Page 1

facebook.com/timesbrasilia www.timesbrasilia.com.br

Informação ao alcance de todos

Jornal

/timesbrasilia @timesbrasilia +timesbrasilia

Times

@timesbrasilia

Brasília

/canaltimesbrasilia

O seu jornal VERDADE

99365-3977

Edição nº06 Ano I . Jornal de Distribuição Gratuita. Venda proibida 16 de Maio a 16 Junho 2018

Para frear a pirataria Anatel bloqueará mais de 40 mil celulares para entar impedir roubos e furtos SAIBA MAIS Página 03

Um mundo em permanente inovação “A educação do futuro deve enfrentar o problema de dupla face do erro e da ilusão. O maior erro seria subestimar o problema do erro; a maior ilusão seria subestimar o problema da ilusão “ (Edgar Morin)

O Autódromo Chance de Nelson Piquet, limpar o nome volta a receber e tentar sair prova de Arrancada! do vermelho

2º ETAPA

SAIBA MAIS Página 04

SAIBA MAIS Página 04

CULTURA.

Vale-transporte será limitado Doença comum, mas ignorada SAIBA MAIS Página 05

SAIBA MAIS Página 06

'Street art'de Basquiat desembarca na capital

SAIBA MAIS Página 07

SAIBA MAIS Página 08

A Brasilia Drag Racing realizará no Autódromo Internacional de Brasília, dia 26 e 27 de maio, às 09 horas


02

Times Brasília 2018

www.timesbrasilia.com.br

EDITORIAL

Saiba como tirar a carteira de trabalho

O

s desdobramentos das crises que abalam a economia, atrelados a incertezas políticas empurrando os empreendimentos para a trincheira, mais o subemprego decorrente, seriam temas suficientes e oportunos para uma demorada reflexão sobre o Dia do Trabalho, uma das poucas efemérides com comemoração universal; sem embargo de diferentes situações, dado o nível das liberdades praticadas nos diversos países. No Brasil, além dos problemas citados, soma-se nosso descompasso em colocar a preparação profissional no ritmo dos progressos da tecnologia, essa cada vez mais exigente no mercado, onde exclui, sem piedade social, a mão de obra que não se qualifica. Sobre a influência dos recursos tecnológicos, nesta sexta edição do Jornal Times Brasília gostaríamos de homenagear a todos os TRABALHADORES, MAMÃES e a BRASÍLIA pelos seu lindo e maravilhoso aniversário passado no último dia 21/04. Esperamos que apreciem nossa sexta edição, e gostaríamos também de expressar nossa gratidão, a escola SEB DÍNATOS que apoia o nosso Jornal e nos ajuda a consolidá-lo a cada nova edição.

Para solicitá-la, é necessário agendar atendimento por telefone ou pela internet

TIMES

(61)99365-3977 Eduardo Raiol

Contador da Empresa LABORCON

CRC/DF - 021109/0-2

P

ara facilitar e organizar o atendimento nas Agências do Trabalhador do Distrito Federal, quem quiser solicitar a emissão da carteira de trabalho deve agendar o serviço pelo telefone 156, opção 9, ou pela Agência Virtual. Pela internet, o cidadão informa nome, CPF, data de nascimento e email. No cadastro, seleciona uma das unidades da Agência do Trabalhador distribuídas pelo Distrito Federal e escolhe o dia e o horário que desejar, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17h30. Ao requerente será informado um telefone de contato para verificar se a carteira de trabalho está pronta. Caso esteja, é necessário ir até a agência para retirar o documento. O prazo é de, no máximo, 15 dias úteis.

Gostou! ou continuada. Em todos os casos, na Envie um e-mail data marcada, é preciso comparecer de sugestão de matérias para às agências com a documentação exigida. eduardo@timesbrasilia.com.br Os documentos obrigatórios (originais e cópias) para a primeira via são: CPF Comprovante de residência RG Certidão de nascimento, casamento ou averbação Em vez da identidade, aceitam-se certidão de reservista ou carteira de registro profissional. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não serve como documento de identificação.

Para retirar a segunda via é necessário, além dos documentos da Pessoas a partir de 14 anos podem primeira, a ocorrência policial – no pedir a emissão, e menores de idade caso de roubo, furto, extravio ou não precisam estar acompanhados perda — e a numeração da carteira de do responsável. trabalho anterior. Segunda via da carteira de trabalho também pode ser tirada pela internet Há ainda dois casos para emitir a O agendamento on-line serve ainda carteira de trabalho: para quem vai tirar a segunda via — Segunda via por por perda, furto, roubo, inutilização

inutilização

Depois de apresentar a carteira anterior inutilizada, é possível tirar uma nova. Se o número estiver ilegível, há necessidade de comprovação por meio de outro documento, como o extrato do Programa Integração Social (PIS), do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) ou do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Continuada Quando todos os espaços da carteira são preenchidos, é preciso apresentála para emissão de outra.

