Page 1

10ºF

Cultura Trovadoresca

Cultura Cortesã

Cultura Popular

História e cultura das artes

Trabalho elaborado por: Docente: Lídia Mineiro

José Matos Nº14 Mariana Ramos Nº17 Patrícia Flor Nº19


Cultura Popular  A cultura popular é a cultura do povo. Pode ser definida como qualquer manifestação cultural em que o povo produz e participa de forma activa.  Dança  Música  Festas  Literatura  Folclore  Arte

10ºF


Popular … 1- Do, ou próprio do povo; 2- Feito para o povo; 3- Agradável ao povo, que tem as simpatias dele; 4- Democrático; 5- Vulgar, trivial, ordinário, plebeu.

10ºF


Características da Cultura Popular  A cultura popular resulta da interacção seguida entre pessoas de determinadas regiões e retome um conjunto de padrões de comportamentos e crenças de um povo.  É o que diferencia e classifica um povo, é o que dá o tom e a cor a uma dada sociedade e abrange um modo de vida.  A cultura popular também surge das tradições e dos costumes e é assim transmitida de geração para geração, de forma oral. O conteúdo da cultura popular é determinado em grande parte pelas indústrias que espalham o material cultural como por exemplo os meios de comunicação.

10ºF


Fontes da Cultura Popular  A cultura popular é alimentada principalmente á custa das indústrias que têm lucros a inventar e promover material cultural. Entre elas, encontram-se a industria da:  Música Popular  Cinema  Televisão  Rádio

10ºF


Fontes da Cultura Popular  Uma segunda fonte da cultura popular muito diferente da primeira é o folclore. Esta camada ainda persiste na nossa sociedade como por exemplo as anedotas ou de calão, as quais se espalham pela população de boca em boca.

10ºF


Cultura Cortesã  Causas  Alterações económicas, sociais e políticas no séc. XII levaram ao ideal cavaleiresco e cortês.  Com a relativa prosperidade, a única “profissão” dos nobres, a guerra, foi deixando de ser necessária. Para estes manterem a forma física e a honra, e também para se divertirem, organizavam-se justas e torneios.

10ºF


Torneios medievais

 Os nobres gostavam muito dos torneios medievais. Estes torneios eram espécies de jogos competitivos em que cavaleiros armados se enfrentavam entre si. Montados em cavalos, usando armaduras, lanças e escudos, estes cavaleiros lutavam para demonstram suas habilidades como guerreiro. Era comum cavaleiros saírem gravemente feridos ou até mesmo mortos durante a realização destes torneios.

10ºF


Caça na idade média

 A caça de animais selvagens também era uma outra forma de lazer muito valorizada pela nobreza. Montados em cavalos e acompanhados de cães de caça, os nobres entravam nos bosques e florestas para caçarem raposas, coelhos, alces, javalis e outros animais selvagens.

10ºF


Festas nos castelos

 Eram comuns as festas realizadas pelos nobres em seus castelos. Momento em que convidavam amigos e parentes para um banquete. Nestas festas, eram comuns a presença de músicos, grupos de teatros, dançarinos e mágicos.

10ºF


Lazer dos camponeses

 Embora tivessem uma vida muito desgastante e sofrida, os camponeses também conseguiam arrumar tempo para a diversão. A dança e a música eram as principais formas de lazer entre os camponeses na Idade Média. As crianças brincavam de lutas e imitavam os cavaleiros que admiravam com armas de brinquedos feitas de madeira.

10ºF


Cultura trovadoresca Trovadores medievais quem eram  Características:  Lealdade, cortesia, amor, paz, alegria de viver, elegância e prazer.  Interesse na literatura, na música, nas danças individuais e colectivas e no teatro religioso, organizado no adro da igreja e na praça por actores ambulantes ou estudantes e confrades e exerceu um papel simultaneamente recreativo, doutrinal e pedagógico.  Os trovadores …

10ºF


Cultura trovadoresca  Visão da Igreja:  A Igreja foi criticando estes exageros, argumentando que os prazeres carnais eram uma orquestra do demónio, justificando a Peste Negra como um castigo pelo gosto de viver.

10ºF


Festas populares medievais A cultura popular medieval, foi marcada por festas, comicidade, ambivalência, exageros. As festas principais durante a Idade Média, eram :  O carnaval  A festa dos tolos  A festa dos asnos  A terça-feira gorda

10ºF


A Cultura Popular Medieval

10ºF

 A cultura medieval ou cultura da Idade Média foi uma síntese de elementos greco-romanos, cristãos e germânicos, que foram reformulados em termos de novas experiências. Começou a distinguirse no século XI e atingiu o apogeu no século XIII. Apesar de predominar o sentimento cristão-católico-romano, nela há influência de cultura secular e naturalista, representada pela literatura fantasiosa, por mitos, lendas e canções populares. A partir do século X, a Europa Ocidental passou por profundas transformações económicas, sociais e culturas, houve um renascimento cultural e urbano com o surgimento de novas preocupações intelectuais, com esses novos pensamentos surgiram novas reflexões, como Santo Anselmo que reflectiu essa nova época em seus escritos, que manifestavam a confiança na lógica, ou Abelardo que primeiramente vulgarizou o emprego da palavra "teologia". Também ficam em destaque Santo Tomás de Aguino que em sua maior obra, a Suma Teológica, que ficou inacabada, procurava reconciliar os escritos de Aristóteles com os princípios da teologia.

kjhsda  

asfalkfgakdflça lçakslçkas

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you