Page 1

Proposta de Curso Aberto Turma 5 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DE NEGÓCIOS E PROJETOS

Coordenadores Prof. Roberto Sbragia Prof. Antonio César A. Maximiano

Coordenadora Pedagógica: Profa. Ivete Rodrigues

São Paulo Agosto/2009

PDF created with pdfFactory trial version www.pdffactory.com


CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DE NEGÓCIOS E PROJETOS

1. INTRODUÇÃO Projetos são os veículos necessários para as mudanças empreendidas pelas organizações a fim de competir num mundo de permanentes desafios e de novas oportunidades. O acelerado ritmo de mudanças ocasionado pelas demandas de mercado e pelas novas tecnologias, dentre outros fatores, transformou a Gestão de Projetos no “core business” de muitas organizações. A Gestão de Projetos auxilia as instituições a lidar com as turbulências do mercado, na medida em que aumenta a probabilidade de sucesso das ações inovadoras, por meio do planejamento, controle e uso de instrumentos gerenciais adequados. No entanto, grande parte dos gerentes de projetos exerce a função acidentalmente ou, numa visão mais otimista, baseada numa experiência técnica prévia bem sucedida. O índice de fracasso dos projetos é, geralmente, alto, seja pelo não reconhecimento da gestão de projetos como uma disciplina independente que demanda do praticante conhecimentos, habilidades e atitudes específicas, seja pela falta de diretrizes estratégicas, estrutura organizacional e outros processos que lhes dêem suporte nas diferentes organizações. A abordagem de gestão de projetos necessita, então, de uma amplitude profissional. Como indivíduo, o gerente de projetos necessita conhecer e saber usar as metodologias e ferramentas de gestão do tempo, custo, escopo, qualidade e outras. Ao nível organizacional, é imprescindível conhecer o ambiente do projeto, fazendo o encontro necessário entre o projeto, as necessidades do negócio e as necessidades do cliente. A FIA é nacionalmente conhecida por sua atuação educacional em Gestão de Projetos,tanto de curta como de longa duração. Desde 2001 é também internacionalmente reconhecida pelo PMI – Project Management Institute, na categoria de R.E.P – Registered Education Provider (No.1649). 2. ESCOPO E OBJETIVO Esta proposta consubstancia o interesse do PGT/FIA , dada sua capacitação , de oferecer, a partir de Agosto de 2008 , um curso de pós-graduação lato-sensu em Gestão de Negócios e Projetos, com carga horária de 360 hs. 0 objetivo do curso é formar e 2

PDF created with pdfFactory trial version www.pdffactory.com


desenvolver quadros gerenciais para empresas privadas, públicas e terceiro setor, especializados na gestão de empreendimentos não rotineiros (projetos). O curso permite aos alunos o desenvolvimento acadêmico necessário ao enfrentamento dos desafios empresariais no mundo da globalização. Adicionalmente, capacita-os nas modernas técnicas de gestão de projetos, enfatizando a formação, desenvolvimento e sistematização de conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas dos profissionais que atuam ou pretendem migrar para essa função. O curso tem como base conceitual o PMBOK – Project Management Body of Knowledge, do PMI – Project Management Institute, mas não se restringe somente a eles.

3. PERFIL DO CORPO DOCENTE O corpo docente do curso é formado por professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, com sólida vivência na área de gestão de projetos. A essa equipe agregam-se profissionais do mercado, que aliam experiência, tanto no setor público quanto no setor privado, e formação acadêmica de alto nível. 4. METODOLOGIA PEDAGÓGICA A metodologia deste curso propicia aos alunos o domínio de conceitos que lhes assegurem o desenvolvimento de competências interpessoais, gerenciais e técnicas. Com base neste tripé de competências fundamentais a serem desenvolvidas, o curso empregará instrumentos didáticos que viabilizam a experimentação, a vivência gerencial e a visão sistêmica das áreas específicas que abrangem a prática da gestão de projetos. O curso é baseado no aprendizado ativo, onde o aluno é levado a refletir e aplicar os conceitos apresentados, tendo a figura do professor como um facilitador do processo ensinoaprendizagem. Serão aplicados estudos de caso, jogos, exercícios e vídeos, em torno dos quais os debates e preleções conceituais serão realizados. Leitura de materiais elaborados pelos professores e de bibliografia recomendada complementam a aprendizagem.

