Page 1

Manual do Estudante Unifesp

2014


Bem-vindo Ă Unifesp


PRAE - Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

1

Prezado(a) Estudante, Seja bem vindo(a) à Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)! Você agora faz parte de uma Universidade que tem como finalidade desempenhar atividades indissociáveis de ensino, pesquisa e extensão e que tem sido reconhecida como uma das melhores do país. Você certamente dedicará muito do seu tempo e de seu esforço para aproveitar bem o seu curso. Passará por um período da sua vida muito interessante, vivenciará muitas experiências e aprendizados que vão além da sala de aula. Aproveite! Para contribuir com a sua permanência na UNIFESP e ajudar no seu aproveitamento foi criada a PróReitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). A PRAE tem como missão desenvolver ações institucionais direcionadas para o acesso, para a permanência e para a conclusão de estudantes de graduação e pós-graduação da UNIFESP, visando a excelência na sua formação integral, pautada nas responsabilidades ética, social e ambiental. Para isso, temos uma estrutura com restaurantes universitários, Núcleos de Apoio aos Estudantes em cada Campus, Serviço de Saúde do Corpo Discente (SP), equipes multiprofissionais e diversos programas, vários deles listados nesse manual. No site da PRAE http://prae.unifesp.br você encontra informações mais detalhadas. Contamos com a sua participação para o aprimoramento das políticas e programas sempre em busca de uma Universidade melhor. Seja muito bem vindo(a) e tenha a PRAE como sua parceira durante o tempo em que for nosso(a) estudante. Professora Doutora Andrea Rabinovici Pró-Reitora de Assuntos Estudantis da UNIFESP

Professora Doutora Conceição da Silva Vieira Ohara Pró-Reitora Adjunta de Assuntos Estudantis da UNIFESP


2

Manual do Estudante da Unifesp 2014

O que é e como funciona a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e seus principais serviços? A Prae é uma Pró-Reitoria voltada para as questões estudantis. Acima dela existe o Conselho de Assuntos Estudantis, o CAE, do qual os(as) estudantes participam através de seus representantes eleitos. As atas e o registro filmado das reuniões ficam disponíveis no Site da PRAE para consulta (http:// prae.unifesp.br/reunioes). Vale a pena se inteirar já que são assuntos de seu interesse. Escolha bem os representantes e acompanhe suas atuações. É este conselho que define as políticas de permanência e assistência estudantil da Unifesp. O principal recurso para a manutenção das políticas de permanência provém do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), com o qual mantemos o Programa de Auxílio Para o Estudante (PAPE) que concede aos estudantes que comprovem necessidade (vide edital) auxílios moradia, transporte, alimentação e creche. A Pró-Reitoria é composta de quatro coordenadorias: Coordenadoria de Ações Afirmativas e Políticas de Permanência, Coordenadoria de Atenção Integral à Saúde do Estudante, Coordenadoria de Cultura, Esportes e Lazer e Coordenadoria de Atividades Extracurriculares. Está sendo criada a Coordenadoria de Inclusão e Acessibilidade. Afora as coordenadorias e equipe técnica central, da qual constam profissionais das áreas de serviço social, pedagogia, nutrição, tecnologia da informação entre outros, coordenamos as ações dos Núcleos de Apoio aos Estudantes (NAEs) de cada Campus, o Serviço de Saúde do Corpo Discente (SSCD), bem como definimos as políticas dos restaurantes universitários. Os assuntos com os quais a PRAE lida são muitos, entre eles destacamos: Infraestrutura permanência (Alimentação, Moradia, Creche, Espaços Estudantis, de convivência e Biblioteca), Políticas Afirmativas e de Permanência (Reserva de Vagas, evasão, apoio pedagógico, acessibilidade e inclusão), Cultura, esportes e lazer, Saúde e democracia, conduta e direitos estudantis. Por serem muitos temas a PRAE coordena ou participa de várias comissões muito importantes na vida estudantil: Moradia, Assessora para ações relativas à conduta e direitos estudantis, Mercado de Trabalho, Autonomia dos Espaços Estudantis, Políticas de Transportes e, por fim, comissões conjuntas com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD): de Acompanhamento da Lei de Cotas e Estudo do Perfil dos Estudantes de Graduação da UNIFESP. Acompanhe, participe. São todas comissões paritárias e a participação dos(as) estudantes é fundamental!


