Page 1

• Ciclismo Itajaí Conquista título Pan-Americano

• ANI Aberto curso para aprender a velejar

• Surf Finalizado o Circuito 2013 e aberta a Temporada 2014

Espanha e 05 de Maio Conquistam os títulos de Campeão da ASPMI


Campanha do Marcilio Dias na serie A Catarinense

Expediente: Informativo Notícias Esportivas Supervisão: Eládio Cardoso / Diego Cardoso Diagramação, projeto gráfico e correção: Tiburcio de Barcelos tiburcio@acolmeiaweb.com Colaboradores: FMEL Itajaí, ASPMI. Tiragem: 2.000 mil exemplares Fotos: Diego Cardoso, SECOM Itajaí, David Jonnes, Nelson Robledo, Ricardo Alves. Comercial: Tel: 3344-5117 / 9600-0876 www.noticiasesportivas.com contato@noticiasesportivas.com

Depois de ter conquistado o titulo da segunda divisão catarinense e ter retornado a elite do futebol de Santa Catarina, a direção do marinheiro iniciou o trabalho de formação do elenco para a temporada. Contratou o técnico Guilherme Macuglia, que trouxe sua comissão técnica, formada pelos auxiliares: Luís Carlos Martins e Jorge Bage, o preparador físico Luís Paulo Bustamante e o treinador de goleiros Marcio Quevedo. Em conjunto, comissão técnica e diretoria do clube, tendo a frente como gerente de futebol o Juninho e o presidente Marlon Bendini, iniciaram a formação do elenco. Os nomes de destaque eram o experiente lateral esquerdo Marcio Careca, com passagem por grandes clubes brasileiros e com 35 anos e o centro avante Schwenck, também com um ótimo curriculum no futebol, com 34 anos. No inicio da preparação propriamente dita, as coisas estavam complicadas, tanto no campo de jogo quanto no campo administrativo. Comentava-se que um grupo de gestores garantiria a folha de pagamento dos atletas, o que veio a se confirmar na sequencia, só que na verdade pouco se sabe sobre este grupo de gestores. O primeiro grupo de jogadores, não correspondeu às expectativas e teve muitos problemas no inicio da competição, mas na verdade o que veio a salvar o clube foi a contratação do goleiro Rodolfo, 32 anos que passou a ser o grande destaque da equipe ao lado do atacante Schwenck, que chegou a liderar a artilharia do campeonato com 7 gols anotados. O Clube garantiu a vaga para a serie D (segundo a Federação Catarinense de Futebol), e, antes do fechamento desta edição o clube dependia da combinação de resultados para conquistar a taça Santa Catarina e a vaga da Copa do Brasil. Vamos aguardar que os resultados tenham sido favoráveis para o do Marcilio.


Surf

05

ASPI e Padang Padang finalizam o Circuito 2013 e abrem a temporada 2014 Classificação final Free Surf 1º Roger Farias 2º Lazaro Simas 3º João Filipe 4º Jeferson Maninho Feminino 1º Larissa Adriano 2º Ana Julia Junkes 3º Barbara Orsi 4º Fernanda Espindola Local 1º Fernando Neves 2º Alexandre Couceiro 3º Makon Gall 4º Leandro Moreira Master 1º Marcio Leal 2º Ricardo Michereff 3º Oziel De Souza 4º Jofrey Seibel Junior 1º Luan Piazera 2º Gustavo Ramos 3º Kaique Oliveira 4º Guilherme Marques

Open 1º Yago Ramos 2º Derek Adriano 3º Tiago Bruno 4º Dickson Queiroz Profissional 1º Matheus Navarro 2º Alex Lima 3º Gustavo Machado 4º André Moi Campeões Ranking Final Após 3 Etapas: Profissional Matheus Navarro Open Derek Adriano Junior Paulo Pinheiro Master Marcio Leal Local Makon Gall Free Surf João Filipe Feminino Larissa Adriano

