Page 1

LIVRO DO GAME MASTER


LIVRO DO GAME MASTER

R

umores sobre um despertar de avatares ao longo do mundo começaram a crescer. Curiosos de todos os lados passaram a conversar e especular, se perguntando o que isso significaria.

Um fogo se acendeu nos corações dessas pessoas e elas sentiram que uma nova era estava por vir. A chama crescente no peito de cada uma mostrava o dom do cuidado, e as tranformavam em Game Masters. Aos poucos, eles puderam se reunir e consolidar o seu Clã, para então colocar aquilo que ardia à serviço dos jovens avatares em suas épicas jornadas.

Esse livro é destinado a você que está em busca de uma forma divertida de acompanhar os avatares que estão ao seu redor, ajudando-os e amparando-os. Vamos juntos!


LIVRO DO GAME MASTER

O QUE É o PLAY THE CALL? é uma aventura global que visa mobilizar 2 bilhões de pessoas nos próximos quatro anos para salvar o mundo de verdade. Uma das principais ferramentas desta aventura é a internet e o seu tabuleiro é a vida real. A tarefa dos jogadores (crianças e jovens entre 8 e 18 anos) é realizar missões e compartilhar as experiências em suas redes sociais para inspirar novas ações pelo mundo. Como numa grande gincana, crianças e jovens vão convocar parentes, amigos e vizinhos para ajudá-las a cumprir as missões. Eles serão convidados a ouvir sua voz interior e reconhecer o super-herói que existe dentro deles. Aprenderão que não é preciso sofrer e gastar muita energia para atingir seus objetivos. Tudo isso de um jeito rápido, divertido e sem colocar a mão no bolso.


LIVRO DO GAME MASTER

PARA JOGARMOS JUNTOS:

PENSE SIMPLES, VOE ALTO!

E se a gente mudasse o mundo na hora do almoço?

DESCUBRA a ABUNDÂNCIa! BRINQUE! Se não for divertido, não é sustentável.

E se tudo e todos que precisamos já estivessem ao nosso alcance?


LIVRO DO GAME MASTER

CONVIDE TODO MUNDO! E se nada for impossível quando estivermos juntos?

SURPREENDA! Sem saber que era impossível, ele foi lá e fez!


LIVRO DO GAME MASTER

COMO O JOGO FUNCIONA? O Play the Call é baseado na ideia de que fazer junto é mais divertido e que esse é o jeito mais fácil para salvar o mundo. Criamos várias missões que desafiam os super-heróis a realizar ações em temas relevantes à sustentabilidade do planeta com seus amigos, família, vizinhos e até desconhecidos ao longo da jornada. Os jovens protagonistas usarão o Álbum de Aventuras para suas missões, dadas por seus Game Masters, e também para registrar como foi a vivência de cada uma delas.

O Play The Call é uma aventura de aprendizado para o desenvolvimento individual e comunitário.


LIVRO DO GAME MASTER

DINÂMICA DO JOGO

MO TIV DE ADO AÇ RES ÃO CR IAT IVI DA DE

DESAFIOS

GAME MASTER

EX

EM

PL OS

O CHAMADO MOBILIZAÇÃO MISSÃO

O super-herói precisa ser despertado pelo Chamado para entrar na jornada e receber sua primeira missão. Deverá então bolar estratégias para cumpri-la, pensando em quem ele pode convidar para colocar a mão na massa junto. Depois de realizada a missão, é hora de refletir sobre o que aconteceu e dividir isso com o mundo.

REALIZAÇÃO

COMPARTILHAR

APRENDIZADO

SE CO NSO D MU NID E AD E

CONSC IÊNCIA CIDADÃ

APRENDIZADOS ESPERADOS

OS IS E BIT HÁ NTÁV E T S SU

O AÇÃ ATU CIAL SO


LIVRO DO GAME MASTER

MOBILIDADE URBANA

APRENDER PELA EXPERIÊncia

O que importa é a jornada

De nada adianta mobilizar pessoas para algo que não cuide das causas do choro da Terra. Pensando nisso, escolhemos sete paradigmas de cuidado que serão experimentados nas missões pelos pequenos super heróis e por aqueles que estiverem ao seu redor.

