cantou ao lado de Nelson Gonçalves, Altemar Dutra, Silvio Caldas, Elizete e outros. Esteve entre Os 10 Melhores da Noite do Rio e angariou amizade com vários artistas e pessoas famosas. Após se casar com a primeira esposa, em 1978, Josemir  se desligou da noite do Rio e foi para Itatiaia. Findo o casamento, na década de 80, foi residir em Penedo, conheceu Nyres Maria, dedicada companheira até hoje, e retornou à música. Depois disso, nova volta a Recife, até que um dia, convidado pela antiga amiga Waleska, veio para Brasília e aqui se radicou com a família. Inicialmente, cantou no Glauco’s, na Asa Sul, frequentado por políticos e artistas. Encantando o público com um precioso repertório de canções românticas, Josemir passou por outros restaurantes, bares, churrascarias e boates, como a Tendinha, onde, mais uma vez, foi levado pelas mãos de Waleska. Ele guarda um grande carinho pelos restaurantes Antigamente. No de Luziânia, tinha um público fiel nos almoços de sábado. No do Lago Sul, viveu um momento especial, quando cantou para o Príncipe Albert, de Mônaco, que, no final da noite, autografou seu violão. Muitos foram os bailes em clubes onde cantou junto com o conjunto Primo Três, sem contar com as apresentações no programa Um Piano ao Cair da Tarde, as temporadas de sucesso no  Feitiço Mineiro e no Piano Bar do Bristol Hotel. Sempre  requisitado para serestas em casas de políticos e personalidades da capital, ele cantou muitas vezes na residência do saudoso ministro Maurício Correa, onde foi elogiado pelo então presidente Fernando Henrique, que o chama de “meu seresteiro favorito”. Do compositor Newton Rossi ganhou a música Cantor da noite, feita especialmente para ele. Atualmente, continua exclusivo do Hotel Bristol; nas terças e quartas, se apresenta no Clube da Bossa Nova e em reuniões dos Seresteiros do Cerrado. Nas horas vagas, dedica-se ao ofício de artesão, confeccionando belos oratórios em madeira. Em 2010, lançou um livro sobre sua trajetória artística, enriquecido com fotos e depoimentos de amigos. Com vários CD’s gravados e um público cativo, que continua admirando o seu estilo, Josemir se orgulha de ter sido fiel à seresta, que tão bem enaltece o amor, a saudade e o romantismo. E, como uma vez disse o grande Silvio Caldas, endossado por Sérgio Bittencourt: “Josemir Barbosa é o último dos Seresteiros”.

Gente MAI O 2012


ARTE

Marcos koenigkan - é o proprietário do Catálogo de Artes, único portal da América do Sul especalizado em preços de arte e antiguidade, e também empresário da construção civil.

O furto de obras de arte do Brasil, apesar de ainda não ser relevante em relação a outros países, tem dado sinais de crescimento.

N

o Brasil, ainda não temos estatísticas do número de obras roubadas ou recuperadas, apesar de o Ibram/Minc (Instituto brasileiro de Museus) ter lançado o Cadastro de Bens Musealizados Desaparecidos, que reúne informações sobre desaparecimento de objetos pertencentes aos museus. As consultas podem ser feitas diretamente na internet, através do site (www.museus.gov/desaparecidos). Acervos particulares ainda ficam de fora desta lista. Existem outras listas, como a da Interpol. Para se ter uma maior chance de recuperação, é importante a comunicação imediata da ocorrência. Quanto mais tempo demorar para comunicar o roubo às autoridades, menores as chances de localização. Às vezes, as obras são recuperadas rapidamente, mas há casos de obras roubadas há mais de 20 ou 30 anos. Em fevereiro de 2006, quatro homens armados invadiram o Museu Chácara do Céu, no Rio de Janeiro, levando obras de Dali, Picasso, Monet e Matisse, entre outros. Na época, o valor das obras foi estimado em Us$ 50 milhões. Hoje seriam centenas de milhões. Até hoje, nada foi recuperado. Melhor sorte teve o Museu de Arte de São Paulo, que levaram duas de suas mais importantes obras: uma de Picasso e o Lavrador de Café, de Portinari, avaliadas em dezenas de milhões de dólares. Os quadros foram encontrados alguns meses depois. Os ladrões roubam de tudo, desde objetos pessoais com algum valor histórico, até pinturas de milhões de dólares. Acredite, até porta de igreja antiga já foi roubada. Muitos acreditam que esse tipo de roubo é motivado por encomendas de colecionadores ou comerciantes de artes. Noah Charney, um dos mais reconhecidos especialistas em roubo de obras de arte e fundador da Associação de Investigação de Crimes contra a Arte (Arca), diz que o crime organizado é o responsável pela maior parte dos delitos com obras de arte no mundo todo e, sobretudo, os quadros de Picasso, “o artista mais roubado e falsificado na história”. O maior roubo de que se tem notícia, no valor de Us$ 500 milhões, foi executado pela máfia corsa no Museu Isabella Stewart Gardner (Boston) em 1990, disse Charney. De acordo com o especialista “a maior parte das obras de arte roubada é utilizada para chantagear uma vítima ou alguma companhia de seguros, ou como moeda de troca entre quadrilhas criminosas”. Afinal de contas, qual o colecionador vai querer ter uma obra que não pode ser mostrada para ninguém e tem que ficar em algum depósito ? É claro que também existem os ladrões de galinha. Sem qualquer conhecimento de mercado, surrupiam uma obra para depois descobrirem que não têm como repassá-la adiante. Nesse caso, acabam abandonando a obra em qualquer esquina ou vendendo aquela escultura em ferro, de milhões, em algum ferro velho. No Brasil, a pena para quem rouba arte é branda. Roubar um celular ou um patrimônio cultural, é a mesma coisa perante a lei. A pena é de dois a oito anos. Não se conhece alguém que ficou preso por os oito anos por conta deste tipo de crime.