PRAE - Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

3

A política de assistência estudantil da Unifesp A Política de Assistência Estudantil da UNIFESP visa criar condições de acesso e aproveitamento pleno da formação acadêmica aos estudantes nestas condições e é destinado a todos(as) estudantes matriculados nos diversos cursos de graduação de todos os campi. A concepção de assistência concretiza-se como conjunto de suportes e ações referendadas pelas categorias profissionais que podem ser utilizados individual ou coletivamente, visando garantir a permanência do estudante no seu curso. A política pressupõe ações integradas à finalidade da formação acadêmica sem assumir ou justapor-se aos demais suportes sociais, caracterizados pela família, redes sociais e as políticas públicas locais.

Núcleos de Apoio ao Estudante (NAEs)


4

Manual do Estudante da Unifesp 2014

Em cada campus da UNIFESP você pode contar com uma equipe formada por profissionais das áreas de serviço social, educação e saúde que compõem o NAE. O NAE está vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - PRAE e à Direção do Campus e tem como objetivos principais: Contribuir para as Políticas de Permanência estudantil; Executar e contribuir para as políticas de apoio aos(às) estudantes; Contribuir para o desenvolvimento acadêmico, visando uma formação integral e de qualidade; Participar, apoiar ou acompanhar projetos vinculados aos discentes junto à PRAE.

Visite o NAE do seu campus! Veja os endereços, profissionais e contatos ao final deste Manual

Serviço de Saúde do Corpo Discente (SSCD) O SSCD é um Serviço criado para receber estudantes de todos os Campi que necessitem de atendimento médico especializado e que não seja coberto pelos serviços de saúde do município no qual se encontra o Campus do(a) estudante. São atendimentos em diversas especialidades: odontologia, ginecologia, ortopedia, psiquiatria, nefrologia, cirurgia vascular, urologia, dermatologia, otorrinolaringologia, endocrinologia e psicologia. Conta também com apoio de serviço de enfermagem. Importante: este serviço não deve ser procurado sem encaminhamento do NAE de seu Campus. É a equipe do NAE a responsável pelo encaminhamento e agendamento. Este serviço não pode ser considerado um substituto para os serviços de seu município e nem pode ser tratado como um “plano de saúde” da Unifesp. Os horários, endereço e coordenação do SSCD estão ao final deste Manual.


PRAE - Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

5

Restaurantes Universitários Em todos os Campi da Unifesp existem Restaurantes Universitários. Neles a comunidade acadêmica pode realizar suas refeições balanceadas (almoço e jantar) com o preço subsidiado. Ou seja, o valor é fixo e bem abaixo do preço da refeição. O estudante paga o preço fixo e a PRAE complementa. Consulte o cardápio semanal na internet, na página do NAE do seu Campus.

PROGRAMAS DA PRAE • PAPE – Programa de Auxílio para o Estudante

O Auxílio Permanência é um dos programas que compõem a Política de Assistência Estudantil da UNIFESP. Ele tem como objetivo criar condições de acesso e aproveitamento pleno da formação acadêmica aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica através da concessão de auxílios. A análise para concessão dos auxílios é realizada pela assistente social de cada campus onde é realizado um estudo para identificar o perfil do estudante que podem ser definidos em: Perfil I: caracteriza situação de extrema vulnerabilidade socioeconômica; Perfil II: caracteriza situação de alta vulnerabilidade socioeconômica; Perfil III: caracteriza situação de média vulnerabilidade socioeconômica; Perfil IV: caracteriza situação de baixa vulnerabilidade socioeconômica; Perfil V: caracteriza situação de vulnerabilidade financeira, ou seja, atende ao perfil de renda estabelecido pelo PNAES sem apresentar outros indicadores sociais. Para se inscrever no PAPE: Para solicitar auxílios deste Programa você deverá comprovar sua situação social e econômica. Para isto acesse o edital publicado no site da PRAE: http://prae.unifesp.br/programa-de-auxilio-permanencia.


