Page 1

Nosso Bairro - 57_bkp_Layout 1 21/03/14 18:08 Page 36

Gastronomia

Texto Thuanne Silva Fotos Reprodução

Mistura fina S

CAFÉ E CHOCOLATE JUNTOS FORMAM A COMBINAÇÃO PERFEITA PARA OS DIAS MAIS FRIOS aborosos, eles podem ser doces ou amargos e, de tão bons, até viciam. Com datas especiais em sua homenagem, 12 e 26 de março, respectivamente, o café e o chocolate caíram no gosto popular há séculos. Separados, são deliciosos, mas quanto estão juntos na mesma receita, tornam-se imbatíveis. Suas origens são rodeadas de mitos curiosos. Por exemplo, conta uma lenda asteca, que Quetzalcoatl, o Deus da Lua, roubou uma árvore de cacau da terra dos filhos do Sol para presentear os homens com chocolate, a delícia dos deuses. Quando os espanhóis conquistaram o México, em 1519, perceberam que os nativos ofereciam aos deuses estranhas bebidas escuras, fabricadas com os frutos do cacaueiro, uma árvore quase sagrada para os índios.

Levado para a Europa pelos conquistadores, no ano seguinte, o cacau começou a ganhar o mundo. Foram os espanhóis que abriram as primeiras fábricas chocolateiras do mundo. a fruta só chegou ao Brasil trazida por um francês, no século 18, no estado do Pará. uma das primeiras regiões na qual o cultivo do cacau teve início foi o sul da Bahia, nas cidades de Ilhéus e Itabuna, ajudando o desenvolvimento econômico da região. Segundo a associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, amendoim, Balas e Derivados (abicab), o Brasil é o terceiro maior mercado de chocolates do mundo, com um consumo per capita de 2,8 quilos, em média. o café também tem sua lenda. Dizem que o pastor Kaldi, que viveu na Etiópia há cerca de mil anos, notou que suas cabras ficavam alegres e com uma energia extra sempre que

Confira as receitas recomendadas pela especialista:

Petit gâteau com sorvete de café

INgREDIENtES 3 500g de chocolate meio amargo 3 5 ovos inteiros 3 5 gemas 3 1 xícara de farinha de trigo 3 1 xícara de açúcar 3 1 colher de sopa cheia de manteiga

MODO DE PREPARO Em uma batedeira, coloque a farinha de trigo peneirada, o açúcar, ovos inteiros e as gemas, batendo tudo em velocidade média. Vai obter uma massa homogênea. reserve. Em uma vasilha, coloque o chocolate meio amargo para derreter, depois de derreter em banho-maria ou no micro-ondas, coloque a manteiga. acrescente na batedeira junto com a massa reservada e misture em velocidade média. unte com farinha de trigo e manteiga as forminhas, com cuidado para não encher até as bordas. asse por 15 minutos. Depois é só servir com sorvete de café. A receita rende oito petits gâteaux.

36

Março’2014


Nosso Bairro - 57_bkp_Layout 1 21/03/14 18:09 Page 37

mente, o Brasil é o primeiro produtor e o segundo consumidor mundial do produto, segundo dados da associação Brasileira da Indústria do Café (abic).

Benefícios à saúde

Café com chocolate é uma mistura que dá muito certo. É um casal perfeito: o amargo do café e a suavidade do chocolate. Elba Boa Morte, cake designer

mastigavam os frutos de coloração amareloavermelhada dos arbustos de alguns campos de pastoreio. Kaldi comentou sobre o comportamento dos animais com um monge da região, que decidiu experimentar o poder dos frutos. o monge apanhou um pouco das frutas e levou até o monastério, utilizando-as como infusão. Ele notou que a bebida ajudava a resistir ao sono, tornando-se bastante popular entre os monges. Também há evidências de que o café foi cultivado pela primeira vez em monastérios islâmicos no Iémen. o café surgiu na Etiópia, mas a arábia foi responsável pela propagação da bebida pelo mundo. Conhecido como “vinho da arábia”, até o século 17, somente os árabes produziam café. Só mais tarde, com as experiências holandesas e francesas, o cultivo foi levado para outras colônias europeias. o café chegou ao Brasil via Belém, e por quase um século foi a grande riqueza brasileira. a cultura do café possibilitou o surgimento e desenvolvimento de cidades e grandes centros urbanos, como São Paulo, Minas Gerais e Paraná. atual-

o consumo do chocolate proporciona a liberação de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, explica a nutricionista Carine Neri. “Isso faz com que muitas pessoas recorram a ele para aliviar o estresse”, acrescenta. o ideal é consumir os chocolates com maior quantidade de cacau em sua composição, como o amargo, que tem menos gordura e açúcar, indicam Carine Neri e Tanie oliveira, ambas nutricionistas da Flexfood Consultoria Nutricional. Segundo elas, o chocolate e também o café têm muitas propriedades benéficas para o nosso organismo. “os flavonoides presentes no chocolate possuem ação antioxidante, ajudando a proteger as artérias dos danos causados pelo colesterol alto, pois evitam a formação de coágulos”, explica Carine.

