Educação na cidade e no campo: A identidade do pedagogo. Para que e em que estamos sendo formados?

Page 144

Anais do 10º ENNOEPe

COMUNICAÇÕES ORAIS

A concepção de brincar como forma de desenvolver a autonomia das crianças requer um uso livre de brinquedo e materiais, que permita a expressão dos projetos criados pelas crianças. Só assim, o brincar estará contribuindo para a construção da autonomia.(KISHIMOTO, 1997, p.35)

As brincadeiras podem ser tanto livres quanto orientadas com objetivo pedagógico, ambas são necessárias para o desenvolvimento da criança. Assim, a professora Ana Cláudia entende que a brincadeira faz parte do universo da criança e o professor tem saber usar isso a seu favor ao ensinar um determinado conteúdo. As brincadeiras auxiliam o trabalho do professor, pois criança não pode deixar de brincar, ela precisa disso para poder se desenvolver, tem que haver esse contato, pois a aprendizagem é estimulada pela ludicidade e quando a escola sabe usar essa ludicidade, a criança aprende com mais motivação. A infância é a idade das brincadeiras e por meio delas a criança satisfaz, em grande parte, seus interesses, necessidades e desejos particulares, sendo um meio privilegiado de inserção na realidade. Através dos brinquedos as crianças representam papeis, imagina, cria e recria coisas. Bomtempo (2009, p. 70) nos afirma que “no sonho, na fantasia, na brincadeira de faz-de-conta desejos que pareciam irrealizáveis podem ser realizáveis”. Assim, percebemos que o brinquedo envolve uma diversidade de representações, pois mundo simbólico é uma aventura onde as crianças podem cria e recriar, agir e imaginar personagens dependendo da brincadeira. Para a educadora Eliana Lima o ato da brincadeira ganha destaque. Segundo ela, “ao brincar as crianças ficam mais alegre, demonstrando satisfação, prazer e interesse pelo conteúdo, sendo assim mais vantajoso trabalhar com eles”. Dessa forma, a professora revela que o ato de brincar é tão importante quanto o ato do aprender, pois está subentendido que quando a criança brinca ela também aprende e absorve diversas habilidades. Segundo Kishimoto (1997, p. 23), “o brinquedo estimula a representação, a expressão de imagens que evocam aspectos da realidade”. 142


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.