Page 1


EDITORIAL

Um grande vilão não é uma coisa qualquer, alguns são enroladores de bigode ou gênios do mal, alguns são sombriamente complexos, almas torturadas, enquanto outros são loucos amorais que agem totalmente por impulso. Inclusive, a história do cinema mostra que seus diferentes vilões possuem pontos em comum entre si. Isto fica visível quando são analisados os porquês mais restritos destes personagens: traumas de infância, pequenas frustrações, humilhações, amores mal correspondidos, desejo de dominar o mundo, incomodar um herói, ou simples vontade de aterrorizar jovens em uma casa abandonada. Neste inquieto cenário, Hevillant estuda as características psíquicas, psicológicas, patológicas, históricas e visuais de alguns dos principais vilões do cinema. E traz para você inúmeras curiosidades sobre os vilões e a produção dos seus filmes. Além disso você ainda poderá curtir ilustrações muito bacanas do seu vilão favorito.

EXPEDIENTE

Ilustração, design, diagramação, textos, moto boy, segurança, e faxina: Thiago Rodrigues.

THIAGO rodrigues

Apaixonado por Artes Visuais, tenho aqui tudo o que mais gosto da área.

Acesse meu portfólio: be.net/thiagor Veja também a versão online da revista: goo.gl/cmB2g9


Agradecimentos Agradeço a todos que me ajudaram na criação deste projeto, God, minha esposa Débora, minha família por ter me fabricado, meus amigos Bruno, Fagner, Victoria, Carol, Andrézão, Espiga, Taís, a Xuxa e mais um monte de gente que foi obrigada a ver e elogiar todas as minhas ilustrações, e ainda rir das minhas piadas,. Agradeço ao meu professor e orientador Gabriel pela paciência e pelas valiosas dicas na produção deste material. É com muito orgulho que vos apresento meu tcc, nas páginas a seguir, que é fruto não só do meu trabalho, mas te todos que citei acima.

ÍNDICE 04. CONDE ORLOCK 05. FRANKENSTEIN 06. HANNIBAL LECTER 08. NORMAN BATES 09. GHOSTFACE 10. JACK TORRANCE 12. CORINGA 14. JIGSAW 15. CHUCKY 16. FREDDY KRUEGER 17. JASON VOORHEES 18. DARTH VADER 20. ALIEN 21. HAL9000 22. VOLDEMORT


CONDEORLOK NOSFERATU 1922

Nosferatu é basicamente um Drácula, de Bram Stoker, não autorizado. Já que os herdeiros do escritor não cederam os direitos da obra a Murnau, que teve que alterar nomes de pessoas e lugares. O personagem é uma das mais fiéis representações do vampiro no cinema: dentes e nariz pontudos, orelhas grandes, esguio, alto e de aparência esquálida. Além de seguir a risca as características encontradas no livro de Stoker, Nosferatu é uma transfiguração do horror, representa o mal e o estranhamento que é a principal particularidade do vampiro.

PODERESmalignos Orlok tem o poder de influenciar pessoas e animais, tornando-os seus servos. Para preservar e aumentar seus poderes, o vampiro carrega caixões cheios de ratos e terra de sua cidade para levá-los a outras áreas.

75K lIKES

NO FACEBOOK

04 HEVILLANT2015

FILMOGRAFIA O único filme que temos o Conde Orlok é exatamente o “Nosferatu, Eine Symphonie des Grauens”, um filme de 1922, em cinco atos, dirigido pelo fabuloso e expressionaista alemão Friedrich Wilhelm Murnau. Em sua refilmagem em 1979, Nosferatu: Phantom der Nacht, dirigida por Werner Herzog, traz um personagem diferente, e já com o nome de Drácula, não mais o clássico de 1922 Conde Orlock.

Max Schreck Max Schreck tornou-se muito famoso, graças ao enorme sucesso de sua interpretação do vampiro Conde Orlok.


Originalmente o nome do personagem não é Frankenstein, este é o nome do seu inventor Dr Victor Von Frankenstein. Porém, após o filme de 1933, o monstro ou a criatura, como era chamado no livro, ganhou o mesmo nome do seu criador.

SENTIMENTODE

REJEIÇÃO

Ao se ver diferente de todos, e se sentir rejeitado, a criatura resolve se vingar de seu criador. E por onde passa, Frankenstein acaba deixando um rastro de morte e vingança.

