Page 1

Educação Sexual em meio escolar: metodologias de abordagem/intervenção Formadores: Enfº Leonel Lusquinhos Enfª Laura Alexandra Enfª Margarida Louro

Formandos: Jorge Silva Maria da Luz Sampaio Fevereiro de 2012


Tema do Trabalho: Puberdade – Aspectos biológicos e emocionais


Contextualização: Foi realizado um diagnóstico geral de algumas dificuldades/preocupações dos alunos, através da aplicação de uma ficha diagnóstica/questionário de interesses e dúvidas e diálogo em Formação Cívica com o Director de Turma, para se fazer um levantamento das necessidades e expectativas dos alunos relativamente ao Projecto de Educação Sexual. Neste contexto, foram diagnosticadas algumas necessidades quanto aos conteúdos a abordar neste projecto. A fase do desenvolvimento psicossocial em que se encontram os alunos, cuja idade média é de 13 anos, estando a maioria na fase inicial da adolescência e alguns ainda na préadolescência. Estas fases do desenvolvimento são caracterizadas por mudanças significativas no corpo dos jovens adolescentes e no relacionamento interpessoal que geram, a nível psicológico, em particular, frequentes interrogações, preocupações com a auto-imagem e aceitação pelos outros e, muitas vezes, dificuldades em expressar os seus sentimentos.


Plano das Aulas:

Necessidades e expectativas

Temas/Conteúdos

O que é a puberdade?

Aspectos sócio - afectivos e biológicos da sexualidade

Porque é que ocorrem mudanças no corpo? Como é constituído o sistema reprodutor? Entender a transformação de um corpo infantil em um corpo adulto. Compreender que a puberdade é uma fase da vida. Saber que o desenvolvimento do corpo é diferente em cada pessoa.

Transformações corporais.

Sistema reprodutor. A adolescência: alterações físicas, psicológicas e comportamentais na adolescência.

Morfologia dos sistemas reprodutores feminino e masculino

Actividades orientadas para a acção

Construção de um mural; Role – play de situações do quotidiano que caracterizem atitudes típicas dos adolescentes

Exploração de materiais multimédia - músicas, imagens PowerPoint's)

Realização de actividades lúdicas interactivas.

Realização de um texto síntese; Construção de dois painéis em papel de cenário

Objectivos

•Compreender as alterações que ocorrem na adolescência. •Desenvolver uma atitude positiva em relação ao seu corpo. •Expressar sentimentos e opiniões. •Conhecer a morfologia do sistema reprodutor humano.

Nº de horas

Recursos

Fotocópias Projector multimédia e computador

3 tempos de 45 Papel de minutos cenário

Impressões


1ª Aula - Organizar um mural com as fotos dos alunos, sob o título "Adivinha quem sou eu". Actividade centrada na observação : Eu e os outros 1ª Atividade

•Recolha das fotos pelo professor que as solicitará antes da aula ocorrer. As fotos serão guardadas numa caixa. Na aula o professor solicitará a ajuda de um grupo de alunos que irão construir o painel (papel de cenário ou o quadro de cortiça se existir na sala de aula) no qual as fotos serão colocadas de forma aleatória; As fotos devem estar numeradas para facilitar a identificação por parte dos alunos; Será entregue uma pequena tabela para registar a identificação feita; • Os alunos da turma irão observar o painel e devem tentar descobrir quem são os colegas; •Solicitar ao grupo para apresentarem quais foram os indícios (traços do rosto, olhar, sorriso etc.) que os ajudaram a descobrir quem era quem.

•Estipular um tempo para a atividade;


Actividade centrada na concretização – leio, analiso, discuto e sintetizo ideias 2ª Atividade - Lançar a pergunta: "Por que ocorrem essas mudanças ?". Ouvir a música: "Não vou me adaptar" Analisar em grande grupo a letra da música que foi distribuída previamente aos alunos; Orientar a salientar os excertos que indicam transformações corporais e estimular os alunos a destacarem as mudanças que eles mesmos experimentaram até hoje; Organizar as informações obtidas nestas duas tarefas e registar numa tabela dividida por géneros (feminino de um lado e masculino de outro). Importante: alguns alunos podem não se sentir suficientemente à vontade para comentar certas transformações corporais, principalmente entre as meninas que já apresentam sinais de entrada na puberdade, deve-se respeitar seu constrangimento e não o obrigar a dar depoimentos.


GĂŠnero Feminino

GĂŠnero Masculino


2ª Aula - Síntese de Informação: Fundamento as ideias, aprendo conceitos Visualização da apresentação em vídeo

Puberdade e Adolescência

Discussão em grande grupo das ideias apresentadas no documentário/comparação com o quadro preenchido na aula anterior.


Síntese Final – Documento a fornecer aos alunos


Mas existem outras mudanças… As mudanças emocionais – Análise em grupos de trabalho das letras das músicas: "O meu primeiro beijo" "Não há estrelas no céu" Registar as ideias dessa análise no quadro da aula anterior. Discussão/Análise em grande grupo.


3ª Aula - Trabalho de Conclusão/Avaliação: Sou capaz de … •Dividir a turma em dois grandes grupos; •Um elemento de cada equipa deita-se sobre uma folha de papel de cenário; •Os outros elementos do grupo devem contornar o seu corpo com lápis; •Na figura obtida apresentam as diferentes características físicas e emocionais trabalhadas nas duas aulas anteriores, utilizando os conceitos que foram abordados nas aulas; •Os dois grupos apresentam o trabalho final.


EU, UMA PESSOA ÚNICA E COM GRANDES POSSIBILIDADES

“Estás à porta (ou talvez já tenhas entrado) de uma nova etapa da tua vida em que ocorrem importantes alterações e que te irá conduzir da infância ao estado adulto. É a adolescência. Trata-se de uma etapa muito importante na construção da pessoa, na qual desempenham um papel muito importante as relações que estabeleces com os teus amigos e amigas, com a tua família, com os teus professores. Todas estas alterações também afectam as pessoas adultas que te rodeiam: dizem que já és crescido, mas continuam a tratar-te como se não o fosses. “ Às vezes estas pessoas adultas não sabem como tratar-te: pensa que os adultos deixaram para trás há muitos anos a sua própria adolescência. Tem paciência e confia neles: gostam de ti e querem ajudar-te. Por vezes, irão haver dificuldades (que nova etapa não as tem ) "angústias", inseguranças, confusões...; mas não te esqueças que ao mesmo tempo será uma época muito estimulante, de grandes progressos, de crescimento físico e intelectual de novas e maravilhosas experiências.”


“Trata-se

de um conjunto de anos vitais,

sem um limite preciso e com o encargo social oculto de te dedicares a ser adolescente�. (Jaime Funes).

Puberdade  

Puberdade