Issuu on Google+

MANUAL DO EXPOSITOR 2ª EXPOARROZ

A Coordenação da 2ª EXPOARROZ – Exposição Internacional do Arroz - elaborou este Manual do Expositor especialmente para orientar a sua participação na feira. Este impresso contém o regulamento de utilização dos pavilhões, solicitações e cronogramas. Estaremos, durante todo o período deste evento, à disposição para atendê-lo e, efetivamente, trabalhar com você para que todos juntos alcancemos nossos objetivos.

2ª EXPOARROZ 1

Manual do Expositor


ÍNDICE 01- O EVENTO.......................................................................................................... 02- REALIZAÇÃO...................................................................................................... 03- LOCAL, DATA E HORÁRIO................................................................................ 04- CREDENCIAMENTO.......................................................................................... 05 PRAZOS PARA MONTAGEM,DESMONTAGEM E DECORAÇÃO .................... 06 TÉCNICAS DE DEMONTRAÇÃO........................................................................ 07 PESSOAL DE FUNCIONAMENTO...................................................................... 08 TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS E RESCISÃO DE CONTRATO..................... 09 PRODUTOS DE TERCEIROS............................................................................. 10 SEGUROS............................................................................................................ 11 SEGURANÇA....................................................................................................... 12 EXTINTOR DE INCÊNDIO .................................................................................. 13 PONTO BÁSICO DE ENERGIA........................................................................... 14 ÁGUA.................................................................................................................... 15 GÁS...................................................................................................................... 16 SOM...................................................................................................................... 17 ÁREA EXTERNA.................................................................................................. 18 PROCEDIMENTOS LEGAIS................................................................................ 19 OUTROS.............................................................................................................. 20 INFORMAÇÕES GERAIS.................................................................................... 21 CONTATOS ORGANIZAÇÃO .............................................................................

2ª EXPOARROZ 2

Manual do Expositor

03 03 03 04 04 05 06 06 06 06 06 07 07 07 07 07 07 08 08 08 08


REGULAMENTO GERAL

1 – O EVENTO A EXPOARROZ 2011 – 2ª Exposição Internacional do Arroz é um evento de negócios, de caráter nacional e internacional de freqüência bi-anual.

2 – REALIZAÇÃO A 2ª EXPOARROZ é uma iniciativa da BCM – Bolsa Continental de Mercadorias de Pelotas, inscrita no CNPJ nº 07.123.109/0001-65, com sede na Rua General Neto, 1140, sala 101 – Pelotas – RS CEP 96015-280 - Telefone (53) 3025-3595, sob a coordenação da Ei-log – Export, Import and Logistics, corretora associada à BCM. 3 – LOCAL, DATA E HORÁRIO A 2ª EXPOARROZ será realizada de 10 a 13 de maio de 2011, nos Pavilhões do Centro Internacional de Eventos, situado na Av. Pinheiro Machado, 3390 (entroncamento da BR 116 com a Av. Presidente João Goulart) – na cidade de Pelotas RS. Horário: Área de exposição: de terça-feira a sexta-feira: 14h às 22h

Obs. 1: Os expositores poderão acessar os estandes, meia-hora antes da abertura dos portões. Obs. 2: Não será cobrado o ingresso, somente estacionamento. Lembrando que autoridades e expositores credenciados não têm custo. Obs. 3: Serão disponibilizados convites impressos com espaço de identificação da empresa e número de localização de seu estande na feira, acompanhado da programação. Para que os próprios expositores tenham a possibilidade de convidarem sua carteira de clientes para o evento. Basta solicitar a quantidade, até 45 dias antes do evento, que será analisada pela comissão, ficando de responsabilidade do expositor a remessa dos convites que ele próprio deseja enviar e a apresentação de relatório de envio até 10 dias do início do evento.

2ª EXPOARROZ 3

Manual do Expositor


4 – CREDENCIAMENTO O credenciamento da 2ª EXPOARROZ se dará através de credenciais, que são de uso permanente para todo período de realização da feira. Em caso de fraude, a Comissão Organizadora autorizará a equipe de disciplina para verificação de possível adulteração. A quantidade de credenciais a ser distribuída aos expositores, obedecerá aos seguintes critérios: Obs. 1: Cada expositor tem direito a 1 credencial a cada 4m² de área adquirida . (Ex:1 estande de 20 m² obtém 5 credenciais.) Cada estande tem direito a 4 credencias de carros com área privilegiada de estacionamento para expositores. Obs. 2: Aos expositores da área externa o credenciamento se dá com 10 credenciais por expositor e 4 credenciais para veículos. Obs. 3: Se desejar adquirir além do número de credenciais previstas, deverá solicitar formalmente, listando o número de credenciais extras desejadas, com placas de veículos, nomes e CPF´s das solicitações extras. 5 – PRAZOS PARA MONTAGEM, DESMONTAGEM E DECORAÇÃO A decoração interna dos estandes é de livre escolha do expositor, observadas as seguintes limitações: 

Todo e qualquer elemento decorativo, construtivo e produtos ou equipamentos deverão estar rigorosamente compreendidos dentro da projeção vertical dos limites da área locada.