Gente MAI O 2012

O ROUBO DE OBRAS DE ARTE O lavrador de Café de Cândido Portinari


Gente MAI O 2012


Cultura

Bienal D A

em Brasília

P o r

M at h eus

C amelie r

o dia 14 a 23 de Abril, ocorreu na esplanada dos ministérios a 1a Bienal Brasil do Livro e da Leitura. Uma iniciativa importante cujo objetivo principal foi estimular crianças, jovens e adultos a ler. Além da excelente organização, a Bienal proporcionou ao público um clima pacífico, alegre e, acima de tudo, contagiante. Intérpretes declamavam belíssimos poemas em locais abertos, malabaristas entretinham os passantes, autores expunham suas obras. Wole Soyinka, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1986, foi o primeiro convidado estrangeiro a ressaltar o sucesso da Bienal publicamente, “Acabei de chegar da Nigéria, onde organizei um festival de sete dias e pensei que o meu era festivo e alegre, mas este é muito mais!”. Marcada pelo centenário de Jorge Amado, pelos 51 anos de Brasília e 90 anos da semana de Arte Moderna de 1922, a Bienal de Brasília foi também palco de eventos relacionados a essas celebrações, além de seminários, debates, peças teatrais, entrevista com autores de variados gêneros e nações. Com o objetivo de discorrer questões atuais, criaram o Seminário Krisis, em que foram debatidos temas, como fé, ideologias, meio-ambiente e literatura. Participaram personalidades intelectuais de diversos países: John Gray, Vandana Shiva, Tariq Ali. E brasileiros como: Leonardo Boff, Luís Nassif, Emir Sadder, entre outros.

As palestras atraíram de curiosos á intelectuais de todo Brasil.

Eventos voltados para o público infantil também tiveram sua importância. Teatros infantis, shows musicais e lojas especializadas fizeram a alegria das crianças e foram muito elogiados pelos pais e professores. Daniela Catarina, psicóloga e mãe, ficou muito satisfeita com o teatro infantil “achei muito interessante, muito produtivo culturalmente para as crianças, o meu filho adorou, gostaria de ter frequentado a Bienal nos outros dias’’. Nos últimos dias, a Bienal recebeu músicos brasileiros de renome internacional, como: Caetano Veloso, Seu Jorge, Nando Reis, Capital Inicial; convidados que abrilhantaram a já animada Esplanada, que, no mesmo período, foi local de comemoração do aniversário de Brasília. Música, arte e literatura de melhor qualidade, foram esses os três ingredientes que tornaram a Bienal de Brasília, uma das melhores já organizadas e, sem dúvida, digna de aplausos. O Nobel de Literatura, Wole Soyinka, o ViceReitor da UnB, João Batista de Sousa, o Coordenador da Bienal, Nilson Rodrigues e o Secretário de Cultura Hamilton Pereira.

Mesmo sem a Ministra Izabella Teixeira, que não pôde comparecer, o inglês John Gray e a indiana, Vandana Shiva, conduziram um excelente debate sobre questões do meio ambiente.

Gente MAI O 2012


Caetano Veloso, Seu Jorge, Capital Inicial, Chico Cesar, dentre outros grandes nomes da música brasileira, compareceram para abrilhantar a Esplanada dos Ministérios.