BIODIVERSIDADE ECONOMIA DA GENEROSIDADE

Todo ser tem sua razão de ser

As transações de valor são humanas

FELICIDADE

ÁGUA

É preciso SER para ser feliz

COMIDA & SOLO Comer é um ato de conexão com a natureza e comunidade

Água é o ser vivo articulador da vida

REsÍDUOS Lixo é Luxo Leia mais sobre os SETE PARADIGMAS na Wiki do Play the Call


LIVRO DO GAME MASTER

MOBILIZAR OS 2 BILHÕES...

FAMÍLIA VIZINHOS PRóXIMOS

INDIVIDUAL

Para salvar o mundo, temos que mobilizar muita gente, a começar por nós mesmos. O caminho a ser trilhado começa com missões que podem ser feitas por uma pessoa só, mas à medida que se avança na jornada é exigido do avatar que ele mobilize cada vez mais gente pra ajudá-lo.

ESCOLA

MUNDO

BAIRRO

ESPAçO PÚBLICO


LIVRO DO GAME MASTER

O PORQUÊ Do GAME MASTER O que seria de um herói se não existisse uma figura poderosa para acompanhá-lo nos momentos difíceis? Percebemos, ao longo de toda a experiência de Play the Call, que a missão por si só não é suficiente para manter os nossos super-heróis na jornada. Afinal, esta apresenta diversos desafios e provações: “Como conseguir resolver essa missão sem dinheiro?” ou “Por que essas pessoas não me ajudam?” são questões que já surgiram e que foram resolvidas com pequenos empurrões dados pelos Game Masters. O Game Master é a principal ponte do jogo com jovens e crianças. É aquele que busca sempre uma melhor forma de agir no mundo e que gosta de aprender junto aos pequenos super-heróis. Sem você, não conseguiríamos atingir os 2 bilhões de pessoas para salvar o mundo.


LIVRO DO GAME MASTER

ESCUTA ACOLHEDORA

INSPIRA PELA AÇÃO, TAMBÉM VIVE A AVENTURA

DIVERTIDO E MÁGICO

QUEM É O GAME MASTER? INTERESSE GENUÍNO PELA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

BUSCA NOVAS FORMAS DE ACESSAR CRIANÇAS E JOVENS PROPORCIONA EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTO


LIVRO DO GAME MASTER

JORNADA DO GAME MASTER Como é ser um GAME MASTER?

Prepare o TERRENO

Escolha sua JORNADA Monte sua JORNADA

Jornada PLAY THE CALL Crie suas MISSÕES

Realize O CHAMADO

Entrega da MISSÃO Fique DE OLHO

CELEBRAÇÃO

COMPARTILHE!


LIVRO DO GAME MASTER

1

Como é ser um Game Master? Antes de começar sua jornada, que tal falar com alguém que já passou por isso? Dar o primeiro passo será bem mais fácil!

O QUÊ?

Convide um Game Master para um café ou um jantar na sua casa, uma boa conversa ao vivo é sempre melhor! Mas caso esteja difícil conciliar as agendas, apele para a tecnologia! Troque e-mails, faça uma vídeo-chamada ou ligue para a pessoa.

COMO?

Uma conversa informal é o melhor jeito de ouvir uma boa história. Lembre-se de perguntar sobre os altos e baixos da jornada do Game Master que você contatou.

DICAS

Caso não conheça nenhum Game Master na sua rede, peça indicações ou entre em contato conosco pelo email geral.playthecall@gmail. com


LIVRO DO GAME MASTER

2 O QUÊ?

PREPARE O TERRENO A maioria dos adultos não entra na brincadeira tão fácil quanto crianças e jovens. Talvez você precise explicar para sua família, vizinhos ou organização que trabalha o que é o Play The Call e como eles também podem fazer parte dessa épica aventura.

