Issuu on Google+

REVISTA NOTÍCIAS ESPORTIVAS - ANO 3 - Nº 15 - OUTUBRO/NOVEMBRO 2011 - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Moto Turismo Amigos do Sul comemora seu 1º aniversário

Seu Maneca é a história viva do esporte em Itajaí Cobertura da VII Copa SKD de Judô

E mais:

Festa do servidor público na ASPMI


Expediente: Informativo Notícias Esportivas Supervisão: Eládio Cardoso / Diego Cardoso

É com orgulho que a nossa Empresa vem através deste espaço editorial,

Correção de texto: Léa C. Leal leacleal@gmail.com

comunicar a todos nossos leitores da revista, e do Site Notícias Esportivas, que a partir do mês de setembro estaremos com o programa de esportes na Rádio UNIVALI FM 94,9, de segunda a sexta-feira das 12h10min às 12h40min. Ampliando ainda mais a

Projeto gráfico: Colméia da Web contato@acolmeiaweb.com

área de cobertura do esporte da região. Para tornar esse projeto importante contamos com a colaboração de profissionais

Colaboradores: SKD Judô, FMEL Itajaí, ASPMI, Moto Turismo Amigos do Sul Fotos: Diego Cardoso, Assessoria de Comunicação FMEL, Jones David. Tiragem: 2.000 mil Comercial: Tel: 3344-5117 / 9616-3451 www.noticiasesportivas.com contato@noticiasesportivas.com

experientes e renomados para levar a você as melhores informações com maior qualidade. Na apresentação do programa Sandro Fernandes, o nosso popular Sandrão, dá um banho de informações, na técnica e plantão esportivo temos o repórter Fernando Arbex e os comentários precisos e polêmicos ficam ao encargo dos profissionais Eladio Cardoso e Zélio Prado; todos aos cuidados de Alberto Cesar Russi, diretor de Radio e Televisão na UNIVALI. Por tanto você é nosso convidado a sintonizar a Radio UNIVALI FM 94,9 para ficar por dentro das noticias do esporte local, estadual, nacional e internacional. Vamos entrar nesta onda e curtir o esporte também na Rádio UNIVALI FM 94,9! Para ler a revista Notícias Esportivas é só acessar o Site www.noticiasesportivas.com e clicar no link Revista Noticias Esportivas.

Equipe o i d á R a n z h a r M o ,9 4 Ag 9 M F I L A V x. I e s N a U . g De se as 12:40 :10 2 1 s da


04

FMEL - JEI Colégio São José venceu a maioria das categorias dos Jogos Escolares de Itajaí No dia 17 de outubro terminou a 19ª edição dos Jogos Escolares de Itajaí (JEI) e o 9° PARAJEI. A modalidade de atletismo foi a última a se encerrar na competição. Participaram do JEI aproximadamente 2.200 alunos de escolas municipais, estaduais e particulares. O Colégio São José foi a escola que garantiu mais títulos em toda a competição. Na categoria pré-mirim masculino o primeiro lugar ficou com o Colégio Salesiano, o segundo lugar com o Colégio Fayal e em terceiro ficou o Colégio São José. No feminino, o primeiro lugar ficou com o Colégio São José, em segundo lugar o Colégio de Aplicação da Univali e em terceiro lugar a E.B. Arnaldo Brandão. Já na categoria mirim masculino o título ficou com o Colégio São José, em segundo lugar Colégio Salesiano e em terceiro lugar o Colégio de Aplicação da Univali. No feminino o primeiro lugar também ficou com o Colégio São José, em segundo lugar o Colégio Salesiano e em terceiro lugar E.B. Henrique Midon. No infantil feminino, em primeiro lugar o Colégio São José, no segundo lugar Colégio Fayal e em terceiro lugar o Colégio Salesiano. Na categoria infantil masculino a colocação foi a mesma. Finalizando, na categoria juvenil masculino em primeiro lugar ficou o Colégio Fayal, em segundo lugar o Colégio Salesiano e em terceiro lugar o Colégio de Aplicação da Univali. No feminino, o primeiro lugar o Colégio Salesiano, o segundo lugar ficou com o Colégio Fayal e em terceiro lugar ficou o colégio E.B. Nilton Kucker. Confira nas tabelas ao lado, e nas próximas páginas a classificação geral por modalidade do 19º JEI.