O menino maluquinho, clássico da literatura infantil, foi, de longe, o livro infantil mais vendido

Os teatros infantis fizeram a alegria da criançada, ofereceram cultura e diversão

Musical Fernando Pessoa.

Caetano Veloso abrilhantou a esplanada mesclando a Bienal à comemoração dos 52 anos de Brasília.

Gente MAI O 2012


d e bu t a n t e

15

anos de

Isabella Bittar F otos d e B r u n o S tucke r t e M a r le n e Galea z z i

U

ma noite de sonhos e brilho marcou os 15 anos da linda Bella Bittar, filha de Ricardo e Valéria Bittar. O cenário, criação da mãe da aniversariante, foi montado nos jardins da mansão da família, localizada na Península dos Ministros, e nele predominavam as cores rosa e vermelho. Imensos lustres de cristal, flores, muitas flores, e velas, completaram a decoração que ganhou rasgados elogios. A festa, com jantar delicioso, acompanhado de bebidas cinco estrelas e som pilotado por dois DJs, se estendeu até o nascer do novo dia.

A debutante Isabella Bittar, linda e feliz num modelito assinado por Marchesa.

Na pista de dança, pares entre os amigos de Bella.

Gustavo Ferrer e a namorada Letícia Ladeira

Gente MAI O 2012

Valéria e Ricardo Bittar, pais de Bella

Conceição Pinheiro com os amigos Elizabeth e Geraldo Amorim

Moema, avó da aniversariante, num momento de ternura com a filha Viviane Piquet

Ana Araujo e Janine Brito, presenças elegantes na festa

Solange e Gláucia Ferrer entre as convidadas


Gente MAI O 2012


PRE M IA Ç Ã O

N Palmerinda Donato, presidente da Academia Internacional de Cultura, no comando do Troféu Mulher.

Ministro Brito Pereira, Ana Cristina Campelo e Leila Rejane Pereira

Troféu Mulher

O

s 15 anos da Academia Internacional de Cultura foram comemorados em noite de gala com a entrega de mais um Troféu Mulher. Realizado no Clube Internacional, sob o comando de Palmerinda Donato, presidente da entidade, agraciou 15 personalidades que se destacaram em suas atividades. A noite, em clima de total confraternização, foi encerrada com um delicioso coquetel assinado por Graça Yoda, que caprichou nos petiscos acompanhados de vinhos chilenos.

Auditório lotado na entrega do prêmio.

Moema Santiago, ex-deputada, uma das homenageadas da noite. Baronesa Lúcia Itapary entregando o troféu à Cosete Ramos Gebrin.

Gente MAI O 2012

A embaixadora da Albânia Tatjana Gjonaj e a embaixadora do Chipre Martha Mavrommatis

A embaixadora da Albânia Tatjana Gjonaj e Lúcia Garófalo


d e b r a sí l i a p a r a o mu n d o

Viver em

NOVA IORQUE Alejandra Bujones A

pós morar por muitos anos em Brasília, ela volta a viver e estudar na terra onde nasceu. Alejandra Kubitesck Bujones, a filha caçula da saudosa ex-vice-governadora do DF, Márcia Kubiteschek, e neta mais nova de JK, está vivendo em Nova Iorque. Lá, na Columbia University, faz mestrado em Administração Pública. O seu dia a dia na big apple é igual ao de milhares de estudantes do mundo inteiro que dividem as cadeiras desta renomada universidade. Estudo, muito estudo e, quando o tempo permite, curtir o que há de melhor naquela metrópole. Bela e solteira, Alejandra levou na bagagem seu privilegiado currículo, que incluía sua passagem pela embaixada Britânica, onde foi gerente de políticas de desenvolvimento e fazia projetos de cooperação internacional entre o Reino Unido, Brasil e África. Animada com o curso que vai até maio do próximo ano, ela já tem planos para suas próximas férias. ”Nada de passeios, mas estudo em outro continente. Durante os meses de junho, julho e agosto, estarei trabalhando para a ONU e para a UNICEF– Fundo Das Nações Unidas em Moçambique na África”. Conta Alejandra que, no final de agosto, virá rapidamente a Brasília para o casamento de Elisa Castelo Branco com Vitor Moreira, de quem será uma das madrinhas. Filha única do falecido Fernando Bujones, que foi considerado um dos maiores bailarinos do mundo, também aproveita sua estada nos Estados Unidos para conviver mais de perto com a família do pai. Com muitos compromissos, este ano, Alejandra não poderá comparecer aos festejos do aniversário de Brasília. Mas, mesmo de longe, ela faz uma declaração de amor à cidade: “Esteja onde estiver, Brasília estará comigo. É umas cidade única, de beleza inigualável. A capital hoje é uma cidade cosmopolita, multicultural e, acima de tudo, acolhedora.” Ela sente, também um orgulho enorme de ser neta de JK. “Ele foi um homem de visão muito grande, possuidor de uma enorme crença na capacidade realizadora do povo brasileiro e teve ao seu lado os candangos, grandes desbravadores que acreditaram na sua fantástica visão.” Alejandra também não esconde o orgulho da avó Sarah, da mãe Márcia e da irmã Anna Christina. “A ela coube um papel muito importante, que é dar continuidade à história e ao legado de sua família para as futuras gerações”

