Page 1

Campo Bom segue tentando reverter perdas fiscais

Ponte do Parque do CEI é reformada e agora é feita com estrutura metálica

10 a 17 de Agosta de 2018 Ano IX - Nº 370 R$ 3,00

Prefeitura serviu mais de 3 mil refeições para população carente


DEVE NEVAR HOJE A circulação de umidade do ciclone que se formou a partir da quarta-feira, dia 08, na altura da Bacia do prata, impulsionou ar polar para o Sul do Brasil, e fez aumentar a sensação do frio desde ontem, com a ocorrência de ventos fortes e rajadas. A Frente Fria ( Sistema de Baixa Pressão ) associada a esse ciclone, trouxe chuva ainda antes do meio-dia , na quarta-feira, com pancadas de chuva as vezes forte e com ocorrência de trovoadas inclusive. Este Ciclone juntamente com a Frente Fria e Ar Polar associados, reforçam a possibilidade da ocorrência de neve nesta sexta-feira nos Campos de Cima da Serra do RS e Planalto Sul Catarinense. O Instituto Climaterra de São Joaquim ( SC ), já postava em seu site, no dia 08, que de quinta para sexta-feira, possível neve na cidade “.

São Joaquim - SC 09.08.2018 A Metsul Meteorologia reforçava esta provável precipitação de neve no dia de hoje, pois também no dia 08, postava em seu site “ possibilidade de neve nas áreas mais altas do RS e SC na sexta-feira, hoje, levando em conta o Modelo GFS dos Estados Unidos ( mapas ) que indicavam já na quarta-feira esta possibilidade.

O amanhecer da quarta-feira, dia 08, foi frio com mínima de 7.2°C, mas estagnou nos 17.0°C com a chegada da instabilidade, ocasionando um acumulado de precipitação do meio-dia até as 21 h da noite um total de 14.6 mm. Uma das imagens do texto ilustra a visita deste colunista, ontem ao Ins-

PEITO DE FRANGO AO FORNO COM REQUEIJÃO INGREDIENTES 1 kg de peito de frango cortado em bifes 1 sachê de extrato de tomate 1 copo de requeijão 1 lata de milho verde escorrida 400 g de mussarela cheiro-verde e pimenta-do-reino a gosto 2 colheres de manteiga MODO DE PREPARO Tempere o peito de frango com cheiro verde, alho, pimenta-do-reino e sal a gosto e reserve Em uma forma unte com 2 colheres de manteira e coloque os bifes de peito de frango arrumadinhos por cima, coloque por cima o extrato de tomate e cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos Em outro recipiente misture o requeijão com a lata de milho verde escorrida e reserve Retire do forno o peito de frango e jogue por cima o requeijão com o milho verde já misturados, não precisa misturar, por cima coloque as mussarelas e leve ao forno até gratinar Siva com arroz branco, fica uma delícia

tituto CLIMATERRA de São Joaquim ( SC ), tendo como Diretor o Engenheiro Agrônomo Ronaldo Coutinho, que presta relevantes e competentes serviços de monitoramento do clima em grande parte do Estado de Santa Catarina, através de previsões do tempo, alertas meteorológicos, estudos e levantamentos climáticos entre outros. Já a várias anos a Estação de Meteorologia de Campo Bom,através deste colunista mantém intercambio e contatos sobre o estudo do clima e meteorologia com a Empresa Climaterra, e está aproveitando a viagem, na expectativa de presenciar e registrar a possível queda de neve hoje. Fez o mesmo no ano passado, quando acompanhou e registrou a queda de neve em São Joaquim ( SC) , no final da tarde e início da noite do dia 17 de julho, e que foi amplamente divulgado por esta coluna. A outra imagem do texto ilustra o frio intenso de ontem a tarde em São Joaquim. Na média estava em 2.0 no início da tarde com vento frio e chuvisco forte. A possibilidade de ocorrer neve aumentava a cada momento.

Campo Bom 10 a 17 de agosto de 2018 - Pg. 2

Visita a Empresa CLIMATERRA 09.08.2018 Campo Bom registrou ontem a tarde mais fria do ano com 10.8 às 14hs da tarde. Urgente: “As 14H20MIN a CLIMATERRA recebe a informação de queda de neve já com 03 minutos de dura-

ção na localidade do CRUZEIRO, 06 KM do centro de São Joaquim.” Colaboração Nilson Wolff


Campo Bom 10 a 17 de agosto de 2018 - Pg. 3

POLÍTICA CAMPO BOM Fora de casa Vereadores de Campo Bom voltaram a ter sessão fora de casa nesta semana. Desta vez, os trabalhos foram realizados na Associação de Moradores do bairro Santa Lúcia, e a comunidade participou, inclusive faltando lugares para todos se acomodarem, o que mostra a importância de realmente descentralizar as sessões para fora do Legislativo.

Casquinha O ex-vereador Casquinha, histórica liderança da cidade, esteve na sessão e teve a oportunidade de falar na tribuna como líder comunitário do bairro Santa Lúcia, onde reside. Ele elogiou a ideia de levar a sessão para o meio do bairro, e também fez elogios ao seu próprio bairro, embora tenha também feito certas reivindicações. A líder comunitária da Associação de Moradores Jornada por Habitação Popular, Rosane Fátima de Vargas, também fez uso da palavra e pediu para que os políticos não passem nas ocupações somente de 4 em 4 anos.

Ética e cidadanias nas escolas Vereador Paulo Tigre (PMDB) é autor do requerimento que sugere a inclusão do estudo e discussão dos temas política, ética, e cidadania, na grade curricular do ensino fundamental das escolas públicas de Campo Bom. A ideia é boa, assim como o tema da educação financeira, pois são extremamente práticos e importantes no futuro de qualquer aluno, independente de sua profissão ali adiante. Parabéns ao parlamentar pela proposta.

Restauração da Associação de Moradores do Porto Blos Através de um requerimento, o vereador Joceli Fragoso reivindica junto a Prefeitura, a restauração do prédio da Associação de Moradores do bairro Porto Blos ou a indicação de outra área própria para tal finalidade, tendo em vista o empenho de 350.000,00 (trezentos e cinquenta mil reais) de emenda impositiva previamente acertado com o Deputado Federal Ronaldo Nogueira. Ou seja, recurso parece que tem garantido já.

Estranheza Recanto da Paz é loteamento oficial Os vereadores aprovaram o projeto da Prefeitura que cria oficialmente o núcleo habitacional urbano, denominado de Loteamento “Recanto da Paz”, autorizando assim a outorga de documentos para transferência dos lotes aos moradores do local que deve receber investimentos em infraestrutura em breve.

Causa estranheza que nos últimos anos praticamente todas as sedes de associação de moradores de bairros foram revitalizadas, e no Porto Blos estuda-se até a possibilidade de se construir uma nova em outra área tendo em vista sua precariedade. Tomara que se resolva assim como nos demais bairros.

José B. Pinheiro

todahorapolitica@gmail.com

Vice-governador por um dia O vereador Tiago de Souza (PCdoB) pegou todos de surpresa ao ser anunciada como candidato a vice-governador pelo seu partido na chapa com Abigail Pereira. Acontece que isso durou apenas alguns dias, e conforme esperava este colunista, a comunista abriu mão da candidatura para apoiar Miguel Rossetto, do PT. Com isso, Tiago não é mais candidato.

Faisal confirmado O ex-prefeito Faisal Karam foi confirmado oficialmente como candidato a deputado estadual pelo PSDB, onde fará dobradinha com Lucas Redecker a deputado federal. Vale lembrar que Redecker foi um dos candidatos a deputado mais votado em Novo Hamburgo nas eleições de 2014. Mais até do que o deputado Tarcísio Zimmermann (PT) que foi prefeito por lá. Já em Campo Bom foram pouco mais de 2 mil. Ou seja, vai ter um câmbio de votos entre Faisal e Redecker na região.

Patrícia Orsi também A irmã do prefeito Luciano Orsi, Patrícia Orsi também foi confirmada como candidata a deputada estadual. Ela, que foi bem votada nas eleições de 2016 na cidade que elegeram Orsi, mas não entrou por conta do quociente eleitoral, vai medir a popularidade do sobrenome no pleito.

Fiasqueira Alguém quer apostar a faisqueira que vai ser a arrecadação dos políticos com esse sistema de doação espontânea e dos cidadãos? É claro que no fim das contas, vai ter o famoso outro caixa aquele, mas temos quase certeza de que poucos vão financiar políticos.


Campo Bom segue tentando reverter perdas fiscais As lideranças de Campo Bom seguem mobilizadas para reverter perdas fiscais à cidade. Em viagem a Brasília nesta semana, uma comitiva da cidade liderada pelo prefeito Luciano Orsi, buscou se reunir com prefeitos, deputados federais e senadores a fim de fazer com que o município não perca mais recursos com a implementação da Lei Complementar PLP 461/17. O texto estipula a mudança no local de incidência e cobrança do Imposto Sobre Serviços (ISS). Durante a tarde desta segunda-feira, o encontro foi com o prefeito de Poá/SP, Gian Lopes, município que se encontra em situação semelhante a Campo Bom em relação ao ISS, e que também está na luta. Segundo Orsi, a queda de arrecadação a partir da aprovação do PLP 461/17 representará uma redução

DR.ª MARA KIELING

Manual da Postura Preste atenção nas crianças!

de aproximadamente 15% no orçamento de Campo Bom. “A ideia é propor uma modificação na PLP durante a mobilização que ocorre nesta terça e quarta-feira, dias 7 e 8, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Durante esse encontro, que deve reunir cerca de 400 prefeitos

de todo o país, serão trabalhadas pautas prioritárias do movimento municipalista, entre elas está a questão do ISS. Queremos apresentar uma proposta que modifique a matriz de distribuição do imposto, mas que não venha colocar em risco a estabilidade econômica e social de Campo Bom e de outras

cidades na mesma situação”, explica Orsi. Fazem parte da comitiva de Campo Bom, além de Orsi, Tiago Vargas, o secretário de Finanças Fernando Trott, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Henrique Scholz e o assessor jurídico Fauston Gustavo Saraiva.