05

FMEL - JEI Classificação final do 19º JEI


06

FMEL - JEI Classificação final do 19º JEI


07

FMEL - JEI Classificação final do 19º JEI


08

FMEL

Realizado o Congresso Técnico dos 51º JASC Cerca de 5,2 mil atletas de 474 equipes de 74 municípios estarão de 10 a 20 de novembro, em Criciúma, disputando os 47 troféus que serão distribuídos durante os 51º Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), uma promoção da Fesporte com apoio da prefeitura de Criciúma e das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDR). Os números de atletas e de municípios ainda poderão mudar em função das indefinições no ranking do atletismo e das lutas esportivas (judô, caratê e taekwondô). Nesta terça-feira (dia 18) à tarde foi realizada no clube Mampituba, em Criciúma, o congresso técnico da competição com a presença de dirigentes de 44 delegações. Os troféus serão disputados em 26 modalidades. O hipismo contará como esporte de exibição e o tênis feminino estará fora do quadro de pontuação, pois, não apresentou número mínimo de competidores. O futsal masculino e feminino e a bocha masculina terão duas divisões: a especial e a primeira divisão, em função do grande número de equipes participantes. O congresso técnico durou um pouco mais de duas horas e definiu a composição das chaves, onde, os primeiros confrontos ocorrerão a partir do dia 11. A abertura oficial dos 51º JASC será dia 10 de novembro, às 20h, no Estádio Heriberto Hülse. No dia 10 também serão realizados os congressos técnicos de algumas modalidades. O presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti, mostrou entusiasmo com os preparativos para os jogos: “Estamos vivendo a década dos esportes no Brasil, com a realização das Olimpíadas e da Copa do Mundo, e, com certeza, o 51º JASC também será marcante”. Pecos ainda lembrou da programação paralela que, entre outras atrações, prevê shows musicais e clínicas esportivas com atletas e ex-atletas de destaque.

Confira as datas das competições Atletismo – Dias 11 a 13

Basquete Masculino – Dias 11 a 18

Futsal Masculino – Dias 11 a 18

Ciclismo – Dias 15 a 19

Basquete Feminino – Dias 15 a 19

Futsal Feminino – Dias 11 a 18

Ginástica Artística – Dias 12 a 13

Bocha Masculino Div. Esp. – Dias 16 a 18

Handebol Masculino – Dias 12 a 19

Ginástica Rítmica – Dias 17 a 19

Bocha Masculino – Dias 12 a 15

Handebol Feminino – Dias 11 a 18

Judô – Dias 12 a 14

Bocha Feminino – Dias 11 a 14

Punhobol – Dias 11 a 13

Taekwondo – Dia 11

Bolão 16 Masculino – Dias 11 a 13

Tênis Masculino – Dias 11 a 15

Karate – Dias 17 a 18

Bolão 16 Feminino – Dias 13 a 14

Tênis Feminino – Dias 11 a 13

Natação – Dias 11 a 13

Bolão 23 Masculino – Dias 17 a 19

Tênis de Mesa masculino – Dias 13 a 17

Remo – Dias 12 a 13

Bolão 23 Feminino – Dias 15 a 17

Tênis de Mesa Feminino – Dias 13 a 17

Tiro – Dias 11 a 17

Futebol – Dias 12 a 19

Voleibol Masculino – Dias 11 a 18

Triathon (Duathlon) – Dia 19

Futsal Masculino Div. Esp. – Dias 15 a 19

Voleibol Feminino – Dias 12 a 19

Xadrez – Dias 12 a 18

Futsal Feminino Div. Esp. – Dias 15 a 19

Vôlei de Duplas Masculino – Dias 16 a 18


09

FMEL - Handebol

Itajaí conquista o Bicampeonato Estadual de Handebol Cadete Itajaí mais uma vez demonstra a força que o Handebol Masculino da ADI/FMEL Itajaí. A equipe comandada pela professora Claudia Monteiro do Nascimento e sua equipe técnica formada pelo auxiliar Luis Henrique, pelo preparador de goleiros Moacir de Souza, pelo fisioterapeuta Cley Maba e pelo psicólogo Christian Weiss. Nos dias 06 a 09 do mês de outubro a ADI/FMEL Itajaí esteve participando do Campeonato Catarinense de Handebol, categoria Cadete, que é coordenado pela Federação Catarinense de Handebol. Esta competição foi realizada na cidade de Tubarão, nos Ginásios de Esportes Salgadão e Ginásio de Esportes da Unisul. O campeonato teve a Participação de oito equipes que foram divididas em duas chaves: Chave A e B.