Foi realizado no domingo,30 de março a etapa decisiva, apresentada pela Padang Padang Board Shop. O Circuito ASPI Pro/Am 2013, válida como primeira do Itajaí Open de Surf 2014 na praia Brava de Itajaí, com ondas de meio metro e tempo instável na oportunidade. Na categoria profissional, que terminou no sábado, Matheus Navarro fez a dobradinha, vencendo a etapa e o título da temporada passada. Nas categorias amadoras que finalizaram no domingo, o destaque foi para o surfista Derek Adriano que ficou em segundo na categoria Open e sagrou-se campeão, faturando a passagem aérea para o Peru e hospedagem pagas, oferecidas pela Le Monde Turismo. O vencedor da Open, foi o itajaiense, prata da casa, Yago Ramos. Na categoria Local quem se deu bem foi Fernando Neves. Na Junior, Luan Piazera foi o vencedor com uma virada fantástica pra cima de Gustavo Ramos. Na Master, Marcio Leal também fez a dobradinha, venceu a etapa e garantiu o campeonato do ranking. Na Local das Antigas o surfista Fernando Seco Neves foi o campeão. A ASPI agradece ao público presente, aos competidores, patrocinadores e apoiadores. Patrocínio Padang Padang Board Shop, Prefeitura Municipal de Itajaí, Fundação Municipal de Esporte e Lazer, Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, Grupo Poly, Sergio Emílio Surfboards e Le Monde Turismo. Apoio South to South, Curling, Surfers Paradise, Okdok, Hang Loose, Rip Curl, Manga Wax, Vida Marinha, Long Insland, Bico de Pena Estúdio de Criação Publicitária. Realização ASPI (Associação de Surf Praias de Itajaí) Supervisão Fecasurf (Federação Catarinense de Surf)


FMEL

06

Karate de Itajaí participa de competições internacionais Os atletas da Associação Studio Global/Fundação Municipal de Esporte e Lazer conquistaram importantes resultados nesta última semana. Na Turquia, os karatecas Vinicíus Figueira e Valéria Kumizaki disputaram o “International Turkish Open Karate Tournament”. Valéria ficou com a prata nas categorias shai kumite individual -55kg e por equipe. Já Figueira conquistou o quarto lugar na categoria shai kumite individual – 67kg. Do dia 27 de março a 03 de abril, os dois irão treinar com a equipe da Turquia. No início do próximo mês, eles já têm outro compromisso: o 27th International Turkish Open Karate Tournament, que será realizado entre os dias 04 e 06 de abril. A participação em eventos internacionais mostra o nível do Karate de Itajaí. A equipe conta com atletas em todos os segmentos, desde a base até o alto rendimento. Recentemente, o Brasil participou dos Jogos Sul-Americanos e conquistou cinco medalhas, sendo três delas por atletas da FMEL. Além da equipe de rendimento, a Associação proporciona acessibilidade através de inclusão e base, visando selecionar talentos e futuros atletas. Os locais de atividades estão espalhados por toda cidade de Itajaí.

Itajaí conquista oito medalhas na Copa do Brasil de Paraciclismo Competindo na cidade de Peruíbe, estado de São Paulo, nos dias 05 e06 de abril os atletas de Paraciclismo de Itajaí conquistaram oito medalhas na primeira etapa da Copa Brasil de Paraciclismo, valida pelo troféu João Schwindt e Campeonato Brasileiro. Neste evento estavam reunidos os melhores nomes do ciclismo paralimpico brasileiro. Ao todo, foram seis representantes, sendo quatro deficientes visuais (D.V.) e três deficientes físicos (D.F.). O grande destaque do evento para o município foi o paraciclista Luciano da Rosa, que juntamente de seu piloto Fábio Nery, ganhou o contra-relógio e a etapa de estrada (resistência). Outros destaques foram Valmor Schmidt Júnior (D.F.), que ficou com uma prata e um bronze, Alvacir da Silva (D.V.), com duas pratas, e Maria do Socorro, que levou um ouro na estrada e um bronze no contra-relógio. A equipe de paraciclismo de Itajaí é a atual campeã da modalidade nos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), que neste ano acontecem entre os dias 25 e 30 de maio, em Chapecó (SC).


