Issuu on Google+

02 01 Dez Maio 2010 2010

Cerca de 50 mil pessoas compareceram no dia 26/10 à Praça do Ferreira, em Fortaleza, para manifestar apoio à Dilma Rousseff.

Roberto Stuckert Filho

ELEICOES 2010

Informativo do Partido dos Trabalhadores - Ceará

Unidade partidária foi determinante para vitórias do PT no Ceará Militância aguerrida, força do povo e unidade interna. Elementos essenciais à vida partidária e fatores determinantes para as vitórias alcançadas pelo Partido dos Trabalhadores em 2010. Partilhando do desejo de ver o Brasil e o Ceará seguirem mudando, o povo cearense ajudou a eleger Dilma Rousseff a primeira mulher presidente do País e José Pimentel o primeiro senador petista do Estado. Além disso, reelegeu o governador Cid Gomes (PSB) e fortaleceu a bancada de apoio à Dilma no Senado com a eleição do também aliado Eunício Oliveira (PMDB). Para a presidenta estadual do PT,

Luizianne Lins, o Partido acertou em sua estratégia política apontada ainda em abril deste ano pelo Diretório Estadual; “desde o início tínhamos a convicção de que era possível eleger dois senadores comprometidos com os importantes avanços econômicos e sociais que o nosso povo tem vivenciado nos últimos anos”. Ainda segundo Luizianne, “as pessoas compreenderam nossa mensagem, votaram nos candidatos e candidatas da nossa coligação por acreditar que estamos no rumo certo, construindo um Brasil melhor e um Ceará com cada vez mais oportunidades para os trabalhadores e as trabalhadoras”.

As pessoas votaram em nossa coligação por acreditar que estamos no rumo certo.

EDITORIAL

Companheiros e companheiras,

temos muito a comemorar! Nosso partido chega ao fim deste histórico ano de 2010 com a certeza de que cumprimos bem a tarefa central de cada militante petista: fortalecer o projeto democrático e popular em curso no País. Foi com união, espírito de luta e a força do povo que ajudamos a eleger Dilma presidenta e José Pimentel o primeiro senador do PT no Ceará. Ampliamos nossa bancada estadual e garantimos nossa representação também na Câmara Federal. Por tudo isso e em nome da Comissão Executiva, quero agradecer o empenho de todos e todas que não cessaram na luta e no sonho de ver o nosso País cada vez melhor. Esta segunda edição do Boletim PT Ceará traz um balanço das nossas conquistas e importantes informações para avaliarmos o crescimento do PT em todo o Estado. Aproveite a leitura e feliz ano novo a todos e todas.

Luizianne Lins, Presidenta Estadual – PT Ceará

Balanço das eleições 2010 3ª maior votação para Dilma Com 77% dos votos válidos no 2º turno, o povo cearense deu à Dilma sua 3º maior votação no País. Além de mostrar o reconhecimento da nossa gente ao governo Lula, o resultado também é fruto de intensas mobilizações e unidade partidária. Pimentel senador Com 2 milhões, 397 mil e 851 votos, o ex-ministro da Previdência Social do governo Lula, José Pimentel, foi eleito no dia 3 de outubro o primeiro senador do PT no Ceará. A campanha de Pimentel ganhou as ruas, a confiança do povo e foi marcada pela garra da militância que pintou de vermelho o nosso Estado. Bancadas estadual e federal O PT saiu fortalecido em todo o Ceará, ampliando sua bancada na Assembleia Legislativa de quatro para cinco parlamentares: Camilo Santana (deputado estadual mais votado de todo o Estado), Dedé Teixeira, Nelson Martins, Prof. Pinheiro e Rachel Marques. Para a Câmara Federal, quatro companheiros do PT foram eleitos: Artur Bruno, Eudes Xavier, José Airton e José Guimarães (2º deputado federal mais votado do Estado do Ceará). www.ptceara.org.br


