Page 1

• Copa 2014 REVISTA NOTÍCIAS ESPORTIVAS - ANO 6 - Nº 44 - MAIO 2014 - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Tabela completa

• Copa Primavera Começou a fase semifinal com os jogos de ida e volta

• Handebol Itajaí é convidada para disputar a liga nacional

Itajaí vai em busca de mais um título dos PARAJASC


10ª Edição dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina

Expediente: Informativo Notícias Esportivas Supervisão: Eládio Cardoso / Diego Cardoso Diagramação, projeto gráfico e correção: Tiburcio de Barcelos tiburcio@acolmeiaweb.com Colaboradores: Marcelo Nunes, FMEL Itajaí, ASPMI. Tiragem: 2.000 mil exemplares Fotos: Diego Cardoso, SECOM Itajaí, David Jonnes, Nelson Robledo, Ricardo Alves. Comercial: Tel: 3344-5117 / 9600-0876 www.noticiasesportivas.com contato@noticiasesportivas.com

Itajaí inicia a corrida das grandes conquistas para este ano de 2014, ano em que Itajaí estará sediando os Jogos Abertos de Santa Catarina. O primeiro duelo está marcado para a cidade de Chapecó, com a realização da fase estadual da 10ª Edição dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina nos dias 26 a 31 de maio. Nesta 10ª edição, que volta à cidade que deu origem aos Jogos em 2005, o Parajasc contará com cerca de 3 mil paratletas de 63 municípios. O evento, promovido pela Fesporte e prefeitura local, é destinado a atletas com deficiência auditiva (DA), física (DF), visual (DV) e intelectual (DI) que disputam provas de atletismo, natação, tênis de mesa, xadrez, futsal, ciclismo, goalball, handebol em cadeira de rodas, natação, xadrez, basquete para cadeirantes e bocha paralímpica. As competições vão ocorrer de 26 a 31 de maio. Itajaí foi campeã em 2013, quando os jogos foram realizados na cidade de Joaçaba e segundo o Superintendente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer, Fabricio Marinho, todos os esforços foram concentrados junto ao departamento de Paradesporto, para ir a Chapecó em busca do bicampeonato, mesmo respeitando a cidade sede Chapecó, que é o município que promoveu os primeiros jogos do Paradesporto e é detentor de vários títulos. Segundo a Coordenadora do Paradesporto, Aline Barros, os trabalhos que foram realizados na preparação dos atletas foi muito positivo e estão esperançosos em realizar uma excelente campanha e trazer o segundo titulo para Itajaí. Com certeza toda comunidade estará torcendo pelo sucesso dos atletas e comissão técnica. A equipe da Revista Notícias Esportivas, será o único veiculo de comunicação de Itajaí que estará presente na cobertura do evento, tendo no comando o Diego Cardoso.


Paradesporto

04

Paradesporto quer conquistar o bi do PARAJASC Força Lembrando que todas as modalidades vem em ritmo acelerado de trabalho e focadas nas conquistas dos Parajasc, Aline diz que o paraciclismo, a bocha paralímpica e o tênis de mesa despontam como principais favoritos. “Nessas modalidades, temos boas chances de conquistar o primeiro lugar”, diz a treinadora.

Atual campeã dos Jogos, Itajaí quer manter hegemonia em Chapecó. 2013 foi um ano especial para o Paradesporto Itajaiense. Não apenas graças as histórias de vida, de força de vontade e de superação, tão rotineiras entre o grupo. Um ano após colocar um paratleta da cidade na disputa das Paralímpiadas de Londres, Itajaí conseguiu uma sequência de êxitos que terminou com a conquista coletiva dos Parajasc em Joaçaba. Na ocasião, foram mais de 1,8 mil atletas de 60 municípios. E após, os cinco dias de disputa, Itajaí ficou com o título geral da competição, somando 39 pontos. Na seqüência vieram Joinville e Chapecó, casa da edição 2014. Completaram o Top 10 dos Parajasc 2013, as cidades de Caçador, Concórdia, Criciúma, Jaraguá do Sul, Brusque,

Florianópolis e Quilombo. Em uma competição onde se multiplicam as histórias de superação, vontade e espírito de equipe. Pra seguir no topo Segundo, a Coordenadora do Paradesporto de Itajaí, Aline Barros, a intenção de Itajaí é sim, continuar com o título dos Parajasc. Tanto que a cidade embarca com uma grande delegação composta por 114 paratletas, mais o pessoal de apoio e treinadores. “Nossa expectativa é seguir com o título em Itajaí, mas sabemos que Chapecó vem forte e não quer perder em casa”, diz a coordenadora. Aline ainda acrescenta que a cidade sede desta edição foi campeã durante seis anos consecutivos, perdendo a hegemonia do paradesporto estadual, justamente para Itajaí.