3

PDF created with pdfFactory trial version www.pdffactory.com


5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (360 hs)

MÓDULO I – Gestão de Negócios (156 h/a) Disciplina 1 – Fundamentos da Gestão de Negócios (76 h/a) - Abertura do Curso / Integração dos Participantes (4h/a) - Economia e Cenários (16 h/a) Estrutura Macroeconômica e Economia Brasileira. Cenários da Economia no Ambiente Internacional. - Gestão Estratégica (16 h/a) Conceito de Estratégia. Processo de elaboração de Estratégia. Implantação e controle. - Comportamento Humano e Habilidades Gerenciais (12 h/a) - Comunicação Oral e Escrita (12 h/a) - Empreendedorismo e Plano de Negócios (16 h/a)

Disciplina 2 – Gestão das Áreas Funcionais (52 h/a) - Finanças e Contabilidade (16 h/a) Análise financeira. Custo de capital e estrutura de capital. Contabilidade Gerencial. Avaliação de Investimentos. Contabilidade e Gestão de Negócios - Gestão de Pessoas (16 h/a) Rupturas no modelo tradicional de gestão de pessoas e tendências. Papel das pessoas na gestão de sua relação com a organização e com o trabalho. Gestão de RH no setor público. - Marketing (16 h/a) Conceito de Marketing. Formulação de estratégias de marketing. Pesquisa de necessidades, comportamento do comprador/usuário e serviços de pósvenda. Elaboração do Plano de Marketing. - Prova Presencial (Finanças) (4h/a) Disciplina 3 – Metodologia de Pesquisa (28 h/a)

4

PDF created with pdfFactory trial version www.pdffactory.com


MÓDULO II – Gestão de Projetos (204 h/a)

Disciplina 4 – Projetos como Estratégia de Negócios (52 h/a) - Introdução à gestão de projetos – Visão de conjunto (8 h/a) Projetos como estratégia de gestão; quando a administração de projetos é necessária: Gestão de Projetos x Gestão das Áreas Funcionais; Visão de conjunto da gestão de projetos: A abordagem do PMBOK (Project Management Body of Knowledge) do PMI (Project Management Institute); Ciclo de Vida do projeto. - O Papel e Habilidades do Gerente de Projetos (4h/a) O ambiente do projeto: ambiente interno/externo e relacionamento com as partes interessadas (clientes internos, externos e sociedade); O papel, atitudes, habilidades do gerente de projetos: liderança, motivação, comunicação; gestão de conflitos; negociação em projetos. - Estruturas organizacionais para projetos e PMO (8 h/a) Modelos básicos de estrutura da organização do projeto: projetos funcionais, autônomos e matriciais; Modalidades de estrutura matricial: matriz projeto, matriz funcional, matriz balanceada. Conceito de Project Office; Os diversos tipos de Project Office e suas aplicações nas organizações; Maturidade em Gestão de Projetos x Project Office; Funções de um Project Office; Etapas de implementação de um Project Office; Fatores de sucesso e fracasso na implementação de um Project Office. - Maturidade em Gerenciamento de Projetos (4 h/a) - Gestão de Portfólio (4 h/a) Técnicas de geração de ideais de projetos. Critérios de avaliação e triagem de projetos. Modelos de avaliação, seleção e priorização de projetos. Gestão econômico-financeira da carteira de projetos. - Viabilidade Econômica- Financeira (4 h/a) Valor do dinheiro no tempo. Juro e taxas. Fluxo de caixa. Instrumentos de mensuração financeiros. Métodos de avaliação de investimentos. - Seminários de Resolução de Casos (12 h/a) - Negociação em Projetos (8 h/a) 5

