Page 1

Para quem vende e especifica revestimentos

www.facebook.com/tilebrasil

www.twitter.com/tilebrasil

Revista TILE Brasil - Ed II-2014 - junho/outubro 2014 - R$18,00

O Grande Vencedor de 2014

Orizon View Houses

Antonio Caramelo


A matéria-prima da arquitetura brasileira. Uma homenagem da Atlas aos arquitetos vencedores do “Prêmio TILE Brasil.”

O maior fabricante de pastilhas do Brasil.


editorial

Para quem vende e especifica revestimentos

E vamos para a Itália

TILE BRASIL II/2014 - jun/out 2014 foto capa - Tarso Figueira da Silva fotos internas - LM e créditos Carol Sperandio Fotografia

Publisher: Lazzaro Menasce lazzaro@menasce.com.br (jornalista responsável) Conselho Editorial: Manuel Corrêa - Dir. Geral Saint-Gobain DB Edson Gaidzinski Jr. - Pres. da Anfacer José Armani Paschoal - Pres. do CCB Eduardo Sampaio Nardelli - Pres. da AsBEA Redação Selma Menasce redacao@menasce.com.br Arte e Diagramação arte@menasce.com.br Coordenação e Pesquisa Mayara Lima mayara@menasce.com.br Melissa Carmelo melissa@menasce.com.br Publicidade fone +55 (11) 3822 4422 tilebrasil@menasce.com.br Impressão: Prol Editora Gráfica Distribuição: Correios Publicação trimestral de

Caro leitor Q

ue ano! E nesse momento que lhe escrevo esse editorial ainda temos pela frente as eleições majoritárias com um cenário como não víamos há muito tempo. No entanto, o importante é que continuemos a fazer a nossa parte. Estamos todos aqui exultantes com esta edição em que apresentamos os projetos vencedores do Prêmio TILE Brasil que serão divulgados na Cersaie daqui a alguns dias. Esta 6a edição é, sem dúvida, a mais instigante que já fizemos.

Alameda Olga, 422 cj 108 - Barra Funda 01155-040 - São Paulo - SP Fone + 55 (11) 3822 4422 Fax + 55 (11) 3663 5436 e-mail: info@menasce.com.br site: www.tilebrasil.com.br

Tivemos muitos e deslumbrantes projetos inscritos e pudemos contar com um júri muito técnico e eclético. Com isso vamos muito confiantes para mostrar ao mundo a alta qualidade dos profissionais brasileiros que especificam cerâmica.

Registro no INPI sob número 907768695 As opi­niões de TILE Brasil não são necessariamente as de seus articulistas. Autorizada a reprodução de artigos, desde que citada a fonte. Imagens, textos e opiniões de mensagens publicitárias, são de responsabilidade dos respectivos anunciantes ou patrocinadores. Siga-nos nas redes sociais:

E na volta tem mais. Fique em contato, pois iremos realizar o Encontro TILE Brasil com um seminário apresentando as tendências para 2015 vistas na Itália juntamente com a premiação dos vencedores. E você já é nosso convidado. Boa leitura!

www.facebook.com/tilebrasil

www.twitter.com/tilebrasil

Lazzaro Menasce

Associada à:



junho-outubro 2014


sumário 06 - mosaico

08 - eventos

09 - prêmio

70 - expo revestir A 12ª edição da Expo Revestir, apresentou o que há de novo na indústria de revestimentos cerâmicos e reuniu os fabricantes do país que ditaram as tendências para o ano 78 - casa cor Quartos, livings, cozinhas, banheiros e jardins que inspiram o mercado

68 - coverings A forte retomada no mercado americano contou com a presença de 16 empresas brasileiras de revestimentos cerâmicos na 25a Coverings, a feira mais importante para quem tem interesse nos mercados dos EUA e Canadá junho-outubro 2014

76 - pavilhão italiano Nesta edição da Expo Revestir a Itália trouxe algumas de suas principais estrelas e seus agentes comerciais ávidos pelo mercado brasileiro

82 - tendências Ruth Fingerhut: Destaques da Expo Revestir 2014: Natural, Patchwork e Pequenos Formatos 


mosaico Prêmio Pritzker 2014

Exportando arquitetura brasileira

O arquiteto japonês Shigeru Ban, conhecido por seus projetos modernistas arejados e trabalho humanitário, ganhou o Prêmio Pritzker de Arquitetura 2014, o principal prêmio de arquitetura mundial. Ban, de 56 anos, é o segundo arquiteto consecutivo do Japão a ganhar o prêmio de 100.000 dólares e o terceiro arquiteto japonês nos últimos cinco anos. O vencedor do ano passado foi Toyo Ito. Um de seus projetos mais conhecidos é o centre Pompidou, na França. O arquiteto disse ter influência da simplicidade e eficiência da carpintaria japonesa em seus projetos, e dedica grande parte de suas obras para os esforços humanitários, incluindo abrigo para pessoas deslocadas por conflitos ou desastres ambientais. Ele recebeu o prêmio em uma cerimônia no museu Rijksmuseum, em Amsterdã, na Holanda, em junho.

Centre de Pompidou, na França

Estimular a realização de contratos internacionais entre investidores estrangeiros e escritórios de arquitetura brasileiros é uma das metas do 2ª ArqInvest, rodada internacional de negócios promovida pela AsBEA em parceria com a Apex, realizada em maio durante a convenção da entidade. A ação busca fomentar a exportação dos cinco segmentos dos serviços de arquitetura: edificação, interiores ou arquitetura corporativa, paisagismo, urbanismo e arquitetura luminotécnica e inserir profissionais do segmento no mercado mundial, fortalecendo a imagem de serviços e produtos brasileiros. A rodada promove ainda a exportação de produtos associados a projetos de arquitetura e desenvolve uma cultura exportadora desses serviços. As ações são orientadas aos escritórios de arquitetura associados à AsBEA.

Marco Sedrez apresenta o Semplice

Afastamento com esferas de isopor

Mosarte apresenta 2015 A catarinense Mosarte promoveu no início de setembro, no seu showroom, em São Paulo, o evento de lançamento de duas novas coleções de revestimentos cerâmicos, Maison e Azulejaria. Os produtos reúnem inovação, cristais e pérolas Swarovski, desenhos em aquarela feitos à mão, arte barroca e colonial, referências que foram usadas pela marca para desenvolver peças únicas. A tecnologia Semplice, que facilita o assentamento de mosaicos através do adesivo disposto no verso da peça, foi aprimorada pela empresa. A novidade é o sistema de afastamento com esferas de isopor, que distanciam a peça do local da aplicação, permitindo movimentar o produto antes de fixálo. Para finalizar a colocação, basta pressionar a placa cerâmica contra o local desejado que as esferas se deformam e a peça se fixa sem alteração. Os principais produtos também serão apresentadas na Cersaie, a mais importante feira mundial de cerâmica, no estande localizado no hall 22-B82. Em fevereiro, a Mosarte foi uma das 25 empresas brasileiras premiadas no iF Design Awards, realizado na Alemanha. O produto Pétlas, que mistura madeira e placas de porcelanato, foi o vencedor da categoria revestimentos. 