A CRIATURAORIGINAL A ideia original de Mary Shelley era de uma criatura amarela, e não verde como ficou famoso. Além de ser monstruosamente feio, ser rápido e ágil e ter 2,40m de altura.

FRANKENSTEIN FRANKENSTEIN 1931

FILMOGRAFIA • Frankenstein, 1910. Produzido por Thomas Edison. • Frankenstein, 1931 por James Whale. • Frankenstein Encontra o Lobisomem, 1943, por Bela Lugosi. • Frankenstein tem que ser Destruído, 1969, por Terence Fisher. • Frankenstein de Mary Shelley, 1994, por Kenneth Branagh.

PRINCIPAISATORES • • • •

Boris Karloff; PeVter Cushing; Bela Lugosi; Robert De Niro.

18K lIKES NO FACEBOOK

HEVILLANT2015

05


HANNIBALLECTER O SILÊNCIO DOS INOCENTES 1991

1,5M lIKES

NO FACEBOOK

06 HEVILLANT2015


INFÂNCIATRAUMÁTICA Hannibal, chamado de O Canibal, ao longo da infância passou por vários acontecimentos traumáticos. Mas talvez o pior seja o episódio em que os hiwis, que se faziam passar por equipes da Cruz Vermelha, instalaram-se na casa de campo da família Lecter para se abrigar de um rigoroso inverno e acabaram matando Mischa (sua irmã) e a devoraram, traumatizando Hannibal.

PRIMEIROPRATO Após alguns anos Hannibal retorna a Lituânia e descobre onde estão os canibais que mataram sua irmã. Sai à caça deles para ter sua vingança. Mas não se satisfaz apenas em matá-los, precisa sentir o gosto da carne, do sangue.

RETRATO O retrato que Harris pintou de Hannibal Lecter é aterrorizante. Seus olhos são claros como o céu celestial, seus dentes pequenos e brancos parecem refletir sua voz calma e pauseada. É um homem maduro, de meia-idade, pequeno e compacto, que se move com graça e num incomum silêncio. Seu olfato é altamente apurado. Ele tem seis dedos em uma mão, o dedo do meio é perfeitamente replicado, a forma mais rara da polidactilia.

FILMOGRAFIA • O Silêncio dos Inocentes(1991). Dirigido por Jonathan Demme e estrelado por Jodie Foster e Anthony Hopkins; • Dragão Vermelho (2002). Dirigido por Brett Ratner; • Hannibal (2001). Dirigido por Ridley Scott; • Hannibal - A Origem do Mal (2007). Com Peter Webber na direção e o francês Gaspard Ulliel como Hannibal.

Caçador de Assassinos Fora do cânone da série iniciada com O Silêncio dos Inocentes, Hannibal Lecter fora introduzido no cinema pela primeira vez interpretado por Brian Cox no filme de Michael Mann em 1986.

Anthony Hopkins Anthony Hopkins é considerado um dos maiores atores em atividade, e um dos maiores motivos para tal façanha são suas atuações como Hannibal. No papel em Silêncio dos Inocentes ele ganhou merecidamente o Oscar de melhor ator.

A Borboleta da morte Nas costas da borboleta que esconde a boca de Jodie Foster vislumbra-se uma caveira concebida com mulheres nuas. Essa imagem, datada de 1939, é da autoria do pintor surrealista Salvador Dalí, que criou esta icónica caveira. Para alguns, as sete mulheres da caveira correspondem as sete vítmas de Hannibal Lecter.

HEVILLANT2015

07


NORMANBATES PSICOSE 1960

filho da mãe Norman Bates teve uma infância bastante atribulada, tendo a super proteção da mãe e ensinado com valores fantasiosos cresceu como uma pessoa insana. Mais tarde Bates mata sua mãe e seu namorado, desenvolvendo um transtorno dissociativo de identidade, que faz com que ele assuma por vezes a personalidade da sua mãe.

TEXTOoriginal No roteiro original, Norman era um homem baixo, gordo, antipático e velho. Stefano e Hitchcock decidiram que esse protagonista não seria aceitável e acabaram mudando para um com as características que vemos em Psicose.

INSPIRAÇÃO Norman Bates foi inspirado em Edward Theodore Gein, um serial killer da década de 50, que teve a criação igual a de Bates e vestia-se com as roupas de sua mãe.