Agressão a animais Realmente uma covardia, um absurdo... Tem que sofrer as penalidades cabíveis legais, não ser torturada, não queimada ou morta. Por que, se você gosta e cuida de animal, você é uma pessoa do bem, não outro animal. Não pagamos crimes com outros crimes. JUNIO CARDOSO, pelo Facebook, sobre a reportagem “Vídeo: Gatinho de estimação morre após jogarem água quente nele”

Político preso Aqui no Brasil político é assim. Um é ladrão, o outro é traficante de drogas o outro é estuprador. A nossa classe política tá mais suja que pau de galinheiro. A N A L U C I A S I LVA , p e l o Facebook, sobre a reportagem “Polícia prende prefeito do PSDB acusado de abuso de menina de 8 anos”

Restituição do IR Um órgão do governo que liberou a dívida de Neymar não tá com moral para tanto. JOSE MARCOS SAAB MANDETTA, pelo Facebook, sobre a reportagem “Quase metade dos contribuintes ainda não declarou Imposto de Re n d a”

O Jornal Times Brasília é parte do grupo MIDIA New Comunication

CNPJ: 28.803.738/0001-06 CF/DF:07.829.864/001-13 Francisco José DRT:0000849/DF CRA/DF: 6-00538

Diretor Executivo

New Comunication

Redação

A sua agência

Expediente

Com a New sua empresa tem novas possibilidades!

Vacinação contra a gripe Eduardo Diretor Comercial

Comercial 9 9365-3977 9 9653-0971 3327 9523

Criação New Comunication

Envio de Matérias atendimento@timesbrasilia.com.br

Colunista(s) Claudenir Alves Junior (informabrasilia.blogspot.com.br) Eduardo Raiol

Obs: As matérias assinadas e colunas são de responsabilidade de seus autores, não representam necessariamente a opinião do Jornal.

Tiragem 25.000 unidades espalhadas no DF e Entorno

Distribuição GRATUITA Jardim Botânico, Setor Sudoeste, embaixadas, residências oficiais, CLDF, Agência Brasília, JbR, Portal Brasil na Câmara Legislativa do DF e Federal. Para agências de publicidade, estabelecimentos de ensino particulares. Cidades satélites, Cruzeiro, CB, Metro DF, Destak, AquiDF asas sul e norte, Candangolândia, Taguatinga, Ceilandia, Esplanada dos Ministérios, Vila Planalto, Lago Norte e Lago Sul.

Fontes

Jornalista Resp. DRT:0000849/DF

Isso é um absurdo essa vacina tinha que ser pra toda a população sem restrições de idade ou de qualquer outro tipo. ISMAEL FERNANDES, pelo Facebook, sobre a reportagem “Vacinação contra a gripe no DF começa segunda-feira (23)”


Times Brasília 2018

03

Aconteceu nas cidades

Para frear a pirataria M

Anatel bloqueará mais de 40 mil celulares para tentar impedir roubos e furtos

Compre de uma loja, fornecedor e fabricante confiável para ter a quem recorrer em caso de problemas e confira o IMEI antes de executar a compra. O IMEI pode ser encontrado na caixa do celular ou no manual de instruções, em um selo atrás da bateria ou encontrado ao ligar para *#06#. Confira se o número que aparece no celular é o mesmo. Caso sejam diferentes, há grande chance de o aparelho ser irregular. No site da Anatel, confira com o número de IMEI se há restrições.

Se estiver impedido por perda, roubo ou furto, somente o dono pode requisitar o desbloqueio para uso. Procure a empresa de telefonia.

ais de 40 mil celulares do Distrito Federal devem ser bloqueados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a partir de 9 de maio. São aparelhos “piratas”, identificados como irregulares, sem certificação ou com o número de identificação global adulterado, clonado ou fraudado. A medida tenta coibir roubos e furtos dos equipamentos. Desde 2017, 25 mil podem ter sido levados de pedestres na capital. Ao todo, 40.430 aparelhos com o DDD 61 foram identificados e recebem mensagens, desde fevereiro, para informar o desligamento. Isso representa metade de todas as detecções da agência entre os três Códigos Nacionais que recebem agora primeira etapa do programa – que inclui os DD 62 e 64, de Goiás. Somados, foram 79.893 casos até o dia 29 de março. A partir da primeira notificação por SMS, o cliente tem 75 dias para trocar de aparelho antes que a linha móvel seja bloqueada nas redes 3G e 4G. Esse é o prazo para que consumidores que adquiriram equipa- mentos com irregularidades bus- quem soluções (veja info). Entre agosto e setembro, ocorrerá a fase de avaliação das medidas adotadas. Em casos de roubos e furtos, o bloqueio pode ser feito pela Polícia Civil. Em fase de testes desde outubro passado, 1,1 mil bloqueios foram feitos no DF até março. No entanto, não foram divulgados resultados desde então. A ferramenta para identificação de irregularidades é o IMEI (sigla em inglês para Identificação Se o bloqueio não tiver sido solicitado pelo consumidor, ele deve entrar em contato com a loja que vendeu o equipamento para troca ou ressarcimento.

