Issuu on Google+

INFORMATIVO TOCA DAS GATAS – Nº 05 Julho/Agosto de 2010

Novo Amigo! Em Agosto a Toca ganhou um amigo, o cão e vamos começar a elaborar as camisetas e outros artigos com este nosso amigo do coração! Seja bem vindo na nossa Toca

Foto premiada nesta edição Este é o Thor, meu cão que foi resgatado da rua!

Neste Semestre temos vários ocasiões que devemos lembrar: em Mês de Julho começa o inverno e temos que tomar cautela com a gripe nos animais e em Agosto é o mês de Vacinação Pública de Raiva nos cães e gatos, não podemos esquecer de vacinar nossos bichinhos!! Sejam bem-vindos!


E o inverno começa..... Gripe suína: Agora também gripe felina e canina A

gripe suína chegou aos animais de estimação. "Até 31 de dezembro foram comprovados nos Estados Unidos oito

casos de gatos infectados (três deles morreram), além de cinco de ferrets, um de cão e um de guepardo",informa a médica veterinária e relações públicas da Associação Americana de Medicina Veterinária, Kimberly May. Houve outros dois casos de cães afetados anunciados pelo Ministério da Agricultura da China em novembro, Canadá, Chile, França também confirmaram exames positivos do vírus da gripe suína, o H1N1, em animais de estimação. "Não temos certeza absoluta, mas o H1N1 parece infectar uma grande variedade de espécies com maior facilidade que os demais vírus de gripe", diz Kimberly. Ela explica que tudo indica que nenhum animal de estimação passou a gripe suína a seus donos - o que aconteceu foi sempre o contrário. E informa que os gatos que morreram ficaram gravemente doentes após serem infectados pelo H1N1, mas isso aconteceu antes de terem sido vistos por um veterinário."Os sintomas nos animais se parecem com os das demais doenças respiratórias e o tratamento adotado para essas outras doenças costuma funcionar bem no combate ao H1N1, sem precisar de tratamento adicional", tranquiliza Kimberly. Matéria retirada da revista Cães & Cia - Fevereiro/2010


Campanha da Vacinação RAIVA EM CÃES E GATOS FONTES DE INFECÇÃO A saliva é a principal fonte de infecção, mas nem sempre o vírus se encontra presente na saliva dos animais contaminados. A eliminação do vírus através da saliva ocorre num período de 3 a 7 dias antes do animal desenvolver a sintomatologia clínica. TRANSMISSÃO Freqüentemente a infecção ocorre via saliva e traumatismos cutâneos. SINAIS CLÍNICOS Três fases são reconhecidas: A duração total raramente é maior do que 10 dias; em média, a duração é de 5 a 6 dias. a) Fase Precursora ou Prodromal (duração de 2 a 3 dias): Mudanças na disposição: Um animal quieto se torna ativo e excessivamente amigável; o animal ativo se torna nervoso e assustado. Dilatação das pupilas, salivação; o animal "morde o ar", e late com um som agudo. Modificação da andadura (passo), com possível rigidez, e contração da musculatura facial. b) Fase Excitativa ou Raiva Furiosa: Aumento dos reflexos de irritabilidade. Dificuldade de deglutição, sialorréia. Síndrome de ataque: agressão violenta e viciosa ("olhos faiscando", boca espumando, pelos do dorso arrepiados). Este período pode durar de 1 a 4 dias. Há progressão para um quadro convulsivo terminal ou paralisia, se o animal viver por um período mais prolongado. c) Fase Paralítica ou Raiva Silenciosa: Se a fase excitativa não é observada, ou é muito curta, então a denominamos como Raiva Silenciosa ou Paralítica. O animal não se encontra irritadiço, raramente morde. Paralisia ascendente dos membros. Somente 25% dos casos de Raiva em felinos correspondem a este tipo, comparado aos 75% de casos observados em cães.