Depois de três dias de competição, a ADI conquistou o Bicampeonato Estadual Cadete. Confira a campanha do título A D I e s t r e o u c o n t r a ACHb/CAÇADOR e venceu pelo placar de 27 x 19, no segundo jogo enfrentou APHAS/FMES SEARA, um jogo muito disputado com equilíbrio das duas equipes e o resultado final foi um empate em 21 x 21. No terceiro jogo venceu Palma Sola pelo placar de 20 x 13, e, com estes resultados foi para a semifinal enfrentar a forte equipe de São Bento do Sul e conquistou a vaga para a grande final com uma vitória por 26 x 20. A Grande final foi entre ADI/FMEL ITAJAÍ e ACEU/UNIVALI/FME - ITAPEMA.

Já era esperado um grande jogo pela rivalidade que existe entre estas duas equipes. A final foi emocionante! Foi um jogo de pressão por parte das duas equipes, levando em tempo normal um empate em 27 x 27, forçando a primeira prorrogação, que voltou a ser muito mais emocionante, terminando também em empate de 32 x 32. Na segunda prorrogação os garotos de Itajaí vieram determinados e conseguiram uma

Gabriel Monteiro é convocado para seleção Brasileira de Handebol O t ra b a l h o q u e ve m s e n d o re a l i za d o p e l a ADI/SLICE/ALE/FMEL Itajaí, sob o comando da Professora e técnica Claudia Monteiro do Nascimento, que demonstra a capacidade de produzir atletas na modalidade de Handebol projetando os atletas Arthur Malburg Patrianova, Matheus Abrão Francisco, Bruno Andrade e Valdir Veiga, agora foi a vez de Gabriel Monteiro do Nascimento a ser convocado para participar das categorias de base na Seleção Brasileira de Handebol Juvenil. Gabriel Monteiro é o atleta mais novo deste grupo e esteve participando de 18 a 24 de outubro de um torneio na Dinamarca, na cidade de Kolding, contra equipes da Suécia, Portugal, Espanha, Noruega e Dinamarca. Estes jogos foram preparatórios para o mundial juvenil de 2013. Para o Panamericano juvenil de 2012, ainda sem local definido pela Federação Internacional de Handebol (IHF).

Classificação final do Estadual Cadete 1º ADI/FMEL ITAJAÍ 2º ACEU/UNIVALI FME ITAPEMA Chave A 1 - ADI/FMEL ITAJAÍ 2 - ACHb/CAÇADOR 3 - APHAS/FMES SEARA 4 - LIGA SERRANA DE HANDEBOL/FME LAGES Chave B 5 - SÃO BENTO HANDEBOL CLUBE 6 - ACEU/UNIVALI/FME - ITAPEMA 7 - ADHJ/ FME - JARAGUÁ DO SUL


10

MO O

O

Viagem Argentina / Chile / Uruguai

TURI TO N S

M

Moto Turismo Amigos do Sul

FUNDADO EM 2010

L

S

O Grupo M.T. Amigos do Sul relata a sua viagem pela Argentina, Chile e Uruguai •Mendoza a Santiago (CH)

Chile

•Santiago a Vinã Del Mar (CH)

A Fiscalização nas estradas é bastante severa! Respeite sempre a velocidade indicada.

•Vinã Del Mar a Sãn Rafael (AR) •San Rafael a Lincoln (AR) •Lincoln a Buenos Aires (AR) •Buenos Aires a Montevideo (UR)

Uruguai

•Montevideo a Minas (UR)

O povo é acolhedor, mas, as cidades têm pouca estrutura para receber os turistas nas redes hoteleiras.

