Issuu on Google+

DOS


Boletim Informativo Associação Internacional dos Professores de Yoga do Brasil Telefone/Fax: (11) 3666.7917 E-mail: iyta@yogateachers.com.br Visite e divulgue nosso site: www.yogateachers.com.br

Neste Número Capa - Guru Nanak ........................................................................................ 03 Kundalini - Yogi Bhajan .................................................................................. 04 Kundalini - Yoga e sua prática ........................................................................ 05 Yoga para circulação e energia ...................................................................... 06 Meditação nos cinco elementos ..................................................................... 09 VRSCHIKASANA - Escorpião .........................................................................10 Perçepção e Ação .......................................................................................... 12 Fotos - Curso Yogaterapia .............................................................................. 14 Antebraço e Mão .............................................................................................16 Viajem a Russia e China ................................................................................. 21 Lojinha ............................................................................................................ 22 Cursos ............................................................................................................ 23 Órgão de divulgação trimestral da Associação Internacional dos Professores de Yoga do Brasil

Hatsuko Kawai - Tesoureira Maria Luiza B. de Carvalho Freitas - Secretária M. Helena de B. Freire - Pres. Honoraria

Sede: Rua Ceará, 272 - Pacaembu CEP: 01243-010 - São Paulo - SP Telefone: (11) 3666.7917 Coordenação: Anna Ivanov Diretoria: Lygia Ferreira dos Santos - Presidente Silvia Lopes Barbosa - Vice - Presidente

Editoração Eletrônica - Igor G. Oliveira Fone/fax: (11) 98315.6135 E-mail: tocaiagt@hotmail.com

2


Informativo IYTA - OUT / DEZ - 2012

CAPA Guru Nanak O fundador da religião Sikh, Guru Nanak, nasceu em 15 de abril de 1469 em uma vila do Punjab chamada Talwandi. Ele nasceu em uma família hindu simples. Seu pai Mehta Kalian Das era um contador no emprego das autoridades locais muçulmanas. Desde cedo Guru Nanak fez amizade com crianças tanto hindus como muçulmanas, e era muito curioso sobre o significado da vida. Com a idade de seis anos, foi enviado para o professor da escola da aldeia para o ensino de leitura e escrita em hindi e matemática. Ele foi, então, educado no estudo da literatura muçulmana e aprendeu persa e árabe. Ele era uma criança extraordinariamente talentosa que aprendeu rapidamente. Na tradição hindu aos 13 anos o menino é iniciado com o cordão sagrado. Na cerimônia, que contou com a presença da família e amigos, para decepção de sua família, Guru Nanak se recusou a aceitar o fio de algodão sagrado do sacerdote hindu, mais tarde fundou a sua própria religião que seria um mix de Hinduísmo com Islamismo. Neste ano de 2012 em 28 de novembro foi comemorado o aniversario de Guru Nanak. Na Índia os aniversários mudam de data de acordo com o calendário lunar, em 2013 a comemoração será no dia 17 de novembro.