Alejandra aproveitando tudo que há de melhor na movimentada metrôpole

Gente MAI O 2012


t u r i sm o

Gente MAI O 2012


P o r M at h eus C amelie r F otos : Di v ul g a ç ã o

P

ara quem nunca foi à Inglaterra, ou pretende reviver essa viagem inesquecível, meados de julho é definitivamente o momento certo para embarcar. Londres será palco dos jogos olímpicos e, sempre com muita seriedade, prepara-se com empenho visando transmitir o maior conforto, segurança e lazer aos turistas. A Inglaterra já provou o quanto leva os jogos a sério em 1948, três anos após o término da segunda guerra mundial, quando se falava que uma olimpíada em Londres estaria fadada ao fracasso devido à crise econômica no pós-guerra. Nessa ocasião, os londrinos, heroicamente, proporcionaram um evento digno de aplausos, contrariando todas as expectativas. Neste ano, as olimpíadas prometem. Será possível misturar o charme inglês com a badalação multicultural típica das olimpíadas. A abertura está marcada para o dia 27 de julho no Estádio Olímpico de Londres, uma construção monumental com capacidade para 80 mil pessoas. Nele se apresentará a dupla Underworld, grande revelação da música eletrônica em 2011. Durante os jogos, haverá muitas competições gratuitas, que ocorrerão ao ar livre, incluindo maratona e ciclismo. Torneios mais tradicionais serão exibidos em telões espalhados pela cidade, o que proporcionará à cidade inteira um fervoroso espírito olímpico. O grande charme, porém, está na fusão do tesouro cultural inglês, que proporciona visitas imperdíveis como à St Paul’s Cathedral, belíssima construção de estilo renascentista, o Mosteiro de Westminster, onde a princesa Diana foi enterrada, e o esplendoroso teatro shakespeariano, com o agito das ruas, dos Pubs e, principalmente, dos jogos, que não acontecerão somente na grande Londres, mas também em Dorset e outras cidades do Reino Unido. De julho a setembro, o Buckingham Palace, onde vive a família real desde 1837, estará disponível para visitas de 9h30 às 16h30, uma pomposa construção, que vale a pena ser visitada mais de uma vez, pela extrema imponência e riqueza de detalhes. Beber um pint de cerveja britânica e se deliciar com o famoso fish and chips são também experiências imperdíveis, acrescidas de um tempero cosmopolita, típico dos jogos olímpicos, passam a reinventar o significado de good travel.

Jogos Olímpicos de 1948 em Londres; vale ressaltar que foram os primeiros jogos olímpicos a serem transmitidos para TVs de residências privadas.

A Trafagal Square foi construída em 1820, por ordens do Príncipe Regente e nomeada por George Ledwell Taylor em homenagem à Batalha de Trafalgar (1805).

O Buckingham Palace tornou-se a residência oficial da monarquia após a ascensão da Rainha Vitória em 1837. O Big Ben representa a grandeza de Londres; assim como a Torre Eiffel está para Paris, o Big Ben está para Londres.

Gente MAI O 2012


c o l u n a o sv a l d o

o s w a l d o r o ch a

Aniversário - Márcia  Lima promoveu

requintado almoço para comemorar  a troca  de idade  de sua  irmã Claudia Machado. Na  foto, Renato Riela e Márcia Lima, a aniversariante com seu filho Felipe e o marido  Caio  Novaes.

Chá de Bebê - Joyce  Cardoso  abriu sua chácara, no Lago

Sul, para receber  uma legião de amigas  de Tamara Gontijo Rudge na doce espera de Maria Sofia. Na foto, Tamara entre sua irmã Melissa, sua mãe, Ana Maria Gontijo, suas sobrinhas, Ana Cecília e Ana Maria, e a anfitriã.