PDF created with pdfFactory trial version www.pdffactory.com


Disciplina 5 – Métodos e Técnicas de Gestão de Projetos I (68 h/a) - Introdução ao Ms Project (8 h/a) - Gerenciamento do Escopo do Projeto (12 h/a) Identificação de necessidades do projeto e definição do produto; Planejamento do Escopo do Projeto; Definição do Escopo do Projeto – uso da técnica da estrutura analítica (work breakdown structure); Controle de mudanças de escopo. - Gerenciamento de Tempo do Projeto (12 h/a) Definição das atividades do projeto; seqüenciamento das atividades do projeto; Técnicas de estimativa da duração das atividades; Desenvolvimento do diagrama de rede do projeto e do cronograma; Elaboração do plano de prazos do projeto. - Gerenciamento dos Custos (16 h/a) Planejamento e controle dos recursos do projeto;

Preparação

do

orçamento

do projeto:

Plano

de

contas

do

projeto:

Acompanhamento financeiro do projeto – earned value analisys; Execução do orçamento do projeto. Elaboração do plano de custos do projeto. - Gerenciamento da Qualidade (8 h/a) qualidade da administração do projeto e qualidade do produto; planejamento da qualidade; garantia da qualidade; controle da qualidade; elaboração do plano de qualidade. - Teoria da Corrente Crítica (8 h/a) - Prova de Escopo, Tempo, Custos e Qualidade (4 h/a)

Disciplina 6 – Métodos e Técnicas de Gestão de Projetos II (84 h/a) - Gerenciamento das Comunicações (8 h/a) Planejamento das comunicações do projeto; Disseminação das informações; Documentação do Projeto; Elaboração de relatórios; Elaboração do Plano de Comunicações do Projeto.

6

PDF created with pdfFactory trial version www.pdffactory.com


- Gerenciamento de Suprimentos (12 h/a) Planejamento de suprimentos; planejamento das licitações; Seleção e contratação de fornecedores / terceiros; Administração dos contratos; Elaboração do Plano de Suprimentos do Projeto. - Gerenciamento dos Recursos Humanos (12 h/a) O processo de formação da equipe.

Organograma

da

equipe

e

Matriz

de

Responsabilidade.

Processo

de

Desenvolvimento da Equipe. - Gerenciamento dos Riscos do Projeto (12 h/a) Processo decisório em condições de incerteza; Gestão dos riscos financeiros. Identificação e avaliação de riscos; Quantificação dos riscos; Planejamento das respostas aos riscos; Controle de Riscos; Elaboração do Plano de Riscos do Projeto. Análise de Monte Carlo - Gerenciamento da Integração do Projeto com o uso de ferramentas computacionais (28 h/a) Termo de abertura do projeto (project charter) e declaração do escopo preliminar. Preparação do plano do projeto: Estrutura básica de planos e propostas de projetos. Execução e controle do projeto: mobilização de recursos, acompanhamento e avaliação das atividades do projeto, controle de fornecedores, controle de mudanças, controle do cronograma, controle do orçamento. Avaliação de resultados: conceito de controle, monitoramento e avaliação. Efeito da avaliação sobre a aprendizagem organizacional. Desafios da avaliação de projetos. Critérios de avaliação dos resultados de projetos: imediatos, intermediários e finais. Modalidades de avaliação: ongoing, terminal e ex-post. Instrumentos de avaliação. - Implementação de Metodologia de GP / Change Management (8 h/a) Orientações para o trabalho prático (monografia). O trabalho, a ser realizado em grupo, compreenderá a elaboração de um projeto, envolvendo as fases de iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento. O projeto deverá ser executado utilizando os principais ensinamentos vistos durante o Curso. Orientações metodológicas para o TCC – Trabalho de Conclusão de Curso - Prova de Comunicações, Aquisições, RH e Riscos (4 h/a).

