Page 1

Boletim da Biblioteca

Novidades Agrupamento Escolas de Nelas

Ano II Edição V

2010/2011


Novidades--DVD Colecção: Sherlock Holmes São 12 livros, com 34 histórias, todas elas sobre o mais famoso detective de sempre, Sherlock Holmes, a brilhante criação de Sir Arthur Conan Doyle. 2º Livro : O Problema Final * O Paciente Internado * O Enigma do Resgate * O Corcunda 8º Livro : Um Estudo Vermelho 10º Livro: Charles Augustus Milverton * O Atleta Desaparecido * A Granja da Abadia

DVD: Odisseia

Após a Guerra de Tróia, o herói Ulisses, vitorioso, empreende uma longa e perigosa jornada de volta à Grécia, na qual tem que enfrentar inimigos, monstros mitológicos e as provas dos deuses, para retornar aos braços de sua esposa Penélope. Adaptação do poema clássico de Homero.

DVD:Separados de Fresco

Vince Vaughn e Jennifer Aniston protagonizam Separados de Fresco, que começa onde a maioria das comédias românticas acaba - no preciso momento em que cada um está a dar com o outro em doido! Esticando a corda até ao ponto de ruptura, depois da última discussão acabada em "Mas porque é que não és capaz de fazer este mínimo por mim?", Brooke (Aniston) decide acabar tudo com Gary (Vaughn). O que se segue é uma hilariante sucessão de curas, tácticas de guerra, cenas e golpes baixos - todos encorajados pelos ex-amigos do casal, confidente... e até mesmo por aquele tipo que não se conhece de lado nenhum! Quando nenhum dos "ex's" faz a mínima tenção de sair do apartamento que partilham, a única solução é continuarem a viver como dois companheiros de casa rivais até que o outro ceda!


Na B.E. aconteceu...

Novidades RELIGIÕES DO MUNDO Circulo de Leitores Compreender o que move as pessoas pelo mundo. Em que acreditam? Que religiões professam? Qual a sua dimensão de sagrado? Quais a suas figuras e valores de referência? Opta-se, nesta magnífica colecção ilustrada, pela simplicidade de resposta. Buscando a origem, características e ligações a outra religiões e crenças, descobre a base das grandes doutrinas monoteístas – o Judaísmo, Cristianismo, o Islamismo –, mas também do Budismo e do Hinduísmo

TRANSFORME-SE NUM GÉNIO

O cérebro nunca pára. A preguiça e dormência mental podem ser combatidas como combatemos a falta de exercício físico. Descubra como o melhor alimento para uma mente sã é o desafio mental, a prática (...)

Estádios Europeus de Futebol

Detalhes sobre os Estádios do Campeonato do Mundo de Futebol de 2006 - Munique, Dortmund, Frankfurt, Hamburgo, Hannover, Berlim, Kaiserslautern, Colónia, Nuremberga, Leipzig, Gelsenkirchen e Estugarda. Os principais estádios de futebol da Europa: Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Escócia, Espanha, Inglaterra, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Israel, Itália, Jugoslávia, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia, Suécia, Suíça, Turquia e Ucrânia.


Novidades--DVD Pantaleão e as Visitadoras

Baseado em factos verídicos, Pantaleão e as Visitadoras é um romance engenhoso, divertido e sarcástico que põe em evidência a outra face de um sistema a partir das suas próprias raízes, deixando entrever o funcionamento ambivalente de uma instituição. Publicada em 1973 e adaptada ao cinema, Pantaleão e as Visitadoras é uma das obras mais populares e divertidas de Mario Vargas Llosa. Pantaleão Pantoja, um oficial do exército com uma folha de serviços irrepreensível, enfrenta a missão mais arriscada da sua vida: organizar, dentro do mais absoluto sigilo militar, um serviço de prostitutas para aplacar as necessidades das Forças Armadas do Peru isoladas na selva amazónica. Rigoroso cumpridor do dever, Pantoja muda-se para Iquitos para levar a cabo esta missão, mantendo-se afastado dos demais militares, vestindo à civil e, sobretudo, sem nada revelar à mãe e à mulher. No entanto, em pouco tempo, o que era uma missão discreta transforma-se no maior empreendimento de prostitutas do país, virando do avesso a vida de Iquitos e do próprio Pantaleão, que, como se não bastassem os problemas familiares, se verá envolvido com uma bela e insinuante «visitadora», acabando por pôr em perigo a sua tarefa.

