Page 1

Rústica de Aniversário de Campo Bom reuniu mais de 350 participantes

Câmara de Vereadores de Campo Bom realiza primeira sessão de 2018

O aniversário era de Campo Bom, mas teve gente de diversos municípios comemorando juntos o aniversário da cidade na manhã do último domingo, dia 4.

Nessa segunda-feira, os vereadores de Campo Bom se reuniram no Legislativo para a primeira sessão de 2018, sob o comando do novo presidente, Victor Souza (PCdoB).

Justiça nega recurso da Associação Hospital São Roque contra a Prefeitura 09 a 16 de fevereiro de 2018 Ano IX - Nº 346 - R$ 3,00

Prefeitura de Campo Bom distribui kits escolares

A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado, sob a relatoria do desembargador Irineu Mariani, negou provimento ao Agravo de Instrumento ingressado pela Associação Hospital de Caridade São Roque (HCSR), mantenedora do Hospital Lauro Reus. A decisão foi unânime, e proferida nesta quarta-feira, dia 7.

Através de vereador Jerri, União recebe emenda parlamentar de R$ 243 mil

A população de Campo Bom, especialmente os moradores da famosa Baixada, e frequentadores do tradicional campo do União, que já faz parte da história da cidade, receberam uma ótima notícia essa semana.


Justiça nega recurso da Associação Hospital São Roque contra a Prefeitura A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado, sob a relatoria do desembargador Irineu Mariani, negou provimento ao Agravo de Instrumento ingressado pela Associação Hospital de Caridade São Roque (HCSR), mantenedora do Hospital Lauro Reus. A decisão foi unânime, e proferida nesta quarta-feira, dia 7. Brevemente, o relator do caso disse que não se pode considerar prudente pagar um pedido em que a instituição precisa de 86 folhas para convencimento do juízo sobre o crédito supostamente devido pela Administração ao longo de 2017. O prefeito Luciano Orsi (PDT) destacou a importância da decisão que se alinha com a posição da Prefeitura de que

o dinheiro público merece toda a cautela, zelo e prudência em seu uso. “Nossa posição, pautados pela probidade, transparência e respeito com os recursos públicos, foi a de efetuar somente os pagamentos de procedimentos efetivamente realizados e comprovados

pelo HCSR. Nossa posição é ratificada ainda por inúmeros apontamentos do Tribunal de Contas do Estado, bem como uma ação civil pública movida pelo Ministério Público, que demonstram inconformidades no contrato em questão”, afirma o chefe do executivo.

LINGUIÇA AO FORNO COM BATATAS INGREDIENTES 1/2 kg de linguiça toscana 1/2 kg de batata bolinha 1 pimentão grande cortado sal e pimenta a gosto Manjericão para decorar MODO DE PREPARO Lave bem as batatas bolinhas, cozinhe-as em água e sal por aproximadamente 5 minutos Unte um refratário com óleo e disponha a linguiça, as batatas e o pimentão Salpique pimenta nas batatas e no pimentão, leve ao forno médio por aproximadamente 30 minutos ou até dourar a linguiça e as batatas Retite do forno e acrescente folhas de manjericão (acrescenta um sabor e um aroma maravilhoso ao prato)

CHOVE NO FERIADÃO DE CARNAVAL Ao contrário do ano passado, neste ano o feriadão de Carnaval será marcado pela instabilidade do tempo, o que vai ser ruim para os veranistas mas muito benéfico à agricultura e pecuária do Estado, devido à escassez hídrica em várias regiões do estado. Neste sábado, o dia amanhece quente e abafado e a partir do período da tarde será marcado com pancadas de chuva e trovoadas. A temperatura em Campo Bom varia entre os 23°C e 32°C. Nesta sexta-feira teremos um dia extremamente quente com temperatura máxima podendo chegar aos 37°C, ou seja, será a máxima do mês até agora. E é este forte calor associado a um ar mais úmido que ingressa no estado através de um Sistema de Baixa Pressão ( Tempo Instável ), que finalmente provocará chuva em nossa região, lembrando que a última vez que choveu foi na noite do dia 28 de janeiro mas com

ATLÂNTIDA SUL 08/02/2018

ATLÂNTIDA SUL 05/02/2018 acumulado baixo de apenas 7.6 mm. O domingo promete ser bastante chuvoso em praticamente todo o Estado, sendo o dia menos aproveitável do Feriadão no Litoral. A instabilidade persiste na manhã da segunda-feira melhorando o tempo a partir do período da tarde. O tempo passa a ser bom com nebulosidade no último dia de feriadão, mas com temperatura bastante agradável variando entre 18°C e 24°C. Na região da Campanha e no extremo Sul do Estado a estiagem já está muito forte, sendo que várias cidades já implantaram o racionamento no fornecimento da água, com destaque ao município de Bagé, que enfrentou a mesma situação há 6 anos atrás. O boletim da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos, a NOAA, divulgada nesta semana, indicou uma anomalia de temperatura da superfície do mar no Pacífico Equatorial

Central ( região Niño ) de -0.9°C, contra uma anomalia de -0.7°C na semana anterior. Tal marca indica a continuidade das condições do La Niña, no limite de fraca e moderada intensidade. No Pacífico Equatorial Leste, na região Niño 1 + 2, a anomalia foi de -0.9°C, mesmo valor da semana anterior. São as condições de La Niña que trazem estiagem para parte do Rio Grande do Sul, o Uruguai e diversas áreas da Argentina. Em contraponto estas condições estão confirmando o mês de fevereiro muito aproveitável no Litoral, assunto já reportado na edição anterior do jornal Toda Hora. Desde o início do mês a água do mar está muito clara e com temperatura agradável, com muito sol como ilustram as imagens do texto registradas em Atlântida Sul no dia 5 de fevereiro e dia 8, por este colunista. Colaboração Nilson Wolff


POLÍTICA CAMPO BOM Começou o ano Legislativo Dizem que o ano, no Brasil, só começa de fato depois do Carnaval. Entretanto, os vereadores de Campo Bom, assim como os de Novo Hamburgo, retomaram as sessões legislativas para discussão de projetos essa semana, antes da folia, sob o comando do comunista Victor Souza (PCdoB) que pela primeira vez preside a Câmara.

Placa dos ex-presidentes O vereador Max (PMDB) que comandou a Câmara no passado já tem uma placa com seu retrato na galeria dos ex-presidentes do Legislativo.

Voltou a cair Ano de eleição O ano de 2018 deve ser de nervos à flor da pele, tanto no Legislativo, quanto na comunidade. Afinal, é ano de eleição para a escolha de deputado estadual, federal, senador, governador, e presidente. Na cidade, alguns nomes devem disputar o pleito, como o ex-prefeito Faisal Karam, agora no PSDB, o vereador Tiago (PCdoB), o atual secretário da Fazenda, Giovani Feltes (PMDB), em dobradinha com algum outro nome local talvez, entre outros que podem se lançar para ajudar a legenda de seus partidos.

Disputa no PDT No PDT não se sabe quem irá concorrer a deputado estadual pela sigla na cidade. Se o vice-prefeito Beto Santos, ou se Patrícia Orsi, que fez uma excelente votação para vereadora, mas acabou ficando de fora por conta do quociente eleitoral.

Na hora em que o vereador Jerri Moraes (PMDB) falava sobre seu principal assunto na tribuna, que é a destinação de emenda parlamentar do deputado federal Alceu Moreira (PMDB) para reforma da sede do União, teve problema na transmissão da TV Câmara. Jerri foi quem articulou para que o recurso chegasse até o clube da cidade.

Vivo nem tanto Vereador Tiago Souza (PCdoB) através de requerimento cobra a Anatel sobre o sinal da operadora Vivo em diversos bairros da cidade como Vila Rica, Porto Blos, e Operária. Este colunista acrescenta que até mesmo no Centro da cidade as vezes é complicado.

Olímpiada para idosos É pertinente a sugestão do vereador Paulo Tigre, do PMDB, para que seja realizada uma Olimpíada Municipal voltada à terceira idade de Campo Bom. Poderia ser na Semana do Idoso que já tem diversas atividades anualmente.

Apoio em cima da hora A defesa do Executivo O que antes era um ferrenho defensor do governo Luciano Orsi, agora é um defensor com ainda mais voz. Esse é Victor Souza (PCdoB) presidente do Legislativo e que fez questão de defender os investimentos em educação no início do ano letivo junto aos professores. Ele vem se tornando um fiel escudeiro de Orsi.

José B. Pinheiro todahorapolitica@gmail.com

Através de um ofício, a vereadora Sandra Orth (PSDB) solicita agenda com o deputado estadual, Lucas Redecker, que é do seu partido, e a diretoria da Sulgás para viabilizar recursos para o rodeio de Campo Bom que inclusive já começou a ser montado e está com os lotes a venda. A ajuda chegaria meio tarde talvez, e cabe salientar que falta um pouco de articulação da vereadora para ir direto dialogar com o seu parlamentar, sem intermédio da Câmara.