Internacional de Equipamento Móvel), um número de identificação global registrado em banco de dados que fornece todo o histórico do equipa- mento. Com número de acesso e in- formações do fabricante, é feita a identificação de irregularidades. Diretor do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sindi-telebrasil), Sérgio Kern acredita que o projeto terá resultado positivo, embora considere factível a adulteração do IMEI. “Esperamos que o fabricante de equipamentos faça um ajuste no processo fabril de maneira que não sejam tão vulneráveis para adulteração”. afirma. A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) garante que a indústria desenvolve terminais cada vez mais acessíveis e seguros. Além de IMEI válido, disponibilizam soluções tecnológicas antifurto para bloquear o acesso aos dados armazenados no celular para torná-lo inoperante. “O combate à adulteração e a clonagem de IMEIs independem de ação Se apresentar outra iregularidade, significa que o aparelho não tem certificação aceita ou foi adulterado. Não é possível corrigir a irregularidade, é preciso ir na loja.

direta de fabricantes, operadoras ou órgão regulador”, explica. Os celulares são alvo fácil dos criminosos. A Secretaria de Segurança estima que os aparelhos são alvo em 70% dos roubos a pedestres no DF. Nesse sentido, mais de 26 mil podem ter sido roubados desde 2017. Ao mesmo tempo, a Polícia Militar diz ter recupera- dos 4.720 celulares no mesmo período, objetos que poderiam ser revendidos e alimentar o ciclo da ilegalidade. A estimativa é que um milhão de smartphones irregulares conectem-se às redes todos os meses. Para a Abinee são aparelhos sem amparo legal, de qualidade duvidosa, que não pagam impostos e beneficiam organizações criminosas. O projeto Celular Legal tem a intenção de acabar com o mercado pirata. Além do problema de segurança, aparelhos irregulares podem causar prejuízo à saúde. A agência reguladora afirma que os produtos podem ser perigosos pela Caso o aparelho tenha o selo da Anatel, mas a consulta indique irregularidade, é aconselhável entrar em contato com a central de atendimento ao cliente do fabricante para análise.

quantidade de chumbo e cádmio, por não haver garantia em relação a limites de radiações eletromagnéticas e pelo uso de materiais de baixa qualidade, como baterias e carregadores sujeitos a quebra.

PONTODEVISTA O coordenador da Pós-Graduação em Redes de Computadores com Ênfase em Segurança do Iesb, Francisco Javier, explica que o mercado ilegal afeta a economia formal brasileira, seja pela entrada com sonegação de impostos, pela enganação a usuários ou até pelo impacto na redução de vendas de aparelhos registrados. “Alguns usuários podem reclamar por falta de informação ou por estarem acostumados com mundo livre e cômodo. Por outro lado, vai coibir a ação daqueles que usam para o mal, que podem acessar a internet livremente semidentificação”, diz o especialista, mestre em Engenharia Elétrica com foco em Telecomunicações . Se o celular foi roubado ou furtado, vá à Delegacia de Polícia com número da linha, CPF e número do IMEI para que o aparelho seja bloqueado.


04

Times Brasília 2018

Educação

Um mundo em permanente inovação “A educação do futuro deve enfrentar o problema de dupla face do erro e da ilusão. O maior erro seria subestimar o problema do erro; a maior ilusão seria subestimar o problema da ilusão “ (Edgar Morin)

Há várias décadas vem sendo anunciada a morte do que comumente designamos escola tradicional. São muitas as reflexões feitas por estudiosos sobre o modo como se aprende e como se ensina. Muita literatura, entretanto, tem sido produzida. Lida? Talvez... compreendida? Não sei. E essa dúvida sempre me surge quando escuto debates (ou será confrontos?) sobre um tema que interessa a tantas pessoas já que todos passamos e continuaremos passando naquela instituição que foi criada com objetivos tão específicos como foi o caso da Escola. Por vezes pergunto-me se os debatedores estão realmente a dialogar ou se estão, simplesmente, a falar para se ouvirem a si próprios para poderem interiorizar suas convicções sem que se estabeleça de fato a tão importante dialogia. Em tempos escutei uma palestra da escritora Chimamanda Ngozi Adichie, no TED Ideas worth spreading com o título “O Perigo de uma história única”, que aconselho todos possam assistir, e que me ajudou a compreender a importância de, na Escola, proporcionarmos às nossas crianças diversos modos de abordarmos um mesmo tema, já que cada pessoa tem características próprias, histórias de vida e vivências muito peculiares e que se forem partilhadas podem formar e transformar cada Ser. A palestra de escritora fez-me recordar meu tempo escolar. O estudo por um livro único. A História única, por exemplo dos

5 dicas para impedir que a internet atrapalhe o desenvolvimento das crianças vencedores... Recordei as minhas salas de aula, o modo como eu tinha que estar parada, calada, escutando o que os professores tinham estudado e me deveriam a ensinar. Os livros eram poucos, televisão estava ainda imberbe, cinema era caro e censurado. Enfim, o acesso à informação era exíguo. Hoje, volvidos mais de 50 anos, a tecnologia trouxe novas perspectivas para o ensino e a aprendizagem pois a informação está aí disponível. Os meios de comunicação abriram portas e janelas que ninguém consegue fechar. A criança já não é a mesma que brincava em espaços abertos que podiam explorar. Ela já não consegue explorar o que está perto, mas tem sede de conhecer o que está longe que o avanço tecnológico proporcionou. Ela já não consegue ficar parada, calada, anestesiada perante algo novo que o professor pode trazer pois ele já tem acesso a tudo o que é novo mesmo antes de entrar na Escola. Num mundo em permanente inovação permitamo-nos deixar fenecer o que está moriumbo, resgatando dela o que é primordial e refundemos a Escola para as crianças que, de fato, existem HOJE!