FMEL

07

Paratletas de Itajaí ficam entre as melhores no Brasileiro de Paratriathlon Os paratletas da Associação Itajaiense de Triathlon (AITRI) conquistaram importantes resultados no Campeonato Brasileiro de Paratriathlon, disputado no domingo, 06 de abril, em Caraguatatuba (SP). Yasmim Camargo e Fernanda Pereira ficaram entre as melhores do Brasil. Yasmim iniciou neste ano no paratriathlon e obteve o terceiro lugar na categoria T2, demonstrando seu esforço na estreia. Já Fernanda, que é líder do ranking mundial, obteve o primeiro lugar na T4.

Onze Judocas de Itajaí estarão no Campeonato Brasileiro O técnico de judô, Fabiano Zamboneti está empolgado com a participação de 11 atletas itajaienses que conquistaram as vagas na seletiva que aconteceu na cidade de Florianópolis, entre as 64 categorias, da base com o Sub-13 até o Master. Com estes resultados estarão competindo nos dias 25 a 27 de abril no Campeonato Brasileiro de Judô. Conheça os atletas classificados Mariana de Carvalho, Guilherme Ângelo Nascimento, Beatriz Godin Laux, Mateus Santos Almeida, Gabriel Pauletti Amaral, Natalia Melo Maciel, Rosangela Lopes de Moraes, Lorena da Silva Coelho, Matheus Henrique de Matos Pio, Emanoel Flor de Souza e João Paulo Gonçalves.

Atleta de Itajaí participa de conquista do Pan-Americano Juvenil de Handebol O atleta da ADI/Slice/FMEL Itajaí André Amorim, Integrou o grupo da seleção brasileira juvenil masculina, que participou dos Jogos Pan-Americanos e ajudou o handebol brasileiro a conquistar a única vaga do continente para os Jogos Olímpicos da Juventude que serão realizado na China este ano. Os jogos foram realizados em Buenos Aires, na Argentina. Parabéns ao André por esta brilhante participação nesta competição e com certeza, trará para a sua trajetória dentro do Handebol muitos frutos positivos que serão muito bem aproveitados nas competições em que Itajaí esteja participando. “Ele está conhecendo vários lugares e pessoas, ganhando vivência na modalidade e tendo mais oportunidade. Além disso, André pode trazer os conhecimentos e compartilhar com os outros membros da escolinha”, comentou a coordenadora do handebol, Cláudia Monteiro.


Voleibol

08

Trajetória da Associação Itajaí pró Vôlei

A Associação Itajaí Pró Vôlei fundada oficialmente no ano de 2005 vem desde 2003 sendo responsável por diversas ações relacionadas à modalidade voleibol nesta cidade, amparando desde o voleibol comunitário até o rendimento. Neste período efetivamos um projeto social IFES PRÓ VÔLEI que congratulava núcleos (escolinhas) em escolas municipais com crianças na faixa etária entre 11 e 14 anos chegando a atingir aproximadamente 150 participantes. Formamos as equipes que representaram nossa cidade nas Olimpíadas Escolares de Santa Catarina, Joguinhos Abertos e Jogos Abertos de Santa Catarina, tanto no voleibol indoor como no voleibol de praia. Nossa equipe adulta masculina de vôlei de praia foi BICAMPEÃ dos Jogos Abertos 2003/2004, 4 º lugar Jogos Abertos 2005, 3º lugar Jogos Abertos 2006 e 3º lugar Jogos Abertos 2003/2004 no naipe feminino, tornando Itajaí referencia estadual no vôlei de praia. Ainda no ano de 2003 conseguimos um fato inédito para nossa cidade classificando-a no voleibol masculino e feminino (indoor e praia) para os Jogos Abertos em Blumenau. Em 2009 além de iniciarmos a reestruturação da modalidade conseguimos através do Colégio Unificado obter o título inédito de Campeões dos Jogos Escolares de Santa Catarina (categoria 15 a 17 anos masculino), onde tivemos o privilégio de representar nossa cidade e nosso estado na Olimpíada Estudantil Brasileira. No ano de 2010 proporcionamos a

