Issuu on Google+

#3

NOV.12

, o H

Ho,

Ho!

stรก chegando... e l a t a N O


CURTIÇÃO

Que tal fazer a

2

O QUE VOCÊ ACHA DE SE DIVERTIR COM SEUS PAIS E PREPARAR UMA DELICIOSA RECEITA PARA A FAMÍLIA? É UMA ÓTIMA BRINCADEIRA E VOCÊ AINDA VAI APRENDER A ESCOLHER OS INGREDIENTES, CONHECER OS ALIMENTOS MAIS SAUDÁVEIS E ATÉ PREPARAR SEU LANCHE DA ESCOLA. ESCOLHEMOS DOIS LIVROS MUITO LEGAIS QUE VÃO AJUDAR VOCÊ NESSA ATIVIDADE. VAMOS LÁ?

Prato do dia para as crianças NESSE LIVRO, VOCÊ VAI ENCONTRAR SUGESTÕES DE CARDÁPIO PARA A CASA E PARA O LANCHE NA ESCOLA. ELABORADAS PELA CHEF CARIOCA TIÇA MAGALHÃES, AS RECEITAS FORAM ESCOLHIDAS PARA QUE TODOS DA FAMÍLIA POSSAM COZINHAR JUNTOS. TUDO É LEVE, SABOROSO E COM O MÍNIMO POSSÍVEL DE GORDURA. APRENDA A FAZER UM DELICIOSO PAVÊ DE CHOCOLATE, ALÉM DE SUCOS E MOLHOS PARA SALADAS. NÃO DEIXE DE EXPERIMENTAR OUTRAS RECEITAS QUE A AUTORA COSTUMAVA PREPARAR COM SEU FILHO. EDITORA PAZ E TERRA - R$ 39,00


farra na cozinha?

3

Minhas aulas de culinária SE VOCÊ QUER SER UM CHEF, ESSE É UM LIVRO ESSENCIAL. ELABORADO PARA CRIANÇAS DE 3 A 11 ANOS, “MINHAS AULAS DE CULINÁRIA” É DIVIDIDO EM DIFERENTES ESTÁGIOS DE APRENDIZADO. AS RECEITAS CONTÊM INSTRUÇÕES DETALHADAS, ALÉM DE FOTOS DE CADA ETAPA DO PREPARO. EDITORA: PUBLIFOLHA - R$ 39,90

A AUTORA, AMANDA GRANT, SELECIONOU PRATOS SABOROSOS, COMO FRANGO CROCANTE, PIZZA, PICOLÉ, OVOS MEXIDOS, SALADAS, SUCOS E SANDUÍCHES, PARA QUE

VOCÊ DESCUBRA COMO É GOSTOSO PREPARAR SUA PRÓPRIA COMIDA. O LIVRO TRAZ AINDA INFORMAÇÕES SOBRE TÉCNICAS DE CULINÁRIA E OS PRINCIPAIS UTENSÍLIOS DE COZINHA. SÓ UM AVISO: AS RECEITAS NÃO TÊM INFORMAÇÕES SOBRE A QUANTIDADE DE SAL. ENTÃO, PEÇA AJUDA A UM ADULTO PARA ACERTAR! QUANTO MENOS SAL, MELHOR PARA A SAÚDE E PARA APRECIAR O SABOR DOS INGREDIENTES.


DEPOIS DE 16 ANOS DE SUCESSO, A TURMA DO “COCORICÓ” AGORA APRESENTA, AO VIVO, SEU PRÓPRIO PROGRAMA DE TV. JÚLIO COMANDA A ATRAÇÃO, COM A AJUDA DE ALÍPIO, DITO, FEITO, LILICA, LOLA, ZAZÁ E SEUS OUTROS AMIGOS. DENTRO DO PAIOL DE UMA FAZENDA, ELES SEMPRE ENTREVISTAM UM CONVIDADO ESPECIAL COM ALGUMA HISTÓRIA BACANA PARA CONTAR. O PROGRAMA TEM TAMBÉM UM QUADRO DE CULINÁRIA, COMANDADO PELA CHEF INFANTIL REBECA CHAMMA, DE 9 ANOS. VALE A PENA CONFERIR!