•Minas a Pelotas (BR)

Dicas de Viagem Documentação obrigatória •Providenciar a Carta Verde; •Ter RG com menos de 10 anos de expedição; •Seguro de saúde e seguro do veículo; •PID – Permissão Internacional para Dirigir (habilitação internacional); •Documento do veículo no nome do condutor; •Kit primeiros socorros. Despesas feitas na viagem •Combustível

R$ 1.500,00

•Hospedagem

R$ 2.120,00

•Refeições

R$ 1.700,00

•Pedágios

R$

•Extras

R$ 750,00

•Pelotas a Torres (BR) •Torres a Balneário Camboriú (BR) Foram percorridos um total de 7.034 KzM em 18 dias de viagem.z Cordilheira dos Andes Um espetáculo à parte! No mês de setembro a neve cobre todas as montanhas, as estradas são seguras e bem sinalizadas. Neste belo lugar você sente que Deus está do seu lado sempre, e, nada melhor que compartilhar com ele a alegria de estar atravessando os Andes em cima de uma Moto.

24,00

Roteiro da viagem •Itajaí a São Miguel D'Oeste (BR) •São Miguel D'Oeste a Porto Iguaçu (AR) •Porto Iguaçu a Resistência (AR) •Resistência a San Francisco Córdoba (AR) •San Francisco Córdoba a Mendoza (AR)

Argentina U m d o s g ra n d e s problemas por lá é a falta de gasolina em determinados trechos da viagem, fique atento para não ter problemas com combustível.

Os três países oferecem estradas em ó t i m a s c o n d i ç õ e s e s ã o m u i to b e m sinalizadas.


O

O

Amizade, Respeito e Companheirismo em primeiro lugar!

TURI TO N S

M

Moto Turismo Amigos do Sul

MO

11

FUNDADO EM 2010

S

Aniversário do Moto Turismo Amigos do Sul No dia 29 de Outubro os componentes do M.T. Amigos do Sul comemoram seu 1º aniversário em uma bela festa que aconteceu no bar e restaurante Izakaya em Itapema. Apesar do mal tempo o evento bombou, contando com a presença de vários Moto Clubes da região. Confira algumas imagens da festa

TECNOLOGY

L


12

C.N. Almirante Barroso Final do 79º Campeonato de Futebol Suíço do C.N.Almirante Barroso Mais uma vez foi coroado de êxito o 79º Campeonato Interno de Futebol Suíço do C. N. Almirante Barroso. O ponto alto desta final de campeonato foi a participação da família dos atletas, que compareceram para torcer e abrilhantar a grande rodada final que definiu os campeões das categorias: livre e máster. Na Categoria Livre o time da Santa Clara Refrigeração não teve dificuldades para vencer a equipe da Escrisul pelo placar de 8 x 2 e conquistar o título. Na Categoria Máster o jogo foi emocionante! A equipe do Radiadores Cidral saiu na frente fazendo 2 x 0 mostrando que a vitória estava fácil, mas, os atletas da Kátia Calçados se superaram e conseguiram empatar o jogo em 2 x 2. A decisão foi para os pênaltis e o time do Radiadores Cidral venceu por 5 x 4. Premiação Individual Categoria Master •Goleiro menos vazado – Fred •Artilheiro – Robson •Destaque – Joca •Líder – Jairo Categoria Livre •Goleiro menos vazado – Viola •Artilheiro – Alison •Destaque – Ezequiel •Líder – Vanderlei

1º Colocado Categoria Master

Classificação Final Categoria Master 1º Radiadores Cidral 2º Kátia Calçados 3º Steffen 4º MM Madeiras Categoria Livre 1º Sta. Clara Refrigeração 2º Escrisul 3º Maestri/Motronic 4º Megaplast

2º Colocado Categoria Master

1º Colocado Categoria Livre

2º Colocado Categoria Livre

Estão abertas as inscrições para o 80º Campeonato de Futebol Suíço do Clube Náutico Almirante Barroso. Maiores informações na secretaria do Clube ou pelo telefone 3348-2203


13

C.N. Almirante Barroso Confira as imagens da premiação do 79º Campeonato de Futebol Suíço

Artilheiro Categoria Livre

Destaque Categoria Livre

Goleiro menoz vazado Categoria Livre

Artilheiro Categoria Master

Destaque Categoria Master

Goleiro menoz vazado Categoria Master

Líder Categoria Livre

2º Colocado Categoria Master

Líder Categoria Master

1º Colocado Categoria Livre

2º Colocado Categoria Livre

3º Colocado Categoria Livre

1º Colocado Categoria Master

2º Colocado Categoria Master


14

Liga Itajaiense de Desportos

L.I.D.