Campo Bom sedia torneio de Câmbio Campo Bom recebe neste sábado, dia 11, a a segunda etapa do Torneio de Câmbio do Sesc/RS. O evento, que ocorre em três etapas classificatórias, tem como público-alvo pessoas acima de 50 anos. Os jogos iniciam às 8h30, no Ginásio Municipal de Esportes Karl Heinz Kopittke. Doze equipes estão inscritas, entre elas uma equipe representante de Campo Bom. A terceira última etapa classificatória será em Morro Reuter, dia 22 de setembro. Nas etapas classificatórias haverá premiação para o 1º lugar, com troféu e medalhas. Já o 2º lugar, o 3º lugar e o Melhor Atacante (masculino e feminino) receberão medalhas. As sete melhores

Campo Bom 10 a 17 de agosto de 2018 - Pg. 4

Sabemos já a importância de uma boa postura. Metade dos posts aqui da Clínica envolvem dicas para melhorar a postura e assim evitar complicações mais sérias no futuro, sendo que algumas nada tem a ver com dores nas costas. O problema é que pensamos em postura quando ficamos mais velhos e nada como uma dorzinha aparecendo para finalmente começarmos a pensar no problema. Mas o mais indicado é não deixar que a situação piore. Desde a infância os pais devem prestar atenção na postura e no sedentarismo dos filhos. Lembre-se que nessa fase o sistema músculo esquelético ainda está em formação.

OLHA A POSTURA NA HORA DEFAZER A LIÇÃO DE CASA! A maioria das alterações começa a mostrar os primeiros vestígios ainda na adolescência. Então, pais, fiquem atentos nos seus filhos se eles manifestarem algumas destas alterações: • Curvatura excessiva da coluna dorsal, a chamada corcunda. • Abdômen muito para a frente, que acaba formando um “buraco” na coluna lombar. • Desnível de ombros ou ombros muito rodados para frente. • Dificuldades ao andar. As crianças de hoje em dia sofrem ainda com 2 grandes inimigos da postura: 1. Uso contínuo de tablets e celulares, que além de estimularem o sedentarismo, são usados com o pescoço virado para baixo, forçando a musculatura da região. 2. Carregamento de muito peso na mochila da escola pelo tanto de material escolar que leva.

Uma visão comum que trará complicações no futuro

equipes nas três etapas, por pontuação do ranking, serão classificadas para disputar a final no dia 17 de novembro,

novamente, em Campo Bom. A primeira etapa aconteceu no dia 28 de julho, em Ivoti. O Câmbio é um jogo de

voleibol adaptado, que faz uso da quadra e da bola de vôlei.

Não há muito segredo. Pais, apenas prestem atenção nos seus filhos. Hábitos adquiridos na infância são muito mais fáceis de manter no decorrer da vida. Adultos e idosos são mais teimosos, já tem seu jeito de fazer as coisas e mudar os hábitos vira um sacrifício. Por isso é ideal que os pais estimulem os bons hábitos posturais e a prática de exercícios físicos desde cedo. Desse jeito a única consequência que seu filho sofrerá será a de ser um adulto consciente e com maior qualidade de vida.

9


Campo Bom 10 a 17 de agosto de 2018 - Pg. 5

Viva o Bairro chegou em sua 7ª edição na Emef Borges de Medeiros Um dos principais projetos da Prefeitura de Campo Bom, o Viva o Bairro, chegou em sua 7ª edição no último sábado, dia 4, e foi iniciado com uma mensagem que o resume: “Vamos construir, uma ponte em nós”, com a apresentação do coral dos alunos da Emef Borges de Medeiros. O grupo cantou a música de Chitãozinho e Xororó, e cativou o público que estava presente. Esse é o objetivo do Viva o Bairro, construir uma ponte entre a Administração Municipal e a população campo-bonense e que vem fazendo isso com sucesso.

A ação foi realizada na Emef Borges de Medeiros, onde foram oferecidas para a comunidade, além de atividades de lazer, serviços da Administração como: ações de saúde e educação,

Procon, troca de notinhas, distribuição de mudas de árvores pela Secretaria do Meio Ambiente, entre muitos outros. Para o prefeito Luciano Orsi, o Viva o Bairro, é uma a ação

que se consolida como um dos mais importantes programas de convivência da gestão municipal. “A integração e participação das comunidades têm sido fundamentais e a cada edição

Campo Bom vai ter Festival de Cinema Estudantil No mês de agosto, Campo Bom recebe o 3º Festcine 31, Festival de Cinema Estudantil da Escola Técnica Estadual 31 de Janeiro, que conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, e que acontecerá entre os dias 28 e 31 no Teatro do Cei. O objetivo é estimular o conhecimento e claro, a paixão pelo cinema. Participarão do festival 36 curtas-metragens do Estado. Além de Campo Bom, participarão curtas de cidades como Gramado, Novo Hamburgo, Santa Maria, Guaíba, entre outros, com produções audiovisuais de curta-metragem de até 10 minutos, realizados por estu-

dantes do ensino fundamental e médio, sob orientação dos professores, de escolas públicas e privadas.

O evento abrirá para a comunidade no dia 28 de agosto às 19h, com a participação do Coral da Escola

Premiações do festival Terá caráter competitivo e haverá premiação com troféu - Adriano Dias, nas seguintes categorias: Categorias: Municipal: (Todas escolas pertencentes ao município de Campo Bom) 1. Filme 2. Melhor Ator 3. Melhor Atriz 4. Ator Coadjuvante 5. Atriz Coadjuvante 6. Roteiro 7.Produção 8. Fotografia 9. Trilha Sonora Original

Professor Homenageado da Rede Municipal Categoria Interna E.T.E. 31 de Janeiro 1. Filme 2. Melhor Ator 3. Melhor Atriz 4. Ator Coadjuvante 5. Atriz Coadjuvante 6. Roteiro 7.Produção 8. Fotografia Prêmios Especiais: Melhor Documentário Professor Homenageado da escola

de Arte-Educação e fará parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia. O festival também visa proporcionar possibilidades para novos talentos e promover intercâmbio entre artistas, produtores, diretores, público e entidades culturais. A mostra será exibida de forma gratuita, mediante a apresentação de ingresso que será reservado as escolas participantes.

temos agregado um número maior de pessoas”, afirma Orsi. O calendário para receber o Viva o Bairro segue até o final do ano, contemplando todas as regiões da cidade,

levando atividades de lazer, cultura, esportes além de atendimentos diversos para a comunidade. A moradora Ana Tiele dos Santos Lucas, de 28 anos, participou da palestra de noções de primeiros socorros, com informações importantes do que fazer na hora de uma situação de emergência. “Foi bem interessante, pois os bombeiros estavam ensinando os procedimentos em caso de emergência. Já passei por uma experiência em casa e tive que levar minha filha para o hospital, sendo que poderia ter feito o procedimento em casa mesmo”, comenta Ana.

Equipe odontológica da Prefeitura passa por qualificação com a SAMU

A integração entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Campo Bom e a Prefeitura tem sido cada vez mais benéfica, e nesta semana os profissionais da SAMU promoveram um curso de qualificação para a equipe de profissionais de odontologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Cerca de 15 profissionais, entre dentistas e auxiliares, passaram pela qualificação sobre urgências. Durante o curso, foram apresentadas ações para serem tomadas em casos de urgências, como ressuscitação cardiopulmonar, manejo de desfibrilador, entre outros.


Espaço Cultural Dr. Liberato recebe exposição com gravuras durante agosto Durante praticamente todo o mês de agosto, o Espaço Cultural Dr. Liberato está recebendo entre a exposição Base Expandida, que é composta de experimentações em gravuras e monotipias realizada por Vera Amaral, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h30min e nos sábados das 9h às 12h30min até o dia 25. O Espaço Cultural Dr. Liberato fica localizado na Rua dos Andradas, 67, Centro. A visitação é gratuita, podendo ser agendada para grupos pelo e-mail espacocultural@ campobom.rs.gov.br telefone

(51) 3597-4547, nos horários descritos acima. Vera estará disponível para acompanhar

visitas e realizar oficinas todas as terças-feiras à tarde e sextas-feiras de manhã.

Quem é a artista? A professora-artista Vera Amaral realizou imagens feitas a partir de matrizes de resíduos urbanos, onde os papéis usados também foram descartados por indústrias da região. Com longa trajetória na arte e na educação, ela traz a referência da trama e dos tecidos em seu trabalho, falando de construção, desconstrução e lembrança. Os tamanhos e formatos não são convencionais, criando imagens e diálogos muito próprios. A pesquisa foi desenvolvida durante a sua participação no Programa de Aperfeiçoamento Científico Feevale (PACF), vinculado ao Projeto de Pesquisa Arte e Tecnologia: interfaces híbridas da imagem entre mediações e remediações, na Universidade Feevale, liderado pela Prof.ª D.ªLurdi Blauth, também curadora da exposição.

Campo Bom 10 a 17 de agosto de 2018 - Pg. 6

Ponte do Parque do CEI é reformada e agora é feita com estrutura metálica Um dos pontos de lazer mais visitados de Campo Bom é o Parque do CEI, que costuma receber visitantes não só do município, mas também de cidades vizinhas. E é visando trazer mais segurança, conforto e tranquilidade aos moradores e visitantes que passam pelo espaço, que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Trânsito, iniciou nesta semana a reestruturação da ponte suspensa sobre o Arroio Schmidt localizada ali. A estrutura será metálica,

com chapa xadrez em aço. Em torno da estrutura está sendo feito um piso em bloco de concreto de 6mm, para a concordância e seguimento

do passeio público. O valor aproximado do investimento será de R$ 11.000,00 e a previsão é que a obra seja concluída na próxima semana.