criação da primeira equipe de vôlei masculino de Itajaí que disputou uma competição nacional, a s e l et i va d a L i ga N a c i o n a l e alcançou o vice-campeonato dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina além de ter figurado entre as 3 melhores equipes do Estado em todas as competições estaduais nas categorias juvenil, i n fa n t o e i n fa n t i l n o n a i p e masculino. Neste ano de 2011 obtivemos repercussão nacional ao conquistar o vice-campeonato da Copa Revelação em São Paulo, torneio este que envolveu as melhores equipes do Brasil na categoria infanto juvenil. Conseguimos o inédito título dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina e cedemos 3 atletas para a seleção brasileira infanto juvenil. Em 2012 conquistamos o Bicampeonato dos Joguinhos Abertos e o Vice-campeonato da OLESC, outro fato inédito para nossa cidade. Neste mesmo ano conquistamos a Copa Revelação em São Paulo com a equipe infantil, primeiro titulo nacional de nosso voleibol “peixeiro”. Utilizando atletas do Itajaí Pró Vôlei conquistamos o Vice-campeonato Brasileiro Escolar com o Colégio Unificado nas Olimpíadas Escolares Brasileiras em Cuiabá. Em 2013 nosso treinador Marcelo Pereira foi convocado para comandar a Seleção Catarinense Juvenil no Brasileiro de Seleções em São Paulo contando com 4 atletas de nossa equipe. Obtivemos o 2º lugar nos Joguinhos Abertos e um resultado bastante expressivo no JASC (5º lugar) utilizando nossos atletas até 18 anos como base da equipe. H o j e c o n t a m o s c o m aproximadamente 40 atletas de rendimento e atuamos em 4 escolinhas de iniciação em nosso município. Em 2014 como proposta inicial de nosso proposito, formar atletas, estamos montando a equipe adulta para representar no JASC e conquistar uma inédita medalha. Atualmente a equipe adulta conta com: Felipe Stahlein , 1,96,atleta

campeão do JASC em 2013, ex-seleção brasileira juvenil e com passagens pelo Minas Tênis; Kelvin Nathan, 1,92, atleta campeão do Jasc em 2013, atleta de Itajaí repatriado; João Victor, 2,03, atleta com passagem pela seleção brasileira Infanto e Minas Tênis; Felipe Rauber, 2,05, atleta de Itajaí repatriado; Juliano Bendini, 2,00, atleta de Itajaí repatriado com o maior currículo esportivo de nossa cidade, Vice-campeão Brasileiro da Superliga pela equipe da Unisul, Vicecampeão Espanhol, Tricampeão Alemão e Campeão da Champion Europeia pela Equipe da Alemanha Friedrichshafen na temporada 2007/2008. Outra marca nossa é o profissionalismo onde todo investimento feito é comprovadamente analisado e tabulado para ao final de cada ano seja mostrado todo o retorno que foi ocasionado em nossas equipes e nos últimos anos tem-se verificado um superávit significativo. Enfim, nosso propósito maior está na formação do caráter, da educação, dos bons hábitos e na melhoria da qualidade de vida destes possíveis atletas. Nossa história aconteceu em virtude da FMEL sempre ser nossa parceira e maior financiadora, responsável em muito por estes resultados. Aos jovens que praticam voleibol hoje em nossa cidade e região nunca teremos a certeza deste se tornar um atleta de alto rendimento, mesmo possuindo muito talento, porém, teremos certeza absoluta que ele será um GRANDE CIDADÃO. Missão • Desenvolvimento Holistico De Jovens Atletas De Voleibol Com Enfase Na Formação Humana. Visão • Ser O Clube Que Mais Irá Revelar Atletas De Alto Rendimento Para O Voleibol Do Brasil. Valores • Ética, Respeito, Disciplina, Espirito De Luta E Atitude. Professor José Hiran


ASPMI

10

05 de Maio é campeão do Campeonato da Integração O Campeonato da Integração da A s s o c i a çã o d o s S e r v i d o re s P ú b l i co s Municipais de Itajaí, que teve seu inicio no dia 07 de fevereiro, teve a participação de seis equipes: Educação Física, ASPMI, 05 de maio, Raio/Roda, Independente e Trevo. Depois de muita luta entre as equipes, chegaram as semifinais às equipes da ASPMI x Raio/Roda e Educação Física x 05 de maio. O jogo entre Educação Física e 05 de maio, foi um jogo de muito equilíbrio. Educação Física iniciou melhor e saiu na frente fazendo 2 a 0, com gols de Juca e Alceu que chutou a bola e desviou no zagueiro indo para o fundo da rede. Em seguida Alceu perdeu gol certo quando o goleiro Fabio fez uma grande defesa. Na sequencia o 05 de maio reagiu e descontou com gol do atacante Queijo e empatou com gol de Olavo. Este resultado de 2 a 2 no tempo normal levou a decisão para as penalidades. Nos pênaltis o 05 de maio levou a melhor e venceu pelo placar de 5 a 4. Com este resultado o 05 de maio chegou a final.