Campeonato Não Profissional 1ª Divisão LID 2011 Taça Francisco Julio Wippel (In memoriam) 1º Presidente da LID O Campeonato Não Profissional da Liga Itajaiense de Desportos iniciou no dia 29 de maio e está em pleno andamento, chegando à semifinal e envolvendo os vencedores das quartas de final: São Nicolau eliminou o IX de Julho, Rio do Ouro ganhou do Natalense, Escalvados venceu o Trevo e Fiúza Lima obteve resultado favorável em relação ao Bambuzal. Entre os 4 semifinalistas: Fiúza Lima, Escalvados, Rio do Ouro e São Nicolau, o Rio do Ouro foi o que teve a melhor campanha na fase classificatória, ficando em 2º lugar no primeiro turno com 15 pontos e em 2º lugar no returno com 10 pontos. O São Nicolau ficou em primeiro lugar no primeiro turno com 16 pontos e no segundo turno ficou em 6º lugar com 9 pontos. O Fiúza Lima terminou o primeiro turno em 5º lugar com 11 pontos e, no segundo turno, se recuperou e ficou em 1º lugar com 12 pontos.

Campeonato Não Profissional Máster da LID Taça Eladio Cardoso O Campeonato Não Profissional Máster da LID teve uma alteração de local de competição: os jogos que seriam realizados no estádio Dr. Hercílio Luz, de propriedade do Clube Náutico Marcilio Dias, foi transferido para o Campo do Bahia no Bairro Itaipava. Três equipes vêm se destacando nesta competição: São Nicolau, Belenense e Trevo. Correndo atrás do prejuízo das primeiras rodadas vem: IX de Julho, Tropical e Ipiranga.

Tabela da Semifinal

Campeonato Não Profissional SUB-15

Jogo de ida São Nicolau x Rio do Ouro Escalvados x Fiúza Lima. Jogo de volta Inverte o mando de campo e os dois vencedores farão a grande final.

Calendário LID 2012

Taça Célio Alves Marinho O Clube Náutico Marcilio Dias vem se destacando nesta competição se mantendo invicta seguida pelo Dom Bosco, Trevo e Vale E.C a equipe do Itajaí Show Bol tenta se recuperar na competição pois tem a defesa mais vazada do Campeonato.

Já esta elaborado o calendário da Liga Itajaiense de Desportos para o ano de 2012. Confira abaixo o calendário: Futebol de Campo não Profissional Campeonato SUB-15 de 21/07/2012 a 15/09/2012 Campeonato SUB-17 de 26/02/2012 a 29/04/2012 Campeonato 1ªDivisão de 27/05/2012 a 02/09/2012 Campeonato Máster de 16/09/2012 a 11/11/2012 Campeonato Feminino ( Livre) de 09/09/2012 a 04/11/2012

Campeonato Não Profissional Feminino Categoria Livre Taça Vereador Douglas Cristino Neste campeonato, existe um equilíbrio muito forte entre três equipes: Mauricinhas, Toque Especial e Estrela do Sul. Correndo por fora vem o Trevo. As Divas e o Beira Rio não conseguiram se encontrar na competição e estão ocupando as últimas colocações.

Futebol de Salão não Profissional 1ª Copa Papa Siri – LID (Adulto) de 23/01/2012 a 29/02/2012.

Troféus e Medalhas


15

C.N Marcílio Dias Uma vida dedicada ao futebol

Seu Maneca é a história viva do esporte em Itajaí Quem observa o zelo do seu Maneca

para com a manutenção do Estádio Dr. Hercílio Luz, sua dedicação no trato com o campo e demais dependências do Gigantão das Avenidas pode até não saber, mas ali está alguém que é mais do que um simples funcionário. Manoel Theotônio Santana é praticamente um dos poucos detentores dos mais verdadeiros relatos da história do futebol de Itajaí. Isto porque dos seus 81 anos, 65 foram dedicados ao esporte. Tudo começou em 1947, quando iniciou como massagista da Sociedade Estivadores Esporte Clube, time onde atuou até 1962 e que era composto em sua maioria por funcionários da estiva. Nesta época, morava no bairro Costa Cavalcanti e juntamente com alguns amigos ajudou a fundar a Associação de Moradores daquela comunidade, entidade que foi fundamental para agregar os residentes em torno de duas ações distintas: diminuir a violência e elevar a auto-estima da população. Também na década de 60 iniciou como massagista do Clube Náutico Marcílio Dias, clube onde permanece até os dias atuais, apesar de não na mesma função. E é como funcionário do Marinheiro que o seu Maneca

