Issuu on Google+

Manual da identidade visual da marca


Introdução este manual explica como usar a marca da Islândia. por marca não entendemos apenas o símbolo, mas sim, todo o material e idéias que se relacionam com ela. expressando-se com imagens ou palavras, a Islândia tem uma identidade clara e distinta. é importante seguir este manual para garantir a qualidade na implantação da identidade do país.

3


Indíce 1.0 elementos de identidade da Islândia 07 1.1 marca

09

1.2 tipografia

29

1.3 cores

41

1.4 padronagens

51

2.0 guia para as aplicações da marca

59

3.0 exemplos de aplicação da marca

67

5


1. Elementos

de identidade da Isl창ndia 1.1 marca 1.2 tipografia 1.3 cores 1.4 padronagens

7


1.1 Marca a função da marca de um país é representá-lo da melhor forma para quem é de fora, mostrando não apenas valores tangíveis como também os costumes, crenças e outros aspectos construídos pela sociedade local. a marca da Islândia tem como principal objetivo mostrar o país, sua natureza e cultura peculiar, para os turistas. apesar de ter o nome de “terra do gelo”, a marca da Islândia pretende representar alegria, fluidez e dar um aspecto convidativo às pessoas que desejam visitar o país. mais do que uma assinatura, foi criada uma linguagem, um sistema de identidade visual, onde a marca é parte fundamental desse jeito de se comunicar.

9


1.1 Marca marca colorida marca P&B margem de segurança tamanhos mínimos o que não fazer

11


1.1 Marca

versão colorida a marca colorida deve sempre ter a preferência nas aplicações. as cores devem ser aplicadas de acordo com as especificações na página 47. sempre que possível, utilizar a marca em fundo branco. as artes finais dessas logomarcas estão no CD que acompanha este manual.

13


1.1 Marca

versão colorida quando a cor de fundo for preta, as cores da marca não se alteramm ficando como a marca ao lado, como também seguindo as especificações na página 47. quando nenhuma das aplicações em cor forem possíveis de serem reproduzidas, utiliza-se a versão em preto e branco, como consta a seguir.

15


1.1 Marca

versão P&B a versão em preto e branco só deve ser utilizada quando não for possível usar cor. quando o fundo ao redor da logomarca for branco ou claro, utilize a versão da logomarca inteiramente na cor preta, para garantir melhor visibilidade. quando o fundo for cinza e houver suficiente contraste, utilize a versão da logomarca em branco, como nos exemplos ao lado.

17


1.1 Marca

margem de segurança a área mínima de proteção ao redor da logomarca corresponde a 50% da altura da letra “i” nas margens esquerda e superior, e corresponde à altura da mesma letra nas margens direita e inferior, conforme indicado no gráfico ao lado. as artes finais das logomarcas incluem uma caixa invisível que define a área mínima.

= 50% da altura

= margem de

da letra “i”

segurança

19


1.1 Marca

margem de segurança exemplo da aplicação

nenhum texto deve ser aplicado dentro dessa

de um texto próximo à

área, todo e qualquer elemento deve respeitar a

marca da maneira correta

margem, conforme exemplo ao lado.

exemplo da aplicação de um texto próximo à marca da maneira incorreta

21


1.1 Marca

tamanho mínimo 3 cm

a marca nunca deve ser reduzida a um tamanho menor que 1 cm de largura, sem contar a margem

2 cm

de segurança. veja o exemplo ao lado.

1 cm

1 cm = largura mínima

23


1.1 Marca

o que não fazer a marca da Islândia nunca deve ser alterada, seja na letra, na cor ou na forma. nunca redesenhe a marca. utilize sempre a arte final original presente no CD que acompanha este manual.

não usar a marca não mude a com transparência posição dos elementos da marca

não inverter as cores dos elementos entre si

não aplique a marca em fundo colorido

não aplique sombra ou efeitos na marca

não aplique a marca em fundo com foto

não sobreponha outras imagens, ou texto, à logomarca. não se deve usar os formatos da logomarca para qualquer outra finalidade, como textos, tópicos, etc.

25


1.1 Marca

não altere a tipografia da marca

o que não fazer

não altere a cor da marca

não distorça o formato da marca

não utilize qualquer tipo de contorno

não reflita ou espelhe a marca

não alterar a porcentagem das cores da marca

reykjavik reykjavik não apague partes não gire a marca da marca

não sobreponha nada à marca

não utilize a forma da marca para outros fins

reykjavik não utilize a marca somente com contorno

não utilizar a fonte da marca para outros fins

27


1.2 Tipografia a identidade da Islândia tem uma família de letras que forma uma linguagem específica. nenhum outro tipo de letra deve ser utilizado em qualquer peça do país. siga cuidadosamente as instruções para garantir a unidade entre as diferentes peças de comunicação.