Na outra partida semifinal, jogaram ASPMI e Raio/ Roda. A equipe comandada pelo técnico Edgar iniciou bem a partida e abriu o marcador com o gol de Sidnei, após receber um belo lançamento de Nilson, fazendo 1 a 0. Nilson ampliou para 2 a 0 e André aumentou para 3 a 0. No finalzinho do primeiro tempo Rios descontou para a ASPMI com gol de pênalti fazendo 3 a 1. Juninho colocou fogo no jogo ao fazer o segundo gol deixando o placar em 3 a 2. Com este gol a ASPMI foi para cima tentando o gol de empate e acabou sofrendo o quarto gol. Final Raio/Roda 4 x 2. Com este resultado Raio/Roda se classificou para a final. A Grande final do torneio Integração foi realizada no dia 11 de abril, sexta feira com o jogo entre Raio/Roda x 05 de maio. A equipe do Raio/Roda saiu na frente do marcador e no

segundo tempo o 05 de maio voltou mais organizado e chegou ao gol de empate em 1 a 1, resultado que ficou até o final do tempo normal de jogo, levando a decisão para as penalidades máximas. Nas penalidades o 05 de maio venceu por 6 a 5 e ficou com o titulo. Goleiro menos vazado Fabio do 05 de maio que sofreu 16 gols. Artilheiro Fabio Prange, do 05 de maio com 10 gols.

A Espanha é campeã do Campeonato Interno ASPMI Chegou ao final mais um campeonato interno na Associação dos

Servidores Públicos Municipais de Itajaí. No campeonato deste ano, as equipes levaram os nomes de países e participaram seis equipes: Brasil, Alemanha, Argentina, México, França e Espanha. Os quatro melhores colocados decidiram a semifinal e a final. Chegaram a semifinal, Espanha x Alemanha, onde a Espanha levou a melhor e venceu pelo placar de 5 a 3 e garantiu vaga na grande final. No outro jogo Brasil x França. O Brasil foi derrotado pelo placar de 3 a 2 e a França também passou para a

grande final. O jogo da grande final envolveu as equipes da Espanha e França. A decisão foi marcada por muito equilíbrio e o jogo no tempo normal terminou empatado em 2 a 2, levando a decisão para os pênaltis. A Espanha levou a melhor e venceu por 5 a 4, ficando com o título. Goleiro menos vasado Camarão, da equipe França sofreu 19 gols. Artilheiro Mário Cesar (Galinha), da equipe Brasil com 11 gols marcados.


ASPMI Imagens da premiação dos Campeonatos da ASPMI

11


Funilaria e Pintura Restauração de Parachoques Espelhamento 3M Higienização Hidratação de Couro

47

3246-1716

www.esteticarmartelinhodeouro.com.br contatoesteticar@hotmail.com Avenida Osvaldo Reis, nº 865 Fazenda - Itajaí - SC