3


Informativo IYTA - OUT / DEZ - 2012

A KUNDALINI YOGA DE YOGI BHAJAN Yogi Bhajan nasceu em 26 de agosto de 1929 com o nome de Harbhajan Singh Puri em uma família sikh na cidade de Kot Harkarn, distrito Gujranwala , na província de Punjab. Seu pai, Dr. Kartar Singh Puri era médico, nascido na tradição Sikh. Harbhajan quando jovem foi educado em uma escola católica dirigida por freiras. Casou em Delhi no ano de 1954 com Inderjit Kaur Uppal, com quem teve três filhos. Em 1976, Singh mudou legalmente seu nome para Harbhajan Singh Khalsa. Singh aprendeu os fundamentos do Sikhismo com seu avô paterno, Fateh Singh Bhai. Na adolescência, Singh passou vários anos sob a tutela rigorosa de Sant Hazara Singh que nomeou seu aluno como Mestre de Kundalini Yoga aos 16 anos de idade. A escolaridade de Singh foi interrompida em 1947 pela violenta divisão da Índia, quando ele e sua família fugiram para Nova Delhi onde formou-se com mestrado em economia. E graduou-se em psicologia em São Francisco – USA. Em 1953, Singh entrou para o Serviço Civil Indiano na Secretaria da Receita. Mais tarde foi promovido para o cargo de inspetor de alfândega no maior aeroporto do país. Ao longo de sua vida, Singh continuou sua prática e busca de conhecimento de yoga. As viagens por conta do trabalho do governo muitas vezes facilitaram visitas aos remotos ashrams distantes, a fim de procurar os iogues reclusos e swamis. Em meados do ano 1960, Singh assumiu uma posição como instrutor no Ashram Vishwayatan em Nova Deli, sob o comando do Guru Dhirendra Brahmachari. Este centro de yoga foi frequentado pelo primeiro ministro, Jawaharlal Nerhru pai de Indira Gandhi, pela própria Indira, diplomatas e funcionários de uma série de embaixadas estrangeiras. Singh emigrou para o Canadá em 1968, onde ajudou a construir o primeiro templo sikh para o Guru Nanak. Nesse mesmo ano foi para Los Angeles onde compartilhou os ensinamentos da Kundalini Yoga com os hippies da contracultura da Califórnia e Novo México. Embora a prática e filosofia da Yoga é considerada uma parte da cultura Hindu, Singh destacou-se como professor e praticante de yoga e um sikh. Quanto aderir aos três pilares de Patanjali, o sistema de yoga tradicional: disciplina, auto-conhecimento e auto-dedicação (Yoga Sutras Patanjali, II: 1), A Kundalini Yoga ensinada por Singh não prega extremos com ascetismo ou renuncia. Singh incentivou seus alunos a se casar, estabelecer negócios, e ser totalmente engajados na sociedade. Em vez de apenas adorar a Deus. Dessa forma a Kundalini Yoga de Yogi Bhajan é um Yoga com tempero de Sikismo.

4


Informativo IYTA - OUT / DEZ - 2012

KUNDALINI - YOGA E SUA PRÁTICA

Profª Carmen Jensen Ehrhardt (RamDas Kaur) Diretora do Ananda Espaço de Yoga de Ribeirão Preto - SP. Kundalini yoga é uma tecnologia sagrada desenvolvida pelo mestre Yogui Bhajan e trazida para o Ocidente em 1969, sua prática é composta de séries específicas para cada sistema do corpo, num conjunto que inclui, Pranayamas, Bhandas, Exercícios e Mantras um mix de Hatha Yoga e Siquismo que visa:  Função melhorada de todos os tecidos do corpo;  Desenvolvimento de força, resistência e flexibilidade, física, mental e espiritual;  Beleza, estilizando o corpo e trazendo brilho para a face;  Sentido consistente de bem estar;  Equilíbrio emocional, tão necessário nos tempos de hoje, onde conflitos surgem em todas as áreas;  Elevada consciência dos sentidos;  Intuição aguçada;  Eliminação de hábitos negativos;  Adéqua as nossas relações no sentido franco e aberto sem manipulações;  Desenvolve a criatividade;  Elevado sentido espiritual; Esses benefícios são trazidos através de práticas constantes, melhorando muito nosso estilo de vida, visando a ética, respeito e bem estar em todos os sentidos. As técnicas são devidamente montadas e estudadas cientificamente por médicos do nosso centro de estudo e pesquisas do KRY (Kundalini Research Institute).