Trabalho extra Além da sessão ordinária, vereadores tiveram uma extraordinária para debater alguns projetos em regime de urgência. Essa sem remuneração.


Presidente do Legislativo e Liga Feminina de Combate ao Câncer se reúnem Esta semana, o presidente do Legislativo, Victor Souza (PC do B), reuniu-se com a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Sônia Lamb na sede da entidade onde conversaram sobre os desafios da Liga para o ano de 2018, bem como as relações entre as duas instituições. Sônia destacou que o trabalho das voluntárias é fundamental para o andamento da entidade. “Elas realizam visitas nas casas dos pacientes, conversam com familiares. São atividades fundamentais e que precisam sempre de uma continuidade”, revelou. Já Victor afirmou que o Legislativo continuará com o apoio a entidade. “A Câmara sempre foi parceira da Liga, inclusive com repasse de recursos e

Tratamento de Torcicolo

O QUE É? homenagens pelos 25 anos de atividades. Vamos manter em 2018 e procurar ampliar no que estiver ao nosso alcance”, enfatizou Victor. Conforme a presidente, a Liga Feminina de Campo

Bom está sempre aberta para receber o trabalho de novas voluntárias. “Estamos sempre renovando nosso time de apoiadoras. Toda a ajuda sempre será bem recebida”, finalizou Sônia.

Quem estiver interessado em participar das atividades da entidade, bem como contribuir com doações, pode entrar em contato pelo telefone 3597-6864.

Através de vereador Jerri, União recebe emenda parlamentar de R$ 243 mil A população de Campo Bom, especialmente os moradores da famosa Baixada, e frequentadores do tradicional campo do União, que já faz parte da história da cidade, receberam uma ótima notícia essa semana. Através de articulação do vereador Jerri Moraes (PMDB), o deputado federal Alceu Moreira está destinando uma emenda parlamentar no valor de R$ 243 mil reais para reformas na sede do clube. Localizado no bairro Porto Blos, o Centro Esportivo é uma referência do desporto na cidade, além de colaborar para formação de cidadãos através do esporte. Segundo o vereador Jerri Moraes, que é morador do bairro, e batalhou para que o

DR.ª MARA KIELING

O torcicolo é uma desordem onde o músculo do pescoço sofre uma contração excessiva, provocando ou não espasmos, de modo que a cabeça permanece inclinada para um dos lados e o queixo chegar a projetar-se para o lado oposto. Trata-se de uma condição que pode ser muito dolorosa ou absolutamente indolor, mas em todos os casos, impede a realização do movimento da cabeça e pescoço. Dentre as causas do torcicolo, a mais comum de encontrarmos é o torcicolo espasmódico, onde a rigidez do pescoço é causada por tensões emocionais, sobrecarga física, trauma por deslocamento súbito, ou permanência na mesma posição por períodos prolongados. Outras causas de torcicolo referem-se a lesões congênitas (do nascimento), lesões da pele, ou lesões neurológicas.

QUAIS OS SINTOMAS? A identificação dos sintomas do torcicolo envolve sempre a contração excessiva da musculatura do pescoço que obriga o paciente a permanecer com a cabeça inclinada para um dos lados, e o queixo projetado para o lado oposto. Nos casos de torcicolo espasmódico, é muito comum o surgimento de dores intensas, que impedem ainda mais o paciente de se movimentar.

COMO É O TRATAMENTO?

recurso fosse repassado para o União, essa é uma vitória de toda a comunidade. “Nós ficamos muito contentes

de ser contemplados com essa emenda que será aplicada aqui no nosso União. Essa comunidade merece”,

afirmou o vereador peemedebista ao lado do deputado que entregou um ofício confirmando a emenda.

O tratamento do torcicolo varia de acordo com a sua causa. Nos casos de torcicolo espasmódicos, a Quiropraxia é considerada a modalidade terapêutica conservadora que apresenta resultados mais rápidos, eliminando totalmente os sintomas em 1 a 5 sessões. As outras modalidades terapêuticas que também apresentam bons resultados no tratamento do torcicolo envolvem: Acupuntura, massagens, compressas, medicamentos (relaxante muscular e anti-inflamatório não hormonal), e até mesmo calmantes. Nos casos de torcicolos congênitos e dermatológicos, a cirurgia corretiva pode ser recorrida. Já nos casos de torcicolos neurológicos, é fundamental que um especialista investigue a causa neurológica exata para definir o tipo de tratamento mais indicado.

9


Começaram os aluguéis de lotes para acampar durante o Rodeio

“A nossa expectativa para o rodeio é ótima, pois estamos trabalhando muito na organização e nos mínimos detalhes para termos um grande evento, já que essa é a 40ª edição de um rodeio consolidado no cenário tradicionalista estadual. Prova disso, é que a procura por espaço para comercialização já está sendo maior que as edições anteriores. Estamos recebendo apoio da Prefeitura também, nossa Luís Aroche infraestrutura está sendo melhorada a cada ano, sempre em busca de maior conforto para o público que participa e acampa, mas também visitantes. Dirceu Knevitz – Patrão do CTG Campo Verde

O 40º RODEIO Quem deseja aproveitar todas as atrações do 40º Rodeio Nacional de Campo Bom acampado no Parque Municipal do Trabalhador (PMT) pode preparar a barraca, a lona, e a pilcha, pois abriram nesta terça-feira, 6, no próprio Parque, os aluguéis de lotes

para o evento que ocorre de 2 a 11 de março. Cada lote será alugado pelo valor de R$ 400,00 e poderá ser ocupado a partir do dia 24 de fevereiro. São 92 lotes, cada um medindo 42m². O aluguel de um lote também dá direito a estacionamento para um

O Parque do Trabalhador contará contará com uma intensa programação do dia 2 a 11 de março, com provas artísticas, campeiras e esportivas, além de bailes com Tchê Barbaridade, Julian e Juliano, Garotos de Ouro, entre outros. O evento será organizado pelas entidades tradicionalistas CTG Campo Verde, CTG M`Bororé, CTGs Guapos do Itapuí e Palanques da Tradição em parceria com a Prefeitura. Outro destaque são os mais de R$ 120 mil em prêmios que serão entregues aos competidores entre as provas campeiras, artísticas e esportivas.

veículo e ingresso ao parque para o motorista. Interessados em locar os espaços podem se dirigir diretamente ao PMT das 16h às 20h, munidos de comprovante de endereço, Carteira de Identidade ou de Motorista. Mais informações pelo telefone 998531500 com Alexandre.

Professores disputam 68 vagas para atuar na educação de Campo Bom

SCM 5775

ção Infantil – Braile, Professor de Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais – Braile, Professor de Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais – Libras, e Professor das áreas de Ensino Fundamental, Geografia, Matemática, Língua Portuguesa, Educação Física, História, Ciências, Língua Estrangeira Moderna – Inglês, Artes Visuais e Música. Ao todo foram 642 inscritos, com 54 abstenções. Os salários aos contratados vão de R$ 1.283,04 a

R$ 3.336,07, para jornada semanal que varia de 20 a 40 horas. O resultado provisório das provas deve está no site da Prefeitura. A lista com o resultado final, será divulgada dia 16 de fevereiro, a partir das 17h, também no site . Os aprovados serão chamados de acordo com a sua classificação de aprovação para sua modalidade. Como se trata de um processo seletivo de contrato temporário, não haverá cadastro reserva e os educadores serão chamados conforme a necessidade.

CONHEÇA A INTERNET PARA OS SUPER EXIGENTES:

Gladis de Freitas Vargas Concursando para séries iniciais

Achei a prova bem tranquila, e espero ser aprovada já que me formei há cerca de seis meses

Suaira Mattos de Mello Concursanda para educação infantil

Eu sou de Campo Bom, e achei a prova bem tranquila, não estava muito difícil”

Consulte valores de ativação.

No último domingo, dia 4 de fevereiro, no Centro de Educação Integrada (CEI) foram realizadas as provas do processo seletivo público da Prefeitura de Campo Bom destinado à contratação emergencial e temporária com objetivo de selecionar professores com Licenciatura ou Magistério para atuarem em distintas áreas da educação do município. Ao todo, são 68 vagas que incluem Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil – Libras, Professor de Educa-

BANDA LARGA RÁDIO

SEM COMBO

Você não vai pagar por serviços que não utiliza.

SEM FRANQUIA

Você usa sua internet à vontade, o quanto quiser!

VELOCIDADE MÁXIMA

Você fará seus downloads usando toda sua banda.

