Page 1

REVISTA NOTÍCIAS ESPORTIVAS - ANO 6 - Nº 50 - novembro 2014 - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA


Chegou a hora da maior competição poliesportiva de Santa Catarina

Expediente: Informativo Notícias Esportivas Supervisão: Eládio Cardoso / Diego Cardoso Diagramação, projeto gráfico e correção: Tiburcio de Barcelos tiburcio@acolmeiaweb.com Colaboradores: Marcelo Nunes, FMEL Itajaí, ASPMI. Tiragem: 3.000 mil exemplares Fotos: Diego Cardoso, SECOM Itajaí, Nelson Robledo, Victor Schneider, Divulgação Volvo Ocean race. Comercial: Tel: 3344-5117 / 9600-0876 www.noticiasesportivas.com contato@noticiasesportivas.com

Sem sombra de dúvida, existe uma expectativa muito grande para a realização de um sonho, a conquista do titulo de campeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina por parte de Itajaí, que tentará pela primeira vez chegar ao lugar mais alto do pódio deste evento que é organizado pela FESPORTE. Segundo os coordenadores da Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Itajaí, tudo o que estava no alcance dos técnicos e atletas foram disponibilizados com o objetivo de alcançar o sucesso da conquista. O pontapé inicial já foi dado. Enquanto a CCO e a Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Itajaí, ocupavam o auditório do Centreventos no dia 30 de outubro para apresentarem os locais de competições e o uniforme oficial da cidade de Itajaí, na sede da Associação dos Servidores públicos Municipais de Itajaí, foi realizado o Congresso técnico, definindo os participantes que deve chegar a pouco mais de 80 municípios e envolvendo mais de 4.600 atletas. O espetáculo dos JASC, inicia no dia 15 de novembro no cerimonial de abertura que esta programado para o estádio Dr. Hercílio Luz (Estádio do Clube Náutico Marcilio Dias). A equipe da Revista Noticias Esportivas quer se juntar a todos os participantes, atletas, dirigentes e toda a comunidade para festejar este magnifico evento do esporte catarinense. Aos amigos da imprensa de todos os cantos deste nosso estado, desejamos que se sintam em casa e desfrutem das maravilhas do nosso município. E que possam entrar no clima de cordialidade e de competição esportiva, pois vocês é que vão fazer a diferença, pois todos vocês, sem dúvida alguma, são os melhores para divulgarem este espetáculo. Sejam todos bem vindos a nossa Itajaí, que está de braços abertos para recebê-los.


JASC

04

Um guia pelas modalidades Com a promessa de brigar pelo topo do pódio, Itajaí vem com força em várias modalidades. Poucas modalidades tem um DNA tão local quanto o atletismo de Itajaí. As equipes da cidade que treinam na Pista Municipal foram quase que em sua totalidade, criadas nas escolinhas de iniciação esportiva da FMEL, resultado do bom trabalho desenvolvido pelos técnicos Luciano e Janaína Moser. São vários os resultados conquistados em competições estaduais, nacionais e até internacionais. “Nossa equipe é toda baseada em atletas que começaram nas escolinhas e moram aqui na região da pista ou em bairros próximos como São Judas, Dom Bosco, Cidade Nova e São Vicente”, comemora o técnico Moser. Para os JASC Nomes como Rodrigo Ferreira, Sidney Alexandre, Eliomar Tavares e Iago Cunha estão entre os destaques da equipe masculina e que tem uma missão: manter o título geral dos Jogos conquistados em Blumenau, no ano passado. “Em 2013, fomos até considerados surpresas nos Jogos, agora esse ano, a nossa equipe é mais conhecida, mesmo assim estamos preparados”, explica o técnico Luciano. E para chegar bem a competição, a carga de treinamentos foi bastante intensa. “Chega a doer muito o corpo, corremos mais ou menos 120 quilômetros durante a semana”, destaca Sidney Alexandre, atleta dos 800 e 1500 metros. Sidney faturou o ouro nos 800 metros e a prata nos 1500 metros, nos Jogos de Blumenau. Sobre competir em casa, Sidney e a equipe sabem da responsabilidade em fazer bonito diante da torcida, mas acreditam que graças a qualidade individual e da equipe, além do entrosamento, outro ponto alto do atletismo de Itajaí, podem fazer com que o papel seja cumprido. Por isso, a tendência segundo Luciano Moser é seguir brigando pelo titulo do naipe masculino e melhorar a marca do quinto lugar no naipe feminino. Se programe Todas as provas do atletismo nos Jogos Abertos de Santa Catarina acontecem nos três primeiros dias de competição de 15 a 17 de novembro. Por isso, a competição deve ser bastante intensa e disputada entre os favoritos ao título. As disputas acontecem na Pista de Atletismo de Itajaí que passou por todo um trabalho de reforma, pintura e cobertura da arquibancada.

