Page 1

FACULDADE ANHANGUERA DE BAURU ALINE ERIKA FERREIRA DE LIMA FLÁVIA REJANE SILVA KEILLA REGINA SANTOS LOUZADA LUCIANE APARECIDA SIMÕES BARROZO MARIZA SOUZA SILVA MÔNICA BORGES DE FREITAS VALÉRIO RICARDO VINICIUS BARBOSA THIAGO RODRIGO ALAVARCE

ATPS DE SAÚDE DO ADULTO – ETAPA 4 ROTEIRO DE DESENVOLVIMENTO DE TELE JORNAL

Bauru 2012


UNIVERSIDADE ANHAGUERA EDUCACIONAL

ALINE ERIKA FERREIRA DE LIMA RA: 1029910097 FLÁVIA REJANE SILVA RA: 1054012218 KEILLA REGINA SANTOS LOUZADA RA: 2136003196 LUCIANE APARECIDA SIMÕES BARROZO RA: 1061105565 MARIZA SOUZA SILVA RA: 1053007709 MÔNICA BORGES DE FREITAS VALÉRIO RA: 2135004918 RICARDO VINICIUS BARBOSA RA: 1099165775 THIAGO RODRIGO ALAVARCE RA: 1041787867

ATPS DE SAÚDE DO ADULTO – ETAPA 4 ROTEIRO DE DESENVOLVIMENTO DE TELE JORNAL

Etapas de Atividades Práticas Supervisionadas da disciplina de Enfermagem na Saúde do Adulto. Orientador: Profª Esp. Vivian Simões Aranda

Bauru 2012


ROTEIRO DE DESENVOLVIMENTO DE TELE JORNAL

ATPS – Saúde do Adulto Tema: CUIDADOS COM A PELE. Atividade: Produção de Tele Jornal.

.

OBJETIVOS GERAIS: Produção de um tele jornal educativo a partir do tema “CUIDADOS COM A PELE”

OBJETIVOS ESPECIFICOS A POPULAÇÃO: Alcançar a massa através de um tele jornal dinâmico com bases cômicas com o objetivo de passar a importância da pele no organismo, suas estruturas básicas bem como os meios de proteção e cuidados com a manutenção de sua saúde.

AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: Fornecer bases sólidas de educação para saúde dentro da temática “Cuidados com a Pele” dando base para a atuação a partir de um tele jornal dinâmico, diferenciado pela sua comicidade e objetivo, indicando os principais pontos de cuidados com a pele e propiciando a oportunidade de aprendizado e crescimento pessoal dentro do tema proposto.

JUSTIFICATIVAS Segundo o INCA, no Basil, o Câncer de pele é uma doença freqüente e a mais incidente no país, a exemplo os carcinomas basocelular e epidermóide são os mais comuns e correspondem a 70% e 25%, respectivamente, dos casos totais de câncer de pele. O mais akarmante são os dados que afirmam que o câncer de pele por exposição ao sol no Brasil para 2010 teve asceção de derca de 115 000 novos casos. Alem do Câncer de pele, ainda existe uma vasta gama de doenças de pele, infecciosas e de características genéticas e auto-imunes que atingem a pele como lúpus, acnes, dermatites, micoses, herpes, hanseníase e psoríase. Sendo assim, é necessário que a população avalie constantemente seu corpo, o conhecendo e percebendo alterações antecipadamente facilitando o diagnóstico profissional o tratamento precoce e conseqüentemente a cura.


DESENVOLVMENTO TECNICO DO TELE JORNAL LOGO PILOTO:

CORPO DO TELE JORNAL O tele jornal apresentará um corpo dinâmico, com imagens internas, externas e em estúdio onde propiciará ao tele espectador quadros flexível de imagens com tomadas diferenciadas e dinâmicas. CONTEÚDO TÉCNICO O conteúdo técnico explicativo será exposto em dois momentos, em emtrevista com personagem profissional de saúde, e em vídeo ilustrativo subseqüente, dando base a duas linhas didáticas.