Volvo Ocean Race

13

Itajaí esta preparada para receber mais uma Volvo Ocean Race Itajaí foi destaque na “Volvo Ocean Race 2014-15 Conference”, realizada de 02 a 04 de abril de 2014, em Alicante, Espanha. O evento, coordenado pela organização geral da regata de volta ao mundo, reuniu os representantes de todas as paradas da edição 2014-15 para uma série de reuniões e workshops e as ações do Comitê Central Organizador do Stopover Itajaí (CCO) colocam o município a frente dos demais participantes. Os resultados da viagem foram divulgados na manhã de terça-feira 08 de abril, em entrevista coletiva na Superintendência do Porto de Itajaí. “Nenhum outro município sede está com as ações tão adiantadas como nós. Itajaí superou as expectativas da organização na edição passada, pelo profissionalismo apresentado, isso gera grandes expectativas para esta edição”, relata o presidente do CCO, Alexandre Antonio dos Santos. "Vamos dar continuidade ao trabalho feito na primeira Volvo Ocean Race em Itajaí. A Vila já está praticamente pronta em comparação com a última edição. Evoluímos bastante e lançamos o edital da marina, que já está em obras e deverá estar pronta no final do ano, gerando emprego e renda. Mais uma vez, Itajaí não vai decepcionar", acrescenta. Já a vice-prefeita e representante do Poder Público na delegação, Dalva Rhenius, disse que foi uma grande satisfação ver o reconhecimento dos esforços feitos por Itajaí na edição 2011-12. “Em contrapartida, isso aumenta muito nossa responsabilidade, pois estão apostando alto em nós. Mas, mais uma vez, vamos nos superar”, garante Dalva. Novidades Foram muitas as novidades trazidas de Alicante pela delegação que participou da “Volvo Ocean Race 2014-15 Conference”. Exemplo disso é a ampliação da estrutura da Volvo que será montada no município, bem maior que a vista na edição passada, além da possibilidade de se trazer o veleiro Brasil 1 para Itajaí e da montagem de um museu da vela, na Vila da Regata.

“Nossa ideia é trazermos o veleiro que representou o Brasil na regata, construirmos uma estrutura para o museu interada ao Planetário e, com isso, oferecermos mais uma ferramenta educativa para nossa comunidade, além de criarmos uma estrutura também turística”, relata Santos, destacando que o pedido de Itajaí está em análise, mas com grandes possibilidades de ser atendido. O presidente do C C O diz ainda que novas ferramentas de entretenimento serão trazidas para Itajaí pelos organizadores, que a programação desta edição amplia a possibilidade da realização de mais oficinas de optimist durante os dias de regata na cidade e que também foi aberta a possibilidade do intercâmbio de velejadores mirins de Itajaí com Alicante e vice-versa. Em Itajaí a Vila da Regata será aberta no dia 04 de abril de 2015 e as atividades encerram no dia 19, quando os veleiros partem em direção a Newport, nos Estados Unidos. Neste período a Vila da Regata ficará aberta das 14h às 23h de segunda a sexta-feira e das 10h às 23h nos sábados e domingos.


Associação Náutica de Itajaí

14

Associação Náutica de Itajaí oferece curso para quem quer aprender a velejar Velejar pode ser um esporte, mas também um estilo de vida ou mesmo um hobby que faz bem ao corpo e à mente. Permite não só conhecer um pouco mais sobre o comportamento da natureza, mas proporciona experiências e visões que só se sentem quando se está no mar. A Associação Náutica de Itajaí (ANI) está com inscrições abertas para o curso básico de vela, que tem como objetivo ensinar o mínimo para que um iniciante possa viver tudo isso. As aulas são individuais e têm duração de cinco dias, agendadas conforme a disponibilidade do aluno. Ele recebe uma apostila e várias explicações teóricas sobre a montagem e o funcionamento de um barco à vela, noções de vento e conhecimento básico sobre a geografia local. As aulas práticas são dadas no Saco da Fazenda e a embarcação é oferecida pela própria associação. Durante o curso, o aluno só vai para a água com o equipamento de segurança completo e é supervisionado por um professor. Cada aula tem duração de 1h15. Nos dias de pouco vento ou de chuva, as atividades são remarcadas. O aluno pode escolher fazer aula com um instrutor ou uma instrutora, como for de sua preferência. No último dia, ele veleja sozinho no barco, quando coloca em prática todo o conhecimento adquirido, mas, acima de tudo, a regra é desfrutar deste momento. As matrículas podem ser feitas na secretaria da associação, na avenida Ministro Victor Konder, a Beira-Rio, no 1001, no Saco da Fazenda. Valores e horários podem ser acordados no momento da inscrição. Para mais informações, o telefone é (47) 9918-1618. Bem vindo a bordo! Serviço O que • Curso básico de vela. Quem • Para quem não sabe nada de vela ou aqueles que gostam de velejar. Quando • Em qualquer momento do ano; o curso tem duração de cinco dias. Como • A matrícula pode ser feita na secretaria da ANI. Onde • Sede da Associação Náutica de Itajaí, no Saco da Fazenda.

