Page 1

Manual do Colaborador A

N

O

S

A

N

O

S


Desejamos a você uma gostosa viagem à história e cultura da qual você é parte integrante. Bem-vindo à Serlares!

A

N

O

S

"A leitura nutre a inteligência." (Sêneca)

A

N

O

S

A

N

O

S


Sumário Introdução ......................................................................... Palavras do Diretor ........................................................... História ............................................................................. Aqui se trabalha com Gosto ............................................. Visão e Missão ................................................................. Valores.............................................................................. Código de Ética ................................................................ Política de Sustentabilidade ............................................. Política de Segurança do Trabalho ................................... Política de Relações Trabalhistas ..................................... Siglas................................................................................. Sua Imagem, Nossa Imagem ............................................ Fique por Dentro! ............................................................. Palavra Final .....................................................................

A

N

O

S A

N

O

S

A

N

O

S


Introdução Bem vindo! Você faz parte da família Serlares, o que é muito importante para todos nós. O manual do colaborador é um trabalho elaborado exclusivamente para você. Este manual traz informações sobre a história, cultura e identidade da nossa empresa. Apresenta também seus direitos, deveres e responsabilidades enquanto funcionário. O objetivo deste material é criar as melhores condições de integração a você que é novo colaborador, para que se identifique o mais rapidamente possível com a cultura da instituição e se sinta membro ativo da Serlares. E a você que já soma conosco à algum tempo, que sinta-se acolhido (a) como da primeira vez e desfrute de algo que foi inspirado em você. Leia-o atentamente, pois estas informações serão parte importante da sua vida profissional. Desejamos-lhe bons momentos profissionais e sociais entre nós.

A

N

O

S A

N

O

S

A

N

O

S


Palavras do Diretor

A

N

O

S A

N

O

S

A

N

O

S


História A SERLARES foi fundada em 1972 e deu inicio à suas atividades junto à lanchonete Luni Lanches e ao restaurante Roda Gira, ambos localizados no Terminal Rodoviário de Fortaleza. Porém, apesar do pouco tempo de existência, a Serlares conseguiu se firmar logo no mercado atendendo com excelência às demandas do mercado de refeições coletivas das indústrias instaladas na cidade.

Na década de 80 a Serlares passou por uma fase de expansão. Com a implantação do Distrito Industrial de Maracanaú, a atuação da Serlares foi ampliada, sendo instalada a Cozinha Industrial Edgard Augusto Teixeira, mais uma parte da Serlares que veio para atender às demais necessidades do mercado.

A

N

O

S A

N

O

S

A

N

O

S


Desde 1990, a Serlares funciona em sede própria no Distrito Industrial de Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza. Nesta sede ficavam centralizadas as atividades administrativas, distribuição e confeitaria que, junto à Cozinha Industrial Edgard Augusto Teixeira, produzia e transportava refeições aos clientes com o mais alto padrão de qualidade e sabor. Foi a partir dessas mudanças que a Serlares começou a operar com o Segmento Gestão, obtendo como clientes, empresas de destaque do Ceará.

Aqui se trabalha com Gosto A Serlares oferece aos seus clientes os melhores serviços em refeições coletivas. Produzir refeições em escala industrial é uma tarefa complexa e requer muita atenção e dedicação. Mas a Serlares vai além e faz questão de produzir refeições em escala industrial de forma personalizada, pois acredita que uma boa alimentação tem papel predominante na qualidade de vida de seus clientes. A Serlares possui atualmente conhecimento e tecnologia para oferecer cardápios para todos os tipos de coletividade: diet, light, normal ou especial. Adaptando-se, da melhor maneira, às necessidades de seus clientes.

A Matriz da Serlares nos dias de hoje.

A

N

O

S

A

N

O

S


Nosso padrão de serviços

Missão e Visão

Gestão

Missão

Nesse modelo a Serlares oferece aos seus clientes projetos específicos e personalizados de acordo com suas necessidades. A refeição é produzida e servida na empresa do cliente onde a Serlares cria ambientes confortáveis com alto padrão de higiene e bom gosto, proporcionando a seus clientes momentos de satisfação e bem estar.