39,90

R$

69,90

R$

84,90

R$

R$

99,90

E N VI E

L I G UE

51 9 9958.3240 3097.0595


Prefeitura de Campo Bom distribui kits escolares As férias estão chegando ao fim, e no dia 14, na próxima semana, às aulas já começam, e de forma especial para 450 estudantes da rede municipal de Campo Bom. É que durante esta semana, nos dias 7, 8 e 9, a Prefeitura, por meio das Secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social e Habitação está fazendo a distribuição de kits escolares para estudantes de famílias carentes da cidade. Os kits começaram a ser distribuídos no CRAS Centro, e está beneficiando estudantes como a Isabelly Ramos Garcia, de 7 anos, que retirou empolgada o seu kit escolar. “Amei o material. Vou estudar muito com o meu caderno de gatinho”, disse a garota, que ganhou no kit um caderno com um gato

a entrega desses materiais ajudamos as famílias com os gastos do começo de ano. O material é de ótima qualidade, o que ajuda para que durem todo o ano letivo. Além disso, o material escolar se soma com as melhorias que já implementamos na educação da rede municipal e colabora diretamente com o aprendizado dos alunos”, destaca o chefe do executivo. De acordo com a secretária de Educação,

estampado na capa. A Prefeitura oferece dois modelos de kits distintos: são 300 kits para alunos do 1º ao 5 ano e 150 do 6º ao 9 ano. Eles são

compostos por itens, como caderno, lápis, caneta, régua, entre outros. A distribuição acontece nos dias 7 e 8, das 14h às 19h e no dia 9, das 7h

Simone Schneider, os materiais proporcionarão maior equidade aos alunos. “Nossa preocupação é garantir as condições adequadas para um ensino de qualidade em nosso município. Queremos que cada aluno que está recebendo esse material zele por ele durante todo o ano letivo para que seja aproveitado da melhor maneira possível, tanto dentro da sala de aula como em casa”, salienta a secretária.

às 12h30min. O prefeito Luciano Orsi, afirma que a entrega do material estimula a autoestima dos alunos. “Com

Fotografias da Mostra Retratos da Nossa Gente contam a história da cidade através das pessoas A história de Campo Bom pode ser contada através de sua população. Afinal, foram famílias, grupos, indivíduos, autoridades e pessoas comuns que construíram essa cidade. São os cidadãos que viveram aqui que deixaram sua marca e que agora fazem parte da exposição que tem como objetivo resgatar e preservar a memória da cidade e de seus moradores. Essas imagens de pessoas podem ser encontradas na 2º Mostra Fotográfica Retratos da Nossa Gente, exposição que acontece no Espaço Cultural Dr. Liberato, e que conta com 66 fotografias, reunin-

do imagens enviadas pela comunidade e de arquivo. A Secretaria de Educação e Cultura, através do Espaço Cultural Dr. Liberato, em comemoração aos 59 anos de Emancipação de Campo Bom, realizou a abertura, na noite da última quinta-feira, um dia após o aniversário da cidade. Durante o evento, fotografados e parentes dos cidadãos registrados nas imagens, compartilharam histórias e vivências evocadas pelas imagens, tão distantes em anos, mas próximas em narrativas. A exposição contou ainda com a parceria da Associação Pró-

memórias estão guardadas em seu patrimônio cultural que deve ser contado e retratado, de tal maneira que possa despertar nas pessoas seu real valor para a construção de sua História”, conta Simone. A mostra está no primeiro andar do Espaço Cultural Dr. Liberato até o dia 27 de fevereiro, e a visitação ocorre de segunda a quinta-feira, das 8h30min às 17h30min, e nas sextas-feiras, das 7h às 13h. Agendamentos e dúvidas podem ser feitas pelo e-mail espacocultural@campobom. rs.gov.br ou pelo telefone (51) 35974547. -Memória de Campo Bom. Segundo a titular da Smec, Simone Schneider, esse é o segundo ano da mostra, que traz uma reflexão sobre a história da cidade. “Estas


Escola Bambas da Orgia vai desfilar na Muamba Comunitária de Campo Bom Mesmo que fora da data comemorada no restante do Brasil, Campo Bom também vai cair na folia no dia 24 de fevereiro, um sábado, quando acontece a 6ª Edição da Muamba Comunitária: a diversidade é que nos une, resgatando a tradição do carnaval popular de rua, com a participação de toda a família e combatendo as mais diferentes formas de discriminação. O evento contará com baile para as crianças, apresentação de grupo de pagode local, descida da Adriano Dias com a participação das Escolas de Samba Unidos da Ponte, de Estância Velha, Cruzeiro do Sul, de Novo Hamburgo e Bambas da Orgia, a escola de samba mais premiada dos carnavais de Porto Alegre. A abertura ficará por conta da Muambinha de Carnaval, uma ação especial para as crianças que acontece a partir das 16h. Durante o evento os pequenos contarão com uma concentração na Praça João

popular”, convida Sarmento. A Muamba Comunitária é promovida pela Prefeitura de Campo Bom em parceria

A Muamba Comunitária A Muamba Comunitária surgiu em 2012, com o propósito de resgatar os bons tempos do Carnaval de Rua de Campo Bom. Em 2014 a Muamba foi instituída como evento oficial do Município de Campo Bom, sendo incluída no calendário de eventos, com objetivo de reinserir o carnaval na agenda cultural da cidade, como forma de congregação popular pública.

PROGRAMAÇÃO Blos, descida pela Adriano Dias e depois um baile de carnaval na parte coberta do largo irmãos Vetter. Depois é a vez dos adultos, que vão contar com a Muamba Comunitária a partir das 18h, com abertura do Grupo Bem Comum, de Campo Bom. Depois tem a atração principal, com a descida da Adriano Dias puxada pela Escola Bambas da Orgia, a mais antiga escola de samba em atividade na cidade de

ELES e ELAS até 22 hs

SÁBADO - 10/fev

para todos até às 18 hs

e Garotos Show

DOMINGO - 11/fev/16h

ENTRADA GRÁTIS p/todos até 17 h Vitrine Musical e Garotos Show

QUARTA FEIRA (14h): Baile da TERCEIRA IDADE

16/fevereiro: RAINHA MUSICAL e OS FEDERAIS

Fone: (51) 3594.2669 Ambiente climatizado, c/segurança e camarotes

R.José de Alencar, 444 Centro/NH

Próximo ao Parcão Sapiranga / RS amplo estacionamento

DOMINGO

11/fevereiro

Almoço ao meio dia a R$ 15,00 com direito ao baile Início: 14 hs BANDA CLAVESOL TERÇA - 13/fevereiro Baile de Carnaval QUINTA: Início 18 h ELAS R$ 2,00 e ELES R$ 10,00 Schim/600 ml R$ 7,00 - baile todo

– o machismo, o racismo, a homofobia e a intolerância religiosa. “Retomamos a Muamba e a Muambinha no ano passado e tivemos uma ótima receptividade da comunidade. Queremos principalmente que os pais tragam as crianças para se divertirem juntos na Muambinha. Essa é uma festividade gratuita e convidamos que quem quiser participar que se junte a essa grande festa

Para anunciar: (51) 99863.1966

ENTRADA GRÁTIS

Início 17h até 4h da manhã Entrada GRÁTIS

Porto Alegre. Fundada em 6 de maio de 1940, o Bambas é a maior vencedora do grupo especial do carnaval de Porto Alegre, tendo conquistado 20 títulos no grupo principal. Segundo o coordenador do departamento de Cultura da Prefeitura, Moacir Sarmento, o Carnaval é uma manifestação cultural importante e o festejo visa – além de alegrar – combater as mais diversas nuances da opressão

EVENTOS & CLUBES

SEXTA - 9/fev - 21h

GAROTOS SHOW

com a União das Associações de Bairros e Vilas de Campo Bom (UABV).

Joy CLUB

AGENDA: CLUBE TRADIÇÃO/Canoas: 09/fev (sex): Paulista Sambatri, SOS, Waguinho Duarte e Alex Duarte - 10/fev(sab): Toque de Mágica e Nosso Balanço - 12/fev (seg): Festa da Cerveja, com Flor da serra // STAR CLUB/ Sapiranga: 09/fev (sex): Grupo Festerê - 10/fev (sab): Os Federais // SALÃO PERSCH/Bom Princípio: 10/fev (sab): Baile de Carnaval com Banda Barbarella a noite todo e Dj Klaudinho Conceição e convidados.

EVA SOPHER: Presidente do Teatro São Pe-

dro, faleceu aos 94 anos. Guardiã e também responsável pelo crescimento cultural gaúcho.

QUE SAUDADE DA MINHA EX: Funk apropriado para mais um retorno de Neymar e Bruna no réveillon em Fernando de Noronha. CÉSAR: Novo vocalista da banda Pérola Negra. Dupla com Rodrigo Gaspareto. HAVAIANA 36: Lançamento da Banda Vanera e tem participação do Sorriso Lindo.