É vedada ao Expositor e a qualquer elemento por ele credenciado a realização de furos, colocação ou fixação de elementos decorativos nas vigas ou colunas do pavilhão, escavações ou pinturas no piso, nas paredes ou no teto dos pavilhões ou qualquer outra ação que possa danificá-los. Da mesma forma, é vedada a colocação de pregos, parafusos, percevejos ou fita dupla face nos painéis que compõem o estande. Qualquer alteração deverá ser solicitada à montadora e ficará a cargo do expositor. Qualquer custo a ser debitado para a Realizadora com relação ao descrito acima será, automaticamente, cobrado do Expositor Responsável.

A pintura de painéis dos estandes só poderá ser feita sob autorização da montadora com tinta específica e será cobrada uma taxa de limpeza.

Os estandes deverão ser finalizados das 8h às 19h do dia 08 e 09 de maio impreterivelmente. No dia 10 de maio, será liberada a entrada para a equipe responsável pela limpeza do espaço PELA MANHÃ. Na data de início da feira, os portões serão abertos aos expositores às 13h 30 min e 14 h para o público.

2ª EXPOARROZ 4

Manual do Expositor


A data limite para a negociação de modificação de estande é até o dia 15/04/2011.

A DESMONTAGEM dos estandes poderá ser efetuada a partir das 20 h às 23 h, do dia 13/05/2011 ou das 7 h às 18 h, do dia 14/05/11.

No período de desmontagem, principalmente o expositor deverá exercer a necessária fiscalização sobre seus pertences, em apoio à segurança da Coordenação do Evento, visando preservar a integridade de sua propriedade.

A liberação para ocupação dos estandes somente se procederá mediante a quitação do contrato, nas datas acordadas entre o expositor e a promotora do evento.

Obs.: Cada expositor receberá um decalque (adesivo) com a cor da área, na qual foi adquirido o estande, número do estande e identificação da Bolsa de Mercadorias como realizadora do evento. 6-TÉCNICAS DE DEMONSTRAÇÃO 1. Serão permitidas todas as técnicas de demonstração válidas, desde que desenvolvidas estritamente dentro da área locada, observadas as seguintes limitações: a) Expositores que fizerem degustação deverão manter no estande recipientes suficientes, para recolhimento das embalagens e restos, obrigando-se a recolhê-los à lixeira central dos pavilhões sempre que cheios. b) Só serão permitidos fogões e fornos elétricos ou microondas, devendo ser acompanhados de extintor de incêndio. c) Qualquer tipo de degustação ou distribuição de brindes, amostras e folhetos limitar-se-á ao interior de cada estande, cabendo à Coordenação do Evento interrompê-las toda vez que ocasionar aglomeração tais que venham prejudicar o fluxo normal dos visitantes do evento e da Feira. d) Fora dos limites da área locada pelo Expositor não serão permitidos quaisquer tipos de promoção e/ou atividade, tais como:  distribuição de brindes ou peças promocionais;  colocação de letreiros, cartazes, etc;  desfiles, degustação de produtos e outros;  performance, fantasias e bandas;  elementos aéreos ou flutuantes não autorizados. e) A degustação de qualquer produto deverá ser oferecida gratuitamente aos visitantes da 2ª EXPOARROZ, ficando sujeito o expositor ao pagamento de taxa de alvará sanitário, com valor estipulado pela Secretaria Municipal da Saúde. 2ª EXPOARROZ 5