6

Manual do Estudante da Unifesp 2014

• PBP - Programa de Bolsa Permanência O Programa de Bolsa Permanência – PBP é um programa do Governo Federal de concessão de auxílio financeiro a estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para estudantes indígenas e quilombolas. O recurso é pago diretamente ao estudante de graduação por meio de um cartão de benefício. Neste programa somente atende estudantes de cursos com 05 ou mais horas diárias de aula. Os demais estudantes não contemplados por este critério podem solicitar os auxílios do PAPE, conforme as normas deste programa. Na UNIFESP os cursos aptos a aderir ao PBP são:

BAIXADA SANTISTA Eduacação Física – Integral Fisioterapia – Integral Nutrição – Integral Psicologia – Integral Terapia Ocupacional - Integral DIADEMA

Ciências Ambientais - Integral Ciências Biológicas - Integral Farmácia e Bioquímica - Integral

SÃO PAULO Ciências Biológicas - Modalidade Médica (Integral) Enfermagem – Integral Fonoaudiologia - Integral Medicina – Integral Para se inscrever no PBP: Para solicitar auxílios deste Programa você deverá comprovar sua situação social e econômica. Tenha acesso a todas as informações deste programa em sua página: http://permanencia.mec.gov.br/ e em seu Manual: http://permanencia.mec.gov.br/docs/manual.pdf


PRAE - Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

7

• Morar Unifesp Morar Unifesp é uma ferramenta virtual de busca e oferta de vagas em moradias estudantis (Repúblicas, pensões e outros tipos). Sua interface é única para todos os campi da Universidade. Selecionando o seu campus o Morar Unifesp indicará a localização de todas as repúblicas cadastradas nas proximidades. Além disso, você pode refinar a sua busca por gênero, tipo de moradia, faixa de valor que está disposto a pagar além de outras características específicas. Assim, você terá acesso à localização das repúblicas e a forma de contato. Também é possível cadastrar novas repúblicas e ofertar vagas. Basta selecionar o item “Insira sua vaga” e preencher os campos com as informações solicitadas. Assim, sua república constará no banco de dados do Morar UNIFESP e suas informações já estarão disponíveis para consulta. Acesse o Morar Unifesp no site: http://morarunifesp.com.br.

• A tenção à Saúde Física e Mental Acolhimento em Saúde Entrar na universidade é um momento de mudanças intensas na vida do estudante. Depois de uma trajetória de estudos extenuante, novas questões se colocam: como estudar, onde morar, com quem contar, onde ir, o que fazer com tudo o que aprendi e não funciona mais nesse novo lugar? Essas, entre outras questões, podem nos levar a caminhos diferentes; por um lado, podemos ficar mais frágeis e todo esse processo se tornar mais difícil ou podemos nos tornar mais potentes e todas essas questões podem nos impulsionar na nossa vida acadêmica. Em ambas situações é importante saber que temos na universidade uma equipe de profissionais abertos a acolhê-los e ajudá-los a encaminhar as questões que emergem nesse momento, assim como nos demais momentos do ciclo de formação. As ações desenvolvidas nos Núcleos de Apoio ao Estudante são baseadas nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e contam com o acolhimento de demandas do estudante e do contexto universitário de modo a encaminhálas para as unidades de atenção (internas e externas) de acordo com cada especificidade. Além do acolhimento, a política de atenção em saúde trabalha a partir de eixos (alimentação, sexualidade, atividade física, cultura, lazer, pertencimento,