Fone: (47) 3349 - 9327 / 9601 - 5099

bernardo@dobdivebrasil.com.br

www.dobdivebrasil.com.br


Liga Itajaiense de Desportos

15

Categorias de base abrem a temporada 2014 da L.I.D O presidente da Liga Itajaiense de Desportos, Paulo Cesar Gonçalves, deu o pontapé inicial da temporada de 2014, com o início do campeonato de base, denominado Campeonato Sub- 12, com atletas de 09 a 12 anos, e o Sub- 14, com atletas com idade de 10 a 14 anos. Tanto o Campeonato Sub- 12 quanto o Sub- 14, terão a participação de 07 equipes, que jogarão entre si dentro das suas categorias em um único turno, com a classificação das quatro melhores classificadas, que decidirão o titulo no sistema de mata-mata. Equipes participantes • Escolinha do Clube Náutico Marcilio Dias (sob a coordenação da Raquel) • Escolinha do Flamengo (Professor Fabiano) • Trevo (Marquinhos) • Escolinha Itajaí Show de Bola (Osni Fagundes) • Escolinha Dulcídio Costa (Professor Wilsinho) • Vila Nova (Ilhota) • Beira Mar (Penha) As competições iniciaram no dia 12 de abril, com jogos realizados aos sábados na parte da manhã. Mais de 400 atletas com idades de 09 a 14 anos estarão envolvidos neste evento. A equipe de arbitragem, com trio de árbitros e dois auxiliares, assim como um delegado da Liga Itajaiense de Desportos estará presente, dando mais prestígio para o campeonato. Confira tabela abaixo

Categoria Sub12

Categoria Sub14

09:00 09:00 09:00

1ª Rodada 12-04-2014 Trevo x Marcilio Dias/ASPMI Vila Nova x Beira Mar Itajai Show/ACPCN x Escola Flamengo

10:15 10:15 10:15

1ª Rodada 12-04-2014 Trevo x Marcilio Dias/ASPMI Vila Nova x Beira Mar Itajai Show/ACPCN x Escola Flamengo

09:00 09:00 09:00

2ª Rodada 26-04-2014 Escola Flamengo x Trevo Dulcídio Costa x Vila Nova Beira Mar x Itajai Show/ACPCN

10:15 10:15 10:15

2ª Rodada 26-04-2014 Escola Flamengo x Trevo Dulcídio Costa x Vila Nova Beira Mar x Itajai Show/ACPCN

09:00 09:00 09:00

3ª Rodada 03-05-2014 Dulcídio Costa x Beira Mar Escola Flamengo x Vila Nova Marcilio Dias/ASPMI x Itajai Show/ACPCN

10:15 10:15 10:15

3ª Rodada 03-05-2014 Dulcídio Costa x Beira Mar Escola Flamengo x Vila Nova Marcilio Dias/ASPMI x Itajai Show/ACPCN

Campeonato da Primeira Divisão O Campeonato da 1ª Divisão de 2014 vai iniciar no dia 20 de julho. A liga trabalha com a expectativa de no máximo 12 clubes participando da competição.


