Issuu on Google+

Proposta para Plano Anual de Atividades

Escola Secundåria Francisco Rodrigues Lobo – Leiria Ano lectivo 2012/2013


A Lista A apresenta através deste documento o esboço das ideias gerais do seu Plano Anual de Actividades, um Plano feito para os alunos e para a própria Associação de Estudantes, tendo o objectivo de a melhorar. Este documento remete-se a propostas e não a promessas pois a Associação de Estudantes não é um órgão totalmente independente e autónomo, como tal, é difícil garantir enquanto Lista que tudo o que esta aqui exposto seja cumprido, nomeadamente a Rádio Liceu. Cabe a nós, membros da Lista A e colegas de todos os alunos da ESFRL lutar e trabalhar para que o Plano Anual de Actividades seja cumprido e acima de tudo, reconhecido pela sua competência. 1º Período: Criação do Correio A.E: O correio “físico” da A.E será colocado junto à sua respectiva sala. Tem como objectivo facilitar a comunicação com A.E, isto é, desde a entrega de inscrições para actividades, ao próprio correio destinado para a Associação. Criação de um logotipo para a A.E: Esta actividade decorrerá ao longo do 1º período. A sua divulgação realizar-se-á uma semana depois da constituição da A.E, quanto às inscrições para participar nesta actividade iniciam-se na segunda semana de mandato. A escolha do logotipo será feita 50% pela A.E e os outros 50%, pelos alunos (sistema de voto). Este novo logotipo será utilizado nos novos Estatutos da A.E, isto é, será o logotipo permanente até a uma próxima renovação dos Estatutos. Actividade sujeita a regulamentação. Concurso de fotografia com o tema “natal/inverno”: Irá decorrer na última semana de aulas, em conjunto com as actividades escolares de natal. A divulgação para a participação no concurso de fotografia será na última semana de Novembro, sendo o período de inscrições na primeira semana de Dezembro. Actividade sujeita a regulamentação.

Campanha de solidariedade: A campanha será realizada em conjunto com o Banco Alimentar na última semana de aulas do 1º Período, em conjunto com as actividades de natal.


Renovação dos Estatutos da A.E: Os atuais estatutos são datados do ano de 1994, sendo assim, há uma necessidade de os adaptar à realidade actual em que a A.E se encontra. Todo o processo de renovação dos estatutos deverá ser finalizado no 1º período, deveram ser aprovados em Assembleia Geral, onde deverão estar pelo menos 10% dos alunos. O objectivo desta renovação é melhorar a estrutura interna da A.E e dar hipóteses a qualquer aluno de participar na Associação.

As seguintes actividades, do 2º e 3º período, não são datadas de forma tão precisa como as do 1º período, já que estas estão limitadas à aprovação do Conselho Pedagógico da ESFRL.

2º Período: Torneios desportivos: O início das inscrições será feita no 1º período, tendo como data para o fim das inscrições até há 2º semana do 2º período. Os horários dos jogos serão feitos de acordo a respectiva disposição dos campos e das equipas, sendo quarta-feira o dia de maior disponibilidade quer no sentido de horários escolares, quer na disponibilidade de campos. As finais decorreram no dia da escola. Actividade sujeita a regulamentação. Cartão de descontos: Numa altura de grande crise, a Lista A tem o objectivo de criar um cartão de descontos em parceria com empresas locais, ganhando os alunos descontos e as empresas clientes. O cartão terá utilidade sempre que apresentado em conjunto com o cartão da escola na compra de algo. Actividade sujeita a regulamentação, desde a estipulação das empresas participantes, à forma de aquisição do cartão. “Miss and Mister” liceu: Esta actividade será realizada por etapas: a primeira, através da criação de um álbum de fotografias no “facebook”, onde cada participante terá a sua fotografia exposta e pela da quantidade de “gostos” serão escolhidos os 6 finalistas, 3 rapazes e 3 raparigas; a etapa final irá decorrer no último dia de aulas do 2º Período, em conjunto com o Concurso de Talento.