FILMOGRAFIA • Psycho - Psicose (1960) - dirigido por Alfred Hitchcock; • Psycho II - Psicose 2 (1983) de Richard Franklin; • Psycho III - Psicose 3 (1986) com direção do próprio Anthony Perkins; • Psycho IV: The Beginning - Psicose 4 - A Revelação (1990) de Mick Garris, último com Anthony Perkin; • Psycho (1998) - Psicose (1998) de Gus Van

Psicose Um dos maiores clássicos do suspense da história do cinema, o Psicose de Alfred Hitchcock foi feito com a verba de US$ 800 mil e arrecadou US$ 40 milhões, só nas bilheterias. O filme é até hoje referência para todos os diretores, sucesso de público e crítica e respeitado em todos os âmbitos da indústria cinematográfica.

Anthony Perkins Imortalizado por suas performances como Norman Bates. Em 2003, o American Film Institute, classificou Norman Bates, como o segundo maior vilão da história do cinema.

631K

lIKES NO FACEBOOK

08 HEVILLANT2015


GHOSTFACE

Cara de Fantasma Wes Craven, diretor da quadrilogia, achou uma máscara semelhante em uma loja. A partir dela, e com inspiração em “O Grito“ de Munch, foram feitas inúmeras máscaras até chegar nesta. Mas para o produtor executivo Bob Weinstein, ela pareceu idiota a principio. Os demais produtores insistiram para que ele visse a sequência de abertura completa, e obviamente, ele mudou de ideia.

METALINGUAGEM Além do antagonista e principal personagem ser um vilão fanático por filmes de terror, Pânico é cheio de referências a clássicos filmes de terror e seus clichês. Um filme de terror que fala de filmes de terror.

PÂNICO 1996

Filmografia Pânico 1 (Scream) é o 6° filme de terror com maior bilheteria da história. Todos foram dirigidos por Wes Craven: • Pânico 1 (1996); • Pânico 2 (1997); • Pânico 3 (2000); • Pânico 4 (2011);

MEDO A prova de que o filme causou algum medo nas pessoas é de que a venda de binas (identificador de chamadas) triplicou após o lançamento do primeiro filme!

SIDNEYPrescott São 4 filmes em que o objetivo é atormentar e matar Sidney Precott. O fato é que todos os assassinos de Pânico tem algo em relação a personagem. No primeiro, por exemplo, o Ghostface é Billy Loomis e Stu Macher, seu namorado e amigo, respectivamente.

SERIAL KILLER de 1ª Ghostface é um assassino produtivo. Ele é responsável por 35 mortes. Sem contar Charlie Walker e Trevor Sheldon, Pânico4, que foram mortos por Jill Roberts que não estava vestida de Ghostface quando os matou.

11M lIKES NO FACEBOOK

HEVILLANT2015

09


JACKTORRANCE O ILUMINADO 1980

diabólica.

No filme, Jack Torrance é retratado de uma maneira menos simpática que no Livro de Stephen King. No romance, ele é um herói trágico, com uma vida derrotada, mal compreendido... enquanto no filme Torrance é tem uma insanidade

O primeiro desvio principal do filme a partir do material de origem ocorre quando Jack ataca Hallorann. Em vez de simplesmente feri-lo, Jack o mata com um machado.

RObert de niro? Stanley Kubrick considerou tanto Robert De Niro quanto Robin Williams para o papel de Jack Torrance. Ele desistiu de De Niro, após ver sua interpretação em Taxi Driver, pois segundo ele, De Niro era pouco psicótico para o papel.

JACKTeNISTA Foi ideia de Jack Nicholson ficar jogando uma bola de tênis contra a parede. No roteiro, só estava especificado: “Jack não está trabalhando”. Uma tomada em que Jack brinca com a bola de tênis levou dias para ser filmada. Isto porque a bola deveria bater na parede, voltar, e bater exatamente no meio da lente da câmera. O sempre determinado Stanley Kubrick deixou a câmera filmando sem parar, enquanto a bola era incessantemente jogada contra a parede, na esperança de que ela acertasse o alvo na volta. Foi preciso uma tentativa de cada membro da equipe até que a cena ficasse perfeita, isto vários dias depois.

10 HEVILLANT2015


Filmografia O Iluminado (The Shining) de 1980 produzido e dirigido por Stanley Kubrick e estrelado por Jack Nicholson.