PERSONAGENS Dentro do corpo estruturado do tele jornal, contaremos com a participação dos integrantes do grupo para desenvolverem a partir do roteiro base da história, personagens do nosso dia a dia, com arquétipos comuns para nosso cotidiano, enfocando o stress e correria do dia a dia, a onda dos cuidados pessoais e a industrialização dos cosméticos e tratamentos de pele, para que atreves destes o tele espectador possa se identifica com os personagens facilitando a compreenção. A comicidade será marcada a partir dos diferentes steriótipos dos personagens que marcarão com ousadia, erros comuns de nosso dia a dia.


CASTING Ancora de Tele Jornal: Mariza Souza Silva Repórter: Thiago Rodrigo Alavarce Enfermeira 1: Flávia Rejane Silva Entrevistado 1: Mônica Borges de Freitas Valério Entrevistado 2: Ricardo Vinicius Barbosa Entrevistado 3: Aline Érica Ferreira de Lima Enfermeira 2: Luciene Aparecida Simões Barrozo

ROTEIRO TECNICO PARA PESONAGENS Ancora de Tele Jornal: Mariza Souza Silva (Marika Poeta) o

Perfil de Personagem: Ancora séria, porem brega.

o

Objetivo de Personagem: Responsável pela introdução e finalização do telejornal, dando introdução e base a chamada da matéria tema.

Repórter: Thiago Rodrigo Alavarce (José Botina) o

Perfil de Personagem: Repórter desatento, carismático.

o

Objetivo de Personagem: Responsável pelas entrevistas que buscam um perfil da população, alem de embasar as entrevistas técnicas e narrar o vídeo didático.

Entrevistado 1: Monica Borges de Freitas Valério o

Perfil de Personagem: Trabalhadora, estressada, displicente, não se preocupa com a saúde de sua pele, pois considera um mito, um cuidado desnecessário.

o

Objetivo de Personagem: Identificação com o ramo de tele espectadores que não dão atenção a saúde de sua pele, menosprezando os cuidados levados pela correria do dia a dia.

Entrevistado 2: Ricardo Vinicius Barbosa o

Perfil de Personagem: Atleta super cuidadoso, que cuida de sua pele, não focando sua saúde, mas sim dando ênfase aos seus prêmios e perfil estético.

o

Objetivo de Personagem: Identificação do publico com uma situação de cuidado da pele que foca apenas a estética, deixando o cuidado com a saúde da pele em segundo plano.


Entrevistado 3: Aline Érica Ferreira de Lima o

Perfil de Personagem: Super cuidadosa, utilizadora de diversos produtos cosméticos, fazendo misturas e adequações para uma super proteção da pele que acaba agredindo a pele e deixando ela mais intoxicada e oleosa, dando base para um cuidado exagerado cheio de banhos quentes que agridem mais a pele.

o

Objetivo de Personagem: Identificação de um publico que super utiliza

os

produtos

cosméticos

sem

recomendação

técnica

profissional e em exagero, alem de tratarem se da saúde e higiene de sua pele de forma empírica, com banhos exagerados que agridem mais a integridade cutânea.

Enfermeira : Flávia Rejane Silva o

Perfil de Personagem: Enfermeira especialista em dermatologia, fala sobre os cuidados com a pele, de forma séria e direta em uma linguagem de fácil compreensão.

o

Objetivo de Personagem: contrapor os erros dos entrevistados com informações técnicas que demonstram a necessidade dos corretos cuidados com a pele, e apresenta a importância da pele e suas funções em nosso organismo.

Vídeo Didático: Avaliação de manchas e diagnostico precoce do CA de pele. o

Perfil do Vídeo: Vídeo didático explicativos, narrado com imagens e figuras ilustrativas.

o

Objetivo do Vídeo: apresentar os sinais de câncer de pele, demonstrar ao tele espectador as diferenças de manchar normais na pele e manchas alteradas, para que o mesmo possa buscar auxilio de um profissional capacitado para o diagnostico assim que identificar lesões ou manchas suspeitas precocemente.