O Anjo Branco

A vida de José Branco mudou no dia em que entrou naquela aldeia perdida no coração de África e se deparou com o terrível segredo. O médico tinha ido viver na década de 60 do século XX para Moçambique, onde, confrontado com inúmeros problemas sanitários, teve uma ideia revolucionária: criar o Serviço Médico Aéreo. No seu pequeno avião, José cruza diariamente um vasto território para levar ajuda aos recantos mais longínquos da província. O seu trabalho depressa atrai as atenções e o médico que chega do céu vestido de branco transforma-se numa lenda no mato. Chamam-lhe o Anjo Branco. Mas a guerra colonial rebenta e um dia, no decurso de mais uma missão sanitária, José cruza-se com aquele que se vai tornar o mais aterrador segredo de Portugal no Ultramar.

O Véu Pintado

Kitty sente-se prisioneira de um casamento infeliz e de um estilo de vida que está longe de ser aquele com que sempre sonhou. Sem que tivesse obtido a notoriedade social que desejava, e afastada do seu país e da família devido à profissão do marido – bacteriologista destacado para Hong Kong –, a jovem acaba por encontrar algum consolo numa relação extraconjugal. Mas a traição acaba por ser descoberta pelo marido, que leva a cabo uma estranha e terrível vingança… Em O Véu Pintado, Somerset Maugham faz, através da história do acordar espiritual da adorável e fútil Kitty Fane, uma extraordinária caracterização da presença britânica na China, e apresenta-nos, como é seu apanágio, uma admirável galeria de personagens.

Uma Segunda Juventude

Dominic Matei é um professor de linguística com 70 anos. Fulminado por um relâmpago, sobrevive miraculosamente. No hospital, enquanto recupera, os médicos assistem, com incredulidade, ao rejuvenescimento físico do professor. O rejuvenescimento físico é acompanhado por um desenvolvimento intelectual inexplicável que chama a atenção de cientistas nazis, obrigando o professor a exilar-se. Em fuga, Dominic reencontra Laura - o amor da sua vida - e luta para terminar a sua tese sobre as origens da linguagem humana. Mas quando a sua pesquisa põe em perigo Laura, Dominic é forçado a fazer uma escolha entre o trabalho de uma vida e o seu grande amor.


Novidades DVD:O Olho

Com Jessica Alba (SIN CITY - A CIDADE DO PECADO; QUARTETO FANTÁSTICO) no principal papel, O OLHO é um remake de um popular filme de terror de Hong Kong que explora as fronteiras entre a percepção e a realidade. Sydney Wells (Jessica Alba) é uma talentosa e independente violinista de Los Angeles que ficou cega num acidente de infância. Após a operação de transplante de córnea pela qual esperou a vida inteira, começa a ter visões inexplicáveis. Farão as visões parte do processo de adaptação? Serão apenas fruto da sua imaginação? Ou serão algo terrivelmente real? Quando a sua família e amigos começam a duvidar da sua sanidade, Sydney decide descobrir quem foi o seu dador, pois está convencida que foi alguém que abriu uma porta para um mundo tenebroso que agora apenas ela consegue ver.

DVD:Ciclopes

É o auge do Império Romano, época de poderosos gladiadores e mulheres deslumbrantes. Um monstro ciclope, com um só olho, mata sem piedade os tolos que ousam entrar na floresta. O corrupto Imperador Tibério tem um plano para satisfazer a sede de sangue do seu povo: capturar a criatura, libertá-la na arena e fazê-la lutar com os escravos. Mas entre os prisioneiros está também o seu general mais forte, Marcus, injustamente condenado. A batalha suprema entre o homem e a besta está prestes a começar…

Para além dos Bosques Profundos (Crónicas do Abismo)

Abandonado à nascença nos perigosos Bosques Profundos, Twig foi criado por uma família de trolls do bosque. Numa noite fria, Twig faz o que nunca nenhum troll do bosque tinha feito: desviase do trilho. Assim começa uma aventura empolgante que levará Twig através de um mundo de pesadelos, habitado por duendes, feras sanguinárias e árvores carnívoras. Um único desejo impele Twig a enfrentar todos os perigos: a ânsia de descobrir a sua verdadeira identidade e o seu destino...