Profissionais assistem ao lançamento das linhas 2015 da Mosarte junho-outubro 2014


Brunch na Mais Revestimentos

Espaço Zen de Patrícia Urquiola, lançamento na Mais Revestimentos

Daniela Garcia e Sandra Molina

Spa Amarelo de Philippe Starck

A Mais Revestimentos recriou o layout de seu showroom para apresentação dos lançamentos 2014. O brunch realizado entre os dias 04, 05 e 06 de setembro reuniu arquitetos e profissionais da área nos chamados espaços funcionais, ambientes onde os produtos podem ser acionados e testados pelos clientes. Esse conceito norteia todo o visual da loja e inclui salas de banho com as criações de Philippe Starck e Patricia Urquiola. O designer francês inspirou o Spa Amarelo, nome que remete à coleção Flexible Architecture feita para a italiana Sant’ Agostino. Patrícia Urquiola está no Espaço Zen com a coleção Déchirer, concepção da designer para a também italiana Mutina. “Para nós, revestimentos vão além de acabamento. São elementos que podem definir um projeto. Por isso, criamos áreas de experimentação das peças, que estão entre as melhores do mercado, para que todo o seu potencial possa ser vivenciado”, define Sandra Molina , diretora da empresa. Com o tema “A diferença entre estar e bem-estar”, após a apresentação dos ambientes e novos produtos, uma massagem relaxante completou a experiência dos convidados e clientes que visitaram a loja.

Argapoli Argamassas Técnicas

8º Prêmio AsBEA de Arquitetura

Marcelo Lass é o novo sócio da Argapoli Argamassas Técnicas, ao lado de Charles Taube e Cassio Pissetti. A empresa, sediada em Curitiba, fornece a todo país argamassas e soluções que visam combater o desperdício de materiais no canteiro de obras, reduzir o tempo de execução de alvenarias e fechamentos. A marca disponibiliza 3 produtos no mercado para construção civil e reformas, prontos para o uso e sem a necessidade de adicionar água ou qualquer outro componente: Argapoli assentamento e blocos e tijolos, indicada para assentar tijolo cerâmico, bloco de concreto e bloco celular com função de vedação em áreas internas e externas; Argapoli assentamento de cerâmica e porcelanatos, destinada ao assentamento de cerâmicas e porcelanatos em pisos e paredes; e Argapoli reparos rápidos.

A Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, Asbea, abriu o edital para a oitava edição do Prêmio Asbea de Arquitetura e as inscrições vão até 30 de setembro. O evento vai premiar os melhores projetos arquitetônicos brasileiros, valorizando a criatividade e a inovação dos arquitetos. O prêmio está dividido em 8 categorias e cada escritório pode concorrer em até três temas: Edifícios e conjuntos residenciais; Edifícios comerciais; Edifícios de serviços; Edifícios institucionais; Edifícios industriais; Arquitetura corporativa e de interiores; Residências;Projetos especiais. Os projetos poderão ser inscritos em duas modalidades: Obras concluídas nos últimos cinco anos e projetos não edificados. As inscrições devem ser feitas por meio do preenchimento de formulário no site e envio de material para a entidade.

junho-outubro 2014

Argapoli assentamento de cerâmica




eventos

BIG 5 2014 17 a 20 de novembro Dubai, Emirados Árabes Unidos www.thebig5exhibition.com Maior feira de construção do Oriente Médio, a Big 5 será realizada no Dubai World Trade Centre e atrai visitantes de toda a região vizinha.

SURFACES 2015 21 a 23 de janeiro Las Vegas, EUA www.surfaces.com Importante feira de revestimentos para o mercado americano. Carpetes, pisos laminados, madeira, vinil, cerâmica. Destinada a varejistas, distribuidores, fabricantes, especificadores, construtores e instaladores. Mandalay Bay Convention Center.

CEVISAMA 2015 10 a 13 de fevereiro Valencia, Espanha cevisama.feriavalencia.com A Cevisama é uma das principais feiras de revestimentos cerâmicos do mundo e sempre foi uma das preferidas dos brasileiros.



EXPO REVESTIR 2015 03 a 06 de março São Paulo, SP www.exporevestir.com.br Esta será a 13ª edição da feira brasileira destinada aos revestimentos cerâmicos, rochas e revestimentos como laminados, madeiras. Será realizada no Transamérica Expo Center junto com o 13º Fórum de Arquitetura e Construção.

FEICON BATIMAT 2015 10 a 14 de março São Paulo, SP www.feicon.com.br A Feicon se consolida como a grande feira de construção do Brasil, depois de sua união com a Batimat francesa. Foram 130 mil visitantes e 1050 expositores em 2014, uma penca deles de empresas chinesas.

COVERINGS 2015 14 a 17 de abril Orlando, EUA www.coverings.com Tradicional feira de revestimentos cerâmicos e rochas ornamentais para o mercado norte-americano acontece em Orlando, no estado da Flórida nos Estados Unidos.

FORN&CER 2014 24 a 27 de junho Santa Gertrudes, SP www.aspacer.com.br O 7º Encontro Internacional de Fornecedores e Cerâmicas, organizado pela Aspacer, é hoje evento de referência nacional e internacional para a apresentação de soluções ao ceramista brasileiro.

ENCONTRO ANICER 2015 16 a 19 de setembro Porto Alegre, RS www.anicer.com.br O 44º Encontro Nacional de Cerâmica Vermelha será realizado na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O evento traz painéis, clínicas, seminários e cursos para os ceramistas.

CERAMITEC 2015 20 a 23 de outubro Munique, Alemanha www.ceramitec.de Uma das maiores feiras de tecnologia de cerâmica realizada a cada três anos traz em 2015 3 pilares básicos: Tecnologia, Inovações e Materiais.

junho-outubro 2014


prêmio TILE Brasil

Qualidade de projeto É com um enorme e indisfarçável orgulho que levamos essa edição especial do Prêmio TILE Brasil para a maior feira de cerâmica do mundo. Nossos profissionais mostram como fazer projetos deslumbrantes empregando esse nobre material

Chegamos à 6 edição do Prêmio TILE Brasil de uma maneira que nos a

deixa muito satisfeitos. O trabalho de realizar um prêmio requer algumas premissas e obstinações básicas. Parte do óbvio, é claro. Mas, muitas vezes esse se esconde no escorregadio mundo dos detalhes. Queremos promover o uso do revestimento cerâmico para o bem estar e conforto dos usuários de casas, apartamentos, escritórios, locais comerciais. Queremos premiar os profissionais que criam soluções que atendam esses requisitos de forma criativa, agradável e instigante sem as transformar em obras inabitáveis. O primeiro passo é garimpar e estimular os profissionais para que inscrevam seus projetos que dão vida à cerâmica. Esse é um trabalho de base, fundamental. Daí é que parte tudo. Em seguida buscamos compor um júri com conhecimento técnico e que traga visões complementares. Outro desafio é conseguir chegar a um consenso! Às vezes complica... A partir daí nosso trabalho é a divulgação desses projetos vencedores que publicamos na revista

Ana Paula Menegazzo, CCB junho-outubro 2014

que circula na Cersaie, Itália, quando divulgamos esses trabalhos incríveis. Esse ano, inauguramos a divisão em três categorias - Fachadas, Residencial e Comercial - para organizar a avaliação dos jurados, o que se revelou muito eficaz. Nosso eclético júri internacional foi composto por: Ana Paula Menegazzo, superintendente do CCB, Centro Cerâmico do Brasil; Andrea Serri, editor da Cer Magazine da Confindustria Ceramica, Itália; Eduardo Nardelli, presidente da AsBEA, Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura e Ruth Fingerhut, da NewONE, especialista em tendências em revestimentos e em especial cerâmica. O júri ficou muito entusiasmado com a qualidade dos trabalhos e cabe ressaltar que os profissionais têm procurado se esmerar na qualidade dos projetos inscritos. Um ponto a destacar é a contratação de fantásticos profissionais de fotografia que ajudam muito o trabalho de mostrar obras de grande beleza, ousadia e arrojo. Dessas três categorias tiramos o Grande Vencedor, que este ano foi o

