Page 1

Regulamento N.º4 (AEESFRL), relativo ao funcionamento dos Torneios Desportivos promovidos pela AEESFRL

A Direção da Associação de Estudantes da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo,

Tendo em conta os Estatutos da AEESFRL, nomeadamente o artigo 24º,

Tendo em conta o funcionamento da Comissão Desportiva,

Adoptou o seguinte regulamento: Artigo 1º Objeto O presente regulamento estipula o funcionamento dos Torneios Desportivos promovido pela AEESFRL. Artigo 2º Âmbito de aplicação O presente regulamento é aplicado à organização dos Torneios Desportivos promovidos pela AEESFRL e aos seus participantes. Artigo 3º Desportos em competição São desportos em competição nos Torneios Desportivos promovidos pela AEESFRL, os seguintes: a. Futsal; b. Andebol; c. Voleibol; d. Basquetebol; e. Badminton; f. Atletismo.


Artigo 4º Inscrições 1. A participação é exclusiva a alunos da ESFRL. 2. As equipas devem preencher uma ficha de inscrição, fornecida pela AEESFRL;

3. 4. 5. 6. 7. 8.

a. São aceites equipas masculinas, femininas e mistas b. As equipas mistas são inseridas no grupo de equipas masculinas ou femininas consoante o número de participantes, de acordo o seu sexo, das respectivas equipas. Os torneios apenas se realizarão após a inscrição mínima de 4 equipas. As equipas serão formadas por 7 elementos, 5 titulares e 2 suplentes. As equipas devem nomear um capitão e um sub-capitão, os quais devem colocar os seus contactos na ficha de inscrição. Os elementos das equipas não poderão alegar a participação no torneio para justificar eventuais atrasos ou faltas às aulas. Só serão aceites as inscrições até à data estipulada pela AEESFRL. As fichas de inscrição devem ser entregues no local estipulado pela AEESFRL.

Artigo 5º Estrutura do Torneio 1. O torneio terá um formato de campeonato. 2. A pontuação será atribuída da seguinte forma: vitória – 3 pontos; empate – 1 ponto; derrota, ou falta de comparência – 0 pontos. 3. O torneio é composto por uma fase de grupos; a. As equipas vencedoras (1º e 2º classificados) dos respectivos grupos passarão à fase seguinte, essa será feita em jogos de eliminar, o vencedor passa à próxima fase até à final. b. O prémio para os vencedores será anunciado nas meias-finais. Artigo 6º Horários e calendarização dos jogos 1. A data e hora dos jogos, assim como o local, serão afixados pela AEESFRL em espaço visível por todos os alunos. 2. As equipas devem começar os seus jogos à hora, data e no local marcado, caso contrário ser-lhes-á aplicada falta de comparência. a. Se por algum motivo a equipa não possa comparecer na data previamente marcada, deverá avisar a AEESFRL com pelo menos 24 horas de antecedência, através do e-mail ae@esfrl.edu.pt; b. As equipas devem-se apresentar no local marcado, sempre que possível, com pelo menos 10 minutos de antecedência à hora de jogo marcada;


c. Se alguma equipa não poder marcar presença ou chegar atrasada ao respectivo jogo, esta terá que apresentar uma justificação para que haja a repetição do jogo (no caso de a justificação for aceite).

Artigo 7º Normas de jogo 1. Os alunos têm, obrigatoriamente, de fazer o seu aquecimento antes de iniciarem os jogos. 2. O tempo de jogo será de 15 minutos, sem intervalo. 3. É obrigatório o uso de equipamento apropriado (sapatilhas, fato de treino, calções, camisola e t-shirt). a. Não é permitida a utilização de brincos, pulseiras, colares e acessórios que coloquem em perigo a integridade física dos participantes. 4. As equipas utilizarão coletes para se distinguirem, ou outro equipamento uniforme, se o possuírem. a. Em caso de a equipa possuir equipamento próprio, esse não pode conter qualquer tipo de publicidade a entidades públicas e/ou privadas. 5. Serão aplicadas as normas do Desporto Escolar nos diferentes desportos em competição. 6. Qualquer jogador que tiver atitudes ou comportamentos injuriosos, grosseiros ou antidesportivos será imediatamente expulso do torneio. 7. As substituições podem ser feitas em qualquer altura do jogo, excepto a do guarda-redes, este só pode ser substituído por um elemento que seja também guarda-redes e não um jogador de campo.

Artigo 8º Casos Omissos 1. O presente regulamento é utilizado como base para a organização dos Torneios Desportivos, podendo a Direção da AEESFRL apresentar modificações pontuais. 2. Cabe à Direção da AEESFRL deliberar sobre casos omissos.

O presidente da AEESFRL em mandato Tiago Azevedo Basílio

Regulamento n4  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you