Fone: (47) 3349 - 9327 / 9601 - 5099

bernardo@dobdivebrasil.com.br

www.dobdivebrasil.com.br


JASC

05

Fábrica de Talentos é favorita para título em casa O Ginásio Mário Tavares na rua Uruguai também pode ser chamado de berço. Um berço de talentos para a Ginástica Artística que surgem é claro, com muito talento, esforço e dedicação de atletas e do professor Marcelo Coelho. Além de várias conquistas individuais e coletivas, a equipe que em 2013, faturou todas as competições que disputou, já colocou seu principal destaque – o itajaiense Fábio Luiz dos Santos, como artista do Cirque du Soleil. Fábio inclusive foi bi-campeão dos JASC, quando defendia Itajaí como atleta. E para a competição, esse ano, a modalidade aposta numa receita já consagrada e que costuma dar bons resultados. “Vamos utilizar os nossos ginastas, ainda de Joguinhos Abertos, mesclando com atletas experientes, para disputar os JASC, onde já fomos tricampeões, e a g o ra e sta m o s n a ex p e c tat i va d e conseguirmos o tetra competindo em casa” explica o professor Marcelo, que nos tempos de atleta, disputou e conquistou os Jogos em Itajaí no ano de 1982. Sobre a competição, naqueles tempos, Coelho relembra que a cidade e o Esporte de Itajaí eram bem diferentes. “Geralmente, eu conquistava resultados e a equipe do Beto do Handebol da Giorama também. Hoje não, é bem diferente, o investimento e a estrutura permitem melhores resultados para o munícipio”, acrescenta o técnico que como atleta foi recordista com seis títulos consecutivos no cavalo com alça. Vale ressaltar que Marcelo Coelho, iniciou a prática da Ginástica Artística em 1987, e no mesmo ano tornou-se técnico. A carreira como atleta teve fim em 1996.

Rotina Popularmente conhecida como Ginástica Olímpica, a Ginástica Artística começa a ser praticada muito cedo. No próprio Ginásio Mário Tavares, não são poucos os meninos de 6 ou 7 anos de idade que já estão em treinamento. Além de um biótipo físico, a ginástica exige e muito dos atletas. “Os machucados são muito comuns, vive-se superando limites, o atleta tem que ter noção de espaço, força explosiva, força isométrica (que é estar em pé mas não exercer movimento) tem que ser d i n â m i c o, f l e x í v e l , t e r e q u i l í b r i o e coordenação”, explica o técnico Marcelo Coelho. São seis aparelhos utilizados pelos homens: argolas, cavalo com alças, barras paralelas, barra física, solo e mesa de salto. Já as mulheres têm quatro: o solo, a mesa de salto, a trave de equilíbrio e as barras paralelas assimétricas. A carga horária de treinamentos da equipe de Itajaí também é bastante forte. O grupo trabalha de segunda a sexta-feira, das 14 às 19 horas e aos sábados, das 9 horas às 14 horas e sempre em ritmo de bastante intensidade e cobrança do treinador.

garoto explica o que é preciso para um bom desempenho na prova do cavalo com alças, que promete um bom resultado para a cidade sede dos JASC. “É um aparelho onde é fácil ter queda, é só nos apoios de braço, então, é meio complicado. Mas pra domar ele é difícil, mas é possível, treinando bastante pra ter menos risco de queda”, explica o garoto. Como acompanhar As disputas da Ginástica Artística nos dois naipes (masculino e feminino) vão acontecer no Centreventos da Marejada, as competições acontecem entre os dias 21 e 23 de novembro. O congresso técnico da modalidade acontece um pouco antes, no dia 21 de novembro.

Herança? Quando atleta, o técnico Marcelo Coelho se destacava na prova do Cavalo com alças, tanto que foi recordista em conquistas nos JASC com essa prova. E parece que o mestre já tem um sucessor. Everson Anderson da Costa tem 17 anos e já conquistou um ouro, nos jogos passados em Blumenau. Apontado como uma das grandes promessas na Ginástica de Santa Catarina, o

ancri BANCO DE CREDITO POPULAR Mais oportunidades para você crescer

Financiamento para a aquisição de: • Máquinas e Equipamentos • Ferramentas • Estoques e Reformas ATÉ 24X PARA PAGAR • Capital de Giro • Empréstimo Pessoal

Av. Joca Brandão, 265 - Centro - Itajaí Tel:(47) 3045-6030


JASC

06

Um esporte nem tão conhecido e que quer fazer bonito podem ser aprendidas com o passar dos anos, basta querer ” explica Edinaldo Hernandes Lopes, um dos destaques do time itajaiense que realiza seus treinamentos no Clube Náutico Almirante Barroso.