Aniversário -  Comemorando seus 50 anos, Álvaro Souza recebeu na residência de sua sogra, Sônia Ghise, no Lago Sul, seus familiares e amigos para festejar  a data. Feliz da vida, o aniversariante com sua Andréa Guisi e suas filhas.

Chá de Panela - As amigas de  Gabriela Bueno  promoveram agradável e descontraído chá de panela, na chácara de Thamis Peres, com direito happy hour,  brincadeiras e lembrancinhas. No flagrante, Samandra  Korillio, Fernanda Leão, a homenageada e Shari Franci 

Talk Show - As sócias da Pro-Arte se reuniram na residência Feijoada - O  empresário Carlos Alberto Sá comemorou sua troca de idade com uma saborosa feijoada, futebol, muito samba, dança do ventre e música sertaneja. O anfitrião com os amigos Silas Rondeau, Raimundo Brasil e Maurício do Valle Gente MAI O 2012

de Tamara Almeida, na QI 19 do Lago Sul, para participar do talk show promovido por Cosete Ramos Gebrim e Wanzenir Edler a respeito do legado de Eufrásia Teixeira Leite e seu romance de amor vivido  com Joaquim Nabuco. Como grande empreendedora foi também a primeira mulher a participar da Bolsa de Valores de Paris. Entre as presentes, Katia Kousak, Cosete Ramos, Carmen Minuzzi, a anfitriã, Wanzenir Edler e Regina Moura


Inauguração

- Durante a concorrida inauguração da Diniz Prime , no Centro Comercial Gilberto Salomão, as destacadas presenças de Raul Gazolla, Leila Diniz, do apresentador Amaury Júnior e da top model Gianne Albertoni

Gente JANEIRO 201 2

Lançamento

- No lançamento da coleção Boho da Talento Joias e trunck show de roupas da Mixed, na chácara de Melissa Gontijo, no Lago Sul, as presenças de Ana Paula Gonçalves, Terezinha Géo Rodrigues, a anfitriã e Cleucy Oliveira

Gente JANEIRO Gente MAI2012 O 2012


M ER C ADO d e l u x o

p o r

C R I S

C AVA L L I

w w w . r e v i s t a d e l u x o . c o m . b r

Náutica

Esse é um espaço reservado aos homens, mas elas também são bem-vindas! Essa coluna irá agradar a ambos os sexos. Daremos dicas de moda (peças e acessórios), gastronomia, beleza, tecnologia, habitação, veículos, e tudo que é desejável ao consumo. Falaremos de luxo e como usufruí-lo.

Para apreciadores do lazer nautico a novidade é a lancha IT22. A embarcação possui belas ferragens cromadas, típicas do estilo retrô das runabouts italianas dos anos 50. O comprimento total de 16,81 m / 22 pés, boca 2,19 m, tem um deslocamento de 2.830 Kg. Chega à velocidade máxima de 30 nós, com motorização 300 HP, e comporta 6 pessoas. O painel de comando, bancos e para-brisa dão o toque final para esta elegante lancha que atrai olhares por onde passa.

Fragrância de campeão

Os homens procuram a vitória em cada ação que eles tomam. O sucesso é um meio poderoso para alcançar a autoconfiança. Com perfil dinâmico, fragrância ousada, refrescante e alegre, o novo perfume Davidoff realmente incorpora força de vontade, energia e realização. Por isso, chega ao mercado nacional o Davidoff Champion Energy. Uma fragrância ímpar da Casa de Champion para os campeões de verdade. É pura audácia, energia e poder. É tudo do que um campeão precisa. Preços sugeridos aos consumidores: R$ 88,20 para 30 ml e R$ 187,20 para 90 ml

Reconhecida por oferecer peças cheias de design, a marca de relógios londrina Storm acaba de trazer para o Brasil uma novidade em edição limitada. O modelo Storm Dualmec tem caixa em aço escovado na cor marrom, pulseira de couro, vidro em cristal mineral, marcador de data, é resistente à 50 metros de profundidade e tem dois contadores de horas, ideal para os viajantes que precisam saber o horário local e também o de seu país de origem. Preço sugerido: R$ 870,00.