Módulo III – Trabalho de Conclusão (100 h/a) 7

PDF created with pdfFactory trial version www.pdffactory.com


6. SISTEMA DE AVALIAÇÃO/CERTIFICAÇÃO Para obter o certificado de conclusão do curso, o aluno deverá alcançar as seguintes condições: • Pelo menos a nota 7,0 (sete) no relatório final do trabalho de conclusão do curso. •

Pelo menos a nota 7,0 (sete), como média final das notas obtidas nas provas realizadas ao final de cada uma das disciplinas.

Pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) de freqüência no curso e 50% (cinqüenta por cento) na disciplina.

Quadro de equivalência: Nota

Conceito

De 9,0 a 10,0

A

De 8,0 a 8,9

B

De 7,0 a 7,9

C

Notas menores que 7,0

D (reprovado)

7. INFRA-ESTRUTURA TECNOLÓGICA Com o objetivo de apoiar as aulas presenciais, será disponibilizado um ambiente virtual de aprendizagem na Internet. O ambiente virtual poderá disponibilizar ao aluno materiais e informações como: • Conteúdo teórico das aulas presenciais; •

Bibliografia;

Currículo do professor;

Textos complementares;

Grade de aula e agenda;

Avisos;

Notas e freqüência;

8

PDF created with pdfFactory trial version www.pdffactory.com


Contatos da turma.

Este ambiente estará disponível através da Internet sendo que o acesso será controlado através de senhas individuais para possibilitar a visualização de informações personalizadas, como notas e freqüência.

8. ROTEIRO E REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO

O trabalho de conclusão do curso (Monografia) é uma oportunidade para o desenvolvimento das competências de raciocínio crítico, observação estruturada e metodologia acadêmica de pesquisa e registro de informações. Também é uma oportunidade para a aplicação de modelos conceituais avançados à realidade prática e ao aprimoramento profissional dos participantes. O trabalho será o de intervenção no serviço público, através de pesquisa empírica que deverá ser desenvolvida ao longo do desenvolvimento do Curso. Começando com o preenchimento do Formulário – Pré Projeto.

O trabalho de conclusão deverá ser feito individual.

O trabalho de conclusão deve abordar um assunto relacionado com a questão de projetos.

A escolha do assunto fica a critério do aluno, devendo, no entanto, ser acordada com a Coordenação do curso.

O relatório final do trabalho deverá ser sintético e objetivo, com extensão de aproximadamente 50 páginas datilografadas em espaço simples e fonte 12.

Os relatórios finais deverão ser defendidos perante uma Banca Examinadora de até três pessoas.

Cada trabalho contará com a orientação metodológica, fornecida pela Coordenação, dentro do calendário regular do curso. Além disso, cada trabalho poderá contar com um orientador de conteúdo, indicado pela coordenação. As reuniões com o orientador de conteúdo deverão ser agendadas pelos alunos, com suporte da Secretaria do curso.

Os

orientadores e os coordenadores comporão a Banca Examinadora

9

PDF created with pdfFactory trial version www.pdffactory.com


9. CARACTERÍSTICAS E FORMATAÇÃO DO CURSO

O curso é destinado aos líderes, gerentes e responsáveis por projetos, que trabalhem em organizações privadas e públicas, em áreas como Engenharia de Construção, Tecnologia da Informação, Desenvolvimento de Produtos e outras.

O público alvo a ser

capacitado é de aproximadamente 30 profissionais por turma. A duração do curso está prevista para um período de um ano a um ano e meio, dependendo da programação a ser definida, totalizando 360 horas de aulas presenciais. Prevê-se uma dedicação adicional dos alunos, extra-classe, de 100 horas, para efeito de elaboração da monografia, que não é computado no total de horas, mas é obrigatório para os alunos. As aulas deverão ser realizadas nas instalações da FIA, preferencialmente na UEB, onde se encontra instalada a atual secretaria de cursos em Gestão de Projetos do PGT.

10

PDF created with pdfFactory trial version www.pdffactory.com


TESTE  

TesteTesteTesteTesteTesteTesteTesteTesteTesteTesteTesteTesteTesteTesteTesteTesteTesteTesteTesteTesteTesteTesteTesteTesteTesteTesteTesteTeste...

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you