HORÁRIO:

VOCÊ SABE QUEM FEZ O TEMA DE ABERTURA DA “TV COCORICÓ”? FOI O MÚSICO HÉLIO ZISKIND, QUE ESTÁ COM A TURMA DO PAIOL DESDE QUE O PROGRAMA NASCEU. NO CD “MEU PÉ, MEU QUERIDO PÉ”, ELE CANTA ALGUMAS DAS PRINCIPAIS CANÇÕES QUE CRIOU PARA A TV.

PARA RIR

QUEM É MAIS VELHO:

O SOL OU A LUA? RESPOSTA: A LUA, PORQUE SÓ ELA PODE SAIR À NOITE.

4

AO VIVO, DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, ÀS 11H30, NA TV CULTURA

FOTO: Cleones Ribeiro/DIVULGAÇÃO

NA TV


Na hora o ã ç i e f e r da

ENTURME-SE

VOCÊ JÁ DEVE TER OUVIDO FALAR QUE DURANTE A REFEIÇÃO NÃO É HORA DE BRINCADEIRA. PARECE CHATO, MAS ALGUMAS REGRINHAS SOBRE COMO SE COMPORTAR À MESA EXISTEM PARA QUE O CONVÍVIO ENTRE AS PESSOAS SEJA O MAIS TRANQUILO POSSÍVEL. POR ISSO, SEMPRE QUE SE REUNIR COM A FAMÍLIA E OS AMIGOS PARA ALMOÇAR OU JANTAR, LEVE EM CONTA ESTAS DICAS: • LAVE SEMPRE AS MÃOS E O ROSTO ANTES DE SE SENTAR À MESA. ISSO EVITA A CONTAMINAÇÃO DA COMIDA POR VÍRUS E BACTÉRIAS QUE FAZEM MAL À SAÚDE. • OUTRA DICA BOA DE LIMPEZA É USAR O GUARDANAPO PARA LIMPAR A BOCA E AS MÃOS. VOCÊ NÃO VAI ESFREGAR AS MÃOS SUJAS NA ROUPA OU NA TOALHA DE MESA, NÃO É? • COMIDA FRIA É MUITO SEM GRAÇA... GERALMENTE ELA FICA ASSIM QUANDO A GENTE DEMORA MUITO PARA COMER. A MELHOR MANEIRA DE EVITAR ESSE PROBLEMA É DEIXAR PARA BRINCAR DEPOIS DA REFEIÇÃO. POR ISSO, EVITE LEVANTAR A TODA

Pode me passar o sal, por favor?

HORA DA MESA, CANTAR, FALAR DE BOCA CHEIA OU BRINCAR COM OS TALHERES. FAZENDO TUDO ISSO, ALÉM DE LEVAR UM TEMPÃO PARA COMER, VOCÊ AINDA VAI ATRAPALHAR A REFEIÇÃO DOS OUTROS. • PARA PEDIR ALGUMA COISA, LEMBRESE DE DIZER “POR FAVOR” E SEMPRE AGRADEÇA QUANDO FOR ATENDIDO.

5


Curiosidades sob O que comemoramos no Natal? 25 DE DEZEMBRO É A DATA EM QUE OS CRISTÃOS CELEBRAM O NASCIMENTO DE JESUS CRISTO. A CEIA É REALIZADA NA NOITE DO DIA ANTERIOR PARA QUE AS PESSOAS AGUARDEM REUNIDAS O INÍCIO DO DIA 25. O NATAL TAMBÉM É

Por que montamos uma árvore em casa?

6

ESSE HÁBITO CRISTÃO SURGIU NO SÉCULO 16, NO NORTE DA EUROPA, ONDE OS PINHEIROS SÃO MUITO COMUNS. NA ÉPOCA, O DIA 24 DE DEZEMBRO ERA RESERVADO A UMA FESTA RELIGIOSA PARA ADÃO E EVA. PEÇAS TEATRAIS RETRATAVAM O PARAÍSO NAS IGREJAS E UMA ÁRVORE CARREGADA DE FRUTOS FICAVA NO MEIO DO PALCO. COM O TEMPO, AS PESSOAS PASSARAM A MONTAR ESSAS ÁRVORES EM SUAS CASAS E A DECORÁ-LAS CADA VEZ MAIS, TORNANDO O COSTUME EXTREMAMENTE POPULAR ATÉ HOJE.