Andrea Serri Edi.Cer

projeto de Antonio Caramelo, na Categoria Fachadas, unanimidade do júri como primeiro colocado. O destaque foi o movimento em forma de onda que resulta na visibilidade em todos andares. Maria Aparecida Ruggieri deslumbrou na Categoria Residencial com uma casa muito aconchegante, com riqueza de traços arquitetônicos e um trabalho de teto espetacular. Ricardo Rossi venceu na Categoria Comercial com um ambiente que proporciona grande sensação de aconchego, volumetrias e harmoniosa mistura de materiais. Também premiamos outros projetos deslumbrantes que merecem destaque. Na Categoria Fachadas premiamos o projeto Haas & Jesus no 2o lugar e tivemos empate no 3o lugar com Torres e Bello, e André Petracco. Na Categoria Residencial o 2o lugar coube a Selma Tammaro e o 3o lugar a Patrícia Kolanian Pasquini. Na Categoria Comercial o 2o lugar ficou com o Studio Costa Marques e o 3o lugar com Daniel Kalil. Deleite-se com esses maravilhosos trabalhos nas próximas páginas.

Eduardo Nardelli, AsBEA

Ruth Fingerhut, NEWone 


prêmio TILE Brasil

Categoria Fachadas

12 - Antonio Caramelo Vasques Grande Vencedor do Prêmio TILE Brasil 2014 e Vencedor na Categoria Fachadas com o projeto Orizon View Houses

22 - Haas & Jesus 2o lugar na Categoria Fachadas com o projeto Vale du Loire

10

28 - Torres e Bello 3o lugar na Categoria Fachadas com o projeto Tutto Residenziale

32 - André Petracco 3o lugar na Categoria Fachadas com o projeto Molière

junho-outubro 2014


Categoria Residencial

36 - Maria Aparecida Ruggieri Vencedora na Categoria Residencial com o projeto Casa da Baleia

44 - Selma Tammaro 2o lugar na Categoria Residencial com o projeto Refúgio Praiano

50 - Patrícia Pasquini 3o lugar na Categoria Residencial com o projeto Tendence

Categoria Comercial

54 - Ricardo Rossi Vencedor na Categoria Comercial com o projeto Estúdio Gourmet

60 - Costa Marques 2o lugar na Categoria Comercial com o projeto Lounge de Entrada

64 - Daniel Kalil 3o lugar na Categoria Comercial com o projeto Loja Casa Cor

junho-outubro 2014

11


prĂŞmio - Antonio Caramelo

AlĂŠm do horizonte existe um

12

junho-outubro 2014


lugar... “Ao conceber esse projeto, tentamos com o traço, criar um acolhedor oásis numa grande cidade” arquiteto Antonio Caramelo Vasques Orizon View Houses Grande Vencedor do Prêmio TILE Brasil 2014 e Vencedor na Categoria Fachadas Ao conceber arquitetonicamente o projeto, Antonio Caramelo fez com que o Orizon View Houses não fosse mais um residencial no caos das grandes cidades. O acolhedor oásis no bairro da Barra, Salvador, recebeu este nome graças ao privilegiado horizonte do empreendimento, localizado no topo de um monte onde se pode observar o nascer e o pôr-do-sol sobre as águas do mar. A forma horizontal da fachada integra as duas torres harmonicamente, em um volume contínuo que reproduz, de maneira singela, as linhas curvas formadas na areia da praia pelo vai e vem do mar. Para proporcionar leveza aos blocos, as unidades foram concebidas com amplas varandas, e o guarda corpo composto por esquadrias em alumínio anodizado preto, que reduzem o peso visual e contrastam com o vidro azul nas fenestrações do edifício. Os revestimentos cerâmicos escolhidos para a fachada foram pastilhas de superfície fosca, nas cores azul e branca, o que possibilitou variadas nuances que se modificam de acordo com o ponto de observação. A especificação deste material se deu, principalmente, pelo papel funcional e técnico da cerâmica, vez que o projeto junho-outubro 2014

está inserido em uma zona de borda que exige resistência à absorção de água, a salinidade, a lixiviação e ao choque térmico. Destacam-se também suas propriedades hidrofugantes e limpantes. Inserido no conceito sustentável, o fronte do projeto contempla ainda soluções para a economicidade de energia, com vidros de média refletividade e baixa emissividade, espectro seletivo que permite entrada de luz natural enquanto minimiza a carga térmica proveniente da penetração direta do sol. Ficha técnica Residencial Orizon View Houses, Salvador, BA Construção: Queiroz Galvão Área do terreno: 3.967,13 m² Área construída: 22.110,55 m² Arquitetura: Antonio Caramelo Fotos: Tarso Figueira da Silva Materiais: Fachada com pastilhas cerâmicas 5x5cm brancas e azuis, Atlas e NGK; Guarita, área de serviço, cozinha, varanda, sala, lavabo, cobertura e superior com porcelanato e cerâmicas Eliane, linhas Cargo plus, Forma, Atlantis, Adhara e Ecostone; Varandas com vidros azul-blue 40 da Guardian 13


prĂŞmio - Antonio Caramelo

14

junho-outubro 2014


junho-outubro 2014

15


prĂŞmio - Antonio Caramelo

16

junho-outubro 2014


junho-outubro 2014

17


prĂŞmio - Antonio Caramelo

18

junho-outubro 2014


junho-outubro 2014

19


prĂŞmio - Antonio Caramelo

20

junho-outubro 2014


junho-outubro 2014

21


prĂŞmio - Haas&Jesus

O sol por testemunha

22

junho-outubro 2014


Vale du Loire 2º lugar na Categoria Fachadas Projetado sob a ideia principal de melhorar a qualidade de vida dos moradores e reduzir o uso de recursos naturais e os custos de manutenção, o Residencial Vale du Loire possui fachada unificada, com linhas fortes e marcantes que prolongadas emolduram a única torre do empreendimento. Sua localização estratégica, no bairro Rio Branco, Porto Alegre, permite avistar boa parte da cidade, além de contemplar o lago Guaíba que proporciona um espetáculo à parte ao refletir o pôr do sol, tornando o edifício completo não só por sua qualidade arquitetônica, mas pela experiência de bem viver trazida ao morador. Ficha técnica Residencial Vale du Loire Porto Alegre, RS Construção: Adolfo Starosta Arquitetura: Joaquim Haas e Jorge de Jesus Fotos: Ricardo Braescher Materiais: Fachada com pastilhas cerâmicas brancas Atlas e plaquetas Gail; Interno - paredes, pisos e banhos cerâmicas Eliane linhas Forma, Bianco Plus e Diamante Fendi

“O edifício contribui para a preservação do meio ambiente e conforto ao morar” Haas& Jesus junho-outubro 2014

23


prĂŞmio - Haas&Jesus

24

junho-outubro 2014


junho-outubro 2014

25


prĂŞmio - Haas&Jesus

26

junho-outubro 2014


junho-outubro 2014

27


prĂŞmio - Torres e Bello

Vista permanente para o mar

28

junho-outubro 2014


“A tipologia fita permitiu vista permanente para o mar em todas unidades” Torres e Bello

