Issuu on Google+

MANUAL1 OS BRINQUEDOS DO REI Temas: Brinquedo, Brincar, Aprender, Querer mais

EXERCÍCIO: O que é um brinquedo? Das seguintes coisas, diz quais te parecem ser um brinquedo, e porquê:

É um brinquedo

Não é um

?

brinquedo 1.

Um

avião

de

passageiros 2. Um avião miniatura 3. Um urso de peluche 4.Um

urso

do

Jardim

Zoológico 5. Um livro de histórias 6. Uma história 7. Uma boneca 8.Uma pessoa 9. Uma advinha

Sugestão: Para os mais pequeninos que não sabem ainda ler, o(a) educador(a) pode ler os itens acima descritos, ou substitui-los por objectos e /ou fotografias que os representem.

PLANO DE DISCUSSÃO: Brinquedos 1. O que é um brinquedo? 2. Um brinquedo pode fazer alguém feliz? 3. Um brinquedo pode magoar? 4. Como seria o mundo se não existissem brinquedos? 5. Pode-se aprender com um brinquedo? 1

Manual criado pela Doutora Maria José Rego e a sua equipa.

178


6. É possível existir um brinquedo com que não se possa brincar? 7. Um brinquedo com quem ninguém brinca continua a ser um brinquedo? 8. Para que servem os brinquedos?

ACTIVIDADE: Ensinar a brincar. O Joaquim ensinou o rei a brincar. Sabes de alguma brincadeira, jogo, canção que nos gostasses de ensinar? Estamos todos prontos!

PLANO DE DISCUSSÃO: Brincar 1. Por que será que brincamos? 2. É possível brincar a sério? 3. Brincar é sempre fazer de conta? 4. É possível proibir alguém de brincar? 5. É possível obrigar alguém a brincar? 6. Podes brincar com quem não é teu amigo? 7. Podes fazer amigos quando brincas? 8. Como é que imaginas que seria um adulto que nunca tivesse brincado em toda a sua vida? 9. É possível não se saber brincar? 10. Podes ensinar alguém a brincar? 11. Só as crianças brincam? 12. Pensar, também pode ser brincar? 13. Aprender também pode ser brincar? 14. Pode-se brincar sem brinquedos? 15. É possível brincar e não brincar ao mesmo tempo? 16. O que quer dizer: “Não se brinca com coisas sérias”?

ACTIVIDADE: Ministro da Brincadeira. Nesta história, o Joaquim foi eleito o Ministro da Brincadeira. Pergunte aos seus alunos, quem é que gostaria de ser ministro da brincadeira. Como é que eles conseguiriam que votassem neles? O que é que diriam / prometeriam ao grupo, no caso de haver eleições para este 179


cargo. Para realizar esta actividade, seria importante trabalhar com os seus alunos: a) O que é ser ministro? b) O que faria um ministro da brincadeira, quais as suas funções? c) Qual seria o perfil ideal para ocupar esse cargo?

EXERCÍCIO: Querer Mais Nestes casos, será ou não, de querer mais? Porquê? É de querer mais Não é de querer mais 1. O João tem um quarto cheio de brinquedos 2. A Ana está a olhar as estrelas do céu 3. O Pedro já comeu tantas fatias de bolo 4. O fim-de-semana tem dois dias 5. A Joana já fez os trabalhos de casa 6. O Tomás tem muitos amigos 7. O Natal é só uma vez por ano 8. Há sempre guerras no mundo!

180


Jogos de Psicologia