Cesca heliberton a espetacularizacao do projeto de metro

Page 34

34

Heliberton Cesca

extensão de 18,5 km. O projeto incluia dois terminais, cinco estações de integração, uma estação central e 32 estações intermediárias de forma tubular. O veículo seria articulado com tração elétrica e capacidade para 300 usuários.

5.6

Sistema de alta velocidade – 1997

Projeto elaborado em parceria com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) previa a implantação de um sistema de transporte de alta capacidade (Stac) com veículo de tecnologia ferroviária sobre pneus no eixo Norte/Sul. Ele deveria transportar 450 passageiros para ter capacidade de 24 mil passageiros/hora/sentido em uma composição de dois veículos. O percurso, com 22 estações, era em nível em quase toda extensão, excessão feita a região central em que a circulação seria subterrânea.

5.7

Anteprojeto do monorail – 1999

O trecho estudado no projeto previa a implantação de um monotrilho no percurso da antiga BR-116 entre os bairros Atuba (Norte) e Pinheirinho (Sul). O percurso é chamado atualmente de BR-476 ou Linha Verde, após um processo de urbanização da rodovia a partir de 2007, quando foi transformada em trecho urbano. Pelo projeto de monorail, o veículo operaria em viga elevada ao longo do canteiro central da rodovia com três linhas: CIC Sul/Centro (116 mil passageiros), CIC Sul/Atuba (62 mil passageiros) e Atuba/Centro (72 mil passageiros).

5.8

A linha Azul

Apesar da cidade ser referência mundial no sistema BRT, os técnicos de planejamento da prefeitura da cidade sempre consideraram a implan-

www.bocc.ubi.pt


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.