O labirinto Stanley Kubrick percebeu que a cena dos arbustos em formas de animais ganhando vida (presente no livro) seria algo muito complicado de se fazer, então, para o clímax, ele optou pelo labirinto de arbustos. A “neve” do labirinto era feita com 900 toneladas de sal e isopor picotado. O labirinto era de fato grande e complexo o suficiente para se precisar de um mapa detalhado. Durante as filmagens, alguns dos envolvidos acabavam se perdendo no labirinto, e só se encontrando com a ajuda de walkie-talkies.

A CENA DECISIVA Numa determinada sequência do filme, a mulher de Jack Torrance, Wendy (Shelley Duvall), descobre, horrorizada, que o marido tinha passado dias a escrever, obsessivamente, a mesma frase na máquina de escrever: “All Work and no Play Makes Jack a Dull Boy” (tradução livre – “muito trabalho e pouco divertimento torna Jack um rapaz deprimido”). E é nesta cena, aparentemente banal e inconsequente, que começa a descida aos infernos de Torrance, encenada por Kubrick de forma absolutamente terrorífica. ,

Room 237, O labirinto de kubrik O Iluminado é um filme cheio de simbolismo e mensagens ocultas propostas por Kubrik. O documentário, dirigido por Rodney Ascher e lançado em 2012, revela teorias implícitas e mensagens subliminares impressionantes. O filme, porém, deixa claro que provavelmente ainda há mais mensagens que não foram descobertas pelos estudiosos da obra. Uma das teorias é sobre o fato de o hotel ter sido construído sobre um cemitério indígena e haver várias referências à cultura dos índios, determina que é um filme sobre o holocausto indígena. O número 42, amplamente mostrado no filme, assim como a máquina de escrever alemã Adler, sugerem que o filme é sobre o holocausto da 2ª Guerra Mundial. O início do extermínio dos judeus foi em 1942. E multiplicando 2x3x7, o resultado é…vocês sabem.

HEVILLANT2015

11


CORINGA

BATMAN 1966

12M lIKES NO FACEBOOK

12 HEVILLANT2015


O homem que ri A aparência do Coringa foi inspirada no personagem Gwynplaine de O Homem Que Ri (The Man Who Laughs). A adaptação do romance de Victor Hugo conta a trágica história de um homem que foi desfigurado, quando ainda era pequeno. O visual dos personagens é praticamente idêntico.

El Bigodón Em Batman, o Homem-Morcego de 66, seu intérprete foi Caesar Romero. O detalhe era que Romero tinha um vasto bigode, e se recusava a tirá-lo. Então, a solução foi carregar o bigode com maquiagem, mas mesmo assim, se você olhar de perto e com atenção, é possível ver o bigode do ator.

JACKNicholson No filme do morcegão de Tim Burton, de 89, o Coringa foi interpretado por Jack Nicholson. Mas foi um desafio para Burton, o diretor, que tem pânico com cavalos, foi “obrigado” pelo ator a cavalgar, Nicholson só aceitaria o papel se Tim o fizesse. O público agradece, pois a atuação de Nicholson se destacou no filme, sendo que algumas críticas chegaram a argumentar que o filme deveria se chamar Joker e não Batman.

O Coringa de Nolan Foi grande o medo e a rejeição quando o jovem Heath Ledger foi escolhido como o novo Coringa, em Batman: O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan. Ele tinha em seu currículo filmes como 10 Coisas que Eu Odeio em Você e Coração de Cavaleiro. Contra todas as apostas dos fãs, sua interpretação do personagem foi magistral, espetacular. No total, Heath Ledger ganhou 32 prêmios póstumos de Melhor Ator Coadjuvante, incluindo um Oscar.

Filmografia • Batman, o Homem-Morcego (1996), de Leslie H. Martinson; • Batman (1989), Tim Burton; • Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008), de Christopher Nolan.

O Cavaleiro das trevas The Dark Knight foi aclamado pela crítica, sendo incluído em diversas listas de melhores filmes de sempre, e se tornou o quarto filme a passar a arrecadação de US$1 bilhão de dólares mundialmente. Atualmente, é o vigésimo primeiro filme de maior bilheteria. O filme recebeu oito indicações para o Oscar, tendo vencido em duas categorias: Melhor Ator Coadjuvante (um prêmio póstumo para Heath Ledger) e Melhor Edição de Som (Richard King). Durante a cena de perseguição, quando o Coringa assume a condução do caminhão após matar o motorista, pode-se ver que buracos à bala formam um sorriso no pára-brisas do caminhão. Após o Batmóvel sofrer o acidente que antecede a sua destruição, um sinal sonoro é emitido pelo “sistema de diagnóstico“. O som é o mesmo que o telefone vermelho do seriado da década de 60 emitia.