O dia 31 de outubro de 2010 já entrou para a história como a data em que o povo brasileiro foi às urnas eleger a primeira mulher presidente do País. Com quase 56 milhões de votos, Dilma Rousseff vai governar o Brasil pelos próximos quatro anos em um cenário positivo de amplo apoio político e consolidação das políticas econômicas e sociais que estão fazendo o país crescer com distribuição de renda e diminuição da miséria. Após uma campanha marcada pelo ódio e o conservadorismo por parte de seus opositores, Dilma, o PT e o conjunto dos movimentos sociais no País saíram fortalecidos da grande disputa eleitoral deste ano. Em seu primeiro pronunciamento como presidenta eleita, Dilma prometeu “honrar as mulheres brasileiras, para que este fato, até hoje inédito, se transforme num evento natural. E que ele possa se repetir e se ampliar nas empresas, nas instituições civis, nas entidades representativas de toda nossa sociedade”. Agradeceu a confiança do povo bra-

Em seu primeiro pronunciamento como presidenta, Dilma destacou compromisso de honrar as mulheres do País e trabalhar pelo fim da miséria.

sileiro e manifestou compromissos de “valorizar a democracia em toda sua dimensão, desde o direito de opinião e expressão até os direitos essenciais da alimentação, do emprego e da renda, da moradia digna e da paz social” e de “erradicar a miséria criando oportunidades para todos os brasileiros e brasileiras, uma meta que assumo, mas para a qual peço humildemente o apoio de todos que possam ajudar o país no trabalho de superar esse abismo que ainda nos separa de ser uma nação desenvolvida”. Emocionada, Dilma ressaltou a honra de ter contado com o apoio do presidente Lula: “a alegria que sinto pela minha vitória se mistura com a emoção da sua despedida. Sei que um líder como Lula nunca estará longe de seu povo e de cada um de nós. Baterei muito à sua porta e tenho certeza que a encontrarei sempre aberta. Saberei consolidar e avançar sua obra”.

Militância na rua deu o tom da campanha no Ceará O povo cearense ganhou as ruas para eleger Dilma presidenta e o Brasil seguir mudando. Plenárias, caminhadas, comícios, carreatas, muita panfletagem, centenas de bandeiraços. Uma campanha militante que agregou diversos setores sociais em defesa da continuidade do governo Lula. O resultado de toda essa mobilização foi percebido nas urnas: 3 milhões, 288 mil e 570 pessoas (77% do eleitorado do Ceará) votaram em Dilma. Ampla votação em Fortaleza aponta para reconhecimento da gestão petista na capital Entre as capitais administradas pelo PT, Fortaleza foi a que deu maior votação para Dilma (71,81%). Consulte o quadro abaixo.

CEARÁ: votação da Dilma onde o PT governa

Votação da Dilma nas capitais administradas pelo PT

2

Roberto Stuckert Filho

pronunciamento

Lugar de mulher é na presidência da República


Fotos: Marcelo Brasileiro e Evilázio Bezerra

CAMPANHA

Com a confiança de quase 2 milhões e 400 mil eleitores cearenses (32%, 2• mais votado) o petista José Pimentel vai assumir a partir de 2011 a vaga no Senado anteriormente ocupada por Tasso Jereissati (PSDB).

Senador eleito José Pimentel derrota adversário histórico do PT A campanha vitoriosa que elegeu o primeiro senador do PT no Ceará coloriu de vermelho a capital e o interior do Estado e mobilizou diversos setores sociais que se empenharam para garantir uma forte e qualificada base de apoio à Dilma no Senado.

Com a experiência de quem já foi líder sindical, deputado federal e ministro da Previdência, Pimentel vai lutar ao lado dos senadores Inácio Arruda (PCdoB) e Eunício Oliveira (PMDB) por cada vez mais políticas públicas e recursos para o nosso Estado.