Modalidade que já rendeu título mundial ao Brasil está em disputa nos Jogos Abertos em Itajaí. Na grafia, a modalidade pode até lembrar o futebol, mas na verdade, ele é mais semelhante ao voleibol. O Punhobol é uma das modalidades em disputa nos Jogos Abertos de Santa Catarina e na condição de cidade sede, Itajaí tem equipe que se preparou para a disputa da competição. A equipe conta com cinco atletas residentes na cidade e mais sete reforços que vem de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. No comando, o punhobol de Itajaí tem José Rubens de Paula, o professor e educador físico, que treina a equipe, pratica punhobol há quase 50 anos. Quanto aos JASC, Itajaí ficou por 15 anos, sem representação na modalidade, história que pode ser bem diferente em 2014. Quando a aposta é na experiência do grupo, para conseguir no mínimo uma medalha, que será de suma importância em uma competição que dá mostras de ser disputada ponto a ponto, medalha por medalha. “Sem persistência não se faz nada e no punhobol não é diferente. É um esporte que exige várias habilidades que também

As origens Criado na Alemanha, o Punhobol ou “Faustebol” é como o nome diz, praticado com os punhos. Jogado ao ar livre, na grama, a quadra de jogo é dividida por uma fita que fica a dois metros de altura no chão. O objetivo é rebater a bola com o punho sobre a fita – daí a semelhança com o voleibol. No punhobol, de acordo com sua regra oficial, a bola só pode tocar o chão, apenas uma vez. Nos JASC, o punhobol será disputado em dois sets de 11 pontos e caso nenhuma equipe obtenha diferença de dois pontos, o set será encerrado quando uma das equipes atingir 15 pontos - exceto nas fases semifinal e final, onde as partidas serão disputadas em três sets. No Brasil e no mundo Mesmo com pouca divulgação no Brasil, o esporte é um dos mais vitoriosos no mundo. Tanto que no naipe masculino, o país venceu o Mundial da categoria em 2003 sobre a Alemanha, e em 2010 foi a vez das mulheres vencerem as criadoras do Esporte, no Mundial disputado em Santiago, no Chile. No ano de 2012, Pomerode, no Vale do Rio Itajaí, recebeu o Mundial de Clubes de Punhobol que também foi vencido por um clube brasileiro.

Como conferir nos JASC A casa das disputas do Punhobol nos JASC em Itajaí vai ser o Clube Náutico A l m i ra nte B a r ro s o, m e s m o l o ca l d e treinamento da equipe da casa. A modalidade é uma das primeiras a ser disputada. Os jogos acontecem logo nos três primeiros dias, entre os dias 15 e 17 de novembro. O congresso técnico aconteceu no dia 30 e já tem definidas as chaves. Na Chave A, Itajaí encara São Bento do Sul e Pomerode. Enquanto na chave B os d u e l o s a c o n te c e m e n t re B l u m e n a u , Florianópolis, Timbó e Joinville. Em 2013, nos JASC de Blumenau, a capital do estado ficou com o troféu da competição, seguido pela cidade sede e por Joinville.


JASC

07

Itajaí quer surpreender os favoritos

Apostando em garotos da região, time tem ex-Marcílio Dias como comandante. O elenco reúne atletas que já passaram por categorias de base de clubes da região como Camboriú e Marcílio Dias, além de outros jovens que já trabalhavam com outras categorias dos times da FMEL , a Fundação Municipal de Esportes e Lazer, também foram integrados valores que surgiram nas peneiras realizadas pela Fundação com o objetivo de completar o elenco do time que disputa os JASC. E o esporte mais popular do mundo, não pretende fazer feio, ainda mais jogando em casa. “É um título que pode pintar em casa, a gente sabe que Itajaí está investindo bastante e não queremos decepcionar”, explica o atacante Bruno Meurer. A opinião de Bruno é compartilhada pelo lateral Hugo que acrescenta: “Estou bastante ansioso, assim como o pessoal, quem vai entrar, vai colocar muita raça pra jogar”, comentou confiante. Campeão em casa O goleiro Bidu é conhecido no futebol amador de Itajaí. Aos 18 anos, o jovem que é morador do bairro Cidade Nova, já atuou em vários clubes do amador da região como o ACPCN e o Dom Bosco. Bidu agora quer erguer o troféu de campeão dos Jogos Abertos, jogando na cidade natal. “Tem que ser aqui, em casa, em Itajaí”, diz, esbanjando simpatia e confiança. Experiência No comando técnico da equipe que fez a preparação nos Estádios Dulcídio Costa e IX de Julho, o professor Antônio Augusto. O

comandante que atuou no Marcílio Dias, no Blumenau, no Paysandu de Brusque e no futebol baiano, teve o inicio da carreira no Internacional de Porto Alegre, e com essa experiência no mundo do futebol, pôde acrescentar mais conhecimento na p re p a ra çã o d o s ga ro to s . A p e s a r d a experiência e de bons atletas no grupo de jogadores, Antônio Augusto sabe que Itajaí entra no futebol dos JASC, “correndo por fora”. Ele ressalta que a diferença de investimentos, principalmente para as cidades que tem bases de times profissionais como representantes, realmente tem uma grande diferença. “Chapecoense, Blumenau com o Metropolitano e Brusque, são é claro, os favoritos. Nós corremos por fora”, resumiu. Mesmo assim, o comandante lembra que essa aparente falta de pressão pode ajudar sua equipe. “Desse jeito, correndo por fora, a gente pode sim surpreender os favoritos”.