Meia-Noite Sobre Sanctaphrax (Crónicas do Abismo)

Longe, no céu aberto, a Mãe Tempestade, a mais temida de todas no Mundo do Abismo, fervilha. Varrendo o Mundo do Abismo, tem de alcançar a nascente do rio Águas do Abismo, para dar nova vida à terra. No seu caminho, contudo, está Sanctaphrax, uma cidade magnífica construída num rochedo flutuante e ligada à terra por meio de uma corrente. Só Twig, um jovem pirata celeste que se atreveu a navegar sobre o Abismo, sabe do perigo que se aproxima. Mas a ousada viagem destrói o navio celeste, dispersando toda a tripulação pelos Bosques Profundos e para além deles, e deixando Twig sem memória. O terceiro título das Crónicas do Abismo, uma espectacular fantasia, com ilustrações fantásticas e um leque de personagens criadas com grande imaginação.


ESCOLA

ACTIVA

A A I G

ESCOLA

ACTIVA

F to digital Original

Foto Manipulada

GABINETE de APOIO e

INFORMAÇÃO ao ALUNO HORÁRIO

3ª Feira - Ana Cristina Ana Lemos

- 10:00 - 11:00 h. - 12:00 - 13:30 h.

4ª Feira - Fátima Almeida - 9:30 - 10:00 h. Fátima Almeida -10:30 - 11:15 h. Ana Lemos - 1:00 - 13:00 h. 5ª Feira - Ana Cristina

- 10:00 - 11:00 h.

6ª Feira - Pedro Varandas - 10:00 -13:00 h.

Curso Profissional de Técnico de Design Gráfico;Oficina gráfica;FotoDigital;12ºAnoTurmaC


Novidades--DVD

Novidades “O Mund Geométric ” Peça de Fantoches

Representada pelos alunos do 9º ano da turma B 24 de Maio de 2011

10h 30 às 11h 30 - 1ª Sessão 14h 30 às 15h 30 - 2ª Sessão Destinatários - Alunos do 1º ciclo do ensino básico

Dentes de Rato (PNL)

Dentes de Rato é uma quase autobiografia, levemente ficcionada, dos tempos de infância de Agustina Bessa Luís. Pela voz de Lourença, surgem as memórias familiares e as aventuras próprias da infância.

A rapariga que roubava livros (PNL) Promotora - Professora Ana Cristina Coelho

Sala Multiusos da Câmara Municipal de Nelas

ESCOLA SECUNDÁRIA DE NELAS

Quando a morte nos conta uma história temos todo o interesse em escutá-la. Assumindo o papel de narrador em A Rapariga Que Roubava Livros, vamos ao seu encontro na Alemanha, por ocasião da segunda guerra mundial, onde ela tem uma função muito activa na recolha de almas vítimas do conflito. E é por esta altura que se cruza pela segunda vez com Liesel, uma menina de nove anos de idade, entregue para adopção, que já tinha passado pelos olhos da morte no funeral do seu pequeno irmão.

Contos Fantásticos (PNL)

DVD: Pinóquio

Uma envolvente história baseada na mais famosa fábula de todo mundo. Pinóquio é um boneco de madeira construído por Gepetto, um pobre e solitário carpinteiro de bom coração, que se torna uma criança de verdade através da magia da Fada Azul. Após ganhar vida, Pinóquio então começa a aprender sobre o mundo e a descobrir todas as suas belezas e contradições. Uma cativante história sobre pai e filho, que irão embarcar numa aventura por lugares maravilhosos. Um conto de fadas que se tornará realidade.

Edgar Allan Poe (Boston, 19 de Janeiro de 1809 — Baltimore, 7 de Outubro de 1849) foi escritor, poeta, romancista, crítico literário. Poe é considerado, juntamente com Jules Verne, um dos precursores das literaturas de ficção científica e fantástica modernas e é reconhecidamente um dos pais da literatura policial. Neste volume reúnem-se onze das mais marcantes histórias fantásticas do mestre fundador do estilo e que mais tarde, pela mão de Baudelaire, influenciaram toda a Europa e o resto do mundo. Sobrenatural e terror num conjunto de clássicos. Incontornável.