A presença de aparelhos eletrônicos como tablets e celulares na vida das crianças é impossível de ser ignorada, e já se tornou constante. A psicopedagoga Sheila Leal, que também é fonoaudióloga, especialista em desenvolvimento infantil e porta-voz do Projeto Filhos Brilhantes, explica que estes aparelhos conectados à internet podem ser verdadeiros vilões ou grandes aliados da educação dos pequenos. “Tudo depende de como os pais se posicionam e das regras colocadas na casa”, conta a especialista, que elenca algumas dicas importantes para os pais.

ACEITAR A INTERNET COMO PARTE DA NOSSA VIDA limitar o uso para Crianças de até 5 anos Sheila conta que o primeiro passo a ser tomado é compreender que a internet e os celulares, tablets e vídeo games são parte do dia a dia e nos ajudam em muitas coisas LIMITAR O USO PARA CRIANÇAS DE ATÉ 5 ANOS Até os 5 anos, o acesso às telas de celulares deve ser restrito, conforme explica a especialista, que reforça as orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria COMBINAR AS REGRAS DE FORMA CLARA Com crianças a partir dos 4 anos, já é possível combinar regras DAR PREFERÊNCIA A SITES EDUCATIVOS E VALORIZAR PESQUISAS Sheila Leal conta que existem muitos sites educativos e com jogos voltados a desenvolver diversas habilidades nas crianças, como noção de espaço ou coordenação, por exemplo DAR O EXEMPLO “Não adianta nada querer que os filhos deixem o telefone de lado se os pais estão o tempo todo olhando as notificações e as redes sociais”, alerta.

INOVAÇÃO, EXIGÊNCIA ACADÊMICA, INCENTIVO AO ESPORTE E APROVAÇÕES EM UM SÓ LUGAR!

CONC DE BO URSO LSAS INSC R EVA-S E

!

ENSINO FUNDAMENTAL ll ENSINO MÉDIO

(61) 3878- 4100

escolaseb.com.br/dinatos AVENIDA L2 Sul - SGAS 604 - Conj. C - Lotes 25/ 26


Times Brasília

2018

05

Vale-transporte será limitado Mudanças no vale-transporte estão a caminho. A que mais deve impactar na rotina do usuário é o limite diário de viagens: até oito serão permitidas. Com essa medida e novos dispositivos de segurança mais rigorosos, o objetivo é dificultar a vida dos fraudadores. Todas as alterações serão implementadas completamente até 20 de maio. Atualmente existem mais de 1,8 milhão de cartões de todos os benefícios, pagos ou gratuitos, registrados no sistema do DFTrans. Desses, 274mil são de valetransporte. Esses últimos são abastecidos pela empresa empregadora. "A maioria das fraudes era nessa área. Nas demais, os problemas eram em menor escala. Com as mudanças, podemos acabar com mais de 90% das fraudes", garante o diretor do DFTrans, M a r c o s Ta d e u d e A n d r a d e . Geralmente, os golpes eram cometidos nos terminais de cooperativas do DF, como ônibus parado e o auxílio de dispositivos eletrônicos. Por isso, outras mudanças estão previstas: marcação de posição de GPS no ônibus, detecção automática de CNPJ, rastreamento do boleto de pagamento dos créditos, limitação de perfil para liberação de crédito e um sistema de pagamento e contabilização mais transparente. "Fizemos estudos e comprovamos que oito viagens diárias são o necessário para qualquer trabalhador. Além disso, o GPS irá ajudar a detectar o mesmo cartão sendo usado em lugares diferentes. Todos esses dispositivos vão atrapalhar de alguma maneira a vida dos fraudadores", assegura o diretor. Como limite, serão, no máximo, 2.192.000 acessos de vale-

transporte por dia. "Com um sistema e informações mais transparentes é mais fácil ter controle de tudo. Alguns dispositivos estão em fase avançada de implementação, outros não. Até no dia 20 de maio, tudo deve estar funcionando completamente”, diz Andrade.

Passageiros opinam nas ruas, as opiniões sobre a limitação se dividem. Pedro Matheus Lira, técnico de instalação de TV por assinatura de 25 anos, acredita que pode ser prejudicado. "Para mim vai atrapalhar. Em alguns dias já tive de fazer muitas viagens", opina. Ele mora no P Norte, em Ceilândia, e trabalha no Plano Piloto. Geralmente, Pedro usa o cartão de três a quatro vezes por dia. Para o auxiliar-técnico de informática Marcos dos Santos Lima, 52 anos, as mudanças no benefício não irão afetar o cotidiano. Ele mora no Guará e trabalha na Esplanada, então utiliza o cartão duas vezes por dia. "Eu concordo com as mudanças, pois o limite de oito viagens é grande e não atrapalha a maioria dos trabalhadores. Para quem utiliza o cartão com boa-fé não vai mudar. Só muda para quem tem má índole", comenta. O auxiliar-técnico já presenciou pequenas fraudes. "Sempre vi quem vendia os benefícios. A pessoa dava o dinheiro da passagem para quem tinha o cartão, usava na roleta e devolvia para o dono pela janela. Muitos eram cartões para deficientes", destaca. Para a telefonista Stephanye Cristine, 21, também não vai mudar muita coisa. "Eu só utilizo de duas a três vezes por dia então não deve me prejudicar se eu tiver controle", reconhece. A moça também já presenciou fraudes na Rodoviária.