Se programe Os campos que vão servir para a disputa do futebol são os seguintes: Estádio Dr. Hercílio Luz, Estádio Camilo Mussi do Almirante Barroso, Estádio Municipal Dulcídio Costa, Estádio do Clube IX de Julho e Campo da Associação Natalense. Os jogos acontecem dos dias 18 a 25 de novembro. Itajaí foi colocada na chave A do futebol ao lado de Rio do Sul, Santo Amaro, Brusque e Chapecó. Na Chave B, Blumenau encara São Ludgero, Seara, Joaçaba e Navegantes. A capital Florianópolis, não obteve classificação para a fase estadual que vai ser disputada em Itajaí.

Palcos Vale ressaltar que os campos passaram por um grande processo de reforma que ficarão de legado para o Esporte Itajaiense. No IX de Julho, as telas, vestiários, pintura e iluminação foram reparados, enquanto no Estádio Dulcídio Costa, a reforma foi ainda maior, com a troca do gramado para o mesmo tipo utilizado no Estádio Dr. Hercílio Luz, além da parte e st r u t u ra l q u e va i d e s d e a p i nt u ra , recolocação de telas, iluminação, vestiários, estacionamento asfaltado e reforma da quadra de areia em anexo a Praça Esportiva que vai permitir a menor carga de jogos, no Estádio Municipal, mantendo as condições do gramado para a prática do futebol.


JASC

08

Nos jogos de Itajaí, mas fora de Itajaí Modalidade é a única da competição que não vai ter disputas em solo itajaiense. Equipe da cidade promete empenho, para desafiar as favoritas. Quem diria que na edição dos JASC em 1972, o tiro era disputado na competição contra um pobre e inocente pombo. De acordo com o material disponível no Memorial dos Jogos Abertos de Santa Catarina em Brusque, as primeiras edições da competição, faziam o pobre bichinho sofrer. Felizmente, a organização evoluiu e as aves podem respirar aliviadas. Porque o pombo deu lugar aos pratos. Preparação Fo i n o C l u b e d e C a ça e T i ro Blumenauense, bem no coração da maior cidade do Vale do Rio Itajaí, que a equipe de tiro de Itajaí realizou sua preparação para os JASC. O grupo de atiradores da cidade aproveitou a oportunidade para manter a integração com atletas de Blumenau e de outras cidades que utilizam a estrutura do clube. O Trap Americano A prova que surgiu nos Estados Unidos, consiste no arremesso de um prato

que é lançado de uma 'casinha' com velocidade média de 60km/h e em uma angulação média de 45 graus, tanto direita ou para esquerda, o que exige atenção e muita precisão do atirador. Feito o arremesso, o atirador tem que acertar o alvo no ar, para então, computar os pontos. Nos JASC As disputas das competições de tiro nos Jogos Abertos de SC vão acontecer com duas provas – o Trap Double e o Trap Americano no Clube Josefense de Caça, Tiro e Pesca em Governador Celso Ramos na Grande Florianópolis, enquanto o Tiro de Armas Curtas e Longas vão acontecer no Caça e Tiro Blumenauense, onde nossa reportagem conversou com os atletas. Segundo Antônio Mello, atirador da equipe itajaiense, as cidades favoritas para o título na co m p et i çã o e sta d u a l s ã o : C r i c i ú m a , Florianópolis, Blumenau, Chapecó e Pomerode. Pomerode e Blumenau, tem a influência germânica na colonização e dos clubes de caça e tiro, bastante presentes na região. As provas em Blumenau acontecem entre os dias 15 e 19 de novembro. E em Governador Celso Ramos entre 20 e 22 do mês, na parte final da competição.

Em 2013 Na edição passada dos Jogos A b e r to s d i s p u ta d a e m B l u m e n a u , a classificação do tiro foi a seguinte: Joinville faturou o primeiro lugar com 15 pontos, seguida por Criciúma com 11, Biguaçu com 10, Concórdia com 6, Chapecó com 4 e Içara com 2 pontos conquistados. Diferentemente de 2014, Itajaí não tinha equipe competindo no ano passado. Esperança As disputas e os treinamentos de Itajaí no tiro para a competição, não acontecem na cidade, porque ainda não tem a estrutura necessária para os treinamentos que exigem especificações de segurança. Mas segundo Antônio, em breve, essa situação d eve s e r re s o l v i d a . “J á e sta m o s e m negociação para conseguirmos uma área que será repassada a Fundação Municipal de Esportes”. Mello, ainda faz o convite para interessados em conhecer a modalidade: “Tenho certeza que as pessoas vão gostar e trazer seus filhos também, quem sabe no futuro, eles não sejam os atletas que vão representar Itajaí”, finaliza.