Após confirmada a sua eleição, Pimentel agradeceu às famílias cearenses, aos trabalhadores do campo e da cidade, aos empreendedores e às lideranças populares, religiosas e sindicais, e reafirmou o compromisso de “seguir trabalhando pelo desenvolvimento do Ceará e do Brasil, com inclusão social e geração de mais e melhores empregos”.

“Nesta nova tarefa que o povo cearense me deu, assumo de uma maneira muito especial o compromisso de ajudar o governador Cid Gomes e a prefeita Luizianne Lins a tocarem importantes obras e projetos que já estão melhorando a vida dos nossos irmãos e irmãs da capital e do interior”, destacou.

Votação de Pimentel nos municípios administrados pelo PT no Ceará CIDADE

VOTOS

%

+VOTADO

Acaraú

18.228

42%

Amontada

13.498

37%

Barbalha

14.144

29%

Cascavel

18.194

30%

Fortaleza

711.220

34%

Juazeiro do Norte

54.897

28%

Mauriti

14.852

37%

Meruoca

5.062

42%

Morrinhos

5.431

27%

Palmácia

3.467

33%

Paramoti

3.537

27%

Quixadá

19.165

29%

Salitre

5.556

40%

Senador Pomeu

7.961

31%

Umari

2.271

32%

3


RESOLUCAO

Uma grande vitória

A força do povo foi o fator determinante da vitória de 31 de outubro. Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores Brasília, 19 de novembro de 2010.

A direção nacional do Partido dos Trabalhadores saúda os milhões de brasileiros e de brasileiras, especialmente as centenas de milhares de ativistas dos partidos e movimentos sociais, que saíram às ruas para eleger Dilma e evitar a volta das forças do atraso, com seu discurso raivoso e de extrema-direita. A eleição de Dilma Rousseff garante a continuidade e o aprofundamento das mudanças iniciadas com a eleição de Luis Inácio Lula da Silva em 2002. A escolha de uma mulher para o principal cargo do país constitui, em si, um símbolo desta transformação. Além de eleger Dilma, o PT passou a ter a maior bancada da Câmara, com 88 deputados, e aumentou de oito para 14 o total de senadores. Juntos, os partidos que apoiaram nossa candidata construíram maioria nas duas casas. Nos Estados, a base elegeu 15 dos 27 governadores, dos quais cinco do PT. A companheira Dilma recebe um país muito diferente daquele que Lula encontrou em 2003. O Brasil de hoje superou a estagna-

nacional

A reunião do Diretório Nacional (DN)

Em 2010, o PT elegeu 11 senadores e terá a maior bancada de sua história: 14

SENADO José Pimentel

2.397.851 votos

BANCADA FEDERAL Artur Bruno

Eudes Xavier

votos

votos

133.152

97.266

José Airton

José Guimarães

votos

votos

principal força de sustentação do Governo Dilma, ajudando a organizar e ampliar a participação da sociedade, especialmente a juventude, em favor das demandas democrático-populares. Cabe ao partido, respeitando convicções religiosas e ideológicas, enfatizar o caráter laico do Estado brasileiro, defendendo todos aqueles segmentos da sociedade que foram e são historicamente discriminados. Como partido de esquerda e socialista, caberá ao PT continuar defendendo sua plataforma congressual, para que o Brasil continue avançando e se consolide como uma democracia moderna, soberana, economicamente sustentável, e que permaneça como referência para todos os que lutam por um mundo mais justo, mais democrático, mais fraterno, menos desigual e sem preconceitos. No limiar de um novo período de nossa história política, o Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores celebra o Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva como responsável pela mais profunda transformação de nossa história recente. Está seguro de que a obra destes últimos oito anos terá continuidade e grandes avanços nos próximos quatro anos, com a intensa participação do povo brasileiro.

Dedé Teixeira e Ilário Marques são ficha limpa Após intensa disputa judicial, o pleno do TSE deliberou, em última instância, pela confirmação dos registros das candidaturas do deputado estadual eleito Dedé Teixeira e de Ilário Marques (quarto suplente de deputado federal).  A decisão validou os votos dos petistas e permitiu suas diplomações. Por fim, fez justiça à integridade e ao cuidado com a coisa pública que os companheiros têm demonstrado ao longo de suas lutas e trajetórias políticas.