A ORIGEM Várias são as origens mostradas para o palhaço do crime, mas a mais conhecida, é que ele agia como vilão, sob o nome de Capuz Vermelho. Após uma tentativa de roubo na Ace Chemical, enquanto era perseguido pelo Batman, caiu em um tambor de produtos químicos, que clareou sua pele, deixou seu cabelo e olhos verdes, com o enorme sorriso na cara, além de torna-lo insano.

o ASSASSINo Coringa é um dos vilões que mais matou na Dc. Na graphic novel Joker: The Devil´s Advocate, é citado que ele matou mais de 2000 pessoas nos HQs. HEVILLANT2015

13


Jigsaw

JOGOS MORTAIS 2004

O BONECO O boneco de Jigsaw, apelidado de Billy, não foi comprado, foi totalmente feito pelos próprios criadores da série, James Wan e Leigh Whannell.

JOHNKRAMER John Kramer era um cara comum. Mas após vários acontecimentos, como um tumor no cérebro e uma tentativa frustrada de suicídio. John decide agarrar-se à vida e respeitá-la assoberbadamente, ao ponto de condenar aqueles que não aproveitam e que desrespeitam a vida.

PUZLE Nos corpos das vítimas, encontravam sempre uma marca: uma peça de quebra-cabeças. Isso fez com que a mídia chamasse o assassino de “Jigsaw” (puzle, quebra-cabeça, em inglês).

faça vocÊ mesmo Por ser um bom engenheiro, os instrumentos, as armadilhas, usados nos jogos eram todos construídos pelo próprio Jigsaw, inclusive o assustador boneco.

FILMOGRAFIA Seguido por Jogos Mortais 1 (2004), Jogos Mortais 2 (2005), Jogos Mortais III (2006), Jogos Mortais IV (2007), Jogos Mortais V (2008), Jogos Mortais VI (2009) e Jogos Mortais - O Final (2010).

18 longos Dias O filme foi inteiramente rodado e editado em 18 dias. As cenas gravadas como “ensaio” acabaram virando cenas para o filme. Seis dias foram utilizados para as cenas do Os atores não realizaram praticamente nenhum ensaio, e algumas das tomadas durante os poucos ensaios, foram empregadas no filme. Inicialmente Jogos Mortais seria lançado diretamente em vídeo nos Estados Unidos, mas após algumas exibições-teste se decidiu por lançar o filme nos cinemas.

14 HEVILLANT2015


CHUCKY

a tríade O nome verdadeiro do Chucky, Charles Lee Ray, é derivado dos nomes de três notórios assassinos: Charles Manson, Lee Harvey Oswald, e James Earl Ray.

Bonecos e mais bonecos Foram criados nove modelos de bonecos, sendo um para cada tipo de movimento. Um, por exemplo, que ficava em pé, outro que caminhava e aqueles que poderiam ser arremessados para as cenas de maior violência. Os movimentos dos bonecos eram acionados por controle remoto.

Brinquedo Assassino 1988

Filmografia • • • • • •

Brinquedo Assassino (1988); Brinquedo Assassino 2 (1990); Brinquedo Assassino 3 (1991); A Noiva de Chucky (1998); O Filho de Chucky (2004); A Maldição de Chucky (2013).

Marionete Os movimentos de Chucky foram possíveis graças a 4 pessoas, que o controlovam a distancia, duas pessoas controlavam os braços outra as mãos, outra a cabeça e outra, que atuava como chefe da equipe, controlava o corpo e dirigia os outros.

Tá quente Na cena final, em que o boneco caminha em chamas, era impossível de ser feita com marionetes (os fiosiriam queimar), então foi chamado o dublê anão Ed Gale para vestirse com uma roupa anti-chamas e caminhar pegando fogo.

O primeiro filme foi produzido com um orçamento estimado em nove mil dólares e obteve um faturamento total de US$ 33.244.684 nas bilheterias dos Estados Unidos e mais US$ 10.952.000 pelo mundo.

HEVILLANT2015

15


FREDDYKRUEGER A HORA DO PESADELO 1984

MAis feio ainda A ideia original do personagem Freddy Krueger era ainda mais repugnante, tinha os dentes sobressaídos da mandíbula, saía pus da cabeça quando se queixava de dor e parte de seu crânio era visível através da cabeça, praticamente um zumbi. Mas a maquiagem seria muito complicada e nada convincente. Dessa forma, aquelas ideias acabaram sendo modificadas.