A força de Itajaí nas piscinas Equipe de natação de Itajaí se preparou para a competição nas piscinas do Itamirim Clube de Campo. Promessa é de briga pelo topo. Foram centenas de braçadas, muito esforço e cansaço, mas o balanço da preparação da natação de Itajaí para os Jogos Abertos de Santa Catarina é bastante positivo. A equipe realizou sua preparação nas piscinas do Itamirim Clube de Campo, umas das melhores estruturas de Santa Catarina para a natação. E conhecer bem o local de prova, somado ao grande entrosamento da equipe pode e deve, reverter em bons resultados para o time local. “Nosso dia-a-dia é muito puxado, bastante cansativo mesmo, por isso é sempre importante que os companheiros passem muita força entre si, para manter a equipe motivada”, explica o nadador Vinicius Kleinert. O atleta gaúcho que vive em Itajaí à vários anos, participou do Troféu Maria Lenk, a prova mais importante da natação brasileira, disputada no Rio de Janeiro, e faturou o ouro nos JASC de Blumenau no

revezamento 4X100 medley. Dinâmico A natação é uma das modalidades que tem sua duração mais rápida nos Jogos. De acordo com o treinador da equipe Roberto Fachini nos três dias de duração da modalidade – de 15 a 17 de novembro, cada atleta vai nadar nas 7 provas, entrando 11 vezes em 3 dias na piscina. E com fatores que vão além da questão técnica, como companhia. Por isso é necessário, o equilíbrio psicológico da equipe, que além da disputa dentro da piscina, vai ter que conviver com a pressão por um bom resultado em casa. “É claro que eles tem que saber canalizar isso, essa pressão, essa cobrança pro lado bom, como uma forma de motivação e da satisfação de competir em casa e buscar motivação para cumprir um bom papel aqui, em casa”, explica Roberto. Se programe A natação é uma das modalidades mais dinâmicas dos Jogos Abertos de Santa

Catarina e já vão ter suas emoções antes mesmo da cerimônia de abertura que está prevista para a noite do dia 15 de novembro, no Estádio Hercílio Luz. Os atletas caem na água, já na manhã do dia 15, na piscina do Itamirim Clube de Campo. As provas seguem até a segunda-feira dia 17. Em 2013 A natação masculina treinada pelo técnico Fachini e que tem Vinicius Kleinert como principal expoente já fez bonito no ano passado em Blumenau. A equipe masculina conquistou o troféu e valiosos pontos para Itajaí como campeã geral da modalidade. Joinville levou a melhor no naipe feminino. Site oficial Os resultados da natação e das demais modalidades, além de notícias atualizadas, quadro de troféus e medalhas estão disponíveis no site ww.jasc2014itajai.com.br


JASC

09

Giro pelos JASC perdeu um set sequer em Blumenau 2013, manteve e reforçou as equipes para a disputa em casa. Habilidade e muita coordenação nas partidas de Tênis de Mesa que acontecem no Ginásio do Colégio Fayal entre os dias 15 e 19 de novembro. Basquetebol

Confira um resumo das demais modalidades, das expectativas e dos locais de competição nos JASC em Itajaí. Futsal Representado pelo TIPSO Futsal, o futsal de Itajaí promete força pra cumprir um bom papel na elite do Futsal Estadual. Com promessa de duelos equilibrados, o futsal tem sérios pretendentes ao título pelo caminho como o Jaraguá e a Krona Joinville – equipes que disputam a Liga Nacional da modalidade. No naipe masculino, os jogos de futsal nos JASC acontecem no Ginásio Gabriel João Collares, dos dias 16 a 20 de novembro para a Divisão Especial e de 15 a 22 de novembro para a primeira divisão no Ginásio Jucílio de Castro Fernandes em Cordeiros. Enquanto, a elite do futsal feminino também se confronta no Gabriel Collares de 21 a 25 de novembro, os demais jogos acontecem no Jucílio de Castro Fernandes, de 16 a 23 de novembro.

No basquete, a expectativa maior reside sobre a equipe feminina que conquistou a 4ª posição nos Jogos de Blumenau em 2013, com muito treinamento e organização, a expectativa é que a equipe suba ao menos um degrau na classificação geral dos JASC. As disputas em ambos os naipes, masculino e feminino, acontecem de 15 a 24 de novembro nos Ginásios da AABB e do Colégio Salesiano, bem no cento da cidade.

Triatlon Com nomes como Diego Sclebin e Igor Amorelli, campeão do Ironman 70.3 em Florianópolis, o Triatlon de Itajaí vem para os JASC com a intenção de vencer Blumenau, que em 2013, garantiu a taça apenas no Tribunal, depois de uma possível inscrição irregular de um atleta. As disputas intensas da natação acontecem no dia 23, um domingo, na Praia de Cabeçudas. Tênis de mesa Com um histórico recente avassalador, o Tênis de Mesa de Itajaí que não

Ciclismo A equipe de Itajaí que encerrou os JASC 2013, na 6ª posição foi presenteada com a construção de um novo espaço – a Pista do Complexo Municipal em anexo a Pista de Atletismo. A nova construção vai oferecer o que há de mais moderno na modalidade no Brasil e proporcionar grandes disputas, além

de permanecer como um legado para o ciclismo de Itajaí. Nos JASC 2014, o ciclismo foi dividido com as seguintes provas: • Marathon - As provas de Marathon são realizadas em estradas não pavimentas com distâncias entre 40 e 80 km, tendo duração máxima de 2h30. • Cross-country – as provas de cross-country têm a duração média de 1h30 e nela competem cinco homens por prova. • Bicicross – é realizado em pista de oito raias com gate automático tendo cinco competidores por prova. • Contra-relógio individual: com distancia entre 20 e 30 km. E competem 3 por prova. • Downhill: é realizada em pista de descida, largando três competidores simultaneamente e é uma das provas mais rápidas do ciclismo. • Estrada: é realizada num circuito (pista) ou rodovia, com distância entre 80 e 140 km. Tem cinco competidores por prova.