Em Chapecó Em 2014, os Jogos Paradesportivos de Santa Catarinense voltam a sua cidade berço. Tanto que Chapecó já foi declarada por lei com essa nomenclatura. E os organizadores têm a intenção de fazer bons jogos por lá. Até para brindar, a 10ª edição dos Jogos em toda a história. Chapecó recebeu a primeira edição da competição em 2005. Além das competições, os Parajasc devem ser marcados por palestras e eventos paralelos. O velejador Lars Grael deve estar presente na “Capital do Oeste” para um desses eventos. São aguardados entre os dias 25 e 31 de maio, mais de dois mil paratletas na cidade. Movimento que deve aquecer a economia da região. Em entrevista a um jornal da região, o secretário de Juventude, Esporte e Lazer da cidade Clóvis Marinello, afirmou que “Chapecó que fazer um grande evento para marcar a 10ª edição dos Parajasc, com homenagens, melhorias na acessibilidade e uma abertura à altura”, afirmou o dirigente. Boa notícia Representante de Itajaí na equipe brasileira que disputou as Paralímpiadas de Londres em 2012, o paranaense Flavio Reitz que é radicado em Itajaí há vários anos,


Paradesporto Paradesporto quer conquistar o bi do PARAJASC

embarcou para os Estados Unidos para mais uma competição representando o Brasil. O paratleta participou da disputa do Grand Prix IPC Athletics em Mesa, no Arizona entre os dias 9 e 11 de maio, a competição está no calendário anual do Comitê Olímpico Brasileiro. Esta é a terceira fase do Grand Prix IPC Athletics do ano. A primeira foi realizada em Dubai (EAU) e a segunda em São Paulo, no Open Brasil Caixa Loterias. Outras três etapas ainda serão disputadas até junho – Nottwil (SUI), Grosseto (ITA) e Berlim (ALE). O encerramento do GP, no entanto, será em a g o s t o, n a I n g l a t e r ra . A participação da seleção brasileira no Grand Prix IPC Athletics em Mesa, Arizona (EUA), é custeada por um convênio entre o Ministério do Esporte e o Comitê Paralímpico Brasileiro. O Grand Prix é a primeira competição

internacional disputada por Reitz, depois dos Jogos Paralímpicos de Londres. Após a participação internacional, Flávio é uma das apostas de Itajaí para as disputas em Chapecó.

05


Handebol

07

Handebol de Itajaí recebe convite para disputar liga nacional Coletiva

Diretoria da equipe vai se reunir com a CBHB para definir detalhes da participação Os bons resultados obtidos, tanto nas equipes de base, quanto na equipe adulto que, por exemplo, já conquistou por duas vezes o campeonato brasileiro, rendeu a Itajaí um convite para participação na Liga Nacional de Handebol, a competição mais importante da modalidade no país. Em outros anos, a cidade já havia tentado participar da competição nacional, enviando ofícios e fazendo pedidos a Confederação Brasileira de Handebol, que organiza a competição. Mas somente em 2014, recebeu a luz verde para a participação. “É o resultado de muito esforço e dedicação dos atletas, comissão técnica, patrocinadores e Fundação Municipal de Esportes e Lazer, explica a batalhadora Claudia Monteiro, coordenadora técnica do handebol itajaiense. Claudia também explica que uma reunião nos próximos dias deve selar a participação de Itajaí na disputa. “Vamos nos reunir com a Confederação para definirmos os detalhes da disputa. Em que molde vai ser disputado, de que forma vamos receber incentivo da CBHB e por aí vai”, revela em tom de suspense. A reunião deve ocorrer entre os dias 18 e 21 deste mês.