06

Times Brasília 2018

Doença comum, mas ignorada Estima-se que três em cada dez brasileiros têm a enfermidade. Complicações podem ser fatais.

U

ma doença silenciosa, que pode causar complicações fatais. De acordo com o Ministério da Saúde, a hipertensão atinge 36 milhões de pessoas no Brasil, ou 32% da população. O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hiper- tensão, lembrado hoje, busca reforçar os cuidados em torno da patologia que atinge mais de 60% dos idosos e contribui para 50% das mortes por doença cardiovascular. Também conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial po- de ser uma doença simples de ser entendida. Mas as complicações são grandes. Embora não existam estatísticas oficiais, de acordo com o diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia no DF (SBC-DF), Anderson Rodrigues, aproximadamente 30% da população da capital é portadora da patologia. A falta de acesso à informação acaba contribuindo para as taxas de mortalidade. "Muitas pessoas nem sabem que são hipertensas. Outra parte até sabe, mas se trata de maneira inadequada. Por último, temos o grupo de pessoas que não tratam por opção própria", explica Rodrigues. Ele destaca que o fator “silencioso” da pressão alta atrapalha. Apenas uma parte dos hipertensos sente os sintomas comuns, a outra só fica sabendo quando realiza algum exame. Os sintomas são dor de cabeça, turvação visual, dores no peito, sangramento nasal e falta de ar ou cansaço. Por ser uma doença crônica e de- generativa, quanto mais cedo o diagnóstico, menores as complicações. "A pressão alta causa lesões em partes do corpo como retina, rins, coração, artérias e até no sistema nervoso central. É um dos principais fatores de risco que causam infartos e derrames", complementa o diretor da SBC-DF. O fator psicológico também contribui. De acordo com Rodrigues, minimizar o estresse diário é fundamental. Além disso, as mulheres tendem a aceitar o diagnóstico e o tratamento mais

facilmente do que os homens. "Nós [homens] so- mos mais negligentes. Até hoje ainda existem pessoas que não tomam os medicamentos corretos com medo de sua atividade sexual ser afetada. A medicina já resolveu esse problema e há remédios que não interferem nisso", esclarece. Mesmo assim, nada é m e l h o r d o q u e p r e v e n i r. " O tratamento é bem mais caro do que a prevenção. Controlar a alimentação, praticar atividades físicas e reduzir o consumo de álcool e cigarros são os principais meios", alerta.

Alimentação saudável é fundamental O endocrinologista e metabologista Júlio César Ferreira Júnior destaca que uma alimentação saudável é extremamente relevante para a redução dos níveis de pressão. "É sabido que a dieta com alimentos processados, excesso de carboidrato, frituras e o próprio sal contribuem para o aumento dos níveis de pressão", comenta. Não é nada fácil conviver com a hipertensão. O representante comercial Alessandro Dourado, 43 anos, teve de mudar os hábitos radicalmente. "Deixei de comer muitas coisas e comecei a optar por alguns alimentos que não tinha costume", diz. Ele relata que a fase mais difícil na época do diagnóstico, em que sentia dores de cabeça. Alessandro acredita que o estresse foi o principal causador do aumento de sua pressão.


Times Brasília

2018

07

CULTURA. 'Street art'de Basquiat desembarca na capital

E

m dez anos de carreira, o nova-iorquino Jean-Michel Basquiat (1960-1988) explorou e misturou técnicas de pintura e desenho para compor peças que refletem o neoexpressionismo de meados dos anos 1980. No ano passado, quase 30 anos após sua morte, Basquiat se tornou o artista americano mais caro do mundo, tendo a obra Unti tled (1982) vendida por nada mais, nada menos que 110 milhões de dólares. Esta semana, mais de80 peças do artista desembarcam na capital, podendo ser visitadas desde o último dia (21), no Aniversário de Brasília, no Centro Cultural Banco do Brasil. Jean Michel Basquiat –Obras da Coleção Mugrabi explora diversas fases da carreira do artista, desde desenhos poucos valorizados no início de carreira até sua fase mais produtiva, no início dos anos 80. Ou seja, a mostra explora uma retrospectiva da vida e obra do nova-iorquino. “Apesar de ter morrido muito jovem (aos 27), Basquiat teve uma produção intensa, causada por suas ideias incessantes, mas sobretudo pelo momento culturalmente rico em que ele viveu, na cidade em que nasceu”, conta Pieter Tjabbes, curador da mostra. Entre fortes figuras, cola gense palavras politizadas, a inovação artística é o que mais caracteriza a

produção de Basquiat. Aliás, a relação entre o artista e a cultura de mixagem foi feita entre essa mescla de técnicas. “O uso de símbolos comerciais, imagens de livros de anatomia e trechos de textos interagem com as novas estruturas musicais trazidas pelo hip hop[em ascensão nos anos 80]”, explica Tjabbes. A articulação entre arte política e novas texturas fez de Basquiat um dos precursores do estilo de colagem do século 21. Sobre a desorganizada disposição dos elementos, Pieter explica que há uma proposta de modernidade estética a partir de técnicas primitivas. “É impossível definir um centro nas obras. Ao mesmo tempo, é possível perceber uma harmonia na disposição, já que as imagens são espalhadas por igual em uma superfície sem profundidade”, comenta.