Tutto Residenziale 3º lugar na Categoria Fachadas O edifício residencial, localizado em Torres, cidade turística litorânea do Rio Grande do Sul, é um empreendimento de alto padrão a poucas quadras da praia. O conceito do projeto desenvolvido em fita permite vista constante para o mar em toda extensão das unidades. O prédio é totalmente revestido em pastilhas cerâmicas 5x5cm que realçam a curvatura natural do projeto pela sombra dos volumes sobre a cerâmica branca. Reforçando a verticalidade do prédio, foi utilizado em diversos planos porcelanato com padrão amadeirado que evoca uma linguagem colonial devido sua textura fiel à madeira. Para reforçar a leitura de grandes tábuas, a colocação da cerâmica foi feita com junta seca na vertical e uma junta com rejunte cor preta de 8mm na horizontal. As grandes sacadas com linhas horizontais reforçam o partido em fita claramente evidenciado no design arrojado côncavo de toda a fachada. Ficha técnica Edifício Tutto Residenziale Torres,RS Construção: Construtora Monte Bello Área do terreno: 1.100,00 m² Área construída: 7.900,00 m2 Arquitetura: Alberto Torres e Audrey Bello Ramos Fotos: Ricardo Braescher Materiais: Fachada com pastilhas cerâmicas brancas 5x5cm e porcelanato amadeirado

junho-outubro 2014

29


prĂŞmio - Torres e Bello

30

junho-outubro 2014


junho-outubro 2014

31


prêmio - André Petracco

Sofisticação britânica 32

junho-outubro 2014


“Nesse projeto usamos 100% de revestimento cerâmico no volume da edificação” André Petracco

Molière 3º lugar na Categoria Fachadas O Molière é um edifício residencial de alto padrão localizado no bairro Moinhos de Ventos, região nobre de Porto Alegre, RS. O empreendimento conta com 16 apartamentos de 82m², distribuição de duas unidades por andar e, ainda, 2 apartamentos duplex na cobertura com 150m² cada. A área social e de lazer condominial foi pensada como um pequeno clube particular, contando com salão de festas gourmet, terraço com piscina e sala de fitness no pavimento térreo e segundo pavimento. Na fachada se destaca o pé-direito duplo dos apartamentos duplex. Com o uso das cores e volumes salientes marcou-se a base, corpo e coroamento. O uso da plaqueta marrom estilo inglês como fundo dá a ideia de solidez e durabilidade. A pastilha branca aparece como marcação dos detalhes e das curvas dos balcões e a diferença entre os tons claros e escuros dos revestimentos cerâmicos utilizados valoriza, junto com o jogo de luz e sombras, a volumetria marcante e agradável do projeto. Complementar a isso, as sacadas se sobressaem ao longo do fronte, exibindo a intenção de destaque e contraste. Ficha técnica Edifício Residencial Molière Porto Alegre, RS Incorporação: Zuckhan Área do terreno: 665,21 m² Área construída: 2.522,07 m² Arquitetura: André Petraco Marques Fotos: André Petracco e Marcelo Donadussi Materiais: Fachadas com pastilhas cerâmicas Atlas e Portobello; Revestimento interno Portobello; Mármores e granitos IMG; Aço Gerdau; Vidros Vidroart e Vidrobox; Metais Docol; Louças Incepa

junho-outubro 2014

33


prêmio - André Petracco

34

junho-outubro 2014


junho-outubro 2014

35


prêmio - Maria Aparecida Ruggieri

Integração com a natureza 36

junho-outubro 2014


“A casa foi reformada com paisagismo em toda parte e o azul turquesa inspirando a decoração” Maria Aparecida Ruggieri Casa da Baleia Vencedora na Categoria Residencial Projetada pela arquiteta Maria Aparecida Ruggieri, em São Sebastião, litoral paulista, a Casa da Baleia é diretamente ligada aos elementos da natureza. A área de lazer é integrada em toda extensão do imóvel, do jardim vertical ao largo das carpas, e as cores que compõem os ambientes partem da paleta de azuis turquesa e marinho, branco e cru com intensa entrada de luz natural.Para revestimento interno dos ambientes, foram utilizados porcelanato travertino da Eliane, pastilhas Color Mix e Glass Mosaic e piso atérmico Castelatto. No espaço zen, que compõe a área de lazer e relax da casa, foi utilizado porcelanato que reproduz madeiras e tábuas. Ficha técnica Casa de Praia da Baleia São Sebastião, SP Arquitetura: Maria Aparecida Ruggieri Fotos: J. Vilhora Materiais: Porcelanato Travertino Eliane; pastilhas cerâmicas ColorMix e Glass Mosaic; revestimento atérmico Castelatto; porcelanato Portinari junho-outubro 2014

37


prĂŞmio - Maria Aparecida Ruggieri

38

junho-outubro 2014


junho-outubro 2014

39


prĂŞmio - Maria Aparecida Ruggieri

40

junho-outubro 2014


junho-outubro 2014

41


prĂŞmio - Maria Aparecida Ruggieri

42

junho-outubro 2014


junho-outubro 2014

43


prĂŞmio - Selma Tammaro

Energias renovadoras 44

junho-outubro 2014


Refúgio Praiano 2º lugar na Categoria Residencial O projeto residencial desenvolvido pela arquiteta Selma Tammaro, foi elaborado com soluções sustentáveis que, além dos domus, que proporcionam iluminação natural no interior dos ambientes, conta com materiais ecológicos em sua parte externa, como revestimentos cerâmicos reciclados de lâmpadas fluorescentes e sistema de pisos drenantes. No interior do imóvel, com exceção dos quartos e do home theater, todos os demais ambientes são revestido com porcelanato de grande formato e, nos banheiros, até os detalhes foram revestidos com cerâmica. Ficha técnica Refúgio Praiano Arquitetura: Selma Tammaro Fotos: Celina Germer Materiais: Porcelanatos de grandes formatos; revestimentos cerâmicos e pisos drenantes.

“Tudo foi pensado para o meio ambiente: da iluminação ao uso de materiais ecológicos” Selma Tammaro junho-outubro 2014

45


prĂŞmio - Selma Tammaro

46

junho-outubro 2014


junho-outubro 2014

47


prĂŞmio - Selma Tammaro

48

junho-outubro 2014


junho-outubro 2014

49


prêmio - Patrícia Kolanian Pasquini

O refúgio em casa

50

junho-outubro 2014


Tendence 3º lugar na Categoria Residencial O apartamento localizado no bairro de Campo Belo, São Paulo, foi reprojetado pela arquiteta Patrícia Pasquini que, apesar de pouco modificar a alvenaria do local, transformou os espaços do duplex em aconchegantes ambientes. O living foi ampliado seguindo tons de branco, preto e cinza nos móveis e revestimentos. Na varanda gourmet, o porcelanato que reproduz cimento queimado abriu espaço para tons amadeirados da madeira de demolição. Na sacada das suítes foi projetado um espaço para reunião familiar com frigobar, tv e móveis confortáveis. Ficha técnica Apartamento Tendence São Paulo, SP Designer de interiores: Patrícia Kolanian Pasquini Fotos: Luis Gomes de Souza Materiais: Porcelanato, pastilhas e revestimento cimentíceo

“Um duplex para atender uma família com filhas, cachorros e área de lazer” Patrícia Kolanian Pasquini junho-outubro 2014

51


prêmio - Patrícia Kolanian Pasquini

52

junho-outubro 2014


junho-outubro 2014

53


prêmio - Ricardo Rossi

Ebulição de sensações 54

junho-outubro 2014


“O diferencial está na ebulição de sensações: sons, luzes, água, fogo, vegetação, espelhos” Ricardo Rossi