Por que trocamos presentes? ESSA É UMA TRADIÇÃO QUE TEM ORIGEM NOS FESTIVAIS DEDICADOS AO DEUS SATURNO, REALIZADOS NA SEMANA ENTRE 17 E 23 DE DEZEMBRO, NA ROMA ANTIGA, ANTES DO NASCIMENTO DE CRISTO. ERAM DIAS DE GRANDES BANQUETES, ALEGRIA E TROCA DE PRESENTES, COMO FORMA DE LEMBRAR TEMPOS ANTIGOS DE PAZ, ABUNDÂNCIA E IGUALDADE. ESSAS FESTAS FORAM FUNDIDAS COM AS COMEMORAÇÕES DO INÍCIO DO INVERNO E, MAIS TARDE, INCORPORADAS ÀS COMEMORAÇÕES DO NATAL CRISTÃO.

COMEMORADO POR NÃO CRISTÃOS, POIS MUITOS DOS COSTUMES DESSA FESTA COMEÇARAM ANTES DO NASCIMENTO DE CRISTO HÁ MAIS DE 2.000 ANOS. OS ROMANOS, POR EXEMPLO, REALIZAVAM PERTO DESSA DATA


bre o

NATAL

GRANDES FESTIVAIS PARA PEDIR AOS DEUSES UM INVERNO (NO HEMISFÉRIO NORTE) POUCO RIGOROSO E QUE O SOL RETORNASSE DEPOIS PARA ABENÇOAR A AGRICULTURA. A COMEMORAÇÃO FOI ADAPTADA PELA IGREJA CATÓLICA POR

ALMANAQUE

VOLTA DO ANO 350. TAMBÉM NÃO SE PODE ESQUECER A ORIGEM JUDAICA DOS PRIMEIROS CRISTÃOS. EM DEZEMBRO, OS JUDEUS CELEBRAM UMA FESTA CHEIA DE LUZES, O HANUCÁ, EM QUE TÊM O COSTUME DE PRESENTEAR AS CRIANÇAS.

Por que comemos bacalhau? E rabanada? NOSSA CEIA DE NATAL TEM FORTE INFLUÊNCIA DA MESA FARTA DAS FESTAS DEDICADAS A SATURNO, MAS É TAMBÉM UMA HERANÇA DA COZINHA PORTUGUESA. O INVERNO RIGOROSO DO HEMISFÉRIO NORTE É RESPONSÁVEL POR ESTIMULAR O CONSUMO DE FRUTAS SECAS E CRISTALIZADAS (O AÇÚCAR AJUDAVA A PRESERVÁ-LAS), MAS É DA TRADIÇÃO PORTUGUESA QUE VEM O HÁBITO DE PREPARARMOS PRATOS MUITO QUENTES, COMO BACALHAU DE FORNO E AS DELICIOSAS E DOCES RABANADAS.

Quem é Papai Noel e por que ele usa vermelho? O BOM VELHINHO SE INSPIROU NA HISTÓRIA DE SÃO NICOLAU, QUE VIVEU NO SÉCULO 4 NUMA REGIÃO HOJE PERTENCENTE À TURQUIA. BISPO DA IGREJA CATÓLICA, ELE GOSTAVA DE AJUDAR AS CRIANÇAS E AS PESSOAS NECESSITADAS. RECONHECIDO POR VÁRIOS MILAGRES, FOI DECLARADO SANTO. CONTAM QUE NICOLAU FAZIA SUAS DOAÇÕES JOGANDO SACOS DE MOEDAS PELAS CHAMINÉS. O TRAJE DO PAPAI NOEL (ROUPA VERMELHA E BRANCA E CINTO PRETO), FOI CRIADO EM 1886 POR UM DESENHISTA AMERICANO E ACABOU SE DIFUNDINDO POR TODO O MUNDO.

7


PASSATEMPO

ENCONTRE AS 7

DIFERENÇAS

8

RESPOSTA:


DO... QUE TAL COLORIR O PAPAI NOEL ESTÁ CHEGAN R SUA CASA NO NATAL? EITA DESENHO ABAIXO E ENF MÃOS À OBRA!