Carreira breve e intensa Filho de porto-riquenha com haitiano, Jean-Michel Basquiat nasceu e cresceu no Brooklyn, em Nova York. Americano, negro e de classe-média, ele teve contato precoce com a arte –aos 7 anos os museus da cidade já eram seus locais preferidos, por conta das visitas com sua mãe. Aos 16, se viu sem moradia certa após largar o ensino médio e sua casa. Revezava entre a rua, casa de amigos e prédios abandonados. Nessa época, entrou em contato com o grafite. Em tempo: Basquiat nunca se considerou grafiteiro. “O artista sempre tinha uma mensagem que denunciava alguma forma de repressão às minorias. Por isso ele era celebrado por militantes de importantes movimentos”, conta Pieter. E é isso que torna Basquiat tão atual, segundo o curador: seja seu início nas ruas ou as referências de sua ascendência africana, que dialogam com tantas partes do mundo.

Neo expressionismo De forma muito breve, o neo expressionismo é um movimento artístico no qual a expressão das emoções é feita a partir da liberdade técnica e figurativa. Muitas vezes caracterizadas como bagunçadas, ou até como pinturas ruins, representavam um retorno da figuração em um mundo influenciado pelo minimalismo. Aliás, esse foi um dos grandes diferenciais das produções do ápice de Basquiat.

Subvertendo hierarquias artísticas Em parceria com os artistas Al Diaz e Shannon Dawson, lançou a marca SAMO (Same Old Shit, ou Mesma Merda de Sempre, em tradução livre). As epigramas em muros e metrôs da cidade não passaram despercebidos, e SAMO emergiu dialogando com as telas despercebidas de NY. “Era uma mistura de alta e baixa cultura, subvertendo hierarquias artísticas convencionais e resultando em uma grande influência da arte urbana”, afirma Pieter. Em 1979 “SAMO is Dead” (SAMO está morto) apareceu grafitada, ganhando notoriedade e marcando de vez a entrada de Basquiat à parcela de arte nova-iorquina. As manifestações vindas da rua auxiliar amo discurso artístico durante sua carreira. Para o curador Pieter Tjabbes, esse é o fator que o torna tão importante para acena contemporânea. “Sua obra reflete ritmos, sons e vida dosanos1980, que foi um período muito fértil”.


08 Capital

Times Brasília 2018

Esporte

facebook.com/capitaldoesportedf/

Esporte

ARRANCADA

O Autódromo Nelson Piquet, volta a receber uma prova de Arrancada! 2º ETAPA A hora de apertar os cintos e acelerar fundo para mostrar toda a sua habilidade atrás volante. Acelerando e esticando os possantes em uma reta super rápida para deixar o adversário comendo poeira. A Brasilia Drag Racing realizará no Autódromo Internacional de Brasília, dia 26 e 27 de maio, às 09 horas, o Desafio Podium Race Rachão e Arrancada. O evento irá proporcionar aos brasilienses um ambiente apropriado para acelerar seus carros e acesso ao esporte seguro. A Brasilia Drag Racing tem como objetivo, incentivar o automobilismo nacional e encontros que possibilitem o maior contato entre o público e o esporte. Para participar deste espetáculo, os ingressos podem ser adquiridos na hora. Os ingressos custam de R$ 70 a R$ 15 para os (2) dias. Para os amantes da velocidade que quiserem se integrar do Desafio, as inscrições antecipadas custam R$ 120 (cento e vinte reais) a R$ 200 para os (2) dois dias do evento para a Arrancada.

Rodrigão Informações e inscrições pelo fone: 61 9 8463-3261

Impressão Digital P/B - Impressão Colorida Apostilas e livros sob demanda - Pastas e envelopes Folders, Panfletos e cartazes - Banners e Adesivos Brindes Personalizados

atendimento@d2print.com.br


2018

09

ARTIGOS.

Times Brasília

Chance de limpar o nome e tentar sair do vermelho Restituição de 2018 começará em um mês. Saldo da malha fina sai amanhã.

O

dia 15 de junho pode tirar muita gente do vermelho e servir para limpar alguns nomes na praça. É que nesse dia sai o primeiro lote de restituições do Imposto de enda2018.Mas tem boa notícia antes disso, mas só para quem está encalacrado na malha fina. Trata-se do lote multi exercício de restituição do IR, contemplando as restituições residuais, referentes aos exercícios de 2008 a 2017. Economistas são unânimes em afirmar que, ao receber restituição, a mais rentável das aplicações é quitar todas as dívidas. A maior sangria em termos de juros vem da rolagem de débitos. Pesquisas indicam que essa é mesmo a opção da grande maioria dos contribuintes. A partir daí, a instrução é evitar gastos imediatos. Se possível, o melhor a fazer é partir para uma aplicação conservadora, como caderneta ou renda fixa.