Manual do Expositor


7- PESSOAL DE FUNCIONAMENTO O expositor deverá manter em seu estande um ou mais funcionários credenciados, e permanentemente, que deverão cumprir rigorosamente o horário estabelecido, (meia hora antes da abertura dos portões até o encerramento). O não cumprimento desse item isenta a Comissão Organizadora de qualquer responsabilidade sobre irregularidades ocorridas no período. 8- TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS E RESCISÃO DE CONTRATO O expositor não deverá sublocar nem ceder parte da área, bem como transferir direitos ou responsabilidades assumidas com relação ao evento. 9- PRODUTOS DE TERCEIROS É expressamente proibida, em qualquer estande ou área sem montagem, a exposição, distribuição ou divulgação de produtos ou nomes de empresas que conflituem com a marca ou produto dos patrocinadores com exclusividade. 10- SEGUROS A Comissão Organizadora fica isenta de responsabilidades por danos ou prejuízos causados a pessoas ou produtos expostos antes, durante e após a Feira, incluindo-se roubo, sabotagem, convulsão civil, deficiências ou interrupções de fornecimento de energia elétrica e água, e sinistros de qualquer espécie. A Comissão Organizadora do Evento recomenda que cada Expositor, segundo seu próprio julgamento e de acordo com a legislação em vigor, faça seguro para cobertura. Recomenda-se aos expositores que providenciem seus próprios seguros contra quaisquer riscos pessoais e de seus produtos. 11- SEGURANÇA Não será permitido o depósito ou exposição de materiais perigosos, inflamáveis, explosivos, insalubres, poluentes ou que de alguma maneira possam afetar outros expositores ou ao público visitante, bem como a colocação de qualquer material nos corredores de circulação.

2ª EXPOARROZ 6

Manual do Expositor


12- EXTINTOR DE INCÊNDIO Toda empresa deverá manter em seu estande pelo menos um extintor de incêndio com carga compatível aos produtos expostos e materiais utilizados. 13- PONTO BÁSICO DE ENERGIA O ponto básico de energia será disponibilizado na corrente 220 volts monofásico. Havendo a necessidade, do cessionário, adquirir carga excedente, deverá solicitar a comissão organizadora da Expoarroz pelos telefones 53. 30253595 e 53. 30256323 ou pelo e-mail contact@expoarroz.com.br. A data limite para solicitação de carga excedente será impreterivelmente até o dia 15/04/11.

** O pagamento da denominada “Carga Excedente”, dar-se-á da seguinte forma: será quantificado pela empresa citada acima e será acrescido na última parcela, no caso de pagamento parcelado do Estande; se pago à vista, o pagamento deverá ocorrer através de cheque pós-datado, do CESSIONÁRIO à CEDENTE.

14- ÁGUA Por falta de instalação hidráulica, não serão aprovados quaisquer pedidos de instalação de pontos de água, ou de respectiva saída de escoamento, exceto para restaurantes, lancherias e área externa ou de solução da própria montadora com tanques de abastecimento e escoamento próprio. 15- GÁS É vedado o uso de gás de cozinha para demonstração de produtos ou serviços. 16- SOM É proibida a utilização de instrumentos sonoros, para distribuição de sons em direções variadas e, qualquer nível de volume. Exclui-se apenas, e tão somente, as sonorizações provenientes de projeções de audiovisuais que se desenrolem no espaço limitado do estande, desde que não interfiram na tranqüilidade do estande vizinho. 17- ÁREA EXTERNA A parte fronteiriça do Parque será dividida em áreas de exposição descoberta, que serão comercializadas em sistema modular, que serão entregues com a demarcação ESPECIAL. 2ª EXPOARROZ 7

Manual do Expositor


A pedido prévio, por escrito e descrição de carga, será fornecido ponto de energia elétrica no local pela empresa Energia. 18- PROCEDIMENTOS LEGAIS É importante que o expositor verifique junto à Exatoria Estadual os procedimentos que deverão ser utilizados para transporte e venda de mercadorias. Pessoal devidamente registrado de acordo com legislação trabalhista.

19- OUTROS À Comissão Organizadora se reserva o direito de impedir o funcionamento de qualquer estande caso haja o descumprimento do regulamento, não cabendo ao expositor indenização ou ressarcimento. 20- INFORMAÇÕES GERAIS Obs. 1: De terça-feira a sexta-feira haverá restrição quanto à entrada de menores de 16 anos desacompanhados de responsáveis. 21- CONTATOS ORGANIZAÇÃO  

Fernando Estima – Coordenação Expoarroz Contato: (53) 81411013; e-mail: estima@ei-log.com

 

Laura Trápaga – Secretaria Executiva Expoarroz Contato: (53) 81187331; e-mail: contact@expoarroz.com.br

 

Jule Plantikwu – Vendas Expoarroz Contato: (53) 81010122; e-mail: vendas@expoarroz.com.br

 

Patrícia Estima – Vendas Expoarroz Contato: (53) 81242402; e-mail: patrícia@ei-log.com

 

Patrick Camelatto – Contatos Internacionais Contato: (53) 81314403; e-mail: patrick@ei-log.com

 

Branca Palauto – Contatos Internacionais Contato: (11) 86552511; e-mail: branca@ei-log.com

 

Mônica Schulz – Fianceiro Contato: (53) 84232434; e-mail: financeiro@expoarroz.com.br

 

Guilherme Schuch – Imprensa Contato: (53) 99995231; e-mail: imprensa@empoarroz.com.br

2ª EXPOARROZ 8

Manual do Expositor


Expoarroz 2011