JASC

11

Locais de competição dos JASC 2014 ATLETISMO Local de compe ção Pista de Atle smo - Avenida Vereador Abrahão João Francisco, nº3855 - Centro, atrás da Câmara de Vereadores. Período de Compe ção 15 a 17 de Novembro

CICLISMO Local de compe ção Complexo Ciclís co da Pista de Atle smo - Avenida Vereador Abrahão João Francisco, nº3855 - Centro, atrás da Câmara de Vereadores. Período de Compe ção 20 a 25 de Novembro

GINÁSTICA ARTÍSTICA Local de compe ção C e n t r e v e n t o s - Av e n i d a Ministro Victor Konder, 303 (Beira Rio) - Centro. Período de Compe ção 23 e 25 de Novembro

GINÁSTICA RÍTMICA Local de compe ção C e n t r e v e n t o s - Av e n i d a Ministro Victor Konder, 303 (Beira Rio) - Centro. Período de Compe ção 23 e 25 de Novembro

JUDÔ Local de compe ção C e n t r e v e n t o s - Av e n i d a Ministro Victor Konder, 303 (Beira Rio) - Centro. Período de Compe ção 19 e 20 de Novembro

KARATÊ Local de compe ção C e n t r e v e n t o s - Av e n i d a Ministro Victor Konder, 303 (Beira Rio) - Centro. Período de Compe ção 15 e 17 de Novembro

NATAÇÃO Local de compe ção Piscina do Itamirim Clube de Campo - Rua: José Gal, 1106 - Bairro Carvalho. Período de Compe ção 15 a 17 de Novembro

REMO Local de compe ção Raias do Rio Itajaí Açu - Baía Afonso Wippel - Avenida Ministro Victor Konder, Centro. Período de Compe ção 22 e 23 de Novembro

TAEKWONDO Local de compe ção C e n t r e v e n t o s - Av e n i d a Ministro Victor Konder, 303 (Beira Rio) - Centro. Período de Compe ção 18 e 19 de Novembro


JASC

12

Locais de competição dos JASC 2014 TIROS ESPORTIVOS ARMAS CURTAS / ARMAS LONGAS Local de compe ção Clube de Caça e Tiro Blumenauense. Período de Compe ção 15 a 20 de Novembro

TIROS ESPORTIVOS TIRO AO PRATO Local de compe ção Clube Josefense Tiro, Pesca e Caça: Governador Celso Ramos. Período de Compe ção 21 a 23 de Novembro

TRIATHLON Local de compe ção Praia de Cabeçudas - Rua Dep. Francisco Evaristo Canziani, Cabeçudas. Período de Compe ção 23 de Novembro

VOLEI DE PRAIA MASCULINO Local de compe ção Quadras da Praia da Atalia Rua Dep. Francisco Evaristo Canziani, Fazenda. Período de Compe ção 19 a 23 de Novembro

VOLEI DE PRAIA FEMININO Local de compe ção Quadras da Praia da Atalia Rua Dep. Francisco Evaristo Canziani, Fazenda. Período de Compe ção 19 a 23 de Novembro

XADREZ Local de compe ção Sede da Associação Recrea va Fazenda. Período de Compe ção 16 a 22 de Novembro

BOCHA MASC./FEM. Local de compe ção Canchas do Parque do A g r i c u l t o r G i l m a r G ra f - R u a : Mansueto Felizardo Vieira, 557 - Bairro Baia. Período de Compe ção 18 a 25 de Novembro

BOLÃO 16 MASC./FEM. Local de compe ção Pistas da Sociedade Tiradentes - Rua: João Pereira Liberato, 437, Bairro Barra do Rio. Período de Compe ção 15 a 20 de Novembro

BOLÃO 23 MASC./FEM. Local de compe ção Pistas da Sociedade Tiradentes - Rua: João Pereira Liberato, 437, Bairro Barra do Rio. Período de Compe ção 15 a 20 de Novembro

TÊNIS MASC./FEM. Local de compe ção Quadras do Itamirim Clube de Campo - Rua: José Gal, 1106 - Bairro Carvalho. Período de Compe ção 15 a 20 de Novembro

TÊNIS DE MESA MASC./FEM. Local de compe ção Ginásio de Esportes do Colégio Fayal - Rua: Alfredo Trompowiski, 153 – Vila Operária. Período de Compe ção 15 a 19 de Novembro