Campanha da Vacinação DIAGNÓSTICO A Raiva deverá sempre ser considerada no diagnóstico de qualquer doença neurológica de curta duração, incluindo as paresias de origem indeterminada. Antes do diagnóstico de Raiva ser descartado ou confirmado, certas precauções deverão ser tomadas para se minimizar os riscos de contaminação em humanos, e deverá ser feita uma notificação do caso às autoridades sanitárias competentes. Isolar o animal suspeito. Se alguma pessoa foi mordida ou tiver contato estreito com o animal suspeito, deverá lavar imediatamente o ferimento com água e sabão, e procurar auxilio médico. Consultar o veterinário do Centro de Zoonoses. Amostras de tecidos (de preferência da cabeça toda, ou a região do hipocampo cerebral e cerebelo), removidos do animal morto, deverão ser enviadas para laboratórios governamentais de diagnóstico. O veterinário, recebendo o laudo do diagnóstico, deverá notificar as autoridades sanitárias locais. Deverá também comunicar ao proprietário do animal, e deverá colocar os animais expostos ou suspeitos em quarentena.

“No mês de Agosto são promovidas Campanhas Públicas de Vacinação de Raiva em cães e gatos, não deixe de levar seu animalzinho, assim iremos evitar a propagação da doença. Consulte o site da Prefeitura de sua cidade para verificar as datas e locais dos postos ou fique atento as Faixas de divulgação!”


DICAS -

Como Cuidar do Seu Gato

Adaptaç Adaptação: Tem um intruso aqui! Por Lucy Cardia - Matéria extraída do WWW.ADOTEUMGATINHO.uol.com.br Você se apaixonou por um gatinho e quer adotá-lo para fazer companhia ao seu bichano. A primeira coisa é saber que dificilmente a aceitação do ‘morador’ ao ‘intruso’ é imediata. Acontece, mas é difícil. Na maioria dos casos, os desconhecidos bufam um para o outro e o dono, preocupado, acha que seu gatinho não irá aceitar o novato. Não é assim. O processo de adaptação leva algum tempo – em geral, de uma semana a um mês. E, na maioria dos casos, eles terminam dormindo juntos, brincando juntos, se lambendo ou, pelo menos, se tolerando sem maiores confusões. O mais importante nesse processo é nunca esquecer que o novo morador é quem deve se adaptar à rotina da família e ao(s) gato(s) da casa, e não o contrário. Qualquer mudança de comportamento no seu gato, como perseguir ou tentar encurralar o recém-chegado, você deve afastar o novo gato, e não o contrário. Se houver enfrentamento, separe o recém-chegado, ainda que seja um filhote, mesmo que o antigo morador tenha iniciado a briga. O mesmo vale para a bronca. Se tiver de dar uma bronca por conta dos desentendimentos, não chame a atenção do seu gato. Seu gato não pode achar que o novo morador veio para atrapalhar ou tomar o seu lugar. Um gatinho magoado ficará bravo com o ‘intruso’ e pode até passar a rejeitar o dono. Como o processo inicial passa por muitas bufadas, provocações e até algumas patadas, é importante que o novo gatinho fique separado quando o dono não estiver presente ou na hora de dormir, até que as coisas se acalmem. O ideal é trazer o novo membro da família no final de semana, quando os donos terão mais tempo para acompanhar a evolução do processo e interferir se o clima esquentar, mas sem alterar a rotina da casa.

CONSULTE SEMPRE O SEU VETERINÁRIO QUANDO HOUVER DÚVIDA QUANTO AO BEM-ESTAR DO SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO.


CURIOSIDADES Conví Convívio com cães e gatos melhora sistema imunoló imunológico de adultos e crianç crianças... Além de reduzir os níveis de estresse. Os benefícios da presença de um animal de estimação em casa não se restringem às alegrias que o pet proporciona a toda família. Esta convivência também pode contribuir, além do bem-estar psicológico, na prevenção e no auxílio ao tratamento de várias patologias.

Um levantamento de estudos nacionais e internacionais sobre o tema, encomendado pela Comissão de Animais de Companhia (Comac), integrante do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), para um grupo de pesquisa do Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo (USP), liderado pelo professor César Ades, reuniu uma série de estudos que confirmam esta contribuição à saúde das pessoas proporcionada pelo convívio com os animais de estimação. Entre algumas das observações, pode-se destacar a melhora da imunidade de crianças e adultos, redução dos níveis de estresse e da incidência de doenças comuns, como dor de cabeça ou resfriado.Este mapeamento foi encomendado com o objetivo de trazer a público uma série de informações relevantes e pouco conhecidas sobre enormes benefícios sociais, psicológicos e até físicos na relação ser humano e animal de estimação.Reforço na defesa do organismo .