Conte para os adultos à sua volta o que você sabe sobre o Play The Call e a aventura proposta! Eles também são muito importantes, pois farão parte de uma rede que ajudará as crianças e jovens que estão jogando.

DICAS

!

COMO?

Pode ser uma conversa ou uma apresentação formal para o conselho da escola, por exemplo. Entenda bem qual o contexto em que você está inserido e identifique as pessoas chave que precisam ser informadas; pais, familiares, professores, diretores, presidentes, etc.

ATENÇÃO

• Acesse nossa Wiki para conhecer detalhes do nosso movimento. • Mostre pelo menos um vídeo das histórias/ cases do Play The Call. • Não se esqueça de realizar o chamado e convidá-los a jogar também. Algumas escolas e organizações possuem processos burocráticos para a realização de atividades extras. Mas lembre-se, o Play The Call é uma aventura FAST, encontre o melhor. jeito de proporcionar essa experiência para as crianças, jovens e também os adultos a sua volta.


LIVRO DO GAME MASTER

3 O QUÊ?

Escolha sua jornada Salvar o mundo não precisa ser um fardo, pelo contrário, pode ser divertido, rápido e de graça, como uma brincadeira! Por isso, o tabuleiro do Play The Call é a vida real e a aventura é construída a partir de questões importantes presentes no dia-a-dia.

Defina o objetivo e o aprendizado esperado da sua jornada no Play The Call. Só assim você poderá escolher e até criar as missões que entregará para as crianças e jovens a sua volta. DICAS

COMO?

Analise o contexto diário das crianças e jovens que irão vivenciar a aventura e o que os move e motiva. Com todas essas informações à mão você poderá escolher qual o melhor caminho a seguir: a Jornada Play The Call; montar sua jornada a partir do nosso banco de missões ou até construir uma jornada com missões criadas por você!

! ATENÇÃO

• Você não precisa trabalhar sozinho, chame pessoas que possam te ajudar, inclusive as crianças e jovens. Envolvê-las gera interesse e as motiva a jogar! • Existem boas metodologias para avaliar o contexto das crianças, como o Toolkit de Design Thinking da IDEO ou o jogo Oasis, do Instituto Elos. Decidiu envolver as crianças e jovens na escolha da jornada? Realize o chamado para viver essa aventura! manter a magia faz parte da brincadeira. O Play The Call tem que ser FUN!


LIVRO DO GAME MASTER

3 O QUÊ?

ESCOLHA SUA JORNADA A JORNADA PLAY THE CALL

Caso ainda não se sinta seguro em criar a sua própria jornada, temos uma sugestão para você! Selecionamos missões e montamos a jornada Play The Call para que você sinta na pele a dinâmica da aventura.

Todo o material já foi preparado para você! É só realizar o chamado para as crianças e jovens e começar a jogar.

DICAS

! ATENÇÃO

COMO?

Baixe a Jornada pronta no nosso site!

As crianças adoram criar seu próprio material! Dê para elas os temas das missões para que eles mesmos confeccionem suas cartas. Isso também vale pro álbum.

Lembre-se de que um bom Game Master sabe ler a situação e responder a ela. Mesmo seguindo a nossa jornada pronta, é preciso manter o olhar atento para mudar de percurso se necessário.


LIVRO DO GAME MASTER

3 O QUÊ?

ESCOLHA SUA JORNADA Monte sua Jornada

Já entendeu a dinâmica do Play The Call? As missões propostas não fazem sentido no contexto das crianças e jovens? Temos um banco de missões para você personalizar sua aventura.

Aqui você só terá que escolher as missões que serão jogadas, são vários temas e níveis de mobilização e impacto.

DICAS

! ATENÇÃO

COMO?

Acesse o banco de missões pelo site do Play the Call e selecione as mais adequadas ao objetivo da jornada e aos aprendizados esperados.