Encontro Regional de Cooperativismo será na Faccat

O cooperativismo, um modelo que ganha cada vez adeptos realiza seu XII Encontro Regional de Cooperativismo no dia 30 de agosto nas Faculdades Integradas de Taquara (Faccat). A integração será no auditório administrativo da Faccat e contará com a participação do diretor de negócios do Sicoob Ecocredi, João Corrêa Junior, que ministrará sobre Governança Cooperativa e Cooperativas de Ramo. A palestra, que será das 19h30min às 22h30min, tem entrada gratuita. As inscrições seguem até o dia 29 de agosto. A promoção é do curso superior em Gestão Comercial e do curso de Administração da Faccat.

O que é o cooperativismo Mais que um modelo de negócios, o cooperativismo é uma filosofia de vida que busca transformar o mundo

em um lugar mais justo. Um caminho que mostra que é possível unir desenvolvimento econômico e desenvolvimento social, produtividade e sustentabilidade, o individual e o coletivo. Tudo começa quando pessoas se juntam em torno de um mesmo objetivo, em uma organização onde todos são

Dados do cooperativismo

No mundo, 1 em cada 7 pessoas está associada a uma cooperativa. No Brasil, 51,6 milhões de pessoas são beneficiadas direta ou indiretamente pelo cooperativismo. Em 564 municípios brasileiros, as cooperativas de crédito são as únicas instituições financeiras locais. 807 municípios são atendidos por cooperativas de eletrificação no país. 428 milhões de toneladas de cargas são transportadas anualmente por cooperativas. 48% de toda a produção agrícola brasileira passa de alguma maneira por uma cooperativa agropecuária. 38% dos brasileiros com assistência médica são atendidos por cooperativas de saúde.

Ser pai

é um privilégio

Um desafio

UMA HONRA

Feliz dia dos Pais

Dr.Tigre

#CuidandodeCampoBom!

donos do próprio negócio. E continua com um ciclo que traz ganhos para as pessoas, para o país e para o planeta. Conheça um pouco mais sobre o cooperativismo, seus valores e seu impacto. São exemplos de sucesso a Aurora, e também a Santa Clara, Piá, Sicredi, Sicoob, entre tantas outras.


Campo Bom 10 a 17 de agosto de 2018 - Pg. 7

Feevale apresenta plano de incentivo à graduação para servidores de educação e segurança pública educação e segurança. É uma forma da Universidade retribuir o envolvimento da comunidade, pois queremos ser mais presentes e ter mais efetividade na região”, afirmou. Descontos para professores Visando qualificar o ensino público, a Feevale oferece 40% de desconto no valor do crédito dos cursos de licenciatura para professores sem formação superior, vinculados à Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, por meio das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), e às secretarias de Educação dos municípios que firmarem convênio de parceria com a Universidade. Os descontos são aplicados a seis cursos de licenciatura: Artes Visuais, Ciências Bio-

RAPIDINHAS

PAROBÉ: “ESTAÇÃO 183”, de quarta a do-

mingo, com boa música e gastronomia variada. “BAILE DE KERB”, será dia 27 de outubro, na Sociedade Cultural e Recreativa de Parobé. Animação Banda Berlim. CONNECTMIX : As mais tocadas nas emissoras de rádio/RS, “Não Fala Não Pra Mim” (Humberto & Ronaldo), “Olha Ela Aí” (Eduardo Costa), “Mc Lençol e Dj Travesseiro” (Luan Santana), “Direitos Iguais” (Sandro Coelho) participação Edson e Hudson. Segmento bailão, em primeiro “Mudei” do Portal da Serra e no forró “Romance com Safadeza” (Wesley Safadão), participação da Annita.

FESTA RETRÔ : É dia 11 de agosto (sábado),no Clube Oriente de Campo Bom. “Festa Farol retrô”, com início às 22 horas e animação fica por conta do “DJ Rudy Style”. SEXTA - 10/agosto - 21h Até 22 hs, DESCONTO no INGRESSO PARA TODOS

Garotos Show, Grupo Fuzarka e

DOMINGO - 12/08 - 14h

ENTRADA GRÁTIS p/todos até 17 h Grupo Toque de Baile e Garotos Show

QUARTA - 15/08 - 14h

SÁBADO - 11/agosto

Tradicional baile da TERCEIRA IDADE

Início 17h até 4h da manhã

Dia 17 de agosto:

GAROTOS SHOW e

R.José de Alencar, 444 Centro/NH

Entrada GRÁTIS para todos até às 18h musical

RC

lógicas, Educação Física, História, Letras e Pedagogia. Os órgãos conveniados devem informar à Feevale os nomes dos professores aptos a receberem o desconto e os estudantes indicados deverão se matricular em no mínimo 12 créditos. Funcionários da segurança pública Para contribuir com a segurança pública, a Feevale oferece 45% de desconto no valor do crédito/mensalidades dos cursos de graduação para funcionários da Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo

Ajax x Cruz Azul, Penharol/Mônaco x Vinte de Maio A e Oxi/ Vida Nova x Chopps são os jogos desta sexta-feira (10), válidos pela última rodada da segunda fase classificatória do Campeonato Municipal de Futsal Série Bronze. Todas as equipes que entram em quadra, a partir das 19h30, no Ginásio de Esportes Karl Heinz Kopittke, matematicamente, podem chegar às semifinais. Tem equipes muito próximas da vaga, mas nenhuma está assegurada. Cruz Azul, na Chave C, e Oxi/Vida Nova, na Chave D, estão muito bem encaminhadas. A primeira só deixa a competição se perder para o Ajax levando mais de sete gols e o Penharol/ Mônaco vencendo o Vinte de Maio A sem levar gols. Já o Oxi/ Vida Nova só perde a vaga sofrendo oito ou mais gols e sendo derrotado pelo Chopps. Nesse caso uma vaga da chave ficaria com a Gráfica Runike e a outra com o próprio Chopps. O Vinte de Maio A, na Chave C, precisa torcer pelo Cruz Azul, contra o Ajax, e também vencer o Penharol/Mônaco, sofrendo menos gols que o Ajax. O Municipal de Futsal Série Bronze é uma promoção da Prefeitura de Campo Bom, através da SMEL – Secretaria de Esporte e Lazer.

EVENTOS & CLUBES

BAILE 3ª IDADE: Sexta, Domingo e Segunda

Para anunciar: (51) 99863.1966

AGENDA: CLUBE TRADIÇÃO/Canoas: 10/ago (sex): Pago Funk, com Djs Gabriel Costa e Christian Freitas 11/ago (sab) Grupo Bailaço e Eh Expresso - 25/ago (sab) Tchê Garotos Origens // STAR CLUB/Sapiranga: 10/ago (sab): Banda 10 - 11/ago (sab) Banda Passarela, Os Federais e Dj Marcos // CLUBE DA DANÇA/Novo Hamburgo: 10/ago (sex): Garotos Show, Rainha Musical e Grupo Fuzarka - 11/ago (sab) G Show e Banda RC - 12/ago (dom) Grupo Toque de Baile e Garotos Show - 15/ago (qua), 14h Baile da Terceira Idade // SOC. CANTO PROGRESSO/ Campo Bom: 12/ago (dom) Almoço ao meio dia, com direito ao baile com Banda Leiser e Grupo Hello // 5 ESTRELAS/Parobé: 10/ago (sex) Baile do Chopp com banda RC // CLUBE HAWAI/Sapiranga: 12/ago (dom) Almoço ao meio dia à R$ 18,00 - com direito ao baile, com Banda RC // 5 ESTRELAS/Sapucaia: 10/ago(sex) Rainha Musical e Porto do Som - 11/ago (sab) Musical Vip Show e Léo Marinho // PANELA VELHA/Caxias: 11/ago (sab) Cavaleiros da Vanera - 12/ago (dom): Negão & Banda e Sandro Coelho & Banda // SOC. PALESTRINA/Novo Hamburgo: 11/ago (sab) Musical Ritmo Legal e Banda Champion // SALÃO PERSCH/Bom Princípio: 11/ago (sab): Bandas Sétimo Sentido, Arrastão Sertanejo e Banda Alegria - 2ª Pista Dj Cleiton // SALÃO GEWEHR/Presidente Lucena: 11/ago (sab) Bandas Passarela e Champion - 2ª Pista:Augusto & Rafael // CLUBE DA CERVEJA/ Gravataí: 11/ago (sab): Julian & Juliano e Só Vanerão - 12/ago (dom) Eh Expresso // CLUBE DOS NAMORADOS/Porto Alegre: 11/ago (sab) Nando Show - 12/ago (dom) Banda Fascinação e Tchê Guri // SALÃO PASSO DA AMORA/Montenegro: 11/ago (sab) Rogério Magrão & banda e Grupo Geração Atual.

11/08 - SÁBADO - 23:30h

OS FEDERAIS e Banda 10

Ambiente climatizado, c/segurança e camarotes Fone: (51) 3594.2669

de Bombeiros e Guarda Municipal, em que os órgãos tenham firmado convênio de parceria com a Universidade. Os conveniados deverão informar à Feevale os nomes dos seus funcionários aptos a receberem o desconto e os estudantes indicados deverão se matricular em no mínimo 12 créditos. Os servidores devem manifestar interesse com as secretarias, que entrarão em contato com a Instituição para verificar os cursos disponíveis. As secretarias podem entrar em contato com a Feevale pelo e-mail dri@feevale.br.