DO DEMON Devido a um trato com seres sobrenaturais no momento que estava sendo queimado, Freddy Krueger é descrito como um “demônio do sonho” e tem grandes poderes sobrenaturais.

ELM STREET A rua ELM STREET realmante existe e foi onde John F. Kennedy foi assassinado.

CONTRA MENORIDADE Freddy Krueger ia ser um abusador de menores, mas Craven decidiu fazer um assassino de crianças, pois bem na época, ocorreram uma série de casos de abuso sexual na California, que foram muito divulgados. Isso poderia polemizar o filme.

16 HEVILLANT2015

FILMOGRAFIA A Hora do Pesadelo (1984), A Hora do Pesadelo 2 (1985), A Hora do Pesadelo 3 (1987), A Hora do Pesadelo 4 (1988), A Hora do Pesadelo 5 (1989), A Hora do Pesadelo: A morte de Freddy (1991), A Hora do Pesadelo: O Novo Pesadelo (1994) e Freddy VS Jason (2003).


jogador de Hóquei? Só no terceiro filme (SextaFeira 13 - Parte III), Jason começa a usar a famosa máscara de hóquei. Antes disso ele fazia uso de um saco de estopa com um buraco. A mascara foi criada a partir de uma máscara de goleiro antiga do time de Hóquei do Detroit Red Wings.

JASONVOORHEES Sexta-Feira 13 1980

Filmografia Sexta-Feira 13 (1980), Sexta-Feira 13 Parte 2 (1981), Sexta-Feira 13 Parte 3 (1982), Sexta-Feira 13: Capítulo Final (1984), Sexta-Feira 13 Parte 5: Um Novo Começo (1985), Sexta-Feira 13 Parte 6: Jason Vive (1986), Sexta-Feira 13 Parte 7: A Matança Continua (1987), Sexta-Feira 13 Parte 8: Jason Ataca Nova York (1989), Jason Vai Para o Inferno: A Última Sexta-Feira (1993), Jason X (2001), Freddy VS. Jason (2003) e Sexta-Feira 13 (2009).

CAMPING Dizem que no mesmo ano em que “Sexta-Feira 13” foi lançado, diversas crianças deixaram de acampar e a taxa diminuiu em 69% nos EUA.

lucrativo O primeiro Sexta-Feira 13 foi pra lá lucrativo. Foi gasto US$ 550.000 para produção do filme, e arrecadou quase US$ 465 milhões!

Por que Jason? Victor Miller, um dos criadores de Sexta-feira 13, disse que Jason é a combinação dos nomes de seus filhos Josh e Ian e, segundo o escritor, foi uma forma de homenagea-los. Pode ser bizarro, mas pode ter certeza que ninguém vai se esquecer desse nome tão cedo.

favor da menoridade Jason não mata crianças (embora no terceiro filme, Sexta-Feira 13 Parte III, ele tenha matado uma mulher grávida). Quando se encontra com uma criança, geralmente ele a ignora.

HEVILLANT2015

17


DARTHVADER Star Wars 1977

18 HEVILLANT2015


o símbolo maior A máscara de Vader é um dos elementos mais icônicos não só de toda a história do cinema, mas também da cultura pop. Mas até começarem as gravações de Star Wars ela nem se quer estava no roteiro. Foi Ralph McQuarrie que sugeriu a Lucas que Vader deveria usar alguma máscara de respiração para poder viajar pelo espaço.

segurança em 1º lugar Nos filmes a Armadura de Darth Vader era um sistema de suporte vital que Anakin Skywalker foi forçado a usar após sofrer sérios ataques em um duelo com Obi-Wan Kenobi em Mustafar em 19 ABY. Ela foi criada para manter e proteger o corpo do jovem ex-Jedi enquanto demonstrava um ar de intimidação e controle.

haja ator Anakin Skywalker/Darth Vader foram interpretados por seis pessoas diferentes: David Prowse (Darth Vader nas telas), James Earl Jones (voz de Darth Vader), Bob Anderson (cenas de luta), Sebastian Shaw (fantasma de Anakin/Vader em “O Retorno de Jedi”), Jake Lloyd (Anakin criança) e Hayden Christensen (Anakin jovem). O traje de Darth Vader foi especialmente moldado para que o próprio Hayden Christensen o usasse durante as filmagens. Truques de filmagem foram utilizados para que ele parecesse mais alto, de forma a ter uma estatura parecida a de David Prowse.

