Page 1

Sábado • 13 | Jul • 2019 • Nº 694 www.crispisoni.com.br | crispisoni@tododia.com.br jornaltododia • tododia.com.br

Estação Valentina


CAPA

Clube Gourmet

02

Estação Valentina

NOVO ESPAÇO É TODO AMBIENTADO EM UMA ESTAÇÃO DE TREM LONDRINA Texto | Da Redação Fotos | Divulgação

C

om a proposta de unir o charme das antigas estações de trem de Londres com a gastronomia brasileira, bebidas e produtos especializados, o próximo dia 17 de julho será marcado pelo lançamento da Estação Valentina no Tivoli Shopping, nova opção que combina restaurante, chopperia e empório. No prédio de dois andares, localizado na parte externa do centro de compras, tudo se remete a uma clássica estação de trem de Londres, na Inglaterra. O chopp é armazenado em uma estrutura moderna, mas que por fora lembra os antigos tonéis. As barricas também estão presentes nas mesas e conferem um ar rústico ao ambiente. A atenção é tomada por conta de uma locomotiva que circula pelo espaço e completa a decoração. TOME NOTA

• Empório No empório da Estação Valentina, os clientes irão encontrar uma imensa variedade de itens nacionais e importados de alta qualidade. São cervejas especiais, destilados nacionais e importados, chocolates, geleias, temperos, chás, azeites, massas, molhos, patês, antepastos, além de frios e produtos à granel.

Inauguração da Estação Valentina Com apresentação especial do Bohemian Rock, cover da banda Queen | Data: 17/07 | Horário: 19h30 | Local: Entrada A, Tivoli Shopping – Avenida Santa Bárbara, 777, Santa Bárbara d’Oeste

• Gastronomia No cardápio, tudo sendo preparado pensando na gastronomia brasileira, com opções para almoço, jantar e petiscos para o happy hour. Os clientes poderão encontrar opções clássicas com um toque contemporâneo, como o petisco Trem Comboio (bolinho de mandioca caseiro com costela, vinagrete e catupiry no cabelo de anjo acompanhado de cebolete com perfume de hortelã). A ideia também segue nos pratos principais, com diversos tipos de escondidinho, lanchinhos boca de anjo e as Pranchas da Estação, em que o cliente pode personalizar e escolher o prato principal e mais quatro acompanhamentos. As pranchas podem ser de picanha, mignon, fraldinha, costelinhas de porco, tilápia, palmito gratinado, parmegiana de mignon ou frango, todos com opções de harmonização com os mais cem rótulos de vinho da casa. Os acompanhamentos variam de batata a farofa de banana, purê, legumes no vapor, mandioca frita ou manteiga, arroz branco, biro-biro ou carreteiro. Para quem quer sabores de outros continentes, a Estação Valentina oferecerá pratos de massas e risotos, que acompanham paillard de carne ou frango. O local também terá o Menu Kids, Menu Executivo no almoço dos dias de semana e variedade de sobremesas. Nas sobremesas, os doces que devem se destacar são o Seu Paco (petit gâteau de leite ninho com calda de Nutella e sorvete de creme) e Piti Bitoca (bolo de banana com calda de caramelo e crumble de suspiro servido com sorvete de creme). Cafés, cappuccinos e lanchinhos com inspiração mineira completam as opções do cardápio, que também são boas escolhas para o café da tarde.

• Bebidas A Estação Valentina também terá a disposição uma grande carta de vinhos, com mais de cem rótulos nacionais e importados de rótulos renomados no mercado. O cliente pode degustar a bebida no local, com adega climatizada, ou até mesmo levar pra casa ou presentear. O cardápio de bebidas tem chopp Eisenbahn, Heineken, além dos artesanais Baden (Campos do Jordão) e Dama (Piracicaba), cervejas especiais, drinks e destilados nacionais e importados. O menu de drinks especiais oferece opções de bebidas com glitter e flores comestíveis, com ou sem álcool. O drink The Unicorn Love é um deles e leva espumante brilhante e flores comestíveis.


MENU

Clube Gourmet

03

Dia da

Top Chef

Pizza

Souflé de Espinafre INGREDIENTES 1 maço de espinafre limpo 2 colheres de sopa de manteiga 2 colheres de sopa de farinha de trigo 1 xícara de chá de leite quente 4 ovos, claras e gemas separadas Sal a gosto 1 colher de chá de fermento em pó Queijo parmesão ralado, orégano ou outros temperos a gosto MODO DE PREPARO Refogue o espinafre em azeite e alho e reserve, logo após esprema bem, retirando a água que se forma. Leve ao fogo a manteiga com a farinha de trigo

Chef Bruna Chacur Fogão a Lenha Gourmet

e deixe dourar. Junte o leite e deixe engrossar. Logo após retire do fogo e deixe amornar. Junte as gemas, o queijo parmesão ralado, o espinafre bem picadinho, o sal, o fermento em pó e as claras em neve. Coloque em um recipiente untado com margarina e polvilhado com queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos. Retire e servir imediatamente.