Confirmada a participação e os detalhes de regulamento e apoio, junto a entidade que rege o esporte no Brasil, a intenção da equipe é convocar uma entrevista coletiva com a Imprensa para dar mais detalhes e apresentar detalhes da competição. “Aí entramos na fase de orçamento, questão de local onde vamos mandar nossos jogos”, acrescenta Claudia Monteiro.

cidade na condição de receber o convite para Liga Nacional, o Handebol de Itajaí se destaca pela tradição em revelar bons valores para o Esporte na própria cidade, através de pólos e s p a l h a d o s p e l o s b a i r ro s d e I t a j a í . Atualmente, Ales Silva que atua no Handebol Espanhol e defendeu o Brasil no Panamericano de 2011 e Arthur Patrianova que também atua na terra de Real Madrid e Barcelona e que além do clube, é atleta de seleção brasileira foram revelados em pólos da modalidade espalhados por Itajaí.

Liga Nacional A c o m p e t i ç ã o d e ve c o m e ç a r somente após o fim da Copa do Mundo, em agosto, e se estende até o mês de dezembro. A expectativa de acordo com a tabela dos anos anteriores é que Itajaí mande seis jogos diante de sua torcida. Claudia diz que tudo isso, ainda depende da reunião com a Confederação de Handebol Nacional. Na área técnica No banco, a cidade tem no banco, um treinador com vasta rodagem no Esporte Nacional. Silvio Rodrigues, que desenvolve um treinamento intenso e bastante tático com a equipe adulta de Itajaí. No currículo, Rodrigues acumula passagens por equipes de ponta no Handebol do Brasil, além do e m p e n h o d e C l a u d i a M o n t e i ro q u e desenvolve a função burocrática da equipe adulta, incluindo as questões envolvendo patrocínios. Os treinos da equipe adulta de Itajaí acontecem no Ginásio Gabriel Collares. Trabalho de base Embora tenha conquistado resultados expressivos que colocaram a

Preparando E enquanto aguarda a definição da Liga Nacional, o handebol de base segue em movimento tanto que no ultimo dia 02, as equipes infantil e cadete participaram de um torneio quadrangular contra as equipes de Caxias do Sul do Rio Grande do Sul, no Ginásio Gabriel Collares. As equipes de base se preparam para a disputa da Copa Leste/Norte em Outubro.


Futsal

08

Com talento local, futsal disputa Campeonato Estadual prova cabal do potencial e do talento da região para o Futsal e que ficou adormecido por um bom tempo. E com o retorno do TIPSO tem reencontrado a organização da modalidade. Estadual Foto ilustração

Equipes Sub-15 e Sub-17 disputam competição estadual. Em ano de Jogos Abertos de Santa Catarina que vão ser disputados em Itajaí no mês de novembro, o TIPSO Futsal, equipe que representa a cidade, sabe da missão que tem diante do torcedor local: fazer um bom papel e brigar pelo título. Por isso, a promessa é de uma equipe forte na categoria adulto, para dar sequência aos bons resultados, conquistados pelo time nos últimos anos e que vem crescendo a cada temporada. Mas para que no futuro, os bons resultados se tornem constantes, a aposta do time, comandado pelo Coordenador Amauri Gabriel, o Maiu, passa também pelas categorias de base, onde o TIPSO/FMEL I TA J A Í / B I O L E V E / A S P M I d i s p u t a o s campeonatos estaduais das categorias, sub15 e sub-17. Talento da terra Tradicional na revelação de bons valores para o Futsal, as equipes de base de Itajaí são formadas basicamente por garotos da região. No sub-17, cerca de 80% do grupo é composto por atletas da região, enquanto no sub-15, o percentual é ainda maior: 100% do time são de meninos de Itajaí e região. Uma

Disputar um campeonato estadual com equipes tradicionais com equipes como Krona, Jaraguá, Chapecó, Blumenau e Florianópolis, não é uma tarefa das mais fáceis. Mesmo assim, os meninos de Itajaí já têm obtido resultados interessantes como a vitória da equipe do sub-17 por 3 a 1 pra cima de Criciúma e um empolgante 3 a 0 sobre Rio do Sul. Além de Itajaí e das equipes mais tradicionais, também participam da competição estadual: Luiz Alves, São José e São Miguel do Oeste.