Radio Liceu: Deverá funcionar por stream com o programa “ZaraRadio” (programa grátis e legal) sem qualquer tipo de pagamento de taxas, já que a A.E é isenta. Os locais de transmissão escolhidos serão: bar/refeitório; átrio; entrada da escola. Existe a necessidade de uma sala própria onde deverá estar instalado o computador servidor da rádio, ou no caso de não haver disponibilidade de garantir uma sala para o efeito, a rádio será instalada na A.E. Para cada lugar de transmissão deverá estar instalado um computador com colunas, isto é, são necessários 3 computadores e respectivamente colunas que funcionaram de acordo o servidor da rádio. Serão realizados “castings” para locutores após toda a parte técnica da rádio estar concluída. O número de 5 locutores será o ideal, sendo cada um deles responsáveis por um dia da semana. A rádio além de música será um meio de divulgação de informação da A.E e da Escola. Actividade sujeita a regulamentação.

S. Valentim: A Lista A pretende mantar a tradição de troca de correspondência neste dia. Desta forma, a actividade será divulgada na segunda semana de fevereiro (4 a 8), de 11 a 13 recolher-se-ão os postais, sendo entregues dia 14. Actividade sujeita a regulamentação, realizando-se em parceria com a ESDS Futurália: - Realizar-se-á de 13 a 16 de março, no horário das 10h às 19h Sem cartão jovem - 3,00 Cartão Jovem/Estudante - 2,5 Visitas de Estudo (mínimo 10 bilhetes sendo entregue um bilhete gratuito ao professor acompanhante - ex: 9 alunos + 1 professor) - 2,00 /cada Pacote (Visita de Estudo à Futurália + teatro interactivo em inglês) - 7,00 Bilhete de Grupo - 10,00 (máximo 4 pessoas)”

Concurso de talentos: A decorrer no último dia do 2º período, será uma demonstração de talentos que os alunos tenham, desde o stand up comedy à dança ou música. A final do “Miss and Mister Liceu” realizar-se-á em interacção com esta iniciativa


Viagem de Finalistas: A Lista A apresenta dois destinos para o estrangeiro: um para praia, Gandia, que é a capital turística da Comunidade Valenciana (onde se encontram grande parte dos destinos oferecidos pelas agencias de viagens de finalistas, como é o caso de Calpe); e para a neve, Pas de la Casa, que já tem história nas suas viagens de finalistas. Porém, devido à crise que o país atravessa, a Lista A apresenta um destino mais acessível e em Portugal, o Festival do Secundário, em Gouveia que ano após ano tem mais participantes.

3º Período Paintball: Liceu vs Comercial A Lista A quer diversificar o desporto praticado pelos alunos da ESFRL, dando assim oportunidade de experimentar novos desportos, como é o caso do Paintball. Esta actividade realizar-se-á em parceria com a ESDS, criando assim maior espirito competitivo e interacção entre alunos de diferentes escolas. Actividade sujeita a regulamentação. Dia da Escola: O Dia da Escola é uma tradição que a ESFRL mantem há alguns anos, como tal, cabe à A.E tornar este dia mais interesse e por sua vez garantir uma maior adesão dos alunos. Dessa forma a Lista A tem em mente realizar as seguintes actividades na comemoração desse dia: Torneio de matraquilhos; Pré-Académicos distrital (exposição de curso do IPL); Final dos torneios desportivos Miss e Mister “Escolas Secundárias de Leiria” (em parceria com a ESDS) Os finalistas do “Miss e Mister” ESFRL e ESDS estão automaticamente qualificados para esta actividade que decorrerá em Leiria e tem como objectivo expor as marcas de roupa presentes na cidade e dar oportunidade de mostrar o talento que os alunos têm no mundo da moda.

Finais desportivas interdistritais (em parceria com a FDL): Após encontrar os finalistas internos dos torneios desportivos das escolas participantes da Federação de Associações de Estudantes do Distrito de Leiria, serão realizadas competições a nível distrital.


Esta actividade ainda esta sujeita a conversações e regulamentação a realizar na Assembleia Geral da FDL. ZUS (em parceria com a FDL): Existe uma grande vontade de realizar uma segunda edição deste festival de música quer por parte da Lista A, quer pelas entidades que participaram na edição anterior. Esta iniciativa tem como principal objectivo mostrar os talentos que as escolas têm a nível musical, dando-lhes oportunidade de mostrar o que valem perante um competente júri e o público leiriense. Gala de Finalistas: Mais que uma simples festa de secundário, a Gala de Finalistas marca o fim de uma fase, o ensino secundário. Como tal a Lista A pretende desenvolver ainda mais a ideia de “Gala de Finalistas”, mais do que um jantar ou simples convívio, pretendemos criar um evento de reconhecimento dos 3 anos passados no secundário.


Proposta para Plano Anual de Atividades