ESTA SEMANA, NA ÚLTIMA QUARTA-FEIRA (10), FOI COMEMORADO O ‘DIA DA PIZZA’ NO BRASIL Texto | Denis Carvalho Foto | Divulgação

E

Produção e Texto: Gargantini Comunicação

FESTIVAL DE INVERNO

Desde o dia 7 de junho até o próximo dia 28 de julho, está sendo realizado o Festival de Inverno de Serra Negra, que esse ano tem uma programação diferenciada e para agitar as noites do tradicional frio serrano. São 52 dias de eventos em oito espaços diferentes, onde o público poderá curtir atrações como shows, apresentações teatrais e de dança, compras, lazer e entretenimento. Com a proposta de agradar todos os públicos, o festival esse ano busca ser o mais democrático possível com shows de bandas de rock como Titãs, até festa junina com cantores sertanejos regionais. O público poderá ainda saborear diversas opções gastronômicas e bebidas típicas da estação mais fria do ano.

sta data homenageia uma das invenções culinárias mais apreciadas por diversas pessoas ao redor do mundo, especialmente os brasileiros. O Dia da Pizza é comemorado justamente no dia 10 de julho, pois foi instituído pelo então Secretário de Turismo Caio Luís de Carvalho, em 1985. Na ocasião, foi realizado um concurso estadual em São Paulo que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso da repercussão do evento, o Secretário escolheu então a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial para a comemoração. HISTÓRIA DA PIZZA Por mais que muitos acreditem que a pizza originou-se na Itália, a história toda começou com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Porém, outros afirmam que os primeiros foram os gregos, que faziam massas a base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. De qualquer forma, a novidade foi parar na Etrúria, na Itália.

Tradicionalmente, os babilônios, hebreus e egípcios já misturavam o trigo e amido e a água para assar em fornos rústicos há mais de 5.000 anos. A massa era chamada de “pão de Abraão” e era muito parecida com os pães árabes atuais e recebia o nome de piscea. Já os fenícios, três séculos antes de Cristo, costumavam acrescentar coberturas de carne e cebola ao pão. Os turcos muçulmanos, por sua vez, adotavam esse costume durante a Idade Média e, por causa das Cruzadas, essa prática chegou à Itália pelo porto de Nápoles, sendo, em seguida, incrementada, dando origem à pizza que conhecemos hoje. No início de sua existência, somente as ervas regionais e o azeite de oliva, comuns no cotidiano da região, eram os ingredientes típicos da sua composição. Os italianos foram os que acrescentaram o tomate, descoberto na América e levado à Europa pelos conquistadores espanhóis. Porém, nessa época, a pizza ainda não tinha a sua forma característica, redonda, como a conhecemos hoje, mas sim dobrada ao meio, feito um sanduíche ou um calzone.


Clube Gourmet

RECEITAS

04

Cozinhando com

DÉDE Déde Pisoni

A

Rosquinha de São João

Bolo de Mandioca

INGREDIENTES 3 xícaras de chá de farinha de trigo 1 xícara de açúcar 100g de manteiga ou margarina 1 colher de sobremesa de pó Royal 1 colherzinha de noz moscada ralada 2 ovos 1 xícara de leite

s nossas receitas de hoje caem bem a qualquer hora, ainda mais nesse friozinho! Com vocês, bolo de mandioca e rosquinha de São João, para esquentar o coração!

INGREDIENTES 1kg de mandioca crua ralada 2 xícaras de açúcar 1 coco ralado 2 colheres de sopa de manteiga 3 ovos 1 xícara de leite 1 pitada de sal 1 colher de sopa de pó Royal MODO DE PREPARO Misture tudo muito bem. Leve para as-

sar em forma bem untada por cerca de 30 minutos.

Depois de assado, regue o bolo com uma garrafinha de leite de coco.

INGREDIENTES CARAMELO ½ xícara de açúcar

Pecado da

GULA Pudim de Queijo

MODO DE PREPARO Amasse tudo muito bem. Deixe descansar por 30 minutos. Abra com o rolo na espessura de meio centímetro e corte em rodelas com um copo pequeno. Tire uma tampinha com copo menor no centro e frite em bastante óleo (mas não muito quente) até dourar bem. Polvilhe com açúcar e canela ainda quente.

Claudia Porteiro

PUDIM 6 ovos 2 xícaras de açúcar 2 colheres de sopa de manteiga 1 xícara de queijo-de-minas curado e ralado 1 xícara de farinha de trigo 1 xícara de leite MODO DE PREPARO CARAMELO Ponha o açúcar na forma para pudim e leve ao fogo médio, mexendo às vezes, até caramelar. Distribua o caramelo pelo interior da forma. Reserve. PUDIM Aqueça o forno em temperatura média. Com uma colher de pau, bata os ovos com o açúcar e a manteiga. Junte o queijo, a farinha e o leite e misture bem. Ponha na forma e asse em banho-maria por 1 hora e 30 minutos ou até que, ao inserir a ponta de uma faca, ela saia limpa. Retire do forno e deixe esfriar. Deixe na geladeira por, no mínimo, 2 horas antes de servir.

Profile for Jornal TodoDia

Gourmet 12/07  

Gourmet 12/07  

Profile for tododia