Estúdio Gourmet Vencedor na Categoria Comercial A inspiração do arquiteto Ricardo Rossi na elaboração do Estúdio Gourmet foi baseada no desejo de criar um espaço masculino, elegante, aconchegante e integrado, dando assim várias opções simultâneas para os seus usuários. Os tons de preto, cinza, marrom e fendi transitam por todo loft, que passou por desafios especiais em sua concepção, como nivelamento do piso para melhor acesso a portadores de necessidades especiais, esconder uma grande viga no centro do espaço, criação de uma área externa com piscina e lazer, totalmente integrada à área interna do estúdio. O diferencial do projeto está na ebulição de sensações que se passam no momento em que se adentra no espaço. Ficha técnica Estúdio Gourmet Casa Cor São Paulo 2014 Arquitetura: Ricardo Rossi Fotos: Salvadore Jose Naddeo Busacca Materiais: Pastilhas Jatobá; granito Montblanc; vidros Cebrace/ Itália Vidros junho-outubro 2014

55


prĂŞmio - Ricardo Rossi

56

junho-outubro 2014


junho-outubro 2014

57


prĂŞmio - Ricardo Rossi

58

junho-outubro 2014


junho-outubro 2014

59


prêmio - Costa Marques

Local de convivência 60

junho-outubro 2014


Lounge de Entrada 2º lugar na Categoria Comercial O espaço assinado pelos arquitetos Rodrigo Costa e Alessandra Marques pode ser usado também para aguardar amigos, bater papo, relaxar, ler ou ouvir música. O ambiente possibilita agrupar várias atividades no mesmo espaço e, para torná-lo convidativo e aconchegante, foram selecionados revestimentos e mobiliários que deixam o ambiente mais gostoso, seja na área social de um edifício, hotel, ou em mesmo numa casa. A proposta traz uma combinação de cores e texturas que, com bastante delicadeza, trazem harmonia. Há alguns elementos naturais, como a cerâmica em formatos quadrados e retangulares nas paredes das extremidades do Lounge, acrescentando um toque de rusticidade ao ambiente. Ficha técnica Lounge de entrada Casa Cor São Paulo 2014 Arquitetura: Alessandra Marques e Rodrigo Costa Fotos: Rafael Renzo Materiais: Paredes cerâmica Lepri

“É um lugar que funciona como ponto de encontro de pessoas” Costa Marques junho-outubro 2014

61


prĂŞmio - Costa Marques

62

junho-outubro 2014


junho-outubro 2014

63


prĂŞmio - Daniel Kalil

Ambiente versĂĄtil 64

junho-outubro 2014


Loja Casa Cor 3º lugar na Categoria Comercial O projeto concebido pelo arquiteto Daniel Kalil foi baseado em um espaço de transição entre o caráter público de uma loja e a intimidade de uma residência, ressaltando a importância da arte em todos os momentos. O ambiente de 38 m² mistura peças retas, que traduzem o caráter formal da cidade e dos móveis aconchegantes, que lembram a intimidade do lar e a sustentabilidade também foi contemplada. O sistema de iluminação é composto por leds e lâmpadas quentes. O piso anterior foi reaproveitado e restaurado integralmente. As pastilhas cerâmicas, utilizadas nos nichos, e os revestimentos, em placas de gesso e mdf, podem ser reaproveitados, reduzindo consideravelmente a quantidade de entulho gerada. Ficha técnica Loja Casa Cor Casa Cor São Paulo 2014 Arquitetura: Daniel Kalil Fotos: Daniel Kalil Materiais: Papéis de parede da Wall Covering; piso de madeira Monet; pastilhas cerâmicas ColorMix; vidros Guardian; pendentes de cristais Swarovski

“Um espaço de transição entre loja, residência e arte” Daniel Kalil junho-outubro 2014

65


prĂŞmio - Daniel Kalil

66

junho-outubro 2014


junho-outubro 2014

67


coverings

Acelerando de novo A forte retomada no mercado americano contou com a presença de 16 empresas brasileiras de revestimentos cerâmicos na 25a Coverings, a feira mais importante para quem tem interesse nos mercados dos EUA e Canadá

C

overings, mais importante feira para o segmento de revestimentos cerâmicos do mercado norte americano, comemorou 25 anos de existência com a edição 2014, que aconteceu entre os dias 29 de abril e 2 de maio, no Las Vegas Convention Center, no estado de Nevada. O evento atraiu milhares de distribuidores, revendedores, fornecedores, especificadores e fabricantes que queriam conhecer as tendências no setor e inovações. O mercado americano contou com a participação de 16 indústrias brasileiras, promovidas pela Anfacer: Alfagres, Angelgres, Antigua, Carmelo Fior, Cecrisa, Cristofoletti, Eliane, Formigres, Incefra, Lanzi, LEF, Pamesa, Pisoforte, Cerâmica Portinari, 68

Porto Ferreira e Villagres que apresentaram seus principais lançamentos entre expositores de cerca de 50 países para revendedores e especificadores dos Estados Unidos, Canadá, América Central e Caribe. Retomada econômica “Os Estados Unidos, apesar de passarem ainda por um processo de lenta recuperação econômica, são, sem dúvida, relevantes para a indústria brasileira. Por isso, não podemos estar afastado deles, que são os maiores importadores mundiais de revestimentos. A Coverings tem sua significância pela presença de grandes players mundiais do setor,

permitindo às empresas expositoras acompanhar mais de perto seus concorrentes internacionais, bem como avaliar o comportamento do mercado mundial no setor”, apontou o superintendente da Anfacer, Antonio Carlos Kieling. O foco da participação brasileira é ampliar os mercados de produtos cerâmicos e consolidar internacionalmente as coleções fabricadas em território nacional. O objetivo também é identificar novos parceiros e oportunidades de negócios com os mercados das Américas do Norte e Central. “Se o mercado americano não fizer parte da nossa mira, qual faria? É a maior economia mundial”, diz Marcus Ramos Junior, diretor da Pamesa Brasil, indústria de parceria espanhola junho-outubro 2014


Claudio Bizzaglia e equipe do TCNA

Anfacer recebe equipe de Tiles of India, interesse no Brasil

Bart Bartiga do NTCA com colaboradores

Andrea Serri e Davide Mularoni da Del Conca EUA

Décio Scartezini da Villagres com comprador

Bob Harar, Coverings e Donato da Grosser consulting

com sede nacional em Recife: “A Coverings nos surpreendeu. Chegamos com uma expectativa muito baixa em função do câmbio desfavorável e da grande mudança de portfólio com os produtos que fizemos recentemente e simplesmente saimos com a melhor feira dos Estados Unidos da nossa história, tanto em volume quanto em faturamento e preço médio. Tivemos um grande volume de negócios com clientes da América Central e Caribe, já que imaginávamos que uma feira na costa oeste perderia parte desta clientela e colocamos nossos novos produtos em praticamente todos os nossos habituais clientes americanos, o que demonstra apetite de uma economia nitidamente junho-outubro 2014

em recuperação”, completa. Resultados positivos Até mais otimistas estavam os produtores europeus. Vittorio Borelli, presidente da Confindustria Ceramica ressaltou que o desempenho do segmento residencial cresceu cerca de 10% ano passado e a Itália obteve um crecimento 60% superior no geral. Sem citar números Pedro Riazza, diretor geral da Ascer, fez um balanço muito positivo da feira, que é a principal porta de entrada para o mercado americano, vital para os espanhóis nesse momento. Não menos otimista estava Edson Gaidzinski Jr., presidente da Anfacer, para quem o

