Page 1

Lista A Colaboração Associação de Estudantes e Biblioteca: A Lista A tem como uma das ideias base do seu programa, a promoção da ESFRL e das suas instalações de acordo os interesses e direitos do alunos. Querendo levar assim os alunos a darem a devida importância aos espaços que a escola tem para oferecer, usufruindo deles de uma forma que até agora ainda não foi possível. Como tal, a Lista A apresenta as seguintes propostas para dinamizar a Biblioteca da ESFRL: Banco de Apontamentos:

Objectivo: Disponibilizar uma coletânea de documentos de apoio ao estudo, usando os métodos de estudo dos próprios alunos, sem a influência directa dos professores. Para que tal seja possível, a Lista A propõe a criação de um Banco de Apontamentos fornecidos pelos próprios alunos da ESFRL. A entrega dos apontamentos deve ser feita: por formato digital, através do e-mail da AE; em formato físico, quer em documento “Word” quer em formato manuscrito, desde que a caligrafia seja perceptível. A utilização dos apontamentos está limitada à Biblioteca, estando estes condicionados a uma requisição prévia. Os apontamentos devem ser usados com o objectivo de consulta, desta forma é proibido a impressão destes. Nem a AE, nem a Biblioteca se responsabilizam por qualquer erro que os apontamentos possam ter.


Jornal escolar:

Objectivo: Além de informar os alunos da actualidade escolar, o Jornal pretende explorar o sentido crítico dos alunos dando a oportunidade destes elaborarem artigos críticos sobre a própria escola ou a realidade social. Esta actividade tem ainda como objectivo a interacção dos alunos nas iniciativas escolares. Deverá ser publicado em formato físico, na forma de “jornal de parede” e em formato digital, na forma de blog/rede social a ser promovido pela AE. A publicação será feita quinzenalmente. A actividade terá como foco informativo tudo o que esteja relacionado com a ESFRL, desde actividades da AE ou grupos da escola (exemplo: Clube Europeu), a actividades individuais. O Jornal terá um espaço dedicado à publicação e artigos opinativos feitos pelos alunos. Tais artigos podem abranger diversos temas da actualidade social. O grupo de colaboradores do Jornal deverá ser composto no máximo por 7 alunos. O nome do Jornal será escolhido pelos colaboradores. Bookcrossing:

Objectivo: Numa altura que os hábitos de leitura são cada vez mais escassos, a Lista A pretende impulsionar o hábito de ler dentro da ESFRL, bem como o espírito de partilha de experiências, nomeadamente entre os alunos. Para tal, acreditamos que a criação de um Clube do Livro seria benéfica para toda a comunidade escolar. A participação neste clube tem que ser formalizada através de uma inscrição. Os livros serão disponibilizados pelos alunos, com o objetivo de serem trocados entre si, de modo a que todos os alunos participantes possam ter acesso ao conjunto dos livros; Os alunos deverão registar os livros que trazem e levam para casa, em formulários criados para esse propósito, aquando da criação do clube; Serão organizadas reuniões mensais, num horário a definir, com o objetivo de debate acerca das temáticas dos livros e as opiniões dos leitores sobre a leitura, bem como a organização dos livros disponíveis e outros assuntos que se mostrem pertinentes.


Programa de tutoria:

Objectivo: Cativar os alunos à elaboração de um método de estudo tendo como base de aprendizagem o ensino dado pelos seus próprios colegas de escola. São muito os alunos que não conseguem criar um método de estudo baseado no ensino dos seus professores, sendo assim a AE pretende a criação de um programa de tutoria, onde os próprios alunos forneceram apoio aos seus colegas. Os alunos interessados em fornecer apoio aos seus colegas terão que preencher uma ficha inscrição. Na ficha de inscrição os alunos deverão especificar a disponibilidade de horário em que podem conceder explicações, além do horário, as disciplinas nas quais o aluno se sente preparado para apoiar os seus colegas. De acordo as informações fornecidas pelas fichas de inscrição, será realizado um horário, no qual estará exposto as horas e disciplinas em que os alunos poderão usufruir deste programa.

Toda esta colaboração além de o objectivo de dinamizar a biblioteca, tem o objectivo de criar uma maior autonomia de os alunos, visto que todas as propostas são pensadas nos alunos e para os alunos. A Associação de Estudantes, mesmo que numa “escala” limitada, tem a obrigação de criar oportunidades com foco no desenvolvimento dos alunos enquanto pessoas e futuros profissionais deste país, como tal a Lista A apresenta estas actividades que além de contribuir para reforçar o estudo dos alunos, promove o associativismo e a colaboração entre a comunidade escolar. Todas as actividades anteriormente apresentadas são independentes da colaboração de professores. É da responsabilidade da Associação de Estudantes garantir a realização das iniciativas. Como tal, em caso de vitória é prioritário regulamentar e assegurar o espaço em que as actividades deverão ser efectuadas.

Pré-Acordo Lista A e Biblioteca  

Pré-Acordo aceite pela professora coordenadora da Biblioteca da ESFRL, Helena Espirito Santo

Advertisement