210.366

103.611

No País, o PT elegeu 88 deputados federais, a maior bancada da Câmara dos Deputados.

BANCADA ESTADUAL

EXECUTIVA ESTADUAL PT CEARÁ 2010-2013 PRESIDENTE Luizianne de Oliveira Lins 1º VICE-PRESIDENTE José Nobre Guimarães

Camilo Santana

Dedé Teixeira

2º VICE-PRESIDENTE Antonio Carlos de Freitas Souza

votos

votos

SECRETÁRIO GERAL Israel Martins

131.171

52.679

Nelson Martins

Prof. Pinheiro

votos

votos

56.570

38.517

Rachel Marques

48.416 votos

O PT foi o partido que mais elegeu deputados estaduais em todo o Brasil: 149 parlamentares.

SECRETÁRIO DE FINANÇAS E PLANEJAMENTO Vaumik Ribeiro Silva SECRETÁRIO DE ASSUNTOS INSTITUCIONAIS José Reudson de Souza SECRETÁRIO DE FORMAÇÃO José Ilário Gonçalves Marques SECRETÁRIO DE ORGANIZAÇÃO Inácio Neto VOGAIS Aila Maria de Sousa Marques, Camilo Santana, Dedé Teixeira, Isaac Gomes da Silva Junior, Liliane Araújo, Luciana Freire Castelo Branco, Marcelo Bezerra Castro, Raimunda Nadir Chaves dos Santos Silva JORNALISTA RESPONSÁVEL Tiago Montenegro JPCE 1898

www.ptceara.org.br

4

PROJETO GRÁFICO TEIA DIGITAL

EXPEDIENTE

que aconteceu no dia 19 de novembro, em Brasília, fez um  balanço positivo dos resultados eleitorais de 2010 e apontou alguns desafios que devem ser  prioritários para o terceiro mandato petista no governo federal. Entre eles, a reforma política e a capacidade de governar com um grande arco de alianças partidárias. O vice-presidente estadual do PT e membro do DN, José Guimarães, integrou-se à comissão nacional que está acompanhando o processo de transição do governo federal e a participação dos petistas no futuro governo Dilma.  O secretário de formação política do PT Ceará, Ilário Marques, que também participou do encontro, comentou o agradecimento emocionado da presidenta Dilma à direção e à militância do Partido. Ela afirmou que durante toda a campanha eleitoral viu um “partido vivo, atuante e combativo em todo o país”. A cartilha “O Brasil vai seguir mudando com Dilma”, publicação que apresenta um balanço geral  das eleições de 2010 está disponível para download em nosso site: www.ptceara.org.br

ção e retomou o crescimento, combinando-o com a inclusão social e a distribuição de renda. Mudanças que ocorreram em clima de fortalecimento da democracia. Apesar disto, não devemos nos deixar dominar por um otimismo irresponsável que nos impeça de ver e, sobretudo, enfrentar os grandes desafios que ainda temos pela frente, entre os quais destaca-se o objetivo determinado por Dilma: eliminar a pobreza absoluta do país. O Partido e o Governo deverão dedicar uma especial atenção à evolução da situação internacional, dominada por grandes incertezas no plano econômico e político, dos quais a “guerra cambial” é apenas um dos sintomas. No plano interno, está colocada a urgência da reforma político-institucional e da democratização da comunicação. Caberá ao partido, ainda, ajudar na renovação da cultura política do país. Respeitando a liberdade de imprensa e de expressão, o PT tem de realizar um debate qualificado acerca do conservadorismo que se incrustou em setores da sociedade e dos meios de comunicação. Medidas essenciais para superar o descrédito de amplos setores de nossa sociedade para com partidos e instituições. Ao PT caberá a complexa tarefa de ser a


Boletim pt ce 2 edição