29


1.2 Tipografia tipografia principal tipografia secundรกria

31


1.2 Tipografia

principal a tipografia principal é a Fontana ND. ela é utilizada para as mensagens prioritárias e para os textos de corpo maior. a Fontana ND tem

Fontana ND

uma família muito grande, mas para a marca da Islândia, usa-se somente as variações Fontana ND Ee OsF - Semi Bold e Fontana ND Aa OsF Light Italic, como vemos na próxima página.

33


1.2 Tipografia Fontana ND Ee OsF - Semi Bold ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 123456789 !?., :;´`~^&*()

principal a Fontana ND Ee OsF - Semi Bold é utilizada para os títulos e chamadas em corpo maior. já a versão Light Italic, é utilizada para pequenos textos que também merecem destaque. tais textos serão aplicados nas cores préestabelecidas pelo manual (ver página 47), ou em preto ou branco, dependendo do caso.

Fontana ND Aa OsF - Light Italic ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 123456789 !?., :;´`~^&*()

35


1.2 Tipografia

secundária a tipografia secundária é a TheSans. ela deve ser utilizada para os textos de corpo menor e para os

TheSans

textos em grande quantidade. a Islândia utiliza dois tipos da família TheSans: Plain e Italic.

37


1.2 Tipografia TheSans Plain ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 123456789

!?., :;´`~^&*()

TheSans Italic

secundária os textos serão escritos em letras minúsculas, exceto para nomes próprios e siglas. usa-se a versão Plain para os textos comuns, e a Italic para destacar ou dar ênfase nos textos. sendo assim, não se deve usar qualquer outra forma de destaque, tais como negrito ou sublinhado. preto e branco são as cores permitidas para uso em textos em tais tipografias.

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 123456789

!?., :;´`~^&*()

39


1.3 Cores as cores da Islândia criam uma personalidade colorida e alegre. as cores prioritárias são as mesmas cores da marca: verde aurora, roxo místico e vermelho intenso. junto com estas cores utilizamos suas correspondentes em menor saturação, inclusive na marca. o fundo deve ser prioritariamente branco, e a tipografia que acompanha a marca deve estar na mesmas cores ou em preto ou branco. nenhuma outra cor deve ser utilizada, seja nas imagens, na marca ou na tipografia.

41


1.3 Cores

da marca cores da marca cores secundรกrias

43


1.3 Cores

da marca

100% Pantone 3265C

sempre que possível utilize as cores da escala Pantone para obter o resultado de melhor

95% Pantone 259C

qualidade. quando essa opção não for possível, utilize as cores em CMYK ou RGB para suportes virtuais. para obter a cor correta nunca utilize

85% Pantone 1788C 75% Pantone 3265C 60% Pantone 1788C

100% Pantone 1788C

outros materiais impressos do país como referência de cor. na marca, as cores aparecem em concentrações diferentes. toda vez que ela for aplicada, deve seguir as especificações ao lado.

45


1.3 Cores

secundárias as próprias cores da marca formam a paleta de cores utilizada em todo o sistema de identidade da Islândia, através da redução da porcentagem em Pantone. no sistema CMYK e RGB, tais alterações mudam a composição de cada cor matriz. para evitar desencontros tonais, as referências de cor estão especificadas ao lado e no CD que acompanha esse manual.

47


1.3 Cores

secundรกrias

49


1.4 Padronagens com a utilização da paleta de cores da identidade da marca, foram criadas quatro padronagens que complementam a marca e são utilizadas nas aplicações. veja-as seguir.

51


1.4 Padronagens padronagem principal padronagens secundรกrias

53


1.4 Padronagens

principal chamada de padronagem principal, esta é composta dos elementos da marca em suas cores originais. elas devem ser reproduzidas sempre continuamente, sem interrupção ou cortes no meio da estampa. as cores serão preferencialmente nos pantones originais da marca, quando não for possível é necessário ver seu correspondente em CMYK ou RGB na página 47 deste manual. a arte final da padronagem se encontra no CD junto ao manual.