Promover o bem-estar, contribuindo com a qualidade de vida das pessoas e o crescimento das organizações para satisfazer nossos clientes, colaboradores, acionistas e sociedade.

Visão Ser a melhor e mais inovadora empresa de alimentação no nordeste, promovendo bem-estar e qualidade de vida das pessoas e contribuindo com o crescimento das organizações.

Transportada A Serlares possui modernas instalações acondicionadas em isobox para conservação e transporte dos alimentos. Nesse modelo, a refeição é produzida nas cozinhas e após ser transportada em uma frota de veículos moderna e segura, é servida na empresa do cliente.

Gourmet A Serlares Gourmet é um modelo baseado em restaurantes de alto serviço, mais conhecido como Self-Service, onde o cliente serve-se e pesa seu prato. Isso tudo, mantendo o alto padrão de qualidade e variado cardápio. Este novo modelo de serviços vem conquistando o gosto e a confiança de vários clientes.

Valores ? Ter Atenção, zelo e respeito aos nossos clientes; ? Promover o bem estar das pessoas e o crescimento das organizações; ? Trabalhar em equipe; ? Buscar lucratividade com eficiência e eficácia; ? Trabalhar com honestidade e responsabilidade ? Criar e inovar sempre; ? Valorizar e incentivar as pessoas; ? Trabalhar com gosto e paixão.

Missão Valores

Visão Valores Visão A

N

O

S

Missão Valores Visão

Valores

Missão Valores

Visão Valores Visão

social;

Missão Valores Visão

Valores A

N

O

S


Código de Ética

Política de Sustentabilidade:

? Respeito às leis e normas; ? Prevenção do uso indevido de informações privilegiadas; ? Respeito aos direitos humanos fundamentais; ? Respeito às regras de saúde e segurança; ? Respeito pelo meio ambiente; ? Proibição de discriminação, de assédio e de atitudes

Sócioambiental A SERLARES oficializa o compromisso com atuação responsável, voltada para o desenvolvimento da sociedade, através da economia sustentável, equidade social e preservação do meio ambiente por meio:

desrespeitosas, e respeito da vida privada; ? Restrições relativas a presentes e convites; ? Respeito das normas relacionadas com a segurança e com a qualidade dos produtos e serviços; ? Veracidade das informações fornecidas aos consumidores; ? Transparência das relações com concorrentes, clientes ou Parceiros comerciais.

Educação alimentar através da disseminação do consumo consciente e combate à fome; Sensibilização e conscientização para a alimentação saudável; Redução do desperdício e utilização responsável dos recursos naturais; Bem estar e qualidade de vida dos funcionários, clientes, fornecedores e comunidades onde a empresa está inserida.

No trabalho Sendo uma empresa de perfil inovador e ético, a empresa Serlares aposta em mais um projeto de melhoria sustentável. Estamos nos referindo ao Programa de Sustentabilidade no Trabalho que visa a assimilação de novas práticas de gestão e de valorização das pessoas tendo como ferramenta o diagnóstico através de auditorias internas e a assessoria aos gestores na implementação de ações corretivas e desenvolvimento de melhorias na área de Relações Trabalhistas.

Ética no trabalho A

N

O

S

A

N

O

S


Política de Segurança do Trabalho

A

N

O

S A

N

O

S

A

N

O

S


Política de Segurança do Trabalho

Política de Segurança do Trabalho

O que é? Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando neutralizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador. Que é acidente de trabalho? Acidente de trabalho é aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

Procedimento em caso de acidente de trabalho Socorrer a vitima - levar o funcionário imediatamente ao ambulatório da empresa (caso possua) ou a um pronto-socorro (Emergência). Comunicar imediatamente ao gestor da unidade, coordenador ou supervisor e ao setor de segurança do trabalho.

Que é acidente de trajeto? É aquele que ocorre de casa para o trabalho ou do trabalho para casa no mesmo percurso e no horário estimado. O responsável pela unidade deve preencher o relatório de investigação de acidente ou incidente de trabalho, no prazo máximo de 12 horas após o socorro.