Novidades Estórias Abensonhadas (PNL)

Depois de Terra Sonâmbula, estas Estórias fazem regressar o imaginário moçambicano pela mão de Mia Couto. Se o romance deste autor moçambicano nos transportou para o universo trágico da guerra, estas breves histórias são flagrantes do renascer do país, depois da assinatura do Acordo de Paz. Reúnem-se aqui contos, alguns já publicados em jornal, em que se inscreve o mesmo estilo e a mesma capacidade de sonhar já consagrados em anteriores obras (Vozes Anoitecidas, Cronicando, Cada Homem é uma Raça, Terra Sonâmbula). Os contos já publicados foram, no entanto, revistos e alterados para publicação em livro. Em todas as estórias se reconhece o trabalho profundamente pessoal de recriação da linguagem, o aproveitamento literário da fala popular moçambicana e o pleno exercício da poesia.

Terríveis Matemáticas, Alice no País dos Números (PNL)

Alice detesta as matemáticas e considera que não servem para nada. Um dia, enquanto está a estudar num parque, um estranho indivíduo convida-a a dar uma volta pelo País dos Números.

Novidades-DVD DVD:De Malas Aviadas

Lucy Hill (Renée Zellweger) é uma jovem e ambiciosa executiva a viver em Miami. Ela adora os seus sapatos, adora os seus carros e adora subir na carreira. Quando lhe é oferecida uma colocação temporária, no meio de lado nenhum, para reestruturar uma fábrica, atira-se de cabeça, sabendo que a pode esperar uma boa promoção. Mas o que começou por ser uma mera tarefa profissional acaba por se tornar uma experiência capaz de mudar uma vida, quando Lucy descobre não só o grande sentido para a sua vida como, inesperadamente, o homem dos seus sonhos (Harry Connick, Jr.).

DVD:Good, um homem bom

Professor alemão de literatura nos anos 30, Halder explora as circunstâncias da sua vida pessoal num romance no qual defende compassivamente a eutanásia. Quando o livro é subitamente inscrito numa lista de apoio à propaganda do Governo, Halder vê a sua carreira ascender numa corrente de nacionalismo e prosperidade. Decisões aparentemente inconsequentes levam a escolhas que levam a mais escolhas... com eventuais efeitos devastadores.

DVD: Houdini - o último grande Mágico

Em 1926, Harry Houdini - mágico e escapista - é o maior artista do mundo e o público reúne-se para assistir avidamente às suas proezas. Determinado em desmascarar falsos videntes e charlatães, Houdini propõe oferecer 10 mil dólares a quem conseguir comunicar com a sua defunta mãe. Quando Mary, uma misteriosa e deslumbrante impostora (Catherine Zeta-Jones), aceita o desafio, Houdini não tem dúvidas de que se trata de burla. Mas à medida que o mágico vai convivendo com Mary, vai sucumbindo ao seu charme, acabando refém dos seus próprios sentimentos. Conseguirá o maior escapista do mundo libertar-se da força do amor? Este será o desafio mais arriscado da sua carreira.


DVD: Até que me encontrou…

April Epner (Helen Hunt) é uma professora nova-iorquina que sonha ter uma criança. As probabilidades de tal acontecer diminuem quando o seu marido, Ben (Matthew Broderick), decide sair de casa e a sua mãe adoptiva morre. Ao mesmo tempo, a mãe biológica de April, uma excêntrica apresentadora de televisão (Bette Midler), decide aparecer e April apaixona-se por Frank (Colin Firth), um homem novo na sua vida. Tudo o que April quer é uma criança, mas todos têm uma palavra a dizer. A vencedora de um Óscar, Helen Hunt, estreia-se na realização com este filme que adapta o best-seller de Elinor Lipman. No elenco, destacam-se a própria Helen Hunt, Colin Firth, Bette Midler, Matthew Broderick e ainda o escritor Salman Rushdie (num papel muito especial).

DVD: O Segredo

Rhonda Byrne descobriu que a maioria das pessoas que têm ou tiveram sucesso conhecia um grande segredo, e dá exemplos que vão desde Einstein a Galileu Galilei. A partir dessa descoberta, ela foi procurar pessoas que actualmente conhecessem o Segredo e vivessem de acordo com ele (como, por exemplo, o autor de Conversas com Deus ou o autor de Os Homens São de Marte e as Mulheres de Vénus). Falou com elas, entrevistou-as, e, através do testemunho delas, vai explicando, no livro A Lei da Atracção: nós atraímos aquilo que queremos atrair e, se queremos atrair o sucesso, conseguimos atrair o sucesso. Na origem do livro está um documentário feito para a televisão australiana que se tornou num sucesso global - é, presentemente, o DVD mais vendido em todo mundo, e mesmo em Portugal.