Brasil retomou bom posicionamento e os sinais de recuperação são bem motivadores para o desenvolvimento de produtos para este mercado. Expectativas para 2015 A participação dos EUA no mercado de revestimentos cerâmicos cresceu em 2014 somando um total de 22.500 profissionais. Esse número é 22% maior do que a última edição da feira. Os principais segmentos participantes puderam realizar bons negócios, em especial varejistas, distribuidores e fabricantes. A próxima edição da Coverings será realizada de 14 a 17 de abril de 2015 em Orlando, no estado da Flórida. 69


A cerâmica passa por aqui A 12ª edição da Expo Revestir, apresentou aos mais de 50 mil visitantes o que há de novo na indústria de revestimentos cerâmicos e reuniu os principais fabricantes do país que ditaram as tendências para o ano

A

Expo Revestir continua exercendo o seu papel, desde 2003, de apresentar as tendências em acabamentos e revestimentos. Conhecida como o maior evento deste segmento no Brasil, a feira contou com cerca de 250 expositores importantes para a arquitetura e construção e o calendário da indústria cerâmica foi inaugurado com chave de ouro. Em um país que só perde para a China em consumo de revestimentos cerâmicos, as novidades do setor precisam mesmo estar em sintonia com o desejo de seus compradores. E, pelo visto nos corredores da feira, é o que vem acontecendo nesse mercado que só no ano passado vendeu 851 milhões de m² em produtos. 70

Texturas que imitam com fidelidade outros materiais, tamanhos maiores, espessuras reduzidas e impressões em alta definição. O mercado da cerâmica se movimentou nos últimos anos para, aliado ao design criar e explorar efeitos e variações. Sérgio Ruzza, coordenador de design e portfólio da Eliane complementa o assunto: “Nesta feira foi possível constatar que a inovação tecnológica atingiu um momento muito rico em relação a oferta de produtos de alto nível técnico e estético. A valorização crescente do maior tamanho das placas cerâmicas pelo mercado pode ser considerada no Brasil como uma ação recente por parte dos fabricantes sendo um expressivo indicador de qualidade

para todos os segmentos de mercado. Paralelo à esta realidade ocorre um fenômeno curioso: a consolidação de placas cerâmicas maiores reproduzindo graficamente peças de dimensões menores. Como exemplos mais evidentes podemos citar os produtos inspirados por ladrilhos hidráulicos, pela azulejaria portuguesa ou motivos florais, utilizando a técnica de patchworks. Simultaneamente, a inovação tecnológica nos empurra também para reproduções digitais impressionantemente fiéis à diversas superfícies, citando como exemplos a madeira, o cimento e as pedras”. Acompanhe os principais lançamentos de produtos que separamos por categoria para facilitar sua visita. junho-outubro 2014

fotos desta matéria: Carol Sperandio Fotografia e Divulgação

expo revestir


Pastilhas, mosaicos e peças especiais

Linha metalizada da Cerâmica Atlas

Studio Marmo investiu em reprodução de metais e madrepérola

Linha Shine da Color Mix

Pastilhas Porto Ferreira

Pastilhas pixeladas

Tijolos

Vivence Cerâmica junho-outubro 2014

Incepa Revestimentos

Linha Brick da Lepri 71


expo revestir

Madeiras

Linha Arbo HD Carvalho, da Portinari

Porcelanato esmaltado da Portobello.

Linha Ecovilla da Decortiles

Revestimento BiancogrĂŞs

CimentĂ­cios

Avant Garden da Decortiles 72

Tapeçaria HD da Portinari junho-outubro 2014


Paredes

Linhas da Gail

Linha Wall Collor da Portinari

Linha Aresta da Portobello

Patchwork e azulejaria

Grafismo na Decortiles

Linha Artwork da Incepa junho-outubro 2014

Linha BrasĂ­lia da Lanzi

A espanhola Dune 73


expo revestir

Opinião dos profissionais Brunete Fraccaroli- Arquiteta

Antonio Caramelo- Arquiteto “Visitar a Expo Revestir é sempre muito estimulante! Temos no DNA do nosso escritório a inquietude, estamos sempre pesquisando novos materiais,

Antonio Caramelo e Lazzaro Menasce no lançamento do livro Rompendo Paradigmas Culturais novas soluções, para oferecer um projeto diferenciado ao nosso cliente, e a Expo Revestir alimenta essa nossa sede de inovação se tratando de louças, metais, pisos e revestimentos cerâmicos. Vejo como umas das prin-

cipais tendências dos últimos anos a volta à beleza simples e elegante, que se reflete na busca pela reprodução de materiais naturais como: madeira, cimento, azulejo, tijolos de demolição, rochas semipreciosas e concreto. Porém a cada ano a industria tem avançado em pesquisa e tecnologia, possibilitando a reprodução cada vez mais fidedignas, hoje as peças já conseguem reproduzir veios, fibras e texturas de uma enorme gama materiais, e até simular a ação do tempo sobre eles. A Gail trouxe um sistema de piso elevado, que é instalado rapidamente, gera conforto térmico e acústico e facilita o acesso as estruturas instaladas. No final, o que prende minha atenção são soluções inteligentes e inovadoras, que permitem que a imaginação dos arquitetos voem. Tal palco me pareceu ideal para o pré-lançamento do meu livro. Encontrei amigos, clientes, parceiros, colegas de trabalho e de outras áreas ligadas à construção, com quem habitualmente troco informações, admiro e que acabam me estimulando a fazer sempre um trabalho de excelência. Este livro é a celebração da paixão que a arquitetura representa para mim e comemora meus 40 anos de carreira.”

“É sempre uma excelente experiência visitar a Expo Revestir, isso vale para qualquer profissional da área. Neste ano as novidades foram muitas, e sempre apresentadas de forma criativa e profissional. Me orgulho em dizer que ajudei a exposição a se tornar tão sólida, com as palestras iniciais de Karin Rashid e Fabio Novembre, quando na época eu era a presidente da ABD. Gostei muito das novas pastilhas da Color Mix, em especial a linha Harmony, nas cores Magma e White. Sofisticadas e refinadas, elas podem ser aplicadas com diferentes cores e criam um plano de fundo que faz uma releitura anos 50. Outra novidade incrível foram os metais dourados da Deca acompanhando a tendência do ouro no decor”.

Linha Harmony White da ColorMix

Sistema de piso elevado Gail Gean Carlo- Arquiteto da Unikdecor “Eu nunca havia estado na Expo Revestir e me encantei com as inovações tecnológicas no que se refere a texturas, espessura, resistência, dureza dos materiais e, principalmente, a grande 74

variedade de modelos de cerâmica para acabamento de interiores e exteriores, que vão do básico ao sofisticado. Destaco os revestimentos que são produzidos com vidros reciclados como da Lepri”.

Eco Pastilhas da Lepri junho-outubro 2014


Fórum Internacional de Arquitetura e Construção

Profissionais da área lotaram o auditório no último dia de fórum Em paralelo a Expo Revestir foi realizado o Fórum Internacional de Arquitetura e Construção que promoveu cinco eventos temáticos entre os 4 dias de feira. Foram mais 3.200 mil profissionais que assistiram às palestras de grandes nomes nacionais e internacionais. Para Cesar Gomes Junior, presidente da Portobello, o fórum foi uma atração de peso na edição deste ano: “O Fórum Internacional de Arquitetura e Construção merece destaque. As palestras foram de muita qualidade, atraiu público qualificado e prendeu a atenção dos mesmo. Isso faz com que esse público também visite a feira e passe pelos estandes”. Entre a programação, a grande atração foi o 12° Fórum Internacional Da Arquitetura e Construção que reuniu,

no último dia da Expo Revestir, personalidades da arquitetura europeia para o Dia do Arquiteto. O ciclo de palestras teve início com Denis Valode que falou sobre o tema Arquitetura Sustentável. Segundo ele, os projetos que desenvolve privilegiam o diálogo entre arquitetura moderna e meio ambiente, tornando um lugar ideal para as pessoas interagirem. Na sequência, Antoine Vernholes, editor-executivo da octogenária revista francesa L´Arquiteture d´Aujourd´huy ´A´A´ falou sobre a Arquitetura Brasileira Vista do Exterior. E, por fim, Alexandre Allard, empresário, que discorreu sobre os seus planos, após a compra dos 27 mil m2, do antigo Hospital Matarazzo, na capital paulista. Em seguida, aconteceu no auditório a entrega do Prêmio Saint-Gobain Habitat Sustentável.