Enfermeira : Luciene Aparecida Simões Barrozo o

Perfil de Personagem: Técnica em enfermagem do Instituto Lauro de Souza Lima, de forma séria e direta em uma linguagem divertida e de fácil compreensão, explica como diferenciar os tipos variados


de pintas e manchas benignas e malignas na pele e indica profissionais especialistas para o diagnóstico. o

Objetivo de Personagem: estimula o auto cuidado e o conhecimento corporal dos tele espectadores, através da auto avaliação, bem como estimulas a busca de profissional para o diagnóstico.

ROTEIRO DE FILMAGEM 

INTERNA - ESTÚDIO: [1 CENA]

ABERTURA, (Ancora: Mariza Souza Silva) Tema: CUIDADOS COM A PELE => [Introdução e Chamada da Entrevistas nas Ruas].

 EXTERNA - RUAS: [4 CENAS] Entrada Repórter => Thiago Rodrigo Alavarce) Entrevistados: 1) Monica Borges de Freitas Valério [Personagem displicente] 2) Ricardo Vinicius Barbosa [Personagem Atleta Consciente - Convencido] 3) Aline Érica Ferreira de Lima [Personagem Supre cuidadoso - Excessos]

 INTERNA - CLINICA: [1 CENA] Entrevista, (Repórter: Thiago Rodrigo Alavarce) Tema: CUIDADOS COM A PELE => [Para que serve a pele, Como e quando protegêla, como evitar exageros]. Enfermeiras: Flávia Rejane Silva e Luciene Aparecida Simões Barrozo [Enfermeira e técnica de enfermagem] Tópicos: Como funciona a pele; Tipos de doenças e Lesões; o

Queimaduras;

o

CA, Melanomas e pintas;

o

Infecções fúngicas;

Tratamento das Doenças;


Profilaxia e Cuidados. o

Hidratação Corporal;

o

Hidratação Tópica;

o

Bloqueadores;

o

Higiene.

Chamada do vídeo educativo dobre CA.

 VIDEO DIDÁTICO Narração: Thiago Rodrigo Alavarce TOPICOS: Manchas na pele; Tipos de manchas e pintas; Diferenciação básica das manchas; Cuidados e prevenção; Tipos de doenças de pele: (fotos) 

Lúpus; Psoríase; Dermatites; Bicho Geográficos, Micoses,

Indicação de um profissional.

 EXTERNA – RUAS [1 CENA] Repórter: Thiago Rodrigo Alavarce [Finalização da Matéria]  INTERNA - ESTÚDIO: [1 CENA] Ancora: Mariza Souza Silva [Encerramento do Tele Jornal].  Final – [CREDITOS E MACK IN OFF]

LOCAÇÕES DE GRAVAÇÃO E EDIÇÃO Internas Estúdio: Equipe Êxodo Consultoria / Estúdio Foto & Emoção (cedido pela equipe do Studio). Internas Clinica: Laboratório de Enfermagem e Sala de Estudos da Biblioteca da Faculdade Anhanguera de Bauru/SP. Externas Entrevistas: Campus externo da Faculdade Anhanguera de Bauru/SP. Edição de Imagens e Vídeo Didático: Consultoria. (cedido pela equipe do Studio).

Ilha de Edição, Equipe Êxodo


REFERÊNCIAS BANCO DE DADOS INCA, Instituto Nacional do Câncer, 2010-2011,[Internet] Acessado em 25 de abril de 2012. DOENÇAS DE PELE, Informações sobre as doenças da pele, unhas e cabelos, Dermatologia.Net [internet] acessado em 25 de abril de 2012. LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO, ABC da Saúde, [Internet], acessado em 25 de abril de 2012.

TELE JORNAL CUIDADOS COM A PELE ROTEIRO TECNICO  

TRABALHO ACADÊMICO-SAÚDE DO ADULTO-CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (TURMA 2010).