Não se esqueça de envolver as crianças e os jovens no processo. Uma forma é dar opções para que elas escolham qual(is) missão(ões) querem realizar ao longo da jornada.

A essência do Play the Call é a mobilização de pessoas. Quando for montar a jornada, fique atento à evolução dos níveis de mobilização.


LIVRO DO GAME MASTER

3 O QUÊ?

ESCOLHA SUA JORNADA Crie suas missões

Tem um objetivo bem específico? O aprendizado que quer gerar nas crianças e jovens não foi contemplado nas missões que sugerimos? Você pode criar suas próprias missões!

As missões do Play the Call tem algumas características que a diferem de outros desafios por aí. Criá-las exige um toque mágico de Game Master para encantar aqueles que as receberão. Nós disponibilizamos todos os segredos para fazer uma missão incrível!

DICAS

!

COMO?

Disponibilizamos o Canvas de criação de missões do Play The Call na próxima página. É muito fácil: faça um brainstoming (geração de ideias) e começe a preencher de acordo com as regras da dinâmica.

ATENÇÃO

Esse exercício pode ser feito sozinho, mas a criação coletiva é muito mais divertida! Chame os adultos, crianças e jovens que estão com você. Veja como foi a experiência do Colégio Sidarta na Wiki do Play the Call para se inspirar! • Tenha sempre em mente a dinâmica da aventura que é conduzida pelo poder de mobilização que a criança e o jovem adquirem ao longo da jornada. • Escolha temas que sejam pertinentes ao contexto dos super-heróis que você está acompanhando.


LIVRO DO GAME MASTER

3

ESCOLHA SUA JORNADA Crie suas missões

NÍVEL DE MOBILIZAÇÃO

CRIAÇÃO DE MISSÃO

A AÇÃO

INDIVIDUAL

TEMA DA MISSÃO

REFLEXÃO

Qual é a ação que o jogador deverá fazer?

Qual a reflexão que esperamos do jogador após realizar a ação?

COMIDA & SOLO

FAMÍLIA

RECURSOS

VIZINHOS

SUPER-PODER

Quais são as fontes de inspiração que podemos dar para os jogadores quando estiverem ‘bloqueados’?

Qual é o super poder que o jogador ganhará depois de realizar a missão?

LIXO?

BIODIVERSIDADE

ESCOLA

RESULTADO VISÍVEL ESPAÇO PÚBLICO

ÁGUA

EVIDÊNCIA

Depois que a ação for realizada, como o jogador identificará o término da missão?

Para comprovar que cumpriu a missão, o que o jogador deverá compartilhar em suas redes sociais?

BAIRRO

FELICIDADE

MOBILIDADE URBANA

NOME MÁGICO DA MISSÃO

HASHTAG

MUNDO

GENEROSIDADE

É FREE?

É FAST?

É FUN?


LIVRO DO GAME MASTER

3

ESCOLHA SUA JORNADA Crie suas missões

CRIAÇÃO DE MISSÃO

NÍVEL DE MOBILIZAÇÃO

TEMA DA MISSÃO

A AÇÃO

INDIVIDUAL

REFLEXÃO

Encontre biodiversidade ao seu redor e crie seu amuleto vivo.

Conexão e cuidado com a Natureza.

COMIDA & SOLO

FAMÍLIA

RECURSOS

VIZINHOS

ESCOLA

SUPER-PODER

Como preparar seu terrário: http://bit.ly/1K3Jaqs Plantas para o quarto: http://bit.ly/1Ghh9Xg

Criar o próprio amuleto vivo.

LIXO?

BIODIVERSIDADE

RESULTADO VISÍVEL ESPAÇO PÚBLICO

ÁGUA

EVIDÊNCIA

Amuleto pronto.

Foto com #hashtag nas redes sociais.

BAIRRO

FELICIDADE

MOBILIDADE URBANA

NOME MÁGICO DA MISSÃO

Amuleto Vivo

#LifeAmuletPtC

HASHTAG

MUNDO

GENEROSIDADE

É FREE?