Antigo prédio Scala Club em S.Leopoldo. Próximo rodoviária Estacionamento cortesia Fone: 98192.2165

10/fev - SÁBADO - 23h Banda 10 e Arrastão Sertanejo

ELAS: Entrada Grátis até 24 h 11/fev - DOMINGO - 23h ELAS: Entrada Grátis e + Open Bar até 21h. 3 Schim: R$ 20,00

12/fev - SEGUNDA - 23h Segunda CHARMOSA

Com CARNAVAL do JOY

Sociedade de Canto

11/fevereiro

Rua José de Anchieta, 9 Bairro Imigrante - C. Bom Inf: (51) 99978.2512

25/02/2018

DOMINGO

Almoço ao meio dia a R$ 20,00 com direito ao baile

Musical JC 18h: Banda Renovação 14h:

Ingresso único: R$ 7,00 Schim/600ml R$ 8,00 3 Schim/600ml R$ 20,00

11/03/2018

San Marino Terceira Dimensão Corpo & Alma Bochincho

Fone: (51) 3597.4212

www.sociedadeprogresso.com.br

Sábado, 24/02 Muambinha de Carnaval 16h – Concentração na Praça João Blos 16h30min – Descida da Adriano Dias 17h20min – Baile Infantil Mumba Comunitária 18H – Grupo Bem Comum Descida da Adriano Dias 20H – Unidos da Ponte 21h – Cruzeiro do Sul 22h – Bambas da Orgia

CARNAVAL DE RUA : Em NOVO HAM-

BURGO, será dia 10 de fevereiro (sábado), na pista de eventos no bairro Rio Branco. ESTÂNCIA VELHA: É no domingo, dia 11. O local é na Avenida Presidente Vargas, centro da cidade.

ASSOC. MUNDO NOVO/NH: Carnaval adulto, dia 10 de fevereiro (sábado). Início 21 h e infantil será dia 13 de fevereiro (terça). Início 16 h. SOCIEDADE GINÁSTICA : Nesta sexta,

dia 9 de fevereiro, 35ª edição do “Carnaval Vermelho e Branco”, em Novo Hamburgo. Início às 18 horas até à 6h da manhã. Animação Companhia Show 4, Banda Caravelli e Dj. Tradição, qualidade e muita gente.

SOCIEDADE

PALESTRINA SABADO 10/fev Até 18h: Ingresso único de R$ 5,00 e ganha 1 Schim 600 ml

Animação:

Informações: (51) 3594.6542 e 99976.4667

Dia 17/fev:

Ritmo Legal e Toque de Mágica

BAILE 3ª IDADE - 14 hs Sexta, Domingo e Segunda

R.Gen. Daltro Filho, 110 - Vila Nova - NH


Star Export e CVA foram os campeões do Aberto de Voleibol parciais de 25 a 20 e 25 a 23. Na final feminina, num jogo bastante equilibrado, a CVA venceu a campeã de 2017, Máster do Juca, com parciais de 25 a 22 e 27 a 25. E já passava da meia-noite, quando o Star Export pôdee soltar o grito de campeão.

Depois de perder o primeiro set por 25 a 16, o Taugort/ COI reagiu e venceu o segundo set por 28 a 26. Aí veio a reação final do Star, tantas vezes campeão desta competição e a vitória no tie-break por 15 a 9.

PREMIAÇÃO INDIVIDUAL

As equipes Star Export (masculino), de Campo Bom, e CVA (feminino), de Porto Alegre, foram as campeãs do 32º Campeonato Aberto de Voleibol de Campo Bom. Nos jogos finais, na última semana no Ginásio Municipal de Esportes Karl Heinz Kopittke, o Star venceu o Taugor/COI, de Novo Hamburgo, por 2 a 1 e o CVA fez

2 a 0 no Máster do Juca, de Novo Hamburgo. A rodada iniciou com a decisão do 3º lugar feminino, vitória da Confraria do Vôlei (Porto Alegre) de 2 a 0 diante da GNS (Gravataí), parciais de 27 a 25 e 25 a 17. Na sequência, valendo o 3º lugar masculino, o Maxiplast (Novo Hamburgo) venceu o Trutas (São Leopoldo) por 2 a 0,

Feminino Melhor atacante: Victória - Máster do Juca; Melhor líbero: Camila - CVA; Melhor Central: Pauline - Máster do Juca; Melhor levantadora: Bianca - CVA; Melhor jogadora: Vanessa – CVA Masculino Melhor atacante: Rafael - Taugor/COI; Melhor líbero: Rafael - Taugor/COI; Melhor Central: Glauber - Star Export; Melhor levantador: Felipe - Star Export; Melhor Jogador: Kaique - Star Export

Presidente da Câmara exalta os investimentos em educação no município Na noite de quarta-feira (7), em evento realizado no Teatro Feevale e direcionado para professores e auxiliares de ensino, foi aberto oficialmente o ano letivo da rede municipal de ensino de Campo Bom. Os vereadores Victor Souza (PC do B), Paulo Tigre (PMDB), João Paulo (PMDB) e Professora Sandra Orth (PSDB) prestigiaram a atividade. Antes da palestra do professor, escritor e neurocientista Pedro Calabrez,

a secretária de educação Simone Schneider enfatizou as mudanças para o ano de 2018 na rede de ensino. “Em 2018 teremos um calendário unificado que significa uma valorização para todos os professores que são os responsáveis diretos pelo desenvolvimento dos alunos”. Já Victor comentou sobre a importância dos professores no cenário educacional além de valorizar os investimentos realizados na pasta

de educação. “O município vem se destacando ao longo dos anos na área da educação. Os investimentos em 2017 que chegam a 44% explicam esse destaque”, ponderou. “As atividades de contra turno, por exemplo, mostram o olhar sensível da administração para a

pasta da educação e mostra que Campo Bom está no caminho certo”, completou o presidente do Legislativo. As atividades de abertura do ano letivo seguem nessa quinta-feira, 08, com eventos direcionados para os profissionais de ensino em vários locais da cidade.


Biblioteca Pública de Campo Bom conta com mais de 21 mil obras

NOS PREOCUPAMOS COM A EXCELÊNCIA DO RESULTADO E POR ISSO POSSUÍMOS PROFISSIONAIS ESP EM ÁREAS DIFERENTES, QUE PODEM FOCAR NO SEU CASO.

 Direito de Família  Trabalhista É época de férias tanto  Direito Trânsito para crianças, quantode para

  

  