Filmografia • I. A Ameaça Fantasma George Lucas Maio 19 de 1999 • II. O Ataque dos Clones George Lucas Maio 16 de 2002 • III. A Vingança dos Sith George Lucas Maio 19 de 2005 • IV. Uma Nova Esperança George Lucas Maio 25 de 1977 • V. O Império Contra-Ataca Irvin Kershner Maio 21 de 1980 • VI. O Retorno de Jedi Richard Marquand Maio 25 de 1983

bilheteria Star Wars – Uma Nova Esperança continua sendo o filme de maior bilheteria da franquia. É também a segunda maior bilheteria dos Estados Unidos, perdendo apenas para “E o Vento Levou”.

boa aposta George Lucas e Steven Spielberg são tão amigos que um dia resolveram fazer uma aposta. Spielberg venceu e, por isso, uma porcentagem da renda de Star Wars vai para ele – alguns milhões de dólares ao longo dos anos.

foi por pouco Chamado de Geral Vader nas primeiras versões do roteiro, ele era apenas um vilão menor, que só aparecia uma vez ou outra.

Anakin Skywalker Anakin Skywalker foi um lendário Cavaleiro Jedi que v serviu a República Galáctica durante seus últimos anos, e mais tarde se tornou Darth Vader, um Lorde Negro dos Sith. Após aniquilar quase todos os Jedi durante sua servidão ao Império Galáctico, Vader foi redimido por seu filho Luke Skywalker, matando Sidious e destruindo o Império. HEVILLANT2015

19


ALIEN

Alien, o 8º Passageiro 1979

O Design Quem criou o visual do Alien foi o artista russo H.R. Giger. O roteirista e criador Dan O’Bannon queria uma fantasia que ao mesmo tempo fosse sexy e aterrorizante. Tanto é que a própria cabeça do Alien remete ao órgão genital masculino. O’Bannon disse que este filme é sobre estupro entre seres de diferentes espécies. É assustador porque atinge o nosso ponto fraco de nós homens.

FILMOGRAFIA • Alien, o Oitavo Passageiro (1979), de Ridley Scott; • Aliens, o Resgate (1986), James Cameron; • Alien 3 (1992); • Alien - A Ressureição (1997), David Fincher;

Versus Os filmes “Alien vs Predador” e “Alien vc. Predador 2” não tiveram o mesmo sucesso dos filmes individuais de cada personagem, inclusive não foram bem recebidos pela crítica especializada.

Materiaisexóticos A fantasia foi criada a partir de materiais incomuns, como plasticina, peças do motor de um Rolls-Royce, vértebras reais de cobras mortas. Ironicamente eles usaram também latex e K-Y gel, para um acabamento mais sexy à fantasia. O K-Y gel foi usado para deixar a fantasia mais brilhante, e também para criar a saliva da criatura.

NÃO ERA REAL :( Realmente o Alien tinha um humano por trás da máscara. O diretor de casting observou um estudante de design nigeriano chamado Bolaji Badejo enquanto bebia cerveja com os amigos em um bar, e percebeu que o rapaz seria perfeito para o papel. Badejo tem 2,6 m de altura, a altura perfeita que eles queriam.

INSPIRAÇÃO A cena do nascimento do filme Alien de 1979 foi inspirada em algo daqui mesmo da terra, no nascimento das vespas. Embriões parasitas de vespa são injetados em lagartas por suas mães, que injetam um vírus em seu DNA para paralisar o hospedeiro.

20 HEVILLANT2015


gambiarra Como sempre aconteceu nos filmes das décadas de 60 e 70, “2001” também é fruto de improvisos de baixos custos. Neste caso, o HAL 9000 nada mais do que uma lente de verdade, uma Nikkor 8mm f/8 Fisheye.

HAL 9000

2001 - UMA ODISSEIA NO ESPAÇO

o pc que sabia demais HAL 9000 tinha a capacidade de falar naturalmente (voz de Douglas Rain), controlar o funcionamento da nave espacial, monitorizar todos os movimentos humanos, realizar reconhecimento facial e vocálico, fazer leitura labial, detectar as emoções humanas, apreciar manifestações artísticas,expressar emoções, jogar xadrez e tomar decisões tidas como racionais e inteligentes.