É FAST?

É FUN?


LIVRO DO GAME MASTER

4 O QUÊ?

COMO?

Realize o chamado Uma jornada de herói só começa quando, bem, temos um herói, certo? O mito do Play the Call não é só mais uma historinha bonita: o coração do avatar bate mais forte quando o ouve e isso o motiva a dar o melhor de si.

1) Convocar crianças e/ou jovens que estão próximos a você 2) Contar o mito do Play the Call 3) Registrar reações ao contar o mito 4) Aos que aceitarem se juntar à jornada, passar as instruções da primeira missão. Aproveite pra dar o Álbum de Aventuras ou propor para os heróis que criem os seus próprios! 5) Definir as regras do jogo pra começar

• O Álbum de Aventura já pronto que está no site do Play the Call ou um criado pelos próprios jogadores. • Vídeo do Edgard Gouveia explicando o mito.

DICAS

! ATENÇÃO

• Provoque seus potenciais heróis: “”Ouvi dizer que temos alguns dos escolhidos entre nós. Será que você é um deles?” • Cheque a Wiki do Play the Call. Você pode ver como outros Game Masters realizaram o chamado. Tem de tudo: desde surpresinhas na mochila a Oficinas do Mito nas escolas • Coisas a se pensar para delimitar as regras do jogo: »» De quanto em quanto tempo se reunirão. »» Como os heróis podem te acessar em caso de dificuldades. »» Se as missões serão jogadas desde o início em grupos

Lembre-se sempre: um herói só já é capaz de mobilizar muitas pessoas para fazer a diferença. Todo chamado atendido merece muita celebração, independente do número.


LIVRO DO GAME MASTER

5 O QUÊ?

Entrega da missão Não basta responder ao chamado para salvar o mundo. É preciso agir, uma missão de cada vez. A forma com que você dá o desafio para seus heróis vai influenciar na vontade deles de completá-lo.

Relembre as regras do jogo que você definiu junto aos heróis e comunique qual é a próxima missão. Seja criativo: qualquer iniciativa que os ajude a compreender e tomar o desafio para si é válida. Determine um prazo para a realização da missão, mas seja flexível quando for necessário.

DICAS

! ATENÇÃO

COMO?

O formato de carta de missão traz algumas possibilidades interessantes para surpreender seus heróis. E se você achasse uma delas entre as páginas de um caderno? E se você embaralhasse várias cartas e pedisse para um dos heróis retirar aleatoriamente?

Fica mais fácil manter os heróis engajados quando há conexão de sentido entre as missões. Tenha à mão algumas opções de missões para dar; o fator escolha é importante para motivar o herói. Fique atento à reação dos heróis ao receber a missão. Dependendo da receptividade, vale a pena mudar o plano e buscar outra opção para propor.t


LIVRO DO GAME MASTER

6 O QUÊ?

Fique de olho! Se o seu herói parecer cansado, perdido ou chateado, escute-o e gentilmente e ajude-o a superar os obstáculos para que eles se divirtam completando as missões. A ajuda é bem vinda, mas não torne tudo muito fácil. A caminhada é o que mais importa.

Acompanhe o andamento das missões de perto, como observador. É importante incentivar o registro de toda a experiência. Para manter as chamas dos heróis acesas, promova alguns encontros durante o prazo da missão. Neles, podem ser divididas as dificuldades, erros e acertos. A colaboração entre eles traz motivação e novas estratégias para completar o desafio.

DICAS

! ATENÇÃO

COMO?

• Encontros presenciais • Redes sociais • Observação: Como está o ânimo dos heróis? Há um progresso observável? Há algum impedimento claro? • Recursos das missões

• Use a tecnologia a seu favor. Pergunte para os heróis qual é a melhor plataforma para vocês se comunicarem. • Use técnicas de dinâmica de grupo quando estiver com vários dos seus heróis. A partilha das angústias e alegrias permite que eles próprios consigam se ajudar e bolar estratégias para fazer com que todos consigam atingir o objetivo final. Seja ponderado nas intervenções. O ‘nãocompletar-missões’ também faz parte do jogo - é uma rica fonte de aprendizados


LIVRO DO GAME MASTER

7 O QUÊ?

Celebração De que adianta passar por uma experiência e não aproveitar o que esta tem a oferecer? O momento de reflexão é importante para extrair e consolidar os aprendizados do que foi vivido. Assim, o herói poderá utilizar os super-poderes adquiridos para realizar as próximas missões.