O que é EPI? Equipamento de Proteção Individual, regulamentado pela NR de numero 06. NR 6.7 Cabe ao empregado NR 6.7.1 Cabe ao empregado quanto ao EPI: a) Usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina; b) Responsabilizar-se pela guarda e conservação; c) Comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso; e, d) Cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.

A

N

O

O responsável pela unidade deve enviar o relatório de investigação de acidente ou incidente de trabalho com todos os dados preenchidos, junto com o atestado médico que deve conter: o CID - Código. Internacional de Doença, o CRM do medico (carimbo) e a unidade hospitalar do atendimento.

S

A

N

O

S


Política de Segurança do Trabalho Procedimento em caso de Emergências Acidente com queimadura – Colocar a parte afetada em água corrente e levar imediatamente ao setor de queimados (IJF Fortaleza). Corte com sangramentos – Lavar o local com soro fisiológico, pressionar com algodão ou atadura. Fratura ou torções – Imobilizar o local com faixas e levar imediatamente para emergência. OBS: Só o medico pode receitar medicamentos.

Política de Relações Trabalhistas

Procedimentos em caso de suspeita de Doença Ocupacional. Comunicar imediatamente ao SESMT, com a descrição dos sintomas que o colaborador estar sentindo, cópia de atestados ou laudos e relatório de acidente ou incidente preenchido.

A

N

O

S

A

N

O

S


Política de Relações Trabalhistas

Política de Relações Trabalhistas

Nossa organização possui uma longa história de confiabilidade, e sua participação nessa história faz toda a diferença.

Admissão / Período de experiência

Usufruir dos direitos e cumprir os deveres estabelecidos em lei é ser mais que um colaborador, é ser um cidadão ético e consciente.

Após a admissão o colaborador passará por um período de experiência que terá a duração máxima de 90 dias.

Apresentamos a seguir os direitos e deveres do (a) colaborador (a) Serlares.

Salário "Não é o empregador quem paga os salários. Ele só os entrega. Quem paga os salários é o cliente." (Henry Ford) O salário é pago através de uma conta feita pelo colaborador em instituição bancária indicada pela Serlares. Forma de pagamento: Adiantamento: 40% do salário pago no até o dia 24 de cada mês; Diferença salarial: Até o dia 5º dia útil do mês subseqüente. Repouso Semanal Remunerado e Feriados

A

N

O

O colaborador que trabalha durante toda a semana, tem direito a um dia de descanso remunerado, de igual forma, se faltar ao trabalho injustificadamente perderá o direito ao repouso remunerado referente à semana em que faltou.

S

Os feriados também são folgas remuneradas. Verifique junto à sua gestora quais são os feriados do município onde trabalha que são garantidos por lei.

A

N

O

S

A

N

O

S


Política de Relações Trabalhistas

Política de Relações Trabalhistas

Cesta Básica O auxílio é concedido ao colaborador após o 120º dia da admissão. A Cesta Básica é depositada no cartão LiberVale sempre no dia 15 do mês subseqüente ao da aquisição do benefício, podendo haver desconto mensal de até 10% do valor depositado.O colaborador que faltar ao trabalho, justificada ou injustificadamente perderá o direito à cesta básica do mês referente à falta.

Documentação necessária:

Refeição É garantida ao colaborador durante o horário de trabalho, mediante desconto mensal de até 1% do salário base da categoria.

· Certidão de Nascimento; · Cartão de Vacina dos filhos de até 07 anos; · Declaração escolar dos filhos de 07 a 14 anos. A documentação deve ser entregue no ato da admissão ao setor de Recrutamento e Seleção e após o nascimento de cada filho ao Setor de Relações Trabalhistas na UNCE (Unidade II) da empresa.

Salário Família:

Salário Maternidade

O salário família é um benefício concedido pelo INSS, aos colaboradores que têm filhos com idade até 14 anos, ou inválidos de qualquer idade. Ao Salário do colaborador é acrescentada uma quota de salário família para cada filho devidamente registrado e informado à empresa, através da entrega da documentação necessária.