QUEM é o cantor? A musica que HAL canta é a mesma que um computador dos laboratórios Bell, que fazia experiências com sintetização de voz, cantou em 1961, na primeira vez em que um computador cantou.

SERIAL KILLER de 1ª Arthur Clarke desmentiu a historia de que as iniciais de HAL são uma referência à IBM - no alfabeto, o H vem antes do I, o A antes do B e o L antes do M. Segundo Clarke, é uma coincidência, HAL significa Heuristic Algorithmic Computer.

Filmografia • 2001 - Uma Odisseia no Espaço (1968), dirigido por Stanley Kubrick. O filme ocupa ocupa a 15° posição na lista dos 100 maiores filmes de todos os tempos do American Film Institute. • 2010: O Ano Em Que Faremos Contato, de Peter Hyams, o filme, nem de longe, teve o mesmo impacto do primeiro.

HEVILLANT2015

21


VOLDEMORT Harry Potter 2001

22 HEVILLANT2015


Você-Sabe-Quem Voldemort é uma adaptação da frase em francês “voô da morte”. Após a Batalha dos Sete Potder, torna-se conhecido o fato de que Voldemort consegue voar. O nome original de Voldemort é Tom Marvolo Riddle (apropriado já que seu nome é um enigma, riddle, em inglês). Durante o período, em que Tom estava em Hogwarts, reorganizou as letras de seu nome formando o seguinte anagrama:

TOM MARVOLO RIDDLE = I AM LORD VOLDEMORT

não é tecnologia Voldemort podia, assim como Dumbledore, conjurar feitiços sem o total uso de uma varinha o tornando um avarador.

jejum forçado O ator Ralph Fiennes ficava mais de 2 horas na maquiagem, todos os dias. Ele precisou adaptar-se ao uso de dentes postiços e inúmeras próteses faciais. Isso fazia com que ele tivesse que ficar horas sem alimentar-se, até que as gravações do dia terminassem.

atores das trevas Em Harry Potter e a Pedra Filosofal, a voz de Voldemort é a do ator Richard Bremmer. Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, Harry Potter e a Ordem da Fênix e Harry Potter e as Relíquias da Morte, Voldemort é interpretado por Ralph Fiennes. Em Harry Potter e a Câmara Secreta, o jovem Voldemort é interpretado por Christian Coulson. Em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, o Voldemort de 11 anos é interpretado por Hero Fiennes-Tiffin (sobrinho do ator Ralph Fiennes); o de 16 anos por Frank Dillane, e o de 18 anos por Michael Berendt.

Filmografia • Harry • Harry • Harry • Harry • Harry • Harry (2010); • Harry (2011);

Potter Potter Potter Potter Potter Potter

e e e e e e

a Pedra Filosofal (2001); a Câmara Secreta (2002); o Cálice de Fogo (2005); a Ordem da Fênix (2007); o Enigma do Príncipe (2009); as Relíquias da Morte: Parte 1

Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2

quase foi Os planos iniciais da Warner Bros. e de David Heyman (Produtor) era de criar um filme animado em CGI que combinasse vários elementos dos primeiros livros, no entanto, esta ideia foi prontamente recusada por J.K.Rowling que

uma boa grana O valor pelo qual J.K.Rowling vendeu os direitos de Harry Potter à Warner Bros nunca foi oficialmente revelado, mas a imprensa norte-americana acredita que o negócio rondou os dois milhões de dólares. O contrato continha uma série de cláusulas relativas ao controle criativo da autora sobre os filmes, e uma delas era de que o elenco tinha que ser britânico. A entrada do irlandês Richard Harris (Dumbledore) para o elenco de teve que ser autorizada por J.K.Rowling devido a esta cláusula.

Pronúncia A pronúncia de “Voldemort” foi mudada nos filmes. Quando J. K. Rowling escreveu os livros, ela pretendia que o “t” final fosse mudo, como na frase em Francês da qual o nome é derivado. Para os filmes, no entanto, o “t” é pronunciado (provavelmente para deixar claro que o radical “mort” era parte do nome, pois os espectadores não poderiam lê-lo). HEVILLANT2015

23


Profile for Thiago Rodrigues

Revista Hevillant - Vilões Ilustrados  

Os maiores vilões do Cinema em infográficos ilustrados

Revista Hevillant - Vilões Ilustrados  

Os maiores vilões do Cinema em infográficos ilustrados

Profile for thiagorav
Advertisement