De acordo com o levantamento, os benefícios independem da idade. Os pesquisadores da USP citam um trabalho que identificou vários benefícios aos bebês que convivem com cães, já que certas proteínas que desempenham um importante papel na regulação do sistema imunológico e das alergias aumentam significativamente em bebês de um ano de idade quando expostos precocemente a um cão, conferindo um importante papel destes animais na saúde humana.


CURIOSIDADES Segundo a pesquisadora Carine Savalli Redígolo, este trabalho mostra que o convívio possibilita aos bebês ficar menos suscetíveis às alergias e dermatites tópicas. “Também foi observada a redução de rinites alérgicas aos quatro anos de idade e aos seis a sete anos, devido à redução da imunoglubina E – um anticorpo que quando em altas concentrações sugere um processo alérgico”, acrescenta. Os pesquisadores alertam que este contato não significa que seja isento de possíveis efeitos negativos para a saúde, porém, é possível discutir com mais equilíbrio os prós e contras de conviver com um cão. Porém, muitos pais desconhecem estes benefícios.Um gesto simples pode trazer importantes efeitos ao sistema imunológico de pessoas de qualquer idade. “Acariciar um cão pode elevar os níveis de imunoglobulina A, um anticorpo presente nas mucosas que evita a proliferação viral ou bacteriana, sendo importante na prevenção de várias patologias. Este resultado se deve, possivelmente, ao relaxamento que o contato com o animal proporciona”, explica Carine.


DIREITO-LEI • Constituição Federal de 1988 - Art. 225, 1o, VII - Incumbe ao Poder Público proteger a fauna e a flora, vedadas na forma de lei as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, que provoquem a extinção de espécie ou submetam os animais à crueldade.

• Lei da Política Ambiental 6938/81 - Lei da Política Ambiental 6938/81 com a nova redação da Lei 7804/89 definiu a fauna como Meio Ambiente

• Lei 5197 - Art. 1º - caracterizou a fauna como sendo os animais que vivem naturalmente fora do cativeiro. A indicação legal para diferenciar a Fauna Selvagem da Doméstica é a vida em liberdade ou fora de cativeiro.

• Decreto Lei 3688 - Art. 64 da Lei das Contravenções Penais - tipifica a crueldade contra os animais, estabelece medidas de proteção animal e prevê atentados contra animais domésticos e exóticos, que são de competência da Justiça Estadual.

DECRETO nº 24.645/34 - Art. 1º - Todos os animais existentes no país são tutelados pelo Estado. - Art. 2º - parágrafo 3º - Os animais serão assistidos em juízo pelos representantes do Ministério Público, seus substitutos legais e pelos membros das Sociedades Protetoras dos Animais. - Art. 16º - As autoridades federais, estaduais e municipais prestarão aos membros das Sociedades Protetoras dos Animais, a cooperação necessária para se fazer cumprir a lei.

Continua na pró próxima ediç edição......


DIREITO-LEI O Clube dos Vira Latas está promovendo a campanha para a criação da Delegacia dos Animais. E com a divulgação chegaram a 50.000 assinaturas solicitando a criação de delegacias especializadas em crimes contra animais em São Paulo em apenas 9 dias. Isso deu-se a todos que assinaram e divulgaram o apelo que será feito ao Governador de São Paulo. O Clube dos Vira Latas irá manter, mesmo com a meta atingida, a página no ar até o dia 31 de julho, conforme o plano inicial. Sabemos que quanto mais assinaturas, maiores serão as chances de termos nosso apelo atendido. Convidamos você a continuar divulgando. Se cada pessoa que assinou conseguir somente mais uma assinatura de um amigo ou parente, passaremos de 100.000 assinaturas, o que dará muita força ao pedido.

Basta divulgar pedindo que as pessoas entrem em http://www.cao.com.br e assinem.

