Page 1

Atividade 10: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu? “O paranóico só fala ao telefone tapando o bocal com um lenço. Para disfarçar a voz. __ Podem estar gravando. __ Mas você ligou para saber a hora certa! __ Nunca se sabe.” (Luís F. Veríssimo – “O megalo e o paranóico” In: O rei do rock. Porto Alegre : RBS/Globo, 1978, p.22)

1. O texto pertence ao Tipo: (a) Descritivo. (b) Narrativo. (c) Argumentativo. (d) Informativo. 2. O texto acima apresenta: (a) Discurso direto. (b) Discurso indireto. (c) Discurso indireto livre. (d) Versos. 3. Assinale a alternativa referente a transformação do discurso direto para o indireto da frase : "- Não bebo dessa água – afirmou a menina.” (a) Que não beberia daquela água a menina afirmou. (b) A menina afirmou que não bebia daquela água. (c) A menina afirma que não beberá daquela água. (d) A menina queria afirmar que não tomava água. 4. Transformando a frase que se encontra no discurso indireto para o direto, temos como correta: “O diretor ordenou que aplaudíssemos.” (a) – Aplaudam! – ordenou o diretor. (b) – Aplaudamos! – ordenou o diretor. (c) – Aplauda! – ordenou o diretor. (d) – Aplaude! – ordenou o diretor. 5. Assinale a alternativa incorreta:

(a) O discurso direto caracteriza-se pela reprodução fiel da fala da personagem, devidamente marcada por dois-pontos, travessão ou aspas. (b) Via de regra, as falas do narrador e da personagem vêm acompanhadas por um verbo que indica a fala da personagem (dizer, falar, perguntar, afirmar etc). (c) O discurso indireto livre é um tipo de discurso misto, em que se associam as características do discurso direto e do discurso indireto. (d) O discurso indireto apresenta-se em primeira pessoa.


Gabarito

1. (b) – Narrativo, pois conta um fato, há personagens, narrador. 2. (a) – Forma do texto em diálogo, uso do travessão, fala das personagens. 3. (b) – Se o verbo está no tempo presente do modo indicativo (discurso direto), na transformação do discurso, ele irá para o pretérito imperfeito do indicativo. 4. (a) – O uso correto do verbo deve ser na terceira pessoa 5. (d) – O discurso indireto apresenta-se na terceira pessoa

smile: http://3.bp.blogspot.com/_IMqdGi8zwaI/TRpro1Un4AI/AAAAAAAAAHk/GjAdHvQB28/s1600/smile1.jpg

Atividade 10: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu?  

Quiz sobre narrativa

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you