Foto ilustração

Preparação Com apoio estrutural da FMEL, a equipe treina de segunda a sábado no Ginásio G a b r i e l J o ã o C o l l a re s . O s t ra b a l h o s acontecem às 18 horas nos dias de semana e às 10 horas da manhã, nos sábados. “A relação de aprendizagem para os mais novos é muito boa, quem tiver qualidade poderá

fazer parte do grupo adulto no futuro”, explica Leandro Borges, o Maguila, auxiliar técnico das equipes sub-15 e 17. Maguila conta no currículo profissional com passagens por vários clubes, incluindo uma passagem vitoriosa pela tradicional Malwee de Jaraguá do Sul. Maguila ainda lembra que 2014 promete ser de muito trabalho para os garotos, pois além do Campeonato Estadual, e stã o p ro g ra m a d a s a s d i s p u ta s d a s competições da F E S P O R T E, O L E S C (Olimpíadas Escolares de Santa Catarina) e os Joguinhos Abertos de Santa Catarina, competições que acontecem no segundo semestre de 2014. Comando Ter experiência é fundamental para guiar um trabalho com categorias da base. Por isso, a coordenação de Amauri Gabriel, o Maiu, atleta vitorioso no Futsal Catarinense e da rodagem do professor Maguila como auxiliar técnico. As equipes do TIPSO Itajaí, contam com o comando técnico no sub-15 de Felipe Paniagua Cavalcanti e de Alexandre Correia dos Santos, o popular Ale no sub-17. É a experiência somada a força e a disposição dos garotos, para que de fato, Itajaí volte a consolidar sua posição, tanto no futsal adulto, quanto no futsal de base. Em todas as categorias, o TIPSO Futsal tem apoio da Fundação Municipal de Esportes e Lazer, da Água Mineral Bioleve, da Academia Clindex, responsável pela preparação física do grupo, e da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Itajaí, a ASPMI.


Funilaria e Pintura Restauração de Parachoques Espelhamento 3M Higienização Hidratação de Couro

47

3246-1716

www.esteticarmartelinhodeouro.com.br contatoesteticar@hotmail.com Avenida Osvaldo Reis, nº 865 Fazenda - Itajaí - SC