Promova um espaço para os heróis compartilharem o que fizeram e o que colocaram no Álbum de Aventuras. Registre o que foi falado e comemore com eles!

DICAS

COMO?

• Ferramentas de facilitação de grupos que você pode ver no Toolbox da Hyper Island. • Escuta ativa. • Câmera, lápis e papel para registrar.

! ATENÇÃO

O que for falado pode servir de insight para a próxima missão que você vai propor aos heróis Pergunte mais do que responda. Você se surpreenderá com o que virá. • Como foi completar ou não completar a missão? • Qual a melhor memória? • Como se sentiram ao fazer? E como se sentem agora? • O que foi mais difícil? • O que foi mais fácil do que o esperado? • Como foi interagir com outras pessoas para completar a missão? É importante que todos sejam estimulados a compartilhar. Crie um contexto de confiança e segurança para expor o melhor de cada um.


LIVRO DO GAME MASTER

8 O QUÊ?

COMO?

Compartilhe! A experiência do Game Master é muito importante. Registre o que acontece durante a jornada de seus heróis! A visibilidade dos seus passos pode inspirar outros Game Masters e ajudá-los a superar seus próprios desafios. Conte para o mundo como foi acompanhar seus heróis de perto: • Como você interviu para ajudar seus heróis a realizarem a missão? • Qual estratégia para manter os seus heróis engajados? • Qual foi o maior aprendizado nessa missão? • O que foi mais surpreendente? • O que adotar as regras Free, Fast e Fun trouxe de incrível para a experiência?

Existem várias formas de compartilhar: • Nas suas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Pinterest, etc. • Na Wikipedia do Play the Call. • Numa boa conversa com seus amigos e/ou família. • Num email ou em reuniões com a Base. • Respondendo questionários que a Base pode pedir pra você.

DICAS

! ATENÇÃO

• Leve a câmera junto com você quando for interagir com seus heróis. • Crie um ritual para que todos juntos relatem suas experiências. • De tempos em tempos, cheque a Wiki do Play the Call para ver outros relatos para se lembrar do quanto é importante compartilhar o seu também. • Comece um Álbum da Aventura você também! • Ative sua rede de contatos e encontre alguém bom de câmera para acompanhar os heróis com você. Lembre-se que, se estiver jogando o Play the Call dentro de uma instituição, é importante considerar todas as particularidades e restrições de uso de imagem. Providencie a papelada necessária antes de divulgar vídeos e fotos.


LIVRO DO GAME MASTER

PLAY THE CALL: UM PRESENTE DA HUMANIDADE PARA A HUMANIDADE


LIVRO DO GAME MASTER

E AÍ, VAMOS JUNTOS?

O Play The Call é um projeto open-source, aberto a todos que se identifiquem com nosso propósito e acreditem na mágica dos pequenos super-heróis. Quando colocar seu chapéu de Game Master em ação, não deixe de contar pra gente e compartilhar com quem quer que seja. Afinal, nada melhor que dar o exemplo, certo?


LIVRO DO GAME MASTER

QUEREMOS SABER SUA

OPINIÃO!

Mande-nos um olá com suas impressões, felicidades ou angústias. Adoramos receber novidades sobre a sua experiência com o Play The Call!

geral.playthecall@gmail.com

@playthecallbase

@playthecall

Play The Call

company/play-the-call

/playthecall

/thebaseplaythecall

play the call  

Resumo das funções do jogo play the call

play the call  

Resumo das funções do jogo play the call

Advertisement