MAIO CORAÇ Ã

Novidades-DVD

mês do

ESCOLA

Viva

agrupamento escolas de nelas

higieneesegurançanotrabalho

agrupamento escolas de nelas

higieneesegurançanotrabalho

Acidente de trabalho é toda a ocorrência que se verifique no local e no período de trabalho, produzindo lesão corporal, perturbação funcional ou doença de que resulte redução na capacidade de executar tarefas, ou de auferir salário, ou a morte.

diganãoaosacidentes curso profissional técnico de design gráfico

escola secundária de nelas

agrupamento escolas de nelas

higieneesegurançanotrabalho

A Higiene do Trabalho está relacionada com as condições ambientais de trabalho que asseguram a saúde física e mental e com as condições de bem-estar das pessoas. Do ponto de vista de saúde física, o local de trabalho constitui a área de acção da higiene do trabalho, envolvendo aspectos ligados à exposição do organismo humano a agentes externos como ruído, ar, temperatura, humidade, luminosidade e equipamentos de trabalho. Assim, um ambiente saudável de trabalho deve envolver condições ambientais físicas que atcuem positivamente sobre todos os órgãos dos sentidos humanos, como visão, audição, tacto, olfato, e paladar. Do ponto de vista de saúde mental, o ambiente de trabalho deve envolver condições psicológicas e sociológicas saudáveis e que actuem positivamente sobre o comportamento das pessoas, evitando impactos emocionais como o stress.

mantenhaolocaldetrabalholimpo curso profissional técnico de design gráfico

escola secundária de nelas

eviteoruído...proteja-se! curso profissional técnico de design gráfico

escola secundária de nelas


Novidades Teatro Educação Sexual Leandro rei da Helíria (PNL)

Esta peça de teatro para crianças e jovens (com um enredo em muitos aspectos semelhante ao de "Rei Lear", de Shakespeare) foi buscar a sua base a uma narrativa popular. Um pai decide repartir o reino pelas filhas e põe-nas à prova, acabando, contudo, por deserdar a mais nova. Esta vem a revelar-se, afinal, a única que era merecedora da sua generosidade. Vítima do próprio orgulho e castigado pela sua cegueira, o rei expia as culpas mergulhando na miséria, até ser finalmente salvo e perdoado pela filha mais nova entretanto reencontrada.

Os herdeiros da Lua de Joana (PNL)

A partir do livro A Lua de Joana, escreveu Maria Teresa Maia Gonzalez esta peça de teatro onde vamos encontrar as suas personagens no momento do luto pela perda irreparável que sofrera. Confrontam-se entre si, transmitindo uma advertência contra o uso de drogas que é cada vez mais importante nos tempos que correm. Se gostaste de A Lua de Joana, não vais querer deixar de ler este livro. A Lua de Joana é um dos maiores sucessos de sempre na literatura juvenil portuguesa, tendo vendido mais de 300 000 exemplares até ao momento. A sua leitura por centenas de milhares de jovens, pais e professores do país impôs a escrita pela autora desta peça, possibilitando assim que muitos deles a encenem e possam, como no livro, debater e prevenir o uso das drogas.

Um manual indispensável para os pais aprenderem a conversar com os filhos sobre o corpo, o sexo e os relacionamentos. A Dra. Laura Berman, uma conceituada terapeuta e educadora americana, apresenta, neste livro, informações fáceis de transmitir, questões apropriadas e meios de iniciar conversas que os pais terão de ter com os filhos, de maneira a apoiá-los no seu desenvolvimento sexual.

Dislexia, cadernos de reeducação pedagógica nº 4 e 6

Quarto livro de uma colecção de seis títulos, destinados a crianças e jovens dos 5 aos 16 anos. Exercícios para desenvolver os domínios perceptivo, linguístico e psicomotor, o que permitirá à criança ou jovem melhorar substancialmente o seu desempenho na leitura e escrita, portanto, o seu rendimento escolar. Em simultâneo, os pais e educadores poderão acompanhar e monitorizar o progresso do seu educando. Um contributo para a superação das dificuldades em áreas desenvolvimentais básicas que constituem pré-competências das exigências simbólicas da escolaridade. Potenciam-se as aprendizagens das crianças e adolescentes com dislexia, promove-se a sua autoestima e alento para continuarem o esforço nos seus estudos.