5


Informativo IYTA - OUT / DEZ - 2012

YOGA PARA CIRCULAÇÃO E ENERGIA 1 - Deite-se sobre as costas com as pernas esticadas e as mãos sob as Glúteos. Comece a girar o pescoço enquanto relaxa o corpo. 2 ½ minutos. Permaneça deitado sobre as costas, comece a cruzar as pernas e braços, enquanto continua a girar o pescoço em todas as direções. Faça movimentos pesados, rápidos e ritmicamente coordenados entre pescoço, braços e pernas. 4 minutos. 2 - Deite-se sobre o estômago com os braços nas laterais e as mãos no chão. Pule com os ombros para cima e bata a barriga no chão. 2 minutos. 3 - Assuma a posição da cobra, então curve a testa para o chão e depois volte para a posição da cobra novamente. 1 minuto.

4 - Deite-se sobre a barriga e comece a bater os calcanhares de forma alternada nas glúteos e no chão. 1 minuto. Depois do primeiro minuto, use as palmas para começar uma suave batida sobre os rins, na baixa coluna, enquanto continue e o movimento das pernas. 1 minuto. 5 - Deitado sobre as costas pule com seu corpo, como um peixe numa frigideira quente. 2 minutos.

6


Informativo IYTA - OUT / DEZ - 2012 6 - Abrace os joelhos fletidos sobre o abdome e pressione-os fortemente em direção ao peito, enquanto deita sobre as costas. Deixe o corpo muito tenso ate que esteja duro como uma pedra. 1 minuto. Na mesma posição, leve o nariz os joelhos e cante com a fita “I AM Thine” de Livstar Singh. 2 minutos.

7 - Em Posição Fácil, comece a dar socos poderosamente com respiração de Fogo. 1 ½ minutos.

8 - Sente-se sobre os calcanhares. Uma as mãos atrás nas costas em Mudra de Vênus e enquanto escuta a versão do “Jaap Sahib” de Ragi Sat Nam Singh, traga sua testa para o chão, enquanto estica os braços para cima, ao escutar “Namo” ou “Namastang” e, então, retorne à posição vertical. 4 ½ minutos.

9 - Coloque-se na posição do Celibato, sentado entre os calcanhares. Deite-se para trás de tal maneira que a parte superior do tronco fique no chão. Usando a mesma fita de “Jaap Sahib” eleve o tronco para cima e deite para trás ao ouvir “Namo” ou “Namastang”. 3 ½ minutos.

7


Informativo IYTA - OUT / DEZ - 2012

10 - Sente-se em posição fácil e entrelace as mãos atrás da cabeça. Faça a trava de nariz e solte-a no ritmo de “Jai Te Gung” por Bhai Avtar Singh. 5 ½ minutos.

11 - Deite-se sobre as costas e cochile. Relaxe o corpo e a mente e entre em contato com sua alma (Yogi Bhajan tocou “Guru Ram Das Lullaby” durante este relaxamento). Depois de 7 minutos, estique o corpo, faça os estiramento do gato, gire as mãos e role para frente e para trás sobre a coluna.

12 - Sente-se em posição fácil e cante com a fita “Dhan Dhan Ram Das Guru” de Sangeet Kaur com as mãos em mudra de oração, no centro do coração. 10 ½ minutos. Inspie profundamente e expire. Repita a inspiração e a expiração profundas por três vezes.