Novamente, obrigado a todos. Clube dos Vira-Latas


EVENTOS Eventos que participamos.... Amigos! Agradeço a todos que ajudaram na organização, participação dos eventos abaixo, foi um sucesso! - 26/06 – Baile da APACSC – BUFFET

-27/06 – Almoço no Orfanato em Mauá, a partir das 12:00 hs, renda destinada às crianças e ao projeto da Toca

"No semblante de um animal que não fala, há há todo um discurso que só só um espí espírito sá sábio é capaz de entender” entender”


NOSSAS NOVIDADES E CHEGARAM AS CAMISETAS DOS GATOS FAMOSOS A seguir os modelos dos Gatos Famosos para você fazer o maior sucesso! Entre no site e peça a sua:

•Regata Branca de Elastano: P,M,G e GG – R$ 25,00 + frete

•Baby Look Branca de Elastano: P,M,G e GG – R$ 25,00 + frete

•Manga Longa Baby Look Branca de Elastano: P,M,G e GG – R$ 30,00 + frete

•Camiseta Manga Curta Branca de Algodão: P,M,G e GG – R$ 20,00 + frete

•Camiseta Manga Longa Branca de Algodão: P,M,G e GG – R$ 25,00 + frete


GATOS FAMOSOS ... Chegou nova coleção de camisetas.........


GATOS FAMOSOS ... Chegou nova coleção de camisetas.........


GATOS FAMOSOS ... Chegou nova coleção de camisetas.........


GATOS FAMOSOS ... Chegou nova coleção de camisetas.........


GATOS FAMOSOS ... Chegou nova coleção de camisetas.........


GATOS FAMOSOS ... Chegou nova coleção de camisetas.........


GATOS FAMOSOS ... Chegou nova coleção de camisetas.........


GATOS FAMOSOS ... Chegou nova coleção de camisetas.........

Como ficam após a estampagem, e na feminina você ganha uma flor.


GATOS FAMOSOS ... Chegou nova coleção de camisetas......... Como ficam após a estampagem, e na feminina você ganha uma flor.


NOSSAS NOVIDADES Ai que friozinho..... Lindos cachec贸is para esquentar no inverno...


NOSSAS NOVIDADES Lindas Mandalas – Lançamento especial R$ 35,00


PERFIL DOS SIGNOS Neste Mês:

> 21/06 a 22/07 Os pets de Câncer podem amá-lo até o fim da vida, não importa a maneira como você os trate. No fim, eles sempre perdoam. Em contrapartida, procure ficar atento se seu pet apresentar qualquer sinal de depressão. A falta de atenção do dono pode levar a um comportamento destrutivo. Seus passatempos preferidos estão relacionados a brincadeiras na água.

>23/07 a 22/08 Você já notou que os pets deste signo geralmente são ótimos exemplares para exposições? Tanto que mesmo os SRD costumam ter uma beleza excepcional. É por isso que os leoninos precisam estar no centro das atenções. Portanto, se você deixar o seu pet abandonado durante algum tempo, ele pode ficar deprimido. Mas não é nada que alguns presentinhos e um carinho especial não possam modificar


CRÉDITOS Obrigado prima pelo conteúdo do seu blog e suas pesquisas: Adriana Duarte WWW.TOCASDASGATAS.NET http://abracadabra.spaceblog.com.br/

Obrigado Especial: Novamente a minha amiga Daniela Paula, que novamente me ajudou a doar ração para uma Protetora de Mauá que estava em apuros! Você é especial! Que Deus te abençoe sempre! A Cris, a Gabriela e meu marido que me ajudaram e apoiaram no Evento da APASCS. Ao Waldyr que permitiu a divulgação do Projeto da Toca na Feijoada do Lar, foi um sucesso! "A presença da dor dos animais na terra, na experiência científica, nos matadouros, só agravam mais ainda a dívida do ser humano na terra" Obrigada amigos por fazerem meu projeto crescer, amo muito todos vocês! Ana (Toca das gatas) Veja postado: informativotoca@wordpress.com


CRÉDITOS Fotos dos Eventos


Informativo Toca das Gatas no. 05