Mais Conteúde #11

Page 6

Passado ou presente? O que é melhor?

A sociedade evolui ou involui. Às vezes, nos deparamos com esta questão quando começamos a discutir sobre qualquer tema, social, político, religioso, empresarial, comportamental e filosófico. Essas discussões, sempre nos afloram ainda mais, quando vemos, a mudança de comportamento de parte ou de toda uma sociedade, quer geral ou quer grupal. Como sou adepto de discussões filosóficas, procurei sempre buscas as razões porque passam as pessoas e conseqüentemente a sociedade em que vivemos. Nó século XIX, o qual quase ninguém do nosso meio social vivenciou, eram outros os comportamentos da sociedade, quer sobre diversos prismas. O século XX, o qual boa parte dos nossos amigos leitores vivenciou, em especial depois da segunda metade, vieram as enormes mudanças na sociedade, em especial do ponto de vista social e cientifico, entre outros. Os palpites quanto às mudanças são dos mais variados possíveis, uns acreditam que andamos para frente e outros que andamos para trás. Do ponto de vista sociológico, só podemos ter um pensamento, ou seja, andamos para frente. A área tecnológica nos trouxe enormes facilidades para a sociedade como um todo, quer na saúde, equipamentos, mobilidade, indústria, comércio, serviços, etc. O tema ora proposto é feito em cima daquele jargão popular “NO PASSADO ERA MUITO MELHOR”. Certamente, precisamos respeitar todas as pessoas saudosistas, mas certamente, precisamos viver o presente, sendo que o passado apenas pode nos trazer recordações. Em Ribeirão Pires, podemos lembrar de que muitas coisas nos trazem saudades de algo do passado, mas que certamente o presente nos bate a porta e com certeza é com ele que temos que conviver. Também ouço muitas vezes, alguém falar: ESTE MUNDO ATUAL ESTÁ UMA DESORDEM. Para este questionamento revolta aos meus conhecimentos de filosofia e das primeiras aulas do curso de direito em que aprendi que: “A POSSÍVEL DESORDEM DE HOJE, PODERÁ SER A NOVA ORDEM DO AMANHÔ, ou seja, a sociedade vive em constante mudança social, daí que na vida legal, há constante mudança de legislação e exatamente para acompanhar a mudança da sociedade. Mudar algo, não significa recuar, mas na maioria das vezes, melhorar, aprimorar, reformular, etc. O mundo vive em constante mudança desde

o seu nascimento, sem querer discutir, do ponto de vista religioso ou científico, pois seria inconcebível, ver o homem moderno morando em cavernas, ou a prevalecer a regra da sociedade pelo homem mais forte. A humanidade quer sempre o presente, pois é o presente que nos permite avançar para o futuro, pensar no passado é legítimo do ponto de vista da saudade e da pesquisa, mas com certeza o melhor momento é e sempre será o PRESENTE, pois o passado não nos pertence mais e o FUTURO somente a Deus lhe reservado o seu saber. Quero neste último título do ano, onde fugimos dos textos jurídicos e políticos, desejar a todos os leitores um FELIZ NATAL e um PRÓSPERO ANO NOVO com muito sucesso a todos.

José Cezar de Carvalho Advogado, Pós-Graduado em Direito Constitucional, Direito Civil e Processo Civil


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.