11 de AGOSTO - Sábado

e RITMO LEGAL

E vem aí, 18 de agosto: Cia Show 4

Informações: (51) 3594.6542 e 99976.4667

Rua General Daltro Filho, 110 - Novo Hamburgo Sociedade de Canto

Rua José de Anchieta, 9 - C. Bom

12/ago - DOMINGO

Almoço ao meio dia a R$ 20,00 com direito ao baile. Animação: Banda Leiser e Grupo Hello

E vem aí, 19/agosto:

Até meia noite: ELAS GRÁTIS e open bar(vodka c/energ)p/todos e 5 Schim/600ml R$ 40,00 (noite toda)

Para animar o seu evento, jantar baile, aniversários, festa de empresa, clube,

casamento, sociedade...

Fone: (51) 3597.4212 e 99978.2512

Banda Portal G 3 e D’Javu do Brasil e Dj Cabral Antigo prédio Scala Club em S.Leopoldo. Próximo rodoviária Estacionamento cortesia

Ingresso até 18 hs, único R$ 10,00 e ganha uma cerveja

www.sociedadeprogresso.com.br

Segunda CHARMOSA

Para contratar: 981696861

13/08 - 20:00h

João Vitor & banda e Até 20:30h: MULHERES ENTRADA GRÁTIS e open Bar p/todos (Vodka/energético). 5 Schim/600ml: R$ 40,00 - n/toda

Inf: 98192.2165

Nesta semana, a Universidade Feevale recebeu representantes de secretarias de Educação e Segurança Pública das prefeituras da região através do reitor instituição, Cleber Prodanov, que apresentou oficialmente o plano institucional de incentivo à graduação para servidores da rede pública nas áreas de educação e segurança, bem como descontos em cursos de pós-graduação e MBAs, possibilidades de cursos in company e de bolsas de mestrado e doutorado. De acordo com o reitor da Feevale, Cleber Prodanov, pelo fato de a Instituição ter nascido do interesse comunitário, ela deve ter uma relação próxima com a comunidade e com a municipalidade. “Essa é uma proposta significativa de qualificação para os servidores de duas áreas muito importantes:

Futsal Série Bronze define semifinalistas nesta sexta


Campo Bom 10 a 17 de agosto de 2018 - Pg. 8

Em função do Dia dos Pais, Municipal de Futebol não terá jogos O dia de domingo, 12 de agosto, está reservado para os pais, e em função disso não haverá rodada do Futebol de Campo. A SMEL - Secretaria Municipal de Esporte e Lazer consultou os presidentes dos clubes participantes da competição sobre a possibilidade de realizar os jogos, mas não houve a concordância de todos. O vice-prefeito e secretário de Esportes, José Roberto dos Santos, e a equipe da SMEL aproveitam a oportunidade para desejar um feliz Dia dos Pais a todos os pais campo-bonense, em especial aos desportistas.

Amigos do Porto Blos são campeões da Bocha Série B de Campo Bom

1ª fase do Municipal de Futebol de Campo Bom vai chegando ao fim A bola segue rolando no Campeonato Municipal de Futebol, e no domingo, dia 5, todas as categorias 40 Anos, 2º e 1º quadros, tiveram jogos, o que serviu para praticamente encaminhar a 1ª fase da competição. O União segue na liderança das três categorias, mas na 40 Anos tem o Primavera no seu encalço, ambos estão com nove pontos ganhos. Na categoria principal, o União está empatado com o Alto Paulista. Situação mais folgada se verifica na categoria segundos quadros, com três pontos de vantagem sobre o segundo colocado. Disputa segue acirrada nos primeiros quadros

O último sábado foi de decisão na Bocha de Campo Bom. Com mais uma vitória por 3 a 0 sobre o Clube da Bocha B, na cancha do Porto Blos, a equipe Amigos do Porto Blos B sagrou-se campeã do Campeonato Municipal de Bocha Individual, Dupla e Trio, Categoria B. No sábado passado, no bairro Aurora, a equipe do Porto Blos já havia vencido por 2 a 1. O 3º lugar nesta categoria ficou com a equipe Jovens B, do Recanto dos Jovens Há Mais Tempo, que no jogo de dia havia feito 3 a 0 na Esquina da Bocha B. Neste sábado, no bairro Paulista, bastou fazer 1 a 0 para ficam com a terceira colocação. Nos próximos dois sábados, neste, dia 11, e dia 18, acontecem os jogos finais da Categoria A, entre Amigos do Porto Blos e Clube da Bocha. O primeiro jogo acontece no Porto Blos e o segundo no Aurora, quando acontecerá a premiação das duas categorias.

A disputa pelas quatro vagas às semifinais segue acirrada na categoria primeiros quadros. Na tarde deste domingo, na sexta rodada da fase classificatória, tivemos Alto Paulista 6 a 2 Palmeirinhas, Primavera 0 a 4 Flamengo, Independente 1 a 0 Riograndense e União 2 a 1 Floresta. Com estes resultados, União, Alto Paulista e Independente seguem com boa vantagem com relação aos demais participantes. Os dois primeiros dividem

a liderança com 13 pontos, um a mais que o terceiro. Num bloco intermediário aparecem Floresta e Greminho, ambos com oito pontos, e Flamengo com sete. O Primavera tem cinco pontos, Riograndense um e Palmeirinhas zero. Nos segundos quadros, União e Flamengo estão praticamente classificados União 1 a 0 Floresta, Primavera 1 a 3 Flamengo, Alto Paulista 2 a 1 Palmeirinhas e Independente 4 a 2 Riograndense foram os resultados dos jogos válidos pela categoria segundos quadros. Assim, faltando três rodadas para o término da fase classi-

ficatória, o União, com 15 pontos ganhos, está virtualmente classificado, precisando apenas um ponto para garantir, matematicamente, sua vaga às semifinais. O Flamengo, com 12, também está muito próximo da classificação. Greminho com oito pontos, Independente e Riograndense com sete e Floresta com cinco, também seguem firmes na disputa. O Palmeirinhas com três e o Primavera com um ponto estão em situação delicada na tabela. União e Primavera lideram na categoria 40 anos A equipe do União, jogando em casa, na manhã

deste domingo (5), perdeu para o Floresta por 1 a 0, mesmo assim, segue na liderança da Copa Amizade 40 Anos. Resultado adverso mantém o time do bairro Porto Blos com nove pontos ganhos, agora com a companhia do Primavera, que mandando seu jogo no campo do Sempre Unidos, venceu o Flamengo por 3 a 1. A liderança é do União pelos critérios de desempate. O Palmeirinhas venceu o Alto Paulista por 1 a 0 e subiu para a terceira posição com sete pontos. O Flamengo é quarto com seis pontos; o Independente, que folgou na rodada, tem cinco; Floresta tem três e o Alto Paulista um ponto ganho.

Divisão de Acesso do Futsal teve duas rodadas nesta semana Nos três jogos do Municipal de Futsal Divisão de Acesso, disputados na noite de terça-feira foram marcados 31 gols, o que demonstra o nível da competição, e o espetáculo que estão sendo os jogos. Os resultados foram: Vasco

7 a 2 D’Bailys, Maresias 14 a 0 Aliança e Tradição 6 a 2 Garra. Foi a noite com o maior número de gols desde o início da competição. A Divisão de Acesso volta à quadra do Ginásio Municipal de Esportes Karl Heinz

Kopittke na segunda-feira, dia 13, a partir das 19h30. O primeiro jogo da noite, Bonattus x Real, fecha a primeira rodada da competição que reúne 40 equipes. Os outros dois jogos são Kaef x Rosário Central e Vinte de Maio B

x Artic.Na primeira fase, a Divisão de Acesso conta com dez grupos de quatro. Os confrontos acontecem dentro dos grupos e os dois primeiros colocados de cada grupo passarão para a segunda fase.


Sessão do Legislativo no bairro Santa Lúcia contou com participação da comunidade

O Legislativo de Campo Bom foi até a comunidade novamente, desta vez com sua sessão sendo realizada na sede da Associação de Moradores do bairro Santa Lúcia, em mais uma iniciativa da Mesa Diretora de descentralizar os trabalhos da Câmara de Vereadores e permitir uma aproximação ainda maior entre população e seus representantes. Além dos trabalhos rotineiros, a sessão contou com a manifestação do vice-prefeito José Roberto dos Santos e de dois representantes de associações de moradores no espaço da Tribuna Popular. Na votação da Ordem do Dia, os vereadores aprovaram requerimento do vereador Joceli Fragoso (PTB) com solicitação para restauração de prédio de associação de moradores do bairro Porto Blos e sugestão de projeto de valorização para profissionais de limpeza pública da vereadora Sandra Orth (PSDB), e ainda dois projetos de lei apresentados pelo Prefeitura que regula-

rizam a documentação do loteamento Recanto da Paz e alteração na lei do Conselho Municipal de Assistência Social. Já o projeto que solicita autorização para contratar financiamento junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para a instalação de uma usina de energia fotovoltaica foi retirado de pauta por solicitação da liderança de governo. Também foram retiradas de pauta as matérias apresentadas pelo vereador Paulo Tigre (MDB): projeto para inclusão de disciplina de estudo e discussão sobre política, ética e cidadania na

grade curricular das escolas do ensino fundamental da rede municipal e requerimento com solicitação de troca de poste no Centro. Ex-vereador e liderança comunitária na tribuna popular Na utilização do espaço da Tribuna Popular, o representante da Associação de Moradores do Bairro Santa Lúcia, Delmar Teixeira de Moraes, o Casquinha, apresentou solicitações de demandas do bairro e também comentou sobre a iniciativa de descentralizar as sessões. Para ele, “essa é

uma importante atividade realizada pelo Legislativo, que contribui ainda mais para o crescimento de nossa cidade”, citou Moraes. Já Rosane Fátima de Vargas, presidente da Associação de Moradores Jornada por Habitação Popular, solicitou maior atenção de vereadores e também do Executivo para a área de habitação popular. “Essa é uma demanda da cidade, que possui oito áreas de ocupação”, lembrou. “Estamos esperançosos que algo de bom vai acontecer e sempre acreditei que nossa demanda de habitação popular vai ser contemplada”, completou.