Vamos Colorir?

HO! HO! HO! 9


É possível fabricar

gelo

salgado? VOCÊ VAI SABER A RESPOSTA NESTA EXPERIÊNCIA. PARA ISSO, REÚNA: • DOIS RECIPIENTES PLÁSTICOS TRANSPARENTES E IGUAIS (VOCÊ PODE CORTAR DUAS GARRAFAS PET CONFORME AS IMAGENS); • ÁGUA;

10

• SAL.

1. ENCHA OS DOIS RECIPIENTES DE ÁGUA ATÉ A METADE (USAMOS POUCA ÁGUA PARA A EXPERIÊNCIA SER MAIS RÁPIDA).

2. ADICIONE 2 COLHERES DE SOBREMESA DE SAL EM UM DOS RECIPIENTES E MEXA BEM.

Atenção: esta atividade deve ser realizada com supervisão de um adulto


AS AVENTURAS DE OX, O GÊNIO 3. COLOQUE OS DOIS RECIPIENTES NO CONGELADOR POR APROXIMADAMENTE UMA HORA.

4. AGORA CONFIRA COMO ELES ESTÃO. AS DUAS ÁGUAS CONGELARAM?

11

5. JOGUE UM POUCO DE SAL NO RECIPIENTE DE ÁGUA SEM SAL E OBSERVE.

O que aconteceu? A ÁGUA PURA CONGELA À TEMPERATURA DE ZERO GRAU (0OC), FORMANDO UMA ESPÉCIE DE CRISTAL. SÓ QUE A MISTURA DE ÁGUA E SAL VIRA GELO A UMA TEMPERATURA MUITO MENOR, DE -32OºC, POIS O SAL NELA DISSOLVIDO ATRAPALHA A FORMAÇÃO DO CRISTAL. COMO O CONGELADOR DA SUA CASA NÃO CONSEGUE ALCANÇAR UMA TEMPERATURA TÃO BAIXA, MESMO QUE VOCÊ ESPERE ATÉ O DIA SEGUINTE, A ÁGUA COM SAL NÃO CONGELARÁ.

VOCÊ SABIA? NOS PAÍSES EM QUE NEVA, AS PESSOAS COSTUMAM JOGAR SAL NAS RUAS E CALÇADAS PARA DERRETER O GELO E EVITAR ACIDENTES.


Envie seu desenho para A Viva Brincan do

Meu Desenho

ção. para publica r selecionado Ele poderá se

Gabriela Harume Suganuma 6 ANOS, FILHA DE CAMILA BIANCA SUGANUMA, VENDEDORA DA FILIAL 1397 DE CASAS BAHIA, EM LONDRINA (PR).

12

Camila Amorim Xavier 10 ANOS, FILHA DE MARIA LUCIE AMORIM XAVIER, AUXILIAR DE EXPEDIÇÃO DA BARTIRA EM SÃO CAETANO DO SUL (SP).

SEU DESENHO TAMBÉM PODE SER PUBLICADO. É SÓ ENVIÁ-LO, PELO CORREIO OU VIA MALOTE, PARA O DEPTO. DE COMUNICAÇÃO JUNTO COM UMA FOTO SUA 3X4. LEMBRE-SE DE ESCREVER ATRÁS DO DESENHO SEU NOME COMPLETO, SUA IDADE, TELEFONE, NOME COMPLETO DE SEU PAI OU DE SUA MÃE, MATRÍCULA E FILIAL EM QUE TRABALHAM. O ADULTO RESPONSÁVEL POR VOCÊ QUE TRABALHA NA EMPRESA PRECISA PREENCHER E ENVIAR O TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM, DISPONÍVEL NO PORTAL. VÁLIDO SOMENTE PARA FILHOS DE COLABORADORES. DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO: RUA JOÃO PESSOA, 83, 3O ANDAR, SÃO CAETANO DO SUL, SP, CEP: 09520-010 - FILIAL 1000 / DEPTO. 510

O encarte Viva Brincando é parte integrante de Viva – a revista da gente, publicação bimestral, sem fins comerciais, exclusiva para os colaboradores da Viavarejo e editada pelo Departamento de Comunicação. Proibida a venda ou reprodução total ou parcial.


lala