JASC

13

Tabela de competição dos JASC 2014 Basquete Masculino Local: Ginásio de Esportes da AABB - Alameda Ernesto Schneider, 129 – Bairro Fazenda 16/ 11 - 20:30hrs - Rio do Sul x Itajaí 17/11 - 20:30hrs - Itajaí x Brusque 18/11 - 20:30hrs - Blumenau x Itajaí 19/11 - 20:30hrs - Itajaí x Xaxim Basquete Feminino Local: Ginásio de Esportes do Colégio Salesiano - Rua: Felipe Schmidt, s/n - Centro 15/ 11 - 18:00hrs - Rio do Sul x Itajaí 16/11 - 20:30hrs - Itajaí x Blumenau 17/11 - 20:30hrs - Florianópolis x Itajaí Handebol / Masculino Local: Ginásio de Esportes Gabriel Collares - Rua: Alberto Werner, 44 Bairro Vila Operária 18/ 11 - 19:00hrs - Blumenau x Itajaí 19/11 - 19:00hrs - Itajaí x Caçador 21/11 - 19:00hrs - Criciúma x Itajaí 22/ 11 - 20:30hrs - Itajaí x Chapecó Handebol / Feminino Local: Ginásio de Esportes Gabriel Collares - Rua: Alberto Werner, 44 Bairro Vila Operária 15/ 11 - N/D - Chapecó x Itajaí Futebol Local: Estádio Municipal Dulcídio Costa - Rua:Ero ides da Silva Fontes, s/n – Bairro São Vicente – Fundos do Batalhão da PM 18/ 11 - 20:15hrs - Brusque x Itajaí 21/11 - 20:15hrs - Rio do Sul x Itajaí 22/11 - 20:15hrs - Itajaí x Sto. Amaro da Imperatriz Local: Estádio do Clube Náu co Almirante Barroso - Rua: Almirante Barroso, 280 – Vila Operária 19 / 11 - 20:15hrs - Itajaí x Chapecó

Futsal - Div. Especial / Masculino Local: Ginásio de Esportes Gabriel Collares - Rua: Alberto Werner, 44 Bairro Vila Operária 16/ 11 - 20:30hrs - Jaraguá do Sul x Itajaí Futsal - Div. Especial / Feminino Local: Ginásio de Esportes Gabriel Collares - Rua: Alberto Werner, 44 Bairro Vila Operária 21/ 11 - 20:30hrs - Caçador x Itajaí Voleibol / Masculino Local: Ginásio de Esportes Ivo Silveira - Rodovia Osvaldo Reis, s/n - Bairro Fazenda 18/ 11 - 20:00hrs - Pinheiro Preto x Itajaí 19/11 - 20:00hrs - Itajaí x Blumenau 21/11 - 20:00hrs - Palhoça x Itajaí 22/ 11 - 20:00hrs - Itajaí x Xanxerê Local: Ginásio de Esportes do Colégio São José - Rua: Silva, 365 - Centro 19/ 11 - 18:00hrs - Itajaí x Lages Voleibol / Feminino Local: Ginásio de Esportes Ivo Silveira - Rodovia Osvaldo Reis, s/n - Bairro Fazenda 15/ 11 - 17:00hrs - Timbó x Itajaí 16/11 - 20:00hrs - Itajaí x Chapecó Local: Ginásio de Esportes do Colégio São José - Rua: Silva, 365 - Centro 18/ 11 - 18:00hrs - São José x Itajaí Punhobol / Masculino Local: Estádio do Clube Náu co Almirante Barroso - Rua: Almirante Barroso, 280 - Vila Operária 15/ 11 - 18:20hrs - Pomerode x Itajaí Para maiores informações sobre as próximas rodadas e resultados confira no site www.jasc2014itajai.com.br/


JASC

14

Congresso Técnico e Lançamento dos Uniformes marcam chegada da Competição Evento na ASPMI reuniu dirigentes de todo o Estado, enquanto no auditório do Centreventos, status das obras, apresentação dos uniformes de Itajaí e muita emoção marcaram evento. A competição dentro dos campos, quadras e piscinas começa apenas no dia 15, mas o clima dos Jogos Abertos de Santa Catarina, já estão bem evidentes em Itajaí, e com a aproximação dos Jogos, dois eventos deixaram esse clima ainda mais claro. Congresso Técnico Realizado no dia 30 de outubro na sede da ASPMI, a Associação dos Servidores Públicos Municipais de Itajaí, o Congresso Técnico definiu o sorteio dos municípios para a composição das chaves das modalidades, além do repasse de informações e algumas orientações para as equipes que participam da competição. No Congresso, o presidente da CCO, Álvaro Provesi fez a apresentação de todos os locais de competição e passou detalhes importantes, para o deslocamento das delegações em Itajaí. Além de Provesi, estiveram presentes ao evento, o secretário de Obras e vice-presidente da CCO, Álvaro Provesi que representou o prefeito Jandir Bellini, o superintendente da FMEL Fabrício Marinho e o presidente da FESPORTE, Marcelo Kowalski que afirmou crer numa “grande competição”, graças a parceria entre Itajaí e o Governo do Estado. Emoção A noite do dia 30 foi marcada por mais um evento dos JASC. Dirigentes, atletas, treinadores e imprensa se reuniram no auditório do Centreventos para o lançamento da campanha publicitária, entrega das obras e reformas que chegaram a cerca de R$ 1,5 milhão, entre o Estado e Prefeitura. Além do lançamento dos uniformes que vão ser utilizados pelas equipes itajaienses, durante a competição. Presente ao evento, o prefeito Jandir Bellini resumiu a emoção proporcionada pelo esporte: “Foi essa emoção que a gente sentiu hoje a noite, quando apresentamos as obras que já estão prontas, e aquelas que estão quase prontas”. Embalados com o som de hits da banda inglesa Queen, atletas da Ginástica Artística da cidade, treinados pelo técnico Marcelo Coelho, arrancaram aplausos dos presentes que ainda se emocionariam com a homenagem feita a equipe de Handebol Feminino da década de 1980. O grupo que faturou 9 títulos dos JASC em sequência se reencontrou e foi homenageado com a entrega de camisas “retrôs” que recriaram a época de glórias de um grupo bastante unido. “É simplesmente incrível, poder relembrar aquela época”, disse Vera Toledo, apresentadora de TV que defendeu aquela equipe. Além de Vera, a atual coordenadora do handebol de Itajaí, Cláudia Monteiro e o técnico Dario Passos, que também brilharam no famoso 'Handebol da Giorama', também foram homenageados. “Foi uma geração vencedora nesta trajetória dos JASC. Não tem como falar dos jogos e não lembrar desta equipe que chegou a conquistar 12 títulos”, comentou o superintendente da FMEL, Fabrício Marinho. Uniformes Os aplausos também foram intensos para o desfile dos atletas com os uniformes das modalidades. Com visual moderno, algumas peças inclusive trazem pontos turísticos da cidade estampados. Confeccionados pela empresa Onisports, também de Itajaí, mais de mil uniformes foram produzidos para uma delegação que conta com 430 atletas, recorde até hoje na história de Itajaí nos Jogos Abertos de Santa Catarina.