irá completar, em janeiro, 50 anos de serviços prestados. “No Marcílio também fui supervisor e superintendente”, lembra. Por ser uma pessoa bastante articulada, conhecedor das demandas do município e politicamente engajado, concorreu a vereador há aproximadamente 20 anos, alcançando a expressiva marca de 800 votos, mas que não lhe renderam uma cadeira na Câmara. Seu Maneca é realmente um homem à moda antiga. Casado há 60 anos, pai de três filhos, ele ainda cultiva um sonho: ver o Marcílio ser campeão. “Poucas pessoas entendem que para que isto aconteça é necessário a união dos empresários, com o poder público para que o clube consiga uma boa Receita, pois do contrário, inviabiliza dentro de campo”, ressalta. Apaixonado pelo time, seu Maneca fo i a t é e n tã o a ú n i c a p e s s o a a s e r homenageada por duas vezes pela Federação Catarinense de Futebol. Da atividade de massagista, muita coisa mudou. “Na minha época, a gente tratava torções com clara de ovo e breu e o Dr. Hercílio Luz não tinha nem alambrado”, recorda. Para ele, todas as mudanças no futebol só fizeram bem à atividade, pois “hoje tem fisioterapeuta, produtos e equipamentos para melhorar o desempenho dos atletas e até para tratamentos que são mais ágeis na sua eficácia. No meu tempo, até cabecear uma bola era risco de tombar em campo, pois as danadas eram pesadas, feitas de couro e duras”, frisou. Osni Alves J.


16

Associação dos Servidores Públicos Municipais de Itajaí Festa do Servidor Publico na ASPMI Para festejar o Dia do Servidor Público Municipal de Itajaí a diretoria da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Itajaí (ASPMI) realizou o encontro com a família dos servidores para celebrar o seu dia. No dia 28 a festa iniciou com o Baile que reviveu os anos 60,70 e 80, onde os associados se divertiram para valer revivendo os anos dourados. No sábado a festa ficou por conta das atividades esportivas e atividades para os filhos dos associados, com distribuição de pipoca e algodão doce. Ao meio dia foi servido o já tradicional churrasco. As comemorações

encerraram com o sorteio de vários brindes. O presidente Ivo Olâmpio Vicente e toda a diretoria agradecem a participação de todos em mais um evento promovido pela entidade. Confira os momentos da festa

Presidente Ivo Olâmpio Vicente


17

VII Copa SKD Judô um grande sucesso Este evento esportivo movimentou Itajaí no último dia 15 de outubro nas dependências do Ginásio Gabriel João Colares. Passaram por ali aproximadamente 1.600 pessoas, entre atletas, familiares e amigos, para comprovar o sucesso da tradicional copa SKD Judô, que reúne atletas de todo e sta d o d e S a nta C ata r i n a e , também, de outros estados brasileiros como Paraná e Rio Grande do Sul. Foi realmente um dia de muitas atrações para todas as crianças que passaram por ali. Foram montados brinquedos infláveis e distribuídos algodão doce, misto quente e refrigerante para as crianças.

Aconteceram muitas competições entre crianças e adolescentes, marcando este dia festivo para toda família do judô. Gostaríamos de agradecer a FMEL, que foi parceira neste evento disponibilizando funcionários e ajudando com a Lei de Incentivo, sempre muito bem vinda para estes eventos. Este evento foi promovido e realizado pela APAJUDAN-SKD JUDÔ - Associação de Pais e Amigos do Judô, que se reúne para trabalhar em prol desta causa, que unifica famílias e orienta os adolescentes para a vida. Isso tudo graças ao apoio do Coronel Marco Antonio Otavio, fundador desta entidade, que ajuda crianças há 16 anos no nosso município e oportuniza futuro muito mais promissor para toda família. Parabéns a toda equipe APAJUDAN SKD JUDÔ, pois, são estas iniciativas que mudam o futuro dos nossos jovens. Confira como foi o evento:

