Page 3

Devocional em Tiago 2 por Reinaldo Bui

INTRODUÇÃO Fé em ação: assim defino o conteúdo desta carta. O propósito principal desta epístola é demonstrar que a fé no Senhor Jesus Cristo deve ser aplicada a todas as experiências de nossa vida e relações que vamos estabelecendo no percurso de nossa existência. O autor desta epístola é Tiago, o meio-irmão de Jesus. Dos três Tiagos citados no Novo Testamento, Tiago filho de Zebedeu e irmão de João foi morto por Herodes; Tiago filho de Alfeu somente é citado na lista dos apóstolos e é pouco provável que seja o autor desta carta. Sobrando, portanto, Tiago, o irmão do Senhor, indicado por Paulo (em I Co 17.7; Gl 1.19; 2.9) e Lucas (em At 1.14; 15.6-29; 21.18-25). Este Tiago, por conseguinte, era homem de grande influência e distinção principalmente no círculo dos cristãos judeus, ocupando uma posição de grande autoridade na Igreja Mãe de Jerusalém, que presidia as assembléias e pronunciava com poder a última palavra. O tom de autoridade desta epístola condiz bem com a posição de primazia atribuída a ele. Quando lemos sobre os destinatários desta epístola, Tiago dirige-se às doze tribos dispersas entre as nações. Prontamente entendemos que ele se dirigia à nação de Israel como um todo, pois esta era uma forma de se referir ao povo judeu. Porém, é admirável o fato de que desde os tempos de Salomão (cerca de 1000 anos antes) a nação não era tratada desta forma. Após sua morte o reino foi dividido e a situação agravou-se mais ainda no período de cativeiro, provocando uma divisão irreparável entre Judá e Israel, entre judeus e samaritanos. Voltar a referir-se às doze tribos como uma unidade, revela que em Cristo não há mais aquela separação entre eles. Todos os descendentes de Abraão agora são um, mesmo dispersos por causa da perseguição que sofriam por se tornarem cristãos. São muitas as exortações de encorajamento a uma vida que demonstre piedade e fé dinâmica. Igualmente muitas são as aplicações que podemos fazer para nossa caminhada de fé cristã.

SOBRE O AUTOR Reinaldo Bui é natural de São Paulo. Estudou no Seminário Bíblico Palavra de Vida em AtibaiaSP e concluiu o curso de Teologia com ênfase em missões pelo Instituto Missionário Palavra da Vida em Benevides-PA. Morou por três anos em Santarém-PA, onde atuou como missionário entre as populações ribeirinhas na bacia do Rio Tapajós, lecionando e coordenando um seminário extensivo para preparar obreiros entre aqueles povos. Desenvolveu vários outros ministérios em igrejas locais como também no presídio daquela cidade.

EDIÇÃO Este material foi editado e compilado por Thiago Zambelli para distribuição gratuita, iniciada no blog Todah Elohim (Obrigado Deus) – www.todahelohim.com

WWW.TODAHELOHIM.COM

Profile for Thiago Zambelli

Devocional em Tiago  

Reflexões diárias baseadas na epístola de Tiago (Bíblia). Autor: Reinaldo Bui

Devocional em Tiago  

Reflexões diárias baseadas na epístola de Tiago (Bíblia). Autor: Reinaldo Bui

Advertisement