Compreender a Síndroma de Asperger

É uma obra fundamental para professores, psicólogos, outros profissionais educativos e pais de crianças com esta desordem. Trata-se de um guia claro e conciso de práticas eficazes para a sala de aula, em contextos escolares regulares ou outros ambientes educacionais. Este livro delineia as dificuldades subjacentes e as respectivas implicações educativas, oferecendo orientação na avaliação e diagnóstico. Para além disso, fornece estratégias para uma intervenção efectiva e reflecte sobre os desafios comportamentais introduzidos pelas crianças com síndroma de Asperger.


Novidades O Homem Sem Sombra

Imagina que a tua sombra descola dos teus pés e vai à vida. Que situação mais desagradável para ti, sem sombra por companhia. Mas, tempos depois, ela volta. Ganhou corpo e propõe-te um contrato escandaloso. Estarias tu na disposição de trocar de papéis com ela, para passares a ser tu a sombra da tua antiga sombra? Ainda por cima, arrebata-te a tua paixão secreta. Ai que isto não fica assim! Está-se mesmo a ver que vai tudo acabar em duelo, e dos renhidos...

Livro Este livro elege como cenário a extraordinária saga da emigração portuguesa

para França contada através de uma galeria de personagens inesquecíveis e da escrita luminosa de José Luís Peixoto. Entre uma vila do interior de Portugal e Paris, entre a cultura popular e as mais altas referências da literatura universal, revelam-se os sinais de um passado que levou milhares de portugueses à procura de melhores condições e de um futuro com dupla nacionalidade. Avassalador e marcante, Livro expõe a poderosa magnitude do sonho e a crueza irónica, terna ou grotesca da realidade. Através de histórias de vida, encontros e despedidas, os leitores de Livro são conduzidos a um final desconcertante onde se ultrapassam fronteiras da literatura.

Uma Noite na Biblioteca

Jean-Christophe Bailly nasceu em 1949, em Paris. Doutorado em filosofia, ensina actualmente na École Nationale Supérieure de la Nature et du Paysage, em Blois, e colabora com o Centre Dramatique National de Montreuil. Para além de dramaturgo, é autor de ensaio, poesia e de monografias de artistas contemporâneos. Foi director de colecções nas editoras Hazan e Christian Bourgois. Uma Noite na Biblioteca estreou numa tradução italiana, em 1999, na Biblioteca Palatina, em Parma, sendo representada também na Biblioteca Angelica, em Roma. Posteriormente, estreou a versão original francesa na Bibliothèque Municipale de Dijon e, mais tarde, a tradução russa, na Biblioteca de Saratov. A presente tradução segue a edição francesa representada em 2005, pelo Centre Dramatique National de Montreuil, na Bibliothèque Historique de la Ville de Paris.


Novidades As Mulheres de Hitler

Quero ser outro (PNL)

Alexandre estava farto da escola, farto da família, farto da rapariga que o persegue e de quem não gosta, farto da paixão pela rapariga de quem gosta e que não gosta dele, farto de si próprio. Uma noite, nas Docas, encontra um rapaz muito parecido com ele que lhe diz andar embarcado ao serviço de um milionário e estar farto do patrão, das viagens constantes e de ver só mar dias seguidos. Resolvem então trocar de identidades por um mês e partem para a grande aventura de ser outro.

Diário cruzado de João e Joana (PNL)

João e Joana conhecem-se desde sempre, têm uma relação muito profunda e o hábito de contarem tudo um ao outro. Nas férias grandes separaram-se mas mantiveram a conversa à distância. E a conversa tornou-se especialíssima, porque ambos viveram experiências fortes. «O grande êxito da noite foi o lançamento de uma música que tem todas as condições para se tornar indispensável nas festas de aldeia, e não só. O refrão é assim: Ó cobra surucucu / pica em todo o lado / menos no cusurucucu. Toda a gente se pôs a dar ao rabo, a rir e a cantar em coro. Sabes o que eu fiz? [...]» João «Só não te contei antes porque me foi difícil enfrentar o problema. Tentei iludir-me, pensei que eram fantasias, mas o caso agravou-se e já não é possível ignorá-lo. Preciso imenso de desabafar, vou direita ao assunto [...].» Joana