8


Informativo IYTA - OUT / DEZ - 2012

MEDITAÇÃO NOS CINCO ELEMENTOS Inicie esta meditação com alguns minutos de relaxamento e atenção na sua respiração. Agora traga a sua atenção no elemento “TERRA” do seu corpo – este aspecto da sua existencia o qual é denso e solido. Sinta a solidez do seu corpo, o seu peso e sua forma. Enquanto voce respira contemple e sinta o elemento da terra experienciando a forma, densidade, massa e peso. Agora mude o seu foco de atenção para o elemento “ÁGUA” esse aspecto da sua encarnação e de seu mundo que é fluido e coeso. Sinta ou imagine este fluido dinâmico como o sangue, a linfa e outras águas fluindo dentro do seu corpo. Sinta e imagine esse elemento que flui do mundo em que você vive. O elemento “FOGO” esta associado com o aquecimento, luz e calor do seu corpo, e do mundo. Sinta esse calor interno, o aquecimento vital que se dissipa com a morte. Experimente como este elemento de calor e luz é evidente, uma vez que se irradia em todos os seres vivos e através do mundo ao seu redor. O elemento “AR” está relacionado ao espaço das cavidades internas, movimento e fluir da respiração. Esta função da respiração dinamica conecta você ao seu mundo. Em um nível mais sutil, este elemento "ar" está associado com o movimento das energias sutis as quais regulam o metabolismo do planeta, nos arrasta e sintonizar com os movimentos do céu. Contemple a difusão deste elemento ar - vento dentro e em torno de você. A faculdade da consciência da sabedoria é freqüentemente associada com o elemento mais essencial “ETER”. Este elemento mais sutil não é de natureza física. Ela é chamada de muitos nomes: a consciência, éter, mente, espírito, o que não morre, etc. Esta é a única força que anima a vida, a essência vital que vê através de nossos olhos, escuta através de nossos ouvidos, e nem sempre está acordado e consciente no coração de todos os vivos. A contemplação nestes cinco elementos é usado em muitas tradições como uma forma de permitir que os indivíduos alinhem-se melhor com os elementos internos e externos do cosmos. Traz saúde e longevidade uma vez que somos organismos e seres formados por esses elementos. Somos um microcosmo do universo, “Como acima, assim abaixo”. 9


Informativo IYTA - OUT / DEZ - 2012

VRSCHIKASANA – ESCORPIÃO O escorpião é uma criatura perigosa, facilmente excitável, respondendo com rapidez relâmpago ao menor movimento, atacando sem nenhuma descriminação. Quando o escorpião pica emite um poderoso veneno que provoca dor intensa. O veneno tem um efeito tremendamente poderoso sobre o sistema nervoso, e as pessoas criticam de dor por vários dias. A deusa egipcia, Selket, tem seus braços estendidos a lateral num gesto de proteção na tumba do faró. Ela tem um escorpião na cabeça como uma coroa, que significa que ela é capaz de controlar a picada do escorpião com a sua magia. O que significa colocar uma coroa na cabeça? Isto é glorificação do égo? No sistema da Kundalini, a coroa com muitas cores e muitas joias está glorificando a consciencia, também simbolizado pelo diamante refletindo difentes luzes de difentes facetas. Em Vrschikasana, a área pélvica é elevada do chão, para que haja uma necessidade maior de equilíbrio, habilidade e força do que em fazer o pouso sobre a cabeça. Nesta posição, também, pode-se receber o néctar (insights intuitivos) e promove um desejo de glorificação da consciencia. O que significa fazer esse asana? Por que seria chamado de escorpião? Estou picando as pessoas para prejudicá-las? Ou será que eu gostaria de ter a sensibilidade para responder como um escorpião com rapidez? Posso mostrar compaixão por alguém que implora de joelhos? Jesus disse que quando alguém lhe pede para andar uma milha, vai uma segunda milha. Primeiro, pode haver a realização das picadas de muitos por que outras pessoas foram feridas. Em seguida, vem o entendimento de que o sofrimento pessoal é o resultado dos anexos anteriormente despercebido e autoimportância que recebem uma picada do Divino. 10