JOGOS 1º

12/06 13/06 17/06 18/06 23/06 23/06

17:00 13:00 16:00 18:00 17:00 17:00

GRUPO C

14/06 14/06 19/06 19/06 24/06 24/06

GRUPO E

15/06 15/06 20/06 20/06 25/06 25/06

13:00 19:00 16:00 18:00 13:00 13:00

x x x x x x

GRUPO B Croácia Camarões México Croácia BRASIL México

Colômbia Colômbia Japão Japão Grécia

x x x x x x

13:00 16:00 16:00 19:00 16:00 17:00

GRUPO G

16/06 16/06 21/06 22/06 26/06 26/06

BRASIL México BRASIL Camarões Camarões Croácia

13:00 22:00 13:00 19:00 16:00 17:00

JOGOS

Grécia Japão Grécia Colômbia

x x x x x x

x x x x x x

14/06 14/06 19/06 20/06 24/06 24/06

Equador Honduras França Equador Suíça França

15/06 16/06 21/06 21/06 25/06 25/06

19:00 16:00 13:00 18:00 13:00 13:00

GRUPO H Portugal EUA Gana Portugal Alemanha Gana

17/06 17/06 22/06 22/06 26/06 26/06

13:00 18:00 13:00 16:00 17:00 17:00

Espanha Chile Espanha Austrália Austrália Holanda

x x x x x x

16:00 18:00 16:00 13:00 13:00 13:00

GRUPO F

Alemanha Gana Alemanha EUA EUA Portugal

16:00 18:00 16:00 13:00 13:00 13:00

GRUPO D

Suíça França Suíça Honduras Honduras Equador

13/06 13/06 18/06 18/06 23/06 23/06

Holanda Austrália Chile Holanda Espanha Chile 2º

Uruguai Inglaterra Uruguai Itália Itália Costa Rica

x x x x x x

Costa Rica Itália Inglaterra Costa Rica Uruguai Inglaterra 2º

Argentina Irã Argentina Nigéria Nigéria B. Herzegovina

x x x x x x

B. Herzegovina Nigéria Irã B. Herzegovina Argentina Irã 2º

Bélgica Rússia Bélgica Coreia do Sul Coreia do Sul Argélia

x x x x x x

Argélia Coreia do Sul Rússia Argélia Bélgica Rússia


Final 28 de junho - Belo Horizonte - 13:00

4 de julho - Fortaleza - 17:00

8 de julho - Belo Horizonte - 17:00

13 de julho - Rio de Janeiro - 16:00

28 de junho - Rio de Janeiro - 17:00

30 de junho - Brasília - 13:00

4 de julho - Rio de Janeiro - 13:00

29 de junho - Fortaleza - 13:00

5 de julho - Salvador - 17:00

29 de junho - Recife - 17:00

01 de julho - São Paulo - 13:00

01 de julho - Salvador - 17:00

5 de julho - Brasília - 13:00

12 de julho - Brasília - 17:00

9 de julho - São Paulo - 17:00


L.I.D.

13

Campeonatos de base da LID seguem a todo vapor dentro de campo. O campeonato também é uma oportunidade de os garotos já se apresentarem para o público no futebol. Pode pintar dos campos de bairro da região, uma promessa para o futebol. Exemplos na história do esporte mais popular do mundo, não faltam.

Competição que envolve a participação de escolinhas da cidade é organizada pela entidade. O sonho em se tornar jogador de futebol começa de uma maneira simples para mais de uma centena de meninos das categorias sub-12 e sub-14 que participam do Campeonato das Categorias de Base 2014 promovido pela Liga Itajaiense de Desportos, a LID. São sete equipes e vários sonhos para o futuro em duas categorias: Escolinha do Marcílio Dias/ASPMI, Dulcídio Costa, Vila Nova, Escolinha do Flamengo, Trevo, BeiraMar e Itajaí Show de Bola. “A competição de base segue a todo vapor, se tudo correr como o previsto a intenção é que a gente termine antes do início da Copa do Mundo”, explica Pa u l o C é s a r G o n ça l ve s , o Pa u l i n h o, presidente da Liga Itajaiense de Desportos. Oportunidade Competições como essas, surgem como boas oportunidades para as crianças que fazem parte das escolinhas participantes. Além de ferramenta social, os pequenos têm a oportunidade de já demonstrar de maneira competitiva sua aplicação tática e técnica,

Homenagem Mais uma grande personalidade da Imprensa Esportiva de Itajaí vai dar nome a taça de uma competição da cidade. A LID resolveu homenagear o comentarista Zélio Prado com o nome da taça do Campeonato das Categorias de Base 2014. Com mais de 30 anos de carreira na Imprensa Esportiva de Santa Catarina, Zélio é apresentador da TV Univali, autor do blog “Linha de Fogo” na Internet e comentarista da Rádio Guararema na Capital. Com um estilo irreverente e polêmico, Zélio já passou pelas Rádios Clube e Difusora e pela TV Brasil Esperança. Em 2013, Adão Goulart, outra figura importante da Imprensa, também foi homenageado pela Liga com o nome da taça dos Campeonatos da Categoria de Base. Amador Mas enquanto, os meninos dão show no Campeonato de Base, os adultos ainda se preparam para a 1ª divisão do Futebol Amador Itajaiense. A principal competição do futebol amador da região começa a ser disputada após o fim da Copa do Mundo, no dia 20 de julho. Segundo Paulo César Gonçalves, já foram realizados dois congressos técnicos. Um envolvendo a arbitragem e outro envolvendo as equipes. Até o momento, dez equipes já confirmaram

participação na disputa da 1ª divisão do Amador da LID. Além do campeão de 2013, Trevo, vão estar em ação: Rio do Ouro FC, Fiúza Lima, Natalense, Ipiranga, Dom Bosco, ACPCN, São Nicolau, Beira-Mar e Racing. A fórmula de disputa é bastante simples. Com dois grupos de cinco, jogando entre si, os dois melhores times classificados avançam a fase de mata-mata, até que seja conhecido o novo campeão do tradicional amador da Liga. “A expectativa é que tenhamos mais um bom campeonato, com bastante vontade dos atletas e bom nível técnico, a LID também se preocupa com a questão arbitral que é importante para que tudo corra bem e se resolva, dentro de campo”, resume o dirigente.