Marcas e Patentes Direito Criminal Previdenciário

Contratos Cível e consum Bancário

muitos trabalhadores que Rua dos Andradas, 247 estão | Centro | Campo Bom | RS | CEP 93.700-000 | Telefone (51) 3597 3373 | WhatsApp (51) 99631 9860 desfrutando de um período de descanso nesse verão. E uma boa opção para aproveitar o sol, ou os momentos de lazer são os livros, e os leitores de Campo Quando pensamos em família hoje, o vínBom podem aproveitar um culo mais forte e certamente permanente que acervo de aproximadamente existe, são os filhos. Existe ex-companheiro, 21 mil obras oferecidas na ex-mulher, ex-marido, ex-namorada, mas não Biblioteca Pública Municipal existe ex-filho, ex-pai ou ex-mãe. Os filhos Professor Antônio Nicolau são, além de um elo perpétuo, objeto máximo Orth, localizada no Complede cuidado de um indivíduo, devido à vulnexo Cultural Cei. O local, que rabilidade que se encontram enquanto estão é uma referência de leitura na se desenvolvendo. cidade, e uma das mais comMas, pelas mais diversas razões, os pais pletas bibliotecas públicas se separam, precisando deixar bem claro da região conta com livros, a forma como o cuidado com os filhos vai dvd’s e periódicos, que estão continuar. Esse cuidado envolve alimentação, à disposição da comunidade, educação, emoções, afetos, saúde, objetos de além de edições de jornais e uso pessoal, brinquedos entre outras coisas, revistas. cuidado esse que deve ser partilhado e forneSó em 2017 foram mais de cido pela mãe e pelo pai na medida da possi2 mil obras que foram “devobilidade de cada um. Mas habitualmente, os radas” por leitores. Para pais têm dificuldade de entrar em um acordo isso, o espaço está dividido sozinhos acerca da medida da responsabiliem seis setores para agradar dade de cada um, sendo necessária uma ação leitores de todas as idades: Para retirar livros é necessário ser morador de Campo Bom e judicial para definir com clareza. infantil, juvenil, geral, climáfazer um cadastro comparecendo pessoalmente na Biblioteca com Paralelo a isso, nos últimos anos experitico e outros dois com matedocumento de identidade e comprovante de endereço. O custo para mentamos em nosso país e em nosso estado riais especiais como livros ter a carteirinha é de R$ 4,00. crises em várias esferas. Muita gente oscilou em áudio e em braile, incluentre o desemprego -trabalhos temporários sive com a Bíblia completa. Horário de atendimento da Biblioteca - trabalhos informais - emprego formal A Biblioteca também dispõe desemprego novamente. Você mesmo pode de uma moderna estação de Segunda: das 9h às 19h ter oscilado entre bons e maus momentos trabalho com computadores Terça a quinta: das 8h às 19h financeiros. conectados à internet, sala Sexta: 7h às 13h Assim, quando a questão é a responsade audiovisual e espaço para bilidade/possibilidade nos cuidados com pesquisa. os filhos, o que foi definido em uma ação de guarda e pensão alimentícia pode deixar de corresponder com a realidade. Algumas vezes a guarda que era apenas de uma parte pode passar a ser compartilhada. Outras a pensão pode ser revisada, seja porque uma parte passou a ganhar melhor e o filho deve participar disso, ou porque perdeu rendimenA ponte da Avenida dos de fundação. Até sexta-feira da pista elevada. tendemos concluí-la até abril tos, e não há possibilidade de arcar com o Municípios começa a tomar (9), a empresa contratada pelo “Os recursos estão garanti- deste ano”. definido em um momento melhor da vida. forma. A obra, executada pelo Daer deve encerrar os traba- dos pelo governo do Estado. A ponte sobre o Arroio Essa é a função da ação de revisão de aligoverno do Estado através da lhos, também, no segmento de Além disso, o Daer está for- Pampa terá 44 metros de mentos, possibilitar que, ao longo dos anos Secretaria dos Transportes e Novo Hamburgo. necendo todo o auxílio neces- comprimento por 12,6 metros de responsabilidades compartilhadas dos pais do Departamento AutônoA fase de mesoestrutura sário para que a construtora de largura e conta com invesem relação aos filhos, haja sempre justiça no mo de Estradas de Rodagem - como é chamada a porção supere suas dificuldades e timento de R$ 1,48 milhão compartilhamento, na medida correta que o (Daer), terá as fundações fina- média da ponte - já teve início, conclua a ponte”, afirma o do Tesouro do Estado. A obra momento permite, lembrando sempre de que lizadas esta semana. com a execução das ferragens diretor-geral do departamen- resultará na interligação de a criança deve ser cuidada integralmente. A infraestrutura da ponte para a instalação dos pilares. to, Rogério Uberti. “Hoje a diversas cidades do Vale do no lado de Campo Bom está Após a colocação das peças comunidade pode constatar a Sinos, principalmente Novo D&Machado Advogados Associados concluída. Os serviços dessa de concreto, será a vez das tra- evolução dessa obra. Tiramos Hamburgo, Campo Bom e etapa correspondem à concre- vessas, que são os elementos do papel uma demanda que Sapiranga. tagem dos blocos e das vigas responsáveis pela sustentação se arrastava há décadas e pre-

Sobre Responsabilidades e Possibilidades

COMO RETIRAR

Obra da ponte na Avenida dos Municípios avança mais uma etapa

NOS PREOCUPAMOS COM A EXCELÊNCIA DO RESULTADO E POR ISSO POSSUÍMOS PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS EM ÁREAS DIFERENTES, QUE PODEM FOCAR NO SEU CASO.   

Direito de Família Trabalhista Direito de Trânsito

  

Marcas e Patentes Direito Criminal Previdenciário

  

Contratos Cível e consumidor Bancário

Rua dos Andradas, 247 | Centro | Campo Bom | RS | CEP 93.700-000 | Telefone (51) 3597 3373 | WhatsApp (51) 99631 9860


Rústica de Aniversário de Campo Bom reuniu mais de 350 participantes O aniversário era de Campo Bom, mas teve gente de diversos municípios comemorando juntos o aniversário da cidade na manhã do último domingo, dia 4, na Rústica de Aniversário que contou com aproximadamente 350 participantes que, com

seus acompanhantes, deram um colorido especial ao Largo Irmãos Vetter. Adalmir Alexandre de Oliveira, com tempo de 18 minutos e 14 segundos, foi o primeiro a completar o percurso de seis quilômetros. Entre as mulheres, a campeã foi

Primeiros colocados Geral Masculino 1º lugar - Adalmir Alexandre de Oliveira (tempo 18:14) 2º lugar - André Sidinei Jara (18:28) 3º lugar - Diogo Meireles Moura (18:39) 4º lugar - Uiliam Jonatan Correa (18:52) 5º lugar - Emerson Rosa Oliveira (18:56) Primeiros colocados Geral Feminino 1º lugar - Alessandra Cordeiro (23:34) 2º lugar - Claudete Conceição (24:33) 3º lugar - Lousana Silva (24:39) 4º lugar - Michele de Aguiar Werner (24:50) 5º lugar - Lourdes de Oliveira Valadares (26:21)

Alessandra Cordeiro. Antes da prova oficial, foi realizada uma corrida kids, com a participação de várias crianças e pré-adolescentes. A Rústica de Campo Bom foi promovida por Jader Wommer – Wommer Running Assessoria, com apoio

1º lugar - Elisiane Cristina Grum de Souza (27:29) 2º lugar - Dina Maria Biondo de Menezes (27:48) 3º lugar - Luiza Inocente Silva (27:51) Masculino F - 40 a 44 anos 1º lugar - Evandro Audibert (18:58) 2º lugar - Josoé Correa da Silva (19:27) 3º lugar - Lucio Alencar Bueno (19:55) Feminino F - 40 a 44 anos 1º lugar - Cristiane Palacios de Souza Costa (27:52) 2º lugar - Leonice Audibert (28:29) 3º lugar - Maria Elena Martins (29:34)

Masculino A - 16 a 19 anos 1º lugar - Marilson Carmargo (24:21) 2º lugar - Douglas William dos Santos (25:21) 3º lugar - João Vitor Fortes Sanchez (31:15)

Masculino G - 45 a 49 anos 1º lugar - Enio Aguirre da Rosa (19:53) 2º luar - Valmir Marcos de Oliveira (20:54) 3º lugar - Milton Souza de Oliveira (22:16)

Feminino A - 16 a 19 anos 1º lugar - Karine Nunes dos Santos (31:19) 2º lugar - Diulia Santos (35:46) 3º lugar - Emilly Castro (38:05)

Feminino G - 45 a 49 anos 1º lugar - Mirtes Macedo Moreira (28:34) 2º lugar - Rosale Emmel Prado (29:15) 3º lugar - Luciane Teodoro (29:32)

Masculino B - 20 a 24 anos 1º lugar - Matheus Cardoso de Assis (20:59) 2º lugar - Felipe Eduardo Fontes (21:17) 3º lugar - Fabulo Oliveira Diniz (21:43)

Masculino H - 50 a 54 anos 1º lugar - Jair Antonio Gromoski (21:35) 2º lugar - Vilmar Delamir Cesar Ferreira (22:51) 3º lugar - Elves de Azevedo Moreira (23:07)

Feminino B - 20 a 24 anos 1º lugar - Luana Steffen (27:11) 2º lugar - Rafaela Francisco da Silva (27:40) 3º lugar - Mônica Maria Vieira (34:56)

Feminino H - 50 a 54 anos 1º lugar - Francisca Deni Pinto Vepo (28:08) 2º lugar – Maria Luzia Foscarini (28:50) 3º lugar – Nara Geovana B. Faccini (31:17)

Masculino C - 25 a 29 anos 1º lugar - Leonardo da Silva (20:09) 2º lugar - Anderson Boll (21:29) 3º lugar - Gian Rheinheimer (21:40)

Masculino I - 55 a 59 anos 1º lugar - Valmor de Lima (23:25) 2º lugar - Claiton José Simon (23:49) 3º lugar - Jorge Moacir Aires da Silva (23:57)

Feminino C - 25 a 29 anos 1º lugar - Angelica Steffen Menezes (27:13) 2º lugar - Elisangela Pedroso (27:46) 3º lugar - Cintia Rosa da Luz (30:43)

Feminino I - 55 a 59 anos 1º lugar - Norma dos Santos (30:52) 2º lugar - Castorina Schuquel Porto (33:52)

Masculino D - 30 a 34 anos 1º lugar - Jonas Araujo (19:01) 2º lugar - Tiago Minho (19:20) 3º lugar - Willian Diego de Mello (19:33) Feminino D - 30 a 34 anos 1º lugar - Juliana Gonçalves de Morais (27:33) 2º lugar - Mariana Godoy (29:26) 3º lugar - Claudia Vieira Essvein (32:36) Masculino E - 35 a 39 anos 1º lugar - Marcelo Rech (19:23) 2º lugar - Rodrigo Maciel Pereira (19:36) 3º lugar - Fabiano Rodrigues Gonçalves (20:00) Feminino E - 35 a 39 anos

Masculino J - 60 a 64 anos 1º lugar - Neuri Celso Pereira (24:37) 2º lugar – João Ortolan (27:08) 3º lugar - Carlos Roberto Casagrande Feminino J - 60 a 64 anos 1º lugar - Maria do Rosario M. Guerra (30:37) 2º lugar - Maria Goreti Almentes da Silva (34:41) 3º lugar - Jueci da Silva Vargas (36:55) Masculino K - 65 a 80 anos 1º lugar - Antonio Martins dos Reis (25:41) 2º lugar - Ademir Moyano Rodrigues (26:57) 3º lugar – João Clever Kalata Rocha (27:24) Feminino K – 65 a 80 anos 1º lugar – Heloisa Maria Dulac Pires (36:02)

da Prefeitura de Campo Bom, através da SMEL Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Antes da largada, o vice-prefeito e secretário, Professor Beto Santos saudou os participantes, destacando o empenho da Administração Municipal em promover e incentivar as mais variadas modalidades esportivas, por acreditar que essas atividades contribuem para uma melhor qualidade de vida.

