Page 1

A genealogia do “football”

Imagine se o craque do seu time pegasse a bola com as mãos, no meio de um clássico, e corresse até dentro do gol para abrir o placar? E se o zagueiro, capitão e xerife da defesa, ao invés de dar um carrinho para desarmar o oponente, o segurasse pelos ombros e pernas até derrubá-lo no chão? Parece estranho não é? Mas o futebol já não foi muito diferente disto. Confira no infográfico abaixo como o futebol se tornou o esporte que conhecemos e amamos, e saiba ainda dos esportes que são “irmãos” da bola redonda e você não faz nem ideia. Não esqueça de começar pela raiz!

Futebol Americano (1)

(A)

(2) Alma do “american football”

O futebol e o rugby já estavam presentes nos EUA desde 1850. Vinte anos mais tarde, o jornalista e também jogador Walter Camp criou uma nova regra: toda vez que o jogador fosse derrubado (1) os times se organizariam em uma nova linha (2) para recomeçar a jogada. Nascia o down e o conceito de conquista do território.

(B)

(2)

A cisma da bola

Voltando no tempo, em 1823, o aluno da escola de Rugby, William Webb Ellis fez o inusitado: ao invés de dominar a bola com as mãos e chutar, ele simplesmente correu com ela até o gol. Nascia um novo esporte, batizado com o sobrenome da própria escola, futebol rugby.

Muito além do Rugby

No ano de 1905, 18 universitários morreram praticando o “football” e o então presidente Theodore Roosevelt ameaçou proibir a prática. Uma das soluções mudaria a história para sempre: diferente do rugby, agora era permitido passar para a frente. Surgia a posição de quarterback (1) e recebedor (2).

(1)

Rugby

II

Por Thomé Granemann

(2)

(1)

III

(C)

(2)

Nada menos 638 jogadores da NFL foram enviados para a II Guerra Mundial. Sem tempo para treinar jogadores, os times pediram e a liga atendeu: ao invés dos mesmos 11 jogadores fazerem as funções de ataque e defesa, era possível fazer infinitas substituições. A partir daquela época existiram jogadores só de ataque e só de defesa.

IV

Somos união

Cartão da calma

O rugby, assim como o futebol, evoluiu com suas regras. A mais curiosa está no padrão dos cartões amarelos. Como é um esporte de muito contato, eles só são aplicados em casos de atitude antidesportiva ou agressão verbal. E ao ser amarelado, o jogador fica 10 minutos de fora para acalmar os animos.

O 1º livro de regras (de 1871) trouxe várias inovações e batizou o novo esporte: futebol rugby união. A principal característica, jogar a bola com as mãos, era a base. Os passes só eram feitos lateralmente (1). O “football” ainda existia na pontuação, quando se marcava gols chutando a bola entre as traves (2) e pelos passes frontais, permitidos apenas com um chute.

Futebol

Efeitos da Guerra

(1)

2

Nova forma e nome Da reunião de times pelo país surgiu o futebol associação (1º nome oficial). O livro com as primeiras regras foi criado em 1863. Eram 13 no total e entre as principais estava o uso das mãos restrita apenas aos goleiros (1), a definição do tamanho do campo (182x91 metros) e o tamanho das traves (2), sem travessão.

(1) (2)

3

4

Copa da mudança Foi apenas na Copa do Mundo de 1970, no México, que foram implementadas 2 regras essênciais para o futebol. Os cartões (1), que deram mais poder aos árbitros e criaram sistemas de punição aos “carniceiros” e a substituição (2), que antes era proibida até mesmo para jogadores lesionados.

(1)

Evolução? O futebol não para de evoluir e as falhas de arbitragem continuam a aparecer. Na esperança de manter os recursos televisivos longe do esporte, a FIFA criou acrescentou dois auxiliares atrás do gol (1), que verificam faltas, impedimentos e ajudam na hora de tirar a dúvida se a bola entrou ou não.

Rugby School Cambridge University

1

Nasce a febre da bola

Eton College Harrow College

A Inglaterra do séc XIX tinha como esportes da moda a equitação, esgrima e a caça. Mas o diretor da escola de Rugby introduziu, em 1830, o ensino do esportes coletivos como atividade extracurricular, pela primeira vez no país, logo sendo imitado por outras escolas. O Mass foot-ball, espécie precursor do futebol unido ao vale tudo, foi o mais sucedido. Fontes: Futebol: histórias e regras (Orlando Duarte), Regras de futebol: regras ilustradas, arbitragem e codigos (Pedro Antunes), Futebol: regras e legislação (Mario Franciscon), Futebol Brasileiro (Abrão Aspis), Especial Futebol Americano (edições 20102011 e 2011-2012 - Emporium das Ideias), http://www.profootballresearchers.org/ , http://www.rugbyfootballhistory.com/index http://rugby-pioneers.blogs.com/rugby/

A Genealogia do Football  

Infográfico final para a disciplina de Infografia - 2011.2 Professora Tattiana Teixeira