Benefício concedido pela Previdência Social e com duração de 120 dias, poderá ter início até 28 dias antes do parto. Se concedido antes do nascimento da criança, a comprovação será por atestado médico, se posterior ao parto, a comprovação será a Certidão de Nascimento. Essa documentação deverá ser entregue ao SESMT da Serlares.

O valor deste benefício é estipulado pelo INSS periodicamente.

Forma de pagamento:

Forma de pagamento:

$

O pagamento do benefício é feito pela empresa na conta da colaboradora durante os 120 dias de afastamento. às 22:00 horas de um dia e às 05:00 horas do dia seguinte e é pago na proporcionalidade de 20% sobre a remuneração e de acordo com a quantidade de horas trabalhadas.

$

$ $ $ $

$

A

N

O

S

A

N

O

S


Política de Relações Trabalhistas

Política de Relações Trabalhistas

Adicionais de Insalubridade / Periculosidade / Noturno:

Incidência das faltas nas férias:

Ao colaborador que trabalha em ambiente Insalubre é concedido um adicional de 10% sobre o salário mínimo. A definição de salubridade ou insalubridade do ambiente é feito pelo SESMT através da LTCAT.

As faltas não justificadas durante o período aquisitivo implicam na redução dos dias de férias, obedecendo as seguintes proporções:

Ao colaborador que trabalha em condições de periculosidade é concedido um adicional de 30% sobre o salário base.

QUANTIDADE

DIREITO

- Até 05 faltas......................................30 dias de férias; - De 06 a 14 faltas................................24 dias de férias;

O adicional noturno é garantido ao colaborador que trabalha entre

- De 15 a 23 faltas................................18 dias de férias;

Férias

- De 24 a 32 faltas................................12 dias de férias.

A cada doze meses trabalhados são asseguradas as férias remuneradas de trinta dias, com acréscimo de um terço sobre o salário normal. As férias são concedidas em períodos convenientes à empresa, salvo exceções legais.

Décimo Terceiro Salário É a gratificação devida pela empresa ao colaborador, pago em duas parcelas: A primeira é paga até dia 30 de Novembro e a segunda paga até dia 20 de Dezembro. O 13º salário é proporcional ao número de meses trabalhados no ano.

FGTS O FGTS é um direito de todos os colaboradores. Mensalmente, a Serlares deposita em conta específica da CEF para cada colaborador, a quantia equivalente a 8% da remuneração paga ao colaborador. Aos aprendizes é concedida a quantia equivalente a 2% da remuneração

A

N

O

S

A

N

O

S


Política de Relações Trabalhistas

Política de Relações Trabalhistas

Faltas Justificáveis

Atenção:

A assiduidade ao trabalho enriquece a ficha funcional do colaborador.

As ausências por motivo de realização de provas de vestibular, de doação de sangue e requisição de título de eleitor devem ser comunicadas à chefia imediata com antecedência de 48 horas.

A cláusula 26ª da Convenção Coletiva do Trabalho e o artigo 473 da CLT asseguram ao colaborador o direito a justificar sua ausência ao trabalho nas seguintes situações: · Nos dias em que estiver comprovadamente realizando provas de exame vestibular para ingresso em estabelecimento de ensino superior. · De 03 (três) dias consecutivos em virtude de casamento; · Para a mãe em caso de consulta médica de filhos de até 12 (doze) anos de idade, ou filho inválido, desde que a empregada comprove a citada invalidez, com limite de 01 (um) dia a cada mês;

Os atestados devem ser entregues dentro do prazo de 24 horas após o recebimento destes e poderão ser submetidos à homologação do médico da empresa.

Obs: Os direitos previstos na Legislação estão sujeitos a alterações legais. Quando isso acontece, a empresa passa a cumprir a nova Legislação e desconsidera a antiga.

SIGLAS FGTS: Fundo de Garantia por Tempo de Serviço INSS: Instituto Nacional da Previdência Social

· De 05 (cinco) dias consecutivos para o pai em caso de nascimento de filho;

SESMT: Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho

· De 03 (três) dias consecutivos em caso de falecimento do cônjuge, ascendente (Pai, Mãe, Avô e Avó), descendente (Filhos e Netos) ou irmão.