8

Manual do Estudante da Unifesp 2014

articulação e mobilização) que organizam as ações desenvolvidas junto aos estudantes da universidade. Essa organização considera as dimensões mais sensíveis ao ciclo de vida universitário e permite a ampliação de temas de acordo com as possibilidades e necessidades tanto da universidade quanto dos estudantes. Não espere a barra pesar ou aquela ideia genial passar. Procure o NAE, converse com os profissionais. Lá você poderá ter mais alguém com quem contar para continuar seu processo de desenvolvimento pessoal e acadêmico.

• Rede Procultura Unifesp A formação da Rede Procultura Unifesp tem como objetivo mapear e promover as atividades culturais da Unifesp no âmbito das ações da Coodenadoria de Políticas Culturais da Pró-Reitoria de Extensão (Proex Unifesp) e da Coodenadoria de Cultura, Esporte e Lazer da PRAE. Atualmente acontecem na Universidade atividades culturais com características muito diversas, parte delas com apoio da Proex, da PRAE e de outras instâncias da Universidade. A Rede tem como objetivo a formação de um cadastro único e a organização de atividades de promoção (debates e mostras, entre outras), além da troca de experiências e a formação de parcerias entre as pessoas envolvidas em projetos voltados às atividades culturais. A REDE Procultura Unifesp prevê atividades a serem desenvolvidas entre dezembro de 2013 a julho de 2014: mapeamento dos projetos culturais e organização das mesas redondas e de ações de promoção de atividades culturais (exposições, apresentações, encontros, festivais, e outras), com o objetivo de refletir sobre o lugar da cultura na Universidade. As atividades serão organizadas nos seguintes eixos temáticos: Artes Visuais, Música, Teatro e Dança, Poesia e Literatura, Arte de Rua e Tradições Populares. Contamos com a colaboração de todos para o incremento da vida cultural e esportiva na Universidade!


PRAE - Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

9

• BIG - Bolsas Iniciação à Gestão O Programa de Bolsas Iniciação à Gestão tem como objetivo oferecer ao estudante espaços e condições para a iniciação e desenvolvimento de atividades que promovam sua inserção e aprimoramento profissionais. Este programa tem uma natureza ao mesmo tempo acadêmica e profissionalizante, no que diz respeito ao processo de formação universitária do estudante e inserção no mercado de trabalho em setores relacionados à gestão educacional, institucional e social.

PROGRAMAS NACIONAIS DOS QUAIS A PRAE PARTICIPA • Promisaes O Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior tem o objetivo de fomentar a cooperação técnico-científica e cultural entre o Brasil e os países com os quais mantém acordos – em especial os africanos – nas áreas de educação e cultura. O projeto oferece apoio financeiro de R$ 622,00 para alunos estrangeiros participantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), regularmente matriculados em cursos de graduação em instituições federais de educação superior. O auxílio visa cooperar para a manutenção dos estudantes durante o curso, já que muitos vêm de países pobres.

• Programa Incluir O Programa de Acessibilidade na Educação Superior (Incluir) propõe ações que garantem o acesso pleno de pessoas com deficiência às instituições federais de ensino superior (IFES). O Incluir tem como principal objetivo fomentar a criação e a consolidação de núcleos de acessibilidade nas IFES, os quais respondem pela organização de ações institucionais que garantam a integração de pessoas com deficiência à vida acadêmica, eliminando barreiras comportamentais, pedagógicas, arquitetônicas e de comunicação. Desde 2005, o programa lança editais com a finalidade de apoiar projetos de criação ou reestruturação desses núcleos nas IFES. Os núcleos melhoram o acesso das pessoas com deficiência a todos os espaços, ambientes, ações e processos desenvolvidos na instituição, buscando integrar e articular as demais atividades para a inclusão educacional e social dessas pessoas.


