Page 1

& PORTIF贸LIO


& & O verdadeiro Forr贸 P茅 de serra E o melhor do Forr贸 Universit谩rio


01

Forró Pé-de-Serra

O forró é o estilo de música que mais cresce no País atualmente. Existem casas especializadas em forró e uma verdadeira indústria fonográfica explorando o ritmo em todo o País. É o ritmo mais escutado nas rádios do Nordeste, e há algum tempo vem conquistando a população das grandes capitais brasileiras, como é o caso de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, onde vários clubes e boates trazem como atração principal bandas de forró pé-de-serra. O nome forró é tido como derivado da palavra inglesa For All, que significa "para todos" em inglês. Os colonizadores europeus - principalmente os ingleses que construíram as linhas férreas do interior - trouxeram para o Brasil esta festa e a realizavam seguindo a tradição todos os anos no período de colheita das safras. No Nordeste, as danças desta festa eram bem parecidas com as atuais quadrilhas, onde se formava um grande círculo com os participantes e estes ficavam por muito tempo comemorando a boa colheita nos campos, após vários anos e com a presença dos camponeses que haviam sido encontrados no Brasil esta festa passou por um grande e demorado processo de mudança, chegando ao atualmente conhecido forró pé-de-serra. O forró pé-de-Serra caracterizado por ter como fonte de inspiração artística o universo rural do sertanejo, e tem origem em meados da década 1940, no Nordeste. É tocado por trios de zabumba, sanfona e triângulo dando característica tímbrica singular à música e, na dança é comum vermos o passo básico e variações simples, tais como giros simples da dama, não sendo muito freqüentes. Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos são exemplos de músicos que tocam o forró pé-deserra.

O principal representante no Brasil e Nordeste, Luiz Gonzaga, o Re i d o B a iã o co m o e ra m a is conhecido. Associado à música, a rica poesia de Catulo da Paixão Cearense, Patativa do Assaré, Lourival batista, Job Patriota, Zé Limeira da Paraíba e todos os contemporâneos forrozeiros que fazem a eterna cena do forró nordestino do pé-da-serra, novos compositores não se rendem a modismos e compõem o forró por pura identificação artística.


02

O Grupo (O Bom Kixote)

>>

O Bom Kixote é um grupo de forró pé-de-serra, que tem o intuito de resgatar e não deixar morrer o verdadeiro forró, a música nordestina de raiz, que possui letras e melodias de excelente qualidade, e por sinal, foi muito bem ensinada pelo nosso Rei do Baião: Luiz Gonzaga, e aos poucos vem sendo esquecida, principalmente pela juventude. Rompe ndo com o tradicional, s e te jove ns pernambucanos, se envolvem na mistura da pegada nordestina do forró pé-de-serra com muita descontração e alegria, sem perder as raízes. O grupo foi fundado em Maio de 2008 na cidade de Garanhuns, tem uma média de idade de 23 anos, apesar da juventude, não falta competência e seriedade no grupo. As raízes e as influências preservadas, fundidas ao estilo e a animação, fazem O Bom Kixote um grupo de forró pé-de-serra original e moderno.

Ficha Técnica

Jurandi Policarpo - Voz / Violão Pedro Francisco – Contra-baixo / Back Vocal Cláudio José – Sanfona / Back Vocal Robson Roberto - Guitarra Eduardo Andrade – Zabumba Rodrigo Almeida – Efeitos / Percussão Félix Neto – Bateria

>>

Instrumentos

Percussão: bateria, zabumba, triângulo, pandeiro, agogô, gonguê, ganzá, carrilhel, pandeirola “meia-lua”, blocos sonoros, pratos. Melódicos e Harmônicos: Violão, Contrabaixo, Sanfona, Guitarra e voz.


03

show O Bom Kixote possui um repertório bastante diversificado, com duração média de 02h30min, contendo vários clássicos do forró nordestino e algumas músicas próprias. Tendo como influências: Alçeu Valença, Geraldo Azevedo, Flávio José, Fa g n e r, Fa l a m a n s a , F o r r ó ç a c a n a , Geraldinho Lins, Dominguinhos, Trio Nordestino e, lógico, Luiz Gonzaga, entre outros. O Cachê da banda atualmente é de R$ 2.000,00 (Dois Mil Reais) líquidos (livres de impostos), que deverão ser depositados na conta a seguir:

>> Dados Bancários Caixa Agência:0052 Conta-Poupança: 34491-0 Jurandi Ferreira Policarpo Junior

>> Contato https://www.facebook.com/obomkixote Fone: (87)3762-4189 / (87) 9944-1985 ( Jurandi Jr.)


04 mAPA DE pALCO

PEDESTAIS COM MICROFONE

Percuss達o

PEDESTAIS COM MICROFONE

BATERIA

GUITARRA

PEDESTAIS COM MICROFONE

BAIXO

PEDESTAIS COM MICROFONE

ZABUMBA

SANFONA VOZ


05 Anexos

Arrai谩 de Sim么a Garanhuns PE


19 Festival de Inverno de Garanhuns Palco Forr贸


MatĂŠria do Jornal Cidade Garanhuns, 27 de Junho de 2009

Portifolio  

O bom kixote

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you