Page 1

FAQs


O que é o B-learning?

Um curso em b-learning (blended learning) é um curso desenvolvido essencialmente através da Internet, não obstante, existem algumas sessões que decorrem em ambientes presenciais com o objectivo de promover um acompanhamento mais personalizado do processo de aprendizagem. Este regime permite uma integração pessoal entre os participantes, desenvolve dinâmicas colectivas, com consequente troca de experiências. Está em sintonia com os ritmos e disponibilidades individuais onde cada aluno tem possibilidade de gerir o tempo necessário para dedicar ao curso.


O que significa sessões sincronas e assíncronas?

Uma sessão síncrona caracteriza-se pela presença simultânea na Internet do professor e dos alunos, utilizando para o efeito o chat, a vídeo-conferência, web- conferência, ou outro meio de comunicação web. Estas sessões servem especialmente para o esclarecimento de dúvidas e auxilio no desenvolvimento dos trabalhos em curso. Uma sessão assíncrona caracteriza-se pela interacção entre o professor e os alunos mas de um modo desfasado no tempo, ou seja não exige a presença simultânea no ambiente web. Estas sessões utilizando tecnologias como o e-mail, os fóruns, os wikis ou outros.


Terei de participar em todas as sessões síncronas?

Não. Como em qualquer outro processo de ensino/aprendizagem, não há obrigatoriedade de assistir a todas as sessões. Aconselha-se, no entanto, a participação activa no maior número possível de sessões síncronas.


Qual o horário das sessões presenciais e síncronas?

As sessões presenciais ocorrerão à sexta-feira à noite e ao sábado, em horário a definir, com uma cadência de 3 em 3 semanas. O horário e a frequência das sessões síncronas serão acordados com o docente de cada unidade curricular.


Qual a plataforma digital que será mais utilizada?

A plataforma digital a utilizar é o MOODLE que já se encontra em utilização nos tradicionais cursos oferecidos pelo ISCAP. Esta utilização beneficia de um constante apoio técnico oferecido pela equipa do PAOL – Unidade de Ensino em Educação.


Poderei candidatar-me a este curso?

Sim. Se possui uma licenciatura ou um grau académico equivalente legalmente aceite, pode candidatar-se a esta Pós-Graduação.


Que características deverá ter o meu computador?

Qualquer tipo de computador com acesso à Internet. Deve possuir algum espaço em disco disponível para, eventualmente, poder instalar algumas aplicações. É recomendado um acesso à Internet utilizando tecnologia de banda larga.


Que vantagens terei com a frequência da PósGraduação em Tecnologias da Comunicação?

Uma vez Pós-graduado em Tecnologias da Comunicação terá adquirido competências para produzir conteúdos e comunicar de forma eficiente na web, recorrendo às mais recentes tecnologias. Poderá assumir um papel preponderante na comunicação digital na organização, empresa, escola ou outra instituição na qual desempenha funções. A utilização facilitada das tecnologias potenciará o desempenho e a visibilidade da sua actividade diária.


FAQS  

pos graduaçao em tecnologias da comunicaçao em regime blearning iscap