Presidente da AsBEA, Eduardo Nardelli, durante palestra

Entrega do Prêmio Saint-Gobain Habitat Sustentável ao final do fórum junho-outubro 2014

75


fotos desta matéria: Carol Sperandio Fotografia

pavilhão italiano expo revestir

De olho no mercado brasileiro Presença ainda titubeante em anos precedentes, nesta edição da Expo Revestir a Itália trouxe algumas de suas principais estrelas, mesmo que num espaço reduzido, porém com seus agentes comerciais ávidos por destrinchar o mercado brasileiro

U

ma seleção de 15 das mais relevantes marcas do setor de revestimentos cerâmicos da Itália, formaram o Made in Italy da Expo Revestir 2014, bloco que atraiu, ao longo da semana a visita de cerca de três mil pessoas, entre arquitetos, designers de interiores, engenheiros, revendedores e profissionais de comércio internacional. Na ocasião, os italianos puderam reafirmar o porque, quando o assunto é design e sofisticação, a Itália é considerada o berço do bom gosto. Segundo Ronaldo Padovani, analista de comércio exterior do ICE – Departamento para a Promoção de Intercâmbios da Embaixada da 76

Itália, um dos promotores do Pavilhão Italiano na Revestir, a hegemonia italiana pode ser explicada pelo fato de seu design não só satisfazer as necessidades dos seus públicos, mas surpreendê-los de uma forma sensorial. “Podemos dizer que eles temperam o investimento em pesquisas e desenvolvimento, com uma boa dose de criatividade. Muitas das marcas presentes na Expo Revestir foram inclusive buscar inspiração na natureza e nos indivíduos que a habitam”, pontuou Padovani. Cristina Faedi, responsável pela Promoção e Marketing da Confindustria Ceramica, destacou os principais pontos das marcas presentes

e as novidades em tecnologia: “O principal avanço tecnológico em alta são os processos sustentáveis como maquinários que utilizam menos matéria-prima e energia, reuso de componentes em novos materiais e, também, a valorização do trabalhador na fábrica. Outro avanço que possibilita cada vez mais para a cerâmica é a impressão digital, que permite produtos refinados e variados. Um exemplo forte disso são as chamadas “madeiras cerâmicas”, tendência forte para os próximos tempos e muito bem trabalhadas e exploradas, que recriam padrões de madeira encontrados na natureza não apenas imprimindo uma junho-outubro 2014


Cristina Faedi, Lazzaro Menasce e Sergio Sassi

Sergio Barbierini, Lazzaro Menasce e Ronaldo Padovani

A Itália trouxe algumas de suas mais atualizadas tecnologias em produtos, sistemas de colocação e ferramentas de especificação imagem sobre as placas de cerâmica, mas, sobretudo, pesquisando a composições de pós, técnicas de prensagem e cozimento que trazem para a cerâmica a mesma textura e até mesmo sensação térmica da madeira.” Em relação aos produtos expostos no Pavilhão, Cristina completa: “O estilo Made in Italy é sinônimo de qualidade elevadíssima, traduzida em produtos que possuem estilo próprio e se adaptam a todos os tipos de construções. Temos um cenário interessante acontecendo com os revestimentos. Os grandes formatos, conhecido como grandes lastras, são cada vez mais requisitadas por arquijunho-outubro 2014

tetos. Estes produtos podem alcançar vários metros de comprimento e há ainda uma variação nas espessuras, que podem ser grossas ou finas. Em contrapartida, acompanhamos uma recuperação da tradição cerâmica, com a valorização dos formatos menores em decorações que saboreiam o estilo vintage. Entre as marcas, destaco a reprodução de madeiras da Sant’Agostino, muito parecidas com o produto natural. As linhas da Nuovocorso garantem a perfeição dos grandes formatos com acabamentos refinados. No caso da Tagina, o inusitado está na forma orgânica dos azulejos, que deixam o tradicional

padrão praticamente bidimensional de lado para ganhar volumes e formas, bem como técnicas de ancoragem completamente diferentes do habitual. No caso das peças da Ceramiche Piemme, observa-se que foram criados mármores com tanta naturalidade que um olho desatento tem dificuldade de diferenciar de um produto natural, além das peças metalizadas que estão em alta no mercado.” Para o ano que vem, os italianos prometem vir em maior número: “Para 2015, pensamos em ações maiores na feira brasileira, com espaços mais amplos e um número maior de participantes”, finalizou Cristina. 77


casa cor

Aposta no luxo

Lounge da Saída de Luis Pedro Scalise: homenagem ao Jockey Club

Quartos, livings, cozinhas, banheiros e jardins desenvolvidos por profissionais como Sig Bergamin, David Bastos, Brunete Fraccaroli, Léo Shehtman, Marcelo Faisal, Esther Giobbi, Jóia Bergamo, João Armentano, Murilo Lomas, Roberto Negrete

E

m sua 28ª edição com 79 ambientes apresentados por uma constelação de renomados arquitetos e decoradores, a Casa Cor privilegiou também o paisagismo que chamou a atenção, com tamareiras de mais de 40 anos, oliveiras centenárias e palmeiras tipicamente brasileiras. Realizada em seu 78

tradicional endereço no Jockey Club de São Paulo, de maio a julho deste ano, em meio à Copa do Mundo, a mais completa mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas contou com a participação de renomados profissionais, criação de ambientes inovadores, além de diversas opções

de entretenimento para toda a família. Os ambientes foram divididos em suítes, salas de almoço e jantar, livings, banheiros e jardins desenvolvidos unicamente para a ocasião que também apresentou raridades em decoração e paisagismo. Ao menos dois ambientes da mostra foram totalmente dedicados junho-outubro 2014


Adriana Giacometti em sua estréia na Casa Cor recriou um ambiente de sua família do Vêneto com uma cozinha e lavanderia que mesclam a tradição e o moderno

Praça das Oliveiras de Daniel Nunes

Fraldário e Banheiro de Roberta Rocino Ideias inusitadas como do protesto do chinês na Casa Contemporânea de Ana Maria Vieira Santos e dos livros desencapados conceito trazido de Milão por Guilherme Torres

ao evento esportivo no país. Os espaços Bar e Camarote, da arquiteta Joia Bérgamo e Arquibancada de Luana Matos e Edu Bianco. Ainda ligado ao esporte, o lounge Ayrton Senna Sempre homenageou o piloto de fórmula 1 falecido em 1994. O ambiente foi criado em parceria com o Instituto Ayrton Senna junho-outubro 2014

e teve a exposição de peças do acervo pessoal dele, como macacão, troféus, capacetes e fotos exclusivas. Assinado pelo arquiteto Leo Di Caprio, a ação faz parte do calendário das homenagens do circuito Ayrton Senna Sempre. Franquias- Embora 10% menor que

a edição passada, o Grupo Casa Cor planeja mais 10 novas mostras nos próximos cinco anos. Atualmente, são 21 franquias no Brasil e seis em países da América Latina. A expertise do grupo inclui ainda a realização de mostras segmentadas como o Casa Hotel e o Casa Office e eventos de relacionamento 79


casa cor

Loft dos Colecionadores, ambiente de Oscar Mikail utilizou materiais da Mosarte inclusive o premiado lançamento da linha Semplice de placas cerâmicas autoadesivas