No Ministério dos Transportes prefeito Luciano Orsi pede extensão da BR 448 Ainda em Brasília cumprindo agendas importantes para o município, o prefeito de Campo Bom Luciano Orsi participou de reunião no Ministério dos Transportes, com o ministro Valter Casimiro, na tarde desta quarta-feira, 8. A agenda foi uma iniciativa do Deputado Federal Giovani Feltes, e contou com a participação dos prefeitos de Portão, Nova Santa Rita, Alto Feliz, entre outros. O objetivo da reunião foi tratar da Extensão da BR 448 até o município de Portão. A proposta do deputado, com o apoio dos prefeitos, é de que se destine verba no orçamento de 2019 para o início desta obra. O ministro falou da dificuldade orçamentária, mas com a mobilização acerca do tema se prontificou a examinar o assunto

com carinho.“Essa obra é de vital importância para facilitar o acesso dos municípios do Vale do Caí

e da Serra, mas também pode desafogar o trânsito na BR 116, sobretudo em São Leopoldo, beneficiando

em muito o Vale do Sinos e Região Metropolitana”, defende Orsi.

Campo Bom 10 a 17 de agosto de 2018 - Pg. 9

Universidade Feevale abre processo seletivo para curso de Medicina Veterinária em Campo Bom Foi publicada no início desta semana pelo Diário Oficial da União, a portaria que autoriza o curso de Medicina Veterinária na Universidade Feevale. Assim, o Ministério da Educação (MEC) autoriza, em definitivo, a Instituição a ofertar o curso no Câmpus III, em Campo Bom (Av. Edgar Hoffmeister, 600). Serão ofertadas 90 vagas anuais, 55 ainda para este semestre. O curso de Medicina Veterinária possui uma estrutura curricular integral e diurna, composta de 4.180 horas dividas em 10 semestres. A graduação contará com um Hospital Escola Veterinário, com previsão de área construída de 4.990m², seguindo as normativas do Conselho Profissional de Medicina Veterinária e Vigilância Sanitária Estadual. O Hospital terá comprometimento com a comunidade, realizando atendimento para famílias de baixa renda, com benefícios em atendimento clínico e cirúrgico para animais de grande e pequeno porte, bem como exames clínicos. Também está prevista a implantação, no Hospital, de laboratórios para a área de inspeção e tecnologia de alimentos de origem animal, serviços de diagnóstico laboratorial, diagnóstico por imagem, pesquisa e inovação em saúde animal e saúde única. O curso terá íntima relação com as empresas do Feevale Techpark e o Medical Valley.

Processo seletivo O ingresso no curso se dará por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos anos de 2016 e 2017 (futuramente, serão adotadas novas formas de ingresso). As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 28 de agosto. Já as aulas se iniciam no dia 3 de setembro. Mais informações sobre as inscrições podem ser obtidas por meio do edital, disponível no site a partir desta terça-feira: www.feevale.br/veterinaria.


Segunda-feira, dia 13, começam inscrições para quem deseja estagiar na Prefeitura de Campo Bom 17h30 e na sexta-feira das 8h às 12h30. A seleção é válida para preenchimento de vagas de nível superior e vagas de nível médio na modalidade magistério para formação de cadastro reserva. Também podem se inscrever candidatos com deficiência. O processo de seleção vai até a sexta-feira, dia 17. Há vagas para áreas como ciências biológicas, técnico em TI, biomedicina, jornalismo, farmácia, história, música, assistente social, pedagogia, publicidade e propaganda, arquitetura e urbanismo, direito, engenharias civil e

Uma boa oportunidade para estudantes de nível médio na modalidade magistério e de ensino superior está sendo aberta nesta segunda-feira, dia 13, para quem tem interesse em estagiar na Prefeitura de Campo Bom. Neste dia, iniciam-se as inscrições para o processo seletivo simplificado de contratação de estagiários. Para se candidatar é necessário ser aluno de uma instituição de ensino conveniada com o Município (confira abaixo) e comparecer ao Protocolo do Centro Administrativo Municipal, de segunda à quinta-feira no horário das 13h às

elétrica, jogos digitais, entre outras. A seleção será realizada em três etapas: análise de documentação, classificação e entrevista (após a homologação dos resultados da classificação). O estagiário receberá bolsa auxílio de acordo com o nível de formação. Para ensino superior (carga horária de seis horas diárias), o valor é de R$ 1.057,81 e ensino médio (carga horária de quatro horas diárias), de R$ 658,21. Em ambas as categorias os estagiários receberão também vale transporte.

Campo Bom 10 a 17 de agosto de 2018 - Pg. 10

Prefeitura serviu mais de 3 mil refeições para população carente O projeto social Sopa Solidária, uma ação da Prefeitura de Campo Bom com parceiros, serviu mais de 3 mil refeições, em sete bairros de Campo Bom, nos últimos dois meses. A ação, que terminou na noite desta terça-feira, 7, quando serviu as refeições no bairro Operária, atendeu a comunidade de sete 7 bairros, oferecendo reforço alimentar e levando solidariedade e calor humano para as comunidades em situação de vulnerabilidade social. A Sopa Solidária foi promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (Sedsh), juntamente com seus parceiros da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, da Secretaria de Saúde e do Grupo de Voluntárias Elas por Elas, entre outros voluntários.

Veja os documentos que deverão acompanhar a ficha de Inscrição: - Cópia do documento de identidade civil, válida no território nacional, no qual conste a fotografia do candidato; - Curriculum Vitae; - Comprovante da última matrícula na Instituição de Ensino a qual se vincula, com a semestralidade; - Laudo médico descrevendo o estado de Saúde e as possibilidades do candidato, em sendo portador de deficiência; - Respectivos títulos para a seleção em cópia simples acompanhados de relação escrita; - Comprovante de tempo de experiência constando local de trabalho, função e tempo trabalhado.

Instituições conveniadas: Ensino Médio: -Modalidade Normal – Magistério – Estado do Rio Grande do Sul Curso Superior: - Universidade Feevale - Novo Hamburgo - Unisinos - São Leopoldo - Faccat - Taquara - Escola Superior de Teologia (EST)São Leopoldo - Instituto Superior de Educação- (Isei) - Ivoti - IENH - Faculdade Novo Hamburgo - Novo Hamburgo. -Uninter Educacional e Anhanguera Educacional Participações S/A.

A PEDIDO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA COOPERATIVA HABITACIONAL CIDADE DE CAMPO BOM LTDA. COOPERCIDADE, com sede nesta

Neste sábado começa a Semana do Hip Hop Neste sábado, dia 11, começa a 2ª Semana do Hip Hop durante a Festa da Família, que acontece na Emef Esperança, bairro Operária, das 9h às 11h30min. Ou seja, o bairro vai estar movimentado. A abertura contará com a produção do Mural Coletivo, uma obra de arte que será produzida por 13 grafiteiros convidados de diversas cidades do RS.A Semana do Hip Hop contará com palestras e apresentações em escolas do

dia 13 a 17, sobre os cinco elementos do Hip Hop: o

grafite, o break, o rap, o DJ e o conhecimento

cidade, Rua Inácio Schmith, nº 395, Sala 01, Bairro Jardim do Sol, no Município de Campo Bom, CEP: 93700-000, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 20.746.429/0001-30, através de seu Presidente Sr. Ilario Nelson Nied, de acordo com o que determina o seu estatuto, convoca através deste edital, todos os associados para a ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, a ser realizada na sua sede social, em 22/08/2018, em

Programação das palestra e apresentações culturais nas escolas:

primeira chamada às 14:00 hrs com a presença de 2/3 dos cooperados, segunda chamada as 15:00, com a presença de metade mais um dos cooperados e terceira chamadas, as 16:00, com a presença de no mínimo 10 cooperados, conforme artigo 20 do estatuto, com a seguinte ordem do dia: 1-

Apresentação de proposta de alteração do estatuto nos seguintes pontos: a.

b.

Alterar redação: i.

Do artigo 6 (condições para filiação)

ii.

Do artigo 7 (retira das obrigações do sócio o voto)

iii.

Do artigo 8 (direito do associado) inserindo o direito de votar e ser votado

iv.

Do artigo 10 e paragrafos (percentual devolução quotas integralizadas);

v.

Do artigo 30, paragrafo único (numero de votos necessários )

vi.

Do Inciso “a” do artigo 40 (numero de reuniões do Conselho Administrativo);

vii.

Do artigo 48 (numero reuniões do conselho fiscal)..

Suprimir do artigo 7 (deveres e obrigações do associado) Campo Bom-RS,09 de agosto de 2018.

Ilario Nelson Nied - Presidente.

11/08/2019 9H - Mural coletivo com 13 grafiteiros convidados Local: EMEF Esperança 13 a 17/8 Palestras nas escolas 18/08/2018 14H30 – PALCO LIVRE 15H AS 18H – BATALHAS B BOYS 18H AS 19H – FINAL DAS BATALHAS 19H AS 19H30 – PALCO LIVRE 19H30 AS 20H30 – SHOW ALÉM

DOS MUROS 20H30 AS 21H - PALCO LIVRE 21H AS 22H – SHOW COM NAZÁRIO 19/08/2018 14H30 – PALCO LIVRE 15H AS 18H – BATALHAS MC´S 18H AS 19H – PALCO LIVRE 19H AS 20H – SHOW NEGA ULA E CLAM 20H AS 21H – FINAL DAS BATALHAS E PREMIAÇÃO 21H AS 22H –SHOW PRECONCEITO ZERO E RAFUAGI


PPS de Novo Hamburgo irá apoiar o progressista Issur Koch a deputado estadual

A desistência da vereadora Patrícia Beck (PPS), principal liderança do partido em Novo Hamburgo, de concorrer nas eleições deste ano vai causar uma situação inusitada: o partido vai apoiar o vereador Issur Kuch a deputado estadual, que é do PP. Em reunião no diretório essa semana, o PPS hamburguense deliberou apoio para deputado federal à Rodrigo Galatto, ex-goleiro do Grêmio, além do nome do progressista, em uma decisão que segundo o partido “será melhor para a cidade de Novo Hamburgo”. Tanto PP quanto PPS vão estar com Eduardo Leite na disputa pelo Piratini,

embora certamente não seja o desejo de alguns membros

tanto do PPS, quanto do PP da cidade, já que fazem opo-

sição à prefeita Fátima Daudt (PSDB).

