Issuu on Google+

Associação de Estudantes

Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo

Leiria, dia 19 de Novembro de 2012

Regulamento para o Jornal escolar

Objetivos 1.1. Além de informar os alunos da actualidade escolar, o Jornal pretende explorar o sentido crítico dos alunos, dando a oportunidade destes elaborarem artigos críticos sobre a própria escola ou a realidade social, económica ou política do país. 1.2. Esta actividade tem ainda como objectivo a interacção dos alunos nas iniciativas escolares.

Inscrições 2.1. A inscrição será realizada nos seguintes locais: Biblioteca da escola; e sala da A.E. 2.2. O prazo para as inscrições decorrerá entre os dias 21 e 29 do presente mês. 2.2.1. Esta é a primeira fase de inscrições, abrindo todos os períodos uma nova fase para este ato.

Participantes 3.1. São considerados participantes, somente os alunos da ESFRL que preencheram a ficha de inscrição. 3.1.1. Esta actividade será totalmente independente dos professores, sendo unicamente participantes, os alunos. 3.1.2. Todo o aluno aceite terá que cumprir funções no jornal até ao final do período referente à fase para que se inscreveu. 3.2. Após a aprovação da sua inscrição, o aluno será automaticamente considerado colaborador desta iniciativa, estando este obrigado a cumprir o dever de realizar o seu trabalho com honestidade e dedicação. 3.3. Todo o participante terá que especificar a sua função no jornal: a função de escrever notícias ou a função de escrever crónicas, ou caso seja da escolha do aluno, ambas.


3.4. Os colaboradores desta actividade têm direito ao uso de um pseudónimo que será apenas do conhecimento da Direção da A.E e dos restantes membros do Jornal. 3.5. Os alunos aceites nesta actividade terão que organizar-se internamente como uma “equipa”.

Especificações técnicas 4.1. Cabe aos participantes escolher o nome para o Jornal. 4.2. O jornal terá uma versão manuscrita, que se apresentará sob a forma de “jornal de parede” e uma versão digital, apresentando-se esta através de blog ou facebook. 4.2.1. O “jornal de parede” localizar-se-á na entrada da Biblioteca da escola. 4.3. A actualização da publicação do jornal será realizada num prazo máximo de 15 dias, sendo o prazo normal de publicações, semanal. 4.4. A equipa responsável pela realização do jornal deverá reunir-se periodicamente para discutir os temas a abordar para as suas publicações. 4.5. Todos os tipos de artigos terão que ser assinados, ou com nome do aluno, ou com pseudónimo. 4.6. Esta actividade tem um número mínimo de 3 participantes, e um número máximo de 12 participantes. 4.7. A data de início de funções do jornal será discutida após o fecho das inscrições e por acordo entre os participantes, A.E e Biblioteca. 4.8. Todo este regulamento tem que ser renovado pela equipa coordenadora do jornal, de acordo as mudanças internas realizadas.

Casos Omissos 5.1 No caso da existência de casos omissos, cabe à direcção da A.E deliberar sobre estes.


Regulamento Jornal escolar