10 Manual do Estudante da Unifesp 2014

EDITAIS E PRÊMIOS DA PRAE • A uxílio a transportes para atividades extracurriculares As atividades extracurriculares visam promover a sociabilização, o estímulo da criatividade e a autoestima dos estudantes da UNIFESP. Durante o ano você pode solicitar transporte individual ou coletivo, destinado a apoiar sua participação em eventos de caráter didáticopedagógico, cultural ou esportivo. Fique atento(a) aos editais, que são publicados trimestralmente.

• P roeventos acadêmicos-científicos, Procultura estudantil, Proesporte Estudantil e PITEC - Prêmio de Inovação Tecnológica Estudantil Fique atento(a) à chamada do edital.

DOCUMENTOS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER – PROCURE NO NOSSO SITE: • Código de Conduta Estudantil: http://www.unifesp.br/reitoria/orgaos/ conselhos/consu/resolu/resolucao92_anexo1.pdf

• Regimento da PRAE, Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da PRAE, Regimento dos NAEs, e Regimento do CAE: http://prae.unifesp.br/arquivos-documentos/category/8-prae

• Orçamento da PRAE:

http://prae.unifesp.br/arquivos-documentos/category/62-orcamento

• Conecte-se à PRAE: Conheça o nosso Informativo Prae Plural,

é através dele que informamos o que estamos fazendo, damos transparência ao nosso orçamento, tratamos de temas que interessam aos estudantes. Todas as edições ficam disponíveis no site, no link: http://prae.unifesp.br/informativo-plural


PRAE - Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis 11

ENDEREÇOS, CONTATOS, EQUIPES E HORÁRIOS DOS NÚCLEOS DE APOIO AO ESTUDANTE - NAEs NAE CAMPUS BAIXADA SANTISTA Edifício Central – Rua Silva Jardim, 136 – Vila Mathias – térreo e 2º andar www.baixadasantista.unifesp.br Coordenadora: Profa. Dra. Milena Carlos Vidotto Equipe: Eliana A. S. Ganam (Assistente Social), Karla Helene M. de Lima (Enfermeira), Guilherme Z. Monteiro (Médico), Yara de Paula (Pedagoga) e Alexandro da Silva (Psicólogo). Telefones: (13) 3878-3775, (13) 3878-3776, (13) 3878-3777, (13) 3878-3734 Horário de funcionamento: (variável de acordo com cada profissional e do dia da semana - consulte antes de ir): Segunda à Sexta-feira das 08h às 17h00 E-mail: nae.bs@unifesp.br NAE CAMPUS DIADEMA Rua Antônio Doll de Moraes, 105 – Centro – 1º andar www.unifesp.br/home_diadema Coordenador: Prof. Dr. José Alves da Silva Equipe: Veronica Carolina da S. Janini (Assistente Social), Adriana Rosa da Silva (Enfermeira), Cláudia Luiza de Oliveira (Médica) e Érika Correia Silva (Psicóloga). Horário de funcionamento: Segunda à sexta-feira, das 10h às 21h. Telefone: (11) 3319-3415 | E-mail: nae.diadema@unifesp.br NAE CAMPUS GUARULHOS Campus Provisório: Av. Monteiro Lobato, 679 – Macedo http://humanas.unifesp.br/home/index.php/assist-estudantil Coordenadora: Profa. Dra. Ana Hoffmann Equipe: Andréia Nascimento (Assistente Social), Lucíola D’Emery (Enfermeira), Adriano Kasiorowski de Araújo (Psicólogo) e Henrique Carriço da Silva (Médico). Horário de funcionamento: (variável de acordo com cada profissional e do dia da semana - consulte antes de ir): Segunda à sexta-feira, das 11h às 22h. Telefone: (11) 3319-3415 | E-mail: nae.guarulhos@unifesp.br