Estudantes de Medicina da Feevale vão fazer estágio na Fundação de Saúde de Novo Hamburgo Os alunos do primeiro curso de Medicina da Universidade Feevale já conheceram a estrutura da Fundação Pública de Saúde de Novo Hamburgo (FSNH), e a partir deste semestre, 38 estudantes da disciplina Cenários em Atenção à Saúde farão estágio de observação na UPA Canudos, UBS Canudos e na USF Morada dos Eucaliptos, todas no bairro Canudos. Ele se juntam a outros 54 colegas (da mesma disciplina, porém do nível II e III) já em atuação nas unidades de saúde dos bairros Kephas, Getúlio Vargas, Iguaçu e Liberdade. Ao detalhar a gestão hospitalar e os serviços disponibilizados pela FSNH, o diretor-presidente Rafaga Fontoura chamou a atenção o perfil do Hospital, em que

o foco é urgência e emergência. “Somos um hospital geral referência em alta complexidade em Traumatologia,

Cardiologia e Neurocirurgia. E, neste mês, passamos a ser em Gestação de Alto Risco”, disse. Fontoura ressaltou os números: de 800 a 1000 internações/mês no Hospital, 290 partos/mês, volume praticamente o mesmo do Conceição de Porto Alegre. Além disso,

a FSNH (somando as unidades vinculadas) soma 40 mil atendimentos mensais, sendo 20 mil portas de emergência. A UPA Canudos, por exemplo, registra uma média de 7 mil atendimentos mensais. “Há uma sobrecarga.

Novo Hamburgo 10 a 17 de agosto de 2018 - Pg. 6

A IRA A ira é uma das emoções mais debilitantes no homem. Uma característica da ira que nos paralisa é a sua imprevisibilidade, ou seja, essa emoção gera ações imprevisíveis no ser humano irado. Ela pode nos dominar, antes que percebamos, podendo usar muitas faces diferentes. Algumas vezes, não passa de uma irritação expressa por uma frase ou por uma palavra impensada que mais tarde nos arrependeremos de ter dito. Ocasionalmente, porém, ela explode com tamanha força que resulta em atitudes hostis. Outra característica dessa emoção debilitante é o fato de ela ser pública. Não é possível ocultar a ira, ela manifesta-se na frente de todos. A quem diga que ela é uma reação contra a frustração. De fato, a ira é uma grave manifestação de insanidade. Você torna-se insano sempre que não consegue controlar o seu comportamento. Também poderíamos descrever a ira como uma manifestação do desejo ardente de corrigir, de atacar, de punir ou de destruir por vingança algo ou alguém que nos incomoda ou ameaça-nos. Em Salmos 4:4, está escrito: “Irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai”. Em Efésios 4:26, está escrito: “Irai-vos e não pequeis, não se ponha o sol sobre a vossa ira”. Veja que advertência! Esses versículos esclarecem que a ira em si não é pecaminosa, mas fica claro que a ira facilmente nos leva ao pecado. Isso acontece quando começamos a defender o nosso ego. Sempre que algo ameaça nos diminuir, rejeitar-nos, desvalorizar-nos ou contrariar os nossos interesses pessoais e egocêntricos, nós reagimos grosseiramente, para defender-nos. Com isso, machucamos a nós e aos outros. Estamos acostumados a atacar as pessoas e não direcionar as críticas aos erros das pessoas. Com isso, desferimos golpes e dardos no alvo errado e assim, não eliminamos o problema. Por outro lado, sempre temos a inclinação e a tendência de alimentar e a cultivar a ira. No entanto, se alimentarmos a ira, ela acaba tornando-se destrutiva. Quando alimentada, ela torna-se um fogo que destrói, podendo, facilmente, sair do nosso controle e destruir não só a injustiça, mas coisas boas também. Quando atacamos ou queremos destruir alguém, o nosso ego foi ameaçado. Isso significa que você tem um amor doentio e descontrolado por você mesmo. Não podemos esquecer dos mandamentos: “Não terás outros deuses diante de mim” (Êxodo 20:3). E também: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento” (Mateus 22:37). Colocarmo-nos na frente de Deus é um erro muito grave. Sergio Alves Livro O Dano da Amargura: A Bíblia alerta: “atentando, diligentemente, porque ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados” (Hebreus 12:15). Você tem este cuidado? Hoje, você está suprido pela graça de Deus ou perturbado pelas amarguras que brotam em seu coração? Este livro mostra o dano que a amargura causa em nossa vida. Um dos maiores desafios do homem é vencer a amargura. Descubra como livrar-se deste mal! Acesse: www.lojaeditoraventosul.com.br / www. paodejuda.com.br Para adquirir ou conhecer esse e outros materiais da Editora Vento Sul, ligue ou envie um whatsapp para 51 997482964.


Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo já dá primeiros passos Já teve início a primeira etapa do Projeto Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo. O projeto do Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo é uma parceria entre o Instituto Arlindo Ruggeri e a Prefeitura de Novo Hamburgo, através da atuação conjunta da Secretaria de Educação (Smed) e da Secretaria da Cultura (Secult). Nesta primeira fase, quatro escolas municipais formarão os primeiros polos de ensino. Serão destinados 100 instrumentos de cordas distribuídos nos espaços, sendo 25 para cada núcleo. Com início previsto para segunda quinzena de agosto, o projeto oferece aulas de instrumentos de cordas friccionadas. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Arnaldo Grin e a EMEF Eugênio Nelson Ritzel foram os primeiros espaços de ensino a receberem a visita dos quatro professores que ensinarão teoria e prática musical aos alunos do projeto. Durante o encon-

tro, foram apresentados os instrumentos que serão estudados no projeto: violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Além das características e sonoridades de cada um, os instrutores realizaram uma apresentação, mostrando que os instrumentos clássicos também podem ser usados em diversos estilos musicais. Aluno do sexto ano da EMEF Eugênio Nelson Ritzel, José Eduardo da Silva Teixeira, de 12 anos, ficou motivado com a possibilidade de participar do projeto. “Foi muito interessante ver eles tocarem e gostei muito do som do violino. Agora

quero aprender a tocar também”, contou animado. Para a diretora da escola, Denira Liesenfeld, o Núcleo de Orquestras Jovens vem de encontro com as propostas de ensino e formação. “Estas atividades vão proporcionar caminhos que consideramos justos e melhores, que é o que queremos para nossos alunos”, comenta.“Estamos mobilizando estas escolas para apresentar os instrumentos que as crianças terão oportunidade de ter aula e incentivar as inscrições deles”, destaca o chefe de gabinete da Secult.

Ponte da Rua Javari está com mais da metade das obras concluídas Uma boa notícia para os moradores e quem transita pelos bairros São Jorge e São José onde está localizada sobre o Arroio Pampa, a ponte da Rua Javari, construída no cruzamento com a Avenida Alcântara. Isso porque as obras estão 55% concluídas, segundo a Prefeitura de Novo Hamburgo. A obra de 517 m² terá uma nova travessia com pavimentação asfáltica, sinalização viária,

novas bocas de lobo e drenagem pluvial. O investimento será de aproximadamente R$ 570 mil com recursos próprios do município. Diariamente, os moradores que passam pelo local, na divisa dos bairros São José e São Jorge, podem observar a evolução da obra da futura travessia. Do projetado para a intervenção, já foram colocados os gabiões nos dois lados

do arroio, que objetivam minimizar os riscos de enchentes, bem como a estrutura de sustentação da ponte está em construção. “Estou satisfeito com o andamento das obras da ponte da Rua Javari. Uma construção esperada pela comunidade desde 2014 e que beneficiará toda a região”, destaca o secretário de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários, Paulo Magalhães.

10 DE AGOSTO

Dia dos Pais

Ser pai é ser amigo, companheiro, compreensivo e confidente. É saber escutar com o coração aberto. É estender a mão, não só na alegria, mas principalmente nas adversidades!

Novo Hamburgo 10 a 17 de agosto de 2018 - Pg. 5

Projeto Vizinho Solidário é apresentado pelo vereador Fernando Lourenço Foi apresentado no Legislativo hamburguense nesta semana, o projeto do vereador Fernando Lourenço que visa instituir o projeto “Vizinho Solidário”, no Município de Novo Hamburgo. A proposta tem como objetivo a criação de redes sociais entre vizinhos que cooperem mutuamente para vigilância do bairro. Ele consiste nos vizinhos se comunicarem entre si e se avisarem caso algo suspeito ocorra na casa do outro. É necessário que os participantes tenham o contato dos vizinhos, para realização do projeto. O grupo deverá se reunir e determinar a identificação dos participantes através de banners, adesivos, ou placa “VIZINHO SOLIDÁRIO” fixada em local visível

em sua residência. O projeto justifica-se na necessidade de mudança na mentalidade da população, para que as pessoas não aceitem passivamente a violência, e lutem contra ela. “Na busca pela construção de uma nova consciência é preciso dar ênfase a responsabilidade

da sociedade pela segurança pública”, afirma o vereador O projeto busca fortalecer a atuação integrada entre Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil com a comunidade e grupos de moradores para amenizar a sensação de insegurança em nosso município.