Gente MAI O 2012

HP fecha parceria inédita com Alexandre Herchcovitch e cria design para o notebook Pavilion dm1 da HP. Ultraportátil, pesa apenas 1.6kg, é equipado com Windows 7 Home Premium autêntico 64bits, processador AMD, tela de 11.6” LED, conexões Bluetooth e Wi-FI, portas USB, HDMI, RJ45 e VGA, HP TrueVision HD Webcam que permite uma ótima qualidade de imagem durante uma conversa online com vídeo, bateria de longa duração, botão Quick Web que permite acesso rápido a páginas web mesmo antes do carregamento total do sistema operacional, sistema de som BeatsAudio e o HP CoolSense, sistema que mantém o notebook resfriado em quaisquer condições. O produto é uma edição especial com unidades limitadas e poderá ser adquirido a partir da última semana de abril por R$1.799,00 na loja online da HP (lojahp.com.br), nas HP Stores, lojas Herchcovitch; Alexandre e outros varejistas.

Óculos

Storm Dualmec

HP por Hechcovitch

A Marchon, uma das maiores fabricantes e distribuidoras de óculos de grau e de sol no mundo, traz ao Brasil uma coleção exclusiva de armações de grau. Os modelos, que passaram a ser itens obrigatórios na hora de dar um toque de exclusividade à produção, chegam em diversos estilos – clássicos, modernos, vintage e geek –, e podem ser conferidos no rosto de diversas celebridades.


Gente MAI O 2012


receita da gente

O chef brasiliense que estudou em Barcelona, agora volta para brilhar em sua terra.

Pratos na

expressionista brasilien visão de um

Lui Veronese montando um de seus pratos preferidos.

o

brasiliense Lui Veronese, após se formar em administração pela UnB, resolveu fazer o que sempre quis: partiu para a Espanha e pós-graduouse em gastronomia criativa pela Universidade de Barcelona. Aliando a experiência que já havia adquirido de seus pais, Marco Antonio e Maria Cláudia, que sempre tiveram uma enorme paixão pela culinária, com seus conhecimentos acadêmicos, tornou-se, ainda muito jovem, um chef de respeito internacional. Sua paixão pela cozinha começou ainda cedo. “Meus pais me levavam para a horta. Eles tinham o hábito de espremer ervas perto do meu nariz, para que eu sentisse o cheiro delas. Eu costumava gargalhar com a sensação”, conta ele. Assim nasceu a empatia do pequeno pela culinária. O grande diferencial do jovem chef está no valor artístico dado a sua culinária. Ele classifica seu estilo como expressionista, em que a criatividade assume papel fundamental e une sentimento com intelecto. Em seus pratos, Lui valoriza tanto a parte estética quanto a gastronômica, pois a aparência insita o desejo e, como já diziam os gregos, “o apetite é o melhor tempero”.

Gente MAI O 2012


PARA PREPARAR A CENOURA: Cozinhe a cenoura uniforme por 4 minutos em água fervente, lamine-a em fatias longas e reserve. PARA PREPARAR O RECHEIO: Refogue a cebola com a metade da cenoura até que doure. Junte o resto da cenoura à batata e deixe refogar até que esta doure. Adicione o caldo de frango e cozinhe até amolecer. Deixe que os legumes sequem, mas não por completo. Retire do fogo e bata tudo; transformado em um purê mole, dê leveza acrescentando o suco de limão. Deixe esfriar.

a nse

PARA PREPARAR A TERRA FALSA: Bata as amêndoas tostadas, o pão integral, o cacau em pó, a maltodextrina, o azeite de oliva, o açúcar mascavo, o sal e a pimenta no processador, nas porções especificadas, até obter uma textura de terra úmida. PARA FINALIZAR: Enrole as lâminas de cenoura em forma de espiral e recheie o creme de cenoura com o auxílio de uma bisnaga. Em um prato, coloque despojadamente a terra comestível e, por cima, ajuste à cenoura recheada. Coloque folhas na parte grossa da cenoura, imitando as folhagens de uma. Tempere com sal e finalize com flores comestíveis. INGREDIENTES: 40g de amêndoas tostadas 40g de pão integral tostado 40g de cacau em pó 10 ml de azeite de oliva 5g de açúcar mascavo Sal e pimenta do reino Uma cenoura uniforme de, no mínimo, 15 cm x4 cm sem casca 200g de cenoura picada em cubos 150g de batata picada em cubos 50g de cebola em julienne 3 ml de óleo de canola

A cenoura surreal e a terra falsa.

200 ml de caldo de frango Suco limão de meio

Gente MAI O 2012


Ag e n d a B S B

Brilhos e

borbulhos

Benigna e a mãe,Tânia Venâncio

U

m happy hour regado a Veuve Cliquot reuniu socialites na joalheria Benigna Venancio que brindou suas clientes e amigas com um novo lançamento. O encontro, que também homenageou as mães, teve comidinhas deliciosas e um precioso mimo sorteado entre as 50 convidadas. Uma belíssima pulseira de pérolas, cultivadas com trevo de madrepérola negra, foi um sucesso absoluto.