Março’2014

37


Nosso Bairro - 57_bkp_Layout 1 21/03/14 18:09 Page 38

Gastronomia as profissionais recomendam que o ideal é o consumo máximo de 30 gramas por dia, nas versões acima de 50% de concentração de cacau. Já o café tem um efeito estimulante do sistema nervoso central devido à presença da cafeína. “Ele aumenta o estado de alerta, assim como tem ação diurética e aumenta a taxa metabólica, ajudando a incrementar o gasto calórico”, explica Carine. “o café também tem ácido clorogênico, que possui ação antioxidante, ajudando a neutralizar os radicais livres. além de possuir vitaminas do complexo B”, completa. Mas o consumo deve ser moderado, em torno de três xícaras por dia.

Mistura que dá certo

“Café com chocolate é uma mistura que dá muito certo. É um casal perfeito: o amargo do café e a suavidade do chocolate”, afirma Elba Boa Morte, cake designer e graduanda em Nutrição. a cake designer sempre procura fazer combinações entre café e chocolate em suas receitas, como a torta de chocolate com creme de mocca e o petit gâteau com sorvete de chocolate. Elba garante que as duas ficam deliciosas. l

Onde ir:

Balangandan Café - avenida Sete de Setembro, 2490 - Museu Carlos Costa Pinto. Tel: (71) 3336-6081.

Café Feito a Grão - av. Tancredo Neves, 3133, Caminho das Árvores, no Salvador Shopping, na Saraiva Megastore. Tel: (71) 3033-1122 (Também nos shoppings Barra, Iguatemi e Itaigara).

Seven Wonders Café - Salvador Shopping, piso L2 (em frente à Track and Field). Tel: (71) 81817491(Também nos shoppings Paralela, Bela Vista, Mundo Plaza e no Centro Médico Cardio Pulmonar, em ondina).

Café Terrasse - aliança Francesa Salvador avenida 7 de setembro, 401, Ladeira da Barra. Tel: (71) 3012-1584.

38

Março’2014

Torta de chocolate com creme de mocca Bolo de chocolate

INgREDIENtES 3 4 ovos 3 1 e 1\2 xícara de açúcar 3 250 g de manteiga 3 2 xícaras de farinha de trigo peneirada 3 1 xícara de chocolate em pó peneirado 3 250 ml de leite 3 1/2 colher de sopa de fermento MODO DE PREPARO Separe as gemas das claras e reserve as últimas. Coloque as gemas, manteiga e açúcar na batedeira e bata até obter um creme embranquecido. Fora da batedeira, coloque a farinha de trigo intercalando com o leite. Depois acrescente o chocolate em pó, intercalando com o leite também. reserve. Bata as claras em neve. acrescente as claras em neve à mistura e adicione o fermento. Depois de misturar, coloque em uma assadeira untada com farinha de trigo e manteiga. Pré-aqueça o forno. asse em temperatura de 200ºC. Depois de assado, espere esfriar.

Creme Mocca

INgREDIENtES 3 1 lata de doce de leite (tipo corte) 3 1/2 lata de creme de leite uHT 3 1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente 3 2 colheres de chá de extrato de café* 3 2 colheres de sopa de licor de café *Extrato de café: 3 1 vidro de 250 gramas de café solúvel 3 1/2 xícara de água fervente Misture todo o café solúvel na água e deixe descansar na geladeira.

MODO DE PREPARO Bata na batedeira, em velocidade média, o doce de leite com a manteiga, até atingir um creme embranquecido. acrescente o creme de leite, o extrato de café e o licor de café e bata novamente.

Montagem da torta Corte o bolo em três discos de igual espessura. regue a primeira camada com o licor de café, recheie com o creme mocca. Cubra com a segunda parte do bolo e repita o procedimento anterior. Na última camada, somente umedeça com o licor de café. Depois cubra todo o bolo com o restante do creme mocca. Salpique com chocolate granulado e decore com grãos de café ou pedaços de chocolate.


Mistura fina - NB Plus  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you