55


1.4 Padronagens

secundárias feitas com apenas um Pantone, mas mudando sua porcentagem, os padrões secundários serão utilizados quando houver a necessidade de produzir uma peça com menos cores. quando não houver a possibilidade de usar Pantone, seguir os correspondentes em CMYK ou RGB de acordo com a página 47 deste manual. as padronagens devem ser reproduzidas sempre continuamente, sem interrupção ou cortes no meio da estampa e, salvo raras exceções, duas estampas não deverão

Pantone 3265 C

Pantone 259 C

Pantone 1788 C

fundo: 100%

fundo: 100%

fundo: 100%

figuras: 60%

figuras: 60%

figuras: 60%

ser utilizadas no mesmo produto ou peça gráfica. a arte final da padronagem se encontra no CD junto ao manual.

57


2. Guia

para as aplicaçóes da marca as apliacações não devem ser feitas a esmo, pois a identidade não é formada apenas por um símbolo, e sim por um sistema visual que deve ser remetido em todas as aplicações. a seguir, encontram-se as formas para se chegar a tal resultado.

59


2. Guia

para as aplicaçóes da marca 01. puro mantenha sempre um fundo branco nas aplicações, ou aplique a padronagem por toda a superfície da peça. remetendo à neve, ao puro, ao que ainda está para ser preenchido e descoberto.

61


2. Guia

para as aplicaçóes da marca 02. claro nos informativos, a simplicidade é predominante: fotos de cores vibrantes, que representam a cultura e a natureza única presente no país. estas, são aplicadas dentro do elemento símbolo da marca, que se dispõem de forma fluída, como no exemplo da página 81.

63


2. Guia

para as aplicaçóes da marca 03. original em todos as lembranças e decorações, é aplicada a padronagem, conforme o item 1.4. a repetição do elemento simbólico, de forma radiante e construtiva, representa a sociedade islandesa, que além das paisagens, forma o país.

65


3. Exemplos

de aplicação da marca nas páginas seguintes são apresentados exemplos de como a identidade da marca aparece em uma série de aplicações . a escolha dos elementos promocionais da Islâdia deve ser compatível com a ideia de fluidez e harmonia do país. não devemos criar peças simplesmente decorativas, elas devem, ao contrário, reforçar o conceito da marca. o design deve ser simples e a produção de excelente qualidade. veja na seqüência alguns exemplos.

67


3. Exemplos

de aplica莽茫o da marca buttons cachec贸is camisetas canecas mapa p么ster site

69


3.1 Buttons buttons redondos com 5cm de diâmetro, compostos de base metálica, impressão digital sobre tecido 100% algodão e preso na parte traseira com pregadeira de metal. os cinco modelos ao lado são os únicos permitidos para reprodução com a marca da Islândia. as artes finais se encontram no CD que acompanha o manual.

71


3.2 Cachecóis cachecóis de tecido 100% algodão, 40cm x 120cm. feito com impressão digital sober tecido branco, seguindo o padrão de cores presentes na página 47. sua arte final se encontra no CD que acompanha o manual.

73


3.3 Camisetas

masculinas camisetas masculinas, feitas de tecido com estampa

corrida

produzida

em

serigrafia.

quando usada a marca ou a padronagem principal, o tecido será obrigatoriamente branco e a impressão deverá seguir o padrão de cores especificado na página 47 deste manual. no caso das padronagens secundárias, o tecido será na mesma cor de fundo da estampa e será aplicada somente a cor mais clara sobre.

75


3.3 Camisetas

femininas camisetas femininas feitas com o mesmo tecido e impressĂŁo das masculinas, mas de modelagem menor e descontraĂ­da.

77


3.4 Canecas canecas de porcelana, com impressĂŁo por dentro e por fora, em tampografia e seguindo o perfil de cores da pĂĄgina 47 e os exemplos ao lado.

79


3.5 Mapa feito em papel couché fosco 90g/m2, e impressão offset, deverá conter o mapa do país, junto dos seguintes tópicos: informações, lugares para visitar, quando ir, clima e anúncios comerciais. a capa deverá seguir o padrão ao lado.

81


3.6 Pôster para divulgar o turismo islandês em outros países, os cartazes deverão sempre estar na língua de onde está fixado, pois é um convite para a experiência de viajar na Islândia. em formato A3 e impressão offset, será colocado em agências de turismo, como também impresso em revistas. sempre seguindo o padrão de pôster do exemplo ao lado. as artes finais se encontram no CD junto do manual.

83


3.7 Site a abertura do site consiste na escolha do idioma e na página posterior as informações estarão dispostas de forma clara e direta, junto de animações com fotos que seguem o padrão da marca.

85


Manual de Identidade Visual - Ìsland