Page 1

ID+ Desis Lab

Tiago Pinheiro


ID+ Desis Lab

Promotores: CPD - Comissão para Pessoas com Deficiência do Concelho de Cascais Design/ Co-produção - Susana António Com o apoio : Câmara Municipal de Cascais


ID+ Desis Lab

Instituições Participantes/Produtores: Artesãos utentes dos centros de atividades ocupacionais de várias instituições na área da deficiência mental: APPACDM – Associação Portuguesa Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental – Lar Casa da Alapraia ARIA - Associação de Reabilitação e Integração Ajuda CAO Casa do Sol - Centro de Apoio Social do Pisão / Santa Casa da Misericórdia de Cascais Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos (1ª edição) Cercica - Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais CRID - Centro de Reabilitação e Integração de Deficientes Fundação AFID Diferença Lares da Boa Vontade


ID+ Desis Lab

Problema/Contexto Exclusão: No que respeita à falta de oportunidades de emprego Segregação: Quanto à falta de formação disponível Programa de actividades da CPD - Comissão para a Pessoa com Deficiência


ID+ Desis Lab

O projeto É um projeto de design social que surgiu da vontade de qualificar os recursos e produtos públicos vulneráveis de instituições do concelho de Cascais. Tendo como principal objective a promoção a qualificação de recursos humanos e a criação de redes colaborativas apostando na qualidade dos produtos realizados pelos participantes no projeto.


ID+ Desis Lab

Papel do Design: INOVAÇÃO Este projeto distancia-se do assistencialismo, dignifica o trabalho realizado por públicos vulneráveis, aliando metodologias de artesanato às metodologias do design.


ID+ Desis Lab

QUALIDADE | INTEGRAÇÃO Qualificação de Recursos Humanos, promovendo redes colaborativas, apostando na qualidade dos produtos realizados pelos participantes neste projeto.

RESPONSABILIDADE SOCIAL | EMPATIA Projeto que gera um conjunto de atributos, valores, sentimentos e perceções relacionados com boas práticas, partilha de saberes, traçando novos caminhos e criando redes sociais e emocionais.


ID+ Desis Lab

Mercado Pretende ser uma marca de qualidade, com uma componente social que vai sair da solidariedade e das vendas mais simples para um mercado com competição, onde os produtores são diferentes.

Produção Manufaturação por pessoas portadores de deficiência, de peças originais únicas, intemporais e com história contando com a colaboração da designer portuguesa Susana António.


ID+ Desis Lab

Divulgação Os objectos são apresentados no site do projeto bem como na página do mesmo no facebook

Comercialização As peças são comercializadas tanto on-line como em pontos variados espaços físicos de Lisboa, como é o caso Casa das Histórias - Paula Rego e Loja da Fundação Portuguesa das Comunicações


ID+ Desis Lab

Impacto Social Permite às pessoas com deficiência ou incapacidade, desenvolver as suas capacidades, partilhar lugares comuns, fazer escolhas, ter um papel socialmente valorizado e crescer nas relações.

Criação de Emprego

Modelo de empreendedorismo Social Promove a inclusão das pessoas com deficiência ou incapacidade na sociedade, com qualidade de vida no respeito pelos princípios que consagram o direito ao exercício de plena cidadania.


ID+ Desis Lab

VĂ­deo sobre o projeto https://www.youtube.com/watch?v=QVm8g4bWYb4

Design social - Toma Lá  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you