Na devolução Mais de 125 mil contribuintes terão agora restituições que somam R$ 200 milhões. Dessa quantia, cerca de 85 mil serão pagos a 23.957 contribuintes idosos e a outras 2 mil pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave.

A melhor forma de não cair na malha fina é acompanhar a situação pelo e-Cac com frequência, aconselha. "Se a pessoa não cria o código de acesso pode ter risco elevado de pagar uma multa alta. Tem de acompanhar, não tem jeito. E a receita precisa pagar o quanto antes o valor restituído, porque não é vantajoso para o Governo", diz o contador Robson Ferreira. Com experiência de mais de 20 anos, a contadora Alessandra Amorim acredita que a maior dificuldade de contribuintes é confundir rendimento isento com a opção de não precisar declarar o IR. Ela ainda explica como é o processo para regularizar a situação com a Receita. "É por isso que se acaba caindo na malha ou na suspensão do CPF. Quando identificamos uma malha, consultamos toda a sua situação anterior e qual a pendência. Caso o cliente já tenha sido notificado, separamos toda a documentação solicitada. Normalmente são despesas médicas e informes de rendimentos. Quando verificamos o imposto de renda e, mesmo assim, não há correção a ser feita, solicitamos antecipação de análise do IR e vamos com todos os documentos à Receita Federal”, detalha.

Como receber? SAIBA OS DETALHES

O contribuinte que receberá a restituição de 2018 a partir do dia 15 terá apenas que acessar a conta bancária que indicou. Há prioridades na liberação, em especial a idoso e doente grave. No caso do lote da malha fina, com a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet, ou ligar para o Receita fone 146. Na consulta, serviço eCAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências identificadas. Neste caso, o contribuinte pode avaliá-las e fazer a autor regularização, por entrega de declaração retificadora. Caso o contribuinte não resgate a restituição no banco em um ano, deve requerê-la pela web.

Confusão com CPF de dependentes Fernanda de Abreu, 40 anos, caiu na malha fina após declarar as pensões das filhas no CPF das crianças. Ela ficou em dívida com a Receita quando o ex-marido declarou o pagamento no CPF de Fernanda e não no das meninas. “Responsáveis pelos dependentes recebem a pensão no CPF dessa pessoa, quando você declara como bem recebido. É sempre um problema, segundo mulheres que eu conheço que também são divorciadas”, conta. Ela diz que fez uma petição judicial para que seja alterada a sentença que determina a pensão. Já em trâmite na Justiça, Fernanda pretende que seja depositado no CPF das crianças. “Foi uma falta de atenção minha mesmo, até porque eu não os declaro como meus dependentes. Vou ter de justificar isso de alguma forma. Se o meu ex-marido depositasse no meu CPF, eu teria R$ 10mil de restituição. Por isso que é importante ficar atento”, esclarece Fernanda, que cuida do caso há três semanas. Os lotes residuais são destinados a contribuintes que caíram na malha fina, mas que depois conseguiram regularizar a situação com a Receita.


10

Times Brasília 2018

POLÍTICA

Oposição terá mais tempo para campanha

S

omados, os adversários do governador Rodrigo Rollemberg têm potencial para ter um tempo de televisão e rádio quatro vezes maior do que atual chefe do Executivo, na batalha pelo Governo do Distrito Federal(GDF). A vantagem pode ser ainda maior, caso o atual titular do Buriti não consiga consolidar uma coligação majoritária competitiva, até as urnas de outubro. Apesar do avanço das redes sociais, a televisão será ferramenta estratégica no embate por votos. Segundo pesquisa na Justiça Eleitoral, neste instante pré-eleitoral, a Via Alternativa terá o tempo bruto por semana de 35 minutos e 32 segundos por dia no primeiro turno das eleições, contando composições para presidente, governador, vicegovernador, senador, deputado federal e deputado distrital. A soma inclui as participações no horário eleitoral e inserções ao longo das programações das emissoras. Nos dias específicos de propaganda para governador, terão 2 minutos e 38

segundos no horário eleitoral e 10 minutos e 22 segundos nas inserções livres. O grupo é formado por PSD,PSDB,PRB, PPS, PTB, PSC, DC, PMN, PMB, PPL, PSL, PHS e Patriotas. Pelas regras eleitorais, o tempo de TV de cada partido é calculado a partir da bancada na Câmara dos Deputados. Contudo, no embate majoritário só entram na conta, para valer, as seis maiores agremiações de cada coligação. Por isso, o tempo da Via Alternativa não é ainda maior. A seguir com maior tempo está a pré-candidatura de Jofran Frejat (PR), que apresenta fôlego para 34 minutos e 39 segundos diários. Além do PR, o grupo é formado por MDB, PP, e DEM. Ou seja, pode crescer, caso consiga dois novos aliados. Estarão disponíveis 2minutos e 36 segundos no horário eleitoral destinado especificamente para o republicano, enquanto as inserções chegarão no patamar de 10 minutos e 6 segundos. Juntos, teoricamente, Frejat e a Via Alternativa tem mãos mais de 50% do tempo de TV e rádio. Por outro lado, o governador ainda luta para construir uma coligação viável para reeleição. A grande desaprovação popular do governo tem sido um grande complicador para a construção de alianças. O PSB nutre boas relações com Rede, SD, Podemos e PV. Em um cenário hipotético, uma coligação do grupo teria bala para 15 minutos e 49 segundos brutos. A campanha de r e e l e i ç ã o t e r i a 1 minutoe10segundosno horário eleitoral. Inserções, nas datas autorizadas, seria de 4 minutos e 30 segundos. Outra força política em luta contra o isolamento é o Partido dos Trabalhadores. Colhendo os últimos frutos do auge político entre 2003 e 2016, a agremiação ainda sustenta uma grande bancada de deputados federais. Por isso, terá o maior tempo eleitoral, se considera das isoladamente as legendas. O potencial bruto é de 14 minutos e 27 segundos diários. No horário eleitoral, a campanha para governador terá 1 minuto e 5 segundos, enquanto as inserções livres serão de, aproximadamente, 4 minutos e 13 segundos.