Ivone Astolphi, Berenice Venâncio e Marly Rocha Lien Vater e Fabricio Venâncio

Divanda Pereira com a filha Juliana

Gente MAI O 2012

Carlinhos Beauty e Cleucy Meirelles Oliveira

Bruna Venâncio, Kelly Okubo e Beatriz Venâncio

Juliana e Francisco Venâncio


O projeto

A

MISS

organização Miss Distrito Federal em uma solenidade no Lakeside hotel contou com a presença de ilustres personagens da sociedade brasiliense, como os empresários Simão Sarkis, da Lakeside, e Antonio Matias, além do renomado cabeleireiro do Lago Sul, Clovis Nunes. Claudia Galdina e Cinci Quevedo também marcaram forte presença no evento. Lá, Geralda Godinho e outros personagens repassaram para as mãos do empresário Antonio Mathias,  presidente da rede Gasol e idealizador da Biblioteca do Saber, um kit representativo de livros. Para a administradora do Riacho Fundo II, Geralda Godinho, foram entregues 500 volumes e 2000 latas de leite em pó, que foram arrecadadas na última edição do concurso Miss DF 2011 e repassadas por diversas instituições de caridade. O projeto Miss Solidária, realizado uma vez por ano, elege entre as 26 misses, uma, para representar o DF diante dos outros estados brasileiros. Cloves Nunes, além de embelezar a sociedade brasiliense, esta à frente do projeto Miss, exercendo com desenvoltura seu papel social e profissional.

A

Simão Sarkis Lakeside, Antonio Matias, Lidiane Matos, Claudia Galdina e Cloves Nunes

Ricardo Costa, Cloves Nunes, Patricia Nunes

milionária e o poderoso rubi

G

aúcha, filha de judeus que imigraram para o sul do Brasil, nascida em berço modesto, casada quatro vezes com milionários, hoje Lily Safra é considerada a viúva mais rica do planeta. De todos, herdou fabulosas heranças. Sendo que a maior veio do último marido, o banqueiro Edmond Safra, que morreu vítima de um incêndio criminoso em seu apartamento de Monte Carlos. Outros dois maridos também tiveram mortes trágicas. Um faleceu num acidente de carro e outro com um tiro no tórax. Com muito dinheiro e outros tantos dramas na vida pessoal, Lily vem dedicando sua vida a causas filantrópicas. Por isso, o resultado de todos os leilões de suas preciosidades a ela são revertidas. Suas joias são disputadíssimas pelos milionários do mundo inteiro. Como o anel com um rubi de 32,o8 quilates e diamantes, avaliado em US$6.6 milhões pela famosa Christie´s. O mais caro do gênero no mundo. Gente MAI O 2012


S ER V I Ç O S

Antiquário Maria Barborsa

Clube Bossa Nova

Lakeside Hotel

ESAF - Loja 6 - Lago Sul 61 3427-3312 www.artesanatomariabarbosa.com.br

SHIN CA 1 - Bloco A - Lote A - Deck Norte 0800 603 5323 - 4062-5323 www.nobilehoteis.com.br

Banrisul

Leopoldo´s restaurante

No Pátio Brasil www.banrisul.com.br

Maria Virginia

Benigna Venâncio

SHIS QI 13 Bloco F Loja 45 Lago Sul 61 3248-4933 www.mariavirginia.com.br

EQS 302/303 Bl. "A" Lj. 137 Fashion Mall - Asa Sul 61 3223-7597 - 3223-3244 www.benignavenancio.com.br

Bristol Hotel SHS Q.4 - Bloco F - Setor Hoteleiro Sul 61 3204-6162 bristolhotel.tempsite.ws

Campanheiria Le Rouge SHS Quadra 6 Lote 1 Conjunto A Bloco B 1 andar Setor Hoteleiro Sul 61 9273-0135 lerouge.brasil21gastronomia.com.br

Cantina da Massa

Memorial JK Quadra 2 - em frente ao Ed. Maristela Setor Comercial Sul www.clubedabossa.com.br

Eixo Monumental Lado Oeste 61 3226-7860 - 3225-9451 www.memorialjk.com.br

Clube das Nações

Pacini Hospital Oftalmológico

SCS, Trecho 4, cj.11 Setor de Clubes Sul 61 3225-2861 clubedasnacoes.blogspot.com.br