Ciclismo

16

Ciclistas de Itajaí conquistam títulos no Panamericano de Mountain Bike A equipe de ciclismo de Itajaí é uma das promessas para bem representar o município nos Jogos Abertos de Santa Catarina. Os atletas Luiz Henrique Cocuzzi, Edivando de Souza Cruz e Nataniel Giacomozi, acabam de voltar de Minas Gerais, onde representaram o Brasil no Pan-americano de Mountain Bike e conquistaram importantes títulos. Luiz Henrique Cocuzzi da categoria sub-23 foi o brasileiro que mais conquistou medalhas, sendo uma de prata na prova de Cross Country Olímpico e uma de bronze na Prova de Team Relay (revezamento por equipes). “No ano passado, Luiz conquistou a primeira medalha de ciclismo para Itajaí nos Jasc”, lembra o coordenador técnico de ciclismo da FMEL, Magno Antônio Ciceri. Edivando de Souza Cruz competiu na categoria Elite e foi o segundo melhor na Prova de Cross Country Olímpico, ficando em 9º lugar no ranking geral. Já na prova de Downhill (onde os ciclistas descem montanha abaixo em trilhas com obstáculos), o ciclista Nataniel Giacomozi terminou em 17º colocado. “Para os brasileiros o Pan-americano é a segunda maior competição a nível Internacional, ficando atrás somente do Mundial e, pela primeira vez atletas que irão representar Itajaí nos Jasc foram convocados para esta prova de alto nível, conseguindo duas medalhas. Isso prova que estamos no caminho certo para colocar o ciclismo de Itajaí entre os melhores do Estado” disse Magno. O Pan-americano de Mountain Bike aconteceu no último fim de semana em Barbacena, Minas Gerais. Antes de disputarem os Jasc os atletas irão participar de outras provas que darão ritmo de competição, dentre elas, o Campeonato Brasileiro e a Copa Internacional de Mountain Bike. O Campeonato Brasileiro acontece de 9 a 13 de julho em São Paulo e vai contar com a participação de todas as categorias do ciclismo de Itajaí. Já em outubro acontece a Copa Internacional de Mountain Bike, que é dividido por etapas, sendo duas em Minas Gerais e uma em São Roque, interior de São Paulo. A equipe encerra o ciclo de competições deste ano durante os Jogos Abertos que acontecem em Itajaí, de 15 a 25 de novembro.


Atletismo

17

Marcos Alexandre Elias fica em segundo lugar no Sul-Americano de Maratona A Associação Comunidade de Atletismo (ACA) FMEL de Itajaí esteve representando o município no Campeonato Sul-Americano de Maratona, que foi realizado simultaneamente com a Maratona Internacional de Santiago, no Chile. De acordo com os dados oficiais dos mais de 25 mil atletas que participaram da competição, o Brasil foi o país que mais levou atletas, fora a cidade sede, Santiago. Entre os atletas brasileiros estava o atleta de Itajaí, Marcos Alexandre Elias, que ficou em segundo lugar no Sul-Americano de Maratona, disputado simultaneamente com a Maratona Internacional de Santiago. A prova teve a largada na Praça da Cidadania, em frente ao Palácio de La Moneda e passou por pontos turísticos de Santiago. Elias ficou sob a supervisão do treinador Luciano Moser, que treina o atleta em Itajaí. Na competição, ele também garantiu o oitavo lugar na classificação geral, com 2 horas e 20 minutos de provas. A temperatura fria de cinco graus e sensação térmica ainda mais baixa influenciaram na prova. O maratonista chegou a liderar e, apesar do intenso frio, procurou garantir o pódio no Sul-Americano para o Brasil.

Itajaí conquista primeiro lugar em quatro categorias do Atletismo A equipe de Atletismo ACA/FMEL/WEG conquistou no final do mês de março um feito inédito para Itajaí. Nos dias 29 e 30, os atletas participaram dos Campeonatos Estaduais de Fundo e Meio Fundo e de Provas Combinadas e conquistaram o primeiro lugar em varias modalidades no naipe masculino e feminino, finalizando a competição com quatro troféus de primeiro lugar. No Campeonato de Fundo e Meio Fundo, a cidade participou com 15 atletas, conquistando 10 medalhas, sendo sete ouros, uma prata e um bronze. Já no Campeonato Estadual de provas combinadas foram nove atletas que obtiveram mais seis medalhas, sendo quatro de ouro, uma de prata e um de bronze. Outros destaques foram os atletas Jorge Bernardes da Graça e Eliomar Inácio Tavares, que obtiveram índice técnico para participar do Troféu Brasil de Atletismo. “O resultado foi além das expectativas, estamos apenas iniciando os treinamentos específicos e os resultados já vem acontecendo naturalmente. Agradecemos o apoio da FMEL, WEG e Restaurante Verde Vale, que nos oferecem o suporte para desenvolvermos nosso trabalho com os atletas de rendimento que treinam diariamente de segunda a sábado e também o núcleo de iniciação que realizam atividades na pista de atletismo”, destaca o treinador Luciano Moser. A Associação do Atletismo informa que todas as segundas, quartas e sextasfeiras das 14 às 15h30 hrs são realizados projetos sociais para a descoberta novos talentos.


Revista Notícias Esportivas nº 43  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you