André Jara, 33 anos Foi uma prova muito boa, de alto nível, onde estavam presentes 11 atletas da elite do esporte no estado. Eu já participei de dois mundiais sendo 2º lugar, fui 3º lugar no Brasileiro. Só tenho a agradecer, foi uma Rústica muito bem organizada.

Leonardo da Silva, 26 anos “Participar foi ótimo, pois além de um esporte e de fazer bem à saúde, consegui ficar em 1º na categoria de quase 300 pessoas. Venho treinando e me dedicando para sempre dar meu melhor nas corridas, e claro estar entre amigos que também se dedicam dia a dia. Ver famílias lá torcendo uns pelos outros não tem preço que se pague”


Câmara de Vereadores de Campo Bom realiza primeira sessão de 2018 Nessa segunda-feira, os vereadores de Campo Bom se reuniram no Legislativo para a primeira sessão de 2018, sob o comando do novo presidente, Victor Souza (PCdoB). Além das deliberações normais das pautas, os vereadores elegeram os membros das comissões permanentes e das comissões especiais. Ainda foi realizada sessão extraordinária, sem remuneração extra aos parlamentares, para votação de projeto do Executivo Em relação às votações, os parlamentares aprovaram dois pedidos de informações que solicitam esclarecimentos à Prefeitura sobre atendimentos em unidades de saúde para mulheres vítimas de violência doméstica e aparelhamento de cirurgias no Hospital Lauro Réus. Já os requerimentos que apresentam ao Executivo sugestões de projetos de lei para implantação de programa socioeconômico para pessoas com deficiência, olímpiada municipal da terceira idade e programa de orientação profissional nas escolas da rede municipal de ensino, todos foram aprovados por

COMISSÕES PERMANENTES Orçamento/Finanças Educação/Bem-Estar Presidente: Max de Souza (PMDB) Membros: João Paulo (PMDB) e Professora Sandra Orth (PSDB) Justiça/Redação/Serviços Municipais Presidente: Tiago Souza (PC do B) Membros: Paulo Tigre (PMDB) e Joceli Fragoso (PTB) COMISSÕES ESPECIAIS Ética Presidente: Max de Souza (PMDB) Membros: Jerri Moraes (PMDB) e Jair Wingert (Progressistas) Desenvolvimento da Cidade Presidente: Victor Souza (PC do B) Membros: Paulo Tigre (PMDB) e Jerri Moraes (PMDB)

unanimidade. Também receberam aval unânime dos parlamentares os requerimentos que solicitam a ANATEL providências sobre sinal de telefonia, solicitação de contemplação da lei das horas atividades aos professores da rede municipal, audiência entre patronagem do CTG Campo Verde, deputado estadual Lucas Redecker e direção da SulGás, além de oficialização ao Legislativo do andamento das contratações por empresas integrantes do

Programa de Geração de Emprego e Renda, o PIGE. Na sessão extraordinária, foi aprovado o projeto de lei do Executivo para a abertura de créditos suplementares. COMISSÕES Além da eleição dos membros das comissões permanentes, os vereadores também aprovaram a criação de comissões especiais. O vereador Max de Souza (PMDB) presidirá a Comis-

Ginástica no Largo promoverá atividade física coletiva ao ar livre O Largo Irmãos Vetter ganhará mais um atrativo para a comunidade: uma atividade ao ar livre, que deve incentivar, ainda mais, a prática de atividades físicas e o lazer para os campo-bonenses. Será através da 1ª edição da Ginastica no Largo, uma aula coletiva e gratuita para

Confira todas as comissões e seus integrantes abaixo

a população, que acontece na próxima quarta-feira, 14, a partir das 19h15min. A atividade, organizada pelo Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (NUMESC) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promete muita diversão e alegria, mesclando atividade

física com música. Segundo a Coordenadora do NUMESC, Rita Spengler, essa atividade é muito saudável e relaxante “A proposta é inspirar, estimular o público e promover a saúde da população, além de melhorar a condição física e a qualidade de vida das pessoas” afirma Rita.

são de Orçamento, Finanças, Educação e Bem-Estar e o vereador Tiago Souza (PC do B) será o presidente da Comissão de Justiça, Redação e Serviços Municipais. As demais comissões tratarão sobre desenvolvimento, ética, mobilidade urbana, juventude e habitação. Em virtude do ponto facultativo do carnaval, não haverá sessão na próxima segunda-feira, 12, e os trabalhos das sessões serão retomados, normalmente, no dia 19 de fevereiro.

Mobilidade Urbana/RS 239 Presidente: Victor Souza (PC do B) Membros: Alexandre Hoffmeister (Progressistas) e Joceli Fragoso (PTB) Indústria/Setor Calçadista/Comércio/Serviços Presidente: Victor Souza (PC do B) Membros: Tiago Souza (PC do B) e Professora Sandra Orth (PSDB) Políticas Públicas de Juventude Presidente: Tiago Souza (PC do B) Membros: Professora Sandra Orth (PSDB) e João Paulo (PMDB) Habitação/Loteamentos Populares Presidente: Tiago Souza (PC do B) Membros: Professora Sandra Orth (PSDB) e Milton Wüst (PMDB)


O COMBATE ÀS FAKE NEWS NAS ELEIÇÕES DE 2018 Com a massificação do acesso às redes sociais, cidadãos comuns ganham espaço para compartilhar suas ideias, pensamentos e pontos de vista. Da mesma forma, dispõe-se como forte ferramenta às pessoas mal-intencionadas para propagação viral das chamadas fake news, que já não são novidade no mundo político e nas campanhas eleitorais. Uma pesquisa encomendada pela Revista Veja entrevistou 2004 pessoas entre 9 e 10 de janeiro deste ano e apurou que 83% dos entrevistados temem divulgar notícias falsas em suas redes sociais, entretanto 63% afirmaram não averiguar as fontes das noticias antes de compartilhá-las. Dentro desse contexto, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, declarou no início do mês de dezembro de 2017 o combate às chamadas fake news nas campanhas eleitorais deste ano. Ele afirmou que o TSE buscará auxilio do Exército e do Comitê Gestor da Internet no Brasil

para localizar os responsáveis pelas publicações das notícias e para retirar os conteúdos da internet com mais agilidade, uma vez que os juízes eleitorais têm pouco tempo para reparar o equilíbrio da disputa. No cenário atual da nossa legislação há uma grande dificuldade em punir os responsáveis pela criação e disseminação das fake news, em razão da falta de lei específica para tanto. Sem uma nova lei para punir adequadamente os responsáveis, é preciso aplicar a legislação eleitoral e de crimes contra a honra. Ademais, a Polícia Federal está cogitando utilizar a lei da ditadura (Lei da Segurança Nacional – LNS) para tipificar como crime a publicação de notícias falsas nessas eleições. Uns dos primeiros casos brasileiros de fake news no mundo político e investigado pela Polícia Federal ocorreu nas eleições de 2014 do Espirito Santo. O caso tratava-se de uma pesquisa falsa publicada em site da internet na véspera das eleições. A investigação foi concluída

Dr. Vanir de Mattos Advogado eleitoralista/especialista em direito público da Mattos e Manini Advogados

após 3 anos e resultou no indiciamento de um empresário apontado como suposto responsável pela notícia e pela página da internet que realizou a propagação. Este caso demonstra claramente a dificuldade de punir os responsáveis pelas fake news. A criação de uma nova lei ou a aplicação da lei da ditadura para combater as fake news, considerando a

Dra. Cristine Rischter Advogada coordenadora de direito público e eleitoral da Mattos e Manini Advogados

evolução da sociedade e dos meios de comunicação, é medida que se impõe. Não é admissível que notícias falsas decidam o rumo de nossa política e a vida de milhares de cidadãos brasileiros. Ressalta-se que a internet influenciou em muito as eleições nos EUA, França e Chile e não deverá ser diferente no Brasil. Também preocupado com a questão, o presidente da