Clube Naval

302 Sul, bloco A - loja 4 - Asa Sul 61 3226-8374

SCES Trecho 2 61 3223-2332 www.clubenavaldf.com.br

Carpe Diem

Couvert Restaurante Terraço Shopping - AOS 2/8, lote 05 Octogonal www.grupocouvert.com.br

Espaço Patú Anú "SMPW Quadra 15 Conjunto 06 Lote 10 SMLN ML Trecho 12 Conjunto 01 Lote 07" 61 3380-3239 www.patuanu.com.br

Feitiço Mineiro SCLS 104 bloco D loja 01 61 3325-5301 www.carpediem.com.br

CLN 306, Bloco B, Lojas 45/51 - Asa Norte 61 3272-3032 www.feiticomineiro.com.br

Catálogo das Artes

Iracema Torres

SEP Sul 715/915 Conjunto A - Asa Sul 61 3214-4777 www.hospitalpacini.com.br

Patelaria Viçosa 61 3364-6668 www.pastelariavicosa.com.br

Pátio Brasil SCS Quadra 07 – Bl. A s/n Setor Comercial Sul 61 4003-7788 www.patiobrasil.com.br

Rafael Ranoldes

61 3349-1247 www.catalogodasartes.com.br

Cls 216 Bl B s 8 - Asa Sul 61 3366-2006

Rita Trindade Spa Médico Odontológico

Centro de Convenções Brasil 21

Julieta Serpa Bota Fogo

SHIS QI 07 Bloco D Loja 12 - Lago Sul 61 3248-1140 www.ritatrindade.com

SHS, Quadra 06, Lote 01, Conjunto A Setor Hoteleiro Sul 61 3039-8880 www.convencoesbrasil21.com.br

Cloves Nunes 61 3248-0908 - 3365-4472 www.clovesnunes.opis.com.br

Gente MAI O 2012

Praia do Flamengo, 340 Rio de Janeiro - RJ 21 2551-1278 www.julietadeserpa.com.br

La Tambouille Park Shopping - Espaço Gourmet SAI/SO área 6580 61 3047-5925 www.tambouille.com.br

Taypá Sabores Del Peru QI 17, Bl G, Lj 208 - Fashion Park Lago Sul 61 3248-0403 www.taypa.com.br


Gente MAI O 2012


SHOPPINGS E COMÉRCIO LOCAL

ESCOLAS E UNIVERSIDADES

PARQUE OLHOS D’ÁGUA

GASTRONOMIA E LAZER

Asa da liberdade

Venha para a Asa Norte e Viva o Melhor Lugar da Cidade.

Morar não é apenas uma questão de espaço, mas “principalmente”uma questão de lugar. Na hora de buscar o seu imóvel, escolha a Asa Norte. A Asa que tem a melhor estrutura da cidade. São restaurantes, escolas, universidades, serviços, jardins, parques e as melhores vias de acesso. Os edifícios são modernos e oferecem inovações arquitetônicas e espaciais. Venha para a Asa Norte e experimente a liberdade de estar no melhor lugar da cidade vivendo num apartamento PaulOOctávio, o imóvel mais seguro e bem planejado de Brasília.

EXC

EM CONSTRUÇÃO

SIVIDAD LU

E

PRONTOS

LOOCT

2º ofício R6-2419

2º ofício R-11/17168

P

AU

AV

IO

E NORT ASA

BEM-ESTAR NA 213 NORTE RESIDENCIAL EVARISTO DE OLIVEIRA

• 6 últimas unidades • Apartamentos de 3 quartos - 110m² • Coberturas duplex - 221m² a 223m²

LUXO NA 303 NORTE RESIDENCIAL ANNA CHRISTINA KUBITSCHEK PEREIRA

• Apartamentos com 4 suítes – 225m² a 240m² • Coberturas duplex com 4 suítes – 448m² a 479m²

2º ofício R10/32535

2º ofício R.4/2411

• 3 últimas unidades • Coberturas duplex de 2 e 3 quartos - 158m² a 192m²

ESPAÇO NA 109 NORTE EVOLUTION RESIDENCE

• Apartamentos com 4 suítes – 168m² a 182m² • Coberturas duplex – 278m² a 321m² • Até 4 vagas de garagem

CJ 1700

CONFORTO NA 212 NORTE RESIDENCIAL RENATO RUSSO

INCORPORAÇÃO E CONSTRUÇÃO: SOLTEC ENGENHARIA

Visite nosso decorado na 208/209 norte - Eixinho

visite o novo site www.paulooctavio.com.br

• SEDE (Ed. Number One) (61) 3326 2222

INC ORPORAÇÃO, CONSTRUÇ ÃO E VENDAS


PB Gente 4