Suite da Jovem de Vanessa de Barros

como o Casa Cor Stars, que apresenta nomes da arquitetura e design nacionais e internacionais. Desde 1987, a Casa Cor se consolidou como sinônimo de tendências, sofisticação, conforto e tecnologia para o bem morar. Projetos imobiliários- A Casa Cor 80

Casa ao cubo de Denise Barretto

anunciou a criação de um novo conceito imobiliário desenvolvido em parceria com o empresário Maurício Eugenio. O projeto promete levar os atributos da marca para empreendimentos imobiliários inéditos e de edição limitada em diversas cidades do Brasil. Os primeiros lançamentos devem acontecer

em 2015. Os empreendimentos com a marca serão exclusivos. Haverá somente uma edição em cada região, com autorias e conteúdo únicos, em projetos ricos em diferenciais. Voltado para a classe A, o projeto será implantado em áreas nobres e consolidadas em diversas cidades brasileiras. Foram mapeadas 70 junho-outubro 2014


Lounge Galeria de Léo Shehtman, ao lado na foto com Brunete Fraccaroli

Leo di Caprio no Lounge Ayrton Senna Sempre como parte da mostra dos 20 anos da perda do nosso maior campeão do automobilismo

Sala de Jantar e Lounge de David Bastos

Patricia Hagobian em seu Apartamento da Jovem Artista cidades com indústria imobiliária com possibilidades de receber um empreendimento desse padrão. Lançamento e operação de vendas serão tão sofisticados quanto o produto final. Os investidores terão a cobertura da curadoria da Casa Cor para acompanhar todas as fases do projeto. “Os lançamentos junho-outubro 2014

dos empreendimentos com assinatura Casa Cor serão acontecimentos sociais”, salienta Maurício Eugenio. “Os incorporadores parceiros terão a oportunidade de valorizar seu produto de forma completa, pois o consumidor já optou pela exclusividade da arquitetura.” A iniciativa é pioneira no Brasil e

reflete a tendência de grandes nomes do mercado de luxo internacional, a exemplo de empreendimentos como a Porsche Design Tower, em Miami; o Ferrari Luxury Residential, assinado pela Pininfarina em Cingapura; e os hotéis Armani, em Milão e Dubai, e Bvlgari, em Milão, Londres, Bali, Tóquio e Xangai. 81


tendências

Moda Casa 2014-2015 por Ruth Fingerhut

Evocando memórias Duas características do comportamento foram levadas em consideração: O valor das Memórias, e o valor do Conforto. Cada vez mais as pessoas valorizam suas experiências, suas histórias e se identificam com objetos, materiais que remetam a estas experiências. Não abrem mão da sensação de conforto, de se sentirem abraçadas pelo espaço que vivem. Isto é fundamental. Sendo assim 3 tendências se destacaram na Expo Revestir 2014: Natural, Patchwork e Pequenos formatos. No tema Natural, este ano, as empresas focaram na referência pedras. O tema madeira que vinha tomando conta nos 3 últimos anos, ficou em segundo plano dando lugar 82

Carol Sperandio Fotografia

N

ossa casa, nosso cantinho, nosso cenário, nosso ninho. É assim que eu enxergo a casa. E foi com este espírito que visitei a Expo Revestir 2014, que apresentou várias propostas em vários materiais para vestir este lugar que é só nosso. Percebi que existe um novo olhar que mostra um admirável mundo novo em que a ciência e a tecnologia são as forças que movem a inovação em toda a indústria do design. As empresas prezam pela qualidade no fazer e no mostrar, pois o objetivo é envolver o consumidor emocionalmente através de seus lançamentos. Uma exposição de alto padrão. Os temas apresentados, mostram um amadurecimento crescente pois neste segmento temos que pensar sim em novidades mas sem esquecer da perenidade do material oferecido.

3 tendências se destacaram na Expo Revestir 2014: Natural, Patchwork e Pequenos Formatos ao tema que sempre foi o principal na indústria cerâmica. O interessante foi o destaque dado às pedras com veios direcionados acompanhado pela valorização do formato retangular. Ambientes personalizados Patchwork – Não é novidade mas sim, confirmação. Este tema provoca as memórias levando as pessoas a uma viagem ao passado. Patchwork instiga também a customização que hoje é uma exigência do consumidor em seus projetos. Na cerâmica, quem começou a oferecer esta forma de customizar foi a Cerâmica Pavão, há mais

ou menos 10 anos. A grande indústria começou a usar este conceito há uns 5 anos utilizando o ladrilho hidráulico como referência. Fez muito sucesso e irá continuar por um bom tempo. O que chamou a atenção foram algumas empresas inovando nas referências escolhidas, como por exemplo a Portinari que usou o patchwork dos tapetes Persas, tendência forte na decoração de interiores, e a Neobambu que escolheu o tema Listras Étnicas, muito forte para 2015. Outras empresas que saíram do tema ladrilho hidráulico investiram no tema Azulejaria Portuguesa, como da Biancogres, Ceusa e outras. Pequenos notáveis Pequenos formatos – Este tema já vem sendo absorvido pelo mercado através das pastilhas. As pessoas já usam este tipo de produto para revestirem paredes inteiras ou ambientes inteiros. Agora este conceito na cerâmica aparece com força para interiores. O destaque em relação a formato está para os retangulares e hexagonais. Brilho e fosco No tema pastilhas a feira apresentou várias propostas, mas duas ficaram em evidência: Coleção Milenium – pastilhas 1x1 com a valorização de misturar brilho e fosco. Coleção Art Deco – pastilhas em metal com destaque da cor preta apontada pelos arquitetos como referência para 2015. As duas coleções da Portodesign. Estes foram os destaques em tendências da Expo Revestir 2014. junho-outubro 2014


 

           



!"#

$  %%

 

 

  

         

     

  


FREE TICKET ONLINE

www.cersaie.it/onlinebooth

ARMANDO TESTA

Valentina Algeri for Cersaie 2014 Civica Scuola Arte & Messaggio Milan - Visual Design

22-26 SEPTEMBER 2014 www.cersaie.it

Organized by EDI.CER. spa

Promoted by CONFINDUSTRIA CERAMICA

In collaboration with

Show Management: PROMOS srl - P.O. Box 37 - 40050 CENTERGROSS BOLOGNA (Italy) - Tel. +39.051.6646000 - Fax +39.051.862514 Press Office: EDI.CER. spa - Viale Monte Santo 40 - 41049 SASSUOLO MO (Italy) - Tel. +39.0536.804585 - Fax +39.0536.806510

Revista TILE Brasil ed 02-2014  

Prêmio TILE Brasil Projeto com Cerâmica categoria FACHADAS - Antonio Caramelo Vasques RESIDENCIAL-Maria Aparecida Ruggieri COMERCIAL-Ricardo...

Revista TILE Brasil ed 02-2014  

Prêmio TILE Brasil Projeto com Cerâmica categoria FACHADAS - Antonio Caramelo Vasques RESIDENCIAL-Maria Aparecida Ruggieri COMERCIAL-Ricardo...

Advertisement