França, Emmanuel Macron, anunciou no início deste ano projeto de lei para combate às fake news publicadas na internet, além de obrigar provedores a fornecer informações sobre os responsáveis pelas notícias. A iniciativa de Emmanuel Macron se deve ao fato de que nas últimas eleições presidenciais, em 2017, sua campanha foi alvo de um ciberataque de

grupos que buscavam expor segredos que o comprometessem e prejudicassem sua candidatura. Igualmente ocorreu nos Estados Unidos, em que o Congresso norte-americano investiga se as notícias falsas publicadas por russos influenciaram no resultado das eleições de 2016. Nota-se que as notícias falsas têm sido uma das maiores preocupações de autoridades de diversos países e resta claro que no Brasil não há mais espaço para omissão da lei. A fim de solucionar essa questão o ministro Luiz Fux, que presidirá o TSE neste ano, lançou a ideia da criação de um grupo de trabalho para criar uma nova lei. Os integrantes desse grupo serão a Polícia Federal, o TSE e o Ministério público e deverá ser aprovada antes do início das campanhas eleitorais. Com isso, o que se espera da nova lei é uma punição apropriada para os responsáveis pelas fake news e a garantia de disputas eleitorais mais justas e sem a influência de notícias mentirosas.

Serjão encaminhou 15 pedidos de providências Só na sessão desta quarta-feira, dia 7 de fevereiro, o vereador Sérgio Hanich (PMDB), o Serjão, apresentou em sessão plenária 15 pedidos de providências a serem encaminhados ao Executivo. Dentre as solicitações está a limpeza na praça localizada no final da rua Heitor

Villa Lobos e o recapeamento asfáltico na rua América, em Canudos, bem como operação tapa-buracos na avenida Dr. Maurício Cardoso, demanda solicitada pela segunda vez. O recapeamento asfáltico também foi requisitado na rua Ipê, no bairro Ideal, e na rua Manágua, no

Santo Afonso. No mesmo bairro, há necessidade de capina mecanizada na rua Lima. Ainda há solicitações do parlamentar quanto ao patrolamento e colocação de britas em uma série de ruas que estão em más condições no bairro Diehl. O vereador também pede

a intimação do proprietário para que faça limpeza, roçada e cercamento de terreno localizado na rua Carioca, no bairro Jardim Mauá, e que tem causado muitos transtornos aos moradores e transeuntes do entorno devido à quantidade de mato que toma conta, inclusive,

do passeio público, fazendo com que a população precise transitar pela pista, dividindo espaço com os carros. Serjão salienta que a rua se trata de uma curva em declive, onde os motoristas têm pouca visibilidade, o que pode acabar resultando em acidente. O vereador ainda solicita a

capina mecanizada em outro ponto da mesma rua, no bairro Jardim Mauá, além de conserto de infiltração na esquina das ruas Encruzilhada do Sul e Lajeado. Por fim, Hanich pede a recolocação da tampa de boca-de-lobo que se encontra deslocada na rua Marcílio Dias, no Centro.


Carnaval de Novo Hamburgo será neste sábado O final de semana será de Carnaval em Novo Hamburgo com o desfile das Escolas de Samba do município que acontece neste sábado, dia 10, a partir das 21h, na Pista de Eventos José Eli Teles da Silveira, no bairro Pátria Nova. É ali que as escolas Império da São Jorge, Ai Vem os Marujos, Cruzeiro do Sul e Portela do Sul. A Protegidos da Princesa Isabel irão apresentar seus samba-enredos e vão agitar e colorir a cidade em clima festiva, já que em reunião realizada entre representantes da Prefeitura e das Escolas ficou acordado que o evento não

terá contagem de pontos ou premiações, mas se manterá no formato de desfile, reunindo as cinco agremiações carnavalescas da cidade. O diretor de Cultura da cidade, Alex Lassakoski, destaca a importância da festividade acontecer na cidade. “O Carnaval é uma das mais importantes manifestações culturais do Brasil. Na nossa cidade, o evento tornou-se uma tradição e pela sua história não poderia deixar de acontecer. Além disso, é o melhor momento para receber toda a comunidade”, comenta. Outra novidade da edição deste ano da festa

popular é a forma de financiamento do evento por meio de patrocínio e apoio. “Em um ano de equilíbrio das contas públicas, a Prefeitura não poderia aportar diretamente verbas para a festa popular. Por outro lado, fomentar e valorizar a cultura local em todos os seus segmentos é uma política de governo da prefeita Fátima. Para tentar equilibrar esta equação fomos em buscas de investidores. O patrocínio será da Caixa Econômica Federal e o apoio da Comusa”, explica o chefe de gabinete, Raizer Ferreira.

“O carnaval de Novo Hamburgo continua resistindo”, afirma presidente da Império da São Jorge Há quanto tempo participa da Império da São Jorge? Cléber Moreira: Na Império da São Jorge, estou desde a fundação da escola em Setembro de 2004. Como vê o carnaval de Novo Hamburgo hoje? É uma resistência? Cléber Moreira: O carnaval em geral está passando por uma fase muito difícil, enfrentando situações que vão desde problemas financeiros com a falta de recursos até questões de preconceito e intolerância que culturalmente enfrentamos. O carnaval de Novo Hamburgo, mesmo com todas dificuldades, continua resistindo, pois temos uma parcela da sociedade que segue firme lutando em prol da nossa cultura, provando ao longo do ano que o carnaval gera empregos diretos e indiretos, além de levar cultura e entretenimento a toda sociedade. Qual a expectativa para o desfile desse ano enquanto membro da escola? Cléber Moreira: Queremos fazer um belíssimo espetáculo. A nossa proposta é mais uma vez, apresentar um desfile vibrante, com muita alegria e entusiasmo de cada um dos 300 componentes. Nossos desfiles são marcados pela força e união da comunidade e esse ano não será diferente. E a emoção de desfilar, é grande? Cléber Moreira: Sim, nós vivemos intensamente esse período. Nós temos um comprometimento com a nossa comunidade e por isso é preciso dedicação total nesse momento que antecede o desfile. A alegria e o entusiasmo dos componentes e do público, geram um sentimento de satisfação e dever cumprido após tanto tempo de trabalho intenso.

Ônibus de Novo Hamburgo terão horários especiais no Carnaval O público que estiver assistindo ao desfile das escolas de samba em Novo Hamburgo, que começará às 21h de sábado, 10, na Pista de Eventos José Eli Teles de Oliveira, contará com um serviço especial de transporte coletivo para poder aproveitar com segurança, e tranquilidade a festa. A partir das 3h da madrugada, haverá, na esquina da Avenida Primeiro de Março com a rua João Pessoa, uma parada

exclusiva que oferecerá as linhas: Boa Saúde, Vila Marte, Canudos, São José e Roselândia. No mesmo local, também haverá um ponto de táxi. Na segunda-feira, 12, e na terça-feira de Carnaval, 13, os ônibus hamburguenses usarão as tabelas dos horários de feriados municipais, com reforço pela manhã, ao meio-dia e à noite. Na quarta-feira, 14, os horários serão os normais para o dia da semana.


C L Í N I C A

PRIMOS saúde - beleza - bem-estar

UVA: benefícios que você precisa conhecer A uva é uma fruta muita abundante nesta época do ano. Além de linda é muito saborosa e cheia de benefícios à sua saúde. A maior parte da produção de uva no Brasil é destinada à produção de vinho, porém as pessoas devem consumir a fruta in natura em doses diárias. Pesquisadores descobriram que incluir as uvas na alimentação traz inúmeros benefícios para a saúde das pessoas. Vamos citar sete benefícios que você precisa saber: 1. Uva é rica em antioxidantes: a presença de fitonutrientes nesta fruta garante a prevenção de certos tipos de câncer e ajudam na manutenção da saúde cardíaca. 2. Uva previne problemas de pele: a substância resveratrol impede os sinais de envelhecimento e outros problemas da pele 3. Uva é uma alta fonte de potássio: a ingestão elevada de potássio neutraliza o excesso de sódio e sabe-se que uma dieta com baixo teor de sódio é importante quando o indivíduo tem colesterol alto e pressão arterial elevada. 4. Uva é boa para os olhos: a ingestão de uva diminui os níveis de proteínas inflamatórias e aumenta a quantidade de proteínas protetoras. Promove a saúde ocular a partir de mudanças de sinalização no nível celular para contrair diretamente o estresse oxidativo. 5. Uva estimula o cérebro: o resveratrol ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro, pelo que poderia ajudar a acelerar as respostas mentais. Ele também ajuda a remover placas e radicais livres que podem prejudicar o cérebro. 6. Uva ajuda os joelhos: a ingestão diária de uvas ajuda a aliviar a dor no joelho, principalmente a dor causada pela osteoartrite sintomática. Por ser rica em polifenóis ajuda a melhorar a flexibilidade e a mobilidade das articulações. 7. Uva tem propriedades anti-inflamatórias: certas enzimas que estão na uva provocam efeitos anti-inflamatórios em nosso corpo, trazendo alívio nas artérias e promovendo saúde cardíaca. Conhecendo todos esses benefícios você pode incluir com segurança esse alimento no seu cardápio. No entanto não se deve sobrecarregar pois a uva contém açúcar. Um grande abraço Dra Priscila da Silva Fisioterapeuta CREFITO 5 122.034F

