T8 - Abril 2016

Page 10

10

T

Abril 2016

NÓS CRIAMOS E FABRICAMOS, O MUNDO VESTE

MODATEX VAI DISPUTAR CAMPEONATO DAS PROFISSÕES Estão já escolhidos os formandos e as equipas que representarão o Modatex na Prova de Tecnologia da Moda do Campeonato Nacional das Profissões. Foram selecionadas quatro equipas, três do Porto e uma de Lisboa, cujos formandos são: Joana Rita Queirós, Ticiana Rafaela Valente, Artur Jorge Dias, Carla Daniela Couto, Carlota Carvalho, Luís Filipe Barbosa, Maria Silva Canarias e Sara Raquel Cruz. Também foi selecionada a equipa formada por Eucligina Mascaranhas Barros e Joana Filipa Felix Jordão, cuja participação está condicionada à possibilidade de o Modatex levar cinco equipas. Os vencedores do campeonato, que decorrerá em Coimbra de 22 a 27 de maio, poderão participar em provas internacionais como o EuroSkills ou o Worldskills.

“REPENSAMOS POR COMPLETO A NOSSA ATIVIDADE. DESENVOLVEMOS NOVOS NICHOS DE MERCADO, COMO OS TÊXTEIS TÉCNICOS PARA POLÍCIAS E BOMBEIROS. RECRUTAMOS PESSOAL MAIS QUALIFICADO” Manuel Barros CEO LMA, ao Le Figaro

C

M

Y

Paulo Vaz, diretor-geral da ATP, apresentou o programa Fashion From Portugal na Alfândega do Porto

Designed in Portugal, produced in Portugal, dressed worldwide. Esta frase sintetiza a alma da primeira grande campanha de promoção externa da imagem da nossa ITV, que vai estar em curso nos próximos dois anos, por iniciativa da ATP. Espanha, Alemanha, países nórdicos e Estados Unidos são os mercados alvo deste programa, batizado Fashion From Portugal e que implica um investimento superior a 1,7 milhões de euros. “O objetivo é adequar a imagem internacional do setor à realidade de uma das fileiras mais dinâmicas e exportadoras da nossa economia. Após um duro período de ajustamento, reestruturação e modernização, a ITV portuguesa é hoje constituída por empresas altamente evoluídas tecnologicamente, reconhecidas pelo seu know-how, criatividade, flexibilidade e intensidade de serviço, e fortemente orientadas aos mercados internacionais”, explica Paulo Vaz, diretor geral da ATP. É esta nova realidade que a ATP quer anunciar ao mundo, complementando o investimento anual de 13 milhões de euros que o setor tem vindo a fazer, apoiando, através da Seletiva Moda, a participação de cerca de 200 empresas em 80 feiras, em 35 diferentes países. Posicionar Portugal num patamar superior na cadeia de valor, abrir portas a segmentos de maior poder aquisitivo e potenciar o au-

mento das margens do negócio são as metas perseguidas pela campanha Fashion From Portugal, que envolverá editoriais de moda, publireportagens e publicidade nos Media especializados, outdoors, publicação de catálogos, livros de estilo e edição de revistas anuais, dedicadas aos subsetores em promoção, bem como a realização de vídeos virais para as redes sociais, entre outras ações e eventos. A campanha é cirurgicamente dirigida a quatro áreas geográficas (Espanha, Alemanha, países nórdicos e Estados Unidos) e eixada em três subsetores (moda e marcas, private label e têxteis-lar). Em Espanha, o foco estará na moda/marca e private label e será dirigida a regiões (Madrid, País Basco e Catalunha) que conhecem menos bem a nova realidade dos têxteis e vestuário portugueses. Logo a seguir ao país vizinho, a Alemanha é o segundo mercado de maior crescimento das nossas exportações, mas isso não é suficiente para Paulo Vaz: “Já foi o nosso principal mercado e tem potencial para crescer a um ritmo muito superior ao atual”. Têxteis-lar e private label vão ser o foco. Os países nórdicos, em particular Suécia e Dinamarca, foram destinos importantes das exportações da ITV portuguesa nos anos 80, quando o preço baixo era a vantagem competitiva. Agora os trunfos a jogar são a qualidade,

inovação, serviço e proximidade, a aposta é o private label e o alvo são cadeias comerciais de média dimensão (70/80 lojas) que, para evitarem os custos administrativos e de stocks, valorizam o fator proximidade na escolha de fornecedores. Para ajudar a este regresso em força a uma geografia onde já fomos muito felizes, a Seletiva Moda vai estrear-se este ano a levar empresas portuguesas à feira CIFF em Copenhaga. Nos Estados Unidos, onde os têxteis-lar portugueses são reconhecidos como um produto premium, a ideia é associar essa imagem boa e positiva ao nosso vestuário, estando preparados para aumentar exponencialmente as exportações para este mercado logo que seja acordada a parceria transatlântica. O investimento superior a 1,7 milhões de euros do programa Fashion From Portugal é cofinanciado pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI), enquadrados no POCI (Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização), no Portugal 2020 e Compete 2020, sendo a primeira incursão, enquanto iniciativa da ATP e da indústria em geral, dedicada exclusivamente à promoção da imagem e visibilidade externa do setor, fortalecendo a reputação de excelência Made in Portugal.

ADN DE FAMALICÂO NA CASA DO TERRITÓRIO “Des(a)fiar o tempo da indústria” é o nome da exposição que retrata os principais momentos do processo de industrialização no concelho de Famalicão e está patente até setembro na sala de exposições temporária da Casa do Território, Parque da Devesa, com entrada gratuita. Através de vídeos, ilustrações, fotografias, textos, biografias de empresários e depoimentos de ex-operários, os visitantes revivem acontecimentos internacionais, nacionais e locais que marcaram este longo percurso da industrialização e conhecer o atual ADN empresarial do concelho.

MORETEXTILE INVENTA TOALHA QUE TAMBÉM É SAÍDA DE PRAIA Uma toalha que rapidamente se transforma numa elegante saída-de-praia foi apresentada pelo grupo MoreTextile no Fórum iTech Style do último Modtíssimo. Com uma estrutura de felpo 100% algodão, leve e de secagem rápida, e um acabamento de cetim, o pareo tem um sistema de palas na zona das cavas para evitar o contacto da areia com o corpo, quando utilizado como toalha. A toalha/pareo integra a coleção Primavera/Verão 2016 da marca Home Concept e está disponível em Department Stores (como o El Corte Inglés), nas boutiques de decoração e online em www.homeconcept.pt.

CM

MY

CY

CMY

K


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.