12 Manual do Estudante da Unifesp 2014

NAE CAMPUS OSASCO Rua Angélica, 100 - Jardim das Flores www.osasco.unifesp.br/portal/nucleo-de-apoio-ao-estudante Coordenador: Prof. Dr. Pedro Caldas Chadarevian Equipe: Emilia Tiemi Shinkawa (Assistente Social), Taline de Lima e Costa (Psicóloga), e Hernani Lemos (Médico). Horário de funcionamento: (variável de acordo com cada profissional e do dia da semana - consulte antes de ir): Segunda à sexta-feira, das 10h às 20h30. Fone: (11) 3654-0768. E-mail: nae.osasco@unifesp.br NAE CAMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Rua Talim, 330 – Unidade 1 www.sjc.unifesp.br/nae Coordenadora: Ana Carolina G. S. Santos Moreira Equipe: Ana Carolina G. S. Santos Moreira (Assistente Social), Priscila Marçal Fér (Psicóloga) e Wagner Gindro (Pedagogo). Horário de funcionamento: (variável de acordo com cada profissional e do dia da semana - consulte antes de ir): Segunda à sexta-feira, das 08h às 19h. Fone: (12)3309-9524 e (12)3309-9510. E-mail: nae.sjc@unifesp.br NAE CAMPUS SÃO PAULO Rua Botucatu, 740 - 1°andar – Vila Clementino www.unifesp.br/homevila/nae.php Coordenadora: Profa. Dra. Maria Angélica Sorgini Peterlini Equipe: Viviane Aguilar (Assistente Social), Marcelo Carvalho da Conceição (Enfermeiro) e Nair Kinue Morita Tanno (Médica). Horário de funcionamento: (variável de acordo com cada profissional e do dia da semana - consulte antes de ir): Segunda à sexta-feira, das 08h às 15h. Fone: (11) 5576-4408. E-mail: nae.sp@unifesp.br


NOSSOS CONTATOS: Rua Sena Madureira, 1500, 1º andar – CEP: 04021-001 São Paulo- SP – Brasil. Telefone: (11) 3385-4102 Site: http://prae.unifesp.br Facebook: https://www.facebook.com/PRAE.UNIFESP

Equipe na Reitoria:

Pró-Reitora: Andrea Rabinovici (proreitorprae@unifesp.br) Pró-Reitora Adjunta: Conceição Vieira da Silva Ohara (proadjuntoprae@unifesp.br) Secretária: Pamela Ishiki (prae@unifesp.br) Assistente Social: Viviane Amaral Silva (servicosocialprae.unifesp@gmail.com)

Coordenadores(as) da PRAE: Coordenadora de ações afirmativas e políticas de permanência: Profa. Dra. Marian Ávila de Lima e Dias (caap.prae@unifesp.br) Coordenador de atenção à saúde do estudante: Me. Alexandro da Silva (caise.prae@unifesp.br) Coordenador de atividades extracurriculares: Me. Fabrício Gobetti Leonardi (caext.prae@unifesp.br) Coordenadora de cultura, esportes e lazer: Profa. Dra. Ana Maria Pimenta Hoffmann (ccel.prae@unifesp.br)

Serviço de Saúde do Corpo Discente (SSCD)

Coordenadora: Dra. Ana Maria Paes Teixeira Alcântara Endereço: Rua Botucatu, 614-620, Telefone: (11) 5576-4731 Email: sscd@unifesp.br Horário de Funcionamento: De Segunda à sexta-feira das 08h às 16h Projeto gráfico: Departamento de Comunicação Institucional Imagens: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis Fonte de dados: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis / Janeiro de 2014


O trote não é legal. DENUNCIE (0xx11) 3385-4102 trotenao@unifesp.br

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis Rua Sena Madureira, n.º 1.500 – 1.º andar – Vila Clementino – CEP: 04021-001 São Paulo – SP – Tel.: (11) 33854102 http://prae.unifesp.br

Manual do Estudante Unifesp - 2014  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you