Informativo IYTA - OUT / DEZ - 2012 A compaixão da deusa Selket é oferecido para todas as mulheres, desde a mais pobre camponesa à rainha reinante. Ela dá saúde e o parto, e preenche as necessidades de outros, quando seus fiéis se voltam para ela. Ela está disposta a resgatar as mulheres da ignorância e ajudá-las a tomar consciência de seu potencial divino. Esta é a mesma compaixão que vemos na Virgem Maria, na deusa Tara dos budistas tibetanos e Kwan Yin na China ou Japão. Eles sabem das forças da natureza e da procriação, e a necessidade da consciência para superar os instintos. A relação do escorpião para a atividade sexual pode ser facilmente entendida como a picada do macho para a fêmea. Para o homem, a escolha não é diferente do que para a mulher. Procriar ou penetrando no útero de uma fêmea para depositar a semente (no velho testamento é chamado de "o semeador"), ou por penetrar o útero da divina sabedoria e entregar todas as suas forças instintivas a Mãe Divina. Em seguida, ele vai receber dela o dom da visão interior, a capacidade de ouvir com o terceiro ouvido, ea capacidade de discriminar entre a experiência do prazer físico, e que de êxtase espiritual. Mãe divina nunca vai deixar seu devoto abaixo. Que você possa encontra-la na tenda da sua consciência. O escorpião é uma criatura perigosa, facilmente excitável, respondendo com rapidez relâmpago ao menor movimento, atacando sem nenhuma descriminação. Quando o escorpião pica emite um poderoso veneno que provoca dor intensa. O veneno tem um efeito tramendamente poderoso sobre o sistema nervoso, e as pessoas critam de dor por vários dias. A deusa egipcia, Selket, tem seus braços estendidos a lateral num gesto de proteção na tumba do faró. Ela tem um escorpião na cabeça como uma coroa, que significa que ela é capaz de controlar a picada do escorpião com a sua magia. O que significa colocar uma coroa na cabeça? Isto é glorificação do égo? No sistema da Kundalini, a coroa com muitas cores e muitas joias está glorificando a consciencia, também simbolizado pelo diamante refletindo difentes luzes de difentes facetas. 11


Informativo IYTA - OUT / DEZ - 2012

PERCEPÇÃO E AÇÃO

T. K. V. DESIKASHAR Um conceito importante do Yoga Sutra de Patanjali tem a ver com o jeito como percebemos as coisas, e explica porque estamos sempre entrando em dificuldades na vida. Se soubermos como criamos esses problemas, podemos também aprender como nos libertamos deles. Como a nossa percepção funciona? Com frequência, nós decidimos que vimos uma situação “corretamente” e agimos de acordo com essa percepção. Na realidade, entretanto, nós nos iludimos, e nossas ações podem, por causa disso, trazer infortúnio para nós mesmos e para os outros. Tão difícil quanto isso é a situação em que duvidamos da nossa compreensão sobre algo, quando na verdade ela está correta. Por causa da dúvida, não tomamos atitude alguma, ainda que fazê-lo fosse muito benéfico. 12


Informativo IYTA - OUT / DEZ - 2012

O Yoga Sutra usa o termo avidyã para descrever esses dois fins do espectro da experiência. Avidyã, literalmente significa “compreensão incorreta” : descreve uma falsa percepção ou incompreensão. Avidyã confunde o grosseiro com o sutil. O oposto de avidyã é vidyã, “compreensão correta”.* *Yoga Sutra 2.3-5 Mas o que é essa avidyã, que está tão profundamente enraizada na gente? Avidyã pode ser entendida como o resultado acumulado das nossas muitas ações e modos de percepção que carregamos mecanicamente por anos. Como resultado dessas respostas inconscientes, a mente torna-se mais e mais dependente de hábitos, até que aceitamos as ações de ontem como as normas de hoje. Esse hábito na nossa ação e percepção é chamado de samskãra. E tais hábitos cobrem a mente com avidyã, como se obscurecessem a clareza da consciência com uma fina camada, uma névoa. Se estivermos certos de que não entendemos claramente uma determinada situação em termos gerais, não agiremos decididamente. Mas se nosso entendimento for claro, agiremos e isso será bom para nós. Tal ação origina-se de um nível profundo de percepção. Em contraste, avidyã destingue-se pela percepção superficial. Eu acho que enxergo algo corretamente, então como uma atitude e depois tenho de admitir que estava enganado e que minhas ações não se provaram benéficas. Assim, temos dois níveis de percepção : um é profundo, interno e livre dessa névoa de avidyã, o outro é superficial e obscurecido pela avidyã. Do mesmo jeito que nossos olhos devem ser transparentes e claros para ver cada cor com exatidão, nossa percepção deve ser como um espelho de cristal. O objetivo do yoga é reduzir a névoa de avidyã para que possamos agir corretamente.