Antiga Pedreira recebe o plantio de árvores nativas em ação de recuperação Uma área importante de Novo Hamburgo está tendo sua flora recuperada. Nesta semana, área da Pedreira recebeu o plantio de 110 mudas de árvores nativas. Nos próximos dias, mais 50 mudas serão plantadas. Pitangueiras, cerejeiras, araçás e cocão são algumas das diferentes mudas de árvores nativas que já estão no local, todas de um metro e meio a dois metros de altura. Administrada pela Companhia Municipal de Urbanismo (Comur), a Pedreira fica localizada no bairro Roselândia, e hoje está desativada.

As mudas estão na área de preservação permanente (APP) da Pedreira, que fica a 30 metros do Arroio Roselândia e em obediência a Lei 12.651/2012. Conforme o diretor-geral da Comur, Joel Gross, o plantio é mais um grande passo para o processo de recuperação da área degradada do local. “Quando assumimos a gestão, iniciamos um projeto para a recomposição da topografia do local e estamos trabalhando para que a Pedreira receba resíduos da construção civil, como restos de tijolos e concreto”, explicou ele, que

lembra que o projeto está em andamento com a parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, responsável também por doar as mudas. A recuperação da Pedreira fará benefícios ao ecossistema, enriquecendo a flora local com a introdução de espécies nativas que se adaptam à região, além de árvores frutíferas, que podem atrair fauna. Além disso, diminuirá o impacto ambiental e visual recorrente as atividades de extração de pedras que ocorriam no local até o ano de 2016.


Novo Hamburgo 10 a 17 de agosto de 2018 - Pg. 4

Prefeito eleito de Parobé finalmente tomará posse após vencer batalha jurídica com defesa do escritório Mattos e Manini A eleição municipal de 2016 finalmente chegou ao fim em Parobé/RS, quase dois anos após a comunidade eleger nas urnas o candidato Irton Feller (PMDB) que somente agora tomará posse como prefeito da cidade, após uma longa disputa judicial vencida por ele com a defesa do escritório Mattos e Manini, através dos seus advogados especialistas em direito eleitoral, Vanir de Mattos e Cristine Richter. A definição final do pleito foi feita pelo juiz eleitoral de Taquara, Rafael Peixoto, nesta sexta-feira, 3 de agosto de 2018. Ele julgou improcedente a ação impetrada lá em 2016 pela coligação adversá-

ria do PDT, e que chegou a ser aceita em duas instâncias, visando tornar inelegível o então candidato Irton Feller, negando o registro da chapa. Porém, após recorrer em duas oportunidades, quando

Transporte coletivo de Novo Hamburgo em greve a partir desta sexta-feira Sem a chegada a um acordo entre os trabalhadores do transporte coletivo de Novo Hamburgo, e as empresas que o gerem, nesta sexta-feira, dia 10 de agosto, deve ocorrer greve no transporte coletivo da cidade, e a fim de assegurar o serviço a Prefeitura obteve liminar na Justiça que garante a circulação de 50% da frota de ônibus nos horários de “pico” e 30% nos demais horários durante a anunciada paralisação do transporte coletivo municipal a partir deste dia. Em assembleia no início da semana, o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Novo Hamburgo decidiu que a categoria entra em greve hoje. Uma nova audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) entre os representantes do Sindicato e das empresas de ônibus nesta quinta-feira não se chego a um acordo. A pauta do encontro e a motivação para a greve é a discussão sobre o dissídio coletivo da categoria. A Prefeitura reitera que não é parte integrante do processo de negociação do dissídio coletivo entre o sindicato e as empresas de ônibus e só está intervindo para minimizar os efeitos à população.

TRE. Segundo o advogado Vanir de Mattos, acostumado a participar de intensas batalhas jurídicas no âmbito eleitoral, esse foi um dos casos mais emblemáticos do Rio Grande do Sul. “Foi um caso longo, e que envolveu uma estratégia jurídica complexa com a frequente coleta de provas e informações que visavam reverter não só uma, mas duas decisões, e com muito trabalho conseguimos dar posse ao prefeito eleito”, afirma o experiente Vanir de Mattos. O despacho determinou ainda a diplomação imediata de Feller como prefeito de Parobé, garantindo o resultado das urnas.

o processo chegou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a defesa do escritório Mattos e Manini, o indeferimento foi negado e o TSE mandou o processo de volta para novo julgamento no

Estação de Tratamento de Esgoto Roselândia está com 80% das obras concluídas Uma boa notícia não só para moradores da Roselândia, mas de toda a cidade: a Comusa Serviços de Água e Esgoto começa nos próximos dias os primeiros testes para a operação de sua nova estação de tratamento de esgoto. A ETE Roselândia está com 80% de suas obras concluídas, e deve entrar em operação a partir de dezembro. Considerando as novas redes coletoras e as obras de construção estão sendo investidos no bairro cerca de R$ 12 milhões com recursos do Ministério das Cidades com contrapartida da Comusa. Os primeiros testes no local ainda não utilizarão esgoto.

Nesse primeiro momento as instalações receberão apenas água e seu funcionamento será monitorado. A previsão é de que as obras sejam finalizadas em dezembro, quando o esgoto de mais de 1,2 mil famílias começará a chegar na estação. Com esse incremento o percentual de esgoto tratado em Novo Hamburgo passará dos atuais 5,1% para 7%, ainda muito longe do ideal e prometido há anos atrás. Além da ETE Roselândia as obras na região incluem a instalação de 9,8 quilômetros de redes coletoras de esgoto. A colocação da nova tubulação já foi finalizada,

e estão sendo realizadas as ligações com as residências. “Elevar as taxas de esgoto tratado é uma responsabilidade da Comusa com a sustentabilidade da bacia do Rio dos Sinos e com a saúde da nossa cidade. Essa é uma obra importante para alcançarmos esse objetivo, e que agora entra na sua fase final”, lembra o diretor-geral da Comusa, Marcio Lüders. Meta é tratar 50% do esgoto em dois anos A meta da Comusa é elevar o percentual de esgoto tratado na cidade para 50% nos próximos dois anos e

DIREITO TRIBUTÁRIO E FISCAL DIREITO ELEITORAL DIREITO EMPRESARIAL LICITAÇÕES

meio. Além da construção da ETE Roselândia, a autarquia já garantiu os recursos que viabilizarão a construção da

ETE Luiz Rau. “Com essa nova estação conseguiremos passar da metade do esgoto tratado. Essa é uma meta da

ESCRITÓRIO COM EQUIPE ESPECIALIZ ADA LIDER ADA PELOS ADVOGADOS

VANIR DE MATTOS E LUCIANO MANINI NEUMANN

INTERNET INTRNET FIBRA ÓPTICA PARA DIVERTIR A FAMÍLIA TODA!

RUA SÃO JACÓ - 175 CENTRO DE NOVO HAMBURGO - 3582-1670

15

20 Mega Fibra

R$

69,90

10

Mega Fibra

R$

59,90

49,90

DIREITO AMBIENTAL DIREITO DA FAMÍLIA DIREITO CIVIL DIREITO PÚBLICO

5

Mega Fibra

R$

atual administração e estamos trabalhando para atender a esse objetivo”, reforça Lüders.

Mega Fibra

R$

39,90

Consulte condição especial de ativação e cobertura.

ENVIE

51 9 9958.3240

LIGUE

3097.0595


Ginástica realiza pelo sexto ano o projeto Natação Mais Vida No dia 08 de agosto de 2018 iniciou mais um ano do projeto NATAÇÃO MAIS VIDA. O projeto entra em seu sexto ano de execução e busca oportunizar as crianças e adolescentes com deficiência (visual, física e/ou intelectual) aulas de natação, possibilitando por meio do contato com a água um maior desenvolvimento da coordenação motora, a redução da fadiga muscular, o crescimento de sua auto-estima e autoconfiança, pois o exercício na água significa muitas vezes um momento de liberdade. O projeto NATAÇÃO MAIS VIDA é uma iniciativa da Associação dos Amigos da Sociedade Ginástica NH, com fundamental apoio da Secretaria de Educação (SMED) da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo e com a parceria da Sociedade Ginástica NH.

Em 2018, o projeto ampliará seu atendimento e passará a beneficiar 32 alunos(as) da rede municipal de ensino. Além disso, conta com uma equipe capacitada, composta por profissionais de educação física e psicologia.

Para Bárbara Ludvig, psicóloga do projeto, a participação oportuniza que as crianças desenvolvam sua interação social e suas potencialidades: “É muito gratificante ver o sorriso e o brilho nos olhos das crianças chegando para a aula

na piscina! Na primeira aula, é estimulado o vínculo com os professores e se percebe a contribuição que a natação pode proporcionar como o desenvolvimento da autonomia e a confiança em si e no outro”.

Prefeitura hamburguense formaliza adoção de espaços públicos por empresas A Prefeitura de Novo Hamburgo que já havia realizado chamamento público realizou a formalização das parcerias com empresas da cidade para a adoção de praças, canteiros ou rótulas, com o objetivo de ornamentar os espaços e mantê-los conforme projeto paisagístico. Esta primeira proposta abrangeu 127 lotes, mais três rótulas, oito praças e duas escadarias. Na última sexta-feira, 3, as empresas Paludo e Server Informática assinaram a adoção de espaços nos bairros Canudos, Centro, Ideal, Jardim Mauá,

Hamburgo Velho, Rondônia e Rio Branco. O proprietário da empresa Server Informática, Diego Zanelatto, destacou a importância destas parcerias. “Nossa empresa está há 29 anos no mercado. Se cada um colaborar, podemos fazer uma cidade melhor, mais harmônica. Ainda observamos uma oportunidade de divulgação de nossa marca”, frisou. Também adotaram lugares as empresas Tudo Imobiliária, Feller & Freitas Centro de Condicionamento Físico, Global Distribuição de Bens de Consumo e a

Superfitas Indústria de Fitas Adesivas Eireli. Além das empresas, clubes de serviços sociais, associações de bairro e entidades de classe podem ajudar a manter a cidade bonita. Um segundo chamamento público já está sendo elaborado pela Diretoria de Compras e Licitação da prefeitura. Esta segunda proposta abrangerá todos os espaços disponíveis no município (cerca de 500 lotes) para adoção. “Estamos trabalhando intensamente para que esta parceria entre Prefeitura e pessoas jurídicas seja ampliada,

assim embelezando cada vez mais os espaços públicos do município, gerando economia que poderá ser aplicada em outras áreas. É importante ressaltar que todas as empresas que adotaram espaços em anos anteriores estão com os contratos vencidos e deverão participar dos novos chamamentos públicos”, destaca o diretor de Serviços Urbanos, Antônio Carlos da Silva. A adoção é gerenciada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários, por meio da Diretoria de Serviços Urbanos, com auxílio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam).