LTCAT: Laudo Técnico de Condições Ambientais CEF: Caixa Econômica Federal CLT: Consolidação das Leis Trabalhistas

· Por 01 (um) dia, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada;

NR: Norma Regulamentadora

· até 2 (dois) dias consecutivos ou não, para o fim de se alistar eleitor.

A

N

O

S

A

N

O

S


Sua imagem nossa imagem!

IMPORTANTE Apresentamos a seguir algumas dicas essenciais que irão garantir o seu sucesso profissional e o bom funcionamento da empresa: Comparecer ao serviço com assiduidade e pontualidade; Realizar o trabalho com zelo e gosto; Respeitar e tratar com educação o superior hierárquico, os companheiros de trabalho e as demais pessoas com quem estabeleça relações profissionais; Cumprir as ordens do superior hierárquico em tudo o que respeite à execução de suas obrigações; Guardar lealdade à empresa, não negociando por conta própria ou alheia em concorrência com ela, nem divulgando informações referentes à organização, métodos de produção ou negócios; Velar pela conservação e boa utilização dos bens relacionados com o seu trabalho, que lhe forem confiados;

Prezado Colaborador, A sua vida e o que acontece com você é muito importante para todos nós, por isso você deve manter-nos sempre atualizados quanto ao número de telefone, email, endereço, seu casamento, nascimento dos filhos e necessidade de ausência ao trabalho, nesse caso avisar com antecedência, a fim de evitarmos transtornos na unidade e atritos no nosso relacionamento.

Você é a nossa melhor imagem. É através de você, do seu jeito e das suas atitudes, que clientes, fornecedores e colegas de trabalho conhecem e nutrem o seu relacionamento com a empresa.

Ressarcir os danos, que doloso ou culposamente causar à empresa ou a clientes; Promover e/ou executar todas as ações necessárias à melhoria da produtividade da empresa; Obedecer às regras de trânsito, quando conduzir veículos da empresa;

Você

Manter a ordem, a limpeza e a organização do seu ambiente de trabalho. A

Desenvolver atitudes e hábitos de higiene. Trabalhar conforme as exigências de higiene pessoal com cabelos, barba e unhas cortados e limpos. Manter limpo e trocar diariamente o fardamento.

N

O

S

Sua Imagem

Submeter-se periodicamente aos exames médicos exigidos por lei, e outros em situações especiais, quando solicitados pela empresa; Fornecer ao Setor de Relações Trabalhistas os dados necessários para atualização de suas fichas funcionais; Evitar desperdícios, utilizando corretamente o material que lhe for confiado, bem como zelar pelos bens patrimoniais da empresa e dos clientes;

A

N

O

S

A

N

O

S


Palavra Final

Fique Por Dentro!

Acreditamos em você!

Estamos com você na internet. Acesse o nosso site www.serlares.com.br e conheça um pouco mais da nossa empresa

Você foi admitido por reunir condições e características adequadas às nossas necessidades. Seu sucesso profissional depende muito de você, ou seja, de seus conhecimentos, atitudes, eficiência, interesse, disposição e, por fim, de sua capacidade de assumir maiores responsabilidades.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro das nossas atividades. Através das nossas redes você pode acompanhar as novidades da empresa, notícias, projetos, dicas e fotos. Não deixe de interagir.

Boa sorte! Blog.serlares.com.br Facebook.com/Serlares Twitter.com/Serlares

A

N

O

S

A

N

O

S


MANUAL DO COLABORADOR

DECLARAÇÃO DE COMPROMETIMENTO

Eu, ___________________________________________________________________ Declaro o meu comprometimento com a missão, visão, valores e código de ética apresentados neste manual, propondo-me a cumprir rigorosamente as normas da empresa, tendo ciência que o referido manual é parte integrante do Contrato Individual de Trabalho. Nome:_______________________________________________________________ Função: ______________________________________________________________ Unidade de trabalho:____________________________________________________ Local: _______________________________________________________________ Data de recebimento: ___________________________________________________ Assinatura: ___________________________________________________________ Local e data de entrega desta declaração: __________________________, _____ de ________________ de _________.

A

N

O

S A

N

O

S

A

N

O

S

Manual  

Manual Serlares

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you