Cristiano Coller retorna à Câmara na vaga do agora secretário Naasom Luciano O suplente de vereador Cristiano Coller (Rede) voltou a assumir uma cadeira na Câmara de Novo Hamburgo na primeira sessão do ano. Titular na legislatura anterior, Coller passa a ocupar agora o posto deixado por Naasom Luciano (PTB), que se afastou do mandato em janeiro para assumir a Secretaria Municipal de Saúde. Primeiro suplente da coligação que envolve as duas legendas – e que conta ainda com outra cadeira na Câmara, ocupada por Gabriel Chassot (Rede) –, o agora parlamentar deixa o cargo de subsecretário de Obras, que exercia desde o início de 2017. Próximo de completar 42

anos de idade, Coller volta ao Palácio 5 de Abril após pouco mais de um ano.

Concorrendo à reeleição em 2016, o vereador contabilizou 1.770 votos, sendo o 17º

candidato mais votado em Novo Hamburgo.

Prefeitura assina contrato para construção de 300 novas moradias no bairro Canudos A prefeita Fátima Daudt trouxe uma ótima notícia para quem sonha com a casa própria através do Minha Casa, Minha Vida, já que a Prefeitura assinou o contrato com o Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), por intermédio da Caixa Econômica Federal (CEF), para a construção do Residencial Salgado Filho, no bairro Canudos. Localizado na Rua Octávio Oscar Bender, junto ao Loteamento Morada dos Eucaliptos, o conjunto habitacional será erguido em área pertencente ao município. O novo empreendimento beneficiará mais de mil moradores, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, com recursos do FAR. O projeto prevê 15 prédios, de cinco andares, com 20 apartamentos. São unidades de dois dormitórios, com aproximadamente 50 metros quadrados. “Esta conquista foi possível pelo empenho de várias secretarias, com apoio da Comusa, que não mediram esforços para contribuir com

uma das prioridades desta administração, que é a habitação social”, frisou a prefeita. “Começamos este trabalho em agosto de 2017 e cumprimos todos os ritos legais em curto espaço de tempo, pois Novo Hamburgo tem necessidade de reduzir o déficit nessa área”, complementou. Para tornar viável a implementação do projeto, o FAR e seu agente CEF se baseiam em análises técnicas, não

apenas do terreno e da topografia, mas também de toda a infraestrutura e serviços já implementados em um raio de 2,5 quilômetros. A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira, destacou a agilidade para efetivar o contrato. “A inscrição no programa federal ocorreu em agosto de 2017 e, em novembro, foi divulgada a Portaria Nº 627 com a proposta habilitada ao

Município”, relata. A Seduh realizará a seleção dos beneficiários a partir de critérios preestabelecidos. Interessados precisam se inscrever no Cadastro Social de Interesse Habitacional, que será liberado em breve. As rendas familiares serão analisadas, seguindo as regras do programa federal. A entrega do empreendimento está prevista para o segundo semestre de 2019.


POLÍTICA NOVO HAMBURGO PDT com novo presidente Em Novo Hamburgo, depois de muita disputa interna e a nível estadual, o PDT, sob a mediação do Presidente Estadual Pompeu de Mattos, acabou escolhendo o novo Presidente da Comissão Provisória. O escolhido foi Valdir Dalenogare, que até então tinha pouca visibilidade na agremiação partidária, mas que deverá ser um “algodão entre os cristais”, pois as rusgas entre Felipe Kuhn Braun, Enfermeiro Vilmar e Antônio Lucas, continuam. A nova Comissão Provisória nasce dividida, mas a soma de 3 indicados de cada vereador, faz com a união dos dois contra o ex Presidente Antonio Lucas, tenham maioria dentro do partido.

Perguntinha indiscreta Como será que vai andar o processo na Comissão de Ética Partidária que movem os dois vereadores contra o ex vereador Antônio Lucas, por suposta agressão?

Issur acusa: PSDB já trabalha visando a reeleição Indignado, em início de ano, o vereador Issur Koch (Progressistas) proferindo as seguintes palavras na Tribuna do Legislativo durante esta semana: “A Casa Legislativa e os vereadores estão preocupados com a população e a comunidade, enquanto o Poder Executivo está preocupado em permanecer no Poder”.

Naason Luciano vice da Fátima? Naason Luciano (PTB) é o Secretário de Saúde e conta com a admiração e confiança da prefeita Fátima, que o nomeou para uma pasta com orçamento anual superior a 200 milhões de reais. São mais de 1.500 profissionais diretamente ligados a pasta. O que muitos políticos andam comentando é que a reeleição da prefeita Fátima Daudt (PSDB) já está sendo trabalhada, e que o vereador petebista seria o ficha número 1 para ser o candidato a vice-prefeito nas próximas eleições.

Ito poderia voltar a Câmara O ex vereador Ito Luciano (sem partido), que não concorreu nas últimas duas eleições por conta de condenação com a perda dos direitos políticos, estará – em 2020 – com seus direitos eleitorais reestabelecidos, e poderá concorrer a vereador. Caso Naason concorra a vice-prefeito, existe a possibilidade do ex vereador concorrer a vereador novamente. Com a pasta da saúde nas mãos, caso opte por este caminho, a família Luciano poderá executar este projeto.

José B. Pinheiro

todahorapolitica@gmail.com

PTB oposição à Fátima Dentro do PTB existe uma liderança que anda incomodada com os rumos do partido. Trata-se do ex vereador, ex presidente, e ex secretário municipal Carlos Finck, que tem feito oposição ferrenha ao Governo Fátima Daudt (PSDB). Finck tem se manifestado com críticas fortes nas redes sociais e também nos programas que participa, como nas segundas feiras na Vale TV.

Decepção pela terceira vez no PTB Primeiro foi o desentendimento de Finck com o ex vereador Jesus Martins, eleito vereador em 2008 pelo PTB, que desistiu de concorrer a reeleição após Finck ameaçar não lhe conceder legenda para concorrer a reeleição, em 2012. Depois foi o desentendimento com a vereadora Patrícia Beck, que também se elegeu no PTB, e acabou trocando de partido, tendo forte desentendimento com Finck, já que ela iniciou situação do governo do PT de Tarcísio Zimmermann, e terminou como oposição, sendo que Finck sempre foi aliado de Tarcísio. E por fim, após o PDT negar legenda para Naason Luciano, eleito em 2012 pelo PT, Carlos Finck ofereceu um espaço na sua estrutura partidária para que Naason pudesse concorrer em 2016 a reeleição. E agora Finck está na oposição e Naason na situação. O desfecho desta vez poderá ser diferente, com o próprio Finck procurando um novo partido para militar, que poderá ser o Rede, onde seu filho Gustavo Finck, é um dos maiores líderes a nível estadual e local.


Serjão encaminhou 15 pedidos de providências Só na sessão desta quarta-feira, dia 7 de fevereiro, o vereador Sérgio Hanich (PMDB), o Serjão, apresentou em sessão plenária 15 pedidos de providências a serem encaminhados ao Executivo.

Carnaval de Novo Hamburgo será neste sábado O final de semana será de Carnaval em Novo Hamburgo com o desfile das Escolas de Samba do município que acontece neste sábado, dia 10, a partir das 21h, na Pista de Eventos José Eli Teles da Silveira, no bairro Pátria Nova.

09 a 16 de fevereiro de 2018 Ano IX - Nº 346 - R$ 3,00

Prefeitura assina contrato para construção de 300 novas moradias no bairro Canudos

Cristiano Coller retorna à Câmara na vaga do agora secretário Naasom Luciano

O suplente de vereador Cristiano Coller (Rede) voltou a assumir uma cadeira na Câmara de Novo Hamburgo na primeira sessão do ano. Titular na legislatura anterior, Coller passa a ocupar agora o posto deixado por Naasom Luciano (PTB), que se afastou do mandato em janeiro para assumir a Secretaria Municipal de Saúde.

Ônibus de Novo Hamburgo terão horários especiais no Carnaval

Fevereiro 2018 2  
Fevereiro 2018 2  
Advertisement