C.N. Almirante Barroso

14

C.N. Almirante Barroso comemora 95 anos de fundação A fundação do clube Náutico Almirante Barroso, originou-se de um descontentamento de cerca de 40 membros da diretoria do C.N. Marcilio Dias, que não concordaram com a eleição da madrinha dos dois primeiros barcos (yoles) adquiridos pelo Marcilio Dias. Este grupo de descontentes, reuniram-se em um dos salões do então Grande Hotel, e acabaram fundando o Barroso. Esta reunião aconteceu às 18 horas do dia 11 de maio de 1919. Neste mesmo dia foi homologada sua primeira diretoria oficial, com os seguintes membros: • Comandante: Carlos N. Abreu. • Presidente: Eugênio Muller Filho. • Vice presidente: Jose Alves Pereira. • Tesoureiro: Bruno Malburg. • Secretário: Augusto Woigt. • Orador: Marcos Konder. • Conselho fiscal: Tibúrcio Gonçalves, Euclides Dutra e Albano Ferreira Costa. Desde a fundação do clube, até 1940, a atividade principal da entidade era o Remo, que teve uma trajetória brilhante, obtendo expressivas conquistas, dentre elas destacam-se os campeonatos estaduais de 1920,1921,1927 e 1928. O futebol entrou na história do clube por volta do ano de 1940. Em 1949 foi feita uma fusão com o Lauro Muller que havia sido campeão do estado em 1910. Neste mesmo ano o Barroso conquistou o titulo de campeão itajaiense. Esta fusão foi desfeita alguns anos depois (o futebol encerrou sua atividade profissional em 1971). A primeira sede No dia 29 de junho de 1919, foi feito o lançamento da pedra fundamental para a construção da sede social, localizada na rua Pedro Ferreira. A sede foi construída em 1920. Estádio Em 1956, na administração do presidente Camilo Mussi foi inaugurado o Estádio no terreno adquirido no período da gestão do Dr. Camilo (hoje denominado Estádio Camilo Mussi). Onde foi construída a nova sede social. O clube também se destacou no futebol de mesa atividade

criada em 2011. Conquista importante O titulo de vice campeão do Estado conquistado em 1963, quando o seu arquirrival foi o campeão. Campeonato esse que levou o nome de “Torneio Luiza Mello”. Barroso foi um grande time de futebol de Santa Catarina cujo uniforme é composto pelas cores verde e branco. Uniforme esse muito temido pelo rival Marcílio Dias. Neste ano o clube comemora seus 95 anos, com muito entusiasmo e dedicação da atual diretoria, em fazer cada vez mais o melhor em prol do clube e dos associados. Parabéns ao Alviverde que muito orgulha seus associados. Por Benicio Medeiros

Mensagem do Presidente Elio Horsi Neste mês de maio, o nosso glorioso, Clube Náutico Almirante Barroso, comemora mais um ano de sua existência. Ve n h o e m n o m e d e t o d a n o s s a d i r e t o r i a e colaboradores, agradecer o carinho com que todo associado tem demonstrado e colaborado para o engrandecimento da nossa sociedade.


ACFAI

15

Copa Primavera define seus semifinalistas (Taça Thaísy Cosméticos) Competição do futebol amador entra em etapa decisiva. Competição mais importante do futebol amador de Itajaí e região no primeiro semestre do ano, a Copa Primavera já conhece seus semifinalistas com uma equipe garantida nesta fase. Em 2014, a competição leva o nome de Taça Thaísy Cosméticos. 16 equipes começaram a competição: Portuguesa, Beira-Mar, 1º de maio, Vila Nova, Juventude, Nova Geração, São Judas, Sudan, Tropical, União, Natalense, Itaipava, San Primos, Vila Real, Racing e Nossa Senhora das Graças. Passados três meses de bola rolando, apenas quatro times seguem sonhando. Com goleada Com um elenco forte e futebol ofensivo, dentro das quatro linhas, o representante de Penha na Copa Primavera garantiu com moral, um lugar entre os semifinalistas. Tanto que impôs uma sonora goleada sobre o Sudan na fase de quartas de final. 6 a 0. Na semifinal, a equipe encara o Tropical em dois jogos. O time comandado por Aderito Tavares, o Azul, conseguiu lugar de forma mais apertada. Vencendo o Racing de Navegantes por 2 a 1. O primeiro encontro entre Beira-Mar e Tropical acontece no dia 18, às 10h da manhã no Campo do Beira-Mar em Piçarras. O jogo de volta já está marcado para o dia 25, no mesmo horário no Campo do Rio do Ouro na Murta em Itajaí. No aperto Com equipes bem organizadas e esbanjando disposição dentro das quatro linhas, o 1º de Maio encarou o São Judas no campo do Fiúza Lima na Vila Operária. Com uma leve vantagem conquistada na vitória no jogo de ida por 1 a 0, o 1º de Maio, permitiu o crescimento do São Judas, que, embalado com o apoio da torcida, cresceu na partida e garantiu um empate em 2 a 2. Mesmo assim, a vaga carimbada na próxima fase é do 1º de Maio graças a vantagem conquistada na primeira partida. 1º de Maio agora encara o San Primos.