13


Informativo IYTA - OUT / DEZ - 2012

Curso de YOGATERAPIA Salvador - BA

14


Informativo IYTA - OUT / DEZ - 2012

15


Informativo IYTA - OUT / DEZ - 2012

ANTEBRAÇO E MÃO

EXTENSORES 1 – extensor longo do polegar 2 – extensor radial curto do carpo 3 – extensor longo radial do carpo 4 – extensor do dedo mínimo 5 – extensores dos dedos

FLEXORES 6 – flexor do carpo 7 – flexores profundo dos dedos 8 – pronador teres 9 – flexor superficial dos dedos 10 – flexor radial do carpo

16


Informativo IYTA - OUT / DEZ - 2012

1 –palmar longo 2 – arco palmar 3 – flexor profundo dos dedos 4 – músculos intrínsecos (adutores e abdutores) 5 – flexor superficial dos dedos

6 – extensor e abdutor do polegar 7 – extensores dos dedos 8 – extensor do dedo mínimo 9 – bainhas digitais

17


Informativo IYTA - OUT / DEZ - 2012

1 – quadrado pronador 2 – pronador teres 3 – supinador

FLEXIONANDO Os dedos, punho e antebraços flexionam para segurar os pés e trazer o corpo mais para baixo nas flexões para frente.

18


Informativo IYTA - OUT / DEZ - 2012 EXTENDENDO Tracionar o pulso pode ser usado para formar uma trava nas costas nas posturas de torção.

PRONAÇÃO Os músculos pronador redondo e pronador quadrado dos antebraços, giram a palma da mão para baixo.

19


Informativo IYTA - OUT / DEZ - 2012

Os bíceps branquiais e os músculos supinadores se contraem ao virar a palma para cima.

20


Informativo IYTA - OUT / DEZ - 2012

RÚSSIA / CHINA De 15/06 à 02/07/13

RÚSSIA - São Petersburgo / Moscou / Sibéria CHINA - Pequin / Muralhas

Informações e Inscrições Anna Ivanov - (11) 3666.7917 / 99932.8826 Ludimila La Neve - (11) 5666-8997 / (11) 5666-3177 E-mail: anna@yogateachers.com.br DOS

21


Informativo IYTA - OUT / DEZ - 2012

FAÇA SEU PEDIDO adiquira produtos para auxiliar em sua pratica

R$ 15,00 (cada)

R$ 15,00 (cada) R$ 30,00 (cada)

R$ 20,00 (cada) R$ 40,00 (cada)

R$ 35,00 (cada)

R$ 45,00 (cada)

*Obs.: Nos preços não estão inclusas as taxas de envio.

PEÇA PELO E-MAIL: iyta@yogateachers.com.br ou pelo site www.yogateachers.com.br/lojinha.html

22


Informativo IYTA - OUT / DEZ - 2012

Ribeirão Preto - SP • Curso de formação para Instrutores de yoga (Técnico) Novas Turmas: Início em 06 e 07 de Abril de 2013. Informações: Instituto Ananda Yoga Rua Campos Sales 840 • Ribeirão Preto • SP • 16 3625-5896 contato@institutoanandayoga.com.br

Centro Estudos de Yoga Narayana

Lisboa - Portugal: Curso de capacitação de instrutores de yoga Novas Turmas (Lisboa): 23 de Abril de 2013 Informações: Associação Luso-Brasileira de Ayurvédica e Disciplinas Associadas Tel.: (351 21) 926328894 / 919075904 / 212467740 www.ayurvedica.org - lisboa@ayurvedica.org 23


Associação Internacional dos Professores de Yoga do Brasil No 04 Ano 38 - Outubro a Dezembro de 2012

Rua Ceará, 272 - Pacaembu - CEP 01243-010 - São Paulo - SP e-mail: iyta@yogateachers.com.br


Informativo Out a Dez 2012