ESPORTE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO E DA COMUNIDADE


18

Volvo Ocean Race Torben Grael participa da 'Regata das Lendas' em Alicante irão acompanhar a largada dos seis modernos veleiros da Volvo Ocean Race O evento é liderado por ícones da vela como Lady Pippa Blake (esposa de Sir Peter Blake), Tracy Edwards, Sir Chay Blyth, Magnus Olsson, Skip Novak, Pierre Fehlmann e Alain Gabbay. O vencedor geral da Regata das Lendas levará um troféu de prata de 33 centímetros e será presenteado por Lady Pippa Blake como um tributo ao seu falecido marido, Sir Peter Blake, que venceu as primeiras cinco pernas da Whitbread 1989-1990 a bordo Steinlager 2.

A Volvo Ocean Race reúne lendas vivas da vela mundial durante a parada de Alicante, que dá início às 39 mil milhas náuticas da aventura. Entre os dias 1º e 5 de novembro, ícones da modalidade, como o brasileiro Torben Grael, competem a bordo dos veleiros que brilharam nas 10 edições da Whitbread e VOR. “É um desfile e a ideia é rever amigos e falar sobre a vela oceânica mundial. Fico bastante grato em rever os amigos e dar apoio aos representantes brasileiros nesta edição, Joca Signorini e Horácio Carabelli”, contou Torben Grael, campeão na última edição com o Ericsson 4, da Suécia, ao lado de Joca e Horácio. Torben Grael será um dos integrantes de um dos barcos da flotilha de 15 na 'Regata das Lendas'. A festa nos mares da Espanha mistura as embarcações que correram a Volta ao Mundo de 1973-74 até a de 2008-09, edição vencida pelos brasileiros. O representante mais antigo será Tauranga 55 da Itália e os mais novos, já com o padrão Open 70, serão Telefónica Black e Green Dragon. Outra novidade é Heineken, que participou da corrida em 1993-94, com uma tripulação só de mulheres. “É uma homenagem aos velejadores e barcos que fizeram a história da Volta ao Mundo. A VOR marcou a minha carreira e espero voltar um dia com a mesma estrutura de trabalho do Ericson”, disse Torben Grael. Os barcos do Race Legends serão apresentados no litoral espanhol e disputarão cinco regatas de percurso. Por causa da diferença de tamanho e velocidade das embarcações, os mais lentos terão vantagem para garantir uma chegada emocionante no porto de Alicante durante a prova. No último dia de regata, os lendários barcos

Volvo Ocean Race A 11ª edição da Volvo Ocean Race começa no porto espanhol de Alicante no dia 29 de outubro de 2011 e termina na cidade irlandesa de Galway, em 7 julho de 2012. As equipes velejarão mais de 39 mil milhas náuticas pelos mares de Alicante (Espanha), Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), ao redor do Cabo Horn até Itajaí, Miami (EUA), Lisboa (Portugal), Lorient (França) e Galway (Irlanda). Seis equipes estão na disputa de uma das maiores provas da vela mundial. A parada brasileira, em Itajaí, no litoral de Santa Catarina, está prevista para abril de 2012. A vila da regata deverá ser aberta no dia 5 daquele mês, quando devem chegar os primeiros barcos. Depois de duas semanas de manutenção, as equipes disputam a Regata Pro-Am, no dia 20, a Regata In-Port, no dia seguinte, e largam para os Estados Unidos no dia 22. Os senhores do mar da Regata das Lendas •Tauranga (1973-74) •Adventure (1973-74 e 1977-78) •Grã-Bretanha II (1973-74) •Kings Legend (1977-78) •Berge Viking (1981-82) •Gauloises III (1981-82). •L'Espirit d'Equipe (1985-86) •Rothmans (1989-90) •Charles Jourdan (1989-90) •Steinlager 2 (1989-90) •Fisher & Paykel (1989-90) •Heineken (1993-94) •Assa Abloy (2001-02) •Telefónica Black (2008-2009) •Green Dragon (2008-2009)



Revista Notícias Esportivas nº 15