O tempo de TV é importante na corrida eleitoral, mas não é determinante. Em 2014, o ex-governador Agnelo Queiroz (PT) tinha o maior espaço no horário e acabou derrotado por Rollemberg e Frejat, sem sequer ir para o segundo turno. Mesmo assim, o atual governador não descarta o televisor. “Vai ser importante para fazer a defesa das entregas de governo, dizer o que vai ser feito no futuro e explicar aquilo que não foi feito”, resume o presidente regional do PSB, Tiago Coelho. Pelas contas do partido, Rollemberg precisa entre 2 minutos e 30 segundos e 3 minutos, contanto programa de eleitoral e as inserções. Para este cálculo, Coelho projeta uma coligação de 6 a 8 partidos. Sem revelar as legendas, diz que 5 já estão com o governador. “Essa eleição vai ser nos dois ambientes. TV ainda vai ser forte. E a gente acredita que 30% dos eleitores vai se pautar pelas redes”, finaliza. Além da reeleição, o partido está focado em emplacar cargos proporcionais.

PPS aposta em inserções Planejadas com inteligência, as inserções livres são mais eficazes nas campanhas majoritárias, segundo o presidente regional do PPS, Francisco Andrade. Além de apoiar o projeto da Via Alternativa, o partido trabalha pela reeleição do senador Cristovam Buarque e a eleição de pelo um nome para a Câmara dos Deputados. Partidário da campanha de rua, gastando sola do sapato, o presidente regional do PP, deputado Rôney Nemer, lembra que esta eleição será mais curta, em comparação com as anteriores. Isso amplia a importância da TV, em função da capilaridade do equipamento nas casas dos brasilienses. Os planos do PP focam, inicialmente na eleição de cinco deputados distritais e dois federais. “ATV vai ser importante para esses candidatos. Só temos um nome da eleição passada. O resto é tudo rosto novo”, comenta Nemer. Neste sentido, a pré-nominata distrital deve prever 180 mil votos.


Times BrasĂ­lia

2018

11

COMO PODE? para alunos de escolas particulares e seus familiares.

CLAUDENIR ALVES JUNIOR (informabrasilia.blogspot.com.br)

(informabrasilia.blogspot.com.br)


12

Times Brasília 2018

SAIA DA ROTINA. DIVERSIFIQUE SEU TREINO E TENHA

MELHORES RESULTADOS. Sim, você pode variar o treino em um espaço versátil que reúne atividades de ergometria, musculação e um box para cross training . Você pode cuidar do corpo e da mente em um ambiente moderno, projetado para oferecer o máximo em conforto e bem-estar.

Impactos assertivos na assessoria contábil Consultoria e Assessoria Condominial Planejamento tributário e fiscal Auditoria e perícia Abertura e Fechamento de Empresas Certificado Digital

Sabia que a contabilidade pode agregar mais valor do que apenas te auxiliar no pagamento de impostos? Setor Hoteleiro Norte (SHN) Quadra 01, conjunto A, Bloco A, Entrada A, sala 1307 Edifício Le Quartier, Telefone +55 61 3327 9523

FOCO BRASÍLIA As melhores músicas em um só lugar

FOCO BRASÍLIA As melhores músicas em um só lugar

PLANOS A PARTIR DE:

89

,

90

R$

FAÇA JÁ O DOWNLOAD DO APLICATIVO DA FOCO BRASÍLIA E OUÇA AS MELHORES MÚSICAS E NOTICIAS DO DF E ENTORNO.

POR MÊS

22 WINBOX w ww.22winbox.com.br Condomínio Solar de Brasília 3, ao lado do Ville de Montagne (61) 98232-7766 | (61) 3044-7552

REFIL

TEMOS

DELIVERY

Oferta para unidade da CLS 403 Bloco A Loja 08 ASA SUL - DF Brasília (61) 3225-0534

6ª Edição  

Nesta 6ª edição esta super incrível com matérias mais limpas e diferenciadas, a cada nova edição vamos deixar o nosso jornal com menos anúnc...

6ª Edição  

Nesta 6ª edição esta super incrível com matérias mais limpas e diferenciadas, a cada nova edição vamos deixar o nosso jornal com menos anúnc...

Advertisement