Novo Hamburgo 10 a 17 de agosto de 2018 - Pg. 3

Após intermediação do vereador Serjão, linhas de ônibus que atendiam portadores de deficiência voltará à normalidade

Faltando 6 dias para o final do prazo acordado na reunião da Comissão de Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, na qual o vereador Serjão Hanich é presidente, a prefeitura encaminhou ofício informando que a solicitação da Associação de Lesados Medulares do Rio Grande do Sul – Leme será atendida. No último dia 25, em reunião conjunta, as comissões de Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana e de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor intermediaram o diálogo entre entidades, empresas e o governo municipal sobre a redução dos horários da linha de ônibus que a instituição, inclusive com ônibus adaptados. Por sugestão de Serjão, foi dado um prazo total de 20 dias para as partes envolvidas chegarem a um consenso, porém a solução veio antes. Segundo a Prefeitura, além dos 22 horários que passam pela Leme da linha Aeroclube, outros 20 horários que não atendiam a instituição passarão a atende-la melhorando assim a mobilidade e o acesso ao local. Para o vereador Serjão foi uma vitória importante de uma demanda que veio da própria comunidade, através da Leme, e que foi atendida.

Pai é aquele que protege com amor, que ensina o caminho, que compartilha histórias e que aconselha com sabedoria.


Novo Hamburgo 10 a 17 de agosto de 2018 - Pg. 2

POLÍTICA NOVO HAMBURGO Bomba da semana: Patrícia apoiará Issur Com o comando do Partido Popular Socialista em suas mãos, Patrícia Beck (PPS) promoveu o debate sobre quais candidatos apoiar para deputado nas eleições de outubro próximo. Dizendo ser o “melhor para a cidade de Novo Hamburgo” o Diretório fechou questão e apoiará o Progressista Issur Israel Koch para deputado estadual e Rodrigo Galato (PPS) para deputado federal. Galato, assim como Danrlei (PSD) é ex goleiro do Grêmio.

Direito de constatar Quem não vai gostar nada do que decidiu o PPS de nossa cidade é a deputado estadual Any Ortiz, que inclusive possui assessor em nossa cidade. Pode haver retaliações da executiva estadual do partido, segundo fontes da coluna.

Mirando em 2020 Patrícia Beck (PPS) vem pavimentando com muita articulação os caminhos para 2020, pois pretende ser candidata a prefeita. E para isto, seria importante eleger Issur deputado e tê-lo apoiando sua candidatura a prefeita em 2020. No anúncio do apoio, inclusive o Presidente do PP, Ivan Carlos, estava presente. Pode estar nascendo um noivado em 2018, que poderá se concretizar num casamento em 2020. Outro progressista que é coordenador regional do PP, Leonardo Hoff, tem feito elogios públicos a postura da vereadora em nossa cidade.

12 mil votos de arrancada A soma dos votos de Issur e Patrícia nas últimas eleições para vereador ultrapassam os 12 mil votos. A estratégia dos 2 políticos em 2016 foram as redes sociais, que maciçamente demonstraram apoios à dupla, mesmo em partidos diferentes.

Contra o aborto O Padre Elton Mayer, da Paróquia Santo Antonio do Bairro Liberdade, esteve na Câmara de Vereadores tratando sobre a polêmica questão do aborto, em que o STF promoveu debate esta semana, na intenção de tratar sobre o tema. Segundo o Vereador Felipe Kuhn Braun (PDT), o padre tem razão quando diz que chega do Supremo Tribunal Federal legislar, e que cabe ao Legislativo tratar sobre o assunto, e não o STF. Na sessão de quarta feira foi aprovada moção contra o aborto, apresentada pelo Presidente do Legislativo Municipal.

Contra tentativa de homicídio Outro assunto que foi abordado na sessão desta última segunda na Câmara de Vereadores, tratou sobre uma moção de apoio a hamburguense Bárbara Hoelscher, que foi vítima de um crime onde teve parte do seu corpo queimado pelo ex companheiro. A moção foi apresentada pelo vereador Ênio Brizola (PT). O advogado contratado pela família, recorre da decisão que permitiu que o criminoso recorresse em liberdade do crime cometido.

Remédios para idosos em casa O suplente de vereador Juliano Soli Silva, que esteve em exercício da função na última semana, teve seu projeto de indicação ao Executivo aprovado. O mesmo permite que a Prefeitura faça entrega de medicamentos prescritos pelos médicos da rede de saúde, sejam entregues nas casas dos idosos, acima de 60 anos e com até 3 salários mínimos de renda mensal, sem que os mesmos precisem ir até a farmácia comunitária receber, mediante apresentação de receita. Um belo projeto do herdeiro político do ex vereador Soli Silva.

Proteção aos animais O vereador Issur Koch (Progressistas) apresentou um projeto que cria o Fundo de Proteção dos Animais. O principal objetivo da proposta é garantir recursos para investir em ações que visem à defesa e o bem-estar de todos os animais: cães, gatos, cavalos e outros.

Violência doméstica terá canal com delegacia Em painel que tratou da atuação da Polícia Civil nos casos de atendimento à violência doméstica, as inspetoras Marisa Brisolara e Daiane Hanich propuseram nesta terça, dia 7, uma parceria com os agentes de saúde do Município. Elas informaram um telefone direto para o qual os profissionais podem ligar e fazer denúncias em anonimato. O canal direto foi proposto durante o seminário sobre formas de identificação e acolhimento de mulheres vítimas de violência por profissionais da área da saúde, proposto pela Procuradoria Especial da Mulher, com o apoio da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo. Curiosidade: a policial civil Daiane é filha do vereador Sérjão Hanich, líder do governo na Câmara de Novo Hamburgo.

José B. Pinheiro todahorapolitica@gmail.com

Vizinho solidário O vereador Fernando Lourenço (SDD) apresentou um projeto que se chama “vizinho solidário” que estimula a criação de grupos de pessoas nos bairros, integrados com as forças de segurança, para que possam se ajudar e evitar roubos ou qualquer caso de atividade suspeita perto de suas residências. Elogiável a iniciativa.

Nova escola infantil em Canudos Os vereadores aprovaram projeto de lei que libera uma área do bairro Canudos para a construção de uma escola de educação infantil, fruto de compensação de impacto de vizinhança da empresa MRV Engenharia, que construiu novos prédios no bairro Vila Rosa, onde era o antigo Estádio Santa Rosa, do ECNH.

Preferidos do cafezinho Dentre inúmeros candidatos que buscarão votos na cidade, já se destacam alguns nomes como preferenciais dos eleitores. Issur a Estadual e João Derly a federal estão na boca do povo como os “queridinhos” daqui. Issur é vereador de Novo Hamburgo e Derly tem muita visibilidade devido ao trabalho na região.Os dois são ficha limpas.

Mulheres da Rede A Rede Sustentabilidade de Novo Hamburgo terá duas candidatas a deputada estadual. Gabriela e Rafaela tentarão uma vaga na Assembleia Legislativa pela primeira vez. A judoca Rafaela Nitz já concorreu a vereadora em 2016 e ficou como suplente, já Gabriela fará sua estreia no pleito

Preferidos do cafezinho Dentre inúmeros candidatos que buscarão votos na cidade, já se destacam alguns nomes como preferenciais dos eleitores. Issur a Estadual e João Derly a federal estão na boca do povo como os “queridinhos” daqui. Issur é vereador de Novo Hamburgo e Derly tem muita visibilidade devido ao trabalho na região.Os dois são ficha limpas.

Finck nos bastidores Assessor de Derly, abriu mão de concorrer a deputado Estadual para coordenar a campanha de Derly e potencializar novas lideranças do partido. Competência reflete no prestígio do parlamentar na cidade.


Projeto Vizinho Solidário é apresentado pelo vereador Fernando Lourenço

Projeto Vizinho Solidário é apresentado pelo vereador Fernando Lourenço

10 a 17 de Agosta de 2018 Ano IX - Nº 370 R$ 3,00

Ginástica realiza pelo sexto ano o projeto Natação Mais Vida

PPS de Novo Hamburgo irá apoiar o progressista Issur Koch a deputado estadual

A desistência da vereadora Patrícia Beck (PPS), principal liderança do partido em Novo Hamburgo, de concorrer nas eleições deste ano vai causar uma situação inusitada: o partido vai apoiar o vereador Issur Kuch a deputado estadual, que é do PP. Em reunião no diretório essa semana, o PPS hamburguense deliberou apoio para deputado federal à Rodrigo Galatto, ex-goleiro do Grêmio, além do nome do progressista, em uma decisão que segundo o partido “será melhor para a cidade de Novo Hamburgo”. Tanto PP quanto PPS vão estar com Eduardo Leite na disputa pelo Piratini, embora certamente não seja o desejo de alguns membros tanto do PPS, quanto do PP da cidade, já que fazem oposição à prefeita Fátima Daudt (PSDB).

AGOSTO 2018 2  
AGOSTO 2018 2  
Advertisement