Automóveis

Apoio:

FMEL Fundação Municipal de Esporte e Lazer


Navegantes

16

Segunda divisão do citadino segue em Navegantes (Taça O Ginásio Domingos Angelino Régis é tomado pelo agito das torcidas e pela bola pesada rolando durante as noites. É que lá, acontecem as disputas dos Campeonatos Citadinos de Futsal promovidos pela Fundação Municipal de Esportes em Navegantes. E para muitas equipes, compostas por atletas de vários bairros da cidade, a motivação é grande em estar na primeira divisão do Futsal Navegantino em 2015. Mas para chegar lá é preciso disputar primeiro, a segunda divisão. Porto Escalvados, Ostentação, Hangover, Beira-Rio, Espaço Certo, Babilônia, Leão Marinho, Boca Junior, Lost B, Atlético Forense, Invictus, Talentos, Só Malas, Estrela Real, W Sul e São Cen, são equipes que brigam por um lugar entre os melhores no ano que vem. Decisivo Após disputarem a fase de classificação, os quatro times que avançam as semifinais, automaticamente já garantem um lugar na Elite. Falando em elite E a Fundação Municipal de Esportes de Navegantes, através de seu Superintendente Gerson Fagundes promoveu no ultimo dia 07, uma reunião com os participantes da 1º divisão do Citadino 2014. Além de assuntos gerais, foram tratados, a fórmula de disputa, o número de equipes participantes e a confirmação das equipes que vão participar da disputa. Melhor idade Boas noticias, para a turma mais animada do Esporte de Navegantes. Os atletas da cidade conquistaram em Camboriú duas medalhas de ouro e três vagas para a Etapa Estadual dos JASTI – os

)

Jogos Abertos da Terceira Idade que acontecem em Canoinhas até o dia 17 deste mês. Navegantes conquistou o lugar mais alto do pódio na Canastra e no Dominó Masculino, além de uma vaga direta no Truco Feminino. Em entrevista ao Site Oficial do Município, o Superintendente da FME explica que os resultados da melhor idade, são a combinação do esforço dos atletas com o incentivo da Fundação. “Eles servem de exemplo, para os mais novos, mostrando que o esporte não exclui ninguém e pode ser praticado por todos”, finaliza Gerson Fagundes.