Um perverso impotente? Sadomasoquista? Tirano narcisista? Homossexual, como o afirmam alguns historiadores? O que se sabe exactamente da vida sentimental de um homem responsável pela morte de milhões de outros? E que nos pode revelar ela sobre a sua obra de destruição? Assim sendo, as relações que teve com a camarada de partido Jenny Haug e, depois, com Friedelind Wagner, Unity Mitford ou Maria Reiter, visariam elas apenas o comércio íntimo? Quanto a Winifred Wagner e a Leni Riefenstahl, apesar de lhe não terem trazido a plenitude amorosa, não terão elas contribuído para a ascensão de Hitler, ao responderem à sua voraz necessidade de admiração? Da funesta paixão de Hitler pela sobrinha, Geli Raubal, levada ao suicídio com a idade de 23 anos, ao casamento tardio com Eva Braun, François Delpla autopsia uma vida amorosa que poderia ter sido muito comum se não tivesse sido tão casta. Questionando o mito do «Führer viril», o cerne da propaganda nazi, o autor delineia o retrato de um homem perseguido pelos seus fantasmas, encorajado pela adesão das mulheres que se entregaram ao arriscado jogo da tentação...


Sabias que: A Lisa Simpson é inteligente, bonita e gosta de ler.

MA IO CORAÇ Ã

Novidades

mês do

Segue-lhe o exemplo!

O romance de Rita R. (PNL)

Um computador portátil usado a preço irresistível. Não resisti. Só passados dias o liguei. Estava a transbordar de documentos! Não abri nem um. Se encontrasse um diário também não o leria. Eu tenho princípios. Tentei encontrar o vendedor, sem resultado. Que fazer? Não tinha alternativa: ouvi o áudio-diário da Rita. Era um diário típico de uma adolescente. Li também as receitas, as tentativas de escrever um romance, olhei para as fotografias, li os e-mails. E o pequeno mundo que me apareceu à frente era sólido e completo. Enviei tudo ao meu editor. Com dificuldade, consegui convencê-lo de que, desta vez, a ficção era uma história real, realmente contada pela sua protagonista. Tenho a esperança de um dia vir a conhecer pessoalmente a Rita R.

Um Pai de Filme

(do autor de O Carteiro de Pablo Neruda) Numa aldeia decadente e remota do Chile, onde uma simples ida ao cinema ou ao bordel implica uma viagem num velho comboio, também ele em vias de extinção, vive, com a sua mãe, um jovem professor primário cheio de sonhos literários e o natural desejo de encontrar o amor e descobrir o sexo. Nesse microcosmos, personagens magistralmente retratadas pelo autor vivem as suas vidas modestas, mas nem por isso desprovidas de sentimentos e ambições - a sua mãe, Cristián, o padeiro e grande amigo do seu pai, um francês que se foi embora da terra no próprio dia em que o mestre-escola, concluído o seu curso, regressava, as atraentes e casadoiras irmãs Gutiérrez, irmãs do seu aluno Augusto, um jovem de 15 anos, obcecado pelo desejo de perder a virgindade e ir pela primeira vez para a cama com uma mulher, outros alunos e uma prostituta que gosta de Geografia. Sem nada que o fizesse prever, aparece também Emílio, comme Zola, um bebé, filho ilegítimo do seu pai. A acção é breve, mas intensa, e no final, Jacques, o professor, mais


Biografia Pedro Seromenho “No dia em que descobri este novo imaginário, redescobri-me por completo. Não fazia ideia do enorme prazer que é comunicar com o público jovem. De facto, são eles que me exigem uma escrita mais criativa e também sensorial. E o resto é fácil. É sonhar.”

Pedro Seromenho

Pedro Seromenho Rocha, de nacionalidade portuguesa, nasceu sob a constelação de gémeos em 1975, na cidade de Salisbúria (Harare), República do Zimbabué. Com apenas dois anos de idade fixou-se em Tavira e mais tarde em Braga, onde reside actualmente. Embora se tenha formado em Economia, desde muito cedo demonstrou excepcionais apetências pelo universo da escrita e da pintura, colaborando em inúmeras publicações e exposições como escritor e ilustrador. Com o lançamento do romance “A Nascente de Tinta”, o autor dá finalmente os seus primeiros passos num mundo de sonho e de imaginação que está ao alcance das crianças e dos adultos. Trata-se do início de uma longa caminhada que, prevendo-se ora difícil ora gratificante, será sempre levada a cabo com prazer. Aliás, como o próprio autor adianta, este é o único caminho a tomar.

Boletim 5ª edição  

Biblioteca da ESN

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you