ASPMI ASPMI 50 Anos. Festa do servidor pĂşblico

16


Volvo Ocean Race

17

Conheça a terra da largada

Por Marcelo Nunes*

Repórter conta detalhes do começo da regata e da experiência profissional na Cidade Espanhola. Banhada pelo Mar Mediterrâneo, Alicante é uma cidade da Comunidade Valenciana com pouco mais de 300 mil habitantes. A cidade preserva seu passado, através das construções que inclusive, valorizam a arquitetura mulçumana – a Espanha foi invadida pelos árabes na Idade Média. Existem semelhanças na cidade com Itajaí e não só pelo fato das duas cidades, servirem como parada da Volvo Ocean Race, a maior regata do planeta. Em Alicante, assim como em Itajaí, as pessoas são simpáticas e bastante receptivas com os visitantes. Quanto ao clima, 'Alacant', grafia no 'Valenciano', o outro idioma da região, contrasta entre a brisa agradável nas proximidades da Praia de Postiguet – a principal da cidade e um tempo mais árido, talvez influência do relevo que lembra muito, o Norte da África, que tem certa proximidade geográfica com o Norte da Espanha. A cidade fica distante, pouco mais de 400 quilômetros de Barcelona e da Capital Madrid e pouco mais de 170 quilômetros de Valência. Cidades como Elche e Villareal, também ficam próximas a Alicante.

Imperdível Principal ponto turístico de Alicante, o Castelo de Santa Bárbara é uma fortaleza construída na Idade Média, e que foi construída nos tempos da Invasão Mulçumana. O local que servia como ponto de vigia de possíveis invasores esteve fechado até os anos 1960, quando foi reaberto como forma de alavancar e divulgar, o turismo na cidade. Do alto do castelo é possível, se enxergar a Vila da Regata, a Marina de Alicante e outros pontos importantes do lugar como a Plaza de Toros e o Estádio José Rico Pérez, a casa do Hércules CF. O time de futebol da cidade que já disputou a primeira divisão ao lado de Barcelona e Real Madrid, após grave crise financeira, tenta se reerguer na terceira divisão nacional.

A Vila da Regata Alicante recebeu pela terceira vez na história, uma largada da regata de volta ao mundo. E a movimentação na área da Vila da Regata foi bastante intensa durante o período de estada da competição em solo espanhol. Mais de 600 jornalistas de todo o mundo se credenciaram para cobrir o evento, sem contar as equipes, pessoal de apoio e patrocinadores, que totalizaram ocupação de 95% da rede hoteleira alicantina, durante a passagem da regata. Os dados são da Associação Hoteleira de Alicante. Ainda acrescentam que o impacto da regata na economia da cidade foi de 75 milhões de euros, quase 250 milhões de reais. Só no último dia de funcionamento da Vila, que marcou a largada da regata, milhares de pessoas assistiram o evento na própria vila e nas praias da cidade.

A Volvo Desde a largada na cidade espanhola, os sete veleiros da flotilha da Volvo Ocean Race já estão a caminho da Cidade do Cabo na África do Sul. A previsão de chegada em solo africano é para a primeira quinzena de novembro. De lá, os veleiros partem para a próxima etapa até Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos. Em Itajaí, a Vila da Regata, segundo João Luiz Demantova, secretário executivo do Itajaí Stopover, abre as portas no dia 30 de março do ano que vem. Os veleiros são esperados na cidade a partir do dia 2 de abril de 2015.

* Marcelo Nunes é repórter esportivo da RICTV Record e colaborador da Revista Notícias Esportivas, e viajou a convite da Itajaí Stopover.


Revista Notícias Esportivas nº50  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you