Monique Fischer é a segunda melhor do país no Heptatlo até 17 anos A atleta navegantina Monike Fischer foi um dos destaques da Copa Brasil de Provas Combinadas - Heptatlo, que aconteceu no último final de semana (25 a 27 de maio), na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo. O evento reuniu as 18 melhores atletas do país na categoria Menores, para atletas até 17 anos e Monike sagrouse vice-campeã Brasileira da Prova de Heptatlo, atingindo o recorde pessoal de 4.280 pontos. Para o superintende e técnico da atleta, professor Gerson Fagundes, o resultado foi muito importante pela fase de treinamentos que a atleta vem realizando. “Acredito que Monike ainda vai melhorar seu resultado, podendo ultrapassar a casa dos 4.500 pontos este ano” comemora o treinador. Gerson informa ainda, que com o resultado a atleta garantiu vaga no Campeonato Brasileiro Menores, nos Jogos Nacionais da Juventude e tem tudo para ser a melhor atleta nesta modalidade na OLESC e nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina em 2014. Vale destacar, que a atleta Monike Fischer é bolsista da FME de Navegantes e integra a equipe da Associação ASDEN/MARCELOS SPORTS de Atletismo. Festival Esportivo A Fundação Municipal de Esportes realizou na Praça de Lazer e Esporte do Bairro São Domingos II um novo projeto dentro das diversas ações que realiza durante o ano no seu calendário. Foram realizadas diversas atividades esportivas de participação com objetivos de oportunizar a prática do esporte entre participantes de 07 a 17 anos. Um dos objetivos dos organizadores foi justamente o de identificar novos talentos esportivos. O evento contou com a participação de cerca de 350 atletas e na ocasião foram oferecidas modalidades de Atletismo, Futebol, Futsal e Voleibol. Conforme a FME, cada modalidade teve uma estrutura de professores, materiais esportivos e também contou com a presença de atletas bolsistas para motivação dos novos praticantes. Diversos brindes foram distribuídos aos participantes que se destacaram.


Revirando o Baú

17

Revirando o baú do esporte itajaiense A equipe editorial da Revista Notícias Esportivas, achou por bem, criar uma pagina para registrar a historia dos atletas e dirigentes do desporto que passaram por Itajaí e região. E denominou a pagina de “Revirar O Baú Do Esporte Itajaiense”. Nesta primeira revirada do Baú, vamos homenagear os nossos clubes profissionais, Clube Náutico Marcilio Dias e Clube Náutico Almirante Barroso, que completaram neste ano os seus 95 anos. E resolvemos relatar a historia de trajetória do atleta Eladio Cardoso que jogou nos dois clubes. Eladio Cardoso iniciou sua trajetória esportiva na categoria infantil do Clube Náutico Marcilio Dias, passou pela categoria de juvenil, e em 1969 assinou seu primeiro contrato profissional com o Marcilio e ficou no clube até 1970, quando a diretoria resolveu paralisar as atividades profissionais. No ano de 1971, assinou contrato com o Clube Náutico Almirante Barroso e em 1972, passou a defender o Caxias F.C. de Joinville.

Parada prematura Com apenas sete anos jogando como Profissional, Eladio teve que parar de jogar futebol prematuramente em função de um acidente que sofreu (teve que retirar um de seus rins) no jogo amistoso contra o Clube Náutico Marcilio Dias (que estava retornando com o futebol profissional com o Presidente Neri Paulo de Souza). Por ironia do destino o Eladio iniciou sua carreira profissional no Clube Náutico Marcilio Dias e encerrou em função do acidente que sofreu neste jogo amistoso, no mês de fevereiro de 1975 contra o próprio Marcilio Dias.

Infantil Marcilio Dias. 1961 Antoninho Cêra, Valter Baião, Eladio, Dentinho, Anacleto, Banha, Leco, Zezinho, Badanha, Bentinho, Gildo e Vanildo (Neco).

Marcilio Dias – 1968 Dinho, Nicacio, Tate, Luiz Carlos, Banha, Zeca Frena, Eladio, Depiné, Técnico Bernardino Maia. A ga c h a d o s : N e l i n h o, Pa c a , B e n t o, Pelézinho, Dalmo, Vanio, Pequeno e Paraná.

Profissional Marcilio Dias – 1970 Bernardino Maia, Dr. Aldo Almeida, Massagista Dudu, Jorge Tijolo, Lincon Rafael, Eladio, Jamilton, Dão, Osni Bohemer, Tecnico Nilton Prado Baião. Agachados: Jair, Zeca Frena, Reginaldo, Murilo, Cocada, Calita e Ozair. Sentados: Joel Freitas, Valdir, Luiz Carlos, José Otavio, Armando Gonçalves, Tenente e Dalmo.

Barroso – 1971 Valdeci, Joel, Eladio, Ritinta, Mario José e Juquinha. Agachados: Elio Ramos, Claudio Maestre, Sergio Mafra, Ozair e Dão.

Caxias – 1973 Coruca, Luizinho, Piava, Eladio, Antonio Carlos e Dinho. Agachados: Massagista Juvêncio, Carlos Alberto, Reginaldo, Fontan, Mazico .


Revista Notícias Esportivas nº44  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you